PDA

Ver Versão Completa : Trocando o óleo

cmte_carvalho
08/01/2007, 17:12
E aí pessoal;

Já estou com o Thunderbolt desde Abril de 2006 mas ainda não troquei o óleo do motor. Como o prazo de troca costuma ser de 10.000 km rodados ou 6 meses, já está mais do que na hora de efetuar essa troca (ao menos em termos de meses porque sem dúvida não rodei nem 5.000 km com ele!).

O grande problema é que não tenho contato com o dono anterior do veículo para poder saber qual tipo/marca de óleo que ele usou, assim como quando ele fez a última troca... O óleo que mais me interessou é o Castrol GTX Special 20W50 (já verifiquei ser compatível com o GM250).

Então, como devo proceder? É só "arriar" todo o óleo remanescente, trocar o filtro e colocar o óleo novo? A propósito, vocês fazem alguma idéia de quanto deverá ser esse serviço?

Também quero obter maiores detalhes sobre o óleo de diferencial e de câmbio: é possível checar o nível dos mesmos em casa? Se sim, como proceder?

Grande abraço e até!

Santoro
08/01/2007, 17:26
Entao , vamos la . tb estou pra trocar meu oleo , rs , ja esta passando dos 15 mil essa semana vou fazer isso . pq de meses tem so 4 e pouco hehehe , uso oleo 20w50 tb tenho quse certeza , no trabalho q tenho o oleo , n sei desse castrol especial , n conheço , e bom vc trocar o filtro tb , quanto se gasta ? depende , uns 15 reais , 10 reais se vc ja tiver o oleo e o filtro ta e bom tamanho . os oleos de caixa e diferencial vc pode olhar em casa e ate msm troca-los e facil , da caixa e so vc tirar o bujao e olhar se quando vc estiver tirando e ele começar a vazar e pq esta cheio , se vc tirar e meter o dedao la dentro(Ops) e n sentir oleo e pq n tem hehehe . dos diferenciais a msm coisa , mas fique atento pra ver se n tem agua nos oleos nem nada .

cmte_carvalho
08/01/2007, 17:35
Valeu Santoro, mas eu queria mesmo ter uma estimativa de preço completa, digo, eu não possuo nem o óleo e nem o filtro...

Quanto ao câmbio e aos diferenciais, há como verificar o nível/qualidade dos óleos sem necessariamente removê-los dos seus depósitos? Resumindo, há algo semelhante ao sistema de verificação do óleo do motor (através de uma vareta)..?

Este é o link para informações sobre o Castrol GTX Special: http://www.castrol.com/castrol/productdetail.do?categoryId=82916108&contentId=6500999

Até!

Santoro
08/01/2007, 17:39
n n tem como medir igual o motor carvalho , so no olhometro msm . eh a unica maneira . ou quando parar de vazar na sua caixa heheheh . brincadeira , n tem como , so tirando a tampa e olhando .

cmte_carvalho
08/01/2007, 17:46
Você quer dizer: tirar o bujão e deixar o óleo escorrer para, então, medir sua quantidade e averiguar sua qualidade... É isso?

E você faz idéia do quanto de óleo é necessário?

Santoro
08/01/2007, 18:01
isso msm , quando vc esta desenroscando o bujao e começar a escorrer oleo , ta no nivel , vc pode tirar o bujao fora e ver como esta o oleo , se estiver com espuma meio amarelado etc ta com agua . no difrencial acho q eh 1 litro e meio ou menos . no manuel de manutenção tem da uma olhada la . n sei agora ao certo .

cmte_carvalho
08/01/2007, 18:22
Beleza Santoro, muito obrigado pela sua paciência! :)

Nunca fiz este serviço antes mas desejo aprender como fazer para economizar e não ficar dependendo de mecânicos/"mexânicos", até porque parece ser algo muito simples de ser feito...

No momento eu tenho mais uma perguntinha: vale à pena dar uma geral interna no motor? Me refiro à dar aquela limpeza nos dutos, válvulas, remover óleo e/ou graxa graxa antigos, etc... Aliás, falando em "valer à pena", quanto vale ($$$) o tal serviço em média?

Até!

Kim
08/01/2007, 19:00
Caro cmte_carvalho!

Bem, não deixer de ler o tópico e, venho pitecar.

Se é a primeira troca de óleo que você procede, então troque o filtro também, pois possivelmente, como o dono anterior estava para vender, provavelmente ele não o fazia.

De posse de uma 19mm, retire o bujão que esvazia o óleo, com uma vazília de 5 litro para colher todo o mesmo.

O óleo que quer usar é compativel, sem problema.
O que uso em meus veículos é o ESSO ULTRA, 15W50 synthetic blend. No meu gol 1.0 16V, trocava com 20.000km, juntamente com o filtro, no Engesa troco a cada 10.000, sendo uma troca com o filtro (todos) e outra sem.

Troque o oléo de preferencia com o motor frio, que esteve em repouso para não fazer muita sujeira com o filtro.

Para trocar o filtro, necessitará de uma chave "cinta" para "abraçar" o filtro.

Como está trocando a qualidade do óleo, na próxima troca, troque o filtro novamente, pois este óleo é melhor e, limpara o motor por dentro, ocasionando a saturação prematura do filtro.

Serão necessário 5 litros de óleo se não me engano.

Por enquanto é só.

Abraços e boa sorte na sua empreitada.

Kim.

Sergio Rocha
08/01/2007, 19:52
Só uma informação.Troque o oleo com o motor quente.
Mas um conselho, pelo que pude observar pelos seus comentários o seu conhecimento do assunto é bem pequeno, então aconselho que leve seu jeep num bom "posto de gasolina" mande trocar o oleo e o filtro e observe como se faz.Na próxima vez faça vc mesmo.Vc não vai economizar nada se fizer em casa.
Quanto ao oleo dos diferenciais, da caixa de marchas e da caixa de redução, leia o manual do jeep e tb mande fazer num "posto", acompanhando a execução do serviço.
Se vc anda na cidade troque o oleo do motor e o filtro a cada 5.000km, se faz trilha reduza pra metade.O resto a cada 10.000.
Seu motor foi projetado para usar oleo mineral.Oleo sintetico é perda de R$, em motores antigos.
[]´espero ter ajudado.
[]´

GBarros
05/05/2007, 17:28
Que tipo de óleo e qual marca devo usar para uma melhor vida util nos meus diferenciais? :pensativo: Valeu!:concordo:

leopoldo
05/05/2007, 19:41
desde que vc use oleo hipoide (o chamado EP), e não deixe entrar água ou secar o óleo por vazamento, qualquer óleo de marca reconhecida vale.

SE o seu diferencial for blocado (de discos de frição e suas variantes), tem de usar o Texaco 3450, no mínimo.

Tristão
18/05/2007, 20:12
:oops: Sou novo no negócio , adquiri um willys 64 original motor bf 161(6cc),e não SEI NADA. O filtro fica mergulhado em um copo. Alguém poderia me ajudar com o seguinte?
- O lubrax SJ 20-50w é recomendado?
- Qual óleo devo usar nos diferênciais , qual a viscosidade?
- Um mecânico me recomendou colocar alguns litros de "diesel":shock: no motor e deixa-lo ligado por uns 02 minutos antes da primeira troca de óleo,isso é correto?
Obrigado pela força.

Kim
18/05/2007, 22:16
Caro Tristão!!

Se o óleo diesel for para limpar o motor internamente, não use!!!

Use querosene, pois o diesel tem enxofre, que é altamente corrosivo.

Ante de colocor o óleo que citou, ande um pouco com sua viatura, observe se não está queimando óleo, pois se estiver, terá que colocar um óleo um pouco mais grosso para não queimar facilmente.

EU, recomendaria o uso de Bardhal B12. Com esse procedimento, não haveria a necessidade de "lavar" o motor por dentro.

Proceda a troca de óleo, com o filtro, coloque o B12, rode a quilometragem especificada para o óleo, e o troque novamente, juntamente com o filtro, pois o B12 limpará o motor, saturando o filtro.

Essas são as minhas recomendações.

Abraços.

Kim.

Tristão
19/05/2007, 11:35
Obrigado Kim!!!E depois nas próximas trocas eu sempre continuo a usar o B12 ?

Kim
19/05/2007, 18:25
tristão!

Na minah opinião, continuaria!

Pode ter certeza que o motor durará vários km a mais.

No Brancão, uso desde de que comprei, troquei o motor e, a primeira coisa que fiz foi trocar o óleo e colocar o B12.

Não sou vendedor de B12 (hoje em dia), mais cresci dentro de um posto de gasilina do interior, onde vendia a linha toda deste produto, dentre outros.

O que posso te afirmar é que o mnegócio funciona, tanto que esta semana troquei a relação traseira e, ao invés de colocar molykote, coloquei uma graxa grafita da Bardhal para homocináticas, junto com o GL 90 (óleo do diferencial), sendo que uso bloqueio Macrotorque.

Fica muito bom mesmo, só não pode em dif. com discos (75%).

Bem, tudo isso é a minha opinião, de que usa o produto a mais de duas décadas.

Abraços.

Kim.

André-4WD
19/05/2007, 19:18
Salve...
Aí vai meus 0,01 centavos de experiência com trocador de óleo, em casa.
faço porque gosto de fuçar mas se pensar bem vale a pena trocar no posto q depois nao fica aquele problema do descarte do óleo usado.

Verificar óleo dos diferenciais (e completar) sempre faço no posto, pq em casa nao deu jeito que fazer algum esquema que consiga colocar óleo de baixo para cima, como tem a aquela bomba no posto. Aproveito que ta na rampa e ja faço uma inspeção por baixo.

Óleo do motor e filtro troco em casa. O GM250 é a chave 19mm como o Kim falou e deixa drenando. Motor quente é melhor pq escorre mais o óleo (até nao sei se teria algum outro motivo para ser recomendando a troca com motor quente).!!!

O filtro tem uma cinta propria. A minha é aquela que tem uma correia como de bicicleta,nao gosto, prefiro a outra que parece mais como aquelas braçadeiras sem fim. No filtro tem que ter mais cuidado,pois tem que passar óleo na borracha de vedação, perto da rosca (oppsss...) do filtro. Ao apertar, qdo o filtro encostar na base do motor, dar mais 3/4 de volta.

Depois que colocar o óleo (nem todo óleo de uma vez), ligo, vejo se a luz do óleo desliga, se nao tem vazamentos ao redor do filtro e no parafuso no carter e completo.

Custo: de óleo vai 6 litros no GM250 com a troca de filtro também. Sempre troco óleo e filtro junto. O filtro do GM250, marca FRAM, ref. PH13 custou R$ 18,00. Litro do LUBRAZ SJ R$ 6,95 num atacado. No posto eles chegam a cobrar R$ 13 pelo mesmo óleo.

abraços
andre

André-4WD
19/05/2007, 19:19
Esqueci de falar que para descartar o óleo usado coloco ele nas embalagens do óleo recem colocado e levo na oficina do meu irmao, que tem um reservatorio e coleta de óleo usado.
sds
andre

Sergio Rocha
19/05/2007, 20:19
Salve...

Verificar óleo dos diferenciais (e completar) sempre faço no posto, pq em casa nao deu jeito que fazer algum esquema que consiga colocar óleo de baixo para cima, como tem a aquela bomba no posto. Aproveito que ta na rampa e ja faço uma inspeção por baixo.

andre

Moleza.Vc tem 2 opções.Uma é conseguir revogar a lei da gravidade.:mrgreen:A outra, mais fácil é o seguinte. Pegue uma garrafa de pet de 2 litros, corte o fundo e adapte uma mangueira de 1,50 mts na boca, da garrafa é claro.
Pronto, introduza (cuidado) a ponta da mangueira no bocal de enchimento do diferencial e eleve a garrafa na altura máxima que puder.No dif dianteiro, a garrafa deve chegar no meio da grade.No dif tras. a garrafa deve chegar no meio da tampa traseira.

[]':concordo:

Kim
19/05/2007, 20:52
Os pessoal!!!!

Bem, o resíduo que sobra, eu embalo nos frascos que sobram, para levar ao sítio e assim usar na motoserra, aí eu não preciso comprar!!!

Eu troco da minha Eco e do Jipe, pois já tenho uma bagagem sobre o assunto.

Quando troco o filtro, coloco no Jipe um litro a mais do que o normal (filtro vazio). O procedimento é o seguinte: Coloco 5 litros e observo a vareta, se estiver no nivel, coloco mais um litro, assim quando gira o motor, enche o filtro e abaixa o nível. Se pega na primeira, deixo na lenta e vou verificar o filtro se não está vazando.

Para completar os diferenciais, primeiro fui na Câmara de Vereadores!

Não quiseram revogar a Lei da Gravidade, pode?!!!!!!!!

Então, de posse de uma garrafa pet de refri, fiz um buraco na tampa onde passa uma mangueira de chuveiro bem apertada, essa, vai até próximo ao fundo da garrafa, sobrando uns 40cm pelo lado de fora;
Então coloco a ponta onde quero completar (dif. viu!) e aperto a garrafa com a mão, com a pressão o óleo sobe e sem vazar podendo retroceder no caso de encher.

Quanto à marca do filtro, tirando o original da fábrica do motor, use o FRAN (muitas veses é quem fabrica para a montadora, trocando somente o emblema externo). Para saber se é original, procure um "F" perto de onde rosqueia no motor, na quela parte metálica.

abraços.

Kim.

cmte_carvalho
05/08/2007, 16:20
E a TecFil? É boa também?

http://www.tecfil.com.br/

Jorge Dias Martins
05/08/2007, 22:56
Amigos,
gosto muito do AP 2000, tenho uma Royale 95 e uma Quantum 2001, quando ainda estava ha pouco tempo com a Royale ela comecou a fazer um barulho estranho no motor, ainda era nova 40000 km, foi ao mecanico e ele disse que era tucho e mandou trocar o oleo, foi ao postoi de troca e fiz isto. Apos a troca e ter sido recomendado a colocacao de um semi-sintetico, o carro foi baixado e ao ligar o barulho era o mesmo, e o oleo antigo tinha cerca de 6000 km. Indicaram entao um outro mecanico, procurei ele que falou que tinha que abrir o motor e tal. Sai dali e voltei ao meu mecanico, chegando la disse que tinha trocado o oleo e o barulho continuava. Ele perguntou onde tinha trocado o oleo, ao informar disse que era muito perto, que eu pegasse o carro e fosse para o trabalho, sem o barulho continuasse que o procurasse. Ao andar mais uns 2 km o barulho sumiu e com mais 10.000 km rodados nao fazia mais barulho. So uso em todos os veiculos, inclusive moto, oleo de base sintetica como dito pelo amigo acima, compensa o preco, nao uso o sitentico puro pois ai o preco ja e muito maior, permite rodar 20000km mas nao acho que valha a pena. Uso ha mais de 10 anos e hoje o que uso e da BR Distribuidora, mas os outros tambem certamente sao bons. Sergio desculpe discordar mas o principal do oleo e criar uma pelicula entre as pecas moveis reduzindo o atrito, e nisto os motores sao iguais, claro que em um esportivo importado o giro sera mais alto e ai o oleo tem que ser mesmo o sintetico puro.
E tambem interessante tentar acostumar a perceber o estado do oleo pela viscosidade usando ferramentas que todos temos, os dedos, dependendo do uso do veiculo o oleo pode durar mais ou menos.

Quanto ao oleo da caixa e diferencial em geral nao troca-se a menos que faca algum servico na peca, ou haja o risco de ter sido contaminado comagua/lama atraves dos respiros. O nivel e o proprio bujao, coloque o veiculo em um chao nivelado, limpe bem o local do bujao e o retire. Coloque o dedo no buraco e tente encontrar o "ponto... digo perceber se esta abaixo do nivel do buraco e examinar com os dedos, se estiver voce tera que completar com uma almotolia, ferramenta propria para trabalhar com oleo e ha em diversos tamanhos ou improvisar com um pequena mangueira e funil que causa risco de contaminar o oleo caindo barro no funil. Nao preocupe-se se sair um pouco, o nivel e sempre o buraco e voce pode recolocar calmamente o bujao.

Jorge Dias Martins
05/08/2007, 23:11
Amigos,
o oleo do motor deve ser baixado sempre quente porque fica mais fino e escorre melhor deixando menos oleo nas pecas internas, quando em casa acabar uma lata de azeite pegue por cima com pano grosso e esquente um pouco o fundo da lata, as vez sai mais quase uma colher de sopa de azeite. O nivel do oleo em todos os veiculos de ser medido com ele se nao frio pelo menos desligado e dado tempo para escorrer para o carter. Muito oleo forma bolhas com ar e pode prejudicar mais que pouco oleo.

abracos,
Jorge

Lama
05/08/2007, 23:32
Bom... seguinte! Tenho uma Rural com BF-161 e troquei o óleo dela a três semanas. Como percebi que o óleo dela estava meio grosso e com um pouco de borra, antes de trocar o óleo coloquei um produto específico para limpar o motor. Segundo o fabricante do produto, tem que colocar o produto no motor com ele ainda frio, ligar o motor, deixar esquentar e depois disso esperar mais 15 minutos. Ai desligue o motor e troque o óleo e filtro.

Fiz exatamente como dizia na embalagem, trocando óleo e filtro.

Ontem (04/08/07) fui dar uma olhada geral na Aleluia e, ao verifacar o nível do óleo, veio uma espuma branca junto da varata (o motor estava quente). Verifiquei umas 5 ou 6 vezes mais e em todas elas veio espuma. Alguém sabe por que está fazendo espuma branca? Devo trocar o óleo denovo?

Obs.: O óleo estava no meio do nível normal e uso SJ 15w50 (petrobras)

Lama
06/08/2007, 19:37
Esqueci de postar o seguinte também. Após o motor estar quente e em funcionamento por algum tempo, desliguie para ver o nível do óleo e, ao abrir o capô da Rural, notei que estava saindo fumaça do respiro da tampa de válvulas. Ai fui verificar o óleo e notei a espuma.

Meu pai acha que pode ser água no óleo, como algum vazamento do sistema de refrigaração para dentro do motor. Como deixo a Rural no estacionamento e não dá tempo de chegar lá antes deles fecharem e não fico com a chave do portão, não tive tempo de ver se a água do radiador está baixando, o que seria um indício! Alguma dica pessoal?

Jorge Dias Martins
06/08/2007, 20:10
Lama,

para "limpar" o motor na troca do oleo ja vi diversas formulas, eu mesmo quando ainda jovem cheguei a usar disel uma vez, nao e correto. Quando o motor esta quente e voce baixa o oleo o que fica do oleo velho nao e muito. O produto que voce usou pode ter deixado residuos que provocaram o problema, o que seu pai disse tem sentido, com agua o oleo apresenta caracteristicas semelhantes ao descrito por voce. Agora penso que voce talvez deva trocar novamente o oleo para ver se desaparece o problema antes de pensar em mecanica no motor, o problema apareceu depois da troca de oleo quando usou o tal produto.

abracos,
Jorge