PDA

Ver Versão Completa : Quase joteiro pedindo dicas



Angelo RJ
05/01/2007, 06:45
Olá pessoal,,,

sou novo aqui, moro no Rio de Janeiro e sou quase um novo "joteiro", pois no máximo semana que vem devo estar fechando a compra de um JPX , ano 95, motor original. O carro será mais usado para viagens semanais ao sítio, em Vassouras, (estrada de terra ruim, cerca de 25 km) e ao instituto de pesquisa que trabalho, no município de Paulo de Frontin (estrada de terra ruim, 23 km), e para viagens à Unidades de Conservação ( parques nacionais, reservas etc ...) . O jipe vai rodar pouco na cidade e não será usado para trilhas.

Já tive um Cj, um Niva e uma Band...e sempre desejei ter um JPX,,parece que a hora ta chegando. Pesquisei muito sobre o carro, principalmente o problema do aquecimento do motor e espero contar com vcs para dicas de como minimizar este problema.

Pois bem, o carro parece estar em bom estado e o proprietário foi bem sincero quanto ao que terei que fazer no carro de imediato. Sendo assim, tomei a liberdade de pedir a ajuda de vcs para saber aonde ir aqui no Rio para sanar os problemas.


1 - Os pneus estão ruins....

Aonde comprar pneus (uso 80% de asfalto e 20% de terra) por um bom preço ???? Qual a marca e as medidas mais indicadas ???


2 - A água do radiador está precisando ser trocada .....:

Qual o local que vcs me indicam para fazer a lavagem do radiador e das mangueiras além de colocar aditivo ????


3 - As borrachas de todas as portas estão gastas, fazendo entrar muita água de chuva .............

Quais borrachas devo comprar para colocar no carro ?? Aonde posso achar estas borrachas e qual local faz a instalação das mesmas ???


4 - Tem alguns pontos de ferrugem do lado do para brisa, bem na frente do jipe ...........

Qual local vcs me indicam para serviços de lanternagem do Jota ???


5 - Qual oficina vcs me indicam para fazer uma revisão geral do carro e para troca de óleos, filtros , lubrificação e etc...



Desde já agradeço a todos ,,,, e espero poder comunicar o mais rápido possível a compra do JPX.



Abs,

leogc
05/01/2007, 16:10
fala Angelo,

essas perguntas não são muito faceis, mas vou tentar dar a minha contribuição.

1 - pneus depende do que vc quer para o seu carro, pelo que vc disse, vale a pena ver o tamanho original desses grandes fabricantes, tipo BF, goodyear e etc....dependendo do caso vale pesquisar os recapados....de uma olhada em www.manecopneus.com.br, eles tem todos os tipos de pneus.

2 - ali em são cristóvão tem umas lojas de radiadores que fazem esse serviço. onde eu levava meu carro antes, eles faziam em uma daquelas lojas, não creio que haja diferença significativa entre elas.

3 - essas borrachas são vendidas a metro, e acho que qualquer loja de parabrisas consegue instala-las.

4 - isso é cronico, a maioria dos jotas tem esse ferrugem. dia desses me indicaram um cara ali no estácio.....mas vamos esperar mais alguem se manifestar.

5 - te confesso que não ando muito a vontade para indicar ninguem. sei que tem a continental ali na penha onde o martin (aqui do forum) leva o jota dele (não tenho o telefone), tem o gustavinho que era dono da MGL, ele montou uma oficina em pilares (9935-9275). tem também o jorge que era da alpina, que fica em itaipava ((24) 9905-6379) e o ramiro na ilha (92439899)...agora qual escolher fica dificil. não conheço todos eles, apenas tenho os contatos.


qq coisa tamos aí.

abs

Angelo RJ
08/01/2007, 10:00
Grande Léo,

Obrigado pelas respostas,,,, na verdade esperava mais respostas, pois também mandei para a lista do clube do jpx, mas ninguém respondeu.

Bem, quanto aos pneus, os que estão no carro que estou comprando tem as medidas 215 x 80 r 16 e o preço , em média, desses pneus novos está em 400,00.

Quanto ao radiador vou ver em São Cristóvão como vc disse. Eles limpam o radiador e também colocam o aditivo ?????? Qual o aditivo vc me indica e qual a proporção ??

Quanto as borrachas dizem que as do Gol serve,,é isso mesmo ?

Quanto ao ferrugem é bom saber que é "normal" nos Jotas....de qualquer forma terei que fazer.

Quanto a levar a um mecânico,,,realmente confesso que estou sem saber aonde ir,,,nunca tive um Jota e queria levar num cara que fosse bom e honesto, coisa meio rara.

Agora Léo,,quanto ao problema crônico do Jota, o aquecimento do motor, que é o que está me fazendo pensar muito antes de fechar o negócio,,tem mesmo como minimizar e conviver com isso ??? O jota que estou vendo tem aquelas aberturas no capô do motor, que segundo o dono do carro pouco resolve, mas tem também as ventuinhas podendo ser acionadas de dentro do carro por um botão o que, segundo o dono, foi o que realmente tornou o problema do aquecimento, um problema administrável.
É isso mesmo ?? Tem mais alguma dica sua para eu conviver com esse problema,,podendo viajar com o carro (subo muita serra) sem correr tanto risco de aquecimento ??

cara, muito obrigado pela atenção.

abs,

leogc
08/01/2007, 17:00
Salve Angelo, blz?!

primeiramente, não fique triste com o pouco número de respostas, tanto aqui quanto no clubedojpx o pessoal anda meio sumido.

vamos lá...pneus: se vc aumentar o diametro dos pneus o carro fica bem mais lento, então o melhor é não mexer (isso para quem não se importa em ficar com o carro normal). no meu tem pneus 31, e vou mudar, mas não me importo com o carro lento (quando ele voltar a andar, nem vai estar tão lento assim)...mas de uma olhada também nos pneus recapados a frio, são boas opções.

adivitos para radiador: o que eu aprendi por aqui e com os mecanicos foi para não usar aditivos que contenham etilenoglicol, eles só devem ser usados para não congelar a água do radiador. ou se usa apenas água destilada ou algo parecido ou aditivos anti-corrosivos, daqueles organicos. tem que ver a proporção recomendada pelos fabricantes. eu sempre usei água, mas era água da bica, e acabei perdendo meu radiador por corrosão...

borrachas: acho que são as do gol mesmo (no site http://jpx.4x4brasil.com.br/ dá para confirmar) ,mas acho que indo na loja de borrachas com um pedaço dá para descobrir.

é, o ferrugem é realmente um problema. parece que eles usavam chapas de excelente qualidade para fazer o carro, mas deixavam para soldar as chapas já tratadas e não tratavam de novo, logo, criava pontos de ferrugem. bom, praticamente todos os jotas que eu já vi tinham algum ferrugem próximo ao quadro do parabrisa. mas talvez valha a pena conversar com um lanterneiro para ver se é possível a recuperação. no jota do meu mecanico ele estava procurando um quadro novo. já outras pessoas já me disseram que essa lanternagem não é complicada.

mecanico: não quero colocar as minhas experiencias aqui no fórum por questões eticas, mas se quiser eu te conto por MP. eu tenho ouvido falar maravilhas do jorge (itaipava). apesar de longe, pessoas de confiança me disseram que é caprichoso, cumpre os malditos prazos e não é careiro.

esse negócio do aquecimento é um problema sério. eu já contei meu caso para várias pessoas por aqui e vou te contar de novo. eu rodei com meu jota um pouco mais de 1 ano e só tive problema de aquecimento 2x. na primeira estava subindo a grajau jacarepagua (sentido grajau), no verão carioca, a 1 da tarde...e ele deu uma subida. depois descobri que estava sem uma ventoinha. da segunda vez foi quando fui a bahia e me empolguei com a velocidade e ele queimou a junta do cabeçote no norte do espirito santo. mesmo assim consegui chegar em casa. isso tudo meu carro tinha um radiador grande e duas ventoinhas.

se esse carro que vc tá vendo já dá problema de aquecimento, vai precisar de uma boa revisada para identificar o problema básico. em condições normais, o carro não é tão problemático assim. e olha que eu nunca tive aquela grade do volvo e o carro tinha ar (o que atrapalha o fluxo de ar no radiador). a grade do volvo tenho algumas dúvidas se realmente funciona (a não ser para aliviar o ar quente do motor). esse negócio de colocar o filtro de ar para fora eu acho balela (apesar de algumas pessoas dizerem que melhora o fluxo de ar dentro do cofre, aí até pode ser).

o radiador que coloquei no meu carro agora é gigantesco, mas só cabe se tirar o ar condicionado. das poucas vezes que andei com o carro para testar, a temperatura ficou que foi uma beleza. no jota do meu mecanico ele colocou um radiador um pouco menor (para caber com o ar)...mas não sei como ficou (o carro dele tá mais parado que o meu)....o meu custou cerca de R$ 1.100 (bem caro por sinal).

bom, já escrevi muito. qq coisa pode perguntar que tamos aí. se quiser pode também me passar um email (meus dados tão na assinatura) ou aparecer lá na lagoa as terças feiras, no posto joquei...eu estou sempre lá com o meu fusquinha (o jota ainda está parado)..

abs

CAMPOSW
04/02/2007, 13:37
oí , pessoal ! :stop:
tambem tenho um jota ( picape ) andei fazendo varias alterações :putz: na parte de refrigeração do motor .
1°- coisa que fiz foi tirar o radiador do ar condicionado e o compressor para melhorar o fluxo de ar no radiador e no cofre do motor , ( no meu caso o ar estava sem gas e eu nao quero perder potencia do motor ) .
2°- foi eliminar aquelas duas mangueiras de recirculação de água , uma sai debaixo do termostato da temperatura da água ao lado da valvula termostatica . tampei o caninho com solda . o outro fica um caninho de metal ao lado do coletor de escapamento do lado direito , é só puxar o cano que é preso sob pequena pressão e colocar um tampao 20,1 mm do motor ap .foto 2http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72844&stc=1&d=1170553573
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72845&stc=1&d=11705535733°- troquei a caixa de entrada de água (pastica de R$85,00:( ) pela entrada de água da bomba ´dgua ap antigo (aluminio) os aps novos são de plastico o de aluminio aguenta temperatura e aperto no bloco . é só nivelar e refazer os dois furos na posicao mais apropriada . coloquei 2 parafusos (prisioneiros) . http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72846&stc=1&d=1170553573
4°- fabricaçao de uma uniao para a mangueira original jpx para a do ap , a do ap é um pouco menor o diametro ,é no meio da uniao tem uma saida de outra mangueira mais fina para o reservatorio de expansao . obs : o torneiro me cobrou 50,00 de mão de obra e material . ficou muito bom .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72847&stc=1&d=11705535735°
5° - o retorno de óleo da turbina tem um angulo muito fraco ,por exemplo se o carro estiver parado numa descida em um sinal de transito por exemplo o oleo vai ter dificuldade de circular devido o angulo menor que 20 graus o que nao é admissivel podendo produzir vazamento de oleo pelo lado da turbina (quente) e do compressor (frio).
todos já sabem que esse motor originalmente nao tinha turbo , e que adaptado aqui no BRASIl e um dos erros dos engenheiros da jpx na minha opiniao foi aproveitar um bujao do lado esquerdo do bloco pra fazer o retorno de oleo da turbina , vc já deve ter observado que o duto de alimentação e fino até a turbina , e o retorno de oleo é uma mangueira bem mais larga , isso porque a bomba de oleo manda com certa pressao até a turbina , lubrifica e desce por gravidade até o carter ( do modo jpx o angulo é muito pequeno forçando retorno de oleo e atrapalhando assim a velocidade de circulaçao e lubrificaçao da turbina .
no meu caso eu fiz um retorno no carter , coisa simples e funcional ,ou seja aumentou muito o angulo de retorno aumentando a vida util desta:grin: .
isso muito comum na instaçao de turbo no motores ap , retorno no carter. no meu caso custou R$ 39,00 a solda amarela no carter com a curva de 45° mais a mangueira . obs: (levei o carter fora do bloco p/soldar).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72848&stc=1&d=1170553573
6°- menos de uma quarta parte da energia calorifica desenvolvida num motor é convertida en trabalho útil. o calor restante deve ser dissipado para nenhum dos componentes do motor aqueça a ponto de deixar de funcionar . quando se pisa a fundo no acelerador cerca de 36 % do calor desaparecem pelo sistema de escapamento ,cerca de 7% devido a atritos internos e no aquecimento e circulação do oleo lubrificante e 33% dissipam -se no sistema de resfriamento .
entao , vou alargar a chapa traseira da turbina e substituir o cano de escapamento do jota por um de maior diametro assim vai reduzir a contra pressao dos gases.
ex: instalei um dimensinado 4x1 no meu passat ap e como resultado , maior performance , e nao se alterava muito a temperatura nem ne subindo uma serra a 4.800 rpm . uma fotinha ap 1.6 alcool comando do 2.0 bobina MI .
o levantamento da cabine tambem é uma excelente alternativa para melhorar a circulaçao do ar quente no cofre do motor. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72850&stc=1&d=1170601804
Bom outras mudanças estarei postando aqui pro pessoal , e lembrando que não é a valvula termostatica que faz o motor esquentar ( o motor deve trabalhar sempre aquecido entre 80° c- 88° c dependendo do modelo, e com um tampão de pressao regulado pelo fabricante pois 0,5kg/cm quadrado , água ferverá apenas depois de atingir 112° c ao nivel do mar . o seu ponto de ebuliçao descerá cerca 1,1° c por 300 m na altitude .
desculpa ter saido um pouco fora da sua proposta angelo , mas dá pra ver que aquecimento se ocorrer é só nos modelos orginais da jpx :concordo: .

leogc
04/02/2007, 17:44
Fala Campos,

em relação a essa temperatura de trabalho ideal....vc está usando uma cebolinha para essa faixa?! to perguntando isso pq to achando que meu jota está trabalhando a uma temperatura muito baixa....

hoje estou sem o radiador do ar condicionado e com um radiador gigantesco...além de outras coisitas...

abs

Leonardo

CAMPOSW
04/02/2007, 18:34
CAMPOSW;]oí , pessoal ! :stop:
tambem tenho um jota ( picape ) andei fazendo varias alterações :putz: na parte de refrigeração do motor .
1°- coisa que fiz foi tirar o radiador do ar condicionado e o compressor para melhorar o fluxo de ar no radiador e no cofre do motor , ( no meu caso o ar estava sem gas e eu nao quero perder potencia do motor ) .
2°- foi eliminar aquelas duas mangueiras de recirculação de água , uma sai debaixo do termostato da temperatura da água ao lado da valvula termostatica . tampei o caninho com solda . o outro fica um caninho de metal ao lado do coletor de escapamento do lado direito , é só puxar o cano que é preso sob pequena pressão e colocar um tampao 20,1 mm do motor ap .foto 2http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72844&stc=1&d=1170553573
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72845&stc=1&d=11705535733°- troquei a caixa de entrada de água (plastica de R$85,00:( ) pela entrada de água da bomba ´dgua ap antigo (aluminio) os aps novos são de plastico o de aluminio aguenta temperatura e aperto no bloco . é só nivelar e refazer os dois furos na posicao mais apropriada . coloquei 2 parafusos (prisioneiros) . http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72846&stc=1&d=1170553573
4°- fabricaçao de uma uniao para a mangueira original jpx para a do ap , a do ap é um pouco menor o diametro ,é no meio da uniao tem uma saida de outra mangueira mais fina para o reservatorio de expansao . obs : o torneiro me cobrou 50,00 de mão de obra e material . ficou muito bom .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72847&stc=1&d=11705535735°
5° - o retorno de óleo da turbina tem um angulo muito fraco ,por exemplo se o carro estiver parado numa descida em um sinal de transito por exemplo o oleo vai ter dificuldade de circular devido o angulo menor que 20 graus o que nao é admissivel podendo produzir vazamento de oleo pelo lado da turbina (quente) e do compressor (frio).
todos já sabem que esse motor originalmente nao tinha turbo , e que adaptado aqui no BRASIl e um dos erros dos engenheiros da jpx na minha opiniao foi aproveitar um bujao do lado esquerdo do bloco pra fazer o retorno de oleo da turbina , vc já deve ter observado que o duto de alimentação e fino até a turbina , e o retorno de oleo é uma mangueira bem mais larga , isso porque a bomba de oleo manda com certa pressao até a turbina , lubrifica e desce por gravidade até o carter ( do modo jpx o angulo é muito pequeno forçando retorno de oleo e atrapalhando assim a velocidade de circulaçao e lubrificaçao da turbina .
no meu caso eu fiz um retorno no carter , coisa simples e funcional ,ou seja aumentou muito o angulo de retorno aumentando a vida util desta:grin: .
isso muito comum na instaçao de turbo no motores ap , retorno no carter. no meu caso custou R$ 39,00 a solda amarela no carter com a curva de 45° mais a mangueira . obs: (levei o carter fora do bloco p/soldar).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72848&stc=1&d=1170553573
6°- menos de uma quarta parte da energia calorifica desenvolvida num motor é convertida en trabalho útil. o calor restante deve ser dissipado para nenhum dos componentes do motor aqueça a ponto de deixar de funcionar . quando se pisa a fundo no acelerador cerca de 36 % do calor desaparecem pelo sistema de escapamento ,cerca de 7% devido a atritos internos e no aquecimento e circulação do oleo lubrificante e 33% dissipam -se no sistema de resfriamento .
entao , vou alargar a chapa traseira da turbina e substituir o cano de escapamento do jota por um de maior diametro assim vai reduzir a contra pressao dos gases.
ex: instalei um dimensinado 4x1 no meu passat ap e como resultado , maior performance , e nao se alterava muito a temperatura nem ne subindo uma serra a 4.800 rpm . uma fotinha ap 1.6 alcool comando do 2.0 bobina MI .
o levantamento da cabine tambem é uma excelente alternativa para melhorar a circulaçao do ar quente no cofre do motor. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72850&stc=1&d=1170601804
Bom outras mudanças estarei postando aqui pro pessoal , e lembrando que não é a valvula termostatica que faz o motor esquentar ( o motor deve trabalhar sempre aquecido entre 80° c- 88° c dependendo do modelo, e com um tampão de pressao regulado pelo fabricante pois 0,5kg/cm quadrado , água ferverá apenas depois de atingir 112° c ao nivel do mar . o seu ponto de ebuliçao descerá cerca 1,1° c por 300 m na altitude .
desculpa ter saido um pouco fora da sua proposta angelo , mas dá pra ver que aquecimento se ocorrer é só nos modelos orginais da jpx :concordo: