Ver Versão Completa : L 200 - Motor Se Acabou C/ 35.000 Km
fortal4x4
06/01/2007, 19:46
Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.
Walter L. L. Casitta
06/01/2007, 19:57
Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.
Pode ter faltado lubrificação...
MAIK-ELETRO ELETRONICA
06/01/2007, 21:06
OLÁ AMIGO
35.000 km é muito pouca coisa...
Se o motor se acabou porque tava fumando...e as camisas estavam gastas, e os anéis tbm, eu não arrisco palpite!
Um dos fatores que muitos desprezam, mas que é de fundamental importância para a durabilidade de um motor é a válvula termostática, mas com 35.000 km até mesmo sem a válvula não seria normal acontecer isso...
Outro fator de fundamental importância para a durabilidade do motor é o amaciamento! Durante o amaciamento deste motor, segundo a international deve se:
Não ultrapassar 85% da rotação máxima!
Quando em deslocamento, varie a rotação. Evite a velocidade constante durante longos períodos!
Não submeta o motor a acelerações bruscas!
mas, mesmo que vc tenha descumprido todas essas "regras de amaciamento" mesmo assim não se justifica um desgaste tão precoce.
Outro fator que determina a durabilidade do motor, é a faixa de rotação em que é usado, se vc usar sempre na buxa (rpm alta) o desgaste é muito maior! mas novamente afirmo, somando tudo isso, ainda assim não se explica um desgaste tão precoce!
quanto a erro de montagem...axo que não! se fosse muito justo ja teria engripado nas primeiras aceleradas, e o cilindro não riscou!
quanto a peças de ma qualidade, não uso peças de segunda linha, logo, não sei se são boas, mas nada impede de peças originais, novas, apresentarem desgaste prematuro!
por fim, se eu fosse vc, ligava na international e conversava com um técnico, e depois postava aqui o que ele te disse! assim vai enriquecer o nosso tão querido fórum!
abraços amigo
Maik
Elmer_Jeep
06/01/2007, 21:33
pode ter sido vários fatores.
Falta de amaciamento;
Longos intervalos na troca de óleo e filtros;
Peças de segunda linha...
[]'s
Edintruder
07/01/2007, 09:11
Ao meu ver, é puro pé frio!!! Para isso ocorrer em 35000km não pode ser denhum tipo de desgaste (a menos que ande sem filtro de ar e puxou areia), pode ser até anel quebrado. Um anel de compressão quebrado causa isso e começa de um dia pro outro. Vai ter que abrir o motor para ver, porém se for anel quebrado e se não riscou a camisa, troca os aneis desse pistão e não mexe em mais nada, porém tem que fazer novo período de amaciamento para garantir o reassentamento dos aneis trocados.
Um outro detalhe:
Será que o cara trocou todas essas peças na hora de montar o motor?
Pode ser que tenha trocado só os aneis de segmento, mantendo os mesmos pistões e outras peças.....
Marcello Ladeira
07/01/2007, 20:38
Moçada o problema pode ter sido o primeiro mecânico... eu estourei um motor com 10.000 km depois da retifica... os sintomas eram parecidos... vazava óleo pra tudo quanto era lado... ele havia sido retificado pela Marinelli Team, Ponto Assistêncial da Fiat em Contagem/MG... tirei o carro de lá depois de muita briga pois achei o serviço estremamente porco!!!
10 Mil Km depois, sendo que os primeiros 5 mil foram amaciando, a 3 biela começou a bater!!! Sorte minha... só porconta desta m#@$% é que ganhei meu processo contra a Fiat.
[]'s,
Edintruder
07/01/2007, 22:07
Eu consegui quebrar os anéis de dois cilindros da minha antiga Saveiro a álcool, fiz uma retífica geral, porém uns 6000 km após teve que voltar para a retífica para trocar os pistões pois ovalaram devido ao excesso de pau e rpm chegando a 7500rpm (num AE 1600, ou como prefirirem, CHT de VW). Não deu outra, vendi com 11000km após a retífica batendo uma biela...
O HSD agüenta demais, pois quando piso fundo a rpm passa dos 4000 rpm e já rodei 40000 km em dois anos sem dar nenhum tipo de problemas.
Eu não sei até que ponto é motor ou peças de baixa qualidade ou é mecânico ruim mesmo...
Marcello Ladeira
08/01/2007, 11:16
Bom no meu caso como estava com um processo tive de comprar todas as peças em concessionária e também arrumar o carro em concessionária ou ponto assistencial como foi o caso. Posso afirmar que foi problema de mecânico.
[]'s,
fortal4x4
08/01/2007, 12:32
ai pessoal. depois do motor desmontado, acionei a retifica que havia feito o serviço apenas de retífica do motor, não fez a montagem, e todo o meu problema desde o começo, sempre foi com o dono dessa maldita oficina, que além de ser um ladrão, ainda não sabe fazer o serviço. Pois segundo o dignóstico da retifica. o problema foi falta de lubrificação nos pistões, pois eles estavam com marcas escuras nas laterais, problema esse ocasionado pela quebra de uns bicos injetores que ficam dentro do motor e que jogam oleo exatamente dentro das camisas. e essa quebra ocorreu devido a um erro de montagem dos pistões, pois eles tem que encaixar perfeitamente nesse bicos, e só tem uma posição para isso. O pior e que o motor começou a apresentar vazamentos logo no começo (1 mês depois), mas eu por inexperiência com motores diesel, deixei pra la, ficava so observando o oleo para nao baixar. Agora depois de 1 ano e seis meses, mesmo tendo rodado apenas 35.000 km, o filho da puta não tem obrigação mais de cumprir garantia nenhuma. O jeito vai ser fazer o motor todinho de novo. Mas aguardo mais dicas dos amigos, se alguem discordar desse diagnostico tambem quero saber. pois vou fazer o motor todinho de novo, e nao quero passar pelos mesmos aborrecimentos. apesar de agora ter me certificado de que a oficina que estou sendo atendido agora, e muito bem conceituada aqui em Fortaleza. e o proprietario me garantiu que o motor vai ficar perfeito, e me deu garantia total. valeu abraço a todos
Pedro Bachir
08/01/2007, 12:36
Eu consegui quebrar os anéis de dois cilindros da minha antiga Saveiro a álcool, fiz uma retífica geral, porém uns 6000 km após teve que voltar para a retífica para trocar os pistões pois ovalaram devido ao excesso de pau e rpm chegando a 7500rpm (num AE 1600, ou como prefirirem, CHT de VW). Não deu outra, vendi com 11000km após a retífica batendo uma biela...
O HSD agüenta demais, pois quando piso fundo a rpm passa dos 4000 rpm e já rodei 40000 km em dois anos sem dar nenhum tipo de problemas.
Eu não sei até que ponto é motor ou peças de baixa qualidade ou é mecânico ruim mesmo...
ú! pé pesado em rapaiz?
o hsd só não foi pro saco ainda pq tem limitador d giro.. hahahaha
7500 num CHT original eh loucura! hahaha
[]
Elmer_Jeep
08/01/2007, 13:45
Fortal, se a retífica já verificou e constatou eu concordo com o diagnóstico, realmente esses motores tem um esguicho abaixo de cada cilindro que jateia óleo lubrificante no fundo dos pistões e devido à posição que são fixados no interior do bloco o pistão tem uma cavidade que permite seu livre movimento sem haver contato entre essas peças, se a cavidade foi montada pro lado errado já era, de início os canos dos esguichos devem ter quebrado, consequentemente foram triturados dentro do motor e os pedaços ficaram passeando causando todo tipo de atrito entre os componentes e dificultando o sistema de lubrificação...
Acho q agora vc levou no lugar certo.
[]'s
IGORFROTA
08/01/2007, 14:02
Tb sou de Fortaleza,
So por curiosidade..
Qual a oficina que fez o serviço anterior ?
Onde vai colocar agora ?
Edintruder
08/01/2007, 21:03
ú! pé pesado em rapaiz?
o hsd só não foi pro saco ainda pq tem limitador d giro.. hahahaha
7500 num CHT original eh loucura! hahaha
[]
Na verdade eu aumentei a rpm máxima do HSD também, porém ainda não tive coragem de experimentar e ver a quanto vai. Acelerei gradualmente até 4900 e tirei o pé pois o preju é muito grande se algo quebrar...
IGORFROTA
09/01/2007, 10:44
O máximo que tive coragem de pisar na minha foi 3500. Isso com ela parada
Sei que ela vai tranquilo até 4000-4500, mas tenho uma dó danada........
Na estrada o máximo que coloquei foi 3100, a 130 km/h (no painel).
Walter L. L. Casitta
09/01/2007, 14:42
Não sei como você conseguem passar dos 4000RPM. Só se for de primeira ou segunda marchas...
Marcello Ladeira
09/01/2007, 15:18
Na L200 Sport dá pra passar dos 4000 em todas as marchas menos a 5a.
A 5a. deu pra passar dos 4000 numa descida. Onde passei dos 180 no velocimetro. 1a. e única vez que faço isso.
[]'s,
A minha, vira e mexe chega a 4500 quando estou com o over drive desligado.
caro amigo podera ser falta de pressão do oleo provoca desgaste ou filtro de ar não esta a filtrar o ar, em relação a saida do oleo pelas juntas e pelo respiro da tampa podera ser os tempos de injecção muito avançada.
fortal4x4
09/01/2007, 16:09
Tb sou de Fortaleza,
So por curiosidade..
Qual a oficina que fez o serviço anterior ?
Onde vai colocar agora ?
olá amigo, o nome dessa oficina é MAMÃO CAR, e o nome do proprietario "irresponsável" é Magno Abreu. Asuumo tudo o que falo aqui no forum, pois tenho tda a documentação para provar o que falo. Isso sem falar nas minhas velas de pre-aquecimento originais misubishi que ele me fez trocar por umas velas chinesas, dizendo que as minhas velas estavam "boas", mas estavam cansadas, e se eu fiz o motor devia aproveitar e botar velas novas. me cobrou R$ 45,00 por cada uma, depois descobri que elas custavam R$ 15,00 nas lojas de peças tradicionais (Pe. Cicero), essas velas queimaram em 40 dias, depois incharam dentro do bloco do cabeçote, e deram um trabalhão pra sair. Voltei lá e pedi minhas velas originais de volta e ele falou que as havia jogado no lixo. tem a dos retentores de válvula, que ele me cobrou de fora a parte, dizendo que eram da marca sabó. Só que depois descobri que a sabó não fabrica retentores para esse motor, e que os retentores acompanham o jg de juntas completo que foi comprado para a montagem do motor... enfim cara... e muita coisa errada que esse cidadão fez... mas, acredito eu, que uma hora ele vai ter que mudar de ramo, talvez catar latinha de cerveja... pois a turma no mercado de Fortaleza já ta falando, não sou o único... ja conheci uns 15 caras que como eu... tambem tiveram aborrecimentos serios com esse "cidadão".
A oficina que estou agora se chama 'EDYCAR', fica no bairro Cidade dos funcionários. valeu, abração.
Walter L. L. Casitta
09/01/2007, 16:12
A L200 eu não duvido já que o câmbio é mais reduzido, mas na Ranger? A minha pelo menos depois do 3500 RPM não tem mais força pra nada. Só fumaça preta... Ainda mais com os 33”.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.