Ver Versão Completa : Ajuda com dobradora de canos
Nilsinho
07/01/2007, 19:20
All,
Desculpem minha ignorancia, mas quero comprar uma dobradora para fazer a minha gaiola e achei uma que me atende as necessidades, mas tenho uma dúvida:
Ela só dobra canos galvanizados, esses tubos podem ser usados para a gaiola ?
pretendo usar tubos de 2" com parede 3mm
[]´s
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-51799874-_JM
Amostardeiro
07/01/2007, 21:26
All,
Desculpem minha ignorancia, mas quero comprar uma dobradora para fazer a minha gaiola e achei uma que me atende as necessidades, mas tenho uma dúvida:
[]´s
Nilsinho
Não tem problema nenhum dobrar um tubo que não seja galvanizado, pode usar o tubo mecânico com as mesmas medidas.
O galvanizado é ruim para pintar, a tinta não pega muito bem e descasca com certa facilidade.
Abraço
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
07/01/2007, 21:38
All,
[]´s
Nilsinho, como parece que você nunca usou uma dobradora dessas... lembre-se de que:
1- Tem tendência a amassar um pouco as curvas;
2- sempre cresce um diâmetro;
Faça um teste com um pedaço de cano antes de partir para a gaiola. Desenhe um gabarito no chão (por exemplo) com as medidas exatas. Marque no cano uns traços com as medidas, faça uma curva e compare. Precisa muita prática e geralmente se estraga muito material até pegar o jeito.
E o mais importante!... As SOLDAS!
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
07/01/2007, 21:47
Nilsinho, como parece que você nunca usou uma dobradora dessas... lembre-se de que:
1- Tem tendência a amassar um pouco as curvas;
2- sempre cresce um diâmetro;
Faça um teste com um pedaço de cano antes de partir para a gaiola. Desenhe um gabarito no chão (por exemplo) com as medidas exatas. Marque no cano uns traços com as medidas, faça uma curva e compare. Precisa muita prática e geralmente se estraga muito material até pegar o jeito.
E o mais importante!... As SOLDAS!
Tem mais um detalhe... essa dobradora do ML é para trabalhar "em pé". Isso vai limitar (dificultar) bastante o seu trabalho. Tem também o aspecto de ser "made in PRC", né não?!...
Sugiro que procure uma que funcione na horizontal e, ainda, há empresas que alugam máquinas-ferramentas, que tal tentar por aí ?
Sou fã do 'faça-você-mesmo', mas odéio o 'faça-a-esmo'. Certifique-se de tudo antes.
Nilsinho
08/01/2007, 17:28
All,
Agradeço as dicas vou por na balança e analizar....
Para soldar tenho um amigo que "manja"
Quanto a perda de material, acho que mesmo assim ainda sai mais em conta que comprar uma, alem do fato de fazer do meu jeito, ganhar experiência etc...
[]´s
Paulo Eduardo
08/01/2007, 20:15
opa...
cara... sem querer te desanimar, mas essas dobradeiras aí são o bixo pra pegar o jeito... tenho uma desse tipo, mas horizontal, e cara, é complicado, ainda mais parede fina como você pretende usar. Amassa meeesmo. O tubo corre nas polias e amassa, fazer curvas de 90º??.... vc vai ver. Pra dobrar esse tubo, ainda vai bem melhor uma dobradeira com guia, que fecha completamente o tubo, aí é bem mais fácil e rápido pra pegar o esquema. Ela tem um polia central onde encaixa o tubo, e uma guia que encaixa por fora, aí você vem puxando a guia com uma alavanca giratória, tem manuais e hidro assistidas.
[]´s
Nilsinho
08/01/2007, 20:41
Paulo,
Naum tá me desanimando naum, agradeço a sua ajuda, afinal sem a ajuda do6 aqui do forum tudo ficaria mais dificil...
Realmente já vi a venda um "manual" de como montar uma máquina destas que vc falou, e realmente acho bem mais facil, mas o problema é fazer a máquina....
Diz ai vc que entende: vc acha que tubo de 2" com parede de 3mm fica legal ?
Paulo Eduardo
08/01/2007, 20:50
quer saber se aguenta? aguenta sim.... mas tem que projetar bem a gaiola, com as triangulações corretas senão, nem com tubo de 2 por 1/4...
e fazer os encaixes certinhos nos tubos, nada de meia boca. Tem um tópico aí dum artigo que eu traduzi uma vez, links de suspenssão, que explica bem o esquema, inclusive com um programa pra fazer os cortes no tubo.
essa máquina que eu to falando tem pronta pra vender.... olha no site da FG ou da Ostem que talvez encontre, eu quero ver se lembro de tirar uma foto da minha amanhã, aí posto aqui pra você ver, eu fiz a minha, menos as polias e guias que comprei prontas.
[]´s
Nilsinho e all.
Dobrar tubo é foda. Uso uma dobradeira "asa delta" com cilindro hidráulico manual e pra acertar, gasta-se muito tubo. Outra coisa ducagaio são os encaixes para a solda, abaixo um link em inglês de um guia disso
http://www.pirate4x4.com/articles/tech/billavista/Links
qualquer coisa " tamo aí !"
Paulo Eduardo
09/01/2007, 18:02
opa...
realmente com a asa delta é fod@ mesmo, melhor com a de polias... que por sinal acabei de lembrar que esqueci de fotografar :roll:
esse texto aí Stephan tem traduzido aqui no fórum já:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21281&highlight=artigo+links+suspens%E3o
vou ver se acho agora aqui na net alguma dobradeira de polia pra ilustrar...
[]´s
Paulo Eduardo
09/01/2007, 18:10
opa...
achei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49600127-dobradeira-e-encurvadora-de-tubos-_JM
essa é igual a minha, só que menor. bem mais fácil de dobrar....
[]´s
Nilsinho
09/01/2007, 18:27
Paulo,
é essa mesmo que eu tinha achado um manual, vou pesquisar os preços das máquinas prontas....
[]´s
Paulo Eduardo
09/01/2007, 18:44
beleza...
essas são mais fáceis de usar, mas se for sem hidro assist vai ter que fazer uma bela duma alavanca pra dobrar esse tubo hehehe
nada que uns amigos não resolvam
[]´s
equipeminas4x4
09/01/2007, 19:40
Se achar uma dessa hidroassist, me avisa que eu me interessei. Fiz o Kalango todo nessa asa-delta e deu um trampo indescritível, inimaginável, inacreditável, etc. Tive que plotar todos os desenhos das curvas em escala 1:1, pra acertar as curvas. :parede: :parede: :parede:
A medida dessa asa delta, é padrão schedule. Pra vc ter uma idéia, a matriz 1 1/4", tem 42,4mm de diâmetro. Cuidado com isso, não tem matriz padrão 2" real.
[]´s
Marcelo A. Marchiodi
09/01/2007, 21:15
Eu achei esse projeto em pdf no emule há algum tempo, tinha até me esquecido, nem olhei com calma ainda, mas acho que pode ajudar o tópico!
É um modelo que parece ser muito popular nos EUA (nunca vi uma dobradeira dessa no Brasil), tem até um projeto á venda no ebay, basta procurar por tube (ou tubing) bender plans que aparece, se não me engano estava custando uns 19 dólares.
Aparentemente é o mesmo desse que postei.
Nesse site tem bastante fotos dela: http://www.blindchickenracing.com/Tools/Tube%20Bender/Tubingbender.htm
Marcelo A. Marchiodi
09/01/2007, 21:34
Nilsinho e all.
Dobrar tubo é foda. Uso uma dobradeira "asa delta" com cilindro hidráulico manual e pra acertar, gasta-se muito tubo. Outra coisa ducagaio são os encaixes para a solda, abaixo um link em inglês de um guia disso
http://www.pirate4x4.com/articles/tech/billavista/Links
qualquer coisa " tamo aí !"
Dois programinhas pra fazer o encaixe pra soldar: Winmiter e Tubemiter, acho esse tubemiter mais simples de usar! É só informar as medidas e imprimir um modelo de papel, cortar com tesoura e colar no tubo, marcar e cortar o tubo.
Eu já tinha colocado os 2 na seção de downloads mas não me custa nada colocar aqui denovo!
Paulo Eduardo
09/01/2007, 22:52
opa...
interessante essa máquina, puxa o tubo ao mesmo tempo que dobra, fazer a estrutura é fácil, o problema é fazer a matriz, pra fazer as matrizes que uso aqui, demorei horas de torno.... e são polias, imagina fazer essa peça toda recortada.
Marcel, dá pra você pegar uma dobradeira sem o hidroassist e adaptar um cilindro, talvez até tenha uma maneira mais eficiente, mas essa também funciona. Você coloca abaixo da polia uma chapa circular, com diâmetro suficiente para fazer as furações onde vai fixado o cilindro. Faz o suporte para adaptar ele nas furações e na alavanca. Conforme vai dobrando, vai passando o cilindro para o próximo furo, mais ou menos como um disco divisor. É eu sei... puta trampo. Mas funciona, e não é o bixo pra fazer. Só não serve pra quem quer fazer alguma coisa em série. Na polia dá pra fazer marcações de ângulo.
Com os programas, não lembro qual dos dois, plota um desenho com duas linhas, uma delas, a de fora, não leva em conta a espessura da parede, então tomar o cuidado de fazer o entalhe pela linha mais suave, a de dentro no desenho.
[]´s
henrique mendel
09/01/2007, 23:17
opa...
Desculpem a minha ignorancia :parede: , sou meio novato ainda nao conheço direito os nomes das coisas, mas eu li o topico e nao sei o que é "hidroassist", sera que alguem pode me explicar o que é?? :concordo:
Paulo Eduardo
10/01/2007, 11:42
opa...
hidroassist = hidro assistida ou com auxílio de força hidráulica
imagine um cilindro hidráulico fazendo a força pra você.
[]´s
henrique mendel
10/01/2007, 12:00
opa...
Obrigado pela paciecia
equipeminas4x4
10/01/2007, 12:11
Paulo,
Precisaria ter uma dessas em mãos pra ver a viabilidade de instalar o hidráulico. Não deve ser complicado, problema é custo disso.
[]´s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/01/2007, 18:56
Paulo,
Precisaria ter uma dessas em mãos pra ver a viabilidade de instalar o hidráulico. Não deve ser complicado, problema é custo disso.
[]´s
Gente!... Desculpem me meter, mas acho que só se justifica o investimento numa máquina dessas (hydroassisted ou não, etc) para aqueles que pretendem fazer uso dela em vários projetos. Eu uso o sistema de encher o tubo com areia fina (peneirada) fechando com dois batoques de madeira nas duas extremidades. Coloco um dos batoques, encho o tubo com a areia e vou batendo nele (vibração) para garantir o máximo preenchimento. Aí fecho a outra extremidade.
Gabaritos no chão, marcados a giz. Vai à forja (churrasqueira com ventoinha) na parte da curva. Quando tá 'vêmeio', prendo o tubo e vou curvando, volta à 'forja', curva mais um pouco, sempre checando a curva no gabarito... coisa de pobre né?... Haja carvão!...
Alexandrino
Paulo Eduardo
11/01/2007, 02:09
opa...
Marcel... custo é bem relativo você sabe, tudo depende dos recursos que se tem em mãos. Se partir de uma máquina pronta, é só a adaptação do hidro assist. Cortar uma chapa 1/2", fazer suportes e furos. E dependendo a medida do tubo... partir pra fabricação de novas polias e reforçar toda a máq. Ou seja... fazer uma nova.
Se for para esse caminho, estamos aí pra trocar idéias.
[]´s
equipeminas4x4
11/01/2007, 08:17
Paulo,
Sem a máquina em mãos fica difícil pensar nisso. Deveria ter feito isso antes de fabricar a estrutura do Kalango... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Antônio,
Essa é um forma artesanal de se dobrar os tubos, porém eu não faria uma gaiola de proteção usando este método. Vc não terá resistência alguma nessas dobras.
[]´s
Gente!... Desculpem me meter, mas acho que só se justifica o investimento numa máquina dessas (hydroassisted ou não, etc) para aqueles que pretendem fazer uso dela em vários projetos. Eu uso o sistema de encher o tubo com areia fina (peneirada) fechando com dois batoques de madeira nas duas extremidades. Coloco um dos batoques, encho o tubo com a areia e vou batendo nele (vibração) para garantir o máximo preenchimento. Aí fecho a outra extremidade.
Gabaritos no chão, marcados a giz. Vai à forja (churrasqueira com ventoinha) na parte da curva. Quando tá 'vêmeio', prendo o tubo e vou curvando, volta à 'forja', curva mais um pouco, sempre checando a curva no gabarito... coisa de pobre né?... Haja carvão!...
Alexandrino
Alexandrino,
Eu faço sempre um processo parecido com o que você relatou, só que ao invés de colocar o tubo na churrasqueira eu coloco um belo pedaço de picanha! rs
equipeminas4x4
11/01/2007, 08:58
boa...... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Eu uso o sistema de encher o tubo com areia fina (peneirada) fechando com dois batoques de madeira nas duas extremidades. Coloco um dos batoques, encho o tubo com a areia e vou batendo nele (vibração) para garantir o máximo preenchimento. Aí fecho a outra extremidade.
Alguns anos atras fiz os acessorios(estribo,parachoques,suportes) da minha ex-rural nesse esquema, só que soldamos a polia num suporte tipo uma morça. Depois de pintato e istalado na viatura ficou joia, claro que não ficou nenhum keko, mas quanto a resistência ficou bem forte.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
11/01/2007, 13:44
Alexandrino,
Eu faço sempre um processo parecido com o que você relatou, só que ao invés de colocar o tubo na churrasqueira eu coloco um belo pedaço de picanha! rs
Tudo bem... "churrasqueira" foi só uma força de expressão, é forja mesmo. Mas quando for dobrar a picanha me convide.
Antônio,
Essa é um forma artesanal de se dobrar os tubos, porém eu não faria uma gaiola de proteção usando este método. Vc não terá resistência alguma nessas dobras.
Discordo! Com a dobradeira, se você não tem experiência, sempre amassa um tanto a parede nas curvas o que acaba comprometendo ainda mais a resistência. Mas eu já usei muito a dobradeira. Apenas acho que não compensa o investimento para quem só pretende fazer uma gaiola de proteção. A máquina pode ser alugada ou simplesmente pode levar os canos numa oficina que tenha esse equipamento e negociar o uso, até poderá obter a orientação necessária. Lembrando que, tudo o que vocês estão falando aí é artesanal. O Nilsinho também citou que pretende usar tubo de 2", com espessura de parede de 3 mm. Que tipo de tubo é esse? Refiro-me a especificações, etc. O que existe pronto no mercado tem quanto? Qual o tipo?
Mas valeu...
Alexandrino
equipeminas4x4
11/01/2007, 15:52
realmente se é pra fazeer só 1 para-choque, é melhor pagar 10 reau por curva, numa loja de escapamentos.
[]´s
Fiz um reboque (para transportar meus cavalos) usando uma dobradeira dessa horizontal que tem lá em casa (do meu tio, que mexia com serralheria). Já fiz bagageiros e escadinhas, funciona que é uma beleza. Só que, paralelamente a máquina industrial, temos uma artesanal. Funciona da seguinte maneira, prende-se a roda (de automóvel, que será usada como polia) e naquele sulco central você encaixa o tubo a ser dobrado, só que solda-se cantoneiras servindo como guia. Não precisa de areia dentro se o tubo estiver bem justo (entre a roda e a cantoneira - guia). Se houver folga o tubo dobra. Mando pequeno esquema que tentei fazer no brush (do ruindows). Espero que entendam. Abração.
Paulo Eduardo
12/01/2007, 11:24
opa...
é... esse esquema da roda é uma versão rudimentar da máquina de polias, mas sei lá, só vendo mesmo hehe.
ah, também sou parceiro pra ajudar com a picanha :concordo:
[]´s
Pedro Freitas
26/01/2007, 10:12
Alguem conhece um cara mestre em dobras aqui em BH?
Preciso dar andamento em um projeto de gaiola, porém não sei quem pode fazer essa dorbra pra mim.
[]'s
equipeminas4x4
26/01/2007, 10:21
Já olhou na WorldScap??? A máquina deles é profissa.
[]´s
equipeminas4x4
26/01/2007, 10:22
vão te cobrar 10 conto por dobra. Vc chora q o preço cai, se conseguir por 5 reau cada, tá ótimo.
[]´s
Marcelo A. Marchiodi
26/01/2007, 13:58
Mais algumas fotos daquele modelo de dobradora que tinha postado há alguns dias:
Porque esse tópico veio parar aqui, no off-topic???
samukanvas
26/01/2007, 15:27
Estou acompanhando esse tópico e gostaria de dar uma sugestão:
Será que alguem não conhece uma pessoa que faça as matrizes e a gente monta a base? Se fizermos uns 5 conjuntos num dá pra parcelar as matrizes?
Abs
equipeminas4x4
26/01/2007, 15:34
Mais algumas fotos daquele modelo de dobradora que tinha postado há alguns dias:
Porque esse tópico veio parar aqui, no off-topic???
Bem legal essa hein??? Simples, eficiente e barata.
Onde achou essas fotos??? Tem medidas???
Algum MDI deve ter tido a brilhante idéia de tirar o tópico do local adequado.
[]´s
samukanvas
26/01/2007, 15:50
Bom,
Já que num tenho nada o que falar, só me resta esperar e enviar esse link pra ver se ajuda em alguma coisa: http://www.maqnet.com.br/servicos.htm
Abs
equipeminas4x4
26/01/2007, 15:56
Q link é esse????
samukanvas
26/01/2007, 16:16
Q link é esse????
É um link com diversas empresas que fazem ferramentas, usinagens, máquinas, serviços, materiais etc.....
A idéia é construir uma máquina que dobra tubos, certo? De repente uma dessas firmas do link podem ajudar.
Abs
Marcelo A. Marchiodi
26/01/2007, 16:33
Bem legal essa hein??? Simples, eficiente e barata.
Onde achou essas fotos??? Tem medidas???
Algum MDI deve ter tido a brilhante idéia de tirar o tópico do local adequado.
[]´s
Aqui mesmo nesse tópico eu coloquei um projeto em pdf, em inglês, tem muitas explicações mas medidas mesmo não tem muitas pois segundo quem fez o artigo ele quer que a pessoa tenha liberdade de fazer as modificações que quiser. Tá na página 2, dá uma olhada! Mas vou ver se no fina lde semana eu leio aquilo e faço um projeto com as medidas de tudo.
Eu sempre acompanho os fóruns gringos de corrida no deserto (e assino uma revista chamada Dirt Sports, muito boa e pelo preço de uma daqui!) e eles usam muito esse tipo de dobradeira por lá, parece ser bem comum, essas fotos achei no www.thesamba.com na seção de fotos "VW off road" sempre sai alguma coisa boa!
No ebay tem um projeto http://cgi.ebay.com/Tube-Bender-Plans-for-OD-to-2-OD-Tubing_W0QQitemZ290075214902QQihZ019QQcategoryZ113 29QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem de uma dessas mas diferente.
Samukanvas, as matrizes creio que qualquer tornearia faça, basicamente é uma polia cortada em um pouco mais de 1/4 de volta. não acho que seja muito complicado.
Acho que esse tópico deveria voltar pra seção geral hein!
Marcelo A. Marchiodi
27/01/2007, 20:40
Mais fotos, agora com algumas medidas!:concordo:
Espero estar ajudando!
equipeminas4x4
29/01/2007, 08:27
Muito bom..... já comecei a fazer o projeto.
[]´s
Marisco Off Road
07/05/2007, 10:19
Marcel,
Estamos no aguardo de novidades, custo zero e detalhadas é claro!!!
hehehe...
Abraço,
equipeminas4x4
07/05/2007, 10:50
Marisco,
Não levei isso adiante. To lotado de trampo aqui e com outras prioridades.
Prioridade nº 1 é deixar o Kalango em ordem pra Fenajeep, 3ª Etapa UNROC.
[]´s
Pedro Freitas
05/06/2007, 21:53
Marcel, ja terminou o projeto da dobradeira?
Coloca ai na roda pro pessoal! :twisted:
Valendo uma cerveja no priniu,
[]'s
poisé... to atras de uma dobradeira tb... mas o foda dessas que foram postadas é comprar as matrizes...
T+
equipeminas4x4
12/12/2007, 16:00
compra aquela q parece um avião com 1 cilindro hidráulico. Funfa legal, apesar de ser difícil marcar os ângulos de dobra e já vem com todas as matrizes (polegada).
[]´s
Fala Marcel..
o problema é o precio$$$heheeh dessa asa delta nova no lugar mais barato que encontrei tva por 2.400,00.... na mesma loja tinha uma eletrica com sistema de 3 roldanas em disposicao de triangulo ( que me parece ser bem mais pratico e nao deve amassar os tubos) era 3.200,00 e existe dessa hidraulica tb, mais barata, mas nao tinha na loja.. e todas com um jogo de matrizes..
eu tva querendo montar uma desses squemas que rola por ae ( tenho aqui um esquema das que o povo do pirate usa, só que as matrizes sao da pro-tools e nao encontrei dela a venda por aqui)
T+
equipeminas4x4
12/12/2007, 19:06
essa q o Marcelo Machiodi postou as fotos é bem bacana. Tem projeto dela em PDF algumas páginas atrás.
Se o problema é a matriz, fabrica ela.
[]´s
sim.. eu baixei o esquema... mas o problema é a matriz... p/ fabricar, no final das contas é mais vantajoso comprar uma dobradeira pronta...
queria um projeto que usasse matrizes "nacionais"..heheh
Marcelo A. Marchiodi
13/12/2007, 09:27
Bom, eu fiz uma curvadora, as fotos estão aí! Estava aguardando pra mostrar pois ia iniciar um tópico meu na Seção "Frota" e a curvadora era uma das coisas que ia mostrar, mas como este tópico reapareceu, resolvi colocar agora.
Eu acabei comprando um projeto no ebay e fazendo através dele, mas pelo material (sites e pdf) que eu postei aqui no tópico dá pra fazer também, basta um pouco de criatividade e tempo. Eu é que resolvi pegar um projeto pronto pois era mais rápido.
Tem um projeto no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66958511-projeto-planta-curvador-de-tubos-hidraulica-dobradeira-_JM que na minha opinião fica mais barato e mais fácil de fazer, hoje eu faria esse do ML pois o material usado nessa é de disponibilidade mais fácil.
Essa que acabei tendo problemas em achar material (tive de mandar fazer esse perfil de 2" com parede de 1/8"). Ela funciona muito bem, curvei tubos de 1" 1/2 com parede de 2,5 mm sem problemas, fiz até um parachoque tubular de Vitara pra um amigo, ficou legal!
Nela gastei aproximadamente uns 400 reais, tive que fazer uma matriz usinada (comprei um material cortado no tamanho certo já e fiz um dispositivo pra colocar no torno pra poder usinar, assim poderei fazer as outras matrizes com este disp.), demorou pra caramba, mas fiz eu mesmo, pra mim compensou pois tenho oficina e optei por fazer quase tudo aqui, fiz um esquema de matriz que pode ser trocada, pelas fotos dá pra ver, logo pretendo fazer uma matriz de 2", que dá pra dobrar inclusive tubos de 1" 1/2 DIN 2440 que tem diâmetro real externo de 48 mm.
Usei um macaco hidráulico de 12 t que comprei aqui: http://www.lojadomecanico.com.br/index2.asp?cod=2164&cat=11&subcat=144&pg= (mas a foto está errada, o real mesmo é maior) foi o mais em conta que achei, essa loja é aqui na minha cidade.
O raio interno da minha matriz é 110 mm, ligeiramente acima do limite de segurança da FIA sobre gaiolas em carros de competição.
Ah, comprei também um medidor de ângulos Starret, coloquei uma foto dele também, muito bom! Sem um desses fica difícil usar a dobradeira.
Mas se fosse recomendar mesmo, iria nesse projeto do Mercado Livre, mais fácil de fazer e material disponível mais facilmente.
Até mais!
Marcelo A. Marchiodi
13/12/2007, 09:32
poisé... to atras de uma dobradeira tb... mas o foda dessas que foram postadas é comprar as matrizes...
T+
Realmente, as matrizes são um problema, se tivéssemos essa ProTools aqui seria muito bom, mas... bem que eles podiam fazer como a Procomp!
O jeito é fazer como o Marcel falou mesmo: faça você mesmo!
equipeminas4x4
13/12/2007, 09:50
Opa, tenho esse goniômetro da Starret tb, ele é bom para K7. Se tivesse comprado ele antes de construir a gaiola do Kalango, teria me economizado um puta tempo.
[]´s
Marcelo A. Marchiodi
13/12/2007, 10:02
É, esse medidor de ângulos é uma puta ferramenta, ajuda muito mesmo! pena que é poico conhecida por aqui.
Por falar em recursos para construir gaiola e estruturas tubulares, uma mesa como essa abaixo também seria excelente, coisa fina:
http://www.rorty-design.com/images/Baja%20Brothers/bb_54.jpg
Tem mais fotos aqui: http://www.rorty-design.com/content/Baja_brothers_build.htm
equipeminas4x4
13/12/2007, 10:47
eu utilizei uma teconologia mais avançada.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7abec65431ef0bd616ed27b4666eb4cf.jpg
hhuuummm.. 400,00 que vc gastou p/ fazer essa?? por quanto vc faria uma igual p/ mim?
Marcelo A. Marchiodi
13/12/2007, 14:48
hhuuummm.. 400,00 que vc gastou p/ fazer essa?? por quanto vc faria uma igual p/ mim?
Fabil, te mandei uma resposta por MP.
[]'s
locomeubr
24/12/2007, 08:43
:pensativo::pensativo: tb queria saber se faz uma dessas pra vender!?!?!
vlww
Flavio Veiga
25/08/2014, 21:33
Ola Marcelo ! Gostaria de saber por quanto sai a dobradeira ! Abçs !
Bom, eu fiz uma curvadora, as fotos estão aí! Estava aguardando pra mostrar pois ia iniciar um tópico meu na Seção "Frota" e a curvadora era uma das coisas que ia mostrar, mas como este tópico reapareceu, resolvi colocar agora.
Eu acabei comprando um projeto no ebay e fazendo através dele, mas pelo material (sites e pdf) que eu postei aqui no tópico dá pra fazer também, basta um pouco de criatividade e tempo. Eu é que resolvi pegar um projeto pronto pois era mais rápido.
Tem um projeto no Mercado Livre: Projeto Planta Curvador De Tubos Hidraulica Dobradeira - Agro, Indústria e Comércio - MercadoLivre Brasil (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66958511-projeto-planta-curvador-de-tubos-hidraulica-dobradeira-_JM) que na minha opinião fica mais barato e mais fácil de fazer, hoje eu faria esse do ML pois o material usado nessa é de disponibilidade mais fácil.
Essa que acabei tendo problemas em achar material (tive de mandar fazer esse perfil de 2" com parede de 1/8"). Ela funciona muito bem, curvei tubos de 1" 1/2 com parede de 2,5 mm sem problemas, fiz até um parachoque tubular de Vitara pra um amigo, ficou legal!
Nela gastei aproximadamente uns 400 reais, tive que fazer uma matriz usinada (comprei um material cortado no tamanho certo já e fiz um dispositivo pra colocar no torno pra poder usinar, assim poderei fazer as outras matrizes com este disp.), demorou pra caramba, mas fiz eu mesmo, pra mim compensou pois tenho oficina e optei por fazer quase tudo aqui, fiz um esquema de matriz que pode ser trocada, pelas fotos dá pra ver, logo pretendo fazer uma matriz de 2", que dá pra dobrar inclusive tubos de 1" 1/2 DIN 2440 que tem diâmetro real externo de 48 mm.
Usei um macaco hidráulico de 12 t que comprei aqui: LojadoMecanico.com.br - Maior Loja de Máquinas e Ferramentas do Brasil (http://www.lojadomecanico.com.br/index2.asp?cod=2164&cat=11&subcat=144&pg=) (mas a foto está errada, o real mesmo é maior) foi o mais em conta que achei, essa loja é aqui na minha cidade.
O raio interno da minha matriz é 110 mm, ligeiramente acima do limite de segurança da FIA sobre gaiolas em carros de competição.
Ah, comprei também um medidor de ângulos Starret, coloquei uma foto dele também, muito bom! Sem um desses fica difícil usar a dobradeira.
Mas se fosse recomendar mesmo, iria nesse projeto do Mercado Livre, mais fácil de fazer e material disponível mais facilmente.
Até mais!