PDA

Ver Versão Completa : Freio Niva 91



Wellington Saffir
06/01/2007, 16:57
Boa Tarde Claros amigos niveiros,

Venho até o Forum para pedir ajuda novamente. Estou com um sério problema com o meu niva, pois não consigo dar freio nele. Vocês poderia me dizer como que faço para colocar freio nele, já troquei as pastilhas, os tubos Flexiveis. Estive tentando ler o manual de manutenção do niva, mais não consegui entender pois e todo inglês!! Existe algum pulo do gato na hora da sangria, pois ouvir dizer que tem ordem para fazer a sangria!!!! E tem algum jeito mais facil de retirar o ar da tubulação??

Aguardo a Ajuda de Vocês!!!!
Obrigado
Wellington Saffir

Edintruder
06/01/2007, 17:11
Mal pergunte, o cilindro mestre está bom? Parece que está sem pressão no cilindro mestre.
o que precisa é garantir que tem bastante fluido no reservatório e sanrar um a um. Para facilitar a sangria e montagem das pinças dianteiras, encolhe todo o pistonete e a partir daí faz a sangria e bombeamento da pinça Faz uma primeiro, depois faz na outra, independente do lado. deixa a traseira por último.
Mas se o cilindro mestre está arranhado, não pega freio em lado nenhum.

Gustavo Niva
06/01/2007, 17:13
Wellington,
em http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dicas.htm tem o manual do mecânico em português.

Rones Jr
06/01/2007, 18:57
Olha só, no meu só funcionou quando fiz a sangria na sequência indicada no manual do meca: do tubo maior para o menor...mas, realmente se o cilindro mestre estiver ruim...não tem mágica.

alexandre roveri
06/01/2007, 19:29
:cool: Já verificou o ajuste das lonas traseiras :?:
Se estiver muito longe não dá pedal nunca :rolleyes:

friedmann
08/01/2007, 07:31
freio é uma coisa mesmo...
Wellington, o meu freio tb bichou de uma hora pra outra e fiz tudo o que vc fez e muito mais, e assim mesmo não resolveu....
então troquei o

friedmann
08/01/2007, 07:33
Wellington. fiz tudo o que vc fez e muito mais, e assim mesmo o freio ficou uma droga, só resolveu qdo substitui o conjunto de cilindro mestre e hidrovácuo pelo do siena. fire.

mas se precisar de um hidrovácuo e cilindro mestre original e novinho fala comigo

lhneves
09/01/2007, 15:29
Wellington, troquei o cilindro mestre, $135 com mão de obra incluida. No inicio quando comprei a viatura ela abaixava o oleo no reservatório e eu não via vazamento nenhum. Depois de algum tempo parou de abaixar e parece que o freio melhorou (subiu) um pouco. Sei que o Niva original não freia muito bem, e isto é consenso entre donos de niva. Existem as adaptações e a colocação do cilindro do Kadet parece ser a mais usada. Me parece que nenhuma adaptação é plug and play. todas exigem algum retrabalho.
uma

shuther4x4
09/01/2007, 23:17
Tá certo que não é nenhuma maravilha, mas dentro do aceitável eles estão muito bons. Todo o sistema é original e as pinças dianteiras eu mesmo desmontei e limpei (pois quando comprei achei o niva muito pesado e imaginava que as pinças estavam "garrando"). Em situações de emergência ele arrasta as 4 rodas. Agora não sei se os pneus favorecem esse arrastar, pois a impressão que tenho é que está arrastando mas não vai parar, como freiar no molhado por exemplo. Uso rodo-rurais riscapados!!!!

shuther4x4
09/01/2007, 23:22
Wellington, troquei o cilindro mestre, $135 com mão de obra incluida. No inicio quando comprei a viatura ela abaixava o oleo no reservatório e eu não via vazamento nenhum. Depois de algum tempo parou de abaixar e parece que o freio melhorou (subiu) um pouco. Sei que o Niva original não freia muito bem, e isto é consenso entre donos de niva. Existem as adaptações e a colocação do cilindro do Kadet parece ser a mais usada. Me parece que nenhuma adaptação é plug and play. todas exigem algum retrabalho.
uma

O fluído devia estar abaixando pela presença de ar nele (o ar é mais fácil de comprimir, por isso ao pisar no freio ele desce muito e não freia bem, pois está comprimindo o ar). Conforme o ar conseguiu escapar (subir) ele deixou entrar fluído e o freio melhorou (o nível então abaixou). Se tiver com muito ar é difícil disso acontecer, então deveria estar em um local apenas (circuito que não foi bem sangrado).
abraços.

Wellington Saffir
14/01/2007, 17:51
Ok amigos, irei seguir as dicas de vocês, e assim que conseguir volto para dar noticias...
Obrigado