Ver Versão Completa : Transferência elétrica na tração da Ranger
Gostaria de conhecer as opiniões dos colegas sobre o sistema elétrico para passar a tração na Ranger (pelo botão no painel, não pela alavanca). Particularmente não me agrada muito o sistema, pois costuma emperrar ao voltar à 4x2. Tenho que fazer pequenas rés para destravar, e ainda assim, quando entra a normal, as rodas dianteiras ficam "pesadas" , como atritando. É normal isso? Esse sistema elétrico vs. alavanca mantém a preferência de vcs? Como agir se o sistema travar mesmo e não desengatar a tração??
Walter L. L. Casitta
09/01/2007, 07:14
O meu nunca deu problema, então eu acho perfeito. Se você tem problema pra desligar a tração ou você não esta fazendo o procedimento correto ou tem algum problema no sistema. A ré não ajuda em nada.
A direção ficar pesada depois de desligar a tração é normal e de uma forma ou outra isso acontece em todos veículos 4x4 e acontece porque mesmo com sinalização no painel indicando 4x2 a tração 4x4 fica engatada até que acabe a tensão na transmissão.
Acontece a mesma coisa com veículos como a Cherokee que mesmo com a alavanca já em 4x2 continua pesada com a tração ligada até que a tensão acabe. Em outros é impossível mover a alavanca de 4x4 para 4x2 de a tração estiver sob tensão.
Antes que alguém diga que o sistema elétrico é muito pior, é bom lembrar primeiro que as picapes L200 e Hilux que tem acionamento por alavanca tem o acionamento da roda livre elétrica.
IGORFROTA
09/01/2007, 09:44
Eu particularmente já tive S10 com acionamento elétrico e agora a Ranger com sistema "igual". Pra mim é uma mão na roda !!!
Muitas vezes, fazendo trilhas com os amigos, costumamos trafegar pela beira da praia em 4x2 e de repente resolvemos pegar uma duna, eu simplesmente viro o botao e mando ver, subo e fico la em cima esperando o resto do pessoal parar, ligar a tracao e tentar subir. Eu digo tentar, pois como estao muito proximos da duna, as vezes nao tem ambalo. Entao tem que retornar e pegar o embalo.
Certo que é mais frágil, mas até agora eu nunca tive problemas.
O ideal é fazer uma revisão com limpa contato e mandar isola com silicone para evitar curtos e mau contatos.
Às vezes realmente demora em desengatar a tração e voltar ao 4x2 -consigo resolver fazendo alugns movimentos marcha-ré/frente/marcha-ré até destravar. Mas ao destravar e voltar ao normal percebo (nem sempre acontece) que as rodas dianteiras ficam atritando, como se os discos estiverem cheios de lama (mas não é lama). A direção não fica pesada, ela esterça normalmente. Ah, dúvida cruel! Um abraço
O meu nunca deu problema, então eu acho perfeito. Se você tem problema pra desligar a tração ou você não esta fazendo o procedimento correto ou tem algum problema no sistema. A ré não ajuda em nada.
A direção ficar pesada depois de desligar a tração é normal e de uma forma ou outra isso acontece em todos veículos 4x4 e acontece porque mesmo com sinalização no painel indicando 4x2 a tração 4x4 fica engatada até que acabe a tensão na transmissão.
Acontece a mesma coisa com veículos como a Cherokee que mesmo com a alavanca já em 4x2 continua pesada com a tração ligada até que a tensão acabe. Em outros é impossível mover a alavanca de 4x4 para 4x2 de a tração estiver sob tensão.
Antes que alguém diga que o sistema elétrico é muito pior, é bom lembrar primeiro que as picapes L200 e Hilux que tem acionamento por alavanca tem o acionamento da roda livre elétrica.
Lucas Nassif
10/01/2007, 11:18
O problema do acionamento eletrico, se vc tiver que usar o 4x4 e o fusível queimar vc tá "no prego"!!
Claro que ele não queima de uma hora pra outra, mas é um problema a mais né...
Absssssss
leovalle
10/01/2007, 14:55
Existe a opção pra passar pra manual. Fica parecendo uma alavanca de freio. Os interessados, mandem mensagem pro Gilvan Costa aqui do fórum, aquele mentiro... quer dizer pinoch....opsss... do Monster 4x4 (tópico Preparação Bruta no Fórum Geral).
[]'s
Um fusível eh de porte obrigatório em qq carro (custa menos de 50cents)...
Agora o 4x4 da s10 (no botão, eletrônico) não tem fusível não... Ele usa uma porcaria dum sistema de vácuo, não eh 100% elétrico...
O sistema de alavanca deve ser melhor... Estou sem meu 4x4 faz quase 1 ano, pois vivia dando problema de mal contato (engatando sozinho) e eu mandei retirar tudo relacionado a ele...
T+
Daniel
O problema do acionamento eletrico, se vc tiver que usar o 4x4 e o fusível queimar vc tá "no prego"!!
Claro que ele não queima de uma hora pra outra, mas é um problema a mais né...
Absssssss
Lucas Nassif
10/01/2007, 15:57
Agora o 4x4 da s10 (no botão, eletrônico) não tem fusível não... Ele usa uma porcaria dum sistema de vácuo, não eh 100% elétrico...
Dsamaz, a S10 tem um fusível do acionamento sim!! Na S10 daqui de casa tinha (tinha mesmo, pq agora ta no ferro velho :( )! Outro dia eu tirei o fusivel e coloquei um queimado de experiencia e o 4x4 num engatou nem fud&¨%¨&!! Imagina se queima na hora H.
Um fusível é baratinho mesmo, mas nem sempre estamos com um deles dentro do carro (no caso dela, nao tinha reserva)
Abraçoss
Pequeno jr
10/01/2007, 18:45
A minha é uma XLT 99 e comigo não houve nenhum problema. O que ocorreu qdo comprei o carro é q o motor do acionamento elétrico não funcionava pq o ex-dono nunca havia ligado. Ele dizia que não precisava daquilo e so comprou uma RAnger 4x4 pq na época o vendendor fez o mesmo preço de uma 4x2.
Após ter trocado esse motor nunca fiquei na mão devido a tração ser elétrica.
Dizem os mais experiêntes que, carros com acionador elétrico deve utiliza-lo pelo menos 1 vez ao mês tanto em High qto Low por no mínimo 30 metros. Em qualquer terreno que seja. DEsde q comprei a minha faço isso.
Hoje o problema da minha foi que eu quebrei sem querer a roda livre. Graças a DEUS chegou hoje a roda livre e amanhã vou coloca-la de volta e aproveitar e fazer uma limpeza no sistema. Como vou fazer na Ford, se for interessante, irei tirar uma fotos da manutenção que eles fazem para a gente ter algumas idéias.
anderson perim
10/01/2007, 22:17
se as medidas estiverem diferentes, pode ser até desgaste, acontece isso, tb apanhei bastante por não conseguir desengatar, aí troquei os pneus por novos e o problema acabou, tente passar num buraquinho que ajuda a destravar tb, boa sorte.
raphavet
17/01/2007, 15:28
na minha sempre demorou pra desengatar e quando movimentava a ré desengatava, agora tá acontecendo que em terrenos sem muita aderência ela desengata quando à ré mesmo com ela acionada, o que acabou quase em trajédia neste fim de semana quando eu tava colocando o meu barquinho dentro d´água na praia, acionei e travou legal, entrei na areia da praia, fui de ré até o reboque e fiquei com as rodas traseiras na água não sabia ,mas já estava destravada, quando puxei patinou/afundou, tive que acionar novamente e de sorte travou, senão o mar ia levar!!! o que será que tá acontecendo? a força no eixo traseiro aumenta, mas no dianteiro não funciona e as rodas livres estão engatadas com certeza pois uso o pituto!
Olha, não sei se é só acionamento elétrico que dá problama não heim? A Frontier do meu sogro (com alavanca) também já custou desengatar. (tudo bem é o contrário) mesmo com a alavanca em 4x2 ela ficava no 4x4 high, depois de andar um pouco , mexer mais umas vezes na alavanca e a transmissão dar uns estalos é que ela volta ao normal.. talvez seja falta de uso também... acho que só eu que ligo o 4x4 dela, hehe
O Ralf auqi de Blumenau tem uma Explorer 4x4 e adaptou um acionamento manual com manivela pra contornar as quebras do motor elétrico do engate. tá no site:
http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=100&Itemid=29
davilsantos
17/01/2007, 19:21
nos tinhamos uma s-10 e deu duas vezes problema na tração em 2 anos, por sorte dentro da garantia. depois que fizemos a trilha do tuia de noite, chuvendo e com tudo alagado. ela queimou o sistema, quase não desengatou para voltar pra casa. outra vez foi quando fizemos um passeio leve que pegamos muitas dunas e areia. ela deu mal contato em tudo.
raphavet
17/01/2007, 19:41
agora aconteceu que eu desconectei o chicote do motorzinho pra limpar os contatos e quando eu conectei novamente no painel só fica piscando as luzes de 4x4 e não aciona nada! será que é preciso fazer algum tipo de inicialização depois de desconectar? nem imagino o que tá acontecendo tava acionando normal e agora só pisca quando ligo o carro!! algem já passou por isso??
Márcio T
17/01/2007, 19:54
Raphavet, na minha EXPLORER aconteceu exatamente igual: Desconectei o chicote para limpar e ao reconectar ficou piscando 4x4 LOW e HIGH. Não foi preciso fazer nada, apagou sem vestígios. Espero que com você seja o mesmo.
Abraços,
Márcio
raphavet
17/01/2007, 20:59
acontece que ela realmente para de piscar mas toda vez que eu ligo ela volta a piscar e depois apaga e não está mais acionando ! parou de funcionar, tem alguma coisa errada!!
FlavioLouveira
18/01/2007, 09:01
Só para acrescentar ai....
Eu morava num lugar com muita neve e tinha uma ranger 4.0 4x4, e as vezes mesmo na cidade tinha que usar o 4x4 Hi da minha Ranger para ir no supermercado... As vezes o bixo nao engatava , vc virava o botao e via que nao estava tracionando de jeito nenhum... eu dava uma re, ia pra frente, virava o botao denovo para ver se funcionava (no meu estacionamento isso), e as vezes dava certo...
Agora Para destravar, sempre andava de ré mesmo, que foi a recomendação do pessoal da autorizada de lá... principalmente quando usava o Low, eles enfatizavam a necessidade de dar uma rezinha de uns metros para destravar legal...
Na Ranger, em caso de problemas, você pode com uma chave 18 (acho que é isso) tirar o motor elétrico, e com uma chave de venda acionar o 4x4, 4x4LOW ou voltar para o 4x2, sem depender de nada elétrico. Isso em caso de emergência. E com o sistema PITUTO de roda livre (ou roda livre direta ligada), melhor ainda. Comodidade tem seu preço...
Até mesmo no meu Samurai, com rodas livres manuais e uma CT excelente, já aconteceu de não engatar o 4x4 (na verdade, ficava no neutro, e era uma buchinha de nada que se desgasta). Mas ai é so desparafusar e engatar com uma chave de fenda.
Carro, picape, caminhão sempre dá problema. A questão é que um pouco de conhecimento muitas vezes não vai lhe deixar na mão em alguma situação não-esperada.
j.sebastian
18/01/2007, 10:43
Na Ranger, em caso de problemas, você pode com uma chave 18 (acho que é isso) tirar o motor elétrico, e com uma chave de venda acionar o 4x4, 4x4LOW ou voltar para o 4x2, sem depender de nada elétrico. Isso em caso de emergência. E com o sistema PITUTO de roda livre (ou roda livre direta ligada), melhor ainda. Comodidade tem seu preço...
Até mesmo no meu Samurai, com rodas livres manuais e uma CT excelente, já aconteceu de não engatar o 4x4 (na verdade, ficava no neutro, e era uma buchinha de nada que se desgasta). Mas ai é so desparafusar e engatar com uma chave de fenda.
Carro, picape, caminhão sempre dá problema. A questão é que um pouco de conhecimento muitas vezes não vai lhe deixar na mão em alguma situação não-esperada.
Isso mesmo!
São 4 parafusos no motorzinho elétrico (chave 10mm), tira ele fora e vira a haste q sai da t-case. Na posição de "9 horas" é 4x2, na de "6 horas", 4x4H e na de "12 horas" é 4x4L... um alicate de pressão ajuda a virar, sem escorregar...
Mas vedando bem o motorzinho, com silicone, para não entrar água ou lama, dificil ter problemas...
Seba
Edintruder
18/01/2007, 19:07
Se as luzes do painel estão piscando indica que tem algum problema elétrico, ou fio interrompido ou em curto.
raphavet
23/01/2007, 11:00
imagine que a tração engata a luz confirma no painel, e vamos andando normalmente com tração engatada, no meio da trilha preciso manobrar e quando à ré ela desengata, mas a luz não apaga ela continua acusando 4x4 HI, mas a tração não funciona mas nem tocando pra frente novamente, preciso passar pra 2 WD e depois novamente pra 4x4 aí ela engata novamente at´´e eu precisar usar a ré novamente... será que a engrenagem pode desengatar dentro da caixa de transf. sem acusar no painel?:shock:
imagine que a tração engata a luz confirma no painel, e vamos andando normalmente com tração engatada, no meio da trilha preciso manobrar e quando à ré ela desengata, mas a luz não apaga ela continua acusando 4x4 HI, mas a tração não funciona mas nem tocando pra frente novamente, preciso passar pra 2 WD e depois novamente pra 4x4 aí ela engata novamente at´´e eu precisar usar a ré novamente... será que a engrenagem pode desengatar dentro da caixa de transf. sem acusar no painel?:shock:
Não é o que tem acontecido comigo. No meu caso, a luz do painel some (indicando que está 4x2) mas continúa na tração, seja 4x4 high ou low.
Edintruder
23/01/2007, 18:07
O que está ocorrendo com a tua Ranger é o desacoplamento de uma das rodas-livres.
Amigo me ajude! O que é essa roda livre que você falou?
Valeu!!!:lol:
A minha é uma XLT 99 e comigo não houve nenhum problema. O que ocorreu qdo comprei o carro é q o motor do acionamento elétrico não funcionava pq o ex-dono nunca havia ligado. Ele dizia que não precisava daquilo e so comprou uma RAnger 4x4 pq na época o vendendor fez o mesmo preço de uma 4x2.
Dizem os mais experiêntes que, carros com acionador elétrico deve utiliza-lo pelo menos 1 vez ao mês tanto em High qto Low por no mínimo 30 metros. Em qualquer terreno que seja. DEsde q comprei a minha faço isso.
Hoje o problema da minha foi que eu quebrei sem querer a roda livre. Graças a DEUS chegou hoje a roda livre e amanhã vou coloca-la de volta e aproveitar e fazer uma limpeza no sistema. Como vou fazer na Ford, se for interessante, irei tirar uma fotos da manutenção que eles fazem para a gente ter algumas idéias.
Edintruder
23/01/2007, 20:39
Vazoli, não te preocupa que se a tua Ranger é 2001 não tem sistema de Roda Livre. É homocinética normal na dianteira.
raphavet
24/01/2007, 18:48
Vazoli, não te preocupa que se a tua Ranger é 2001 não tem sistema de Roda Livre. É homocinética normal na dianteira.
novo amigo Ed, não pode ser a roda livre porque eu fiz o pituto e além disso eu testava tentando rodar a coifa da homocinética e ela estava travada dos dois lados, também tirava as caixinha de RL e ela tava travada! parece que alguma engrenagem que faz passar a força pro eixo dianteiro falha, imagino eu , porque eu nunca ví uma caixa desmontada, tô falando isso porque eu observo que no eixo traseiro tá tudo legal com a força dobrada resultado do encaixe da reduzida! engraçado né!
Edintruder
24/01/2007, 20:23
Então acredito que seja necessário um teste mais profundo, como a elevação da Ranger e aplicação dos freios para testar a ct.
Alexandre Costa
26/01/2007, 00:05
Raphavet,
Aconteceu o mesmo comigo...
Tenho um mecânico fera em tração, ele reclama muito da ranger, porém eu adoro este carro !
Ele retirou o motor do 4x4 lubrificou, e fez uma revisão em todas as conexões até chegar na caixa de fuzível...inclusive no botão do painel, e me passou que ocasionalmente isto pode ocorrer, água+poeira+lama...não tem jeito.
Me cobrou r$ 50,00 e ficou excelente...
Com relação a roda livre, o melhor negócio é deixar acoplado, gasta mais combustível, porém não dá aborrecimento, ou compra um kit AVM ( na faixa de r$ 500,00 o par ) e seja feliz para sempre.
Abçs
Luizinho
27/01/2007, 08:14
OLÁ,
O disco cerâmico da chave de contato do motor da transferência da Ranger se desprendeu do eixo (aquele que tem a meia lua que encaixa na engrenagem). Pelo que entendi em todos foruns que li, eles são solidários porém com um determinado alinhamento.
Pergunto, alguem tem um motor aberto na mão para me dar uma referência do alinhamento do eixo em relação a placa?
Já procurei aqui, no RangerStation, no ExplorerForum e no Clube Argentino (onde inclusive li quase todos os tópicos do Cheng, que é quem assina o procedimento de recuperação do motor em notas técnicas), e não achei nada sobre este alinhamento.
Grato.
Abraços.
Márcio T
28/01/2007, 13:06
Olá, Luiz.
Vê se ajuda:
http://www.explorerforum.com/forums/showthread.php?p=1102904
Márcio
Márcio T
28/01/2007, 13:21
Ou talvez este:
http://www.therangerstation.com/tech_library/TCaseshiftmotor.htm
Luizinho
29/01/2007, 10:58
Obrigado Marcio mas eu já li esses tópicos e mais uns outros. De qualquer jeito já resolvi o problema. Quem precisar de alguma ajuda a respeito é só me ligar (21) 9916-2804. Depois ,de qualquer forma, colocarei no Forum como ter a referência.
Abraço.
raphavet
29/01/2007, 20:03
algém já viu a Ct desmontada? aquele pino que faz o encaixe da 4x4 hi e low move uma engrenagem provavelmente, mas existe a possibilidade desta engrenagem não acoplar e o pino continuar na posição 4x4 acusando assim no painel que está acoplada mas na verdade não está?:?:
nesse pino vai um guia que meche dois garfos um de metal da reduzida e um de plastico que vai em uma luva que aciona o carda dianteito.
Luizinho
29/01/2007, 21:20
Nunca vi a parte interna da CT a não ser pelo catalogo de peças Ford, que por sinal é péssimo. Porém acho pouco provavel um problema interno na CT em carros com utilização comedida. Graças a Deus só tive que mexer no motorzinho.
Abraço.
se tua ranger for euro 2 ja, e nao tiver roda livre pode esperar desgaste na corrente e engrenagens dela... Qtos km ta a sua?
Luizinho
29/01/2007, 21:36
136.000 Km já corrigidos pelo uso de pneus 31' desde os 10.000 Km.
É Euro II e agora com bicos de maior vazão (fica legal hein!).
Não querendo discordar de você, mas a CT é uma das partes que menos me preucupa nela.
boya/toyo
02/02/2007, 18:39
Salve Pequeno JR !
Pode me ajudar indicando onde posso encontrar o motor de acionamento da tração 4x4 da Ranger ? Na realidade o motor está funcionando , o problema está na peça acoplada nele , parece que não está enviando o comando de acionamento .
Valeu/Boya
boya/toyo
02/02/2007, 18:44
Isso mesmo!
São 4 parafusos no motorzinho elétrico (chave 10mm), tira ele fora e vira a haste q sai da t-case. Na posição de "9 horas" é 4x2, na de "6 horas", 4x4H e na de "12 horas" é 4x4L... um alicate de pressão ajuda a virar, sem escorregar...
Mas vedando bem o motorzinho, com silicone, para não entrar água ou lama, dificil ter problemas...
Seba
Grande Seba !
Tirando o motor (que pifou) e deixando acionado o 4x4H manualmente como citou , me trará algum problema de desgaste no conjunto , no uso cotidiano????
Edintruder
02/02/2007, 19:42
Só aumentará o consumo em cerca de 20%, aumenta o desgaste da embreagem e forçará a transmissão em uso urbano. Se andar sempre com a picape vazia não quebrará nada e não dará nenhum problema, porém se carregar peso a coisa pode mudar e quebrar até uma ponta de eixo ou uma homocinética.
j.sebastian
02/02/2007, 21:38
Grande Seba !
Tirando o motor (que pifou) e deixando acionado o 4x4H manualmente como citou , me trará algum problema de desgaste no conjunto , no uso cotidiano????
o 4x4H das rangers é "part-time", ou seja, so para ser usado quando necessário, em terrenos de baixa aderência, não para andar no asfalto...
Vai forçar a linha de transmissão, desgastar pneus, e ficar ruim de curva, no asfalto seco...
Não recomendo mesmo!
Tenta conseguir um motor usado na Recoford (11 6239-9030 - fala com Nelson no meu nome)
Seba
Luizinho
02/02/2007, 22:15
boya/toyo,
Provavelmente seu motor da CT perdeu a referência. Dá para você mesmo resolver. Consulte as páginas citadas pelo Márcio T na página 3 e 4 deste tópico. De qualquer forma explique melhor o que está acontecendo para facilitar a ajuda. Andar em 4x4 HI à toa não é conviniente.
Abraço.
lostensos
03/02/2007, 07:43
transformar um cambio de troller a parte do 4x4 eletrico p/ manual é dificil?
To tentando bolar uma idéia aqui p/ ajudar um colega meu
que não quer colocar o sistema elétrico, apesar
de querer utilizar um cambio de troller....
Quem tiver uma solução eu agradeço!
Obrigado
Edintruder
03/02/2007, 08:21
Mal pergunte, qual é o câmbio que o Troller usa?
leovalle
03/02/2007, 09:49
transformar um cambio de troller a parte do 4x4 eletrico p/ manual é dificil?
To tentando bolar uma idéia aqui p/ ajudar um colega meu
que não quer colocar o sistema elétrico, apesar
de querer utilizar um cambio de troller....
Quem tiver uma solução eu agradeço!
Obrigado
Olha com o Gilvan Costa, auqi do fórum. A dele aciona por uma alavanca tipo freio de mão e nunca deu problema. :concordo:
boya/toyo
03/02/2007, 12:15
Grande galera !
Edintruder/Seba e Luizinho agradeço a atenção às minhas dúvidas .
Traduzi um link que o Marcio T postou e nesse fim de semana já tenho com o que brincar .
Mais uma vez agradeço a todos..........Valeu/Boya
boya/toyo
05/02/2007, 08:20
o 4x4H das rangers é "part-time", ou seja, so para ser usado quando necessário, em terrenos de baixa aderência, não para andar no asfalto...
Vai forçar a linha de transmissão, desgastar pneus, e ficar ruim de curva, no asfalto seco...
Não recomendo mesmo!
Tenta conseguir um motor usado na Recoford (11 6239-9030 - fala com Nelson no meu nome)
Seba
Grande Seba!
Valeu a dica da Recoford , já falei com o Nelson e vai me enviar após o pagamento .
Abraços/Boya
j.sebastian
05/02/2007, 09:39
Grande Seba!
Valeu a dica da Recoford , já falei com o Nelson e vai me enviar após o pagamento .
Abraços/Boya
Beleza! Qualquer coisa, dá um grito ai q vou lá, é perto de casa... ;)
Seba
boya/toyo
14/02/2007, 19:50
Beleza! Qualquer coisa, dá um grito ai q vou lá, é perto de casa... ;)
Seba
Salve grande SEBA....!
Enfim , a maratona acabou . Após o pagamento da peça enviaram-me a peça , não deu game , mandei de volta , me reenviaram , também não deu certo . Aí combinei com o Deny e o Nelson que hoje enviaria a ranger até a loja deles para tentarem dar um jeito . Resolveram tudo , está funcionando como novo . O pessoal da Recoford posso recomendar , não correm do pau.
Agradeço a todos os que me ajudaram/Boya
j.sebastian
14/02/2007, 20:00
Salve grande SEBA....!
Enfim , a maratona acabou . Após o pagamento da peça enviaram-me a peça , não deu game , mandei de volta , me reenviaram , também não deu certo . Aí combinei com o Deny e o Nelson que hoje enviaria a ranger até a loja deles para tentarem dar um jeito . Resolveram tudo , está funcionando como novo . O pessoal da Recoford posso recomendar , não correm do pau.
Que ótimo! Tudo está bem qdo acaba bem, hehe!!
Seba
Pequeno jr
14/02/2007, 20:13
Salve grande SEBA....!
Boya,
So agora que verifiquei a sua msg e ainda bem que vc ja resolveu.
Próxima vez fico mais atento.
[]'s