PDA

Ver Versão Completa : Travessia de um rio ou riacho



Eduardo Souza
10/04/2003, 01:20
Hello, Poderoso All,

Uma estorinha em quadrinhos mostrando as técnicas de como atravessar um riacho... :D
Foi feita por um site 4x4 da Austrália... infelizmente eu não me lembro qual. Só fiz traduzir! :D

[]'s

Eduardo

Markito Amato
30/06/2003, 23:38
Grande Eduardo!

Boa garimpada, hein?! :D

A única coisa que eu acrescentaria é que se o jipe não tiver um snorkel, e a profundidade da lâmina d'água não for abissal, o ideal é cruzar o rio de ré. Assim, se formará uma onda, cuja parte mais alta ficará na traseira do jipe e a mais baixa, na dianteira do mesmo. Já fiz isso uma vez e funcionou direitinho! :wink: :D

Abraços

04/07/2003, 14:09
Ola galerinha,

Eduardo, boa dica!

Markito, vou discordar de você...

Vou tomar o exemplo do Samurai (sem snorkel) que a tomada de ar fica voltada para trás, na lateral direita do capó, logo atrás da bateria. Se eu andasse de ré num rio, a água seria levada a entrar no capo e ser sugada por essa tomada de ar. E outra, além disso, a ré é muito mais dificil de manobrar, em caso de existencia de lodo nas pedras do fundo do riacho, por exemplo, podendo fazer com que o motorista perca o controle facilmente.

E mais um argumento, é que alguns veiculos quando é dada ré a roda livre se destrava, ficando apenas com 4x2, logo dentro dum riacho, que má lugar para isso hein?

E para sepultar a minha observação, temos que indo de ré, você forcará água a entrar no cano de escape, dificultando a saída dos gases e podendo fazer o carro morrer.

Melhor forma mesmo é passar de frente, em velocidade constante e de preferencia 1a reduzida.

Eu por exemplo, com meu Samurai com SPOA e pneus 235/75 (da uns 28") devo conseguir passar riachos de até 1 m de profundidade sem problemas, mesmo sem snorkel, o que já supera os Trollers originais (sem snorkel) que tem 80 cm de altura para passagens em alagados.

Abraços molhados.

Markito Amato
04/07/2003, 17:19
Salve, rapaz, tudo bem?!

É claro que você pode discordar, meu caro! Isso é fundamental em uma troca de idéias! :D

Porém, as vezes, quando uma proposta diferente é apresentada é comum a estranheza geral. :shock: :D :D

Há muito, quando tinha meu engesa F1, utilizei este conceito pela primeira vez em uma das grandes enchentes que aconteceram no Rio de Janeiro. Na época, acho que em 93 ou 94, eu ainda cursava Geologia na UERJ. Por volta das 18h, quando me preparava para voltar para minha casa, percebi que chovia muito. Nem esquentei, afinal, meu engesa era bem alto.

Ao chegar na Praça da Bandeira, vi o oceano que se formou; a água chegava a 2m em alguns lugares. Pensei um bocado e decidi ir em frente. Porém, como eu ainda não tinha fabricado um snorkel e entrada de ar do motor ficava do lado direito do jipe, junto à parede corta-fogo, decidi passar de ré. Foi perfeito. A parte mais alta da onda ficou na traseira do jipe e a mais baixa, na dianteira. Só para você ter uma idéia da enxurada dentro da viatura, a água cobriu a minha coxa. :shock:

A parte desagradável veio após a travessia, quando atentei para a origem da água: o Rio Maracanã. Ou seja, nem preciso dizer o cheiro que tomou conta de mim e do meu engesa depois dessa. Tive que tomar um banho de álcool!!! :lol: :lol: :lol:

Em uma segunda ocasião, já com minha HiLux, também cruzei de ré o Rio Bracuí, em Angra dos Reis. Mais uma vez o nível da água estava bem alto e eu ainda não tinha instalado o snorkel. E mais uma vez a passagem foi bem sucedida. Bom, é claro que passei por um certo transtorno para manobrar a viatura após a brincadeira. Mas só. :wink: :D

Agora dá uma olhada na foto que segue ao final. Ela foi tirada por um grande amigo, o Tesoura (George Fant), durante a travessia do Rio do Braço, na Bocaina. Repare o que falei sobre a onda; ela está mais alta na frente e mais baixa atrás. :wink:

Neste momento você deve estar se peguntando por que eu cruzei o rio de frente, após defender a travessia de ré (ops). :shock: :?:

Bom, isso foi um vacilo que quase me custou o motor. Eu havia retirado a parte de cima do snorkel (a de baixo ainda está lá na lateral direita) para redesenhá-la e acabei esquecendo de recolocar no jipinho. Na hora de mergulhar no rio, nem lembrei que estava sem o dito cujo. O filtro de ar chegou a ficar bem molhado, mas, graças ao Bom Pai, nada demais aconteceu. :D

Com relação ao problema de desengate da roda-livre, isso só ocorreria no caso de alguns modelos automáticos. Falo isso por experiência própria. Nunca passei por essa situação, bem como, também nunca tive rodas-livres automáticas em meus jipes. Ou seja, ganha-se por um lado, porém, perde-se por outro. :wink: :D

Ah, quanto ao escapamento, basta manter o motor um pouquinho acelerado que a água não entra. Pelo menos, nunca tive esse tipo de problema! :wink: :D

Abraços,
Markito Amato

Giovani
06/07/2003, 17:44
:D Salve Galera!

:D Companheiro Markito, obeservando a sua foto, posso dizer que se vc reduzisse só um pouquinho, a onda avançaria uns 50cm à frente do pára-choque. Então vc segue ela, na mesma velocidade. Com isso, toda a área do motor fica numa parte de água baixa. A técnica é essa: vc entra na água formando a onda e deixa ela avançar uns 50cm à frente do jeep, então é só segui-la. Qualquer jeep, mesmo sem snorkel vai cruzar sem dificuldade. À menos que seja muito funda... :wink:
[]'s alagados...

Debora Futscher
10/08/2003, 21:33
Fala galera do of road!!
Quanto a travessia de rios me falaram que se eu fizer um orificio do tamanhoa do cabo de vela nos dedos de uma luva de borracha e colocá-la no repirador, atravessaria sem problemas os rios e riachos. Funciona mesmo???? a Luv a não derrete 8)

Giovani
10/08/2003, 21:44
Fala galera do of road!!
Quanto a travessia de rios me falaram que se eu fizer um orificio do tamanhoa do cabo de vela nos dedos de uma luva de borracha e colocá-la no repirador, atravessaria sem problemas os rios e riachos. Funciona mesmo???? a Luv a não derrete 8)

:D Olá Débora!

:D Finalmente uma dama nesse "antro"... Seja bem-vinda! :D
:D Funciona. É uma solução caseira e temporária, leia-se 1 trilha! Depois tem que arrancar fora e fazer de novo antes da próxima. A luva não derrete, mas às vezes a água condensa dentro dela, ocasionando falhas na distribuição. Evita o "banho", mas existem soluções melhores. Usando o menu "Pesquisa" vc encontra fácil um tópico em que discutimos isso, acho que "Vedando o distribuidor" ou algo assim... Nos informe qual o modelo do seu Jeep, motor e outros detalhes, assim fica mais fácil indicar uma boa solução. :wink:
[]'s

Debora Futscher
11/08/2003, 18:30
Meu Jeep é um Wyllys CJ5 ano 71...
É difícil mesmo encontrar mulheres neste esporte... na maiotia das trilhas eu sou a única dirigindo... Moro no rio mas sou do jeep clube de Miguel Pereira ( www.serraazuljeepclube.com.br)
Thanks
:lol: [/img]

Eduardo Velo
12/08/2003, 18:06
Debora , muito legal o site indicado .
Essas trilhas são liberadas ou tem alguma que precisa de autorização ?
Conheço algumas jipeiras boas de braço , pode ficar tranquila que vc não está só nesse universo jipeiro .
Podemos combinar alguma coisa a meio caminho Rio/Sampa , a subida de Lídice pra Vassouras pode ser uma delas , o que vc acha ??
Abraços e boas trilhas ...

Debora Futscher
13/08/2003, 10:40
Pode ser!!!
vou entar em contato com o jeep clube de lá pois são eles que organizam esses eventos... Quanto às trilhas acho que algumas precisam de autorização... Mas isso é facilmente resolvido por Miguel Pereira ser uma cidade pequena onde todos se conhecem... Eu sou novata no esporte, mas tenho feito boas trilhas... pena não ter um scanner senão enviava fotos. Essa região de vassouras, paty, Miguel... é bem interessante.Lugares bom pra se fazer trilha... a última que fiz foi de sacra família até paes leme, trecho com muitos cutuvelos e um rios consideravel.
é só ver a disponibilidade de vcs (ou sua) e marcar ! Eu adianto que só posso final de de semana... pois é qd vou para onde está o meu JEEP (tadinho fica sozinho durante a sema...)
Valeu!!!
Bjs e boas trilhas p/ vc tb!!!

guilhermekrug
15/03/2004, 21:06
Tenho visto vídeos que o pessoal entra no rio de uma maneira forte.
Em termos de velocidade em cursos d'agua até 80 cm qual a velocidade que devo entrar?

Já que muito são do rio de Janeiro alguém já fui na "panela" em Rio das Ostras? Como chego lá?

Débora,
Não consegui entrar no site, algo mudou?

Mauricio Martins
16/03/2004, 01:33
TAmbém não consegui entrar no site e fiquei curioso :?

du
16/03/2004, 14:14
Pessoal,

O link ficou com um ) depois do .br digitem o link manualmente ou corrijam no navegador.

Abraços Du.

Eduardo Velo
16/03/2004, 18:05
O site pra entrar , corrigido ...

http://www.serraazuljeepclube.com.br


[]s...

Giovani
16/03/2004, 19:49
Tenho visto vídeos que o pessoal entra no rio de uma maneira forte.
Em termos de velocidade em cursos d'agua até 80 cm qual a velocidade que devo entrar?

:D Grande Guilherme!!!

:D Seriam vídeos de Rally??? Normal... não passam de poças d'água ou córregos rasos. A impressão é que tem muita água, devido ao impacto e efeito visual.
:D Para cursos d'água com 80 cm, se vier rápido, vai parar bem rapidinho também, com sérios danos na sua viatura... :roll: Entre à 0,5 Km/h e espere formar uma onda à frente do Jeep, depois siga ela, sem passar por ela ou deixá-la ir muito à frente. É claro que vc deve estar com o jeep todo vedado, suspiros, etc... Deve conhecer o leito do rio ou riacho primeiro, para saber se não há um obstáculo oculto, ou fundo de barro, se tem uma saída no outro lado, se vc consegue sair por ela... :wink:
[]'s

guilhermekrug
19/03/2004, 19:38
5Km/h então estamos falando de primeira da reduzida, entendi :D

Tenho um Troller do jeito que veio e no manual fala em cursos de 0.80 cm de altura sem snorkel :?:

Já passei em um brejo de fundo semi duro que tinha mais de 60 e realmente não tive dificuldade, na verdade mau formava a onda....

Pelo que senti a onde se forma com o "impacto" inicial e se vc manter a velocidade ela já afasta um pouco e vc vai só seguindo, com mais água também é assim ou vc tem que diminuir para a onda afastar?

Os vídeos que eu tava falando são realmente estilo rally :?

Abraços,
Guilherme
T4 - 2003 - Preto

Giovani
19/03/2004, 23:50
5Km/h então estamos falando de primeira da reduzida, entendi :D

:D Fala Guilherme!!!

:D Não... É 0,5 Km/h (500 metros por hora!). É devagar meeesmo! :lol:


Pelo que senti a onde se forma com o "impacto" inicial e se vc manter a velocidade ela já afasta um pouco e vc vai só seguindo, com mais água também é assim ou vc tem que diminuir para a onda afastar?

Os vídeos que eu tava falando são realmente estilo rally :?

:D Eu não chamaria de "impacto", pois deve-se entrar "suavemente" (ooops :P ). Praticando vc descobre como acompanhar a onda... :wink:
:D Sabia que eram de rally... :roll: Para os jipes, use a regra: devagar e sempre! :wink:
[]'s

Wallace
20/03/2004, 01:37
Muiiiito devagar também pode não ser bom.
O ideal é seguir a onda mesmo, mantendo assim uma "bolha" de ar no cofre do motor...

Tatão
05/10/2004, 17:43
sera q entrar de re nao facilita uma afogaga pelo escapamento :?:

danielgab
06/10/2004, 00:56
5Km/h então estamos falando de primeira da reduzida, entendi :D

Tenho um Troller do jeito que veio e no manual fala em cursos de 0.80 cm de altura sem snorkel :?:

Fala Guilherme,

Os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas 1a. ou 2a. reduzida é o suficiente pra manter aceleração e acompanhar a onda. É importante manter o giro do motor, pra manter a força e boa saída de gases (ops...) pelo escapamento, evitando de entrar água por ele. Também se recomenda que se parar no meio da travessia, é bom manter o carro um pouco acelerado pelo mesmo motivo.

Já ouvi outra recomendação de não trocar de marcha durante a travessia. Se entrar água no sistema de embreagem, qdo vc soltá-la depois de trocar a marcha, os discos podem não encostar direito novamente e aí vc não sai do lugar.

0.80 cm são 8 mm :shock: , até de golzinho tunado e rebaixado vc passa :lol: ... Os 80 cm do Troller sem snorkel é mais ou menos o limite da entrada de ar do motor. Aquela aleta (não sei se é assim que se escreve...) de cima na lateral direita, entre a porta e o paralama dianteiro. Com snorkel essa medida se eleva um pouco, mas não muito. Apesar da entrada de ar do motor ficar na altura do teto, tem os respiros (mangueiras) dos diferenciais, câmbio e cx de transferência, que ficam dentro debaixo do capô, no lado esquerdo do carro. Se entrar água ali, ela vai misturar com o óleo dessas partes e aí já viu...

[]s sem sono

Daniel RJ
06/10/2004, 21:10
Por falar em respiros dos diferenciais. Alguém sabe me dizer se a hilux original precisa adaptar estas mangeuiras para travessia de riachos?

[]'s

Caio
07/10/2004, 09:48
Veja no diferencial umas capinhas no respiro, pelo visto elas evitam a água mas deixam os vapores de óleo sair.

O importante é engraxar os cardans quando pegar muita água em travessias.

NeRo
13/10/2004, 20:18
Veja no diferencial umas capinhas no respiro, pelo visto elas evitam a água mas deixam os vapores de óleo sair.
Mas... os diferenciais estão quentes, o que provoca a expansão dos gases, e que quando em contato com a água, esfriam, provocando uma sucção, como não tem ar para entrar, entra água... essa capinha é capaz de detê-la?
Pergunto por quê, dentro da minha concepção, o único jeito é respiro elevado... :?

[]s não sabendo nada de Hilux

Eduardo Velo
13/10/2004, 21:39
Nero , o respiro tem uma chapinha que qdo cria sucção dentro do dif. , cambio , T Case ... , teria que vedar , o problema é a sujeira que não deixa e pode acabar entrando água , respiro com magueira resolveria esse problema de SUJEIRA no respiro ...
Ainda temos os retentores , do pinhão (diferenciais) , da saída de transmissão (cambio e Tcase) e das ptas de eixo , por aí que é mais provável entrar água ...
Cambio e transf. do meu Engesa estavam sem água nenhuma e só tem esse respiro com chapinha , agora os diferenciais sempre tem um pouco de água , mesmo com mang. no respiro ...

[]s...

Daniel RJ
14/10/2004, 10:12
Caio isso significa que o sistema da hilux já projetado de fabrica para passar por trechos alagados sem adaptação, exceto no caso de defeitos ou sujeiras nos mesmos.

[]

Wallace
14/10/2004, 16:02
Não... quando é de fabrica para passar em terreno alagado tem toda a tubulação dos respiros como a Cherokee...

Elmer_Jeep
27/12/2004, 17:15
Outra coisa mais importante do que a posição pra atravessar um trecho alagado é saber se o veículo pode realmente atravessar, como visto na história em quadrinhos no início da pagina 1. Atravesse a pé ou mande seu zequinha fazer isso.
Olhem nas fotos abaixo o presentão de natal que por falta de experiência um amigo meu deu pro pai dele nesse sábado.

Luiz Claudio
27/12/2004, 18:32
Olhem nas fotos abaixo o presentão de natal que por falta de experiência um amigo meu deu pro pai dele nesse sábado.

Ver uma L-200 novinha naufragando desse jeito é de cortar o coração!!!

O pai dele deve ter ficado super contente...

[]'s...

Martin Melcop
27/12/2004, 19:37
Desculpa se é seu amigo, mas tem uns que se cairem de 4 ficam pastando grama mesmo

NeRo
27/12/2004, 20:36
Eu quase não posso falar nada, pois só tenho feito cagada... :?
Mas esse seu amigo é coxinha! :mrgreen:

Espero que o tênis que estava na caçamba não tenha molhado, isso sim seria lastimável. :roll:
Notem que o resgate foi feito por um Engesa. :wink:

Falando sério agora: Os outros carros da foto também cruzaram a água e a L200 foi por uma caminho diferente? Só ele tentou cruzar?

Abraços!

Caio
28/12/2004, 09:14
Travessia onde o fundo não é pedra é sempre um risco, uma patinada e já era.....

Caio
28/12/2004, 09:20
pedra.......

Chacal do Pantanal
28/12/2004, 10:31
Olá a todos,

Corretas as observações, porém a utilização de lona como sugerido no encarte nem sempre é viável, principalmente quando se tem que atreavessar longos trechos alagados.

Elmer_Jeep
28/12/2004, 11:32
Falando sério agora: Os outros carros da foto também cruzaram a água e a L200 foi por uma caminho diferente? Só ele tentou cruzar?

Abraços!


Ali não é uma passagem, agente(que conhece o local) normalmente passa pelo barranco que fica ao lado esquerdo das fotos.

Ele me ligou dizendo que estava atolado na "duna da praia grande" como é conhecido o local, por coincidência eu e mais 4 jipes estávamos indo pra lá só que por outro caminho que passa por dentro de uma olaria.
O engesa que puxou tem motor 4.1 e um guincho ensimec.

1[].

NeRo
28/12/2004, 12:07
Ali não é uma passagem, agente(que conhece o local) normalmente passa pelo barranco que fica ao lado esquerdo das fotos.
Então seu amigo é Coxinha mesmo! :lol:
Grande Abraço!

guilherme junior
28/12/2004, 14:02
O pantanal ta chovendo muito essa época?Está com muita lama nas estradas?Está com trilhas pesadas e alagados maior´parte?abraço

Chacal do Pantanal
28/12/2004, 14:09
Pra você ter uma idéia, essas fotos são do findi antes do Natal, a chuvarada esta vindo agora, mas ja há muitos corixos cheios e daqui até março só vai pegando água. Barro e água é o que não falta. Digo que se chover normal, em muitas regiões no fim de janeiro só da pra ir de barco. 8)

[]´s

RegisCandeia
29/12/2004, 23:02
Olha eu aí no Endurance de Passo Fundo.
Passagem sem nenhum problema.

jeferson
07/01/2005, 02:01
Fiz os lençóis Maranhenses em 2001, na época tinha um samurai quando entrava nos alagados era engraçado ver o samuca boiando...

http://www.4wdtruck.com.br/images/fotos/troller_luis.jpg


Olha bem que da pra ver o Samurai na fila...
http://www.4wdtruck.com.br/images/fotos/lencois_maranhense1.jpg

http://www.4wdtruck.com.br/images/fotos/lencois_maranhense3.jpg

http://www.4wdtruck.com.br/images/fotos/lencois_maranhense2.jpg

Video da viagem... Wrangler Luizão

Clique com botão direito em Salvar Como:
http://www.4wdtruck.com.br/images/wrangler_luis.mpg

Abraços

Elmer_Jeep
07/03/2005, 13:49
Um dia da caça, outro do caçador...

Em outro coment desse tópico postei as fotos de uma L200 sport zerada que um amigo meu naufragou com ela.

Até aí tudo bem, só que nesse fim d semana eu fui a vítima no mesmo local, hehehe. :lol:

Mas como o CJ não é igual esses 4x4 eletronicos de hoje, foi só abrir a porta a água escorreu e a trilha continuou numa boa. :lol:

Sergio Rocha
07/03/2005, 22:13
Fala Jipeiro

Bonitas fotos.Dando de beber a tropa ?

Da proxima vez apaga o farol pra não trincar o vidro. :lol:

[]'

Elmer_Jeep
07/03/2005, 23:50
Fala Jipeiro

Bonitas fotos.Dando de beber a tropa ?

Da proxima vez apaga o farol pra não trincar o vidro. :lol:

[]'


Poizé rapaz, ainda bem q a tropa ficou com o nariz de fora, o filtro de ar é do lado esquerdo então eu tava tranquilão, só esperando o resgate e vendo as coisas boiando dentro do Prateado. :lol:

[]'s :wink:

ArthurC
08/03/2005, 12:29
Como foi pra sair de lá Elmer?

[]s

Elmer_Jeep
08/03/2005, 12:54
Como foi pra sair de lá Elmer?

Saí guinchado, no lado direito dessa foto dá pra ver o cabo de aço esticado, outro CJ já tinha atravessado primeiro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11543

Elmer_Jeep
11/03/2005, 16:52
MAIS UM :!: MAIS UM :!: MAIS UM :!:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

É um carro :?:
É um avião :?:
É o superman :?:

Não, é a nova nissan frontier submarine. :!: :!:

ArthurC
11/03/2005, 17:00
Po, será que ele não viu os outros carros?
Esse pessoal ae pensa que carro é barco! :lol:

Taí um prejuízo que eu não queria ter...

NeRo
11/03/2005, 17:14
Isso tá virando moda! :mrgreen:

Elmer_Jeep
11/03/2005, 17:58
Esses dias falei com o dono da L200 da página anterior.
O cara mandou pra concessionária, gastou 15 mil :?

Martin Melcop
11/03/2005, 18:07
sério, depois do 2 ninguém se deu ao trabalho de olha a profundidade não?

ArthurC
11/03/2005, 18:32
Essa Nissan, a julgar pela 1a, totalmente imersa, acho que vai gastar até mais..

Nao tinha outra passagem nao?

Elmer_Jeep
11/03/2005, 18:44
sério, depois do 2 ninguém se deu ao trabalho de olha a profundidade não?

Assim, o primeiro caso ocorreu em novembro de 2004, foi uma hilux sw4 :twisted:
O segundo foi a L200 da pagina anterior em dezembro 2004. :twisted:
Em janeiro entrou uma S10, ninguém tirou foto :evil:
Sábado dia 26 foi a vez dessa nissan, eu não estava lá, um amigo tirou as fotos e me trouxe essa semana.
Sabado passado 05/03 eu fui a vítima :lol: .

O lance é o seguinte cara, tem um trilho no meio da água, um lugar certo pra passar onde é mais raso, se escorregar pra esquerda tem um pouco de água mas vai, se escorregar pra direita o resultado é esse :lol:
No caso da nissan o cara estava sozinho, disse que viu os rastros(que os jeeps deixaram) porisso entrou também... :?

Juninho
04/04/2005, 21:43
Buenas !!

Afundei meu samuka dia desse num riacho aki peto de casa .. trilha conhecida .. local de passagem do raid de Londrina ano passado ...

A entrada do rio era uma descida .. meio valeta .. e quebrada .. o jipe batia a frente no fundo do rio ... vc acelerava um pouco ele caia direto no leito .. fundo sde pedra .. havia uma laje mais alta do ladi esquerdo ... fikei com medo da inclinação .. pois não caberia o jipe todo em cima da laje e mandei pela direita .. : resultado: era muito fundo .. havia chovido e o leito do rio subido um pouco .. como era minha 1 vez na tyravessia de rio .. assustei qdo a água chego subindo o capo e batendo no parabrisa .. por fim .. tirei um poukinho o pé com p susto e lá se foi giro de motor e samuka pra baixo dágua ...

na hora de mandar pra fazer atravessia lembrei das dicas daki sobre a onda .. mas não achei o ponto ideal de desacelerar ou esperar que aonda seguisse para que eu continuasse ...

testemunho afogado do Taliban ... semana que vem tamo lá de novo .. snorkel de diferencial pronto ... vamos 'a travessia !!!!

[ ]'s .. ainda sem snorkel na entrada de ar !

andretomasi
04/04/2005, 22:05
Elmer, fala a verdade, isso aí é porque não existe lava-rápido em Roraima?? :D :twisted: :D :D :D :twisted: :mrgreen:

[ ]´s

Elmer_Jeep
05/04/2005, 09:42
huahauhaua :shock: :evil:

tavio_g
17/07/2005, 21:33
Pessoal, hoje andamos num lugar onde estava bem alagado, quase 1 mt de altura... teve um amigo meu com uma toyota que ao passar por lá, acabou ficando parado e tendo q ser removido, mas depois de um tempo com o motor ligado começou a sair uma fumaça branca do escape. Pergunto, pq??? ele tinha snorkel portanto não entrou no motor.
Já notei isso em outros jeeps sempre imaginei q fosse o calor do escape com a água. é isso?????

Valeu!
Abraços

guimsn
17/07/2005, 22:11
A saida do escapamento dele era elevada tb? Pq quando morreu o motor, pode ter entrado agua por la... (VEJA BEM... EU ACHO ISSO! NEM SEI SE É POSSIVEL DE ACONTECER..)

Vou aguardar os especialistas responderem, ate mesmo pra tirar esse meu "achismo"!

Abraços!

tavio_g
18/07/2005, 10:17
a saida era baixa
o motor não morreu.
teve uns lá q o motor morreu(mesmo!) mas foi braçada do motorista mesmo.

tavio_g
26/07/2005, 23:06
pessoal, fiz uma pergunta num tópico de técnica off road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=297&start=40), mas como os experts estão por aqui, gostaria de tirar uma dúvida.
Atravessando um alagado, um amigo meu com snorkel ao atravessar o rio, com uma certa demora, pois ele ficou parado numa parte dele, andou um pouco e parou de novo, depois fui lá e puxei ele.
Bom, depois que ele saiu de lá, uma fumaçã branca saindo do escapamento me deixou intrigado, pois imaginei que pudesse ser água misturada no combustível queimando, mas como se tinha snorkel?????
qual o porque desta fumaça?????
é uma Toyota diesel.

abraços.

p.peleje
28/07/2005, 17:30
O snorkel ñ tem nada haver com o escapamento.

Deve ser água ou lama queimando no escapamento.

Se tivesse entrado agua na mistura, que é dificil, ele teria morrido ou ficaria ruim.

[]s

Peleje

tavio_g
28/07/2005, 18:19
então, mas a fumaça branca saia do cano, de dentro.
poderia ser algo a ver com o choque térmico???
mas aí sairia debaixo do carro todo, não só do escape

Sukys
29/07/2005, 01:14
Tavio,

Vendo a fumaça e sentindo seu cheiro fica fácil de acertar na mosca, mas na falta disso arrisco em dizer que é puro vapor d'água.

A água pode ter entrado tanto pela saida do escape como por algum pequeno furo no silencioso ou abafador, e lá se alojou. Com o funcionamento do motor se transformou em vapor, deixando um rastro de "fumaça" até que toda a água se evaporasse.

Abraços,

Giovani
30/07/2005, 00:43
pessoal, fiz uma pergunta num tópico de técnica off road, mas como os experts estão por aqui, gostaria de tirar uma dúvida.

:D Fala Tavio!

Juntei os dois tópicos, para ficarmos dentro do assunto. :concordo:

[]'s

Pedro Freitas
18/09/2005, 14:54
geralmente elas saem do diferencial e ficam ali na parte mais alta do tanque do combustível, seria melhor tranpor elas para mais alto, dependendo da profundidade que o Sr. queira atravessar.
Abraços

diegopompeu
12/03/2006, 23:57
qual seria a profundidade maxima para travessias com cj5 sem snorkel?

diegopompeu
12/03/2006, 23:59
minha descarga é na altura normal, se eu atravessar um riacho mais fundo q a altura dela, vai entrar agua no motor?

Elmer_Jeep
13/03/2006, 00:27
diegopompeu, PESQUISA por escapamento alto.

[]'s

diegopompeu
13/03/2006, 13:11
valeu Jipeiro RR.... vou consultar

Gasoso
13/04/2006, 13:27
All,

Neste tópico tem mais outro exemplo do que naum se deve fazer ao se passar por um rio.... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18509

É um tópico sobre braçadas... ele está na área da Suzuki, mas está aberto a todos que tenham algum tipo de braçada pra compartilhar com a galera.... :mrgreen:

[]s

Wallace
13/04/2006, 17:54
minha descarga é na altura normal, se eu atravessar um riacho mais fundo q a altura dela, vai entrar agua no motor?Nada a ver.

valeriano
10/12/2008, 21:31
Pessoal,

muita gente (praticamente todo mundo) fala que pra passar dentro de alagados é meter a segunda reduzida, não pisar na embreagem e seguir em frente.
O que pode acontecer se eu pisar na embreagem? Qual o procedimento ideal se o carro atolar no meio do alagado?
Estou indo para os Lençóis Maranhenses em janeiro e o meu maior medo é atolar em algum alagado no meio do areal. Como devo proceder nesse caso?

Elmer_Jeep
10/12/2008, 22:37
Cara, é o seguinte, quando não tem mais jeito tem que meter marcha mesmo... o ideal é que vc tenha um guincho e esteja viajando acompanhado de outra viatura.

[]'s

Sergio Rocha
11/12/2008, 19:34
Pessoal,

muita gente (praticamente todo mundo) fala que pra passar dentro de alagados é meter a segunda reduzida, não pisar na embreagem e seguir em frente.
O que pode acontecer se eu pisar na embreagem? Qual o procedimento ideal se o carro atolar no meio do alagado?
Estou indo para os Lençóis Maranhenses em janeiro e o meu maior medo é atolar em algum alagado no meio do areal. Como devo proceder nesse caso?

Se pisar na embreagem, enche ela de água.

[]'

Hotclassic
28/01/2009, 16:02
se encher ela de agua ( a embreagem ) ela fica patinando e o caro não anda. Portanto não pise nela a menos que seja sua ultima opção para o carro não morrer.
Ah! Se pisar, tenta queimar ela( mais arriscado) ou reduz logo e pronto.

AlexPacheco
04/03/2009, 17:23
Olá a todos,

Corretas as observações, porém a utilização de lona como sugerido no encarte nem sempre é viável, principalmente quando se tem que atreavessar longos trechos alagados.


Até peixe tinha dentro da viatura...

No Ruim de tudo foi uma pescaria e o rango nao vai faltar :mrgreen:

Só pra descontrair...

Na hora da travessia é bom estar com a 4x4 reduzida acionada??

AlexPacheco
04/03/2009, 17:37
Será que de Tracker da pra passar em um rio desses?? :putz:

:pensativo:

Grande abraço

machmar
02/04/2009, 16:58
Alguem sabe dizer se o diferencial, caixa etc.. do vitara ja estao preparados para colocar em agua ou deve-se fazer algum ajuste (suspiro????)

Abraços

Marcelo

Tio Eddie
16/05/2009, 21:50
Ressucitando o tópico,

Olha com o que eu achei no youtube....:mrgreen:

YouTube - Clube do Jeep Só Porva

Abraços

Remo
27/08/2009, 15:31
Amigos, sou novato quando se fala em 4 x 4 tenho um Troller 2004 que por sinal e um 4 x 4 muito forte, mais não gosto de passar em rios, pois ja escutei boatos que o choque térmico do motor quente com a água pode danificar o motor.

Isso tem fundamento ? :???:

Joao Baeta
29/08/2009, 00:39
:arrow:Alex...
Melhor colocar snokel!!:concordo:


Será que de Tracker da pra passar em um rio desses?? :putz:

:pensativo:

Grande abraço

Rangel4x4
30/08/2009, 20:43
Tio Eddie,
Esses caras realmente mostraram como é ki não se deve atravessar um Rio.
Hahahahahauauauauauau....

Sergioporto
30/08/2009, 23:59
Cara, é o seguinte, quando não tem mais jeito tem que meter marcha mesmo... o ideal é que vc tenha um guincho e esteja viajando acompanhado de outra viatura.

[]'s
Certo, sempre ir p/ trilha c/ outras viaturas, mas se teu guincho for mecanica tá na rolha pois ele depende da embreagem.Quando comprei minha Toy aconteceu de eu ficar parado no meio dágua sem embreagem, podia colocar todas marchas sem pisar no pedal que nem mexia!Solucionei este problema substituindo o revestimento do disco p/ material que nao recordo nome agora, hoje paro hora que quiser e nao tenho mais problemas de deslizamento de embreagem p/ questao de água.

Lothar
04/09/2009, 20:07
Aqui está outra técnica que não deve ser repetida.

YouTube - Troller Submarino São Luis

Lothar
04/09/2009, 20:26
Este aqui é doido de pedra, mas sabe conduzir. Me desculpem, mas o carro mandou bem.
YouTube - Off Road adventures in Cambodian Jungles

Léo_Babiski
10/09/2009, 10:43
O tópico está muito grande, não sei se alguém postou essa travessia, deram sorte:

YouTube - Overland 3/9 - Fuoristrada e impantanamenti in Africa. Parte Uno

Rangel4x4
20/09/2009, 03:33
Caraca!
Esse caminhão é um montro!
Muito maneiro ese vídeo...

VictorMedeirosRN
24/09/2009, 20:29
Que video impressionante esse do caminhão.
o troço é pesadão, tem que ser muita água pra arrastar ele.
pobre da mit, saiu que nem papel boiando.

marcioth81
20/10/2009, 00:55
Já viram esse?

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=7o7dlxdkuIA"]YouTube - Troller nadando

Cada doido...[/URL]

WFPIMENTEL
20/10/2009, 11:31
Pessoal aqui vai a minha pequena contribuição para o tópico...

YouTube - Jeep Trilha Toyota Bandeirantes submarino Pantanal

YouTube - Iruya SW4 al horno

VictorMedeirosRN
22/10/2009, 00:10
A da bandeirante eh impressionante.
kkkkkkkkkkk
eu vi um parecido esses dias,so que era um Samurai, se eu achar o link, posto aqui.

Snoop
24/01/2010, 17:56
Aqui mais videos...

http://www.youtube.com/watch?v=PwDMjbnlZKI

http://www.youtube.com/watch?v=LZ4_-4-_EyI

http://www.youtube.com/watch?v=cQkp6euFZFQ

[]s

JEFFCATUNDA
24/01/2010, 19:19
Assinando o topico...muito interessante.

Snoop
27/01/2010, 14:54
Certo, sempre ir p/ trilha c/ outras viaturas, mas se teu guincho for mecanica tá na rolha pois ele depende da embreagem.Quando comprei minha Toy aconteceu de eu ficar parado no meio dágua sem embreagem, podia colocar todas marchas sem pisar no pedal que nem mexia!Solucionei este problema substituindo o revestimento do disco p/ material que nao recordo nome agora, hoje paro hora que quiser e nao tenho mais problemas de deslizamento de embreagem p/ questao de água.

Sergio, Isso é o pulo do gato!!!

...Solucionei este problema substituindo o revestimento do disco p/ material que nao recordo nome agora...fala mais disso!!! Que material é esse e como fez para colocar. Da pra willys ou F-75?
[]s

Ricardo Passoni
27/01/2010, 20:32
Tenta lembrar este material que vai ser muito bom !
Abraços

Snoop
27/01/2010, 22:28
Tenta lembrar este material que vai ser muito bom !
Abraços

Isso ai Ricardo.
Observem, se "vedarmos" a embreagem e vedarmos o distribuidor, mais da metade dos problemas estao resolvidos...

Isso é fato!

[]s

hugofilho
31/01/2010, 08:15
Minha contribuição...

Para ilustrar o que foi falado no começo do tópico... da para ver que o nível da água fica bem baixo na parte traseira do carro, então imagino que andado de ré o nível da água ficaria bem baixo na parte dianteira....

http://www.youtube.com/watch?v=Stm6kyXmmsw