Ver Versão Completa : Bicos Rash 140cv p/ Ranger
Luizinho
05/01/2007, 08:09
Olá Todos,
Primeiramente desejo um excelente 2007, com paz, saúde, alegria e sabedoria.
Resolvi, até que enfim, dar de presente para nossa Ranger CD XL 4x4 2.5 Euro II 2000/2001 os bicos que o Maurício da RashMotoren faz.
Passei para ele um longo e-mail e ele me pespondeu todo , além de me aturar mais de uma hora no telefone, onde mais uma vez fui muito bem atendido por uma pessoa que entende realmente do assunto, dando várias dicas. Ao Maurício e sua equipe desejo muito sucesso.
Eu mesmo instalei os bicos; o que acabou sendo um pouco mais demorado do que pensei, mas por absoluta falta de prática.
A mudança do comportamento da Pick-up é imediata, só de ligar já dá para sentir. O ronco do motor aumenta um pouquinho e qualquer encostadinha no acelerador ele cresce de giro rapidamente.
Por questões de tempo ainda não andei com ela o suficiente para uma avaliação completa, assim como o consumo ainda estamos no primeiro tanque após a troca, mas algumas coisas já dá para notar com certeza.
A melhora da resposta é indiscritivel, parece que comprei outro carro.
Na faixa útil (1800rpm a 3500rpm) outro motor foi ligado, o ganho em relação ao anterior talvez seja superior a 50%. Para voces teremm idéia o espaço entre 0,5 bar e 1,0 bar desapareceu. Abaixo de 1800rpm também houve melhora, porém muito menos acentuada, assim também como acima de 3500 rpm (talvez na faixa de 20% de melhora).
Gostaria de ter feito algumas medições de desempenho antes e depois , mas o tempo diponivel não permitiu. No entanto temos uma subida padrão perto de casa onde testo todos nossos carros e a Ranger subiu muito mais rápido pedindo quinta marcha a 70% da subida porém não ganhando mais velocidade. Troquei de quarta para quinta a quase 130 KM/H e ela quase manteve, antes não passava a quinta e ela chegava a 120KM/H em qwuarta no final da subida.
A velocidade cruzeiro aumentou uns 15 KM/H assim como a velocidade de chegada em cada curva. Subir e ultrapassar ficou brincadeira (desde que dentro da faixa). Acredito que dentro da faixa ficou mais rápida que a 2.8 PS com TGV.
O consumo ainda não medimos (semana que vem terei esta informação) mas aparentemente está a mesma coisa andando normal. Se afundar o pé vai beber mas vai andar (coisa que antes ficava amarrada).
A principio não houve grande aumento na velocidade maxima, mas irei testar melhor e com mais segurança.
Desvantagens:
-no inicio da aceleração um pouco de fumaça (suportável)
-no RJ não passa na emissão de poluentes
-se forçar uma marcha errada em rotação abaixo da entrada da turbina o rastro de fumaça é enorme
A Pick-up ficou com a seguinte configuração:
-bicos da Rash
-Duas voltas na Waste-Gate (para vedar melhor)
-Pressão final 1,3 bar
Minha conclusão:
-este é mais um item impressíndivel a Ranger
-o investimento mais do que vale a pena
-brincar de mexer em bomba, wg, e outros detalhes é perda de tempo e risco comparado com o resultado dos bicos
-agora quero mais: descarga, TGV, bomba, intercooler, cabeçote, Kit 3.0 (afinal potência vicia)
Como impressões iniciais já dá para vocês terem idéia, se quisserem alguma informação que eu tenha esquecido fiquem a vontade para perguntar.
Abraços a Todos.
IGORFROTA
05/01/2007, 15:03
Blz Luizinho !!!
Bela iniciativa a sua de postar aqui pela primeira vez a tão comentada alteração proposta pelo Rasch.
Tb vou fazer essa alteração tão logo me livre de umas despesas que apareceram de última hora.
Me tira uma dúvida: Além dos bicos, o restante das alterações (Wast Gate) foi indicada pelo Rasch ? Mexeu tb na bomba, ou está original ?
Qnt gastou no kit ? Conseguiu parcelar ?
Logo que tiver maiores informações como consumo, etc, posta aí pra gente.
Abraço
Luizinho
05/01/2007, 17:55
Olá Igor,
Foi R$ 1.200,00 à vista, por isso demorei para colocar pois as coisas aqui estão.......contidas.
O Maurício me falou que em torno de 1,2 a 1,3bar não teria problema algum.
Como ficou com 1,3 com 2 voltas, preferi assim.
A bomba a algum tempo dei quase 1/4 de volta nela, permaneceu assim pois estava sem saco de voltar.
Vou abastecer a Pick-up domingo e 80% da utilização terá sido com meu pai; que andou de maneira despreucupada com consumo, porém sem abusos.
Pelo que já vi do ponteiro, espero 9,5KM/L já corrigidos em 7% por conta dos pneus 31'.
Abraço.
Edintruder
05/01/2007, 18:26
Eu ia aproveitar o final de ano para investir um pouco mais na Ranger, mas a minha esposa me mandou dar uma piscina de presente para a casa, e como tem feito um calor terrível por aqui, vou gastar na piscina. Detalhe: Moramos a 1400 metros da praia, porém raramente vamos a praia tomar banho, pois junta tanta gente que se roda uns 6 km até encontrar um lugar para estacionar.
Dessa forma a Ranger vai ter que esperar... Se o rasch parcelar em 10 vezes eu compro ainda esse verão, eheheh!
MAIK-ELETRO ELETRONICA
05/01/2007, 19:34
mas me conta aí vai...que diabos eles fazem nesses bicos, são originais retrabalhados? me fala da pressão deles...oq muda, o jato? e o consumo?
olha, como não são bicos originais, se por alguma desgraça começar a falhar, para e xama o mecânico, porque se for um bico " MIJANDO" pode acabar com o motor, esquenta, engripa, acaba com o cilindro e se vc continuar andando, quebra a biela e faz janela no bloco! (mas tem que ser um cavalo de um motorista)
só to falando isso porque não são bicos originais e a vida útil deles "deve" ser menor...
parece que eu to querendo que quebre né? mas não cara, eu tento ajudar a moçada ae pq trabalho com isso, e tbm porque não existe coisa mais linda que pick-up dando pau em automovel!!!
abraço cara
e no mais DALEPAU
Maik
Edintruder
05/01/2007, 20:51
Maik, o bico permite mair vazão do que os originais, tendo 6 furos e os originais 5 furos, e o desenho dos furos que segundo o Rasch melhora o leque de pulverização do diesel. A pressão deve ter a mesma calibragem dos bicos da Ranger, porém realmente tem que ficar de olho considerando que não é um bico original. Eu previno esse tipo de ocorrência, mesmo com os bicos originais, usando óleo lubrificante no tanque de combustível quando abasteço. Tenho usado uma proporção de 1L de óleo 20w50 para cada 100 litros de diesel.
Luizinho
06/01/2007, 07:23
Edin,
para comprar os bicos todo mês eu escondia um pouquinho de dinheiro, aí quando chegou dezembro ficou mais fácil. Díficil foi me lembrar onde escondi todas as parcelas.
Maik,
O serviço que é feito nos bicos, eu não sei exatamente qual é, fato é são bicos usados trabalhados. Porém com as referências que eu tenho do Maurício, não fico temeroso sobre alguma conseqüência.
Sem dúvida, Pick-up andando na frente de muito carro bacana é muito legal.
Abraços.
Edintruder
06/01/2007, 09:44
Então é bico original sim!
Luizinho
07/01/2007, 19:05
Olá,
Já fiz a média de consumo da Ranger após a instalação dos bicos.
Deu 9,0KM/L sem nenhum tipo de preucupação com consumo ou desempenho máximo e ar ligado 90% do tempo. Irei fazer outras médias, semana que vem pois gastamos um tanque por semana, para ter uma idéia melhor com um número maior de situações.
Hoje tive a opurtunidade de fazer uma pequena viagem, ida e volta, de Mendes/RJ até Matias Barbosa/MG, BR393 e BR040, ar ligado e três pessoas, sem chuva. Algumas observações:
-a quinta marcha ganha um imenso fôlego extra,
-as retomadas em saídas de curva são imediatas,
-começa subindo a 100KM/H e ganha velocidade,
-o acréssimo de velocidade máxima não é grande,mas chega muito mais rápido e fácil, 160KM/H no velocímetro sem a correção de 7% (devido aos 31'),
-apesar do corte original ser a 4500rpm, além dela não conseguir encher quarta e quinta até lá, a perda de potência após 3800rpm é bastante acentuada,
-se sair rápido dos quebra-molas faz muita fumaça (de maneira delicada não),
-em regime de pé no fundo a quantidade de fumaça é visível pelo retrovisor, o que no meu modo de ver, permitiria o uso de uma turbina com volume de ar bem maior,
-Não houve alteração na temperatura de trabalho ou pressão de óleo mesmo com pé no fundo,
-com pé no fundo o ponteiro do diesel desce com vontade,
-encontrei com uma L-200 Sport HPE (não sei se automática ou mecânica) e deu para levar de aceleração, retomada e final (deu até para dar tchau), mas a difereça é bem pequena,
-quero ainda mais potência nesta Ranger e comprar uma 3.0 Eletrônica e apimentá-la ainda mais.
Resumo, mexe-se pouco e ganha-se muito, exatamente como eu gosto.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
07/01/2007, 19:52
Abrir a bomba não faria o mesmo efeito?
murilloaquino
07/01/2007, 19:59
O mauricio da rasch, ate explicou a diferença d abrir a bomba e trocar os bicos...so nao lembro em qual topico...
Edintruder
07/01/2007, 22:02
Experimenta aumentar a rpm máxima, pois dessa forma a velocidade máxima também melhora, assim como o desempenho em rpm mais elevadas é mais linear e o degrau do final da faixa de torque após os 3800 rpm não fica tão acentuado.
Luizinho
08/01/2007, 07:53
Entre as diferenças que o Maurício explicou em outro tópico que não me lembro qual, é que para ter desempenho semelhante somente abrindo o débito da bomba a Pick-up ficaria com dificuldade para desligar, além da curva de potência não ficar tão linear quanto com os bicos.
O rpm máximo já está em 4500, segundo o Maurício a 5000 quebra o pistão da bomba. Espero só ter que mexer em bomba quando levar o carro na Rash para um serviço mais completo (bomba e TGV). Até lá só devo colocar a descarga de 2.5' do primário para trás.
Abraço.
Edintruder
08/01/2007, 20:53
Eu troqauei o escapamento e coloquei 2,5'', acho que melhorou um pouco em alta, mas nada muito sensível. Em relação à rpm máxima, cuida pra não passar de 4500 no pé, pois a minhja eu aumentei porém não sei quanto tá dando de máxima pois não tive coragem pra testar.
O motor só fica com dificuldade pra desligar ao abrir tudo o que dá na bomba, porém se aumentar meia volta melhora bastante e não nenhum tipo de problema para ligar assim como não aumenta muito o grau de fumaça preta.
Luizinho
09/01/2007, 07:39
Edin,
Pretendo trocar a descarga mais por desencargo de consiência (diminuir a contra-pressão) do que desempenho.
Não pretendo passar nem de 4000rpm, só forcei rpm máximo para saber os resultados dos bicos.
A Ranger já está com quase 1/4 de bomba aberta.
Quem estiver pelo RJ e quiser andar na Pick-up para experimentar é só combinar, será um prazer.
Abraço.
Pequeno jr
10/01/2007, 08:33
Senhores,
Esta para aparecer uma galinha morta da forma que eu queria no início de março para comprar. To falando de uma Ranger XLT 2003 2.8 com TGV de um amigo do meu pai, com apenas 53.000km/rodados.
Nas Rangers 2.5, pelo visto, o bico do Rash fica muito bom. E nas 2.8 com TGV Alguém aqui chegou a perguntar para ele como seria? Qual seria o ganho do motor?
Joseph paulo
10/01/2007, 10:13
se não me engano iria para 165 cv
pessoal, tava dando uma olhada no catalogo de bicos e vi o seguinte:
DSLA 145 P 366 5 furos de 0,26 x 145º de leque (motor 2,5)
DSLA 145 P 882 6 furos de 0,20 x 145º de leque (motor 2,8)
dalmolin
11/01/2007, 06:26
Luizinho , a pressão fica igual com os bicos de maior vazão ? A principio o mauricio naum mexe na bomba , colocando os bicos de maior vazão ela naum perderia pressão ?
Viu Zé , motor 2.5 HSD fumaceando com a turbina cheia , axo q tu vai desmanchar ele logo. :twisted: :mrgreen:
Luizinho
11/01/2007, 07:48
Dalmolin,
A princípio não se mexe na bomba.
Segundo o Maurício me explicou, esses bicos aliviam o funcionamento da bomba, garantindo uma vida útil maior para ela. Apressão de trabalho desses bicos eu não sei, mas original, se não me engano, são de 230lbs.
A quantidade de fumaça que sai em máxima não é absurda, mas bastante perceptivel. Não me preucupo do motor quebrar por este exesso (acredito que o maxímo que pode acontecer seja a redução da vida útil da turbina, mas a longo prazo), pois pelo que tenho visto de fumaça em Pick-ups que aparecem nas revistas Diesel Power e Diesel World, o que sai da minha é nada. Além disso não é minha idéia usa-lo com o pé no fundo sempre, fiz mais com a intenção de descobrir o novo comportamento e copartilhar com todos.
Espero que daqui a pouco o Maurício apareça para responder as questões técnicas dos bicos e dos outros recursos de preparação, pois eu sou somente curioso e usuário.
Abraço.
IGORFROTA
11/01/2007, 07:55
pessoal, tava dando uma olhada no catalogo de bicos e vi o seguinte:
DSLA 145 P 366 5 furos de 0,26 x 145º de leque (motor 2,5)
DSLA 145 P 882 6 furos de 0,20 x 145º de leque (motor 2,8)
Opa !!!!!
Ta parecendo que esse é o caminho !!!!!
So tem um detalhe, segundo o Mauricio (Rasch), o bico que ele vende, pode ser usado tanto em 2.5 como em 2.8, aumentando o desempenho em ambos os casos.
Seria até estranho que os bicos levasse esse 2.5 para 140 cv contra os 132 da 2.8, se a 2.8 usasse o mesmo bico.
E aí moçada !!!
DLLA 155 P 230 8 x 0,26 x 155º
DLLA 145 P 609 8 x 0,19 x 145º
dois bicos de scania, ambos com 14mm (serve na caminhonete)
DLLA 145 P 310 5 x 0,27 x 145º (bico do S4T)
IGORFROTA
11/01/2007, 10:11
DLLA 155 P 230 8 x 0,26 x 155º
DLLA 145 P 609 8 x 0,19 x 145º
dois bicos de scania, ambos com 14mm (serve na caminhonete)
DLLA 145 P 310 5 x 0,27 x 145º (bico do S4T)
Agora sim !!!!
Quem vai ser o primeiro corajoso a encarar esse DLLA 155 P 230 8 x 0,26 x 155º ?
Rac, tem ideia de preço ?
Alguém aqui tem o contato do rasch para colocar ele na discussão ?
Luizinho, da um toque aí no Mauricio !!!!
Luizinho
11/01/2007, 10:19
Rac,
Já te respondi a MP. Desculpa a demora, mas não tinha visto antes.
Igor,
Já liguei para o Maurício, mas ele só pode logar à noite.
Abraço.
IGORFROTA
11/01/2007, 10:27
Show
Sei que para ele é complicado entregar o jogo dos bicos.
Mas quem sabe ele não desmistifica alguns paradigmas.
Luizinho, vc comprou os bicos do rasch por correio ?
Se não me engano esses bicos custavam R$ 1.000,00.
20% é muita coisa para o período !!!!
Luizinho
11/01/2007, 12:49
Comprei os bicos e vieram pelo correio, Sedex 10 pago por mim.
Paguei R$1.200,00 à vista, mas se eu devolvesse os meus originais seria R$ 1.000,00.
A poucos meses atrás, um conhecido comprou um jogo de bicos originais em uma revenda Internacional e pagou um pouco mais que R$ 1.300,00. Não sei qual o valor que se pode conseguir esses bicos citados, mas acredito que no mínimo seria R$ 200,00 cada o que vezes quatro daria pelo menos R$ 800,00.
Particularmente não vejo vantagem de se arriscar nesse empreendimento por causa de R$ 200,00 ou R$ 400,00 se for ficar com os originais, e não ter certeza do resultado. Hoje é até fácil levar o carro para fazer uma medição de potência no dinamômetro e comprovar os 140cv que o Maurício diz.
Assim que trocar a descarga e conseguir um tempo (atualmente tão ou mais escasso que dinheiro) farei a medição.
Abraço.
quanto a preço semana passada compramos valvula, elemento, e bico do mwm td229/6...
valvula 9,50
bico 55,00
elemento 35,00
tudo vezes 6= quase morri com seiscentao rsrss; pelo menos é coisa de serviço (maquina de esteira)
o que seria mais intgeressante ate seria um topico de se trabalhar o cabecote do 2,5 ou alteraçoes na turbina.
Eu paguei R$ 67,00 em cada bico completo (sem a caneta) a uns 8 meses. Ta rodando que é uma beleza até hoje no carro. Ou seja, R$ 268,00 de bicos. Não eram os originais,eram os paralelos, mas eles não fumaceavam mais do que os originais não. Só tá fumaceando agora pq abri a bomba, mas acredito que os originais iam fumacear (ou fumaçar, sei lá) do mesmo jeito. E como comprei mais coisas, ainda parcelei em 6x sem juros no cartão.
Eu até liguei pra Rasch quando ia trocar, na epoca tava R$ 1.000,00 e ele me mandava via Sedex. Mas quando vi esses preços aqui na Padre Cicero...
Mais de R$ 950,00 de diferença pro bicos em questão...
Eu paguei R$ 67,00 em cada bico completo (sem a caneta) a uns 8 meses. Ta rodando que é uma beleza até hoje no carro. Ou seja, R$ 268,00 de bicos. Não eram os originais,eram os paralelos, mas eles não fumaceavam mais do que os originais não. Só tá fumaceando agora pq abri a bomba, mas acredito que os originais iam fumacear (ou fumaçar, sei lá) do mesmo jeito. E como comprei mais coisas, ainda parcelei em 6x sem juros no cartão.
Eu até liguei pra Rasch quando ia trocar, na epoca tava R$ 1.000,00 e ele me mandava via Sedex. Mas quando vi esses preços aqui na Padre Cicero...
Mais de R$ 950,00 de diferença pro bicos em questão...
Ahh, e na epoca, eu conseguia os bicos originais Bosch por R$ 800,00 direto com o distribuidor (um amigo lojista de caminhão me conseguiria, na verdade).
Luizinho
11/01/2007, 13:15
Não sabia que dava para conseguir os bicos tão em conta. Só levei em consideração os preços das autorizadas, por isso achei razoavel.
IGORFROTA
11/01/2007, 13:35
Ojaneri, onde voce mandou abrir sua bomba ?
Pagou quanto ?
Deu quantas voltas ?
Melhorou muito ?
E o consumo ?
Luizinho,
Não estou interessado nesses bicos de scania por questão de valor não. Mas se eles funcionarem bem, melhorar o desempenho sem problemas para o carro e ainda tiver um preço mais acessível .......
De repente é até um bico desses que o Rasch utiliza....
Vamos esperar ele se manifestar.
Eu ainda não desist de upar minha pickup. É que nesse inicio de ano eu to duro
Mas em até o meio do ano sai.
Revi minhas prioridades e acho que vou começar de TGV e bomba e so depois atacar nos bicos.
Com as instruções do Edintruder e do Walter, eu peguei um mecânico aqui pertinho, expliquei para ele o que fazer, e para dar meia volta. Morreu R$ 5,00. Isso qualquer faz, inclusive é comum ver alguns Trolleiros abrindo a bomba antes de ir para trilha, em algum posto, e depois na volta eles voltam ao original (no MWM é até mais fácil o acesso).
O consumo esta o mesmo, agora quanto ao desempenho..nem quando tinha aberto o turbo para 1,4 a diferença foi tão grande (Agora voltei ao normal). Ela arranca melhor, ultrapassa bem melhor, e chega na velocidade de uns 100 / 110km/h bem rápido e fácil. Melhorou bem. Mudou até a lenta, que agora ficou em cima dos 1000rpm. Só que na lenta, enquanto o turbo não entra, fumaça bem. Parado, dando umas aceleradas, dá para incomodar bastante. Mas não chega nem perto da fumaça de alguns Trollers que a gente vê aqui pela rua.
O problema é que você acaba se acostumando depois de um tempo, e fica com gostino de quero mais. Agora quero ver se aumento para 1 volta.
Ojaneri, onde voce mandou abrir sua bomba ?
Pagou quanto ?
Deu quantas voltas ?
Melhorou muito ?
E o consumo ?
Luizinho,
Não estou interessado nesses bicos de scania por questão de valor não. Mas se eles funcionarem bem, melhorar o desempenho sem problemas para o carro e ainda tiver um preço mais acessível .......
De repente é até um bico desses que o Rasch utiliza....
Vamos esperar ele se manifestar.
Eu ainda não desist de upar minha pickup. É que nesse inicio de ano eu to duro
Mas em até o meio do ano sai.
Revi minhas prioridades e acho que vou começar de TGV e bomba e so depois atacar nos bicos.
Walter L. L. Casitta
11/01/2007, 15:10
Eu comprei os bicos originais pra S10 do meu irmão por R$160,00 cada sem as canetas...
IGORFROTA
11/01/2007, 15:57
Oh loco meu !!!!
Cincão !!!!
De gratis !!!!
Me passa aí o endereço / telefone desse cara !!!!
Tem nego aqui cobrando R$ 150 por essa besteira.
Com as instruções do Edintruder e do Walter, eu peguei um mecânico aqui pertinho, expliquei para ele o que fazer, e para dar meia volta. Morreu R$ 5,00. Isso qualquer faz, inclusive é comum ver alguns Trolleiros abrindo a bomba antes de ir para trilha, em algum posto, e depois na volta eles voltam ao original (no MWM é até mais fácil o acesso).
O consumo esta o mesmo, agora quanto ao desempenho..nem quando tinha aberto o turbo para 1,4 a diferença foi tão grande (Agora voltei ao normal). Ela arranca melhor, ultrapassa bem melhor, e chega na velocidade de uns 100 / 110km/h bem rápido e fácil. Melhorou bem. Mudou até a lenta, que agora ficou em cima dos 1000rpm. Só que na lenta, enquanto o turbo não entra, fumaça bem. Parado, dando umas aceleradas, dá para incomodar bastante. Mas não chega nem perto da fumaça de alguns Trollers que a gente vê aqui pela rua.
O problema é que você acaba se acostumando depois de um tempo, e fica com gostino de quero mais. Agora quero ver se aumento para 1 volta.
na pagina 2 acho que escrevi uma bobagem, o bico de ranger de 5 furos é do euro I (apesar de atomizar menos o diesel parece ser maior); o de 6 furos é do modelo conama iv, e como tava meio borrado mas agora vendo melhor parece do 2,5 tb, entao é do euro 2.
fellippe corsi
27/05/2008, 22:57
como faz para abrir a bomba? da ranger 2.5
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