PDA

Ver Versão Completa : Troller 2.8 a 1.4bar, é problema!?

abreu
04/01/2007, 09:07
Botei ontem meu relogio de pressão da turbina para funcionar...
Para minha surpresa, minha turbina está com 1.4bar de pressão... (eu esperava 1.3bar)
É problema?

A Ranger 3.0 roda originalmente com 1.5bar, e dá garantia de 3 anos de motor.
E a turbina do MWM, roda bem com 1.4bar?

Alguem tá rodando com essa preção?

Outra coisa, meu carro perde rendimento após 3.400~3.500Rpm, proveniente da falta de combustivel... Ouvi falar que tem uns bicos que corrigem esse "defeito", é verdade?

Abraços.

samukanvas
04/01/2007, 10:18
Para minha surpresa, minha turbina está com 1.4bar de pressão... (eu esperava 1.3bar)
É problema?

Outra coisa, meu carro perde rendimento após 3.400~3.500Rpm, proveniente da falta de combustivel... Ouvi falar que tem uns bicos que corrigem esse "defeito", é verdade?

Abraços.

Fião,

Vê pra mim se tem escrito "mitsubishi" nessa turbina.... creio que a mwm não produz turbina e usa as "mit".... então, se for mit, 1,5kg é o limite da ignorância pra durar mais que o motor. Usava isso em meu carro e não deu B.O. nenhum (carro a álcool - Combustivel de verdade :mrgreen: ). Se a turbina for mesmo mitsubishi criaremos um dilema.... como é que vc vai viver com isso????? :lol: :lol: :lol: Vai trocar por uma turbina ford? :mrgreen: :mrgreen: .

Sobre seu motor não render pode ser tudo.... desde a válvula LGA (é esse o nome???) da bomba à falta de combustível.... Só um meca pra fazer isso.

Abs

PS: Minha turbina tem até escrito mwm... e é mit.

murilloaquino
04/01/2007, 10:31
Acho q a turbina dos mwm é a garrett...
Me corrijam se eu estiver errado

srgrande
04/01/2007, 16:43
Primeiro, ha diferenças na leitura do manometro de pressão da turbina, conforme o lugar em que ele capta a pressão medida.
Exemplo: proximo a valvula de alivio a pressão é maior que proximo ao coletor de admissão. Observei que na FORMULA TRUCK usam mais de um manometro de turbo apesar de usarem apenas uma turbina, disseram-me que era p vcontrolar a diferença!.
Segundo, uso ha mais de 250 mil km dois motores MWM 2.8, ( um deles com quase 140 mil) sempre com 1,5kg de pressão, medida por instreumentos cronomac instalados na mangueirinha junto a haste da valvula referida.
Terceiro, aparentemente as 2 turbinas que uso são diferentes, na S/10 a turbina e garret e no Troller a turbina e mitsubishi. Nao sei o por que dessas diferenças!
E isso.

Pequeno jr
04/01/2007, 21:20
É problema?

Abraços.

Abreu,
Se não me engano a MWM utiliza turbinas Garret da mesma forma que a international, ou seja, a mesma que a Ranger utiliza.

Sobre a perda de rendimento, estou desde ontem andando com uma Blazer DLX 2005 2.8 4x4 e nessa mesma faixa de rotação que vc menciona, acontece o mesmo com esse veículo q estou, simplesmente ele perde rendimento.
Ainda não olhei o manual dela para saber qual a faixa de torque desse carro e algumas informações do motor, mas ja descobri q qdo troco as marchas com no máximo 3200+ou- ela anda melhor do que quando acelero mais do que isso. Se for problema isso, me avisa para eu depois falar para o dono dessa blazer que estou.

[]'s

murilloaquino
04/01/2007, 21:49
Ela tem a potencia maxima em 3600 rpm...
a blazer neh...
Então, e normal q depois dessa rotaçao, o motor caia o rendimento mesmo...

Ric Mac
05/01/2007, 10:13
Nas Frontiers com MWM mecanico a Turbina e Garret, nas com MWM eletrônico usam outra que nao me recordo o nome.
Eu aumentei a pressao da turbina e chega a picos de 1.5 mas para compensar, aumentei o debito na bomba.

abs

rac
05/01/2007, 18:54
bom a turbina do 2,8 e a gt20 e a do 3,0 e a gt25.... que as vezes e usada em motores 6 cilindros, portanto 1,5 com um motor 3,0 num e muita coisa pra ela.
Ja a gt20 se vc aumentar muito a pressao por as caixas serem meio pequenas, alem de pode estrangula o escape da muito giro na turbina pd se que reduza a vida dela. Tenta conversa com o pessoal que fussa carro que eles tem mais nocao dos limites das turbinas.

abreu
06/01/2007, 21:18
O meu motor ta rendendo mto bem...
Só estava com duvida quanto a durabilidade da turbina...
Ele dá picos de 1.5 e estabiliza em 1.4...

Mas vamos lá... Vou deixar assim e ver o que acontece...

Estou medindo a pressão na mangueira da westgate, o instrumento é Cronomac.

Abraços.

Ric Mac
31/01/2007, 15:31
Abreu,

Exatamente isto que acontece com a minha Frontier, Picos de 1.45 - 1.5 mas se vc manter aceleração estabiliza em 1.4 mas, dificil vc manter nesta pressao por muito tempo.

abs

wagnerf
31/01/2007, 15:45
Abreu,

Exatamente isto que acontece com a minha Frontier, Picos de 1.45 - 1.5 mas se vc manter aceleração estabiliza em 1.4 mas, dificil vc manter nesta pressao por muito tempo.

abs

Após uma conversar com o pessoal que faz preparação de motores MWM, eles inform'rão que a pessão maxima de uso sem prejuizo nos motores MWM sprint, é de uma constante de 1,2.

Sera esta que vou colocar na minha Frontier.

Ric Mac
01/02/2007, 11:11
Wagner,

Conversei ontem com um "autorizado MWM" de Teresópolis. Ele me confirmou tal informação mas, me informou o seguinte:
a constantes 1,2 kgf/cm2 o motor não sofre prejuizo algum. Acontece, que se você ajusta sua turbina para liberar no máximo 1,2, você somente vai obter tal pressão com o acelerador no limite e giro alto. E é exatamente isto que está acontecendo com a Carmem, qdo acelero tudo, de 3a ou 4a, a pressão bate em 1,45-1,5, segundos depois, baixa para 1,4.
Então o que ele me recomendou foi limitar a turbina em 1.4 e controlar o pé sabendo que vc não deve manter constante a 1.4.
Pelo que ja experimentei na minha, você simplesmente nao necessita manter a pressão a 1.4, vc usa em retomadas, ultrapassagens, etc. Depois, vc embala, libera o pé e fica tranquilo andando com 0,9-1 de pressão.

Agora, o que ele me recomendou mesmo foi: NUNCA mexa na pressão da turbina sem instalar antes um manometro pois sem ele vc realmente vai forçar demasiadamente o motor.

Abraço

srgrande
01/02/2007, 12:23
Primeiro, ha diferenças na leitura do manometro de pressão da turbina, conforme o lugar em que ele capta a pressão medida.
Exemplo: proximo a valvula de alivio a pressão é maior que proximo ao coletor de admissão. Observei que na FORMULA TRUCK usam mais de um manometro de turbo apesar de usarem apenas uma turbina, disseram-me que era p vcontrolar a diferença!.
Segundo, uso ha mais de 250 mil km dois motores MWM 2.8, ( um deles com quase 140 mil) sempre com 1,5kg de pressão, medida por instreumentos cronomac instalados na mangueirinha junto a haste da valvula referida.
Terceiro, aparentemente as 2 turbinas que uso são diferentes, na S/10 a turbina e garret e no Troller a turbina e mitsubishi. Nao sei o por que dessas diferenças!
E isso.

Após problemas apontados pelo manometro de pressão do turbo do Troller, resolvi revisar a turbina e suas mangueiras.
Elas estavam perfeitas.
Terminei substituindo o referido manometro, suas conexoes e a mangueirinha.
O "T" , que ficava na mangueira da valvula de alivio, derreteu e deixava vazar pressão, prejudicando muito o rendimento do carro.
O novo manometro agora fica ligado proximo ao coletor de admissao e marca +- 20/21 psi.
Estou satisfeito.

abreu
01/02/2007, 19:04
Após uma conversar com o pessoal que faz preparação de motores MWM, eles inform'rão que a pessão maxima de uso sem prejuizo nos motores MWM sprint, é de uma constante de 1,2.

Sera esta que vou colocar na minha Frontier.
Mas ai nem adianta, mexer, o ganho é MINIMO.
A pressão original deste motor é 1.15bar (me corrijam se eu tiver errado), então para 1.2 nem vale a pena mexer...

Eu sinceramente quando mexi na turbina não vi nenhum ganho de potencia significativo.
Melhorou, mas nada absurdo.
O que melhorou muito foi a fumaça, diminuiu bastante.
A grande melhora foi mesmo mexendo na bomba, essa sim passou o carro da água para o vinho!

Abraços.

Ric Mac
02/02/2007, 09:11
X 2.

Na minha Frontier, a 1a medição da pressão que fiz, ela estava com 0,8.

abs

ross
02/02/2007, 16:37
No meu Troller a primeira medição estava com 1,15 de pressão.

Fui numa autorizada Bosh que já preparou motores pro rally dos sertões e depois de 2 voltas na WG + 3/4 na bomba ficou com 1,3.

Fumaça só quando pisa em baixa. Famosa situação é passar a lombada com 3ª marcha e pisar... daí a nuvem negra predomina. Tento evitar pq parece que diesel não queimado diminui a vida útil em médio/longo prazo. No resto tá show de bola... fôlego extra :dance: principalmente pq pneus 33" e acessórios exigem mais do motor.

Se alguém tiver uma receitinha diferente posta aí...

[]'s
Paulo Ross

abreu
04/02/2007, 04:09
Meu Troller tambem estava com 1.15bar com a bomba lacrada.

Uma coisa interessante é que pouca gente sabe para que serve uma turbina!
Muita gente pensa que a pressão da turbina empurra os pistões do motor com mais força, deixando ele mais forte. Erradíssimo!
A turbina serve apenas para mandar mais ar (oxigenio) para os cilindros, fazendo com que a queima do diesel seja mais eficiente. Quanto mais combustível e oxigenio, maior será a explosão, maior será a potencia gerada, maior será o calor da reação (com isso precisa ter cuidado).

Excesso de pressão na turbina, NÃO QUEBRA MOTOR!
A pressão dentro da camara de combustão quandos os pistões sobre é em torno de 17 (alguns carros chegam a 23) vezes maior do que a pressão da turbina.
O que quebra o motor é excesso de potencia, que ai sim, pode ser causada pelo excesso de pressão.

A turbina, ESSA SIM, sofre com excesso de pressão. Esta tem sua vida util reduzida quando trabalhando proximo ao limite recomendado pelo fabricante.

O motor do Troller, o MWM 4.07TCA tem versões de até 215Cv, que seria então o limite de potencia suportado pelo seu conjunto mecanico.

Podem ficar tranquilo quanto a abrir turbina e bomba.
O motor não sofre com isso.
Quando usado a 100% de potencia, se comparado a um motor original, ele tem uma vida utíl menor sim. Mas é um valor irrisório quando comparado aos beneficios que a potencia extra traz.

A unica peça que tem um desgaste significativo nesse caso é a turbina.
Que tambem não é nenhum bixo de 7 cabeças.
Eu prefiro diminuir a vida útil da minha turbina de 150mil Km para 100mil Km e desfrutar de maior potencia nesse tempo.

Então, mãos a obras filhos!
2 voltas na aste da WG e 2 voltas na bomba de combustível!
São felizes 155Cv!

Abraços.

srgrande
05/02/2007, 15:23
No meu Troller a primeira medição estava com 1,15 de pressão.

Fui numa autorizada Bosh que já preparou motores pro rally dos sertões e depois de 2 voltas na WG + 3/4 na bomba ficou com 1,3.

Fumaça só quando pisa em baixa. Famosa situação é passar a lombada com 3ª marcha e pisar... daí a nuvem negra predomina. Tento evitar pq parece que diesel não queimado diminui a vida útil em médio/longo prazo. No resto tá show de bola... fôlego extra :dance: principalmente pq pneus 33" e acessórios exigem mais do motor.

Se alguém tiver uma receitinha diferente posta aí...

[]'s
Paulo Ross

Não há mágica.
Leve o carro a um bom profissional, que possua um equipamento onde é colocada a bomba injetora retirada do carro.
Esse equipamento permite regular de varias maneiras a vazão ideal de diesel p cada bico injetor, conforme a necessidade de cada pessoa, exemplo: mais potencia ou menor consumo ou menos fumaça ou mais economia ou regulagem original ou etc.
Aproveite p revisar a bomba injetora e regular as valvulas do cabeçote.
Confira se nao ha vamentos no sistema.
Teste o veiculo em local seguro e veja se deu resultado.
Boa sorte.

AnBeLuZuK
06/02/2007, 21:50
Pessoal,
Instalei o manometro recentemente, para minha surpresa esta apresentando picos de 1,5 bar. Como nunca fui de abusar acho que não deve haver problema. Mas confirmo que a instalação é fundamental antes de mexer na bomba.

ross
07/02/2007, 00:38
Pessoal,
Instalei o manometro recentemente, para minha surpresa esta apresentando picos de 1,5 bar. Como nunca fui de abusar acho que não deve haver problema. Mas confirmo que a instalação é fundamental antes de mexer na bomba.

AnBeLuZuK,

Está com quantas voltas na bomba? Mexeu na turbina tb?

[]'s
Paulo Ross

AnBeLuZuK
07/02/2007, 13:52
Na epoca não perguntei ao Bombista, só falei para ele dar uma aumentada "leve". Ele disse, vou colocar uns 10% a mais de "gas". Testei e ficou muito bom. Mexeu na Bomba também. Ele falou para voltar depois se eu achasse muita fumaça para ele regular em outro ponto. Mas não voltei.

Ramon Marcello
22/07/2007, 20:09
Na epoca não perguntei ao Bombista, só falei para ele dar uma aumentada "leve". Ele disse, vou colocar uns 10% a mais de "gas". Testei e ficou muito bom. Mexeu na Bomba também. Ele falou para voltar depois se eu achasse muita fumaça para ele regular em outro ponto. Mas não voltei.

Oi gente, só colocando lenha na fogueira, no meu T4, rodo com uma preparaçao que me gera 205cv no Dina e 170cv na roda, com 1,8kg de pressao medidos em um Auto Gage original e aferido, foram 3 voltas na WG + 1 completa na bomba foram trocados os bicos e escape redimensinado para 3,5", e embreagem de competiçao e torque estimado em 47kgf.m a 4200

Ramon Marcello
22/07/2007, 20:31
rpm. devem perguntar para que tanta potência?
Sabemos que andar nestes carros acima de 120km/h é insanidade, e colocar a vida de terceiros e a minha em risco é inaceitável! Uso meu carro no dia dia e nao passo dos 80Km. O troller é espírito, foi feito para passear e nao para voar! Gosto de potencia e faz diferença uma ultrapassagemzinha, subir uma duna, colar no banco e muito bom.

Abraços e juízo gente.

themoteo
22/07/2007, 20:37
[QUOTE]Oi gente, só colocando lenha na fogueira, no meu T4, rodo com uma preparaçao que me gera 205cv no Dina e 170cv na roda, com 1,8kg de pressao medidos em um Auto Gage original e aferido, foram 3 voltas na WG + 1 completa na bomba foram trocados os bicos e escape redimensinado para 3,5", e embreagem de competiçao e torque estimado em 47kgf.m a 4200[QUOTE]

themoteo
22/07/2007, 20:38
Continuando o post anterior que saiu só a citação..

o Dina que vc fala é o dinamômetro de rolo? Tem aí em natal? Eu procurei aqui em Fortaleza mas não achei. Uma dúvida...pensei que o dinamômetro fosse pra medir a real potência e torque na roda, então pq os dois valores(205 dina 170 roda)?

Ramon Marcello
22/07/2007, 22:41
Isso mesmo themoteo, de rolo sim aqui em Natal só tem Dina(maques) "muito gringo", tudo foi feito em Sao Paulo em uma viagem de férias por lá coisa simples e nao gastei muito a turma la usa muito Troller on-road. Segundo os calculos deles lá o carro ficou com exatos 205cv e que com as perdas da transmissao e etc... depeja os 170cv nas rodas.

rac
23/07/2007, 12:56
Ramon, passa ai mais do que voce fez... que turbina é? (original mechida?), os bicos...

abreu
23/07/2007, 18:47
Muito estranho Ramon...
3 voltas na WG não fazem a turbina chegar a 1.8bar...
Alias, a WG do Troller só permite uma pressão máxima de 1.6Kg, que é o limite dela. E a turbina original não mantem essa pressão por muito tempo, ela mantem entre 1900Rpm e 3000Rpm mais ou menos... Depois dessa rotação ela vai perdendo pressão até chegar a mais ou menos 1Kg a 4500Rpm...

Salvo o fato de você ter trocado a sua turbina, pode ter havido algum erro na leitura de pressão da sua turbina.

Quanto ao dinamometro, aqui em Natal tem sim. Fica no CT-Gás, que aliás é um dos melhores dinamometros do Brasil. É lá que são acertadas as Ranger`s e outras pick-ups que correm naquela formula GNV...

Ah, se poder, fala mais desses bicos! Tenho vontade de botar esses bicos de maior vazão no meu, mas o pessoal fica botando areia dizendo que o primo do amigo do irmão da tia avó botou e não ficou bom...

No mais, qual o seu Troller?

Abraços.

Joao Leao
23/07/2007, 19:41
Me perdoem mas conseguir 205 cv com essas alteracoes é impossivel, veja com outro Dina pois enganaram vc...
Ja vi um Troller com bomba trabalhada, turbina KKK, bicos trabalhados com 130cv na roda o que daria cerca de 180cv no motor, acima disso vc pode conseguir com trabalho de cabecote e outras coisas mais.
Um abraço

rac
23/07/2007, 21:38
o Joao que seria essa turbina kkk, tem as medidas? que bicos sao?

Ramon Marcello
23/07/2007, 22:23
Abreu, eita polêmica hein gente, olha só nao entendo a fundo sobre essas modificaçoes estive verificando na nota de oficina e os dados que vi foram que a turbina com as voltas na WG ta do jeitinho que falei a pressao vai a quase 1.9 sim mas cai para 1.7 no limite do torque max. o modelo: Turbina GT 25 - 704091-5001S (valvula quente integrada) se nao me engano 50/.63 vi eles falarem em uma parte quente pequena em relação à parte fria. Bicos injetores retrabalhados e balanceados com 56lbs. Escape foi pra 3,5". Colocaram um intercooler maior e radiador de óleo na nota mas nao foram instalados pois nao chegou no prazo.

Ramon Marcello
23/07/2007, 22:23
Na é poca nao sabia que tinha esse Dina aqui na CT-Gás, mas la eu vi o bicho funcinando era um "Dynojet" vi os graficos e td mas. Sei que o carro mudou da agua pro vinho ja comparei com outro T4 na duna e asfalto é muita difereça, mas como falou o amigo João Leão pode ser sim que haja algum erro de medida, vou ver se marco com o amigo Abreu pra agente fazer as medidas novamente na CT-Gás. Ha so ta fazendo 9Km/l uso urbano, antes 10Km/l e ta muito bom de dirigir, quero andar em um 3.0 para comparar.
Abreu é um T4 2002 com 50.000Km.
Abraços gente, me desculpem algum mal entendido.

abreu
24/07/2007, 01:50
Ah sim Ramon, sua turbina é uma GT25 e não GT20 que é a original do Troller 2.8...

João, havia alguma coisa errada com esse Troller que vc viu.
Apenas abrindo a bomba e levando a turbina a 1.5kg, o 2.8 MWM chega a mais de 160Cv... Fazendo escape, e com uma boa regulagem na bomba, vc chega a esses 180Cv com a turbina original.

O meu quando tinha apenas bomba aberta, turbina a 1.5Kg e escape de 3" já andava com bastante folga na frente do 3.0...

Hoje bem mexido, com turbina a 1.6Kg, bomba levemente trabalhada e limite de giro levado para 4500Rpm, ele anda um pouco menos que o Troller 3.0 com chip da NascarChips...

Abraços.

Joao Leao
24/07/2007, 08:12
Ah sim Ramon, sua turbina é uma GT25 e não GT20 que é a original do Troller 2.8...

João, havia alguma coisa errada com esse Troller que vc viu.
Apenas abrindo a bomba e levando a turbina a 1.5kg, o 2.8 MWM chega a mais de 160Cv... Fazendo escape, e com uma boa regulagem na bomba, vc chega a esses 180Cv com a turbina original.

O meu quando tinha apenas bomba aberta, turbina a 1.5Kg e escape de 3" já andava com bastante folga na frente do 3.0...

Hoje bem mexido, com turbina a 1.6Kg, bomba levemente trabalhada e limite de giro levado para 4500Rpm, ele anda um pouco menos que o Troller 3.0 com chip da NascarChips...

Abraços.

Abreu vou ser sincero, tenho certeza absoluta no que falei...
Bom posso falar que meu carro esta com 240cv pois quando passa por um 2.8 mexido ate as tampas parece que o 2.8 esta de re:mrgreen:
Oh Abreu vamos parar com esse assunto pois senao o Vegetable vem puxar as orlhas da gente:mrgreen:
Um abraçao

abreu
24/07/2007, 10:16
Abreu vou ser sincero, tenho certeza absoluta no que falei...
Bom posso falar que meu carro esta com 240cv pois quando passa por um 2.8 mexido ate as tampas parece que o 2.8 esta de re:mrgreen:
Oh Abreu vamos parar com esse assunto pois senao o Vegetable vem puxar as orlhas da gente:mrgreen:
Um abraçao

Auhauhahauha, eh verdade...
Eu fico me cossando todo dia para pegar um 3.0... Mas deixa quieto por enquanto! Deixa eu ver o que a Ford vai fazer com ele primeiro!

Abraços!

watacabe
10/09/2007, 22:45
Vejo que o pessoal aqui esta manjando bem, segue então uma duvida:pensativo: rsrsrs...
Tenho um T4-04 pneus 255 e acelerando um pouco mais depois dos 120 ele vai razoavelmente bem até 150-155 e depois demora para chegar aos 165 q foi o maximo sei q é imprudente:parede: (mais eh divertido:twisted:). Instalei um manometro Cronomac e observei que a turbina trabalha corretamente com picos de 1,25kgf/cm² estabilizando em 1,2, e que ao forçar a altos giros demandando potencia a pressao no turbo começa cair (motivo pelo qual o ganho de velocidade vai caindo drasticamente)... Pergunto seria isso um reflexo de falta de diesel? Ao meu ver a bomba estaria restringindo o diesel diminuindo assim a emissao de gases e a pressão do turbo... Para resolver isso é mais "correto" abrir o oleo na bomba pois isso possibilitara que a pressao no turbo se mantenha "alta" qdo mais exigido em altas rotações... correto ou viajei?

DieselPower
06/11/2007, 15:28
Olá amigos, vou tentar ajudar em algumas perguntas feitas anteriormente.
Turbinas do MWM 2.8: Cada montadora (Nissan, Chevrolet, Troller e etc) compra o motor sem a turbina, e compra esta de um determinado fornecedor. Por isso a variação da marca da turbina de veículo para veículo, mesmo possuindo o mesmo motor. Ex.: Frontier possui turbina Borg & Warnner. S-10 Garret e etc.
Lembrando que as marcas também podem variar no mesmo veículo, de lote para lote, dependendo do fornecedor.
Bico injetor: Acredito que este bicos injetores citados são os bicos da Rasch Motoren. Com a simples instalação destes bicos, o MWM rende 150 cvs aferidos em Dinamometro, sem nenhuma alteração da bomba injetora (isto mesmo, sem alteração na bomba). É Plug and Play, basta instalar e curtir. Me parece que custam 1.000 mangos. Dizem que muda da agua para o vinho.
Espero ter ajudado.

LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 17:57
Bom, então pelo o que tô vendo Eu com minha Ranger 2.5 2000/00 que está com 3/4 de volta na bomba e sem mexer na W.G. posso dar algumas voltas na W.G. que não ha problema.Tenho manometro e está marcando1.15Bar...:pensativo:

Vermeio
07/11/2007, 14:23
mais uma pergunta pros entendidos, como posso fazer a turbina encher mais cedo? As vezes sinto pela falta de torque em baixa rotação...
[]´s agradecicos...

DieselPower
08/11/2007, 12:37
Vermeio, qdo fiz esta mesma pergunta pro Rasch, ele me respondeu que os bicos especiais diminuiriam esta sensação de falta de força em baixa rotação, pois com mais diesel enviado ao motor, mais gases são expelidos, e consequentemente vai girar a turbina mais cedo, comprimindo tambem mais cedo. Ou seja, mais força em baixa.

DieselPower
08/11/2007, 12:43
Luiz Arthur, recomendo que após qualquer alteração realizada, leve seu veículo a um teste em dinamometro, pois muitos preparadores de renome, dizem que o simples aumento da pressão da turbina, não trazem ganhos significativos, e o motorista acha que esta andando mais, pois le o manometro e tira as conclusões, porém na maioria das vezes é psicologico.
A um tópico falando disso na pagina da Rasch Motoren (especialistas em preparação de motores diesel).
Então muitas vezes podemos estar tento um ganho muito pequeno, porém reduzindo a vida util do motor (pressão X durabilidade).
Faça o teste, se realmente tiver um ganho significativo, desconsidere esta mensagem.
Espero ter ajudado.

LUIZ ARTHUR PAIXAO
08/11/2007, 14:32
;-)Tenho uma pergunta:A mangueira do intercooler sofre com este aumento de pressão do turbo.

srgrande
09/11/2007, 12:01
;-)Tenho uma pergunta:A mangueira do intercooler sofre com este aumento de pressão do turbo.

Com o aumento de pressão, todo o sistema pressurizado estará "trabalhando" mais forçado, mas eu já rodei quase 300.000km com 3 motores 2.8 com 1,5kg/cm2 de pressão máxima e só troquei uma mangueira, aquela que sai do intercooler da S-10, porque o parafuso da caixa de direção a furou.
Nos T4 troquei apenas as mangueirinhas da válvula da turbina, porque estavam ressecadas.

guilherme soares
27/11/2008, 19:17
Amigos,

Desulpem-me a ignorância...
Acabei de instalar um manômetro de pressão do Turbo ( cronomac ) no meu T4 2.8.
Quando acelero no limite ele marca 0,6 kg e estabiliza no 0,5 kg.
Isso quer dizer que ele tá regulado somente com 0.60 de pressão da turbina? Meu mecânico afirmou que tem 1,2kg na repotencialização que ele fez mexendo na bomba e turbina.

[]´s

srgrande
29/11/2008, 21:04
Amigos,

Isso quer dizer que ele tá regulado somente com 0.60 de pressão da turbina? Meu mecânico afirmou que tem 1,2kg na repotencialização que ele fez mexendo na bomba e turbina.

[]´s

Vamos ao "SE":
Se o manometro estiver corretamente instalado;
Se a turbina estiver em perfeitas condições;
Se minha avó tivesse bigode ela seria meu avô;
Se o sistema de pressurização estiver sem vazamentos;
Seu manometro deveria estar marcando 1,2kg, que é a pressão original do Troller.
Apenas melhorando a vazão da bomba, normalmente aumenta 0,1 ou 0,2kg de pressão.
Alterando a valvula da turbina, chega em quase 2kg de pressão.
Instalei um booster, a pressão é de 1,4kg, depois de aciona-lo chega a quase 1,9kg (26 PSI ou 1,857kg p ser exato) .

Kim
29/11/2008, 21:27
Amigos,

[]´s

Opa guilherme soares!

Como acelera?

Com o veículo parado?

Ou com o motor tracionando?

Acelerar parado, desengatado, não funciona, pois o motor não rende todo o torque.

Tem que ser com o veículo em movimento...

Abraços.

Kim.

DieselPower
30/11/2008, 03:44
Opa guilherme soares!

Como acelera?

Com o veículo parado?

Ou com o motor tracionando?

Acelerar parado, desengatado, não funciona, pois o motor não rende todo o torque.

Tem que ser com o veículo em movimento...

Abraços.

Kim.

X2.
Mas se caso essa medição tenha sido feita com o veículo em movimento, lamento informar meu amigo, mas seu preparador lhe enganou...
Na minha opinião, qualquer preparação deveria ser seguida de teste em dinamômetro.
Hoje em dia é muito fácil encontrar uma oficina que possua um, e já não é mais tão caro realizar o teste. No seu lugar faria a averiguação de torque e potência.
Vale lembrar que vários colegas aqui do fórum, haviam regulado a WG e estavam andando com mais pressão (além de aumento do débito da BI), apoós convincentes argumentos feitos pelo Maurício da Rash Motoren, eles voltaram a regulagem original da WG e mantiveram a mesma da BI. Como num passe de mágica eles relataram uma perceptível melhora na performance.
Resumindo, trabalhe na BI e bicos, mas não mecha na egulagem da turbina. No site da Rash Motoren tem um artigo falando sobre isso.
Abraço.

guilherme soares
30/11/2008, 08:07
Caros amigos,

O preparador é conhecido aqui em Belo Horizonte e renomado no meio dos Trolheiros.
Ele disse que regularia a Bomba de forma que não daria fumação. ( abriria somente um pouco de nada ). E a pressão da Turbina colocaria em 1,2kg.
Essa configuração seria de acordo com as GM S-10, afinal o Troller vem amançado devido a quebras nos primeiros 00 e 01 quando tinham a configuração um pouco mais solta, essa foi a solução encontrada pela Troller para evitar problemas ( essas foram as colocações do Mecânico aqui de BH ).
Liguei para ele e fiquei de levar o carro essa semana para ele revisar todo o sistema novamente, afinal tá pago, né?
Penso que pode ser a mangueira de conexão entre o manômetro e a Turbina, pois ela ficou curta e tem uma emenda.... Talvez esteja com vazamento ( mais provável apurado por mim) O mecânico disse que no manômetro colocado nos testes feito por ele acusou 1,2 kg e estabilizando em 1,1kg. Disse que normalmente na direção tem de chegar em 1,0kg e estabilizar em 0,8 sem moer o carro.
Qual a mangueira melhor a ser usada?
Lembro que o manômetro é da Marca Cronomac mecânico qie marca 2kg.

[]´s

guilherme soares
30/11/2008, 16:57
Outra coisa:

O que me está intrigando é que o carro agora está realmente outro. Tá andando muito mais, a segunda e terceira virou um foguete. E não tá dando fumação.
O pau deve estar na instalação do manômetro, vou ver se troco a mangueira e colocar uma sem emenda.

[]´s

DieselPower
30/11/2008, 22:39
Disse que normalmente na direção tem de chegar em 1,0kg e estabilizar em 0,8 sem moer o carro.

Não entendi essa colocação. O que ele quis dizer com isso?

Em relação ao manômetro:
Aonde ele foi instalado (mangueira da LDA, coletor, parafuso duplo)?

guilherme soares
01/12/2008, 08:45
Não entendi essa colocação. O que ele quis dizer com isso?

Em relação ao manômetro:
Aonde ele foi instalado (mangueira da LDA, coletor, parafuso duplo)?

O manômetro foi instalado na mangueira da LDA ( colocamos um T no lugar )
Quanto estabilizar em 0,80kg eu sou burro pra kcete.... Escutei, não botei fé e não questionei. Mas acredito que é em marcha lenta. Com o carro andando é outra coisa... tem de dar os 1,2kg.
Estou seriamente pensando que pode ser pau na mangueira com emenda, pois ela não deu comprimento e tivemos de emendar uma na outra. Tem alguma mangueira específica a ser usada? Usei a que veio junto com o manômetro.

[]´s querendo aprender com os amigos!!!

Fabil
01/12/2008, 13:56
instrumentos CRONOMAC e bosta sao a mesma coisa... quando funcionam nunca estao aferidos...

se houver vazamento na mangueira que vai p/ o manometro, a pressao nao chega até onde deveria... sem bem que com manometro de bosta que nem os cronomac nao dá p/ confiar..

Vovôzao.. compra um manometro decente ( ODG, AutoMeter, etc..) e uma mangueira de tecalon do tamaho certo e coloca ... se ainda continuar lendo os 0,6bar dai vc procura por outros problemas

T+

guilherme soares
01/12/2008, 14:14
Fabil,

Acabeei de comprar na Silviano Brandão 3 metros de mangueira nova e 6 braçadeiras. Vou trocar tudo e ver o que acontecerá. Na ficina deu 1,2kg no manômetro do mexânico. No meu deu zebra. Com certeza deve ter vazamento em algum lugar. Ou no T da LDA ou na emenda no meio do caminho ou na ligação final no Cronomac....

Amanhã teremos novidades...vai ter braçadeira em tudo!!

[]´s

Fabil
01/12/2008, 14:33
aposto minhas fichas no CRONOBOSTA....

se tivesse vazamento significativo o vc iria perceber uma queda no desempenho...

T+

guilherme soares
01/12/2008, 14:41
aposto minhas fichas no CRONOBOSTA....

se tivesse vazamento significativo o vc iria perceber uma queda no desempenho...

T+

O carro melhorou pra andar e muito...

DieselPower
01/12/2008, 15:20
Mas acredito que é em marcha lenta. Com o carro andando é outra coisa... tem de dar os 1,2kg.

Em marcha lenta ele tem que apontar 0,0 kg!
A Frontier com o MWM original marca 1,3 kgf/cm2.
Tenta trocar a mangueira e ve no que vai dar...
Você não utilizou o kit de instalação da Cronomac?
Quanto a qualidade da Cronomac, discordo do amigo. Eles são sim uma boa opção. Acredito que entre os brasileiros é o melhor, já utilizei vários instrumentos deles e nunca tive problemas.
Mas com certeza existem marcas melhores, como Autometer (que você citou) e a argentina Orlan Rober. ODG pra mim, é inferior a Cronomac.
Claro que não podemos descartar a possibilidade do instrumento estar com defeito, mas como caso isolado e não devido a marca.

Fabil
01/12/2008, 16:00
entao vc foi sortudo por usar cronobosta e nao ter problemas...

simplemente quase todo cronomac que já ví ( nao nos meus carros , mas nos dos outros) marcavam errado e nao somente manometro de turbo, mas tb contagiros etc...
contagiros entao é uma piada, tinha um samurai de um amigo o contagiro ficava quase 500rpm fora do normal...

a galera de carros de arrancada a maioria só tem reclamacao dos cronbosta..

já os ODG, na boa, vc nunca deve ter visto um ao vivo néh? pq só de olhar p/ eles já se percebe a diferenca da qualidade de mateiral no qual sao feitos em relacao aos cronomac... nao me lembro de ter ouvido falarem mal sobre a precisao dos ODG.

DieselPower
01/12/2008, 17:25
já os ODG, na boa, vc nunca deve ter visto um ao vivo néh? pq só de olhar p/ eles já se percebe a diferenca da qualidade de mateiral no qual sao feitos em relacao aos cronomac... nao me lembro de ter ouvido falarem mal sobre a precisao dos ODG.

Já vi sim, aqui na minha cidade eles estão na mesma faixa de preços do Cronomac, as vezes até mais baratos...
Mas nunca os utilizei, portanto não tecerei comentários a respeito dele.
Já os Autometer e Orlan Rober, são os "tops", é compra sem medo.
Abraço.

guilherme soares
01/12/2008, 19:04
Em marcha lenta ele tem que apontar 0,0 kg!
A Frontier com o MWM original marca 1,3 kgf/cm2.
Tenta trocar a mangueira e ve no que vai dar...
Você não utilizou o kit de instalação da Cronomac?
Quanto a qualidade da Cronomac, discordo do amigo. Eles são sim uma boa opção. Acredito que entre os brasileiros é o melhor, já utilizei vários instrumentos deles e nunca tive problemas.
Mas com certeza existem marcas melhores, como Autometer (que você citou) e a argentina Orlan Rober. ODG pra mim, é inferior a Cronomac.
Claro que não podemos descartar a possibilidade do instrumento estar com defeito, mas como caso isolado e não devido a marca.

Caro amigo,

Mangueira trocada por outra de 3mm com braçadeiras de 3mm nas 3 pontas do T na mangueira do LDA e na conexão com o manômetro.

Pronto!!!!!

Bati a chave...beleza...
acelerei forte e subiu pra quase 1kg e dei uma volta no Trolhão. Tudo normal, o Cronomac marcou 1,2kg certinho como o mecânico afirmara que tinha calibrado o sistema.
Só alegria!!!

Aqui aprendi algumas coisas a mais com vocês foristas e agora sei que o problema era vazamento em algum lugar ende sapequei braçadeiras mais justas.

[]´s

guilherme soares
01/12/2008, 19:05
entao vc foi sortudo por usar cronobosta e nao ter problemas...

simplemente quase todo cronomac que já ví ( nao nos meus carros , mas nos dos outros) marcavam errado e nao somente manometro de turbo, mas tb contagiros etc...
contagiros entao é uma piada, tinha um samurai de um amigo o contagiro ficava quase 500rpm fora do normal...

a galera de carros de arrancada a maioria só tem reclamacao dos cronbosta..

Fabil,

Larga de ser Zé Murrinha Criador de Discórdias!!!!

CRONOMAC - O melhor que tá tendo na praça!

[]´s

srgrande
06/12/2008, 21:28
Fabil,

Larga de ser Zé Murrinha Criador de Discórdias!!!!

CRONOMAC - O melhor que tá tendo na praça!

[]´s

Usei 2 manometros Cronomac de pressão de turbo e oleo no T4 por 5 anos, troquei de Troller, tirei e estão guardados.
Uso, ha 18 meses, 2 manometros Autometer de pressão de turbo e oleo no T4 atual, têm mais qualidade, são maiores mais bonitos e, em razão disso, são mais caros.
A minha opinião é que p uso na rua os Cronomac atendem as expectativas da maioria.
Ja os Autometer servem tambem p competições esportivas por sua precisão e qualidade, alem de poderem ser usados por muitos anos, pois conheço manometros desta marca que já passaram por vários carros e funcionam perfeitamente há 10 anos.

LCCCS
31/07/2009, 11:29
Abreu,

abs
É a primeira vez que uso o forum. Tou querendo colocar um medidor de pressao do turbo no meu troller. Ele é 07 - 3.0. Se alguem puder me dar a dica de onde comprar e qual é o melhor, agradeço. A instalação é facil? Um bom mecanico consegue? Tem algum macete? Valeu

Fabio_Roberto
27/08/2013, 19:00
Ola Pessoal...

Ressuscitando o tópico falecido em 2009.

Eu li os 62 posts do tópico e minha duvida continua...

Eu tenho manômetros de Pressão tubo e óleo...

Com o carro em movimento a pressão do turbo chega a 1.4 bar, pelo que li o normal é 1.2 bar, então posso concluir que meu Troller esta com a regulagem da turbina alterada?

A medição da pressão do turbo é com o carro em movimento?

Obrigado pelas futuras respostas...

Leandro-SC
28/08/2013, 08:21
Olá Fabio

O meu tbm esta batendo 1,4, e o original pelo oque eu vi é 1,2 a 1,3 entao a alteração é pouca e tenho esta pressão ja as uns 2300 a 2500 giros mantendo ate uns 3300 por ai aos 3500 pra cima ela vai caindo....

em viagem andando a 100 110 por ai ela fica em 0,5, ja esta a um ano assim(tenho relogio a um ano) antes ele era bem mais fraco tava bem desregulado(0,8 na turbina), ai mandei dar uma geral e coloquei o relogio da pressao da turbina. o Diesel ta original, media 10 11 uso misto e escape direto( o cara sempre da umas pisadas) nao fumaceia nada, nada mesmo e tbm não esquenta. Lembrando que hj ele está com 115 mil km.

Fabio_Roberto
29/08/2013, 10:28
Olá Fabio

O meu tbm esta batendo 1,4, e o original pelo oque eu vi é 1,2 a 1,3 entao a alteração é pouca e tenho esta pressão ja as uns 2300 a 2500 giros mantendo ate uns 3300 por ai aos 3500 pra cima ela vai caindo....

em viagem andando a 100 110 por ai ela fica em 0,5, ja esta a um ano assim(tenho relogio a um ano) antes ele era bem mais fraco tava bem desregulado(0,8 na turbina), ai mandei dar uma geral e coloquei o relogio da pressao da turbina. o Diesel ta original, media 10 11 uso misto e escape direto( o cara sempre da umas pisadas) nao fumaceia nada, nada mesmo e tbm não esquenta. Lembrando que hj ele está com 115 mil km.

Leandro

Obrigado pela resposta..

O meu esta igual o seu, só o consumo que fica em 8 km/l na cidade e na estrada ainda não usei um tanque completo, não tenho muita base...

Agradeço

everton ceccon
15/04/2014, 12:21
ola amigos;;;
comprei minha troller 2.8 2003...
de um dono bem porco..
to arrumando muita coisa..
uma coisa que ta foda é a fumaceira preta...
o manômetro que veio nele nao passa de 0,6 andando..
ja revisei a turbina..bicos, vedação bicos, coletor adm...mangueiras..
hj vou para o intercooler...
desregulei a bomba até começar a trabalhar quadrado e nada...
tomare que seja o intercooler..acredito que com a pressão certa os 1.2 bar a mistura nao fique rica e nao fumacei tanto...
alguém ja pego algo parecido?

Fabio_Roberto
15/04/2014, 12:44
ola amigos;;;
de um dono bem porco..
tomare que seja o intercooler..acredito que com a pressão certa os 1.2 bar a mistura nao fique rica e nao fumacei tanto...

Esta com quantos km? Talvez seja hora de dar uma geral na bomba injetora, a cada 100Mkm é recomendável regular... eu estava pesquisando aqui em SP gasta-se na faixa de R$3000,00 para este serviço.

Quanto a pressão me parece que o correto é 1,2 mas o meu esta com 1,4 bar.

Leandro-SC
15/04/2014, 12:52
ola amigos;;;
de um dono bem porco..

Quando vc diz revisou bomba bicos..... revisou como? pq na minha cidade nessas bosch service eles fazem teste de bomba e turbina de graça o meu no meu relogio marca 1,4 ate 1,5 mais no teste deles com relogio deles da 1,2 1,3. as vezes vale a pena perder uma horinha e fazer um teste desse. Pq o meu andando a 100 110 so mantendo a velocidade ja fica no 0,4 0,5 direto

everton ceccon
15/04/2014, 14:16
entao...bicos apenas revisei...calibrei...provavelmente seja a B.I...
Porem a pressão estar apenas 0,6 acredito que isso tmb ta influenciando...
hj vou tirar o intercooler a noite...se nao revolser terei que levar revisar a bomba injetora...
um pouco de fumaça é até bacana..mais fechar o transito quando arranca é complicado..coisa de porco...

GhostMechanic
15/04/2014, 23:26
entao...bicos apenas revisei...calibrei...provavelmente seja a B.I...
Porem a pressão estar apenas 0,6 acredito que isso tmb ta influenciando...
hj vou tirar o intercooler a noite...se nao revolser terei que levar revisar a bomba injetora...
um pouco de fumaça é até bacana..mais fechar o transito quando arranca é complicado..coisa de porco...

Então, 1.2 bar é pressão do turbo certo? Se for a pressão não vai influenciar na hora de arrancar já que o turbo trabalha com pouca pressão em baixa e sobe conforme ganha rotação. O que tá acontecendo no teu provavelmente é a regulagem da bomba injetora ou algum componente danificado nela. O meu está igual ao seu e já aumentei um pouco a pressão o turbo e só diminuiu a fumaça quando já tem giro no motor e pisa, na hora de arrancar continua na mesma.

everton ceccon
17/04/2014, 14:10
estou fazendo uma revisão meio completa...ao terminar vou ir para a bomba injetora...até porque acho que será a parte mais cara. fds vou tirar o manometro do turbo do meu carro e colocar na troller..talvez ele marque errado..pq nao passa de 0,6..
está adaptado no parafuso oco que sai presão para a bomba injetora..vou colocar na mangueirinha da west gate...
quero que antes de gasta na b.i o ponteiro me informe os 1.2 ou algo parecido com isso..