Conectar

Ver Versão Completa : O que impermeabilizar na bandeirante?

zoega
31/12/2006, 20:07
Amigos,

Tenho uma bandeirante com motor MB608 e gostaria de saber quais medidas, além do snorkel, a serem tomadas para que ela possa enfrentar uma travessia na água. Se há alguma peça do motor a ser impermeablizada...

Aproveitando o tópico, esses tempos eu estava com ela em uma subida bem íngrime, estava na reduzida e ela estava teimando pra subir (não tenho bloqueio), e depois de algum tempo, comecei a escutar um barulho estranho no escape, voltei de ré para o plano na hora, pois achei (e acho até hoje) que foi falta de lubrificação devido ao desnível, assim o pescador de oleo não conseguiu puxar oleo para o motor. O nível de oleo estava normal. Isso pode acontecer? O cárter da bandeirante tem defletor?

Abraços!

Gildo Antônio
02/01/2007, 21:03
Olá Zoega

Eu lhe sugiro verificar se a caixa do filtro de ar está bem vedada, isto é, se a única entrada de ar é aquela que vem do snorkel. Digo isto, porque em alguns tipos de filtro não existe boa vedação e a água poderia entrar pelo encaixe da tampa ou até mesmo por outros buracos que possam existir na caixa do filtro e isto poderia ser importante dependento da profundidade e do tempo que ficar na água. Quando se coloca o snorkel normalmente se coloca algum tipo de cola (vai ficar mais difícil de abrir) no encaixe da tampa. Outro cuidado seria colocar snorkel (tubinhos) também nos diferenciais e se não me engano, no câmbio. Cabe ainda lembrar outros cuidados quando em alagados, como a hélice do radiador que pode ser entortada com a resistência da água e entrar radiador a dentro destruindo-o e que quando estiver dentro d'água não se dever pisar na embreagem (se bem que eu já fiz isto saindo da água e não deu problema). No mais o motorzão diesel não tem muita frescura na água.

Abraços.

Gildo.

zoega
03/01/2007, 11:41
Já dei uma olhada na caixa do filtro e não encontrei nada de furos ou buracos, mas vou passar um silicone na tampa como vc disse.

Já ouvi falar dos respiros do diferencial e do cambio, vou procurar por eles, se alguém mais aqui souber onde eles ficam favor passar a letra, hehehe

Quanto a pisar na embreagem dentro da água, não pode pq aí molha o disco e patina? Pq já aconteceu isso com uma gaiola que eu estava andando, acabou a embreagem dentro da agua e quando eu saí ela voltou.

Valeu pela dicas Gildo!

[]'s

romeu
03/01/2007, 23:28
mete silicone nos terminais do arranque, e o respiro do diferencial está lá, no diferencial..heheheh

É uma mangueirinha que sai mais ou menos do meio dele e encaixa, normalmente, no assoalho do carro

zoega
04/01/2007, 10:52
Ok então, amanha estou pretendendo meter a mão na massa!

Obrigado pelas dicas.

[]'s

Gildo Antônio
04/01/2007, 22:05
Olá Zoega.

Como disse o Romeu, o respiro do diferencial sai mais ou menos no meio deles. Pode ser que na sua não tenha a manqueirinha (que é o snorkel propriamente dito) e neste caso terá que compra-las em alguma autopeças offroad. Quando não tem a manqueira você vai identificar o local do respiro por um pequeno tubinho (menos de 1 cm) que está localizado na parte superior do diferencial. Não tampe o tal tubinho pois com o aquecimento do óleo haverá aumento de pressão provocando vazamentos. Apenas coloque a mangueirinha snorkel que deverá ter a sua outra extremidade fixada em um ponto mais alto possível. Já houvi dizer que NÃO se pode conectá-las ao snorkel principal. Quanto ao respiro do câmbio é que não me lembro onde fica. Se não encontrar os tais tubinhos entre em contato que posto algumas fotos. Mas somente poderei fazê-lo a partir de quinta da semana que vem, pois vou dar uma viajadinha.

Abraços.

Gildo.

romeu
05/01/2007, 09:15
Mais fácil ainda, mede o diametro do bocal e vai comprar um flexivel numa casa de material de construção

Dendrobates
23/01/2007, 11:56
Tenho uma Band 77 e ela possui o eixo dianteiro daqueles antigos, uma coisa que noto é que quando paro ela em um lugar enclinado para os lados, ela vaza um pouco o óleo do diferencial pelo munhão, já troquei reparo de ambas as rodas e continua a mesma coisa. Minha pergunta é a seguinte... Se vaza o óleo, pode também entrar água e contaminar o óleo todo?

Outra coisa que noto é que quando troco o óleo do dif. ele vaza um pouquinho por ambas as rodas no lugar já citado, até chegar no nivel ai pára de vazar.