PDA

Ver Versão Completa : Água sumindo

catingueiro
05/01/2007, 17:48
Olá galera !!

Estou com o seguinte problema...

Ao andar com minha L200 HPE 2003/2003 a 130 ... 140 em uma viagem de 300 ...400 Km tenho que completar o reservatório de agua do radiador ( fica totalmente seco ). A temperatura fica estável ( tendo que aliviar o pé uns 10 ou 15 min, como td mundo já sabe das L 200 ). Mandei testar o cabeçote, troquei junta, varetei o radiador e está td ok aparentemente. Na cidade não acontece nenhum problema.

Alguem tem alguma dica? O que devo fazer ?

Obrigado aos amigos.

dsamaz
05/01/2007, 18:11
"Ao andar com minha L200 HPE 2003/2003 a 130 ... 140 em uma viagem de 300 ...400 Km tenho que completar o reservatório de AGUA do radiador ( fica totalmente seco ). A temperatura fica estável ( tendo que aliviar o pé uns 10 ou 15 min, como td mundo já sabe das L 200 ). Mandei testar o cabeçote, troquei junta, varetei o radiador e está td ok aparentemente. Na cidade não acontece nenhum problema."

Tu deves colocar aditivo p/ radiador + agua, e não somente a agua.
O Aditivo tem propriedades que evitam a evaporação, se este for o problema no seu caso...

Meu carro estava com problema semelhante, evaporando muita agua (ciclo diesel gera + calor q a gasolina), principalmente em dias quentes e usando com mais intensidade e motor. Resolução no meu caso: aditivo + agua.

Se seu problema não for evaporação, só pode ser vazamento em algum lugar ou entrando no motor.
Vazamento: coloque aditivo, se vazar pelas mangueiras ou no bloco vc percebe pela cor do aditivo.
Entrando no motor: veja o nível e estado do óleo + queima do combustível pelo escapamento ou medição de gases que saem...

T+
Daniel

Edintruder
05/01/2007, 18:19
Olha como está a vedação da tampa do reservatório. Se a válvula de segurança da tampa estiver trancada aberta ela deixa sair toda a água em estado de vapor. Já tive esse tipo de mistério solucionado em um Monza que tive. Em 100 km rodados em estrada evaporava cerca de 2 litros de água, e na cidade mal baixava o nível pois a temperatura demorava mais para alcançar a ponto de liberar vapor.
Antes de sair gastando em mais oficina, troca a tampa do reservatório que sai mais barato.

catingueiro
08/01/2007, 10:22
Obrigado pelas dicas, amigos.....

Só uso aditivo ( puro ) e por incrível que pareça, nada está manchado com aquele verde...o nível do óleo está perfeito...a tampa do reservatório é nova bem como a do radiador... mas, a água continua baixando do mesmo modo.

Só para complementar. Andei este domingo em umas dunas ( areia fofa ) durante algum tempo. A temperatura manteve-se baixa e sem problemas.
Hj completei o bendito reservatório

O mistério continua....

+ uma vez obrigado

dibson
08/01/2007, 20:19
Olá galera !!

Estou com o seguinte problema...

Ao andar com minha L200 HPE 2003/2003 a 130 ... 140 em uma viagem de 300 ...400 Km tenho que completar o reservatório de agua do radiador ( fica totalmente seco ). A temperatura fica estável ( tendo que aliviar o pé uns 10 ou 15 min, como td mundo já sabe das L 200 ). Mandei testar o cabeçote, troquei junta, varetei o radiador e está td ok aparentemente. Na cidade não acontece nenhum problema.

Alguem tem alguma dica? O que devo fazer ?

Obrigado aos amigos.
Opa!!!
O que sei das L200 HPE é que a unica diferença dela para a GLS é um modulo que faz o motor ganhar mais potência.
A parte de refrigeração da HPE é a mesma da GLS que por sua vez não da conta quando o motor trabalha muito tempo em alta.
Em muitas ocasiões que fazemos passeios pelas dunnas alguns amigos que usam a HPE tem problema de esquente e também no consumo de água.
Isso os modelos 2003 até 2006.
Sempre vejo alguns proprietários reclamando do mesmo problema que você tem.
Abraços

murilloaquino
08/01/2007, 20:23
PElo q me parece, a sua l-200 é a Quadradinha HPE neh?
aquela q tem o botaozinho do POWER?
abraços

Walter L. L. Casitta
08/01/2007, 20:37
Independente do modelo, não é normal a perda de água. Existe um vazamento e não é difícil de encontrar.
Pra encontrar o vazamento, os mecânicos aplicam ar comprimido no sistema com mais ou menos 1Bar de pressão. A água acaba saindo e denunciando o vazamento...

Marcello Ladeira
08/01/2007, 20:58
Walter já tive no Fiat Coupe um vazamento na Junta do Cabeçote que não denunciava em nenhum local o motivo do "sumiço da água". Fiz uma peregrinação por concessionárias e me enrolaram 6 meses... tempo suficiente para o motor ir "todo pro s%$0".

Até mesmo este teste que você sugeriu não acusava nada. Só consegui mostrar para um mecânico de concessionária o problema quando numa 6a. no final do expediente fiz ele encher o reservatório e na 2a. em seguida, depois de ter rodado o final de semana com o carro, retorner para ele "comprovar" o quanto tinha baixado.

[]'s,

JairoM
08/01/2007, 21:09
Catingueiro,

Nosso colega Edintruder já deu a dica...

Experimente andar uns minutos a 130/140, e na estrada mesmo pare.... Não desligue o motor.... Abra o capo, e veja se no reservatório de água, que não é reservatorio coisa nenhuma, é apenas uma camara de expansão, se a agua que está lá dentro esta borbulhando....

Se estiver, é porque a agua do radiador esquentou demais, vaporizou e esta tentando sair pelo reservatório.

Ha 2 semanas, eu estava indo pra uma trilha, e ouvi na estrada (antes da trilha) o barulho do borbulhar da agua neste reservatorio de plastico.. Parei, deixei um tempo parado pra esfriar, porque notei que a correia (recem-trocada por prevenção) estava torta...

Consegui voltar pra casa. No dia seguinte levei o monstro pro mecânico, que substituiu a correia torta por outra original MIT.

Diagnóstico: A estrutura da correia(novinha) arrebentou, ela esticou, e então nem o alternador carregava a bateria, nem a bomba d´agua funcionava satisfatóriamente. O POnteiro da temperatura saiu da marca normal (quase zero) e foi até a marca do meio (quase na vertical). Correia nova, bem esticada (segundo o manual), e o bruto voltou a ser o que sempre foi... só alegria.

As vezes, um aumento de temperatura, mesmo pequeno faz a agua do reservatorio desaparecer..... Mesmo assim não deixe de checar se existe vazamento mesmo ou junta"quebrada" ou "fissurada" (verifique se o oleo continua íntegro - sem contaminação pela água)... e boa sorte.

Não deixe de contar pra gente depois....

[ ]s

Walter L. L. Casitta
08/01/2007, 21:14
Walter já tive no Fiat Coupe um vazamento na Junta do Cabeçote que não denunciava em nenhum local o motivo do "sumiço da água". Fiz uma peregrinação por concessionárias e me enrolaram 6 meses... tempo suficiente para o motor ir "todo pro s%$0".

Até mesmo este teste que você sugeriu não acusava nada. Só consegui mostrar para um mecânico de concessionária o problema quando numa 6a. no final do expediente fiz ele encher o reservatório e na 2a. em seguida, depois de ter rodado o final de semana com o carro, retorner para ele "comprovar" o quanto tinha baixado.

Se é na junta do cabeçote, a água vai pro carter junto com óleo ou pra dentro do cilindro so que no caso aparecem bolhas no reservatório com o motor ligado o que é ainda mais fácil de diagnosticar. Só depende da boa vontade dos mecânicos.

Walter L. L. Casitta
08/01/2007, 21:17
Catingueiro,

Nosso colega Edintruder já deu a dica...

Experimente andar uns minutos a 130/140, e na estrada mesmo pare.... Não desligue o motor.... Abra o capo, e veja se no reservatório de água, que não é reservatorio coisa nenhuma, é apenas uma camara de expansão, se a agua que está lá dentro esta borbulhando....

Se estiver, é porque a agua do radiador esquentou demais, vaporizou e esta tentando sair pelo reservatório.

Ha 2 semanas, eu estava indo pra uma trilha, e ouvi na estrada (antes da trilha) o barulho do borbulhar da agua neste reservatorio de plastico.. Parei, deixei um tempo parado pra esfriar, porque notei que a correia (recem-trocada por prevenção) estava torta...

Consegui voltar pra casa. No dia seguinte levei o monstro pro mecânico, que substituiu a correia torta por outra original MIT.

Diagnóstico: A estrutura da correia(novinha) arrebentou, ela esticou, e então nem o alternador carregava a bateria, nem a bomba d´agua funcionava satisfatóriamente. O POnteiro da temperatura saiu da marca normal (quase zero) e foi até a marca do meio (quase na vertical). Correia nova, bem esticada (segundo o manual), e o bruto voltou a ser o que sempre foi... só alegria.

As vezes, um aumento de temperatura, mesmo pequeno faz a agua do reservatorio desaparecer..... Mesmo assim não deixe de checar se existe vazamento mesmo ou junta"quebrada" ou "fissurada" (verifique se o oleo continua íntegro - sem contaminação pela água)... e boa sorte.

Não deixe de contar pra gente depois....

O sitema é selado justamente pra água não vaporizar... Isso não pode acontecer... Alem disso existem oputros métodos mais seguros pra disgnosticar o problema do que andar a 130KM/h

Eu em?

Marcello Ladeira
09/01/2007, 07:34
Perfeito Walter sempre via as bolhas lá... mas as p%$^%$^ dos mecânicos ficavam é procurando óleo azulado e meu oleo sempre tinha cor de óleo mesmo. Agora as bolhas, putz elas sempre estavam na vareta e eu perguntando a eles se aquilo não indicaria agua no óleo. Resp: Não isso é normal.

[]'s,

Edintruder
09/01/2007, 20:44
A água quando misturada no óleo, o óleo fica com aspecto espumoso e esverdeado. Uma gota ou outra perdida pode ser até normal devido à umidade do ar que entra pelo respiro quando o motor esfria desligado. Porém nada de exagero.

JairoM
10/01/2007, 11:52
O sitema é selado justamente pra água não vaporizar... Isso não pode acontecer... Alem disso existem oputros métodos mais seguros pra disgnosticar o problema do que andar a 130KM/h

Eu em?

Caro Walter.

Eu não sugeri andar a 130/140.... apenas REPETI as palavras do Catingeuiro que afirmou que andando a 130...140 numa viagem de 300Km.....

É óbvio que existem outras maneiras de aumentar a temperatura do motor (e consequentemente da água no radiador) sem sem em velocidade.

Eu quis dizer que ele deve utilizar como sempre a pickup e num momento que estiver mais alta a temperatura, verificar se o reservatorio de expansão borbulha.... sinal que a a agua do radiador etá tão quente que vaporizou, e como o sistema é SELADO (pelo menos em teoria) o caminho natural do vapor sera o reservatório de expansão....

catingueiro
10/01/2007, 16:58
Olá galera!

Teve um filho de Deus ( mecânico ) que com boa vontade, colocou um aparelho ( tipo uma bomba ) que coloca pressão no sistema ( já havia sido feito por outros). Com muito cuidado, verificou que pingava em um parafuso que fica no bloco do motor ( do lado direito ). Pois é......acho que o mistério foi possívelmente resolvido.....vou pegar a estrada este final de semana e confirmo para vc´s o resultado na segunda.

P.S. : Paguei R$ 20,00 pelo serviço ( Acreditam nisso ? ). Se foi realmente resolvido, nunca gastei tanto e perdí tanto tempo com tanta gente filha da @5##*2ûw~qb e incompetente nestas oficinas e concessionárias autorizadas.

Obrigado aos amigos, pelas dicas

Valeu !

Marcello Ladeira
10/01/2007, 17:11
Isso é bom para mostrar aos demais colegas do fórum que L200 aquece, mas sempre tem um "bom motivo" pra isso. hehehehe

[]'s,

Leo Vicente
11/01/2007, 08:41
Pessoal

Qual é a temperatura ideal de funcionamento da Ranger 2.5 TDI 98/98 ?? Minha caminhonete andando até 100km/h a temperatura nao chega na metade do marcador, agora se andar acima dos 100km/h, na casa dos 120km/h, ela começa a subir, passa da metade e vai subindo, nao mantenho nessa velocidade pois acredito que possa chegar até o vermelho do marcador... Conversando com um mecanico, ele me disse que isso ocorre porque acima de 100km/h a ventuinha ( ventilador ) devido a pressao do ar maior, pode estar parando de girar ocasionando a elevaçao da temperatura. Tem fundamento isso ???

Abraços

Walter L. L. Casitta
11/01/2007, 09:48
Pessoal

Qual é a temperatura ideal de funcionamento da Ranger 2.5 TDI 98/98 ?? Minha caminhonete andando até 100km/h a temperatura nao chega na metade do marcador, agora se andar acima dos 100km/h, na casa dos 120km/h, ela começa a subir, passa da metade e vai subindo, nao mantenho nessa velocidade pois acredito que possa chegar até o vermelho do marcador... Conversando com um mecanico, ele me disse que isso ocorre porque acima de 100km/h a ventuinha ( ventilador ) devido a pressao do ar maior, pode estar parando de girar ocasionando a elevaçao da temperatura. Tem fundamento isso ???

Amigo,

Sinto muito, mas a sua Ranger tem algum problema. Pra você ter uma idéia o ponteiro da temperatura da fica um pouco abaixo da metade independente de qualquer rotação velocidade ou carga.
Procura outro mecânico urgente antes que piore...

Edintruder
12/01/2007, 18:00
(...)fora isso, a força do ar e a rpm do motor, a ventuinha está mais veloz do que andando devagar. O teu mecanico não pensou nem na ógica do funcionamento do sistema. A válvula termostática pode estar emperrada e não está abrindo tudo como deveria, pode estar com o radiador entupido ou ainda podes estar apenas com pé frio! Ehehe! Troca de mecânico que esse já falou besteira...
O HSD não passa da metade nem em velocidade máxima, como em terceira marcha 4x4low, carregada com 6 pessoas forçando em dunas pesadas arrastando um carro de reboque.

catingueiro
18/01/2007, 17:29
Olá galera !

Solucionei definitivamente o problema de água sumindo na minha L 200, troquei em uma Ranger 2007 ( 0 Km ).

Espero não ter problemas deste tipo com está viatura....

Valeu....

Edintruder
18/01/2007, 19:34
É isso aí Catingueiro!!! Melhor solução não podias ter arranjado!
Agora, posta para nós simples proprietários de Ranger que nunca tivemos L200, qual a tua opinião em relação às duas. Faz um breve comparativo pra nós!

catingueiro
19/01/2007, 10:16
Tá bão...

Vou tentar resumir e ser sincero...

Tinha uma Ranger em 2001. Comprei uma L 200 em 2003. Voltei para a Ranger em 2007.

Pior dor de cabeça da L200......Aquecimento. Nunca resolveram ( Os Técnicos das concessionárias falam que é assim mesmo... Não deu pra mim ).

Ponto + forte - É a mais bonita da categoria.

Um abraço