Ver Versão Completa : Consumo Ranger HSD 2.5
IGORFROTA
04/01/2007, 08:42
Caros,
Acabei de voltar de viagem à Natal na qual tive a oportunidade de rodar em média 1500 km.
Realizei tres médias de consumo e me surpreendi com o alto consumo da pickup.
Na primeira medida, o carro fez 9,6 km/l, em estrada, com o carro carregado de malas e 4 ocupantes. Rodei 530 km, dos quais metade fiz à 100 km/h e o restante em torno de 120 km/h.
Na segunda medida, a média foi de 8,8km/l e o trajeto foi de 480 km, dos quais rodei uns 200km na cidade, 200 km em estrada, e uns 80 em praia/dunas.
Na terceira medida, rodei mais 530 km numa média de 120 km/h direto e o consumo ficou em 9,0 km/l.
A minha antiga S-10 fazia 11,5 km/l nas mesmas condições de estrada com o mesmo peso e com o pé dentro na faixa de 120 - 130 km/h.
Sei que a relação do diferencial é bem diferente, mas esperava que ficasse pelo menos acima dos 10km/l.
O que vcs acham ?
Ta normal ?
Quais medidas posso tomar para baixar isso sem perder desempenho ?
Como é o consumo da galera aqui ?
Lembrando que meu carro não fumaça nada e segundo o mecanico, a bomba está original. Se bem que a analise dele foi apenas no visual da fumaça.
PS.: Senti uma leve vibração no carro acima dos 130km/h. Nada de muito forte. P/ mim, parecia ser pneu trazeiro.
Vlw
Leonel Lousa
04/01/2007, 10:19
IGORFROTA,
Eu já tive a oportunidade de viajar em uma Ranger semelhante a sua (XLT 4X4 CD 2001) numa viagem de Goiania para o Pantanal e o consumo dela foi esse mesmo de 9 até +- 10 km/l, fiquei um pouco surpreso pq gasta mais do que a Silverado que é 6cc.
Marcello Ladeira
04/01/2007, 10:42
Na estrada numa velocidade de 120 faço 9,5 com a minha pkp, ou seja, sua ranger bebe tanto quanto a L200 - que todo mundo aqui malha que bebe demais.
Já mediu o consumo em cidade?
[]'s,
Walter L. L. Casitta
04/01/2007, 11:07
Na estrada numa velocidade de 120 faço 9,5 com a minha pkp, ou seja, sua ranger bebe tanto quanto a L200 - que todo mundo aqui malha que bebe demais.
Já mediu o consumo em cidade?
A Ranger 2.5 a 120Km/h bebe o mesmo que o mesmo que a L200 Sport, mas é indiscutível a eficiência do motor da Ranger. A Ranger é bem mais pesada que a L200, tem bomba injetora mecânica e não tem RL.
Alem do mais andando a 100Km/k ela chaga a 11Km/h fácil e se for uma 4x2 passa dos 12 assim como as S10 4x4 que tem RL
Nem é preciso comentar o consumo da 2.8 e da 3.0...
O consumo na cidade da minha fica em torno de 9.5Km/L
Creio que está bebendo demais. Eu tenho uma Ranger 2.8 2002 e minhas medições de consumo em estrada de asfalto aferem uma média de 12,3 km/l, sem carga, com dois passageiros a bordo, ar condicionado ligado durante um 60% do tempo e na média de 100 km/h de velocidade. Alguém poderia endossar esse consumo, ou estou medindo errado? Encho o tanque sempre até a boca.
A minha é uma 98 com motor HSD 2.5, 4 X 2 e só faz 10Km/L tanto na cidade como na estrada (média de 100Km/h na estrada), se pisar um pouco mais 110Km/h o consumo aumenta bastante. Acho que deveria ser mais econômica. É normal? O que devo fazer para diminuir o consumo?
Joseph paulo
04/01/2007, 12:15
A minha ranger tambem não tá economica é um 2.8 2005 tá fazendo entre 9 e 10.para um motor moderno a diesel !! se a ranger a gasolina faz 10 com o ar ligado está sendo mais vantajoso ter uma a gasolina se sair daqui algum tempo ranger flex eu compro uma ainda mais que agora tem a xlt . o motor diesel tem mais torque agora durabilidade não está tão distante do motor a gasolina.
A minha 2.5 com 30% rodoviário e 70% cidade, com ar ligado direto, dois passageiros + 1 papagaio (é, ele viaja junto) e sem carga, faz media de 8,5km/l. Na estrada cerca de 110km/h, e na cidade uso normal, com um pé um pouco pesado.
E olha que bomba ta revisada (e meia volta aberta) e bicos injetores novos.
Em out e nov/06 fiz um tour de 10.000Km até Macchu Picchu, passando por Bolívia, Peru, Chile e Argentina, o consumo médio foi de 9,4 Km/l.
Qdo o consumo era maior? Qdo andava acima dos 110Km/h! Qto mais acima maior é o consumo - exponencialmente. :-)
Detalhe: uso pneus 31" e não aferi odômetro nem velocímetro.
[]'s
IGORFROTA
04/01/2007, 13:43
Vixe, to vendo que a minha ta tranquila entao......
Acho que na média de velocidade de 110km/h e sem carga ele deve chegar nos 10,5.
Na viagem p/ natal, gastei uns R$ 300,00 p/ 1500 km, ou seja, R$ 0,20 / km.
Num carro Mil, fazendo uma média de 13 km/l (que acho difícil fazer com carga total e ar ligado rodando a 120 km/h), eu teria uma preço médio de R$ 0,212 /KM.
Pensando dessa forma até dá uma aliviada na conciencia.
Isso sem contar as diversas vantagens de viajar numa Pickup 4x4.
Bem, agora que já tenho uma média real na estrada, irei fazer a média essa semana na cidade e depois irei mandar virar a bomba em 1/2 volta e ver o que acontece com desempenho e consumo. Em seguida posto aqui.
Edin, como tah o seu consumo cidade/estrada ?
Marcello Ladeira
04/01/2007, 14:50
Nossa mas como tem "Rangeiro" neste fórum... agora já sei porque vivemos apanhando. hehehe.
[]'s a todos: "Rangeiros" ou não,
RezendeDF
04/01/2007, 15:12
Até que enfim a turma dos rangeiros resolveu falar a respeito de consumo.
É comum a qualquer picape diesel fazer próximo de 10km/l dirigindo a uma velocidade média de 120km/h. Até Silverado (6cc) e F250 faz. Inclusive minha Outdoor já está fazendo isso também.
Pessoal, deixe de malhar o carro dos outros.
Walter L. L. Casitta
04/01/2007, 15:23
Nossa mas como tem "Rangeiro" neste fórum... agora já sei porque vivemos apanhando. hehehe.
Pois é. E ainda não estão rodos ai não...
Pequeno jr
04/01/2007, 15:57
Deixa eu opinar um pouco sobre a minha
Ranger 1999 XLT 2.5 com roda Livre.
Essa média foi tirada em Dezembro/2006 de BSB à Bom Jesus da Lapa-BA
- Carregada(+ou- 500Kg) + 4 Adultos + Ar-Ligado, andando até 150km/h(Ida) a média de consumo deu 8,9km/L.
- Carregada(+ou- 500Kg) + 4 Adultos + ar-Ligado, andando até 120km(Volta) a média de consumo é 10,5km/L.
Média tirada em Julho de 2006. BSB à Patos de Minas-MG
- 5 Adultos + Bagagem simples de 2dias +ar Ligado, andando até 140km(Ida) a média de consumo é 10,1km/L.
- 5 Adultos + Bagagem simples de 2dias +ar Ligado, andando até 120km(Volta) a média de consumo é 11,3km/L.
Andando na cidade, BSB e devido a andar so em trechos retos e normalmente de 5º até 100km/h a média ja chegou a até 11,5km/h.
Pequeno jr
04/01/2007, 16:01
Como vocês sabem, temos tbm uma L-200 e fizemos algumas viajem juntas, a Ranger e a L-200.
L-200 GL 2004
Média tirada em Julho de 2006. BSB à Patos de Minas-MG
- 5 Adultos + Bagagem simples de 2dias +ar Ligado, andando até 140km(Ida) a média de consumo é 9,2km/L.
- 5 Adultos + Bagagem simples de 2dias +ar Ligado, andando até 120km(Volta) a média de consumo é 9,8km/L.
IGORFROTA
04/01/2007, 16:39
[]'s a todos: "Rangeiros" ou não,
Porque sera heim ?????
Talvez porque seja o melhor custo/benefício das pickups diesel 4x4 na faixa de R35K à R$ 85K.
Vixe, agora comprei briga de verdade.....é brincadeira viu galera OFF-Ranger....
A grande verdade é que cada carro tem suas qualidades e cada pessoa tem seu gosto e suas prioridades. Acredito que a Ranger tenha o grande atrativo do conforto à seu favor, além de ser mais barata quando comparada à outras pickups do mesmo ano.
Voltando ao tópico, to vendo que a danada da RL faz uma diferença grande mesmo. Mas mesmo assim acho que vale a tranquilidade de "PRECISAR E FUNCIONAR".
Ainda to curioso para saber o consumo do Edin com a bomba escancarada.....
Edintruder
04/01/2007, 17:55
Na estrada a média de 120km/h com os 33'', está fazendo cerca de 9, porém antes fazia 10,5 na mesma velocidade. Sei que andando com o pé chumbado sempre acima de 140km/h e andando cerca de 40 minutos na velocidade máxima, fiz 8,4km/l.
Na cidade não alterou, continua sempre fechando por volta de 10,12km/l.
Pequeno jr
04/01/2007, 22:09
Aproveitando esse tópico, deixa eu postar a informação de + um veículo.
Desde terça estou com uma Blazer DLX 2.8 2005 4x4. Abasteci o carro quando a peguei e agora a noite voltando para casa a abasteci para entrega-la para o dono amanhã pela manhã. Consumo dentro de Brasília 12,68km/L. Rodei 482km e ao re-abastercer pegou 38litros.
Postei uma informação para o Abreu la na sala das trollers e queria saber d vcs. Notei que a Blazer quando você a acelera até 3400 ou 3500 rpm ela perde rendimento. Ao trocar as marchas com 3200 ela andou bem melhor. Pergunto, isso é problema ou esta normal??
Biannor a sua é 2.8 correto? Acontece isso ?
Edintruder
05/01/2007, 18:15
Em qual rpm acaba a faixa de torque no MWM? Se for a 3400 é isso mesmo.
Eu estava lendo os tópicos e fiquei um pouco assustado. A minha Ranger 2001 HSD2.5 faz 13km/l na estrada com ar ligado. Porém ando devagar entre 100 e 110 km/h. Meço com freqüencia e nunca fiz abaixo de 12 nem na cidade. Depois de ler o que o pessoal escreveu fiquei até achando que estou medindo errado... Meu velocimetro está batendo com o que mede o GPS quando estou na casa dos 90 até 110 km/h.
Edintruder
05/01/2007, 20:41
Fsoares,
A tua Ranger é 4x2 ou anterior a 2001? A Ranger com roda livre ou 4x2 faz essa média mesmo.
Walter L. L. Casitta
05/01/2007, 20:43
Eu estava lendo os tópicos e fiquei um pouco assustado. A minha Ranger 2001 HSD2.5 faz 13km/l na estrada com ar ligado. Porém ando devagar entre 100 e 110 km/h. Meço com freqüencia e nunca fiz abaixo de 12 nem na cidade. Depois de ler o que o pessoal escreveu fiquei até achando que estou medindo errado... Meu velocimetro está batendo com o que mede o GPS quando estou na casa dos 90 até 110 km/h.
Então a sua Ranger é 4x2 ou é 4x4 com roda livre automática...
Fsoares,
A tua Ranger é 4x2 ou anterior a 2001? A Ranger com roda livre ou 4x2 faz essa média mesmo.
A minha é 4x4 2001. Acho que é porque eu ando muito devagar mesmo.. e também só uso combustível de qualidade. Vou fazer uma média com mais km. As duas últimas foi com 800 km por vez.
Assustado está eu, com o mesmo carro, fazendo 8,5km/l. Provavelmente erro uns 10 a 15%, pois faço a média quando o carro entra na reserva, e não costumo encher o tanque com tanta frequência. Mas, apesar de no diesel não variar tanto na gasolina, o motorista exerce um fator crucial no consumo.
Existem vários fatores que que faz com que o carro consuma mais combustível. A minha não passava de 8,5 Km/L. Um dia verifiquei que o mangote do intercooler tava furado, foi só trocar o mangote e meu carro passou a fazer 10Km/L, tanto na cidade como na estrada. Troquei também a junta de admissão/exaustão mas acho que isso não influenciou no consumo não.
Marcello Ladeira
07/01/2007, 20:41
To começando a achar que minha L200 é bem econômica... hehe
[]'s,
anderson perim
10/01/2007, 22:12
o consumo é esse mesmo, tenho uma 2000 cd 4x4 e faz essa média 10 andando na boa, sobre a vibração, bem eu tive uma surpresinha na minha, o cardan estava empenado, sempre vibra mais acima de 130, faça um teste, acelere até essa velocidade e coloque na banguela se a alavanca de marcha ficar vibrando, teste os pneus, se não forem eles... cardan amigo, boa sorte.
IGORFROTA
11/01/2007, 08:58
Vou verificar.
Mas estou achando que é pneu mesmo.
Mesmo com 140 a alavanca não vibra, a impressão é de alguma coisa vibrando atras.
Mas é muito de leve...
Minhocas
12/01/2007, 15:33
Pessoal,
A minha bebe um pouco bom, é gasolina e V6... na cidade, fica entre 5 e 6 km/l, na estrada, sempre entre 100~120 km/h, o consumo é de 8 a 9 km/l....
Ainda não tenho uma medida exata, pois estou ainda acertando a mecanica da Ranger, e logo, quando acabar, já vou começar a fazer as medidas mais exatas.
Até mais a todos....
Caros,
Acabei de voltar de viagem à Natal na qual tive a oportunidade de rodar em média 1500 km.
Na primeira medida, o carro fez 9,6 km/l, em estrada, com o carro carregado de malas e 4 ocupantes. Rodei 530 km, dos quais metade fiz à 100 km/h e o restante em torno de 120 km/h.
Na segunda medida, a média foi de 8,8km/l e o trajeto foi de 480 km, dos quais rodei uns 200km na cidade, 200 km em estrada, e uns 80 em praia/dunas.
Na terceira medida, rodei mais 530 km numa média de 120 km/h direto e o consumo ficou em 9,0 km/l.
A minha antiga S-10 fazia 11,5 km/l nas mesmas condições de estrada com o mesmo peso e com o pé dentro na faixa de 120 - 130 km/h.
Sei que a relação do diferencial é bem diferente, mas esperava que ficasse pelo menos acima dos 10km/l.
O que vcs acham ?
Ta normal ?
Lembrando que meu carro não fumaça nada e segundo o mecanico, a bomba está original. Se bem que a analise dele foi apenas no visual da fumaça.
PS.: Senti uma leve vibração no carro acima dos 130km/h. Nada de muito forte. P/ mim, parecia ser pneu trazeiro.
Vlw
Amigo, a Minha é uma 2.5 Diesel 4x4 XLT e faz uma média de até 14 km/l na estrada, consigo fazer essa média rodando a 100 km/H e com ar desligado, com o ar ligado ela faz uns 11 à 12 e se passar de 100 ela faz no máximo 10. Bom meu conselho é se quiser economizar viaja rodando a 100 por hora, porque o que passar disso ela bebe demais.
BRAVOECONOVEMBER
03/02/2017, 21:20
A minha é uma 4x4 2.5hsd. se eu andar acima de 120 bebe mesmo. É mais reduzida e aerodinâmica ruim. Andando até uns 100 km/h de verdade, é bem constante, passa um pouco de 12 km/l. Acima disso o consumo vai piorando exponencialmente.
Caros,
O que vcs acham ?
Ta normal ?
Vlw
A minha na cidade com o ar ligado 100% do uso, faz uma média de 8,5 à 9 km/l, se andar com ar desligado faz em média de 11 e na estrada com ar ligado sempre faz a média de 13 km/l andando no máximo à 105 km/h. Acredito que com ar desligado e vidros fechados na estrada se estiver frio, faz uma média de 14 km/l. Eu já percebi que na Ranger o momento que ela mais economiza é quando as trocas de marchas são feitas entre 2.000 e 2.500 rpm´s, procuro trocar sempre em 2.500 que é quando ela está com torque máximo. Não tenho o que reclamar da Viatura
Ranger XLT 2.5 Diesel 4x4 99/00.
A minha é uma 4x4 2.5hsd. se eu andar acima de 120 bebe mesmo. É mais reduzida e aerodinâmica ruim. Andando até uns 100 km/h de verdade, é bem constante, passa um pouco de 12 km/l. Acima disso o consumo vai piorando exponencialmente.
A minha é dentro dessa média também, procuro não passar de 120 km/h nela, porque o giro do motor começa ficar alto e ela bebe muito, a melhor velocidade de andar nela é entre 100 e 110 no máximo. Acho que a minha tá um pouco mais econômica que a sua devido os pneus, não uso os originais, infelizmente meu pai quando trocou os pneus colocou um perfil mais baixo, ficou até um pouco estranho comparado com outras Ranger´s que vejo, ficou mais ou menos do tamanho das XL 3.0, aquele perfil baixo, só que melhorou no consumo. Mas na próxima troca, colocarei os Pirelli Scorpion de volta.
Ranger XLT 2.5 Diesel 4x4 99/00.
Francisco Casal
06/07/2017, 21:05
A minha fez 14,6 com ar desligado, e andando a no máximo 100. E normalmente faz 11, cirquito misto com carga e ac ligado. A minha tem roda livre, mas deixo travado direto.
csadelson
06/07/2017, 21:18
Fugindo um pouco do foco do tópico, tenho uma 2.3 16V, 2010 e o consumo andando numa média de 100 km/h, fica em torno de 9,6 km/l. Nunca consegui uma média melhor que essa e o carro foi revisado há pouco tempo. Se eu andar à 120 km/h, a rotação vai ficar em torno dos 3000 rpm e o consumo aumenta bastante...fica em torno de 8,5 km/l.
Amigo pode considerar um consumo bom na sua viatura, veja relatos em cima de quem tem a 2.5 Diesel e faz no máximo 10,11, por ser gasolina fazendo quase 10 a sua tá de bom tamanho. A minha é 2.5 4x4 e faz uns 14,5 com ar desligado andando a 100 km/h e com ar ligado ela faz entre 12,5 e 13. Curta sua viatura que Ranger é RAÇA FORTE. Abraço
Fugindo um pouco do foco do tópico, tenho uma 2.3 16V, 2010 e o consumo andando numa média de 100 km/h, fica em torno de 9,6 km/l. Nunca consegui uma média melhor que essa e o carro foi revisado há pouco tempo. Se eu andar à 120 km/h, a rotação vai ficar em torno dos 3000 rpm e o consumo aumenta bastante...fica em torno de 8,5 km/l.
Leo Reis Rock
02/07/2018, 16:24
Tenho uma ranger 2.5 ano 2001 CS. Sei que os parametros de peso e tracao sao diferentes. Mas viajo todo mes com a minha com 2 pessoas e 300 quilos na cacamba. Ela da 13,5 a 14 por litro. Eu ando entre 80 e 100 o tempo todo. Raramente ponho 120 nela.
Mas essa médio mesmo amigo, inclusive a minha cabine dupla sendo que com 3 pessoas e sem peso na caçamba, faz essa média com ar desligado. Agora o que eu acho absurdo, é quando chega nos 120, estraga demais o consumo.
Tenho uma ranger 2.5 ano 2001 CS. Sei que os parametros de peso e tracao sao diferentes. Mas viajo todo mes com a minha com 2 pessoas e 300 quilos na cacamba. Ela da 13,5 a 14 por litro. Eu ando entre 80 e 100 o tempo todo. Raramente ponho 120 nela.
Leo Reis Rock
05/07/2018, 17:04
Todos falam muito do motor MWM. Eu nunca tive nenhum carro equipado com ele, entao nao posso avaliar com precisao. Mas esse Euro II da minha 2001 me atende demais em termos de potencia, consumo e custo de manutencao. Voces tem a mesma opiniao a respeito dele?
Eu tenho a mesma opinião que você, me deixa a desejar na questão de torque só isso mesmo, porém o melhor dele é o ronco que na minha opinião é mais bonito do que o Ronco do MWM, só estou falando a questão do ronco, porque a eficiência nem se compara.
Todos falam muito do motor MWM. Eu nunca tive nenhum carro equipado com ele, entao nao posso avaliar com precisao. Mas esse Euro II da minha 2001 me atende demais em termos de potencia, consumo e custo de manutencao. Voces tem a mesma opiniao a respeito dele?