PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de ABS é Viável?

Marcello Ladeira
01/01/2007, 19:06
Feliz 2007 a todos!!!

Bom como alguns sabem possuo uma L200 Sport HPE 2004 manual. Até o modelo 2006 da L200 Sport o ABS e o AirBag estavam amarrados ao Câmbio Automático e não podiam ser adquiridos separadamente.

Retornando hoje de viagem peguei insessantes 2 horas de chuva na estrada, procurei durante todo o tempo manter uma distância segura em relação ao carro da frente. Teve uma hora que me bateu uma idéia de adaptar um ABS da versão Auto no meu carro e assim ganhar em segurança. É claro que teria de achar um carro em desmanche e comprar a central do ABS + os eventuais chicotes e sensores.

As perguntas então são:

- Alguém aqui já fez ou sabe de casos de pessoas que fizeram esta adaptação?
- Será que ela é viável economicamente?
- Será que estes centro de manutenção Varga seriam capazes de adaptar a central no carro?

[]'s,

Edintruder
01/01/2007, 19:34
Acredito que seja mais fácil instalar de uma l200 batida do que de outro veículo, porém nada é impossível não. É bem comum encontrar Santana 94 gls em desmanche. Com certeza sai bem em conta, porém não sei se o torque e volume de fluído interfere no funcionamento do sistema. Eu acredito que seja bem simples, porém opte por um sistema onde extista o controle de leitura individual das rodas pois é mais eficiente, como no caso dos Omegas.

Pequeno jr
01/01/2007, 20:05
Marcelo,
Uns dois anos atrás la no Rio de Janeiro numa feira de carros, achei um fiat 147 modelo caixote de colecionador com ABS adaptado. O bixo tinha tudo, freio a disco nas 4rodas, motor 1.5 turbo e etc.

Dizendo proprietário, funcionava tudo e o freio tbm. No caso do dele, foi tudo adaptado de um tempra.

COm base no que o Edi falou, e mais essa do 147, com certeza acho q é possível adaptar sim, so não sei se é viável.

[]'s

Pequeno jr
01/01/2007, 20:06
Agora que li sua 3º pergunta e iria t sugerir ir num destes centros da Varga.

Marcello Ladeira
01/01/2007, 20:45
Pequeno você acha que iria nestes centros já para instalar ou somente para "sondar" a possibilidade e as alternativas?

[]'s,

Pequeno jr
01/01/2007, 21:21
Pequeno você acha que iria nestes centros já para instalar ou somente para "sondar" a possibilidade e as alternativas?

[]'s,

Marcello,
Eu sou daqueles curiosos por qualquer assunto que me interesso. Mas curioso ao ponto de correr atrás das informações ao máximo antes da tomada da decisão.

Eu iria sondar as informações e custos antes de executá-la.

Wallace
02/01/2007, 14:58
Normalmente o ABS inclui muitas peças, incluido ai o cilindro mestre de freio, central ABS, sensores, etc.
Não sei se em todos os 4x4, mas os 4x4 que conheço com ABS tem um acelerometro para saber quando em 4x4 se não se bloqueou as 4x4 rodas (algo mais facil de acontecer num 4x4 que num 4x2) mas continua deslizando.
Precisa ver também como é o ABS original da L200, pois em algumas picapes só tem ABS no eixo traseiro.

Edintruder
02/01/2007, 17:53
se for buscar de algum carro, opte pelo ômega pois tem o peso bem próximo, resultando e sistemas com calibragens semelhantes em capacidade de força de frenagem, como no caso o cilindro mestre e outras peças.

Marcello Ladeira
02/01/2007, 19:00
Vou ver se amanhã vou nestes centros Vargas caçar mais informações e posto aki. O problema de usar os ABS de Omega Edi seria pela geração dos ABS, talves eles seja antigos... devia ter tirado isso do meu Fiat Coupe e entregado para a Fiat sem... hehehehe

[]'s a todos e obrigado pelas dicas até o momento,

Edintruder
02/01/2007, 20:40
É..., o modelo do omega é o ABS básico, porém é bem eficiente em momentos de emergência. Porém foi uma sujestão bem em conta se tratando de um veículo de 10 anos de uso facilmente encontrado em desmanche.

Walter L. L. Casitta
02/01/2007, 22:59
A S10 que tem ABS só no eixo traseiro têm um sistema muito simples onde o módulo de controle e os moduladores são praticamente uma peça só. Como a minha Ranger já tem um na traseira talvez fosse possível instalar mais 2 sendo um para cada roda dianteira. Acredito ser fácil encontrar essas peças nos desmanches...

Marcello Ladeira
04/01/2007, 07:39
Bom, na busca pelas informações sobre a viabilidade da adaptação fui ao Centro de Serviços Varga... que decepção... o treco é igual à uma concessionária e pelo visto serve apenas para a troca de pastilhas, lonas e sangria do sistema.

Palavras do técnico que me atendeu: "Não fazemos nenhuma adaptação e também não trabalhamos com peças usadas, mesmo que seja de um carro 0Km que tenha dado PT!!!".

Putz, que pé no saco... terei de procurar outro local. Nem mesmo informações a respeito do que "seria diferente" do meu carro em relação ao com ABS consegui...

Continuarei em busca de mais informações.

[]'s,

LLeeoo
05/01/2007, 08:29
Pessoal, o Wallace lembrou bem... ABS para um 4x4 deve ser diferente de o de um carro de passeio. Com um ABS sem sensor de aceleração longitudinal, se vc estiver descendo uma ladeira elameada e as rodas travarem você vai simplesmente ficar sem freios...

Pequeno jr
05/01/2007, 10:59
Por causa de algumas coisas que vcs comentaram aqui, acho que a melhor opção para adptação é pegar o ABS da L-200 Automática.

Marcelo,

Existe uma loja aqui em Brasília chamada Filé do Automóvel. Na verdade é um Ferro velho arrumado aonde o forte dele são peças para pick-ups. Essa loja vende para o Brasil todo e é ele quem entrega para quase todas as oficinas especializdas em pick-ups do sul do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Acho que você poderia entrar em contato com eles para ver se eles têm o ABS completo de alguma L-200 Automática ou até mesmo da Pajero pois acho que seria o mesmo sistema.

Os contatos dessa loja são: (61) 3355-3421 / (61) 3355-6759
Site: http://www.filedoautomovel.com.br

Gouvéia, essa dica também fica para você pois o forte de peças do Filé do Automóvel são para as Rangers. Sempre que passo la pela frente tem alguma sendo desmanchada.

[]'s e boa sorte para vcs.

Marcello Ladeira
05/01/2007, 17:06
Vlw pela dica Pequeno, me parece que em função de ser uma adaptação quanto menos coisa for diferente no carro melhor.

Na próxima 2a. feira ligareia lá.

[]'s,

Homero
05/01/2007, 19:26
Marcelo

Apesar de possível creio que na pratica é totalmente inviável adptar ABS no teu carro.

De maneira simplificada é necessário:
1- modulo eletronico de controle
2- atuador hidraulico(m0dulador )
3- 4 sensores de velocidade
4- Cilindro mestre(poderia até usar o que está no carro)
5-chicote

Esse último acaba sendo quase que destruido ao ser retirado nos desmanches por ser grande em extenção pois vai das 4 rodas ao modulo.

Para complicar , o sensor de velocidade precisa para seu funcionamento que as homocinéticas e os tambores de freio possuam uma "cremalheira" para que possa perceber a velocidade , portanto é necessário trocar a s Homocinéticas e os tambores também e não é só isso , para fixação dos sensores é necessário suporte .Geralmente esse suporte é um furo mais outro furo para o parafuso de fixação que posicione o sensor a aproximadamente 1 mm da "cremalheira " da homocietica ou tambor , então provavelmente deve ser trocada também a manga de eixo dianteira e o espelho do freio traseiro que devem conter a fixação para os sensores.

Bom isso foi o que consegui me lembrar .A unica maneira que uma adptação dessa possa funcionar ao meu ver é colocando lado a lado a sua e a que vai ser desmanchada(também l200) e contar com um mecanico e um eletricista dos muito bons para transplantar as partes sem danificar nada.

Esse ú

Marcello Ladeira
05/01/2007, 19:41
Homero tenho a desconfiança que algumas destas peças como Homocinéticas, tambores seja idênticas nos 2 modelos. Sei que normalmente não é assim, mas em virtude do baixo volume de produção destes carros imagino que as diferenças ficam mais nos 5 primeiros itens descritos por você.

[]'s,

Walter L. L. Casitta
05/01/2007, 20:28
Normalmente as homocinéticas são as mesmas e a cremalheira é só um anel dentado encaixado.

Elmer_Jeep
18/05/2009, 11:50
Falando em adaptar abs.

Estou instalando no meu Jeep a mecanica da F250.
O motor(mwm) e diferencial trazeiro(dana70) eram de uma 99, já o cambio e eixo dianteiro(dana 60) vieram das 2008.

Retirei da 99 o cilindro mestre, o módulo do abs com tubulação e o chicote da instalação elétrica completo. O eixo trazeiro tem um sensor na carcaça do diferencial e roda fonica junto à coroa, no dianteiro tem um sensor em cada cubo de roda.

Será que vai funcionar no Jeep ??

[]'s

Renato Fraga
18/05/2009, 14:06
Elmer, tal como você pediu a minha opinião, te pergunto primeiro o seguinte:

-Pra que vai querer ABS num Jeep ????
-Vais andar a mais de 100km/h com ele???
-Vai fazer longas viagens on road, ou explorar locais gélidos, com superfícies congeladas????

Pois na minha opinião, ABS só atrapalha o off road, e mesmo no on road eu tenho minhas reservas em relação ao sistema.

Veja que na F250, esse ABS trazeiro tem a função de buscar equalização do freio entre carga total e sem carga, fazendo o papel dos sistemas mecânicos de equalização.

Já F250 com ABS nas 4 rodas eu desconheço, mas confesso que nunca pesquisei a respeito.

Portanto se realmente fizer questão de instalar ABS no seu jeep, use apenas o trazeiro que será mais fácil de instalar, usando o sistema completo da própria F250 e ainda te ajudará na função de equalizar o freio (ainda mais se estiver usando os freios originais da 250) e nunca te trará prejuisos na prática do off road.

De resto, discordo de muita coisa que foi discutido anteriormente nesse tópico.

Veja que é uma tarefa bem difícil instalar sensores individuais nas rodas trazeiras de um eixo rígido. Por isso que a solução mais prática é pegar o sinal lá na coroa tal como é em todos os veículos com essa configuração.

Veículos equipados com tração 4x4 full time, podem usar o mesmo tipo de ABS que todos os outros veículos 4x2, lembrando que existe o diferencial central ou algum dispositivo de compensação tal como nas Grad Cherokee.

Em veículos que possuam ABS e que estejam em 4x4 part time, o fato de estar tudo engranado também faz com que as 4 rodas recebam a frenagem igualmente recebem a força de tração (50%/50%), o que pode gerar uma certa confusão e tornando o freio ineficiente, apesar de que nessa situação se travar uma roda, teoricamente deverá travar as 4.

Descer uma ladeira enlameada com veículo equipado com ABS, pode ser o sistema mais moderno da atualidade, você será um mero passageiro, vai pisar no pedal do freio e não verás ação nenhuma. E não porque o piso é escorregadio, e sim porque o ABS não tem eficiencia nessa superfície assim como cascalho e outras superfícies escorregadias. Agora numa situação dessas não é hora de usar o freio e sim primeira marcha reduzida mais freio motor.

Por hora é só, hehehhehe !!!!!!!!!!!!

Abraços

Walter L. L. Casitta
18/05/2009, 15:41
Falando em adaptar abs.

Estou instalando no meu Jeep a mecanica da F250.
O motor(mwm) e diferencial trazeiro(dana70) eram de uma 99, já o cambio e eixo dianteiro(dana 60) vieram das 2008.

Retirei da 99 o cilindro mestre, o módulo do abs com tubulação e o chicote da instalação elétrica completo. O eixo trazeiro tem um sensor na carcaça do diferencial e roda fonica junto à coroa, no dianteiro tem um sensor em cada cubo de roda.

Será que vai funcionar no Jeep ??

[]'s

Não tem porque não funcionar. O da minha Ranger é só eixo traseiro. Funciona muito bem...

Elmer_Jeep
18/05/2009, 17:01

-Vai fazer longas viagens on road, ou explorar locais gélidos, com superfícies congeladas????

Pois na minha opinião, ABS só atrapalha o off road, e mesmo no on road eu tenho minhas reservas em relação ao sistema.
Renato, pra ser sincero eu nunca estudei mais a fundo sobre o sistema abs, achei que poderia precisar e por via das dúvidas tirei tudo da picape a qual comprei a mecanica pro meu Jeep.

Viagens on road farei porque pra chegar em algumas trilhas daqui temos deslocamentos de até 250km em rodovia pavimentada, nada além do normal.

Veja que na F250, esse ABS trazeiro tem a função de buscar equalização do freio entre carga total e sem carga, fazendo o papel dos sistemas mecânicos de equalização.
Bom saber, mas no meu caso o peso do powertrain ficou bem distribuido no entreeixos do Jipe.

Já F250 com ABS nas 4 rodas eu desconheço, mas confesso que nunca pesquisei a respeito.
Na 4x2 xlt (que retirei a mecanica) era abs nas 4, o modulo tem duas saídas independentes pras pinças dianteiras e uma apenas pro eixo trazeiro.

Já em várias F250 4x4 que tenho visto o sensor dos cubos dianteiros estão presentes mas vem com o chicote elétrico cortado... Perguntei o motivo para um mecanico da concessionaria ford e ele não soube me explicar apenas disse que só funciona na trazeira.

No mais, obrigado pela colaboração.

[]'s

Renato Fraga
18/05/2009, 18:52
Citação:
Postado originalmente por Renato Fraga

Resposta de Elmer:

Viagens on road farei porque pra chegar em algumas trilhas daqui temos deslocamentos de até 250km em rodovia pavimentada, nada além do normal.

Pois bem Elmer, só perguntei isso, até com uma certa ironia, pelo fato de que Freio ABS só é eficiente para emergências, principalmente sobre asfalto molhado ou superfícies congeladas.

Como bom jipeiro que me considero e imagino que você não fuja a regra, duvido que ande por aí em excesso de velocidade, colado na trazeira dos outros veículos ou ainda ignorando o fato do asfalto estar molhado por exemplo a bordo do seu Jeep.

Veja que ABS só é importante quando em uma condição limítrofe, pode garantir que você mantenha a dirigibilidade do seu carro, mas não se esqueça que nenhum ABS é capaz de reduzir consideravelmente o espaço de frenagem. O que ele faz é evitar o travamento permitindo então que seu veículo responda aos seus comandos. Outra vantagem é que quando no susto você mete o pé no freio, ele atua e não trava, evitando assim a situação de pânico. Para evitar isso basta estar aquém do limite do veículo.

Por outro lado, o ABS não consegue atuar quando o piso é escorregadio por permitir rolamento da superfície a exemplo de estradas de cascalho, areia e barro. Veja que em qualquer uma dessas situações, a camada superficial é que não oferece aderência, porém , logo abaixo, existe um terreno mais firme. Assim, quando a roda trava, ela limpa o rastro, afundando e então atingindo esse solo mais aderente.
Com ABS, você rola por cima e não para, literalmente não para, nem rezando !!!!!!!!!!!!

Então, na minha opinião, para fazer o off road que faz por aí, mesmo que ande centenas de quilômetros por estradas asfaltadas, não justifica o trabalho de instalar um componente desses no seu Jeep.

Se quizer dar serventia para o sensor existente no diferencial, compre o velocímetro comercializado pela cronomaq, se não me engano, que atua por sensor magnético. A vantagem é ter uma leitura bem mas precisa com possibilidade de calibragem de acordo com o diâmetro do pneu.

Abraços

SERGIO AUGUSTO
18/05/2009, 21:18
Fala Elmer!
Como me pediu, no outro forum, vai aqui as minhas consideracoes sobre a instalacao do ABS no seu Jeep:
1- Quanto a questao da funcionalidade, entendo que o ABS até em veiculos 4x4, tem sua razao de ser, pricipalmente nos "modernos" pois temos ai veiculos 4x4, que vao bem nas trilhas off road e andam em situacoes on road, a velocidades que atingem tranquilamente 150/160 Kms/hora.(exemplo, as F250 de onde voce tirou o powertrain). A questao é; o motorista tem que ter o minimo de experiencia pra saber como "pilotar" off e on road. Sabemos, digo sabemos, porque apesar de nao fazer trilhas esportivamente como voces, mas o meu trabalho me obriga sempre a trafegar por caminhos, que muito tem a ver com trilhas, principalmente na epoca das chuvas, e nestas condicoes(pelo menos aprendi assim ao longo de 23 anos na area), freio é "desnecessario", pois temos que ter veiculos com conjunto de trasmissao suficientemente apto a "andar e parar(freio motor), sem o uso intenso dos freios.
2- Ainda no aspecto mecanico, voce deve estar com o seu jeep pesando uns 30% menos do que as F250 de onde vieram o powertrain, o que leva a concluir que; se voce nao mexeu nas relacoes dos diferenciais e final do cambio(respectivamente 4,27:1, no caso das F250 MWM e 0,83:1 na quinta do seu cambio ZF 5S 420) teoricamente(disse teoricamente) seu bólido vai ter velocidade final igual as F 250 e com um poder de aceleracao maior. E nos seus poucos 250 Kms de on road que anda, vai ser um trabalho de muita forca psicologica, nao querer "experimentar" a velocidade do JIPAO...rsrsrs. Entao se tem um sistema ABS na mao, original do mesmo "doador" de parte do powertrain, sendo eu, nao pensava duas vezes, pra colocar este artefato. Na minha opiniao, o que nao me agrada nos ABS de pickups, é que o sistema traseiro é "UNICANAL"(um sensor no diferencial para as duas rodas), mas isso é passivo. Levando em conta que voce diz que caprichou na distribuicao de peso do jeep, provavelmente( na teoria, é claro), o ABS deve funcionar melhor no seu jeep do que na camionete vazia.
Abraco
Sérgio