PDA

Ver Versão Completa : Servo-freio / hidrovácuo



fugger
10/04/2003, 01:08
Pessoal

:D Tenho a pedaleira original do Jeep e não gostaria de muda-la para adaptar um hidrovácuo.

:) Existe algum tipo de hidrovácuo possivel de se adaptar no local do cilindro oroginal mesmo mudando o cilindro mestre?
:? Ouvi falar que é possivel utilizar o servo-freio de f-4000, mas em outro local? Isto procede?

Um abraço

Giovani
10/04/2003, 01:38
:D Olá fugger!

:shock: Hidrovácuo na pedaleira original do jeep???? Nem com reza brava!!!! :lol:
8) Não sei sobre o hidrovácuo da F-4000. 8)

dptucunduva
10/04/2003, 10:25
Hidrovácuo na pedaleira original do jeep???? Nem com reza brava!!!! :lol:


Ops!

Sim, dá sim! :shock: :D

Existe um caminhão pequeno, só não sei dizer qual, que utiliza o sistema de pedaleiras como o CJ e tem servo. Agora é só caçar por aí qual é... :)

Vou dar uma olhada no catálogo GM pra ver se acho algo...

Mas, pque não utilizar pedaleira suspensa? Saiu originalmente até nos últimos CJ!

Leonardo (S_André)
10/04/2003, 13:49
Pessoall !!!

Acabei de adaptar a pedaleira suspensa do opala em minha viatura mas optei pelo cilindro da D20 ao invés do hidrovácuo como de costume.....
O principal motivo que pesou nessa escolha foi pelo fato de continuar com o freio qdo o jeep apagar em uma grande descida por exemplo...o que não é raro de acontecer nas trilhas......
Acontece que o pedal do freio ficou demasiadamente duro (ops....) muito mais do que era com o sistema original :cry:
Não espero que fique igual um carro de passeio, se não escolheria o hidrovácuo mas existe alguma forma de melhorar isso?
Pode ser problema na adaptação?
Vale lembrar que o cilindro é novo e da BOSH :(

[ ]'s fazendo força para freiar a viatura !!!

Leonardo
CJ 1977 "Fisco"
Santo André - SP

Giovani
10/04/2003, 18:17
Hidrovácuo na pedaleira original do jeep???? Nem com reza brava!!!! :lol:

Ops!
Sim, dá sim! :shock: :D
Existe um caminhão pequeno, só não sei dizer qual, que utiliza o sistema de pedaleiras como o CJ e tem servo. Agora é só caçar por aí qual é... :)


:D Olá Daniel!

:o Se dá pode me explicar como? Onde ficaria o reservatório? Como entraria a panela do vácuo entre chassi, motor e escapamento? Que mandiocada seria preciso fazer? :?:

Giovani
10/04/2003, 18:22
Pessoall !!!
Acabei de adaptar a pedaleira suspensa do opala em minha viatura mas optei pelo cilindro da D20 ao invés do hidrovácuo como de costume.....
O principal motivo que pesou nessa escolha foi pelo fato de continuar com o freio qdo o jeep apagar em uma grande descida por exemplo...o que não é raro de acontecer nas trilhas......
Acontece que o pedal do freio ficou demasiadamente duro (ops....) muito mais do que era com o sistema original :cry:
Não espero que fique igual um carro de passeio, se não escolheria o hidrovácuo mas existe alguma forma de melhorar isso?
Pode ser problema na adaptação?
Vale lembrar que o cilindro é novo e da BOSH :(
[ ]'s fazendo força para freiar a viatura !!!
Leonardo
CJ 1977 "Fisco"
Santo André - SP

:D Olá Leonardo!

:o Quem foi que "aplicou" essa em vc? Quem disse que veículo com hidrovácuo perde o freio quando o motor apaga????? A única coisa que perde é a maciez!!! Com motor apagado ele fica mais duro, como vc está sentido agora!!! E aí, prefere ficar pedalando no pesado o tempo todo, ou só quando "eventualmente" o motor apagar????? :wink:

dptucunduva
11/04/2003, 11:59
:D Olá Daniel!

:o Se dá pode me explicar como? Onde ficaria o reservatório? Como entraria a panela do vácuo entre chassi, motor e escapamento? Que mandiocada seria preciso fazer? :?:

Giovani,

Eu só sei que existe um caminhão leve que usa servofreio sob o asoalho dianteiro.

A idéia seria adaptar tudo do caminhão, ou seja, servo e cilindro. Não sei nem se a adaptação é possível, só estou levantando a bola, embora ache que o ideal mesmo é usar pedaleira suspensa. Já vai fazer adaptação, então faz completa logo... :roll:

Olhei no catálogo da GM e não é caminhão da GM. Vou conversar com a pessoa que me passou a dica e depois aviso o all.

Leonardo (S_André)
11/04/2003, 14:29
Oi Giovani e All !!

Fui perceber isso somente após a compra do cilindro, qdo um vizinho me alertou ! É bem verdade tbém que meu mecânico não me alertou e ainda disse que já tinha feito esse serviço e o resultado tinha ficado bom.....

Mas existe alguma possibilidade de melhorar meu atual sistema sem "perder" meu cilindro novo ?

Ou melhor ir se acostumando com o fortalecimento involuntário da perna direita !!! :wink:

[ ]'s

efmir
11/04/2003, 14:31
Para manter a pedaleira original e instalar hidrovácuo é muito simples: instala-se o "charuto" do sistema da F-4000 embaixo do CJ em uma posição que não vá atrapalhar, e interliga-se a saída do cilindro mestre original da viatura, com a entrada do novo servo. A tomada de vácuo é feita por meio de mangueira grossa, saindo do coletor de admissão até o servo. A tubulação de fluído que vai até as rodas precisa ser refeita. Quem faz esse tipo de serviço é a Pontoquatro e qdo estive por lá a Eliana tinha um sistema desse instalado no CJ5 dela, funcionando bem.

dptucunduva
11/04/2003, 14:35
Mas existe alguma possibilidade de melhorar meu atual sistema sem "perder" meu cilindro novo ?


Grande Leonardo,

Não seria só comprar o servo da D20 e colocar? Pelo que sei, não existe D20 sem servo. Então seria só colocar e pronto, já que toda a adaptação da pedaleira já está feita.

Só o servo é baratinho - Eu não compraria em desmanche, pque freio é phoda. Se fosse caro pra caramba, até justificaria.

Sobre o servo com pedaleira, era exatamente pro Eduardo que eu ia perguntar... :P Ele já deu a dica aí.

Leonardo (S_André)
11/04/2003, 14:48
Fala Daniel !!!

Tem razão...
Na verdade acho que ai sim a adaptação ficaria completa.....
Vou tentar o servo e informo o resultado depois para vc e para o all !!
Tbém concordo qto a compra de peças de freio usadas.....é uma economia meio "porca" :cry:

Aproveitando o gancho......... e aqueles bancos que vc ia comprar para o "Horácio" ? comprou? sabe se continua aquele preço ?

[ ]'s

dptucunduva
11/04/2003, 15:06
Não fui atrás dos bancos ainda...

Acabei comprando um conjunto de direção hidráulica, agora estou enterrado em milhões de coisas pra comprar pra terminar a instalação...

É phoda, o conjunto custa "X", mas se vc quer fazer tudo bem feito, gasta duas ou três vezes "X" pra fazer.... Ô hobby caro! :!: :!:

fugger
12/04/2003, 17:52
Furlan

:D Que diaxo é este de "charuto" que vc falou e por que a tubulação tem que ser refeita, o hidrovacuo não vai entre o pedal e o cilindro mestre? :shock:

Giovani
12/04/2003, 22:47
:D Salve galera!

:D Me informei sobre esse freio da F-4000... Que coisa mais &¨%&*#@, ecaaaa!!!! :P Pelo serviço que é preciso fazer, vc ainda vai ficar com aqueleas m&*#@$ de pedais, barulhentos e aqueles buracos no assoalho? Além daquelas varetas ridículas da embreagem que sempre dão problema quando vc mais precisa? :wink:
:D Instale logo uma silenciosa pedaleira suspensa, com hidrovácuo, fecha aqueles buracos no assoalho, ponha uma espia para acionar a embreagem, que custa uma merreca e estará com um resultado final excelente! :wink:

efmir
13/04/2003, 11:38
O Giovani é bem radical: :shock:

"varetas ridículas da embreagem que sempre dão problema quando vc mais precisa?"

Antes de falar sobre o sistema da F-4000 é bom então deixar bem claro que eu faço parte de um pequeno grupo de CJ'teiros (acho que sou o único...) que gosta e prefere o jeitão original do Willys, com todo desconforto original, aquelas pedaleiras ridículas no assoalho, e todas as coisas ridículas do Willys original. Cada louco com sua mania, não é mesmo?

Isso posto, vou então falar sobre os sistema da F-4000, que modifica pouco ou nada do sistema original. O servo é instalado "no meio" do sistema original, entre o cilindro-mestre original (que não é mexido) e os cilindros de roda, de tal forma que ao retirá-lo o sistema volta ao original. (nenhum componente do sistema original é eliminado). Então aquelas varetinhas rídiculas continuam no mesmo lugar (Giovani, por favor não se ofenda :D ), e todo sistema original fica no mesmo lugar. O "charuto" que me refiro é porque o servo tem um formato cilíndrico e não fica ligado diretamente aos pedais. O acionamento dele é hidráulico, então pode ser instalado até na parte traseira da viatura, bastando levar a tubulação de fluído hidráulico até lá (assim como a tubulação de "vácuo"). Do servo então sai a tubulação para os cilindros de roda: uma opção é fazer outra tubulação, deixando a original no lugar, caso se queira voltar para o original no futuro (seria a minha opção).

Agora, falando em originalidade, os Jeep Ford a partir de 1981 tinham como opcional a pedaleira suspensa com servo... Então por que não considerar esse sistema como orgininal também? É uma longa discussão... Agora, se eu optasse por esse sistema, eu instalaria o sistema completo da Toyota Bandeirante, pois acho que é o único que ninguém tem reclamação nenhuma, é testado e comprovado, e é dimensionado (acho até que é superdimensionado) específicamente para um super Jeep!

Giovani
13/04/2003, 16:48
:D Olá efmir!

:D Não se ofenda com meu radicalismo! :D É que já vi cada "gambiarra" nesses jeeps que tento alertar os companheiros para não fazerem o mesmo. Respeito todos que curtem o Jeep original, até acho bonito. :D Mas original é ORIGINAL, quando tentam fazer uma M... bem grande, só para manter a originalidade em "parte", eu fico p. da vida! Quanto às varetas da embreagem, digo que são "ridículas", porque já me deixaram na mão 3 vezes! Até que arranquei tudo fora, instalei as pedaleiras com espia. Quando o jeep torce pra valer, aquele caninho que está ligado entre o chassi e a caixa pode escapar. Em alguns motores, quando algo assim acontece, pode ainda, devido ao afrouxamento do sistema, cair o garfo da embreagem. Aí, só abrindo a capa-seca para recolocá-lo no lugar. Mas para nossa "sorte", existem em alguns Willys, uma capa-seca sem tampa inferior, totalmente inteiriça. Sendo assim, só com a desmontagem da caixa é possível recolocar a maldita! Entenda, para certas coisas, sou adepto fervoroso da mudança! :D

Kiko
16/04/2003, 20:22
Vocês sabem de tudo hein!!!Estou reformendo um jeep e pretendo colocar a pedaleira suspensa ,queria saber o que é a espia ,seria o cabo de embreagem?? :?:
No mais ,valeu gente!!!!!!!!

Giovani
17/04/2003, 00:53
Vocês sabem de tudo hein!!!Estou reformendo um jeep e pretendo colocar a pedaleira suspensa ,queria saber o que é a espia ,seria o cabo de embreagem?? :?:
No mais ,valeu gente!!!!!!!!

:D Seja bem-vindo Kiko!

:D Quando falei em espia, estava me referindo ao cabo da embreagem sim. Se tiver alguma dúvida sobre jeep ou adaptações, manda aqui pro fórum, escolha um tópico existente ou crie um se não encontrar um adequado à sua pergunta. Mande informações sobre seu jeep, ano, modelo, motor, câmbio, direção, suspensão, etc. Fica mais fácil para identificarmos suas dúvidas e encontrarmos as soluções... E também para podermos sugerir o que poderia ficar melhor. :wink:
:D Se vc tem fotos do seu jeep, envie para o "Álbum", no seu álbum particular... Veja lá as fotos dos nossos jeeps também... 8)

walter.andreis
28/04/2003, 22:51
ALL e Giovani,
Como vc sabe eu to fzendo a alteração completa do meu CJ3 :D :lol: ...
Agora comecei a ir atras da parte do freio.. então já to eu aki pra discutir este topico! :D :D :D
Quanto ao sistema da F4000 que vocês estão falando, eu acho que entendi como ele funciona... o "burrinho" original do CJ acionaria o servo-freio da F4000, certo!? Para isso, teria que manter o dito "burrinho" e as varetas (que ja me deixaram na mao tbm)... mas e na F4000, que não tem o burrinho de freio do CJ? Como q funciona? A F4000 tem pedaleira suspensa, não tem? Não teria como usar o sistema completo dela, eliminando os sistemas originais? E o hidrovacuo, teria como instalar nesse sistema da 4000?
A meu dilema é que como todos sabem, o CJ3A eh curtinho e estreitinho... mesmo com o motor original, acho que não tinha espaço pra um servo-freio/hidrovacuo, então imagina agora q tá com o cavalão 4.1mpfi!?!?!? Minha solução, acredito que seja usar um sistema de freio que possa ser instalado mais por baixo, como sujeriram o da F4000, mas não quero deixar nada original, pois desde que conheço meu CJ o sistema de freios dele nunca foi redondinho e já que tah com disco nas 4, servo de F4000 etc etc etc, pra q deixar um burrinho lah que foi projetado na epoca que nem existia disco d freio!? :D :D :D :lol:
*Obs.: Calmaaa galera... Eh o meu ponto de vista...

[]´sssss...

Giovani
28/04/2003, 23:50
:D Grande Walter!

:D Esqueça, risque, delete o da F-4000! Por aqui o pessoal que tem os CJ2 e 3 instala o do Opala. Pedaleira, servo-freio e embreagem com cabo! Instale a pedaleira deslocada para a esquerda, e refaça os pedais, cortando e soldando + um pedaço, desvie eles para a posição correta, tipo um "S". O aceleredor, à meu ver, mais fácil de se adaptar é do Fiat Uno e Palio. :wink:
Outra opção, seria pôr o servo-freio do Corsa ou outro carro, que tenha a "panela" do vácuo menor... :wink:

walter.andreis
29/04/2003, 00:43
Outra opção, seria pôr o servo-freio do Corsa ou outro carro, que tenha a "panela" do vácuo menor... :wink:

Fala xirá... (amigo em guarany)

E será que esse danado vai aguentar mandar todo o oleo necessário, para as 2 pinças de F1000 + 2 de scort?? :) :)
Aí que mora o pirigo! =D

[]´s

p.peleje
17/05/2004, 14:15
Olá a todos,

Tirem um dúvida por favor.

Ficaria bom colocar pedaleira do gol gereção III com hidrovácuo da
kombi?

Fácil Instalação?

alguém já viu alguma?

Mais fácil do que pedaleira do opala com hidrovácuo do opala?

Fiz uma pesquisa e encontrei apenas uma pessoa que utiliza esse sistema.

Abraços a Todos,

Paulo Peleje
CJ5-1960

andretomasi
17/05/2004, 14:28
Fala Paulo,

Hidrovácuo de Kombi? Não conheço, mas não é pequeno não?
Eu uso o de F-1000, com pedaleira de Gol GIII, foi facinho instalar, só tive que entortar um pouco os pedais pois a coluna passa entre a embreagem e o freio.

http://www.mypage.com.br/hosp_cliente/j/e/e/jeep.myalbum.com.br/nRit4XW331L25LB1NYiu3280_grd.jpg

[ ]´s

p.peleje
17/05/2004, 14:40
Fala Keko,

Se é fraco ou não eu não sei, imagino que não seja tão fraco pois a kombi pesa 1.000 kg mais a carga.

O da F1000 não é muito caro? com com certeza o da f1000 é muito mais, mas qual o preço?

A pedaleira do gol bateu certinho com a haste do hidrovácuo?

Pergunto isso, pois esse cj5 tá lá em Peruibe e lá não tem ninguém espcializado no assunto, portanto preciso arrumar a adaptação mais fácil possível. E não quero subir com ele pra sampa com o freio original e ruim, para depois fazer a adaptação aqui.

Mais uma perguntinha: sabe me dizer se teria algum problema colocar o tanque de combústivel em baixo do banco do passageiro, pois assim já poderia melhorar e muito a posição do banco do motorista, podendo até deixá-lo mais baixo.

Obrigado pela atenção,

Paulo Peleje
Cj5-1960

andretomasi
17/05/2004, 15:05
O da F1000 não é muito caro? com com certeza o da f1000 é muito mais, mas qual o preço?

A pedaleira do gol bateu certinho com a haste do hidrovácuo?

Mais uma perguntinha: sabe me dizer se teria algum problema colocar o tanque de combústivel em baixo do banco do passageiro, pois assim já poderia melhorar e muito a posição do banco do motorista, podendo até deixá-lo mais baixo.


Fala Paulo,

Não tenho certeza pois não tenho as notas aqui comigo, estão lá em casa, mas se bem me lembro foi R$ 120,00 no hidrovácuo completo.
A pedaleira só foi retrabalhado o furo central, mas coisa simples.. ah, tem que lembrar de fazer um reforço pra segurar senão a pedaleira fica balançando junto com o hidrovácuo quando pisa, porque torce a parede corta-fogo.

O tanque embaixo do banco do passageiro dá pra fazer, mas tem que estudar como você vai fazer, pois:
- Primeiro, vai ter que tirar a caixa de ferramentas.
- Se passar pro lado do passageiro, ou você atravessa uma mangueira do bocal até o tanque, do outro lado, ou passa o bocal do tanque pro lado de lá.
Tem gente que coloca um segundo tanque igual ao original, embaixo do banco do passageiro, ficando com o dobro de capacidade.. tem gente que coloca um tanque embaixo do banco traseiro, com maior capacidade.. e tem gente como eu que coloca o tanque embaixo da carroceria, na traseira, assim pude arrumar os bancos como queria.. aí vai de você ver qual opção é mais viável pra você :wink:

[ ]´s

coloma
29/01/2008, 21:42
eu adoro o meu jeep original e pretendo deixa-lo o maximo que eu puder.Eu gostaria de saber qual o valor dessa bomba de servofreio pois estou seriamente pensando em botar uma na minha viatura.Recentimente deu uma olhada em um jeep de um amigo aqui em salvador e ficou bem legal mas ele nao entrou muito em detalhes sobre o sistema.

wcas
03/03/2008, 09:39
Ontem fiu em uma loja procurar o hidrovacuo e cilindro mestre de opala para instalar em meu jeep, e surgiu umas duvidas, o vendedor me perguntou qual modelo eu queria, ele falou que tem 2 modelos para o opala, alguem sabe se tem diferenças ??? Eu consegui em um desmancha uma pedaleira de opala.
Outra duvida estou colocando aquele kit com pinças de kombi na rodas dianteiras, posso usar o cilindro/hidrovacuo de opala ou tem algum que fica melhor ???

wcas
04/03/2008, 11:06
...complementando, me falaram que o cilindro mestre da F1000 fica melhor para meu sistema disco na frente/tambor atras, mais qual modelo de cilindro de f1000 fica bom com qual modelo de hidrov. de opala ???:-|

Eduardo Riva
22/09/2010, 13:53
Saudações offroad a todos!

Estou com uma F75 e gostaria de adaptar freios hidrovácuo nela... Quem poderia me orientar??
Freios de qual carro eu poderia adaptar na F75?
Como é esse lance de frenagem com motor apagado? É uma viatura de trabalho, transporte de garga pesada em morros, quese trilhas, porem com menos lama..rsrs mas tem buraco que só vendo! Se apagar com caçamba cheia, vou conseguir segurar o carro no freio??

Fico na espectativa da ajua e orientação de vcs!!!

Grato Galera,
Abração!

Eduardo Fernando
07/12/2010, 19:37
tenho um f 75 com pedaleira do gol cilindro da d20 mas o hidrovacuo do opala nao to conseguindo adptar pq o curso dele é a metade do curso do cilindro entao ele nao empurra o reparo do mesmo
eu ja aumentei a aste do hidro q aciona o cilindro mas nao adiantou
ja vi no forum essa adaptaçao mas faz tres dias q to procurando e nao to achando o topico

antonio umino
08/12/2010, 13:24
Eduardo. Riva.............. Motor apagado, com hidrovacuo o pedal fica duro, tem que haver vacuo para poder frear..................
Eduardo Fernando....Não sei da pedaleira do gol. mas de qualquer maneira o modo de fixação é o mesmo no painel de fogo. Agora todo hidrovacuo tem acho que 4 parafusos (prisioneiros). para fixar e um adaptador entre eles isto é do painel de fogo e o hidrovacuo. No hidrovacuo tem a haste que sai dele no pedal do freio, precisa ver o lado que vai para o cilindro mestre, será que não está com folga entre eles ? dá uma olhada. pois o curso do pedal é mais ou menos igual em todos.. OLHA LÁ. Tira o cilindro mestre e meça o curso do pistão do hidro (parte que sai dele para o cilindro mestre) que empurra o mesmo.. Ok. abç.

Alex63
09/12/2010, 10:02
Giovani,

Eu só sei que existe um caminhão leve que usa servofreio sob o asoalho dianteiro.

A idéia seria adaptar tudo do caminhão, ou seja, servo e cilindro. Não sei nem se a adaptação é possível, só estou levantando a bola, embora ache que o ideal mesmo é usar pedaleira suspensa. Já vai fazer adaptação, então faz completa logo... :roll:

Olhei no catálogo da GM e não é caminhão da GM. Vou conversar com a pessoa que me passou a dica e depois aviso o all.

Pessoal, para quem quer adaptar servo freio na pedaleira original ( Assoalho) também pode optar por usar o mesmo sistema da Kombi moderna !!! Os pedais também são no assoalho ! Ae para quem ja usa pinça de freio de Kombi fica 100% !!! ja vi em um Cj3B ( cara de cavalo) e ficou nota dez!!!! O cara apenas extendeu a parte de baixo do Pedal, ja que o acionamento é para traz, exatamente como na Kombi.

Abcs

Eduardo Fernando
10/12/2010, 13:31
fala Antonio obrigado pela dica, a pedaleir esta acionando o hidro ate o limite ta certo , o problema é q o curso do hidro é bem menor q o curso do cilindro e se eu aumentar mto o parafuso q aciona o cilindro ai esta vai ficar acionado ......

looseclau
04/11/2011, 23:30
Pessoal

:D Tenho a pedaleira original do Jeep e não gostaria de muda-la para adaptar um hidrovácuo.

:) Existe algum tipo de hidrovácuo possivel de se adaptar no local do cilindro oroginal mesmo mudando o cilindro mestre?
:? Ouvi falar que é possivel utilizar o servo-freio de f-4000, mas em outro local? Isto procede?

Um abraço

ja adaptei um servo na pédaleiora original e simples

antonio umino
05/11/2011, 12:17
ja adaptei um servo na pédaleiora original e simples

Com a pedaleira original. O cilindro mestre é empurrado para funcionar.. Colocando hidrovacuo e cilindro mestre da Kombi. por baixo,logo após o tanque. Faz um suporte para o conjunto. e modifica o pedal e com um eixo intermediario. faz com que o pedal funcione do mesmo jeito do original. so que em vez de empurrar o cilindro vai puchar o intermediario e este empurrar o hidrovacuo e o cilindro mestre. Se vc olhar o sistema de embreagem da D20 vai entender o sistema. abraços.

fabiogaucho
31/05/2015, 21:16
Pessoal vou dar uma ressuscitada neste tópico, minha dúvida é o seguinte...comprei servo freio e cilindro mestre do opala para pôr no meu jeep mas um cara comentou que tem jeep a uns 5 anos e até agora não colocou servo por que na lenta o bf161 apaga, se vc pisar no freio...pode isso ser verdade ou é papo ?

deividmonnerat
01/06/2015, 07:50
Pessoal vou dar uma ressuscitada neste tópico, minha dúvida é o seguinte...comprei servo freio e cilindro mestre do opala para pôr no meu jeep mas um cara comentou que tem jeep a uns 5 anos e até agora não colocou servo por que na lenta o bf161 apaga, se vc pisar no freio...pode isso ser verdade ou é papo ?

Se isso acontece é porque a membrana do servo freio está furada, dá entrada de ar falso e apaga o motor. Com um servo freio em perfeito funcionamento isso jamais acontecerá. Informe isso ao seu amigo.

Abs

fabiogaucho
02/06/2015, 22:25
Se isso acontece é porque a membrana do servo freio está furada, dá entrada de ar falso e apaga o motor. Com um servo freio em perfeito funcionamento isso jamais acontecerá. Informe isso ao seu amigo.

Abs
Obrigado pela atenção !!!

paulosinhorini
18/06/2015, 22:02
Pessoal , tenho um cj 3 com motor ohc e carbura 2e , e o seguinte quero colocar pedaleiras suspensas e um hidrovacuo , o problema e o espaço , estou pensando em colocar hidrovacuo e cilindro mestre do chevette , , por ser pequeno , ....meu jeep so tem freio a disco dianteira , alguem tem cj3 com ohc , qual hidrovacuo usa ..

squinzani
19/06/2015, 16:14
Pessoal , tenho um cj 3 com motor ohc e carbura 2e , e o seguinte quero colocar pedaleiras suspensas e um hidrovacuo , o problema e o espaço , estou pensando em colocar hidrovacuo e cilindro mestre do chevette , , por ser pequeno , ....meu jeep so tem freio a disco dianteira , alguem tem cj3 com ohc , qual hidrovacuo usa ..


meu irmão tem um kaiser.. que é igual o cj3b

usa de f1000 e coube...

paulosinhorini
19/06/2015, 21:32
Squinzani
mas que motor ele esta usando , porque o ohc , o carburador fica onde e para ser o hidrovacuo

squinzani
20/06/2015, 02:58
Squinzani
mas que motor ele esta usando , porque o ohc , o carburador fica onde e para ser o hidrovacuo


agora de AP 1.8 aspirado...

mas antes era com motor de opala 4cc...

então ele encurtou o hidro...

505080505081

se vc reparar bem... o suporte do hidro que prende atras ta curto.. ta bem perto da parede corta fogo

e antes o filtro de ar pegava no hidro, ai ele fez um pé maior para o filtro de ar e dava certo.


o carburador do ohc é no mesmo lugar do carburador do opala....

JairoM
08/12/2015, 10:07
Amigos,
gostaria muito de alguma ajuda de voces.
Tenho um GPW 1942, todo original, e restaurado, com 97% de originalidade, e a placa PRETA.
Estou sentindo necessidade de melhorar o sistema de freios, pois numa ladeira tenho que subir no pedal, pra parar. Ja ouvi falar em colocar um servo-freio (hidrovacuo) de chevete, de kombi, mas gostaria muito da opiniao de vocesm, pois nao vou trocar as pedaleiras originais, nem os tambores das rodas. Sao novos, sao confiáveis mas são fracos .... se conseguir melhorar o sistema com hidrovacuo, melhor, senão, fica como esta.

O que voces sugerem ????
Obrigado a todos....

Denis Takashi
08/12/2015, 13:17
Amigos,
gostaria muito de alguma ajuda de voces.
Tenho um GPW 1942, todo original, e restaurado, com 97% de originalidade, e a placa PRETA.
Estou sentindo necessidade de melhorar o sistema de freios, pois numa ladeira tenho que subir no pedal, pra parar. Ja ouvi falar em colocar um servo-freio (hidrovacuo) de chevete, de kombi, mas gostaria muito da opiniao de vocesm, pois nao vou trocar as pedaleiras originais, nem os tambores das rodas. Sao novos, sao confiáveis mas são fracos .... se conseguir melhorar o sistema com hidrovacuo, melhor, senão, fica como esta.

O que voces sugerem ????
Obrigado a todos....

Jairo,

no caso do seu carro, a pedaleira suspensa iria afetar bem a originalidade, então já seria descartada logo de cara.

Os servo freios da maioria dos carros precisam de um acionamento direto, ou seja, o pedal empurrando a haste do cilindro/servo

Os unicos que eu me recordo de serem diferentes eram os dos antigos caminhões ford/chevrolet, que tinham um cilindro mestre na parede de fogo, e um hidrovácuo no chassis, acho que tem alguma coisa a respeito no forum :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701097206-hidrovacuo-d60-70f-350f4000fiat-70-80-912-_JM

A vantagem é que dá pra deixar esta peça relativamente escondida, não atrapalhando na originalidade, e acredito que ela amplie a pressão consideravelmente.

Outra hipótese seria utilizar um freio a disco ao menos na dianteira, embora seja uma adaptação, é facilmente reversível e já dá muito mais segurança.

()´s

Marcos
08/12/2015, 16:40
Amigos,
gostaria muito de alguma ajuda de voces.
Tenho um GPW 1942, todo original, e restaurado, com 97% de originalidade, e a placa PRETA.
Estou sentindo necessidade de melhorar o sistema de freios, pois numa ladeira tenho que subir no pedal, pra parar. Ja ouvi falar em colocar um servo-freio (hidrovacuo) de chevete, de kombi, mas gostaria muito da opiniao de vocesm, pois nao vou trocar as pedaleiras originais, nem os tambores das rodas. Sao novos, sao confiáveis mas são fracos .... se conseguir melhorar o sistema com hidrovacuo, melhor, senão, fica como esta.

O que voces sugerem ????
Obrigado a todos....

Tem uma solução neste tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/3584-pedaleira-suspensa-de-novo-2.html#post2065922

e esta:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/93789-alguem-ja-usou-cilindro-mestre-menor-que-1-e-vazao-suficiente-no-lugar-do-original.html#post1495492

JairoM
08/12/2015, 19:24
Amigos,

Obrigado pelas sugestoes.
Eu falei por telefone, com nosso diretor tecnico, que é mecanico, e so trabalha com jeeps ha mais de 40 anos, e nos ultimos 15 só com jeeps militares, e a maioria originais.

Ele me falou no hidrovacuo da Kombi, que pode ficar escondido debaixo do carro, atras do tanque. até achei um linkcom precinho camarada, so nao sei se é novo ou recondicionado:
http://loja.stopfreios.net/servo-freio-vw-kombi-82-f-p.html

Assim que eu tiver uma resposta mais precisa do nosso mecanico, conto pra voces sobre o que ele sugere.... Como tenho placa preta, nao quero nem chegar perto de perde-la.... prefiro continuar a fazer ginastica pra pisar no freio.... e andar sempre bem devagar, ja que nao faço trilha com meu jeep.

antonio umino
08/12/2015, 22:59
518171
Tem como colocar hidrovácuo com a pedaleira original.... tem que fazer uma adaptação de um eixo balanceiro, pois o pedal original empurra o embolo do cilindro mestre. e na adaptação vai usar este eixo para inverter o movimento do pedal.

abçs

JairoM
09/12/2015, 12:35
Antonio,
Sua sugestao é OTIMA. parece perfeito pra meu caso (manter pedaleiras originais).

Sem querer abusar (ja abusando), voce teria alguma foto da adaptacao do eixo balanceiro pra inverter o movimento do pedal??

antonio umino
10/12/2015, 00:13
518243Nesta foto dá pra ver melhor o eixo balanceiro... o que está entre o molejo e o tubo de escape é o que vem do pedal do freio. que ao chegar no eixo inverte e passa a empurrar o hidro para frear..

518241

518242





Na foto aparece o eixo..... o Hidrovácuo usado é o da Kombi, por ter uma mangueira de respiro no hidro.
o cilindro mestre é o da Kombi. Não é minha viatura, mas foi o que vi em uma oficina...
Para fazer funcionar o hidrovácuo.... tem que inverter, pois o hidro vai atras, e o acionamento é feito ao contrario...
No original o pedal empurra o embolo do cilindro mestre. então tem que fazer um eixo balanceiro... que em vez de empurrar vai puchar. e com sistema de vareta vai acionar o hidro.....
Nada que um bom mecanico faça o serviço....

bom trabalho.

abçs

JairoM
10/12/2015, 16:21
Antonio,

Muito obrigado..... PERFEITAS as fotos.... deu pra entender 100% o que foi feito, e provavelmente meu mecanino ira reproduzir esta solucao...

Devo fazer isso, no inicio do ano, ou entao depois do carnaval... prometo que posto umas fotos e o que mais eu conseguir de informacao, pro grupo poder aproveitar....

Um ótimo Natal a voces todos.....

kiko ribeiro
10/12/2015, 16:34
que engenharia eh , como coloquei a carroceria no meu e fui medir justamente o hidro que tenho é do opala nas primeiras impressões pareceu ficar justo diminuindo a largura do suporte ou seja se colocar um suporte mais curto a coisa casa direitinho , so tem um problema meu hidro tem uns 6 anos que esta parado aqui

JairoM
10/12/2015, 18:09
Antonio,

Pra "fechar", que cilindro mestre voce me recomendaria??? mantenho o original ? Uma vez, o cilindro da roda dianteira estourou, e fiquei 100% sem freio.... Agora, ja que vou mudar um pouquinho, gostaria de colocar um cilindro mestre duplo, pra que alimente a dianteira e a traseira, separado.... se uma falhar, ainda sobra a outra.

Quando fiquei sem freio, acabei com a traseira de um Ford Ka..... meu jeep, sequer riscou a pintura.... o Kazinho, me custou 2 paus pra consertar.....

antonio umino
10/12/2015, 22:15
Já que vai colocar hidrovácuo, o ideal é colocar o conjunto de hidro e cilindro mestre... neste caso de colocar por baixo o melhor é o conjunto da kombi... no hidro da kombi tem um local para colocar uma mangueira de respiro que vai por dentro (na kombi vai no painel traseiro logo atras do banco do motorista)......
O segredo desta adaptação está na fixação do conjunto de hidrovacuo e cilindro, bem como do eixo de controle que tem que ficar bem colocado.. de resto é só alegria.... pois o cilindro mestre da kombi é duplo, podendo ser ligado separadamente para a frente e traseira.......Tem também o conjunto de hidrovácuo e cilindro mestre da pampa. que também dá certo...como vai ficar todo o conjunto na parte de baixo recomendo o conjunto da kombi.... Ok.
grande abraço..

turbino
11/12/2015, 09:27
Meu jeep cj5 antes de ser internado pra reforma usava pedaleira original com hidrovacuo e cilindro da kombi, funcionava muito bem, nunca tive problema com freio. Agora vai sair da reforma com pedaleira suspensa.

marciorank@gmail.com
25/12/2015, 19:25
boa noite pessoal
preciso trocar umas ideias ai com voces
quando eu coloco servo freio no willys eu uso o cilindro mestre da kombi cujo reparo é de 23,8mm
tem um pessoal aqui da cidade que costuma usar o cilindro mestre da pampa cujo diametro do reparo é de 22,2mm
na minha opiniao o da kombi seria melhor pois o pedal fica um pouco mais alto, ou o sistema do cilindro da pampa tem algum esquema diferente do da kombi?
alguem tem uma opiniao?

antonio umino
26/12/2015, 18:28
O cilindro mestre da Kombi tem que adaptar as porcas do cano para o sistema do jeep (americano) , e o da kombi europeu.
Tem diferenças na rosca e na ponta do cano.. O americano tem como fazer com cano de cobre. e o europeu, não....aí tem que colocar adaptador.....
O da Pampa é a mesma rosca do cano do jeep. então fica mais fácil a adaptação...

Mesmo adaptando colocaria a da Kombi, pois fica o conjunto de hidro com cilindro...

abçs

marciorank@gmail.com
26/12/2015, 19:43
O cilindro mestre da Kombi tem que adaptar as porcas do cano para o sistema do jeep (americano) , e o da kombi europeu.
Tem diferenças na rosca e na ponta do cano.. O americano tem como fazer com cano de cobre. e o europeu, não....aí tem que colocar adaptador.....
O da Pampa é a mesma rosca do cano do jeep. então fica mais fácil a adaptação...

Mesmo adaptando colocaria a da Kombi, pois fica o conjunto de hidro com cilindro...

abçs
boa noite Antonio
tudo bom?

quanto a diferença das roscas não vejo problema algum, é so usar um niple de M10 para 3/8" , minha duvida é referente aos cilindros, qual seria melhor: o da pampa ou o da kombi?

marciorank@gmail.com
26/12/2015, 19:50
uma vez montei em um jeep com o cilindro mestre do opala, que é 22,2mm de diametro do reparo e o freio ficou muito bom, ja tentei novamente e não da freio, o pedau fica muito baixo, tive que colocar o da kombi que é 23,8mm de diametro, ai o pedau fica um pouco mais alto.

antonio umino
26/12/2015, 22:18
acho melhor usar a da Kombi...

abçs

marciorank@gmail.com
26/12/2015, 23:01
acho melhor usar a da Kombi...

abçs

tambem é o meu pensamento

antonio umino
27/12/2015, 14:17
o cilindro mestre da kombi, tem o o reservatório na cabine.... e o respiro também do hidrovácuo...Se for usar a pedaleira original. com o hidro por baixo da carroceria........... E.......
Se for colocar pinça de freio a disco da kombi,, aproveita os canos da kombi, para fazer a conexão (tubagem)... os canos da kombi.
Na ligação do eixo trazeiro deixa original com adaptador.....

abçs

marciorank@gmail.com
27/12/2015, 21:52
[QUOTE=antonio umino;2339912]o cilindro mestre da kombi, tem o o reservatório na cabine.... e o respiro também do hidrovácuo...Se for usar a pedaleira original. com o hidro por baixo da carroceria........... E.......
Se for colocar pinça de freio a disco da kombi,, aproveita os canos da kombi, para fazer a conexão (tubagem)... os canos da kombi.
Na ligação do eixo trazeiro deixa original com adaptador.....

sim, vou usar o da kombi, so não consigo entender o porque que em um dos jeep que instalei servo freio e esta com o kit de discos que usa a pinça da kombi e na traseira tambor com cilindro mestre do opala e funcionou super bem, a pouco tempo deu problema no cilindro mestre e eu troquei pelo mesmo modelo e continuou com o pedal alto.
nos outros jeep que instalei tentei com o mesmo esquema e não funciona, tive que substituir por um mestre um pouco maior, no caso sempre estive usando o da kombi.

JairoM
27/11/2018, 13:13
Ainda pensando em como colocar um servofreio sem quebrar a originalidade...

Quero colocar um servo freio no meu Jeep 1942 (Placa Preta), sem mudar a aparencia...
Achei este aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.b r%2FMLB-682454247-hidrovacuo-gm-c10-c14-veraneio-freio-a-tambor-ps1234-_JM%3Fquantity%3D1)

basta ligar a saida co cilindro mestre ao servo, depois a saida do servo vai pro circuito normal de freios do jeep. SIMPLES de instalar, pode ficar escondido em qualquer lugar no cofre do motor, ou ate mesmo dentro da caixa de rodas.....

Qual é a opiniao dos amigos ????

Aristides Jr
27/11/2018, 15:41
Olá Jairo!
Eu utilizei no meu jeep por muitos anos, funcionava bem!
Sim é fácil e mantem todo o seu sistema original. Mesmo assim voce vai precisar de um plug para instalar na saída do cilindro mestre e outros dois tubos para ligar no Hidrovácuo, além de tirar vácuo lá na tubagem!
Na época não me preocupava com originalidade e por isso tinha instalado no cofre do motor.
Tive que desinstalar pois não havia mais reparo para ele.
Era de 6"3/4 fabricado pela Janco (fechou em 1969 se não me engano!).
Tentei procurar para comprar mas até agora só encontrei 9"1/2
Pense bem pois ele é grande e não cabe em qualquer lugar!
Veja a foto do meu motor com ele ainda instalado, pintei a cuica de vermelho para combinar!
562917

JairoM
27/11/2018, 17:09
de uma olhadinha no site deste fabricante: tem varias bitolas..
http://www.powerstop.com.br/prodcons.php

Aristides Jr
28/11/2018, 10:38
Independente de fabricante em linhas gerais posso dizer que já utilizei de 6"3/4 no Jeep e em Veraneio e C10, já foi suficiente!
Hoje no meu caso tenho idéia de instalar um servo de Kombi e mantendo a pedaleira original.

Por enquanto to andando com o freio tudo original, não é tão pesado e olha que uso pneus 10-16!
Algum dia talves enfrente esta empreita de melhorar o freio.

Meu plano é criar um balancim de travessa a travessa, para transferir o movimento do pedal para o lado direito e instalar ali o servofreio.

Gosto do da Kombi pois tem tomada de respiro e reservatório separado, ele foi feito para trabalhar embaixo.
Já vi coisa parecida em outras adaptações, até em fusca.
Gosto porque o cilindro é duplo circuito, manutenção fácil e barata.
Paguei R$ 120 num conjunto usado em perfeito funcionamento.

Marcos ET
15/01/2019, 17:38
Sei que há maneiras mais fáceis e mais difíceis de se instalar um servo-freio no jeep, mas acho que cada caso é um caso (ou cada jeep é um jeep)...

No meu caso, tenho um CJ3A com motor de opala. Recentemente intencionei em botar pedaleiras suspensas com servo-freio, mas por especificidades do meu jeep, esbarrei na falta de espaço dentro do cofre do motor. No meu jeep, o servo ia causar a troca da mufla do filtro de ar, e ainda ia ficar absurdamente perto do carburador.

Então, tentei um cilindro duplo do Chevette no lugar do original (fiz uma chapa "L" para fixar o cilindro mestre no chassis), mas errei o cálculo de volume do cilindro de roda traseiro (se usasse o cilindro traseiro do jeep 51, serviria, mas no meu caso, uso o dianteiro do jeep CJ5, que é muito maior) e, embora o cilindro mestre do chevette funcionasse muito bem para travar as rodas dianteiras (melhores até que o cilindro mestre do jeep), não era o suficiente para encher os cilindros de roda traseiros. Ademais, quando fui instalar o escapamento, observei que o cilindro mestre duplo, muito mais longo que o simples, ficava a poucos milímetros da tubulação do escape, inviabilizando a montagem. Desisti da empreitada.

Eu já tinha visto este sistema de servo "remoto" da C.14, mas confesso que não vi vantagem porque o conjunto usa cilindro mestre simples, como o original do jeep. então não acrescenta em nada na segurança (rompeu tubulação em uma roda, perdeu todo o freio).

Então, a saída dada pelo amigo que trabalha com freios foi comprar um cilindro mestre e servo de minha preferência, e confeccionar um suporte para usar um atuador de embreagem hidráulica para acionar o servo. O atuador da embreagem que comanda o freio, por sua vez, pode ser ligado no cilindro mestre do jeep. O conjunto "cilindro mestre + servo-freio + atuador" poderia ser instalado em qualquer parte (ele sugeriu sob o banco do passageiro, mas eu pensei no lugar do antigo filtro de ar, atrás do alojamento da bateria do CJ3A)

Em resumo, o sistema proposto é basicamente o mesmo da C-14 que o Jairo postou, mas com a grande vantagem de ser sistema duplo (mais seguro), e poder usar um conjunto de cilindro mestre + cuíca de servo-freio disponíveis no mercado atual.

Em tempo, acabei mantendo (por hora) o sistema de cilindro mestre original do Jeep (novo) com discos SBD e pinças da kombi na frente, e tambores do CJ5, com cilindros de roda dianteiros (maiores) do jeep atrás.

Observei que Jeeps com motor AP não tem esta dificuldade que encontrei por ter motor GM151, pois a maioria dos componentes do AP ficam do lado direito (lado do passageiro), sobrando bastante espaço para o conjunto de servo-freio e cilindro mestre.

Aristides Jr
16/01/2019, 09:33
Olá Marcos ET!

Entendi que funciona o sistema que descreveu!

Se fosse asssunto relacionado a estética ou o gosto da pessoa, não haveria o que dizer!

Só que freio deve ser o mais robusto possível, a prova de falhas ou defeitos, não é?

Enfim voce não achou frágil usar um atuador de embreagem para o freio?
O atuador de embreagem veio para substituir o cabo e por sua foi projetado e fabricado para esta finalidade,
Agora te pergunto Voce já viu ou ouviu relato de:-
Quebrar a haste de acionamento para o cilindro mestre?
Romper o pedal de freio?
Algum sistema de acionamento de freio com cabo semelhante ao da embreagem?
Romper quebrar ou falhar a embreagem? (principalmente as adaptadas)

Desculpe! falo isso preocupado com sua segurança, não quero agourar nem nada!
É certo que não conheço detalhes da sua instalação... Entendo e reconheço que enquanto está funcionando haverá melhoria pois o sistema mestre pode ser melhor que o original que é simples...

Na minha humilde opinião este seu sistema pode ser perigoso!

antonio umino
16/01/2019, 09:38
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/242-servo-freio-hidrovacuo-5.html

JairoM
22/01/2020, 17:13
Reabrindo o tópico, alguem conhece este adaptador para hidrovacuo ?
Criton Comercio de Pecas para Veiculos Ltda (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fcritonautopecas.com.br%2F% 3Fs%3D234)

pra freios a lona, modelo 234,
pra freios a disco modelo 1234

antonio umino
23/01/2020, 14:53
Reabrindo o tópico, alguem conhece este adaptador para hidrovacuo ?
Criton Comercio de Pecas para Veiculos Ltda (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fcritonautopecas.com.br%2F% 3Fs%3D234)

pra freios a lona, modelo 234,
pra freios a disco modelo 1234
Fotos de adaptação do Hidrovácuo e cilindro mestre da Kombi Por baixo do carroceria usando a pedaleira original... Para isto tem que fazer uma alavanca para inverter o pedal.....
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/518242d1449713133-servo-freio-hidrovacuo-imagem-213.jpg
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/518241d1449712821-servo-freio-hidrovacuo-imagem-215.jpg

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/518243d1403800075-servo-freio-hidrovacuo-imagem-219.jpg

JairoM
23/01/2020, 18:33
Olá Jairo!

Aristides,

Ontem falei com o Leonardo da Criton. Ele deve ter este hridrovacuo disponivel em ate 15 dias.
Hoje conversei com o Walter, que me deu um otimo suporte pra instalacao. É bem facil. Igualzinho o hidrovacuo que voce tinha.
Vou comprar com eles, e ate o final de fevereiro devo instalar em meu jeep, e acabar com o medo de parar ou nao parar.....

Acho que o pessoal da Powerstop deve ter o reparo pro seu hidrovacauo, vai no site deles, e de uma ligada pro SAC. Eles sao super acessíveis e bem prestativos.

Obrigado.

Aristides Jr
24/01/2020, 11:52
Olá Jairo!

Grato pela dica, acho que atualmente voltou a ter peças, o que é muito bom!

Só mais uma sabedoria de 1cent:

O resultado com o hidrovácuo só fica bom se o freio original estiver funcionando normalmente e bem! Ou seja parando retinho sem puxar o volante, não pode estar atuando numa roda mais que a outra e também o pedal com boa altura!
Daí o resultado é só alegria, funciona super bem e não dá manutenção praticamente nenhuma!

Aristides Júnior

Aristides Jr
24/01/2020, 12:45
Olá Antonio Umino!

Valeu pela orientação!

Já havia visto esta adaptação de servo de Kombi, nada contrao servo, que eu acho muito bom, deve funcionar também na conversão dianteira adiscos.

Não gostei muito do lugar e da maneira como foi instado,existem muitos pontos de fixação suportes e peças móveis.

Acho que freio tem que funcionar o quanto mais direto e comsistema a prova de tudo!

Fiz uma ilustração bem simples, vou tentar descrever amaneira como vejo a instalação:-

Mantenho os pedais originais,
-> Reforço naquele mancal que é o suporte das pedaleiras;
-> Mudar o eixo estendendo até a outra travessa;
-> Tem que ser algo muito forte, pensei numa barra de açocom 25mm
-> Do outro lado um novo mancal;
-> Neste cardã duas hastes uma para fixar no pedal edo outro lado outra pantográfica para acionar o servo;
-> A fixação do servo penso em criar um suporte para fixarna longarina como se faz com a caixa de direção.

Parece que vai resultar com menos componentes suportes e fixações.

570682

Aristides Júnior

JairoM
25/01/2020, 10:00
570697

234 é o modelo do Hidrovacuo da PowerStop, para freio de lona. para quem tem freios d disco, eles recoemdam omodelo 1234 que por fora é identico. A unica diferenca é uma valvula interna.

A colocacao do servo, requer um pouco de mágica e adaptacao.
Como disse sabiamente o Aristides, melhor que seja direto.

Porisso, vou colocar no meu, o hridrovacuo (que é diferente do servo-freio), inclusive posso retirar em qualter tempo....

JairoM
29/01/2020, 17:34
Olá Jairo!
Eu utilizei no meu jeep por muitos anos, funcionava bem!
Sim é fácil e mantem todo o seu sistema original. Mesmo assim voce vai precisar de um plug para instalar na saída do cilindro mestre e outros dois tubos para ligar no Hidrovácuo, além de tirar vácuo lá na tubagem!
Na época não me preocupava com originalidade e por isso tinha instalado no cofre do motor.
Tive que desinstalar pois não havia mais reparo para ele.
Era de 6"3/4 fabricado pela Janco (fechou em 1969 se não me engano!).
Tentei procurar para comprar mas até agora só encontrei 9"1/2
Pense bem pois ele é grande e não cabe em qualquer lugar!
Veja a foto do meu motor com ele ainda instalado, pintei a cuica de vermelho para combinar!
562917

Aristides,

O que voce acha de colocar um cilindro duplo na saida deste hidrovacuo, e assim "dividir"o freio.... uma linha pra traseira e a outra pra dianteira.... aumentaria muito a seguranca. Uma vez o cilindro da roda dianteira estourou e eu fiquei 100% sem freios.....

JairoM
29/01/2020, 18:21
Acabei de falar com o consultor tecnico da Powerstop. IMPOSSIVEL colocar cilindro duplo na saida deste hidrovacuo.

Segundo ele, teria que duplicar ou triplicar a pressao de saida pra ter duas linhas....

Aristides Jr
29/01/2020, 18:56
Olá Jairo!

O consultor está correto!

Este sistema de hidrovácuo funciona no circuíto, depois do cilindro mestre!

Ou seja ele recebe a pressão do cilindro original "amplifica" e devolve para as rodas.

Sem dúvida o circuito duplo é mais seguro, no entanto é bem raro o cilindro mestre falhar!

Pode ficar tranquilo é seguro rodar com o sistema simples!

Abraço Aristides Júnior

JairoM
06/02/2020, 14:37
Comprei hoje o modelo 234 do Hidrovacuo da PowerStop, na representante deles: Criton Comercio de Pecas para Veiculos Ltda (https://critonautopecas.com.br/?s=234)

Em 2 dias eles entregarao em Sao Paulo, na casa de meu irmao. inicio de março ele me traz aqui pro Rio. (A criton nao envia nada pro Rio de janeiro, por conta de roubo de cargas e desvios no Correio).

Depois que chegar, levo pro meu mecanico pra fazer a instalacao, fotografo, e posto aqui pra voces.....(deve ser igualzinho o do Aristides - apenas uma polegada menor no diametro)....

Trips
14/09/2020, 23:03
Comprei hoje o modelo 234 do Hidrovacuo da PowerStop, na representante deles: Criton Comercio de Pecas para Veiculos Ltda (https://critonautopecas.com.br/?s=234)

Em 2 dias eles entregarao em Sao Paulo, na casa de meu irmao. inicio de março ele me traz aqui pro Rio. (A criton nao envia nada pro Rio de janeiro, por conta de roubo de cargas e desvios no Correio).

Depois que chegar, levo pro meu mecanico pra fazer a instalacao, fotografo, e posto aqui pra voces.....(deve ser igualzinho o do Aristides - apenas uma polegada menor no diametro)....

Olá Jairo, poderia compartilhar se conseguiu e como ficou a adaptação? Obrigado🤜🤛

JairoM
15/09/2020, 10:01
A instalacao do servo nojjep, ficou 100%. Não é nenhuma adaptacao, o servo tem o tamanho de uma panela de pressao pequena. Basta ligar a saida do cilindro mestre original, na entreda do servo, e a saida do servo vai pro conector que originalmente entreva a saida do cilindro mestre.

Alem disso, tem um tubinho de borracha com uma válvula de retenção, pra fazer a conexão do vácuo do coletor de admissao, ao servo.

Funciona que é uma maravilha.....

No final de semana, eu faço umas fotos e posto semana que vem prao pessoal poder ver como ficou.

Manteve a originalidade do Jeep (que é placa preta), e a qualquer momento posso retirar se quiser,que volta a ser o que era, sem nenhuma interferencia....

Trips
15/09/2020, 15:21
Que maravilha Jairo... e você utilizou o modelo que informou que comprou no post acima? Por favor, coloca fotos pois pretendo fazer no meu willys 51... não quero retirar as pedaleiras originais não .

Obrigado

JairoM
19/09/2020, 10:17
Promessa é divida.....574374 574375 574376 574374
Não esta muito claro, porque ficou mesmo, bem escondido. Está debaixo do fitro de ar, logo acima do motor de arranque.
Não atrapalha nada, dá acesso ao distribuidor (que esta com ignitor da Pertronix), e ao arranque se necessário. Fica bem escondido pelo redulador de voltagem original (que é enorme), que tem um regulador moderno debaixo dele.... (o original é 6V)

Trips
20/09/2020, 14:30
Valeu Jairo!!!! Agradeço as fotos e os detalhes de onde foi instalado. Vou analisar essa possibilidade no meu CJ 51.

Icaro Claro
28/09/2020, 09:13
Pessoal, bom dia.
Meu cj5 está com servofreio do opala(servo freio e cilindro mestre novos), com discos na frente(ainda não sei qual é o tipo) e lona na traseira original. Percebi que a instalação foi feita errada fora os vazamentos de oleo pelos canos. Resolvi trocar todos os canos pois o antigo dono chegou até a colocar uma mangueira comum em uma parte do sistema(acredito que ele montou o jeep as pressas só para vender).
As dúvidas:
Com o cilindro mestre sendo do Opala, e o cilindro da roda sendo a original do Willys, qual cano de metal que eu utilizo para fazer a instalação?(pensando que as roscas do cilindro mestre(opala) e do cilindro de freio(willys) sejam diferentes, não sei se são).
Para a instalação, eu utilizo os canos desde o cilindro mestre até o cilindro de freio de metal? Vejo alguns sistemas com parte em uma mangueira(flexivel), aí fiquei na dúvida.

Aristides Jr
29/09/2020, 11:51
Olá Icaro Claro!

No seu caso não vejo como não substituir por tudo novo!
Procure tubulação de aço, (fuja do cobre, veja comentários no final*)

Use tubulação por todos os trechos.

São 4 flexiveis no total:-
1- traseira da travessa do chassis até o eixo;
2- frente na lateral do lado do passageiro do chassis até o eixo;
3 e 4 - (normalmente mais curtos) na ponta dos eixos dianteiro.

Material voce não via ter dificuldade para encontrar! até oficina de freio faz as pontas com qualidade!

O que merece muita atenção e pode te trazer problemas é a instalação!

Muita atenção com o local de passar a tubulação, fixar tudo da melhor maneira, proteger os locais com contato, não deixar tubulação sobrando e nem atravessando o caminho de outros componentes.

Enfim é na mão de obra que está a qualidade do resultado!

Não esqueça de postar os resultados para nós!
Conte como ficou quanto trabalho deu e o custo.

Abraço Aristides Júnior


*Aqui no forum tem bastante material de consulta e o assunto divide o pessoal, minha opinião é que apesar do cobre tecnicamente resistir a pressão ele é mecanicamente mais frágil. Se em qualquer trecho o cano fizer contato direto com outra parte de metal com a vibração ele fura e se deixar ele meio solto trepidando trinca também! O pior de tudo é na frange, Jeepeiro na maioria das vezes não aperta parafuso com delicadeza, estamos mais para "mão de urso..." ao apertar um pouco mais forte a frange afina e quebra de forma traiçoeira.... nada disso acontece com o aço! Enfim original em quase todos os carros e caminhões e outros veículos é de aço.

Galegocte
12/01/2021, 13:11
Esse servo freio na verdade é da F350 antiga...que saiu a gasolina.mas é dessa forma mesmo a instalação!esse servo tem um diafragma redondo de borracha ,grande! É eficiente!