Ver Versão Completa : REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE GM 4CC
Sergio Rocha
17/03/2004, 22:34
:D Oi Galera
Alguem sabe me dizer se eu rebaixar o cabeçote do motor GM 4cc em 1 mm, pra quanto vai a taxa de compressão? :roll:
E os hps quanto devem aumentar?
Originalmente as medidas são:
diametro interno do cilindro 101,6 mm
curso do embolo 76,2 mm
taxa de compressão 8:1
potencia ABNT 87,6 cv
torque ABNT 17,e kgfm a 2500
:?: :?:
Dennis Figueiredo
18/03/2004, 16:27
Quer uma sujestão????? se quizer motor com mais potência troca ele por outro. Deixe o motor originalzinho que é melhor :wink: .
EduardoLang
18/03/2004, 16:54
Prezado,
Acredito que mecânicamente falando, realmente deva aumentar a taxa de compressão, é claro, mas o problema está no seguinte:
sERÁ QUE O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS IRÃO AGUENTAR??? Será que o virabrequim, bielas, bronzinas (mancal e biela) irão aguentar??? Lembre-se: tudo foi proporcionalmente dimensionado para ser como o original ! ! !
Já que vc quer ter mais torque/potência, porque é que vc não faz o serviço completo??? Acho que financeiramente não compensa, mas.........
sds
Sergio Rocha
18/03/2004, 18:53
Prezado,
Acredito que mecânicamente falando, realmente deva aumentar a taxa de compressão, é claro, mas o problema está no seguinte:
sERÁ QUE O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS IRÃO AGUENTAR??? Será que o virabrequim, bielas, bronzinas (mancal e biela) irão aguentar??? Lembre-se: tudo foi proporcionalmente dimensionado para ser como o original ! ! !
Já que vc quer ter mais torque/potência, porque é que vc não faz o serviço completo??? Acho que financeiramente não compensa, mas.........
sds
Ë, Eu tb sei que vou forçar bielas,bronzinas e etc., por isso que eu quero saber pra quanto vai a taxa de compressão, com 1mm de rebaixamento, pra poder avaliar se é muito.Já ouvi falar que o " ideal"é 2 mm, como não to afim de problema prefiro 1mm.Esse mesmo motor quando é a alcool tem taxa de 11:1.Não sei qual taxa colocam quando o a gasolina é convertido pra alcool. :?: Trocar tudo é muita grana.
EduardoLang
18/03/2004, 18:56
Pois é, mas acredito que vc não consiga uma taxa de compressão dessas ( do álcool) em um motor a gasolina simplesmente com um desgate do cabeçote, pois se eu não me engano, os motores à alcool tem o pistão cabeçudo, não é????
Forte abraço,
Edu
Sergio Rocha
18/03/2004, 19:03
Pois é, mas acredito que vc não consiga uma taxa de compressão dessas ( do álcool) em um motor a gasolina simplesmente com um desgate do cabeçote, pois se eu não me engano, os motores à alcool tem o pistão cabeçudo, não é????
Forte abraço,
Edu
Não to querendo taxa de 11 . Fico satisfeitissimo com 9 ou 9,5.
Acho que de 8 pra 9,5 posso continuar com gasolina e ganho uns 10 hps.
o que vc acha :?:
Lembre-se que to falando em 1 mm de rebaixamento.
Tambem acho que os pistões do a alcool são cabeçudos.
EduardoLang
18/03/2004, 19:07
Olha só.
Eu acho que neste nível, não deva acarretar em fadiga antecipada das demais partes/componentes, mas não sei se com i mm vc já consegue isso ! ! !
Se vc estiver em São Paulo, dê uma ligada (amanhã) no tel que vou lhe passar. É de uma retífica em que eu confio muito, chama-se RETIFORTE e fica em Diadema, bem perto da Casa Palma. O tel é 5563-4373 (011). O pessoal de lá é super gente fina e bastante prestativo ! ! !
Espero ter ajudado ! ! !
Forte abraço,
SDS
Sergio Rocha
18/03/2004, 19:17
Olha só.
Eu acho que neste nível, não deva acarretar em fadiga antecipada das demais partes/componentes, mas não sei se com i mm vc já consegue isso ! ! !
Se vc estiver em São Paulo, dê uma ligada (amanhã) no tel que vou lhe passar. É de uma retífica em que eu confio muito, chama-se RETIFORTE e fica em Diadema, bem perto da Casa Palma. O tel é 5563-4373 (011). O pessoal de lá é super gente fina e bastante prestativo ! ! !
Espero ter ajudado ! ! !
Forte abraço,
Obrigado, eu to no RJ mas vou ligar assim mesmo pra ter uma ideia
VALEU :D
SDS
Sergio Rocha
18/03/2004, 22:54
:D Oi Galera
Alguem sabe me dizer se eu rebaixar o cabeçote do motor GM 4cc em 1 mm, pra quanto vai a taxa de compressão? :roll:
E os hps quanto devem aumentar?
Originalmente as medidas são:
diametro interno do cilindro 101,6 mm
curso do embolo 76,2 mm
taxa de compressão 8:1
potencia ABNT 87,6 cv
torque ABNT 17,e kgfm a 2500
:?: :?:
Sera que o Leopoldo pode responder essa ??
Paulo Eduardo
19/03/2004, 01:42
Olá...
normalmente o limite que vc pode baixar o cabeçote de um motor, é estabelecido pela proximidade das válvulas à cabeça de pistão, ou pela espessura/resistência da base do cabeçote. Quanto à bielas e virabrequim, não vão sofrer muito só com o rebaixamento não se preocupe. Uma boa opção pra acompanhar é a colocação de um comando, não muito "bravo", pra não prejudicar a baixa e média rotação. Mas que dê um fôlego a mais no motor, pois comando "casa" com compressão alta. Se o objetivo é um motor mais forte, começa por aí...
A taxa não aumenta muito com 1mm à menos, talves nem passe de 9:1 e o limite dos cabeçotes do opala é maior que isso, não me lembro quanto mas vou tentar achar, o problema é que tem vários tipos de motor de opala 4cc... vai saber qual é o seu? mas chuto que seja uns 2mm.
valeu...
[]´s fuçados :D
Sergio Rocha
19/03/2004, 19:19
É tenho lido que o limite é 2mm.To afim de chegar ao maximo de 1,5mm.
Acredito que de uns 9,5 a 10:1.E algo perto de 10hps .To mais interessado em torque do que velocidade final.
Queria saber se com 1 ou 1,5mm chego a esses valores, sem alterar mais nada.Nem comando,coletor,diam valvulas,carburação e etc.
Quero só taxa, pra que o consumo fico igual ou menor que o atual.Taxa maior menor vol. admissão,melhor queima, menos acelerador e por ai vai...
Ricardo Bruggmann Muhle
19/03/2004, 21:16
Caro Sérgio,
Tenho um motor OHC e quando fiz o rebaixo do meu cabeçote, me interessei em calcular para quanto iria a taxa. Porém me deparei com o seguinte, necessitava saber o volume da cavidade do cabeçote (onde ficam válvulas e vela). Como é um volume bastante irregular, ficou inviável de se calcular com a precisão que gostaria. Como fiz então? Com o cabeçote "de pernas para o ar", devidamente nivelado (nota-se aqui que é necessário desmontar a "chonga" toda para proceder as medições, calcular isso sem desmontar é gambiarra), com válvulas e vela no lugar, preenchi todo o volume de uma cavidade com óleo, até nivelar, utilizando uma seringa. Feito!!! Já sabia o volume no cabeçote.
Calculei então o volume do cilindro (é bom medir in loco, pois se o motor já passou por retifica, os valores não são mais os tabelados), coloquei também o volume que a junta do cabeçote acrescenta (+ ou - 1mm X área da circunferência, do "buraco").
Bom então é só pegar o volume total e dividir pelo volume que sobra quando o pistão está no PMS (ponto morto superior) e pronto, tens a taxa de compressão da bagaça!!!!
Quanto a algumas coisas que o pessoal escreveu por ai, mando meu breve comentário.
Rebaixar o cabeçote, com certeza força mais o conjunto, vai desgastar um pouco mais rápido........grande bosta, no balanço final as vantagens compensão!!! Pelo menos na minha percepção.
Quanto a qual vai ser o tamanho do rebaixo......bom meu velho, ai vai de cada um, mas só pra ilustrar. Meu amigo Carlos, rebaixou tanto o cabeçote do 6 cilindros 3000 (Itamaraty) dele, que teve de fazer rebaixos nos pistões para as valvulas não baterem......os mais puritanos dirão...haaa, não fode, é trova. Bom esse motor só não funciona mais pois andou bebendo um pouco d'água com areia.......hehehe :) Enquanto estava "vivo" era endiabrado. :twisted:
Quanto a mudar também o comando, sugiro que se for fazer isso, faça em outra oportunidade, pois mexendo em mais de uma coisa ao mesmo tempo, não saberás qual foi o benefício de cada uma separadamente, e isso é interessante saber para futuras adaptações/modificações.
No mais é isso meu chapa!!!! Qualquer coisa estamos aí. Se alguém tiver qualquer comentário.....mandem brasa. Um abraço a todos.
Sergio Rocha
19/03/2004, 21:34
Caro Sérgio,
Tenho um motor OHC e quando fiz o rebaixo do meu cabeçote, me interessei em calcular para quanto iria a taxa. Porém me deparei com o seguinte, necessitava saber o volume da cavidade do cabeçote (onde ficam válvulas e vela). Como é um volume bastante irregular, ficou inviável de se calcular com a precisão que gostaria. Como fiz então? Com o cabeçote "de pernas para o ar", devidamente nivelado (nota-se aqui que é necessário desmontar a "chonga" toda para proceder as medições, calcular isso sem desmontar é gambiarra), com válvulas e vela no lugar, preenchi todo o volume de uma cavidade com óleo, até nivelar, utilizando uma seringa. Feito!!! Já sabia o volume no cabeçote.
Calculei então o volume do cilindro (é bom medir in loco, pois se o motor já passou por retifica, os valores não são mais os tabelados), coloquei também o volume que a junta do cabeçote acrescenta (+ ou - 1mm X área da circunferência, do "buraco").
Bom então é só pegar o volume total e dividir pelo volume que sobra quando o pistão está no PMS (ponto morto superior) e pronto, tens a taxa de compressão da bagaça!!!!
Quanto a algumas coisas que o pessoal escreveu por ai, mando meu breve comentário.
Rebaixar o cabeçote, com certeza força mais o conjunto, vai desgastar um pouco mais rápido........grande bosta, no balanço final as vantagens compensão!!! Pelo menos na minha percepção.
Quanto a qual vai ser o tamanho do rebaixo......bom meu velho, ai vai de cada um, mas só pra ilustrar. Meu amigo Carlos, rebaixou tanto o cabeçote do 6 cilindros 3000 (Itamaraty) dele, que teve de fazer rebaixos nos pistões para as valvulas não baterem......os mais puritanos dirão...haaa, não fode, é trova. Bom esse motor só não funciona mais pois andou bebendo um pouco d'água com areia.......hehehe :) Enquanto estava "vivo" era endiabrado. :twisted:
Quanto a mudar também o comando, sugiro que se for fazer isso, faça em outra oportunidade, pois mexendo em mais de uma coisa ao mesmo tempo, não saberás qual foi o benefício de cada uma separadamente, e isso é interessante saber para futuras adaptações/modificações.
No mais é isso meu chapa!!!! Qualquer coisa estamos aí. Se alguém tiver qualquer comentário.....mandem brasa. Um abraço a todos.
Vou optar por 1,5mm e ver o que acontece :!:
Valeu :D
Pedro Bachir
20/03/2004, 23:42
E ae Sergio??? :D
quando vc rabaixar o cabeçote conte-nos como fikou!!! :)
valew 8)
flw :)
Sergio Rocha
21/03/2004, 11:56
E ae Sergio??? :D
quando vc rabaixar o cabeçote conte-nos como fikou!!! :)
valew 8)
flw :)
Esta semana devo fazer o serviço, depois eu conto
Pedro Bachir
21/03/2004, 12:18
certo, valew :D
Marcos ET
22/03/2004, 21:49
PessoALL, uma ajuda aki, por favor...
Tenho um GM151 álcool, ignição eletrônica, escapamento dimensionado e filtro de ar maior (Pampa serviços pesados - filtro grande) ligado num carburador (acho que Webber) 2E, com 1,5 mm de rebaixo no cabeçote... ficou o bixo, "bissurdo" de feroz... nao dá pré-ignição nem nada mas ainda nao tive coragem de enfiar o pé no acelerador pois tenho medo de quebrar cambio ou t-case... vendo toda a medição a respeito do 151 Gasolina e valores aproximados pergunto:
e no 151 álcool? com quanto será que este "motorzinho" ficou? quanto será que está a taxa de compressão? e a potência e torque? alguém se habilita a "chutar" alguns valores??
Ricardo, tem uma maneira mais fácil de ver a taxa de compressao (aqui no Tocantins nao encontrei a @#$%%$%! do aparelho), tem um manômetro que vc coloca rosqueado no lugar da vela, virando a chave o manometro registra a compressão real de cada cilindro, mas como nao tem isso por aki...
alguém me ajuda a tirar esta dúvida??
[]'s curiosos....
Sergio Rocha
22/03/2004, 22:11
To afim de rebaixar o meu, agasolina, em 1,5 mm.Vou levar pra oficina amanhã.Eles tem o tal aparelho que vc falou.Vou medir todos os cilindros antes e depois de rebaixar.Depois eu digo quanto aumentou.
Paulo Eduardo
22/03/2004, 23:35
olá all...
esses manômetros não são precisos, pelo menos ninguém usa isso pra medir taxas em competições por exemplo, ele dá um resultado aproximado. Experimentem medir com ele antes e depois de fazer a plaina, assim vc vê a diferença que deu e compara com a taxa real do motor original...
a taxa do gm151 a álcool deve estar perto dos 11:1 com 1,5mm à menos, se chegou nos 12 e pouquinho pra 1 ta bom demais, é uma taxa boa pro álcool, e ainda da pra usar gasolina em caso de nescecidade... isso aconteceu comigo nesse domingo, bem no meio da trilha, já voltando, acabou o álcool do bixão :shock: ... resultado, mete gasol e pé no bucho... com essas aditivadas, não chega nem a grilar... 8) e o meu motor tem 12.3:1 de taxa medida com querosene :shock: ....
...há a 2e é brossol....exelente carbura...(troca por uma 3E :twisted: :twisted: )
[]´s bem aferidos...
Marcos ET
23/03/2004, 13:48
Valeu Paulo, pensei que ia ficar por uns 13:1 ... mas com 12 tá jóia!
Nas horas de maior "enrosco" já vi o pessoal usando 15% de gasolina junto com o álcool, parece que fica "animal" nestes motores com cabeçote rebaixado....
qual carburador 3E para álcool?? deve ser o preço do motor nao?
Sérgio, mede aeh a diferença e posta aki na lista ok? valeu!
[]'s 2E alcóolatras
Sergio Rocha
23/03/2004, 18:47
Valeu Paulo, pensei que ia ficar por uns 13:1 ... mas com 12 tá jóia!
Nas horas de maior "enrosco" já vi o pessoal usando 15% de gasolina junto com o álcool, parece que fica "animal" nestes motores com cabeçote rebaixado....
qual carburador 3E para álcool?? deve ser o preço do motor nao?
[]'s 2E alcóolatras
O bicho já ta na oficina :oops: :oops: :oops:
Já to com saudades... :oops: :oops: :oops:
Deve ficar pronto na sexta-feira :lol: :lol: :lol:
Assim que souber a taxa atual e a nova coloco aqui
a taxa do gm151 a álcool deve estar perto dos 11:1 com 1,5mm à menos, se chegou nos 12 e pouquinho pra 1 ta bom demais, é uma taxa boa pro álcool, e ainda da pra usar gasolina em caso de nescecidade... isso aconteceu comigo nesse domingo, bem no meio da trilha, já voltando, acabou o álcool do bixão :shock: ... resultado, mete gasol e pé no bucho... com essas aditivadas, não chega nem a grilar... 8)
Fala Paulo!
Me interessei nessa questão... O Boi é a cachaça tb... o que tenho que saber do motor (compressão, ponto) para poder meter gasolina numa emergência e se tenho que mudar algo na trilha mesmo (avanço por ex.) pra poder funcionar.
Valeu amigo! []s
Paulo Eduardo
24/03/2004, 00:43
daês pessoal..
uns 12 e pouco...(isso é chute) :D
o 3E a alcool saiu original nos diplomatas 6cc, no santana, e em alguns outros carros com mais de 2000cc . vc encontra (não é facil) por aí usado, veja bem, USADO, não recondicio#!*!!, por umas 350 à 400 lts :shock: mas faz diferença...novo custa uns 800 paus :(
quanto a história de usar gasolina, é só pra emergências mesmo, principalmente se a taxa for maior que 12:1....(só com podium) senão grila sem chance.
se for o caso, dá uma atrasada no ponto que melhora, mas não vai querer mexer nisso no meio do mato né?? ainda que não dá pra tochar o pé senão afoga... gicleur de álcool é bem maior que de gasolina... o negócio é levar galãozinho mesmo.... 8)
[]´s
Paulo Eduardo
24/03/2004, 00:49
há... de vez em quando eu boto um pouco de gasol no tanque do sapo tb, pra derreter aquela "gosma" do álcool, tipo uns 1:5 de gas... é bom no inverno aqui onde eu moro.... é friiiu.... mas força mesmo deve ser bem pouca a dif. o alcool já é um combus mais forte que a gasolina....
[]´s
Sergio Rocha
24/03/2004, 21:44
há... de vez em quando eu boto um pouco de gasol no tanque do sapo tb, pra derreter aquela "gosma" do álcool, tipo uns 1:5 de gas... é bom no inverno aqui onde eu moro.... é friiiu.... mas força mesmo deve ser bem pouca a dif. o alcool já é um combus mais forte que a gasolina....
[]´s
Experimenta botar 1 litro de Querozene a cada 4 tanques.Antigamente quando sairam os primeiros carros a alcool, muita gente fazia isso,inclusive eu, com sucesso
Paulo Eduardo
24/03/2004, 23:59
fala Sergio :D
a finalidade disso é a mesma? dar uma limpada na gosma?
não conhecia essa ainda... :D
[]´s
Fala pessoar! :D
Até onde isso de misturar combustível funciona? Até onde é folclore?
Essa da querosene com alcool tb não sabia.. só pra Diesel.
Não é melhor eu criar outro tópico? Já tá virando o assunto!
[]s
Marcos ET
25/03/2004, 16:42
GOSMA??? QUE GOSMA???
Galera, faz um tempão que nao tenho carro a álcool, ainda nao vi esta tal gosma, que é isso?? onde ela se forma? é na cuba do carburador? ou em outros lugares indecentes, tipo cabeçote e etc (igual aquele problema de metais pesados na Gasolina....)???? qu é isso???
[]'s preocupados com a goooosma.....
ah! pra dar uma limpada nas válvulas, um mecânico uma vz mandou eu colocar óleo 2T no jeep, meu continetal tava com uma válv presa, soltou na hora! nao tive outros problemas depois.... será que serve tbem??
EduardoLang
25/03/2004, 19:25
Olha só!!!!!!
Eu não sei não, mas acho que essa gosma somente é formada quando se utiliza carburador de gasolina com álcool ! ! ! Ae o álcool vao corroendo os materiais e formando essa tal GOSMA ! ! ! :shock: :shock:
Pelo que eu sei, o uso do querosene no tanque (de carros a alool) serve para lubrificar o sistema, dado que o álcool é muito seco!!!!!!!!!
sds
Paulo Eduardo
26/03/2004, 00:59
:D :D
daê....
vai dizê que nunca viu uma sujeirinha esbranquiçada no carbura à álcool??? na cuba, nos injetores na tubulação do tanque, etc... a gasolina derrete essa sujeira, e ainda tem aquele visgo que fica impregnado. mas não é assim um viiiiiisgo, é tipo.... uma gosma mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol:
sem noção, só vendo no carbura p/ entender...
[]´s gosmentos :lol: :lol: :lol:
Marcos ET
26/03/2004, 09:58
Puutz, já chamaram meu jeep de Carro Velho, Maestro (um conserto a cada esquina), "A amante do meu marido", Caco véio... mas GOSMENTO NAO! aih vou apelar! :twisted: :twisted: hehehe
[]'s dedicados ao combate à gosma.... :!:
Sergio Rocha
27/03/2004, 13:20
Fala galera,
se colocava querozene nos carros a alcool, todos eram carburados, pra lubrificar o carburador,valvulas etc.E a tal gosma existia mesmo.Hoje acho que não tem mais.Devem ter melhorado o processo de fabricação
Paulo Eduardo
29/03/2004, 00:41
Fala galera,
se colocava querozene nos carros a alcool, todos eram carburados, pra lubrificar o carburador,valvulas etc.E a tal gosma existia mesmo.Hoje acho que não tem mais.Devem ter melhorado o processo de fabricação
:D hehehe vou mudar de posto :shock: :D :D
[]´s desgosmentos
Marcos ET
29/03/2004, 00:56
Puutz! tá mais complicado que na época do pessoal que botava bolinhas de naftalina junto a Gasolina pra "melhorar o rendimento" hehehe
[]'s empenhados no combate a GOSMA.... :twisted: :twisted: :twisted:
Sergio Rocha
29/03/2004, 21:48
Puutz! tá mais complicado que na época do pessoal que botava bolinhas de naftalina junto a Gasolina pra "melhorar o rendimento" hehehe
[]'s empenhados no combate a GOSMA.... :twisted: :twisted: :twisted:
É isso aí, sou desse tempo....
Mas na verdade se colocava naftalina nos Vemag,~que eram motor 2 tempos ( tipo moto Yamaha). :shock: :shock: :shock:
O desempenho não melhorava nada, mas ocheiro viciava :D :D :D
Sergio Rocha
29/03/2004, 22:03
[]'s 2E alcóolatras[/quote]
To de volta, com o resultado do rebaixamento de 1,5mm no cabeçote do motor opala 4cc.
O meu "querido"mecanico esqueceu de medir a taxa ANTES de rebaixar.
Hoje fui a oficina peguei emprestado o tal aparelho,que parece um calibrador e medi. Deu 8,5.
Como o meu motor é 1970 e poucos, descobri, que a taxa desses motores era de 7.Os motores opala mais modernos a taxa é 8.
Se eu tivesse sabido antes que a taxa era 7 teria rebaixado mais. :evil:
A unica alteração feita, fora taxa, foi troca de retentores de valvulas e limpesa.Adiantei o ponto tb.
Paulo Eduardo
30/03/2004, 01:37
Beleza Sérgio :D
digamos que, mesmo que o aparelho tenha um erro de +ou- 0.2 ou 0.3....
até que aumentou bem né? :D :D
mas e aí , como ficou o "nevoso" :twisted: sentiu mta diferença no motor??
[]´s curiosos e esperando alguém fazer a medição antes e depois tb...pra ver a diferença.... :D
Marcos ET
30/03/2004, 09:09
Aeh Sérgio, tbem "tocava" naftalina num 2T, mas era na época que eu andava de Mobilete :oops: hehehe gostava muito daquele três cilindros 2T 1.000cc da Vemag mas naum tive oportunidade....
Tow curioso pra ver quanto ficou a taxa do meu GM.... ainda nao achei oficina que tivesse o aparelho.... (aki no TO as coisas sao um pouco complicadas...) mas deve esta pra lá de 10:1 pois o motor é álcool....
[]'s empenhados no combate à GOSMA..... :twisted:
Sergio Rocha
30/03/2004, 21:22
Fala Eduardo
É com 1,5mm aumentou +- 1,5.
Ficou legal deu pra sentir a diferença.Cresce mais rapido.Sempre subia uma ladeira ,que chego nela a 80 km, e terminava a 60 km usando a terceira.Agora entro a 60 km e sem usar a terceira chego nos mesmos 60 km.Vou experimentar usar a terceira e ver quanto chego no final.
Pena que não sei quantos HPS aumentou, mas que aumentou isso eu tenho certeza
Sera que o Leopoldo, Giovani ou outro expert pode dar uma ideia :?:
Abraços
Sergio Rocha
30/03/2004, 21:29
E isso aí Marcos ET (de varginha :?: )
Não sei quanto vc rebaixou.Mas, se o teu motor era original GM a alcool a taxa era 11:1.
É os Vemag eram 1000cc, 3 bobinas, 3 platinados,2t, enfim uma desgraça pra manter regulado.Na época eram os melhores de curva.Tb só tinha Fusca, Gordine, e outras m...
Paulo Eduardo
31/03/2004, 01:40
Fala pessoal :D
Olha só, tem um colega meu aqui da cidade que aumentou a taxa em 1.5pontos no 4.1 do opalão dele, a potência original do motor 250-S a gasolina é de 164cv SAE ou 128cv ABNT que é o padão atual. Depois de aumentar a taxa em 1.5, de 8.5:1 pra 10:1 o carro deu 136cv no dinamômetro :shock: . Ou seja +6.3% de potência e o torque de 26.7 pra 28.8mkgf ( +7.6%). Tudo bem que o motor é diferente mas não deve fugir muito dessa base de cálculo.
Se for assim é só vcs verem a potência original dos seus motores e acrescentarem os 6.3%, já que foi aumentada a taxa na mesma proporção, deve dar +ou- certo :wink:
será???
[]´s mirabolantes... :D
Marcos ET
31/03/2004, 12:04
Aeh Sergio, blz? ET (de varginha) nao! rss ETMoso mesmo...
O rebaixo do cabeçote foi de 1,5 mm.... entaum deve ter subido pra uns 12,5:1 a 13:1... aja octanas se fosse gasolina! agora tow com um problemao que coloquei no tópico "Radiador para o GM..." nao tem muito a ver com radiador (nao tem nada a ver) e sim com o motor.... PessoALL podia dar uma olhada pra tentar resolver este quebra-cabeças....
Paulo, vou jogar nos 6,5% pra ver os números....
Valeu!
Marcos ET
14/04/2004, 10:46
Galera do mau.... (com "U" mesm)
otro problema...
meu motor ficou uns meses (um ano e meio) parado, e agora os "tuxim" hidráulico do GM151 taum fora de posição e o motor nao quer pegar... cumé q faz? só falta isso pra eu andar djeep dnovo!
AJUDAAAA......
[]'s acostumados com tuchos mecânicos e agora apanhando a valer dos marvados hiráulicos....
Marcos ET
Tem certeza que são os tuchos? Quando esvaziam ao dar partida vc ouve um barulho de "batendo valvula" que aos poucos passa quando os tuchos enchem. :?
Já deixei um motor desses parado por um bom tempo e não tive este problema. :? Por que mesmo com os tuchos vazios o motor funciona. Fraco mas funciona.
Tá mais com cara de fora de ponto. Vc verificou a ignição? :?
[]'s com tucho mecanicos
Kerosene
02/07/2004, 18:36
Depois de Acompanhar toda essa discussão, gostaria de acrescentar algumas coisas.....
Ao rebaixar o cabeçote, aumenta a compressão, até aí tudo bem.
Se for pouco o aumento, beleza, agora se tiver um aumento considerável aí na casa dos 1,5 a 2 , o danado vai queimar oleo. Daí o que tens a fazer, é quando prevendo o rebaixo, de maneira prática e com um bom torneiro, abrir mais um rasgo de anel no pistão, para conter melhor tudo o que aumentou dentro do cilindro ( Princípio do motor a álcool ).
Considerando que cada passe na retífica rebaixa 0,25mm e já faz uma PUTA diferença, é bom aumentar a mistura de ar no combustível, senão vai furar a cabeça do pistão assim que passar de 4,5 ou 5000rpm , daí Bao bao pro serviço todo. Lembram-se de como afinava os motorzinhos 2 tempos? fechando o ar o bichinho urrava, então tomem cuidado.
Na questão do combustível, Esperimentem pingar 2 gotas de Éter em 10l de gasolina ou álcool. É o veneno que usei por um bom tempo......
E pra dar partida em trator no tempo do frio então......
uma gota, faz o bicho que dava um puta trabalho pra pegar, dar partida e em 0,5 segundos pular pra 2000rpm sem encostar no acelerador...
Muito cuidado com esta mistura. É bom, mas é veneno de competição.
Então, podem diminuir um pouco a mistura.
AH !!! O atraso do ponto é impostatíssimo.... Também. !!!
Abraço....
Sergio Rocha
02/07/2004, 19:03
Fala Kerosene
Rebaixei o Gm 4cc, acho q 1970 e poucos, em 1,5mm.A nova taxa ficou em 8,5. Nào notei até hoje nenhum consumo de oleo.Vc fala em atrasar o ponto pra usar este "aditivo" ou devido ao rebaixo ?
Marcos ET
03/07/2004, 19:00
Fala Kerosene
Rebaixei o Gm 4cc, acho q 1970 e poucos, em 1,5mm.A nova taxa ficou em 8,5. Nào notei até hoje nenhum consumo de oleo.Vc fala em atrasar o ponto pra usar este "aditivo" ou devido ao rebaixo ?
Daez Sérgio e Kerosene, blz?
Sérgio, depois do rebaixo do cabeçote em 1,5mm no motor original a álcool percebo aquela fumaça azulada de óleo queimado no escapamento, mas somente na hora de dar a partida. depois que o motor funciona, nao tem mais fumaça, nem cheiro de óleo queimado, nem borra de óleo no cano, mas na hora de pegar.... é sempre aquela fumacinha azulada...
Coisa complicada está sendo acertar o ponto de baixa RPM com o meu carburador (SEIE34 corpo duplo, segundo estágio mecânico)... ele tá engasgando um pouco, tem que dar umas aceleradas pra ele desengasgar e depois que o PRM sobe um pouco ele funciona normal, acho que tá trabalhando afogado em baixa (o consumo tá terrível...), aih fui orientado a bloquear a passagem do injetor extra que fica na cuba do carburador, pois em carburadores antigos, este injetor começa a permitir a passagem de álcool em baixa quando na verdade só deveria entrar em funcionamento quando a borboleta do carburador está 100% aberta (pé embaixo!) oq vcs acham? já apertei a mistura para o mínimo, mas ele até apaga por falta de combustível, e continua afogando se trabalhar um tempo na marcha lenta, este problema só apareceu meeesmo depois do rebaixo de cabeçote... será coincidência ou tenho que mudar a giclê pra acertar novamente a mistura??
[]'s pro6
Sergio Rocha
04/07/2004, 12:00
Fala Kerosene
Daez Sérgio e Kerosene, blz?
Sérgio, depois do rebaixo do cabeçote em 1,5mm no motor original a álcool percebo aquela fumaça azulada de óleo queimado no escapamento, mas somente na hora de dar a partida. depois que o motor funciona, nao tem mais fumaça, nem cheiro de óleo queimado, nem borra de óleo no cano, mas na hora de pegar.... é sempre aquela fumacinha azulada...
[]'s pro6
Vc trocou os retentores das valvulas ?
Talvez seja este o motivo da fumaça quando liga.Com o motor desligado por algumas horas, passa oleo pelas sedes das valvulas pra camara de combustão.
Kerosene
05/07/2004, 08:29
Concordo com o Sérgio,
as sedes enchem de óleo e queimam um pouco na partida.
Quando eu falo de consumir óleo, é porque com maior compressão a tendência é folgar os anéis. Agora fique atento pois com giro mais alto esse óleo queimado se dissipa e não é perceptível, verifique o nível regularmente.
Experimente, depois do motor aquecido, deixá-lo em marcha lenta uns 2 ou 3 minutos, depois acelere com vontade. E veja no que dá.
O Aditivo é só pra o bichindo falar um "pouco" mais......
Marcos ET
05/07/2004, 11:36
Valeu aeh Sérgio e Kerosene.
Deve ser mesmo este problema, pois já testei o motor por uns longos minutos, acelerando, andando forte, andando "na manha" e nada, só na hora da partida mesmo... ainda ontem, no Sertões, na hora de ligar o jeep pra dar um "rolé" entre os compedidores, acho que pensaram que o CJ era Diesel :lol: pcausa da "fumacinha"...
só nao tow com pa$$iên$$ia de arrumar isso agora... tem que e$perar um pouco mais... quebrei arrumando a adaptação, até hj nao me recuperei... rsrs
Mesmo assim valew! grande abraço!
O Rendimento Do Motor Aumenta En Torno De Uns 10 Cv
Carlos Bernardo
25/02/2008, 12:49
O meu GM151 está indo essa semana para o Paulinho (preparador de motores de Osasco) para uma inspeção geral e envenenada. O serviço dele fica muuuito bom, meu amigo já fez o serviço no 151 dele e eu já comprovei a qualidade do serviço tanto na trilha quanto no asfalto. O serviço envolve desde mudanças no comando/cabeçote, coletores especiais e conversão para 3.0. Depois de pronto vou postar aqui uma foto do gráfico do dinamômentro. Estamos acreditando que a potência final ficará algo entre 120 à 150 hp. Nada mal para um motor pequeno, antigo e 4 cilindros.
[]'s aspirados.
Marcos ET
25/02/2008, 16:22
é! tem quem fale que vale muito a pena fuçar em AP... vale sim, mas dar um "trato" num GM 151 também é algo a se considerar.... tem muito tempo que eu li naquele site "BestCar WebSite" sobre veneno no GM151 e fiquei espantado com o motor... quando meu velho GoDevil bateu as botas, eu queria um AP, mas por questoes financeiras, optei por um GM... depois, com o tempo, fui ver que este motor, para jeep, é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor, dadas as curvas bem características de torque e potencia.... o interessante do site é que os caras falam que no GM existe material de sobra pra usinar! muito mais do que no AP, por isso mesmo, em tese, o GM é muito mais "trabalhável", só que o pessoal geralmente nao gasta muito tempo fuçando nele, pois sai mais em conta botar um "seis caneco". Só que em Jeeps, o peso do seis boca (pra mim) nao compensa! (alem de que eles nao cabem nos CJ2, CJ3A e CJ3B), por isso o quatro cilindros é muito bom!
Outra coisa que eu nao sabia é que a GM fez um comando para o motor a álcool que diminuia a potencia deles, objetivando que os opalas competissem em licitações do Governo com outros carros de menor potencia (e ganhasse todas!), mas se colocarmos um comando do Gasolina no GM Álcool, já melhora muuuuuuuuuuuuuito!
A única desvantagem deste motor é que é muito mais complicado de montar um sistema de injeçao eletronica....
Falando nisso, por que será que nao vejo com frequencia Jeeps com motor GM 2.2 ou 2.5 mais novos???? qual é o problema?
Carlos Bernardo
25/02/2008, 16:36
Falando nisso, por que será que nao vejo com frequencia Jeeps com motor GM 2.2 ou 2.5 mais novos???? qual é o problema?
Acho que não se fazem mais motores como antigamente. =-D
Pois é, mecher no 151 é uma questão que quase nunca surge nas pautas. É um ótimo motor! Pequeno e torcudo, o que pra mim é o principal trunfo. Daqui a alguns anos vou apelar e colocar um bom 6 cilindros, só não sei qual,mas enquanto isso, o 151 vai segurando a pressão numa boa!
Guilherme Kyrillos
25/02/2008, 18:46
Caro Carlos, saudações.
Conforme você diz em sua citação "O serviço envolve desde mudanças no comando/cabeçote, coletores especiais e conversão para 3.0", esse seu preparador dispõe dessas peças para venda? Você poderia informar um número dele para contato?
Um abraço.
Bruno Mosso
12/02/2010, 08:19
All,
Reativando o tópico, eu estou com 3 motores desmontados na oficina do meu velho, e semana passada fui dar uma olhada neles e qual não é a minha surpresa???????
1 deles é o famigerado vermelho 153!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Logo que for possível (mesmo sem ter jeep ainda) eu vou começar a montar o meu 3.0 do jeito que o devil gosta com um cabeçote bem feito válvulas de Chev. Brasil ou de Vortec V6, e possivelmente uma W40 ou 44.
Vou fazer isso bem devagar e com capricho pra matar o tempo e a ansiedade.
[]'s
Valeu aeh Sérgio e Kerosene.
Deve ser mesmo este problema, pois já testei o motor por uns longos minutos, acelerando, andando forte, andando "na manha" e nada, só na hora da partida mesmo... ainda ontem, no Sertões, na hora de ligar o jeep pra dar um "rolé" entre os compedidores, acho que pensaram que o CJ era Diesel :lol: pcausa da "fumacinha"...
só nao tow com pa$$iên$$ia de arrumar isso agora... tem que e$perar um pouco mais... quebrei arrumando a adaptação, até hj nao me recuperei... rsrs
Mesmo assim valew! grande abraço!
Dae Marcos,
O meu motor também faz isso de fumaciar na hora da partida e depois para... o meu roda a álcool e com 13:1 de taxa.... So que, meus amigos que tem também motor de opala , porém todos originais, também fazem a mesma coisa...
Motor de opala é tudo igual, não importa o veneno... sorte de qum tem um que não fumaceia na hora da partida, pois 90% deles fazem isso...