Ver Versão Completa : Freio do Jeep
acaetano
03/01/2007, 09:01
Alguém poderia ajudar-me,o meu jeep esta péssimo de freio, eu estou querendo trocar as lonas ( em casa),além das lonas vou precisar de qual ferramenta? Como se tira o cubo ? tenho feito algumas trilha em rios e atoleiros e estou totalmente sem freio ,gostaria de abrir para dar uma geral .
Obrigado a Todos e Feliz 2007
Ronaldo B.
04/01/2007, 01:23
Que eu me lembre, no CJ não tem nenhum parafuso que segure as campanas, é só tirar a roda e com cuidado ir batendo na beirada da campana pelo lado de trás que ela sai. Como você disse que tem feito trilhas em rios e atoleiros com certeza o motivo de estar sem freio é que entrou lama, água e areia nas campanas, deve ter comido as lonas e por isso o freio não funciona. Dá uma verificada como estão as campanas por dentro, se estiverem riscada devido ao atrito das lonas e da sujeira talves você tenha que dar um passe nelas ou até mesmo trocar.
[]´s
Paulo Sabra
04/01/2007, 06:15
Já que vai desmontar as rodas, porque não vai em um ferro felho e adquiri um servo freio e os componentes para instalar um freio a disco, pelo menos na dianteira? Com certeza vai te oferecer mais segurança nas frenagens.
Thiago Pinto
04/01/2007, 08:39
Hoje tem tanta gente querendo melhorar o freio do Jeep q daqui uns dias não vai ter mais peças nos desmanches rsrsrsrs....o meu eu estou colocando a disco.....mas q dor de cabeça colocar um negocio tão simples....rolamento não sai......prensa para colocar ele de volta.....semi eixo não sai da tubeira do diferencial....se no final ficar bom....valeu o sacrificio.
Ronaldo B.
04/01/2007, 16:04
Thiago,
Você está instalando o kit de freio à disco dianteiro ou traseiro ???
O dianteiro é fácil, mas dependendo do tipo do cubo da roda tem que tornear uns 2mm a 3 mm senão o disco não assenta corretamente, que eu me lembre isso é ncessário em cubo de roda de Cj anterior a 1969, já kit de freio traseiro é mais complicado.
[]´s
Thiago Pinto
05/01/2007, 05:09
Freio traseiro...preciso de uma pinça q não seja as carissimas do Kadet para adaptar no suporte....pode ser sem freio de mão mesmo
Ronaldo B.
05/01/2007, 17:13
Pinça traseira do Kadet encontrei nova por R$ 280,00 cada uma. Para adaptar outra ou vai ter que fazer outro suporte ou encontrar alguma sirva no suporte que vem junto como kit, não conheço nenhuma que possa ser usada utilizando o suporte do kit, tamanho e furação são diferentes.
No caso de desenvolver outro suporte pode usar a do Tempra, do Marea ou do Golf que também tem freio de mão.
[]´s
m.vinicius
06/01/2007, 04:38
pessoal esqueceram que tem um parafuso que segura as panelas de freio. também precisará de uma espatula para tirar os rebites velhos e uma ponteira para colocar os novos, juntamente com um martelo para bater nos ribites (novos), muita gasolina para lavar o sistema, aproveita e desmonta os burrinhos de freio e olha se não estão muito contaminados pelo óleo e água, já que o oleo de freio é hidrosoluvel, a possibilidade de juntar oxidação é muito grande. se estiver oxidado, limpe com muito cuidado inclusive com uma lixa muito fina e troque as borrachinhas. se tiver muito tempo que não troca o fluido de freio, aproveita e troca ele também, ai vai precisar de uma mangueirinha fina que caiba naquela valvula de faz a sangria do freio. é um serviço muito simples, mas para quem não tem muita pratica, leve também umas latinhas de skol e relaxa, acabe com o stress divertindo-se de mechânico. não tem maiores segredos. boa empreitada
rafaelsouza
06/01/2007, 10:55
Pessoal tem que ver o ano do CJ os mais antigos tem que sacar o cubo no caso dos traseiros, com relação ao parafuso que segura a panela tem alguns anos que tem e outros que não tem dada é só fazer omo o Ronaldo disse: ir dando umas pancadas em volta dela que ela sai, como já foi dito o serviço é simples para quem já tem alguma pratica e tem ferramentas adequadas, lembre-se que depois tem q regular a lona sem contar que é preciso verificar com precisão a posição das lonas nos patins pois a lona é menor de um dos lados etc etc, mas agora falando de melhoria é melhor fazer um meia boca agora e em breve investir nos discos porque se não vai ser um jogo de lonas por trilha
[],s
Rafael Souza
m.vinicius
07/01/2007, 04:40
muito bom rafael, me esqueci que tem lonas menores que são para um lado. também concordo que pode virar um jogo por trilha melhor a disco e melhor ainda disco nas 4 rodas. nunca mais regulei lona e o jeep parava jogando a traseira para um lado. disco nas 4 = jeep parando reto
Jayme Lage Rocha
07/01/2007, 19:13
Rafael, voce saberia me dizer quais os que não precisam de sacar o cubo da roda traseira para trocar as lonas? Pois estou precisando trocar as lonas traseiras do meu Jeep e estava querendo trocar em casa mesmo. Os freios dianteiros comprei com o Giovani e eu mesmo instalei. A unica coisa que tive que mandar fazer foi o que o Ronaldo disse, tive que mandar dar um passe num dos cubos para encaixar dentro do disco.
m.vinicius
08/01/2007, 04:30
todos que tem o semi eixo sem chavetas, em termos de no não sei informar, mas até pode ter sido trocado o eixo traseiro
rafaelsouza
08/01/2007, 12:17
Vamos lá: todos abaixo de 1964 precisa sacar o cubo para acessar o freio (vc pode ver que tem aquela porca grande no centro)
os 65 e 66 tem a porca grande no centro mas a panela de freio é livre do cubo (a panela é presa apenas por uns parafusos de fenda) por isso não é necessário sacar o cubo PARA ACESSAR OS FREIOS !! se for mecher em rolamentos e retentor precisa sacar sim !!
de 67 para cima não tem dificuldade alguma (panela solta)
[],s
Jayme Lage Rocha
10/01/2007, 14:59
Pois é, retirei a porca grande no centro, a arruela, mas a chaveta que fica entre o eixo e o cubo da roda não sai nem com reza brava. Alguem saberia me dizer como posso fazer para retirar esta chaveta? Pois primeiro preciso retirar a chaveta para depois então sacar o cubo, certo?
leovalle
10/01/2007, 15:40
Alguém poderia ajudar-me,o meu jeep esta péssimo de freio, eu estou querendo trocar as lonas ( em casa),além das lonas vou precisar de qual ferramenta? Como se tira o cubo ? tenho feito algumas trilha em rios e atoleiros e estou totalmente sem freio ,gostaria de abrir para dar uma geral .
Obrigado a Todos e Feliz 2007
Independente de todas as boas dicas já dadas pela galera, troque os tubos de cobre por tubos de aço, pq senão nunca terá bons freios.
[]'s
primeiro tira o cubo, depois a chaveta, olha o manual do mecanico, tem um sacador (extrator) para isto !
eu fiz um parecido com este, os de garras sempre quebram, e com este não tem erro, o segredo e soltar a porca e deixar ela na ponta, para não estragar a ponta do eixo. Nem precisa passar o maçarico como os mechanicos fazem, para dilatar a panela !
rafaelsouza
10/01/2007, 19:02
É meu velho vc vai precisar de um saca-cubo, ou vai gastar a marreta e não vai sair
se for fazer alguma prezepada para tirar tome cuidado com a rosca do semi eixo pois se machuca-la vai te dar mais trabalha ainda
[],s
fernandão
10/01/2007, 19:51
se vc não tiver sacador afrouxe a porca e de uma volta no qaurteirão
isso não é muito aconselhavel :parede: mas funciona e a campana solta :mrgreen:
[]´s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/01/2007, 21:06
se vc não tiver sacador afrouxe a porca e de uma volta no qaurteirão
isso não é muito aconselhavel :parede: mas funciona e a campana solta :mrgreen:
[]´s
Por favor... só afrouxe 0,5 mm (MEIO MILÍMETRO!!!) Veja o tópico "eixo traseiro não sai"
Nã botafogo!... Viu?!...
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/01/2007, 21:08
Por favor... só afrouxe 0,5 mm (MEIO MILÍMETRO!!!) Veja o tópico "eixo traseiro não sai"
Nã botafogo!... Viu?!...
Desculpem. O tópico é: "semi-eixo direito não sai - rolamento"
Jayme Lage Rocha
11/01/2007, 19:46
Valeu pelas dicas, mas vou ter que arrumar um saca(hidraulico), pois que era mecanico, já era, quebrou quando tentava sacar o cubo da roda traseira. O macete de aforuxa 0,5mm e dar uma volta no quarteirão também não vai dar para fazer, pois quando esta dando umas marretadas para ver se o cubo saía, os parafuso prisiioneiros da roda caíram para dentro da panela de freio. Agora só mesmo com um saca de responsa (hidraulico).
bernardão_57
12/01/2007, 13:16
Segue fotos do cubo da roda traseira do meu jeepão quando troquei as lonas dele que na época quando tirei a panela as lonas se desmancharam parecendo papelão molhado. rssss
m.vinicius
13/01/2007, 04:34
galera economizar em freio é desperdiçar em segurança! façam uma revisão perfeita, troque o que for preciso, inclusive se estiver mais ou menos e monte com muito carinho e quando poderem troquem o sistema obsoleto do jeep por uma pedaleira suspensa e preferencialmente disco nas 4 rodas.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/01/2007, 18:31
Valeu pelas dicas, mas vou ter que arrumar um saca(hidraulico), pois que era mecanico, já era, quebrou quando tentava sacar o cubo da roda traseira. O macete de aforuxa 0,5mm e dar uma volta no quarteirão também não vai dar para fazer, pois quando esta dando umas marretadas para ver se o cubo saía, os parafuso prisiioneiros da roda caíram para dentro da panela de freio. Agora só mesmo com um saca de responsa (hidraulico).
Caraca!... bote Coca-Cola (ou Pepsi) generosamente nele antes de tentar com o sacador, talvez nem funcione mais porque presumo que você tenha colocado óleo e com óleo a coca já não atua (aí tem de lavar com tinner) mas deve tentar e esperar umas horas. Só para lembrar: Coca tem ácido fosfórico. Você também pode usar ácido muriático (compre no supermercado) para soltar a ferrugem. Cuidado com os olhos! Use sempre óculos de proteção! Mesmo quando estiver dando as tais "porradinhas" (cacilda!... foram até os prisioneiros...)
Abraço
Alexandrino
All,
Mudando um pouco o rumo dessa prosa, mas continuando falando de freio. Estou colocando no meu CJ3 o Hidrovácuo + cilindro do opala. O mesmo vai continuar até o fim da reforma com tambor nas 4. Pergunta:
Vou precisar instalar aquelas válvulas reguladoras de fluxo na saida do cilindro para a parte traseira? Se sim, qual o valor (tipo de válvulas) mais indicado?
Desculpe ter virado um pouco a discussão deste tópico.
Abraços,
Dirceu
m.vinicius
14/01/2007, 04:42
antonio luiz, coca cola é bom para tirar ferrugem de cromados, será que vale para aço?
djunior, eu usei mais para não travar tanto a traseira. não custa caro faz em teste. mais tem um tópico muito antigo no forum sobre valvulas equalizadoras no jeep, faça uma pesquisa e me lembro que coloquei a valvula seguindo as orientações do tópico, agora tô meio sem tempo se não procurava para vc.
valvula no escort , uso no meu cj tb . se vc vai precisar eu n sei so testando .
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
15/01/2007, 13:27
antonio luiz, coca cola é bom para tirar ferrugem de cromados, será que vale para aço?
djunior, eu usei mais para não travar tanto a traseira. não custa caro faz em teste. mais tem um tópico muito antigo no forum sobre valvulas equalizadoras no jeep, faça uma pesquisa e me lembro que coloquei a valvula seguindo as orientações do tópico, agora tô meio sem tempo se não procurava para vc.
Compa... já tive um problema numa trilha (só tinha de tirar o tambor do freio). O que resolveu foi coca-cola. Pode até nem ter sido, não sei. Acho que devemos tentar 'smooth' alternativas antes de partir para a 'violência'.
Alexandrino
m.vinicius
16/01/2007, 04:41
antonio luiz no mato vale tudo, até colocar um ovo cru no radiador para tampar furos! mais uma utilidade da coca cola! o meu irmão disse para o filho dele que coca fura barriga de criança e o guri não toma coca nem matando
Sgt Tainha
29/06/2019, 16:30
Saudações
O problema é que troquei o fluido de freio fica bom. Um dia depois o pedal vai abaixando. Não achei vazamento.
É disco na dianteira e tambor na traseira.
Comecei pela roda mais longe do cilindro mestre e terminei na mais perto ( diant esquerda).
Tá certo assim mesmo?
Obrigado
Aristides Jr
30/06/2019, 16:34
Olá Sgt Tainha!
Que chato! Freio do Jeep já não é lá estas coisas e ainda pedal frouxo... ninguém merece!
O pedal vai abaixando ao mesmo tempo que fica menos firme, ao invés de se sentir uma resistência firme como se pisasse em algo sólido, sente como se fosse uma esponja!
Isto as vezes acontece quando sangra bastante para trocar o óleo, podem ficar bolhas de ar no sistema. Dependendo do lugar que elas estão é dificil sair de primeira! O pedal vai ficando mais baixo!
O bom é que conforme voce vai usando o ar vai andando pelo sistema, sempre em direção a roda.
Enfim a solução é sangrar denovo!
Desta vez uma menor quantidade de óleo vai resolver.
Faça esta tentativa e conte para nós se funcionou!
Abraço Aristides Júnior
Sgt Tainha
20/07/2019, 14:48
Olá Sgt Tainha!
Que chato! Freio do Jeep já não é lá estas coisas e ainda pedal frouxo... ninguém merece!
O pedal vai abaixando ao mesmo tempo que fica menos firme, ao invés de se sentir uma resistência firme como se pisasse em algo sólido, sente como se fosse uma esponja!
Isto as vezes acontece quando sangra bastante para trocar o óleo, podem ficar bolhas de ar no sistema. Dependendo do lugar que elas estão é dificil sair de primeira! O pedal vai ficando mais baixo!
O bom é que conforme voce vai usando o ar vai andando pelo sistema, sempre em direção a roda.
Enfim a solução é sangrar denovo!
Desta vez uma menor quantidade de óleo vai resolver.
Faça esta tentativa e conte para nós se funcionou!
Abraço Aristides Júnior
Fiz outra vez.
Depois de uma semana o pedal tá lá em baixo. E vamos tentando
Obrigado👍
Aristides Jr
20/07/2019, 18:20
Olá Sgt Tainha!
Tem coisa errada, muito difícil ser apenas "ar" no sistema!
Procure por vazamentos!
Voce tem servo freio ou hidrovácuo no seu Jeep?
Verifique se não está vazando para dentro da "cuica"
Quando acontece isso o motor suga pela tomada de vacuo o fluido e queima, as vezes não dá para notar no funcionamento do motor!
Arisco palpite de que há problema no cilindro meste.
Abraço Aristides Júnior
Sydney66
20/07/2019, 19:28
Sargento!
Se não tem vazamento e sangrou corretamente, da mais distante para a mais próxima, o problema está que o amigo não ajustou a distância das sapatas de freio traseiro. São parafusos excêntricos que ficam no prato do freio traseiro (os seus dianteiros são a disco), solte a porca grande e gire o parafuso interno até prender, após volte um pouco até soltar o tambor, refaça com os outros 3, são 2 por roda.
O que acontece é que você sangra e fica tudo bem, mas depois (um dia como você mencionou) as molas de retorno vão vencendo lentamente até topar neste parafuso de ajuste, ai quando vai frear o pedal está baixo de novo.
Se quando você pisa no freio o pedal, baixo ou alto, chega no ponto e "topa" firme, não é ar no sistema, é ajuste da distância, ar o pedal fica borrachudo, você pisa e ele vai, pisa um pouquinho e ele vai mais um pouquinho, é ar.
Segue um desenho para ilustrar o parafuso que mencionei.
Faça e depois nos diga o resultado.
Abs.
567697
Sgt Tainha
21/07/2019, 18:24
Olá Sgt Tainha!
Tem coisa errada, muito difícil ser apenas "ar" no sistema!
Procure por vazamentos!
Voce tem servo freio ou hidrovácuo no seu Jeep?
Verifique se não está vazando para dentro da "cuica"
Quando acontece isso o motor suga pela tomada de vacuo o fluido e queima, as vezes não dá para notar no funcionamento do motor!
Arisco palpite de que há problema no cilindro meste.
Abraço Aristides Júnior
É só o reservatório e vai direto pro cilindro mestre.
Vazamento não achei. Fiz a sangria hoje, vi que nas rodas da frente (disco)não freia. Só freia as traseiras.
antonio umino
21/07/2019, 19:35
Não mencionou se o cilindro mestre é original. ou adaptado de alguma viatura.. e também com o hidrovácuo.
Se for o sistema original. o cilindro mestre está com o reparo ruim.../está retornando óleo de freio para o reservatório..
Thiago Rodeghel
27/07/2019, 22:37
Tbm passei por este problema estes dias, após a troca de motor, meu Jeep estava sem freio, tentei sangrar de todas as formas possíveis e conhecidas, sem nenhum vazamento no sistema de freio, o resultado do pedal baixo era o cilindro mestre defeituoso. Troquei o kit de reparo, já que uso cilindro de D20, ajustei a folga do pedal e tudo probto...
Abraços
ElissomMoura
28/08/2019, 12:42
Saudações amigos, eu sou novo no fórum e estou com algumas dúvidas sobre o freio da minha viatura, eu uso os freios originais porém eu acho uma porcaria tudo é novo tudo é zerado mas não presta, então eu recebi de um amigo que tem um desmanche um kit com a pedaleira suspensa, servo freio e cilindro mestre do Santana, eu queria colocar por enquanto nos freios a tambor originais (futuramente eu vou trocar os freios dianteiro com disco e pinça da Kombi, esse que vende no mercado já pronto) queria saber se alguém já tentou fazer isso se daria certo com esse cilindro mestre do Santana ou se ele é pequeno para movimentar o freio a tambor original da viatura
Sgt Tainha
07/10/2019, 11:51
O mecanico disse que era fio entupido 🙄
Mas arrumou
Aristides Jr
08/10/2019, 15:55
Olá Sgt Tainha! O que é um "fio entupido"?
bruno rafael kubiak grein
26/10/2019, 21:01
o que dizem dos kits prontos?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.