Ver Versão Completa : Ignição Eletrônica
Marcelo Fialho
08/01/2007, 09:03
Camaradas,
No último sábado fiz a instalação do GNV no meu Niva. Porém, por causa do platinado, o bicho não desenvolve. A solução, de acordo com os instaladores é a troca para a Ignição Eletrônica.
Vi no site Trilha 4x4 um sistema de ignição adaptada dos antigos VW. Alguém usa este tipo de adaptação? Vale a pena?
Vou começar a caminhada atrás da bendita e não sei se é melhor desencanar e ir direto à ignição dos Niva mais atuais.
Abaixo segue foto do folheto explicativo.
Obrigado
alexandre roveri
08/01/2007, 10:08
Vc tem alguma afinidade com eletronica?
Mesmo não tendo imprime o material e leva numa case de eletronica que os caras fazem pra vc por no maximo uns 30 ou 40 conto !
acessa o site - www.planetabuggy.com.br - procura o link eletronica ou eletrica tem todo um esquema pra construção de uma ignição "transistorisada" que usa o distribuidor original apenas como sensr de posição !
:dance: :dance:
Gustavo Niva
08/01/2007, 10:25
Mas esse tipo aí serve pra colocar o variador de avanço? Pois, que eu saiba é o variador que vai fazer o carro desenvolver direito...
Além disso, se você roda bem mais no GNV que na gasolina, põe no ponto pro gnv... o meu tá assim, e, não é perfeito mas já melhora pra kct.
RenatoMachado
18/01/2007, 22:44
Consegui um distribuidor com sensor hall da volks, mas o sensor hall eu não vou ter o avanço pois ele pega essas informações da injeção eletronica e os volks carburados no distribuidor tem uma pessinha do lado de fora que eu ligo o vacuo do carburador nele para obter o avanço quando sobe a rotação do motor.
Mas o original platinado não tem avanço, então sera que daria certo colocar o distribuidor com sensor hall?
Oque achão???
leomichetti
18/01/2007, 23:15
Amigos,
Não estou conseguindo abrir um tópico, parece que meu login está suspenso pra isso, embora eu me autentique e consiga responder aos tópicos.
Estou com um problema no meu NIVA e não tenho como abrir o tópico. Sobre a ignição eu acho que tenho ainda o esquema da minha...vou procurar nas minhas tralhas e scanniar pra vc ver.
E o meu problema aproveitando o espaço é que o velocimetro parou...mas o conta gira tá normal...são doi cabos? onde fica o do velocimetro....?pois pode ter só soltado. Já viram que não entendo mesmo.
O cabo do passat antigo serve mas precisa de uma adaptação junto ao painel...o que tem que ser feito, caso eu precise trocar ? Alguém sabe mais ou menos o valor na pior da hipoteses ???
Obrigado e desculpe usar o espaço aí...
Albertosiano
19/01/2007, 09:46
leomichetti,
O caso do velocimetro não estar funcionando pode ser dois motivos:
O cabo pode estar danificado ou ter escapado nas pontas, uma no painel e outra em baixo do carro próximo do câmbio. Ele é conectado com uma rosca, no meu caso era uma espécie de baquelite que quebrou, ficou torto e portanto fica falhando ( isso próximo do câmbio ).
Ainda não arrumei, ficou uma gambiarra, nas lojas de velocimetros fazem o cabo sobre medida, segundo fiquei sabendo não é tão caro.
Vala a pena cotar os custos e transtorno de colocar o do passat.
Boa Sorte
Manda os esquemas da ignição, estou estudando como melhorar o consumo e rendimento do Nivão.
Marcelo Fialho
20/01/2007, 01:03
Gustavo,
Como funciona esse ponto para GNV. Mesmo depois de ter colocado a ignição eletrônica, não vi muita melhora nem na gasolina, nem no GNV.
Há alguma formulinha mágica para melhorar o desempenho? Como anda o seu no GNV?
Valeu
Hervé Roberto
22/01/2007, 12:38
O meu ficou bem diferente depois da ig. eletronica, mas me parece que já perdeu o ponto certo pois agora ele tem andado igual a antes da mudança.
Gustavo Niva
22/01/2007, 13:11
Marcelo,
o ponto da ignição pra gasolina e GNV são diferentes... não me lembro quantos graus pra cada um, mas que eu me lembre é mais pro gnv que pra gasolina...
O variador de avanço faz exatamente isso... altera o ponto quando está na gasolina e no gnv, pra melhorar a performance... o carro vai rodar na boa se estiver num ponto meio termo, mas fica melhor se estiver no ponto certo...
O Sérgio Raposo, da motorspice, tá vendendo um sistema que parece ser útil pra isso (tem um tópico dele aqui na area do niva sobre isso), como estou no platinado ainda, vou testar esse sistema dele...
GARCIA/SP
22/01/2007, 18:08
Amigos,
Não estou conseguindo abrir um tópico, parece que meu login está suspenso pra isso, embora eu me autentique e consiga responder aos tópicos.
Estou com um problema no meu NIVA e não tenho como abrir o tópico. Sobre a ignição eu acho que tenho ainda o esquema da minha...vou procurar nas minhas tralhas e scanniar pra vc ver.
E o meu problema aproveitando o espaço é que o velocimetro parou...mas o conta gira tá normal...são doi cabos? onde fica o do velocimetro....?pois pode ter só soltado. Já viram que não entendo mesmo.
O cabo do passat antigo serve mas precisa de uma adaptação junto ao painel...o que tem que ser feito, caso eu precise trocar ? Alguém sabe mais ou menos o valor na pior da hipoteses ???
Obrigado e desculpe usar o espaço aí...
leomichetti,
Vc tá vendendo a viatura? Vi um anúncio seu no Rolo...
Marcelo,
Um motor projetado para usar gasolina não está otimizado para usar GNV, no mínimo devido à taxa de compressão ser mais baixa do que permitiria este combustível gasoso. Sem as devidas compensações, o motor fica fraco mesmo e aproveita menos o GNV do que poderia, isto é, roda-se menos km por m3.
Uma solução prática que compensa uma boa parte desta perda é o aumento do avanço inicial. Vê-se carros convertidos para GNV usando este avanço inicial lá pelos 15, 20 graus, às vezes mais. Só que com este avanço todo o motor bateria pino quando passasse a usar gasolina, principalmente em rotações baixas e borboleta do carburador mais aberta, além de uma dificuldade extra para o motor de arranque partir (gasolina), aquecimento do motor e outros efeitos indesejáveis.
Como, provavelmente, você pretende que teu carro seja bi-combustível, a única forma é usar um 'variador de avanço', como é conhecido um aparelho eletrônico que adianta a ignição X graus quando o GNV é selecionado, como se você tivesse girado o corpo do distribuidor no sentido horário (imagino que no Niva também seja assim) e aumentado o avanço inicial.
Crendo que você tenha colocado um sistema aspirado de GNV, este aparato adiciona uma limitador extra: o mesclador. Esta peça, que lembra um difusor de carburador, serve para melhor misturar o GNV ao ar admitido. O efeito colateral é que ele oferece uma dificuldade adicional para o ar passar, limitando a performance do motor. Com carga baixa talvez você não venha a notar isso, mas em regime mais forte isso ficará mais notável. Seria mais ou menos algo equivalente ao pedal do acelerador não poder ir até o fim devido à colocação de um batente.
O uso de platinado, além das chateações já conhecidas relativas à manutenção, tende a limitar a rotação do motor por causa de um efeito comumente chamado de 'flutuação', devido à incapacidade do mecanismo do platinado acompanhar as partes de menor raio do perímetro do came da árvore do distribuidor quando em grande rotação. A partir de certo giro do motor, conforme aquele aumenta, a bobina vai sendo 'carregada' por menos tempo. Trocando em miúdos, a centelha vai enfraquecendo e a queima vai sendo prejudicada, levando o motor a perder força.
Além disso, as bobinas usadas em sistema com platinado são de potência mais baixa para que este 'sofra menos' do ponto de vista elétrico.
Resumindo:
* variador de avanço irá permitir a flexibilidade de combustíveis com menos perda.
* ignição eletrônica irá melhorar o desempenho em alta, isto é, naquela faixa de rotação e carga em que o sistema simples com platinado iria prejudicar a queima.
* uso de bobina mais moderna (e mais "forte") melhorará o comportamento geral, mas isso não significa transformar um patinete em Ferrari. Recomendável certificar que os componentes elétricos (fusível, fios do circuito de baixa tensão, cabos de vela...) sejam adequados à nova condição.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Sérgio Raposo
Muito boa esta aula.:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
friedmann
23/01/2007, 07:46
Grande aula Raposo!! tirou dúvidas minhas que eu nem sabia que tinha!
por isso esse é o melhor forum do Brasil!
RenatoMachado
23/01/2007, 21:16
Raposo, então se eu der uma plainada no cabeçote eu ia melhora o desempenho dele??
nem precisa ser em velocidade mas sim em torque??
Marcelo Fialho
23/01/2007, 21:30
Gustavo, valeu pela dica.
Raposo, obrigado pela detalhamento da explicação.
Minha dúvida agora é a questão do variador de avanço. Há algum modelo para carro carburado. Tem um no Ka da minha namorada, mas é injetado. Acabo de colocar a Ignição Eletrônica no Niva (um modelo que usa o próprio platinado como sensor e que ainda não está regulado o ponto). Com a instalação dessa ignição seria possível usar o variador de avanço?
Valeu!
Vivendo e aprendendo a vida e assim .
obrigado Sergio.Valeo
Resposta para Renato Marchado e Marcelo Fialho:
Renato,
rebaixar o cabeçote é a forma mais simples de elevar a taxa de compressão. Não sou engenheiro mecânico nem tenho a prática de oficina, portanto não poderei te dizer 'quantos milímetros' (como se costuma dizer) terão que ser retirados do teu cabeçote para atingir o máximo de eficiência. Esse máxima axa de compressão depende do combustível e das características dos componentes da câmara. Se não me engano, a taxa ideal para GNV seria 16:1 ou 17:1 e, se não me engano também, alguém já disse que os motores normais para gasolina não suportariam tal taxa. A curva de ignição teria que ser alterada por causa do novo combustível, da nova taxa e da mudança da dinâmica do processo. Consultem um engenheiro mecânico.
Marcelo,
Existe um tipo de variador de avanço que é instalado antes da bobina e, portanto, serve para motor carburado ou injetado. Me refiro àqueles projetados para comandar bobina com 'baixa impedância' na entrada, em outras palavras, as que não possuem um módulo de potência interno. Como se reconhece uma bobina dessa, sem usar um ohmmímetro? Geralmente tem 3 terminais de entrada e apenas 1 saída de alta tensão.
Já que você tocou no assunto, vou aproveitar para fazer um convite: desenvolvi um sistema de ignição que torna o motor imune à água, no que se refere à ignição, uma espécie de 'distribuidor eletrônico', como estão sendo usados nos carros mais modernos que não usam distribuidor. Ele utiliza bobinas modernas que entregam uma tensão elevada e ainda possui a função de 'variador de avanço' e permite adiantar a ignição até 20 graus quando usando gás. Este produto está na fase de testes e daqui há cerca de 1 mês pessoas de fora de Niterói (RJ) poderão participar. Ele foi desenvolvido primariamente para jipeiros que fazem trilhas radicais (rios, alagados, indoor... tudo que envolva banhos no motor!) mas, obviamente, serve para os jipeiros light e não jipeiros. Basta que o motor tenha distribuidor.
Abraço!
Sérgio
Resposta para Renato Marchado e Marcelo Fialho:
Renato,
rebaixar o cabeçote é a forma mais simples de elevar a taxa de compressão. Não sou engenheiro mecânico nem tenho a prática de oficina, portanto não poderei te dizer 'quantos milímetros' (como se costuma dizer) terão que ser retirados do teu cabeçote para atingir o máximo de eficiência. Esse máxima axa de compressão depende do combustível e das características dos componentes da câmara. Se não me engano, a taxa ideal para GNV seria 16:1 ou 17:1 e, se não me engano também, alguém já disse que os motores normais para gasolina não suportariam tal taxa. A curva de ignição teria que ser alterada por causa do novo combustível, da nova taxa e da mudança da dinâmica do processo. Consultem um engenheiro mecânico.
Marcelo,
Existe um tipo de variador de avanço que é instalado antes da bobina e, portanto, serve para motor carburado ou injetado. Me refiro àqueles projetados para comandar bobina com 'baixa impedância' na entrada, em outras palavras, as que não possuem um módulo de potência interno. Como se reconhece uma bobina dessa, sem usar um ohmmímetro? Geralmente tem 3 terminais de entrada e apenas 1 saída de alta tensão.
Já que você tocou no assunto, vou aproveitar para fazer um convite : desenvolvi um sistema de ignição que torna o motor imune à água, no que se refere à ignição, uma espécie de 'distribuidor eletrônico', como estão sendo usados nos carros mais modernos que não usam distribuidor. Ele utiliza bobinas modernas que entregam uma tensão elevada e ainda possui a função de 'variador de avanço' e permite adiantar a ignição até 20 graus quando usando gás. Este produto está na fase de testes e daqui há cerca de 1 mês pessoas de fora de Niterói (RJ) poderão participar. Ele foi desenvolvido primariamente para jipeiros que fazem trilhas radicais (rios, alagados, indoor... tudo que envolva banhos no motor!) mas, obviamente, serve para os jipeiros light e não jipeiros. Basta que o motor tenha distribuidor.
Abraço!
Sérgio
Marcelo,
Você é da Vila Formosa, não é? Onde está levando sua viatura para regular o GNV? Levo a minha no Bruno Gás, na Av. Taubaté, te indico eles, são muito bons nisso, procura o Anderson e pede para ele olhar, se for só regulagem nem vai cobrar nada, também pode te dar dicas sobre o variador e ignição.
O meu não tem variador e acho que não precisa.
Abraços,
Denis