Ver Versão Completa : Oleo Cherokee Sport (motor, Cambio E Dif) Qual Usar ?
gutoxj98
06/01/2007, 13:53
Ola a todos !
1 - Troquei o oleo da minha XJ98 pelo mobil SM 20w50 e quando o giro chega a 3000 ouço barulhos de valvulas ?....o que seria isso ? culpa do GNV instalado a 1 mes ? E para quem nao trocou o oleo QUAL O MAIS APROPRIADO ?
2 - O cambio quando eu coloco no D....fica um barulho de alguma coisa esfregando, um barulho um pouco alto (que nao acontecia)....meu carro esta com 60 mil KM....é presiso trocar o leo do cambio ?...QUAL O OLEO E MARCA QUE TENHO QUE COLOCAR, QUANTO CUSTA O LITRO E QUANTOS LITRO VAO ?
3 - E os diferenciais tenho que trocar o oleo deles ? QUAL OLEO E MARCA ? QUANTO CUSTA ?
Acho que as duvidas sobre oleo da cherokee sport estao espalhadas em varios topicos, acho que centralizar neste seria ideal. quem tiver informacoes eu agradeço muito....
um grande abraço a todos os XJmaniacos !
Guto XJ98
gutoxj98
26/01/2007, 13:41
Obrigado a todos pelas informacoes.
Para quem tiver esse problema vou contar como resolvi.
Bom, Coloquei o oleo errado ( 20w50) ficou uma bosta, muito grosso, assim nao enchendo os tuchos e batendo as valvulas com 3000 giros.
O certo é 10w/40 fino e sintetico para 10000 km
Fala ai Guto, blz...
E o cambio:?: , parou com o barulho:?:
:pensativo: Sei não, Guto.
20w50 c/ o calor q tem feito (>40ºC), acho q não é muito grosso não. Eu uso o Mobil 20w50.
Isso me fez lembrar de um Vitara V6 q eu tinha e estava fazendo barulho nas válvulas no início da aceleração. Estava usando um semi-sintético 15w40. O mecânico sugeriu que trocasse p/ um 20w50 e o barulho desapareceu.
Duas perguntas:
1- Qual óleo o carro estava usando antes de vc colocar o Mobil?
2- Vc chega sempre nas 3000 rpm e o câmbio não muda as marchas?
Abs,
Florestal
26/01/2007, 18:42
Ola a todos !
1 - Troquei o oleo da minha XJ98 pelo mobil SM 20w50 e quando o giro chega a 3000 ouço barulhos de valvulas ?....o que seria isso ? culpa do GNV instalado a 1 mes ? E para quem nao trocou o oleo QUAL O MAIS APROPRIADO ?
2 - O cambio quando eu coloco no D....fica um barulho de alguma coisa esfregando, um barulho um pouco alto (que nao acontecia)....meu carro esta com 60 mil KM....é presiso trocar o leo do cambio ?...QUAL O OLEO E MARCA QUE TENHO QUE COLOCAR, QUANTO CUSTA O LITRO E QUANTOS LITRO VAO ?
3 - E os diferenciais tenho que trocar o oleo deles ? QUAL OLEO E MARCA ? QUANTO CUSTA ?
Acho que as duvidas sobre oleo da cherokee sport estao espalhadas em varios topicos, acho que centralizar neste seria ideal. quem tiver informacoes eu agradeço muito....
um grande abraço a todos os XJmaniacos !
Guto XJ98
Guto,
Dá uma olhada nos outros topicos nessa área que tem 1 quintinzilhão de informações sobre troca de oleo para df e para motor, cambio, etc... chega quase a ser chato de tanta informação....hehe brincadeira...vale a pena ver... e nao esqueça que troca de oleo de df é bom checar as engrenagens e tb trocar a junta
Cuidado pra nao misturar oleo sintetico ou semi com mineral que forma borra (choque quimico) e ai ce ta f*** e mal pago
abraços
gutoxj98
04/02/2007, 17:19
Ola amigos empoeirados
Ao JRGURAK
O barulho que eu ouvia nao era do cambio e sim do novo filtro K&N que coloquei, como no GNV a rotacao cai um pouco e fiquei sem a caixa de ar o barulho era do ar entrando no sistema.......ANTA PRA MIM É POUCO !
ao ARBASS
1 - Nao sei o oleo anterior, mas o antigo dono cuidava como se fosse seu filho, tanto que comprei o carro em 12/2006 e estava com 52 mil KM
2 - Nao, somente quando enfio o pe um pouco ela passa dos 3000 e nao muda a marcha, devendo isso ser normal, ela sempre passa entre 2000 e 2500.
ABS
Ao FLORESTAL
Seu Floresta, na verdade as informaçoes sao muito contestadas em todos os topicos que falam deste assunto, parece que cada um tem uma opiniao, falam em ponto de fulgor do oleo, etc.....coisas que CABAÇOS E ANTAS como eu nao sabem....e apenas querem saber qual oleo colocar....por isso criei esse topico.....
Quanto ao misturar oleos isso eu li (heeeeee) realmente forma uma merda de jabuticaba, por isso troquei o filtro de oleo com apenas 1000 km.....para nao misturar o 20w50 antigo que coloquei com esse 10w40 novo.......esta certo isso, ou deveria lavar o motor com algum produto maledeto ??????
um grande abraço a todos
E estou tentando organizar um passeio saido de Sao Paulo
GUTO XJ98
augusto.leclerc@terra.com.br
gutoxj98
22/03/2007, 21:25
por acaso vou trocar o fluido do cambio AUT da minha menina, liguei na caltabiano e falaram que tem que ser o ATF+3.............ok ? 35 o litro !!!!....por um acaso é a mesma coisa que DIII ?????? a 13 o litro ??????
Troco o filtro ou lavo ??????
Tem um cara aqui em SP que tem uma certa maquina que Substitui, lava, todo o sistema.......sem abrir !!!!!!.....600,00 pilas.......o que vcs oleoginosos cherokeiros acham ??????
valeu e um abraço
Marcelo Carvalhal
22/03/2007, 23:03
por acaso vou trocar o fluido do cambio AUT da minha menina, liguei na caltabiano e falaram que tem que ser o ATF+3.............ok ? 35 o litro !!!!....por um acaso é a mesma coisa que DIII ?????? a 13 o litro ??????
:putz: PUTZ...pela PENTELHONÉZIMA VEZ.....DEXRON 3 !!!!
Troco o filtro ou lavo ??????
TROCA.......mas pode lavar....mas deve trocar..:mrgreen:
Tem um cara aqui em SP que tem uma certa maquina que Substitui, lava, todo o sistema.......sem abrir !!!!!!.....600,00 pilas.......o que vcs oleoginosos cherokeiros acham ??????
valeu e um abraço
Ta caro....e é perigoso, não sai as impurezas...o fitlro é imantado, ele retém fuligem tbm atravé de atração, por isso tem que ser retirado, substituido...ou lavado...mas tem que ser trocado..:mrgreen:
gutoxj98
22/03/2007, 23:18
:putz: PUTZ...pela PENTELHONÉZIMA VEZ.....DEXRON 3 !!!!
TROCA.......mas pode lavar....mas deve trocar..:mrgreen:
Ta caro....e é perigoso, não sai as impurezas...o fitlro é imantado, ele retém fuligem tbm atravé de atração, por isso tem que ser retirado, substituido...ou lavado...mas tem que ser trocado..:mrgreen:
Carvalhal, foi mal ter sido pentelhonezimo pergunteiro sobre este tema do C..., mas cada paraiba fala uma coisa.......esse lance da maquina entao vou esquecer.......obrigado pela sua ajuda..vou por o DIII entao....
agora +1 pentelhezima......o o resto do fluido velho do cambio ?....pq quando abre somente o carter so pega uns 5 Lts...nao é isso ?.....abro a bosta toda ?????
valeu
PentelhoGuto Xj98 ......
Marcelo Carvalhal
22/03/2007, 23:23
Carvalhal, foi mal ter sido pentelhonezimo pergunteiro sobre este tema do C..., mas cada paraiba fala uma coisa.......esse lance da maquina entao vou esquecer.......obrigado pela sua ajuda..vou por o DIII entao....
agora +1 pentelhezima......o o resto do fluido velho do cambio ?....pq quando abre somente o carter so pega uns 5 Lts...nao é isso ?.....abro a bosta toda ?????
valeu
PentelhoGuto Xj98 ......
Por favor me descuple, mas esta pergunta não posso reponder de maneira correta...amanhã volto com uma reposta pra isso...
Acho que tem um procedimento para conseguir retirar o antigo sim...mas não me lembro agora....
gutoxj98
23/03/2007, 11:55
Blz....vou esperar ........abs
gutoxj98
31/03/2007, 18:01
Alguem ja colocou oleo BR 5w 40 sintetico ?????.....será que é muito fino ?
vou trocar filtro e oleo ....alguem desaprova ?...minha xj ta com 65 mil km !
um abraço a todos
Guto,
Eu estive pesquisando os óleos recomendados pelos fabricantes. O que mais me agradou(pois sou adepto do mineral) foi o Energy 5w30 da Texaco. Atualmente estou usando o Castrol GTX 20w50, mas há uma batidinha "leve" de tuchos quando o motor está frio. Por isto estou pensando em colocar o Texaco.
Gilbertojipeiro38
01/04/2007, 10:49
EDIE-DF
estou usando a dois anos o Shell Hellis Plus Semi sintetico com bons resultados. o dono anterior usava Motul (muito dificil de encontrar) quando eu comprei ela em BSB.
quem vende buchas da suspensao a preço justo?
gutoxj98
01/04/2007, 11:24
Guto,
Eu estive pesquisando os óleos recomendados pelos fabricantes. O que mais me agradou(pois sou adepto do mineral) foi o Energy 5w30 da Texaco. Atualmente estou usando o Castrol GTX 20w50, mas há uma batidinha "leve" de tuchos quando o motor está frio. Por isto estou pensando em colocar o Texaco.
Fala edie...blz ai ????
Então....quando coloquei 20w50 nao sei o que aconteceu, batia tbem os tuchos em 2500 a 3000 giros um barulho irritante, mesmo com o carro quente, e nao era um barulhinho nao.....ai troquei pelo 15w40 mineral.....melhorou mas nao acabou ( na tabela da shell recomenda 10w40).
Veja o que estou pensando em fazer....uma P....de um flush, pra ver se limpa os tuchos, ai coloco esse 5w40 ou o 10w 40 mesmo....abro a tampa do de óleo motor e ela esta muito seca, sem vestígios de borra, se tivesse nao iria fazer.....eu acredito que quando troquei o oleo para o 20w50 deve ter entupido algum ou alguns tuchos...o que vc acha dessa P.....de flush ?...pode virar um bosteiro fenomenal ????
O f....é que os 10w40 e 5w40 custam 22,00 o litro........os outros é a metade do preço.
VC faria o flush flash fodex ???????
valeu e um abraço
gutoxj98
01/04/2007, 11:52
EDIE-DF
estou usando a dois anos o Shell Hellis Plus Semi sintetico com bons resultados. o dono anterior usava Motul (muito dificil de encontrar) quando eu comprei ela em BSB.
vc ja olhou no mercado livre ?...la tem....
e eu compro peças de suspençao na www.gimports.com.br eles tem preço bom...
um abraço
Na minha opinião esse troço de flush é baboseira. Já fiz e não deu certo. O negócio é trocar o óleo e o filtro com o motor bem quente a cada 5.000 km. A limpeza que o óleo mais fino fizer será retida no filtro e eliminada na próxima troca. Borra de granulação muito grande ou massa muito densa não desce pelos dutos e não adianta fazer flush, flash ou caralhush.
Outra balela é essa "embira" de trocar o óleo, rodar mil km, trocar de novo. E se as bronzinas estiverem riscadas (e não é risco grande, mas da ordem de microns), só substituindo. Não existe o milagre da limpeza interna que tira tudo quanto é barulho.
EDIE-DF
Gilberto,
Tenho um Kit importado de buchas em PU vermelhas (coisa fina) são todas as buchas da XJ +- 40 peças, tem umas q nem sei onde vão....:concordo:
Se tiver a fim R$850,00..........:concordo:
Na minha opinião esse troço de flush é baboseira. Já fiz e não deu certo. O negócio é trocar o óleo e o filtro com o motor bem quente a cada 5.000 km. A limpeza que o óleo mais fino fizer será retida no filtro e eliminada na próxima troca. Borra de granulação muito grande ou massa muito densa não desce pelos dutos e não adianta fazer flush, flash ou caralhush.
Outra balela é essa "embira" de trocar o óleo, rodar mil km, trocar de novo. E se as bronzinas estiverem riscadas (e não é risco grande, mas da ordem de microns), só substituindo. Não existe o milagre da limpeza interna que tira tudo quanto é barulho.
Edie,
Concordo e não concordo, o Flush FUNCIONA, o problema é a merd.. q pode dar depois...:pensativo:
Optei por fazer na minha viatura, pois tinha dúvidas da manutenção q o ex dono fazia, qdo o meca abriu o bujão do carter saiu um oleo escuro e fino, e depois saiu um bem gosmento ''quase pastoso'' :shock: , coloquei o GTX 20w50 e de cara qdo liguei a viatura, parecia motor a diesel, umas aceleradas meia arregaçantes o ruido sumiu, mas qdo eu ligava com o motor frio escutava um barulhinho bem sutil de tucho....:parede: , soquei outro Flush na viatura, GTX 20w50 de novo, e ficou beleza ! ! ! :dance:
Agora fica a duvida do estado do pescador...:pensativo: , por incrivel q pareça depois q fiz o Flush, começou a vazar uma merreca de oleo naquela parte de traz do carter q é meia arredondada....:putz: , ou o Flush tirou a borrinha q não deixava vazar ou ele ''queimou' a junta....vai sabe......:pensativo:
Agora com esse papo de trocar oleo com 1000Km. tambem concordo q é besteira, pois se tiver ''algo'' junto com o oleo q pode fod.. a viatura, ja vai fod.. logo no Km 1 ou 2.........:twisted: , e obviamente não existe aditivo milagroso, se alguma coisa no motor ta fud.. só consertando....
Aproveitando, alguem sabe onde consigo a junta do carter da XJ . :?: :?:
gutoxj98
01/04/2007, 23:09
faço ou nao faço o fudusch ?????????
faço ou nao faço o fudusch ?????????
Guto,
é complicado parpitar http://www.clicksmilies.com/s1106/aktion/action-smiley-080.gif , pelo q sei a sua viatura tem baixa km, apesar q é facinho alterar...:shock: , e se vc não ta percebendo nenhum sintoma acho melhor não fazer.......:concordo:
ou vc ta percebendo alguma coisa :?: :?:
Edie,
Concordo e não concordo, o Flush FUNCIONA, o problema é a merd.. q pode dar depois...:pensativo:
Optei por fazer na minha viatura, pois tinha dúvidas da manutenção q o ex dono fazia, qdo o meca abriu o bujão do carter saiu um oleo escuro e fino, e depois saiu um bem gosmento ''quase pastoso'' :shock: , coloquei o GTX 20w50 e de cara qdo liguei a viatura, parecia motor a diesel, umas aceleradas meia arregaçantes o ruido sumiu, mas qdo eu ligava com o motor frio escutava um barulhinho bem sutil de tucho....:parede: , soquei outro Flush na viatura, GTX 20w50 de novo, e ficou beleza ! ! ! :dance:
Agora fica a duvida do estado do pescador...:pensativo: , por incrivel q pareça depois q fiz o Flush, começou a vazar uma merreca de oleo naquela parte de traz do carter q é meia arredondada....:putz: , ou o Flush tirou a borrinha q não deixava vazar ou ele ''queimou' a junta....vai sabe......:pensativo:
Agora com esse papo de trocar oleo com 1000Km. tambem concordo q é besteira, pois se tiver ''algo'' junto com o oleo q pode fod.. a viatura, ja vai fod.. logo no Km 1 ou 2.........:twisted: , e obviamente não existe aditivo milagroso, se alguma coisa no motor ta fud.. só consertando....
Aproveitando, alguem sabe onde consigo a junta do carter da XJ . :?: :?:
Tô falando que é embira!:evil: O cara diz que ficou beleza, mas vaza uma merreca de óleo? :? É o seguinte, já fiz e me ferrei do mesmo jeito (um pouco pior):evil: . E não conheço o cara que diga que fez sem ter um MAS...:parede:Pode demorar 10.000, 20.000 ou 30.000, mas que vai fuder juntas e gaxetas, ah isso vai!
É foda!:)
gutoxj98
03/04/2007, 19:23
Guto,
é complicado parpitar http://www.clicksmilies.com/s1106/aktion/action-smiley-080.gif , pelo q sei a sua viatura tem baixa km, apesar q é facinho alterar...:shock: , e se vc não ta percebendo nenhum sintoma acho melhor não fazer.......:concordo:
ou vc ta percebendo alguma coisa :?: :?:
Puta duvida, realmente tem baixa km.....pelo estado dela acho que nao baixaram nao.....pelo descritivo do edie acima....nao vou fazer nao...depois fode junta e estas merdas que sempre acontecem quando vc mexe......
mais valeu pelas dicas e pela preocupaçao
um grande abraço a vc e ao edie
Florestal
09/04/2007, 00:18
Puta duvida, realmente tem baixa km.....pelo estado dela acho que nao baixaram nao.....pelo descritivo do edie acima....nao vou fazer nao...depois fode junta e estas merdas que sempre acontecem quando vc mexe......
mais valeu pelas dicas e pela preocupaçao
um grande abraço a vc e ao edie
Guto et al,
Seguinte,
o Flush é um mecanismo de prevenção contra formação da borra dentro do motor, não é um sistema de limpeza para motores que já estão com esse problema. Não sei se é o seu caso. A minha sugestão é tirar o carter e limpar o dito.
O único problema é que vc vai ter que trocar a junta, mas ai, o jeito é importar. Nos eua uma junta custa 10 dolares, dinhero de pinga.
Se o carter estiver limpo (sem borra e sujeira) então é provavel que o motor tb esteja, e ai vc pode fazer o flush a cada 10000km para manter ele assim.
Barulho de tucho, várias cherokas tem e precisa ver se não confunde com barulho do sistema de injeção (dos bicos) que é menor, constante, mas que prum leigo pode confundir (eu por exemplo).
Bão, não tem formula certa fião, mas é ficar atento e ir estudando qual melhor opção para sua cheroka
Abraços
Marcelo Carvalhal
09/04/2007, 01:42
Florestal...
Vc tá lendo o anúncio da IPIRANGA, que quer se aproveitar do nicho de mercado e já se Sifu!!!.
Tão tendo de pagar uns MOTORES, POR AÍ, E VÃO PARAR COM ESTE SERVIÇO NOS POSTOS...
O FLUSH surgiu como um COADJUVANTE NA AJUDA DA PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE BORRA, era oferecido nas concessionárias, para os carros com mais de 20 mil km, era pra engordar o orçamento...
O problema é que foi oferecido pra todo mundo, com qualquer kilometragem, e qualquer oficina tava fazendo sem muito critério...
Os detergentes do FLUSH em um motor MAIS VELHO, com as crostas mais intensas, só serve pra piorar a situação, a até interromper a lubrificação mais fina do sistema...
Ela não vai QUEIMAR, nenhuma junta não TÁ....isso é IMPOSSÍVEL!!!
Mas ele pode sim remover aquela crosta que tava la´TAPANDO O BURACO..:mrgreen:
Para motores com kilometragem DUVIDOSA, só mesmo o desmonte resolve, e uma limpeza interna, do cárter irá solucionar o problema, o PESCADOR é uma peça que segura só os MAIORES REZÍDUOS, deixando passar a maioria dos pequenos, que na verdade são mais perigosos.
o FLUSH, tbm pode causar CHOQUE QUÍMICO, se não retirado a contento e feita uma troca mais próxima...
FLUSH melhor no motor que vc já conhece....ou com menos de 40 mil KM.....ORIGINAIS..:shock:
é facil, se a tampa de óleo de seu motor e por dentro em volta dela tiver aquela GRAXA de óleo, esquece...o flush não vai ajudar muito, fora a CARBONIZAÇÃO, que o FLUSH tbm descola da válvulas e cabeça, eles tbm podem interromper a lubrificação...
O legal, é REMOVER o CÁRTER, limpar...todo o sistema....ÓLEO NOVO....FILTRO NOVO.....e a cada 20 mil KM....SIM...pode fazer seu MOTOR FLUSH tranquilo....:dance:
Fora isso....BOA SORTE
Gilbertojipeiro38
09/04/2007, 08:28
Marcelo
Tambem me ferrei nessa!
Meu filho colocou oleo semi-sintetico numa Strada 2003 com 120mil Km, andou uns 500 km e travou uma biela que o vira de STD foi para o lixo
gutoxj98
14/04/2007, 21:17
Nao fiz nada ainda............e ainda bem.....!!!!
Será que é ignicao, parte eletrica ????....seráaaa ?????........pode ate ser, pois essa p. so comecou a fazer depois que coloquei o gnv......tem uma cheroka xj vendendo na oficina de um amigo.....e faz o mesmo barulho...e andava tbem no gnv..........
Mas quando ando na gasolina...e ja andei bastante para ver ....e o irritante barulho continua.........no gnv o motor trabalha mais quente....por isso acho que entupiu alguma entrada minuscula de algum tucho....sei lá soltou alguma borra com a temperatura alta........... vou colocar 5w40 para ver....o que vcs acham ?????
gutoxj98
14/04/2007, 23:49
Guto et al,
Seguinte,
o Flush é um mecanismo de prevenção contra formação da borra dentro do motor, não é um sistema de limpeza para motores que já estão com esse problema. Não sei se é o seu caso. A minha sugestão é tirar o carter e limpar o dito.
O único problema é que vc vai ter que trocar a junta, mas ai, o jeito é importar. Nos eua uma junta custa 10 dolares, dinhero de pinga.
Se o carter estiver limpo (sem borra e sujeira) então é provavel que o motor tb esteja, e ai vc pode fazer o flush a cada 10000km para manter ele assim.
Barulho de tucho, várias cherokas tem e precisa ver se não confunde com barulho do sistema de injeção (dos bicos) que é menor, constante, mas que prum leigo pode confundir (eu por exemplo).
Bão, não tem formula certa fião, mas é ficar atento e ir estudando qual melhor opção para sua cheroka
Abraços
Entao Floresta.......eu tiro a tampa do oleo e esta mais seca que a minha guela de sexta feira.....falar de barulho é igual vender buzina desligada !!!...heeheheh...mas vou tentar......esse forum deveria ter audio....!!!!
Imagina assim entao...ligo a danada e ta tudo blz....sem um barulinho..lindo maravilhoso.......ai acelero um pouco bem lentamente vai aumentando o giro...chega em 2300 a 3000 faz barulho como se fosse folga em tuchos..tanto na gasolina quanto no gnv...tanto frio quanto quente......se é ignicao, faisca, injecao.......nao sei.....meu meca disse que nao é valvula e pode ate ser um balancin solto.....!!!!????....ja ouviu isso ??..os mecas sao bao...so mexe em 4x4.....
essa junta que vc disse, nao posso usar cola ?.....como no carter no cambio ?
valeu Floresta ......abraço
Florestal
15/04/2007, 00:47
Entao Floresta.......eu tiro a tampa do oleo e esta mais seca que a minha guela de sexta feira.....falar de barulho é igual vender buzina desligada !!!...heeheheh...mas vou tentar......esse forum deveria ter audio....!!!!
Imagina assim entao...ligo a danada e ta tudo blz....sem um barulinho..lindo maravilhoso.......ai acelero um pouco bem lentamente vai aumentando o giro...chega em 2300 a 3000 faz barulho como se fosse folga em tuchos..tanto na gasolina quanto no gnv...tanto frio quanto quente......se é ignicao, faisca, injecao.......nao sei.....meu meca disse que nao é valvula e pode ate ser um balancin solto.....!!!!????....ja ouviu isso ??..os mecas sao bao...so mexe em 4x4.....
essa junta que vc disse, nao posso usar cola ?.....como no carter no cambio ?
valeu Floresta ......abraço
Vamo como o jack...por partes
Carvalhoso,
Eu sei que o fodush tira os resíduos, por isso falei que é pra prevenção. Pq se vc quiser limpar tem que tirar o carter e limpar e as vezes ainda isso nao resolve e tem que fazer limpeza do motor mesmo.
Guto
Então dá uma olhada no rockauto que tem o oil pan gasket set...que é a junta do carter....19 doletas + correio + 78% de imposto de importacao. veja pelo part number se é o certo mesmo antes de comprar...
A junta aqui custa R$ 350
Abraços
gutoxj98
15/04/2007, 01:48
Florestal e Carvalhal.......qual oleo vcs usam na sua XJ ?........outro dia fui abastecer gnv e tinha uma xj 2000 ao lado......como xjoteiro que sou la fui eu perguntar.....o cara era meio snobe...mas.....ele coloca 20w50 e nao faz nenhum barulho ( pelo menos foi o que o cabeludão disse)........o meu ultimo oleo faz 3000 km era mobil 15w40......to pensando em colocar mais fino......e sintetico.....(sera) 5w40.......ou coloco apenas o 10w40 mineral......????
o 20w50 nao é muito grosso ?.....e o 5w40 nao é muito fino ?.....qual vcs usam ?
valeu ??
gutoxj98
15/04/2007, 20:55
Florestal ????????? Carvalhal ??????????
Florestal
15/04/2007, 22:18
Florestal ????????? Carvalhal ??????????
Guto
Troquei o óleo da minha essa semana. Eu pedi pro mecanico um 15W40 mas o imbeci, quer dizer, o senhor mecânico colocou o Motul (caro pra burro) ao invés de um mineral mais simples bom como o ELF ou Castrol. O BR também não é ruim, já que é desenvolvido no Brasil pela nossa querida Petrolula.
Pro nosso clima, eu não sugiro um 5w40 pq requer muitos aditivos para trabalhar numa faixa tão ampla de temperatura, e na minha humilde opinião, é melhor um óleo para nosso clima tropical, menos complexo, ou seja, 15 a 20W-40 tá bom demais. Não é muito grosso não, ainda mais num sistema que trabalha a 100oC, como é o da cheroka.
Só precisa tomar alguns cuidados. Olhar sempre a pressão do óleo, o nível, eventuais vazamentos, gaxetas (retentores), juntas, etc. Enfim, nosso carro não é zero então vale olhar todo santo MÊS. E tem mais, a grande maioria, comprou o carro sem ter o histórico completo, então, uma limpada nas válvulas e cabeçote pode ser um bom começo pra quem tem um motor barulhento. Agora prepara o bolso, pq a paulada é razoável. Mas importando as juntas (originais, não usem genéricas, principalmente a do cabeçote) não tem problema, sai relativamente em conta.
Sugestão é vc comprar a peça e levar no mecanico de confiança.
Eu to me preparando psico e financeiramente, minha cheroka tá com a bomba indo pro saco e o motor rangendo bem de leve na subida (pode ser por causa da bomba ou não). Então, logo vou trocar a bomba e se não resolver, vou ter que abrir a parte de cima do bixão pra fazer uma limpeza e ver como estão camisas, pistão, etc. Ai conto pra vcs como foi a brincadeira.
Abraços
Leo - Beethoven
16/04/2007, 11:22
Andei pesquisando bastante sobre isso também....pois certemente vou ter que trocar da minha....vai saber o que o antigo dono fez....
A galera nos states usa muito um tal de 5-30 ou 10-30 SAE....mas lá é bem mais frio que aqui....creio que com um 10-40 ou até o 20-50 não deve ser de todo ruim.....
Quanto ao "fudush"....não faria de jeito nenhum.....isso é uma química violenta pra remover as borras (não confindir com outra palavra) internas do motor.....sinceramente, se chegar ao ponto de não o motor estar bem contaminado internamente, abriria tudo, lavaria com o bom e velho querosene e montaria com juntas novas.....pois com o flush, a química vai destruir tudo que é junta....as primeiras são as do cárter e a do mancal trazeiro.....depois as da tampa de válvulas.....pode não acontecer na hora, mas com o tempo vai começar a vazar e vc vai se perguntar o que fez pra merecer isso.....gasta um pouco mais tendo que abrir o motor e fazer isso, mas é um serviço que vc pode programar em função do seu tempo, grana e no final vai saber como está o seu motor por dentro e vai ficar com as juntas novinhas.
gutoxj98
16/04/2007, 17:01
Guto
Troquei o óleo da minha essa semana. Eu pedi pro mecanico um 15W40 mas o imbeci, quer dizer, o senhor mecânico colocou o Motul (caro pra burro) ao invés de um mineral mais simples bom como o ELF ou Castrol. O BR também não é ruim, já que é desenvolvido no Brasil pela nossa querida Petrolula.
Pro nosso clima, eu não sugiro um 5w40 pq requer muitos aditivos para trabalhar numa faixa tão ampla de temperatura, e na minha humilde opinião, é melhor um óleo para nosso clima tropical, menos complexo, ou seja, 15 a 20W-40 tá bom demais. Não é muito grosso não, ainda mais num sistema que trabalha a 100oC, como é o da cheroka.
Abraços
Eu ja estou usando Mobil XP 15w40...........tava pensando no BR 5w40 pois é sintetico e mais fino, ou o 10w40 que é recomendado na tabela da shell base mineral.......quanto ao Fudussusch......era mesmo para retirar as impurezas dos tuchos.....pois ate aonde eu olhei...meu motor nao apresenta sinais de borra.....ex. na ultima troca de oleo meti o dedo no carter.....a cheroka ate deu uma suspirada...rsrs....e nada de borra......abri a tampa do motor e meti o dedo de novo...e nada de borra....!!!! ....bom esta semana vou colocar o 10w 40 e ver como é que fica.....
Agora nao tenho grana nem pra abrir sorriso !!!!! quanto mais o motor da danada.....
Esse motul que vc falou é sintetico nao é ?
Vou trocar e falo como ficou.........um abraço e valeu !!!
gutoxj98
16/04/2007, 17:07
Andei pesquisando bastante sobre isso também....pois certemente vou ter que trocar da minha....vai saber o que o antigo dono fez....
A galera nos states usa muito um tal de 5-30 ou 10-30 SAE....mas lá é bem mais frio que aqui....creio que com um 10-40 ou até o 20-50 não deve ser de todo ruim.....
Quanto ao "fudush"....não faria de jeito nenhum.....isso é uma química violenta pra remover as borras (não confindir com outra palavra) internas do motor.....sinceramente, se chegar ao ponto de não o motor estar bem contaminado internamente, abriria tudo, lavaria com o bom e velho querosene e montaria com juntas novas.....pois com o flush, a química vai destruir tudo que é junta....as primeiras são as do cárter e a do mancal trazeiro.....depois as da tampa de válvulas.....pode não acontecer na hora, mas com o tempo vai começar a vazar e vc vai se perguntar o que fez pra merecer isso.....gasta um pouco mais tendo que abrir o motor e fazer isso, mas é um serviço que vc pode programar em função do seu tempo, grana e no final vai saber como está o seu motor por dentro e vai ficar com as juntas novinhas.
Fala Leo....blz ???
Quando comprei o carro fui logo trocar o oleo.....ai coloquei o 20w50....ficou uma bosta x 2..... nao coloca essa especificacao....eu achei muito grosso, como disse ao Florestal na tabela da shell recomenda 10w40 Helix semi-sintetico, nao sei se é uma tabela de venda.....tipo carro de rico oleo caro....pq muitas pessoas (quase todos) pensam que cherokee sport é carro de magnata.....mal sabem a bagatela que custa ...rsrsrsr
E ai...falou com o Sergio ??
um abraço e ja esqueci o Fudunhuch !!!!
Leo - Beethoven
16/04/2007, 18:13
Fala Leo....blz ???
Quando comprei o carro fui logo trocar o oleo.....ai coloquei o 20w50....ficou uma bosta x 2..... nao coloca essa especificacao....eu achei muito grosso, como disse ao Florestal na tabela da shell recomenda 10w40 Helix semi-sintetico, nao sei se é uma tabela de venda.....tipo carro de rico oleo caro....pq muitas pessoas (quase todos) pensam que cherokee sport é carro de magnata.....mal sabem a bagatela que custa ...rsrsrsr
E ai...falou com o Sergio ??
um abraço e ja esqueci o Fudunhuch !!!!
Vou trocar o óleo da minha tbém, não pq está ruim, mas pq não sei o que o outro cara fez com esse carro e quero começar a fazer o histórico da minha aos meus moldes....mas certamente será um óleo 10W40......
Tem que tomar o maior cuidado com a nossas XJ mesmo....os caras acham que é carro de magnata....vc leva numa oficina qualquer e o mecânico já brilha os olhos $$$ pra cima de vc.....coitado, mal sabe ele a situação....dá vontade de fazer um adesivo e colar no carro: Apesar das aperências, esse carro vale menos que a maioria dos 0 Km"....
A sua dica do GNV foi procidencial, o Sérgio é um cara 10, conhece aquilo que faz e c/ preço bom. Já até marquei a sirurgia pro Sábado....Valeu a dica.
Abs.
Fala Guto, beleza?
Meu, desde que comprei meu XJ, em agosto/06 uso o Lubrax SL - SAE 20W50 - Mineral. Só alegria, bom pra car...lho e custa R$ 12,00/litro. Troco a cada 5.000km e o filtro também.
Mudando de assunto, depois te mando umas fotos de Castelhanos - quando agendarmos a próxima eu aviso com antecedência ou abro um tópico pra galera.
Abraço,
gutoxj98
16/04/2007, 18:23
Vou trocar o óleo da minha tbém, não pq está ruim, mas pq não sei o que o outro cara fez com esse carro e quero começar a fazer o histórico da minha aos meus moldes....mas certamente será um óleo 10W40......
Tem que tomar o maior cuidado com a nossas XJ mesmo....os caras acham que é carro de magnata....vc leva numa oficina qualquer e o mecânico já brilha os olhos $$$ pra cima de vc.....coitado, mal sabe ele a situação....dá vontade de fazer um adesivo e colar no carro: Apesar das aperências, esse carro vale menos que a maioria dos 0 Km"....
A sua dica do GNV foi procidencial, o Sérgio é um cara 10, conhece aquilo que faz e c/ preço bom. Já até marquei a sirurgia pro Sábado....Valeu a dica.
Abs.
Veja só, o Sombra usa 20w50 e á alegria geral......bem que eu queria pois custa desde 7,00 a 12,00 o litro.......os 10w40 custam de 20 a 23 o litro.....é o dobro e mais um pouco.......vc que é entendido !!!! vc acha que o GNV tem culpa no cartorio ??? por causa da temp interna de queima que é mais alta que a gasolina ( ouvi falar ) pode ter encrostado uma borrinha na entrada dos tuchos ????? quando tava usando 20w50 ???????...o que vc acha ???
Ahhh.....Caso vc va trocar o fluido do cambio da sua XJ.....tem uma loja de oleo perto do meu trampo, que faz o serviço cobrando apenas o fluido utilizado.....ele abre, tira e limpa o filtro, coloca o fluido novo......e tem preços de oleos muito bons....
gutoxj98
16/04/2007, 18:25
Fala Guto, beleza?
Meu, desde que comprei meu XJ, em agosto/06 uso o Lubrax SL - SAE 20W50 - Mineral. Só alegria, bom pra car...lho e custa R$ 12,00/litro. Troco a cada 5.000km e o filtro também.
Mudando de assunto, depois te mando umas fotos de Castelhanos - quando agendarmos a próxima eu aviso com antecedência ou abro um tópico pra galera.
Abraço,
Sombrero....vc usa gazozalina ??? ou GNV ????.....
Cara manda estas fotos sim que quero ver com certeza....e como foi tava show ????......logo depois que vc me mandou o mail meu amigo tbem ligou, ele tem casa na ilha......porra era so ir e voltar no outro dia..mas como te falei...nao dava mesmo............avisa sim que eu vou.......um abraço
Leo - Beethoven
16/04/2007, 18:30
Veja só, o Sombra usa 20w50 e á alegria geral......bem que eu queria pois custa desde 7,00 a 12,00 o litro.......os 10w40 custam de 20 a 23 o litro.....é o dobro e mais um pouco.......vc que é entendido !!!! vc acha que o GNV tem culpa no cartorio ??? por causa da temp interna de queima que é mais alta que a gasolina ( ouvi falar ) pode ter encrostado uma borrinha na entrada dos tuchos ????? quando tava usando 20w50 ???????...o que vc acha ???
Em tese com o GNV, era pro 20W50 ir melhor ainda. O problema maior nos nossos carros e o que me borro só de pensar é o que os antigos donos andaram fazendo, sacou ? Será que o cara trocava de filtro....usava pelo menos o 20W50 ou usava aquelas porcaria que nem multiviscoso são (os genéricos)....isso é uma desgraça....isso sem falar no resto, câmbio, T-Case, diferenciais.....aí é que o meu medo vai longe....mas aos poucos eu vou dando um jeito nisso....mas depois do GNV, vai ter que ser aos poucos mesmo....hehehe.....
Dalhe Guto ! ! !
Vc continua inconformado ''com qual óleo usar''...........:twisted:
Qdo comprei a minha, me arrisquei com ela vindo do interior pra Sampa sem trocar nenhum óleo....:shock: o motor uma MARAVILHA (frio/quente) sem ruidos o bichão assoviava........:dance:
Na primeira troca de óleo fiz o fudush e coloquei o Castrol 20w50, depois da partida, parecia motor a diesel, como troquei o óleo num meca falei ''q merd... é essa ??", o bicho pegou no cabo do acelerador, deu uma put..acelerada (quase soco ele) qdo voltou ao giro normal, aquele silencio, motor redondinho, o meca olhou e disse "pronto resolvido" :shock: .
Não sou especialista mas ''acho'' q para o nosso clima o melhor é o 20w50, vc tem certeza q é barulho de tucho ??
gutoxj98
16/04/2007, 19:25
Dalhe Guto ! ! !
Vc continua inconformado ''com qual óleo usar''...........:twisted:
Qdo comprei a minha, me arrisquei com ela vindo do interior pra Sampa sem trocar nenhum óleo....:shock: o motor uma MARAVILHA (frio/quente) sem ruidos o bichão assoviava........:dance:
Na primeira troca de óleo fiz o fudush e coloquei o Castrol 20w50, depois da partida, parecia motor a diesel, como troquei o óleo num meca falei ''q merd... é essa ??", o bicho pegou no cabo do acelerador, deu uma put..acelerada (quase soco ele) qdo voltou ao giro normal, aquele silencio, motor redondinho, o meca olhou e disse "pronto resolvido" :shock: .
Não sou especialista mas ''acho'' q para o nosso clima o melhor é o 20w50, vc tem certeza q é barulho de tucho ??
Falaaa Nzardo
Puuuts...incorfomado mesmo........todo dia ouço o barulho e me pergunto ... " Que bosta será essa ?..oleo ? tucho ? ou será o peso do meu bucho ? " rsrsrs
Quando troquei o 20/40 pelo 15/40 deis uma puuuta acelerada ( meu pai tava junto e perguntou se eu tinha cheirado cola), pq tinha lido isso que vc falou.....melhorou mas nao resolveu...vc fes o fludush...nao vazou nada depois ?
se nao for essa bosta de tucho vai ser o que ????...ja sei vou gravar um video e colocar no youtube......no sabado eu faço isso !!!
Leo - Beethoven
16/04/2007, 19:56
Falaaa Nzardo
Puuuts...incorfomado mesmo........todo dia ouço o barulho e me pergunto ... " Que bosta será essa ?..oleo ? tucho ? ou será o peso do meu bucho ? " rsrsrs
Quando troquei o 20/40 pelo 15/40 deis uma puuuta acelerada ( meu pai tava junto e perguntou se eu tinha cheirado cola), pq tinha lido isso que vc falou.....melhorou mas nao resolveu...vc fes o fludush...nao vazou nada depois ?
se nao for essa bosta de tucho vai ser o que ????...ja sei vou gravar um video e colocar no youtube......no sabado eu faço isso !!!
Vai no Ibira na Zeca Feira ? Se for damos uma olhada (escutada) nesse barulho e até comparamos com o do Flash.....ou então gravamos o som em Suround 3D e colocamos no youtube....mas pela kmetragem que vc tem eu duvido....não deve ser nada d+....
A acelerada que o Nzardo mencionou, é que quando se faz o fudush os tuchos ficam cheios dessa coisa, e aí tem que dar uma forçada pra purgar o líquido....e tem outra, depois disso, a primeira troca de óleo tem que ser descartada com menos de 500Km por que o óleo fica contaminado....
Existe uma "técnica" que é não muito ortodóxa....mas eu recorri a ela no motor do Beethoven depois de usar umas porcarias de gasolina.....é misturar querosene ao óleo velho e deixar em marcha lenta por um tempo, prestando atenção na temperatura.....depois troca-se o óleo, mas depois de 500km precisa trocar o óleo de novo.....digamos assim, é um fudush menor agressivo e mais barato....mas é a mesma técnica....
Falaaa Nzardo
Gutucho,................:twisted:
Pode ser outra coisa, a minha falecida ZJ fazia um ruido q não consegui identificar de onde vinha, um belo dia, estourou a bomba d'agua, troquei o reparo, e para a minha surpresa o ruido sumiu....:dance:
Fiz o fudush e não me arrependo, hoje a minha vaza um pouco pela junta do cárter, mas segundo ''pesquisas'' e a opinião do nobre MC, o fudush não fode as juntas não....:-D
Agora to na caça da junta do cárter pra trocar e aproveitar pra ver a situação do pescador....:concordo:
Florestal
16/04/2007, 20:30
Nzardo
Junta tem no rockauto.com... e relativamente barata, só presta atenção no part number pra comprar a certa.
Abraços
Sombrero....vc usa gazozalina ??? ou GNV ????.....
Cara manda estas fotos sim que quero ver com certeza....e como foi tava show ????......logo depois que vc me mandou o mail meu amigo tbem ligou, ele tem casa na ilha......porra era so ir e voltar no outro dia..mas como te falei...nao dava mesmo............avisa sim que eu vou.......um abraço
Fala aí Guto,
Só ga$olina - pena que essa política de bost... do nosso país torne a gasolina tão cara, mas eu não arredo pé - na boa, eu não gosto de GNV - vou andar na gasolina enquanto der e se por acaso acontecer algo de desagradável, $$$ falando, compro qualquer coisa à diesel.
Quanto à sábado - tava indescritível - eu, meu irmão e mais 7 brothers, em quatro viaturas, puta sol lindo, lama pra cacete, chegando lá água limpinha, peixe frito, cerveja e muita risada com as palhaçadas dos caras. Na volta deu pra ter uma boa idéia do que o XJ com pneus decentes é capaz - cada vez eu me sinto mais orgulhoso!!! Vou ver se posto as fotos em algum site - vai dar umas 200 fotos.
Abraço,
Olha galera,
Eu procurei em todo o canto a recomendação de manutenção para "flush" e não achei em lugar nenhum. Segue anexa a relação de manutenção e lubrificação dos programas A e B da Chrysler. Enjoy.