snake
30/12/2006, 16:08
Pessoal,
Instalei, finalmente, um medidor de pressão de óleo no motor da minha Rural. Os valores de pressão do óleo, segundo o manual (para óleo SAE-30) são:
20 lb/pol² a 2000 RPM (0,4 kgf/cm²)
30-40 lb/pol² MAX RPM (2,1-2,8 kgf/cm²)
A minha rural indica aproximadamente isso até percorrer uns 6km, depois desta distância, a pressão indicada cai a 0,4 kgf/cm², aproximadamente, subindo um pouco nas rotações mais altas.
Imaginei que poderia ser sujeira no filtro bóia, pelo fato da pressão cair após certo tempo de funcionamento (por isso descartei o fato da bomba estar comprometida). Como adquiri este veículo em março de 2006 e não havia verificado o estado do carter, decidi fazê-lo.
O resultado não foi animador, não consegui descolar a tampa do carter, mesmo com o auxílio de uma pequena talhadeira e um martelinho (não abusei da força para não danificar a peça). Coloquei óleo novo, mesmo assim, e o problema persistiu.
O veículo roda no total uns 15 km por dia e não tem andado todos os dias. O motor não apresenta problemas, mas fiquei com a pulga atrás da orelha, visto que planejo realizar viajens maiores com o carro.
Farei uma pergunta de iniciante em mecânica, portanto, perdoem-me a ignorância: se houver uma boa probabilidade deste problema estar no filtro bóia, haveria a possibilidade de limpá-lo, injetando solvente sob alguma pressão sem retirar a tampa do carter (já que ele deve estar posicionado em cima do bujão magnético)? Obviamente, após o motor funcionar, o óleo e o filtro de óleo seriam descartados em virtude da contaminação pelo solvente.
Aceito sugestões.
Forte abraço e o desejo de um feliz ano novo para todos!!!
Instalei, finalmente, um medidor de pressão de óleo no motor da minha Rural. Os valores de pressão do óleo, segundo o manual (para óleo SAE-30) são:
20 lb/pol² a 2000 RPM (0,4 kgf/cm²)
30-40 lb/pol² MAX RPM (2,1-2,8 kgf/cm²)
A minha rural indica aproximadamente isso até percorrer uns 6km, depois desta distância, a pressão indicada cai a 0,4 kgf/cm², aproximadamente, subindo um pouco nas rotações mais altas.
Imaginei que poderia ser sujeira no filtro bóia, pelo fato da pressão cair após certo tempo de funcionamento (por isso descartei o fato da bomba estar comprometida). Como adquiri este veículo em março de 2006 e não havia verificado o estado do carter, decidi fazê-lo.
O resultado não foi animador, não consegui descolar a tampa do carter, mesmo com o auxílio de uma pequena talhadeira e um martelinho (não abusei da força para não danificar a peça). Coloquei óleo novo, mesmo assim, e o problema persistiu.
O veículo roda no total uns 15 km por dia e não tem andado todos os dias. O motor não apresenta problemas, mas fiquei com a pulga atrás da orelha, visto que planejo realizar viajens maiores com o carro.
Farei uma pergunta de iniciante em mecânica, portanto, perdoem-me a ignorância: se houver uma boa probabilidade deste problema estar no filtro bóia, haveria a possibilidade de limpá-lo, injetando solvente sob alguma pressão sem retirar a tampa do carter (já que ele deve estar posicionado em cima do bujão magnético)? Obviamente, após o motor funcionar, o óleo e o filtro de óleo seriam descartados em virtude da contaminação pelo solvente.
Aceito sugestões.
Forte abraço e o desejo de um feliz ano novo para todos!!!