Ver Versão Completa : Instabilidade na Band
israel teixeira
30/12/2006, 08:18
Colegas,
Viajando com minha band tomei alguns sustos. Quando tenho que sair para o acostamento das rodovias, e geralmente exite um desnível entre a pista e o acostamento, a viatura sai serpentiando e tenho dificuldades para controlá-la. Pergunto algum colega já passou por isso? Como resolver esta situação? Atualmente estou usando suporte algemas para as molas, pneus 265x70 na traseira e 235x75 na frente, freio a disco na dianteira e tambor na traseira. Aguardo ajuda.
Acho que isso pode ter influencia dos pneus usados.
Quando coloquei os MTR da Goodyear achei incrivel como ele sobre e desce estes desnivel numa boa.
Eu acho que isso de deve ao fato dele ter a banda de rodagem de forma continua em parte da lateral do pneu.
Uma coisa que pode ser um problema quando em 4x4 é o fato de voce ter pneus diferentes, assim pode até quebrar algo, já que os teoricos 5% de diferença é muita coisa.
O tamanho diferente dos pneus não será o responsável???/
Nelson Maia
30/12/2006, 13:02
Israel,
Estou montando uma rural, já em fase de testes.
Comprei desses pneus importados usados, e apesar de todos os ajustes ainda está oscilando um pouco.
Chamei um amigo e empurramos a viatura lateralmente para ver o que oscilava e adivinhe?
Os pneus. Acho a banda lateral deles é muito mole. Quando estiver com o carro todo pronto vou trocá-los e ver o que acontece.
Acho que a diferença no tamanho dos pneus não ocasiona isto, haja visto que nos fórmula 1 há uma diferença grande de tamanho entre os pneus, e o bichinho é estável pra caramba.
Mas com certeza se for usar seu veículo com a tração ligada, vai terminar quebrando alguma coisa.
abss.
Nelson
Gildo Antônio
30/12/2006, 13:38
Sugiro que verifique os amortecedores. Talvez já não estejam tendo efeito e quando voçê passa em desníveis como o acostamento somente as molas funcionam e a Band balança muito.
Abraços.
Gildo.
Jun Okada
31/12/2006, 00:34
Israel, acho q se vc já tem um tempo a sua Band e começou a apresentar recentemente pode se apenas pneus de medidas diferentes ou até usados (velhos). Já fiquei com pb semelhante e bastou trocar os pneus e ficou 10!
Se está pouco tempo e ainda não está familializado com o carro, acho melhor dar uma geral na suspensão, buchas, direção, rolamentos, etc... Dependendo do ano tem barra estabilizadora que melhora muito. Poderia primeiro ver se estão alinhados e checar a cambagem e caster. È muito difícil encontrar um serviço de alinhamento confiável. Eu vou numa oficina que tem um aparelho ótico. Nunca dei sorte nos equipamentos digitais, automáticos, computadorizados e escambau!
Não é bem o pbm mas se o carro ficar levantado pela troca de jumelos ou até pela altura dos pneus tem que calibrar o cardan. Pode ter vibração em alta velocidade.
Abraços
israel teixeira
31/12/2006, 08:54
Obrigado a todos os colegas que postaram.
Vou checar os pneus conforme sugestionado, a suspensão está toda revisada, ponteiras novas, amortecedor de direção e etc... Estive no mecânico e ele falou que pode ser o alinhamento. Vou alinhar de ver como é que fica.
Verifiquei o mesmo problema há alguns meses, exatamente quando o jipe sai para o acostamento e no desnível parece incontrolável. nas descidas fortes também, nas frenagens.
Meus pneus mud 33 estão bons, amortecedores novos (originais), reapertei os terminais de direção e o pino central da caixa de direção, fiz alinhamento, melhou 80 % mas ainda não ficou com antes. E a direção hidráulica ficou um pouco dura.
AINDA NÃO TENHO A SOLUÇÃO
ramonpoa
11/01/2007, 17:36
Tá brincando.... eu que tenho uma Defender 90 (que é um "tiquitito" mais estável) já capenga prá tudo que é lado.... ainda mais com molas altas... bom... mesmo a instabilidade ser a marca desses jipes... vamos lá..
O pessoal aí em cima já deu excelentes dicas... vai meu pitaco (apesar de constrangido, pois tem pessoal que conhece bem mais que eu por aqui...)
a) pneus diferentes em 4x4 nem pensar.... a não ser que sempre ande no 4x2....;
b) a altura dos pneus não é tão grande assim para justificar o balanço... veja o alinhamento...
c) amortecedor também é parte do segredo. Se de fora do carro você chacoalhar e depois de soltar ela continuar pulando, apesar de bons, tã muito fofos....
Com a defender fui procurar um cara especializado em suspensão. O camarada me "fez" uns amortecedores mais duros, que me transmitem uma sensação melhor de estabilidade, pois não deixam a mola trabalhar tanto.... peça uma dica de oficina "especializada' em preparação de suspensào (baixar, levantgar, etc...) esses caras geralmente metem o olho e sabem na hora o problema....
israel teixeira
12/01/2007, 20:41
No site dos toyoteiros vi alguém dizer que colocou amortecedores de MB 608 quatro atrás e dois na frente e isto ajudou na establidade. Eu fiz arqueamento de molas mais acredito que não foi isso que influenciou tanto na instabilidade, também agora estou susando 04 pneus 33" MUD segundo os testes que fiz melhorou bastante. Estou pensando em colocar o sitema de amortecedores acima citado, ou fazer um teste com amortecedores traseiros de toyota bandeirantes picape. O que acham?