Conectar

Ver Versão Completa : Velocimetro

Daniel Moura
29/12/2006, 11:11
Fala aí galera !!! Tenho um Jeep 76 que havia uns 5 anos parado. Agora que sobrou uns troco, resolvi colocá-lo para rodar novamente. Antigamente estava tudo perfeito, mas a alguns anos atrás o motor travou. Depois de giradar um dinehiro, consegui fazer toda a parte mecânica. Ficou um espetáculo. Tá funcionando beleza. Mas onde estava antigamente, o cara detonou toda a parte elétrica e resolvi fazê-la novamente. Um elétrico pediu 800,00. Achei uma loucura e resolvi fazê-la eu mesmo. Tá tudo beleza, a parte da partida, do alternador, todas os faróis. Ficou chique. Mas estou com um problema que acho que é pequeno. No velocimetro tem uma peça que é um regulador. Passa de 12 V para 6 ou 5 V, não tenho certeza. Como faço a ligação do mesmo no velocimetro ??? Quando eu alimentei o velocimetro com 12 V direto, o marcador de temperatura já foi para a metade e a bóia deu quase 1/4 de gasolina, mas o tanque está vazio. As lâmpadas de ignição, farol alto e lanterna acenderam normalmente. Como faço para solucionar este problema ???

Abraços,

Daniel

Wart
29/12/2006, 13:14
Dá uma pesquisada aqui no fórum. Já copiei um esquema de montagem deste regulador (acho que está na seção de downloads).
[]s

leopoldo
29/12/2006, 14:16
Um fio sai como positivo da chave de ignição da posição IGN

entra nesse regulador de tensão ou resistencia de painel .. como preferir.

desse regulador sai um fio duplo que alimenta apenas o (+)TEMP e o (+)COMB

no (-)TEMP e (-)COMB vem o fio fino dos sensores.

ai, as leituras serão corretas.

todo o resto (lampadas) é 12V

Daniel Moura
29/12/2006, 18:52
Wart e Leopoldo, obrigado !!! Dá primeira vez tinha ligado errado e o ponteiro da temperatura deu uma volta completa !!! Ha, ha, ha !!! Abri o velocimetro e acertei o ponteiro da bobina. Tinha saídp fora do trilho. Ainda bem que não quebrou. Como o Wart tinha dito, realmente possuia na parte dos downloads. Eu é que pisei na bola. Bom, mas hoje pela tarde dei a primeira partida e tudo funcionou bem !!! Só um pouquinho de gasolina no carburador para ajudar !!! Agora, só tenho outra dúvida. Quando o jeep tá em marcha lenta, tá carregando a bateria com 12,5 V. Quando acelero ele chega a uns 12,9 V. Tá funcionando o alternador, mas essa é a tensão correta para trabalhar ??? Ele está com uma bateria de 75 A e o motor é um 4 cil.

Abraços,

Daniel

leopoldo
29/12/2006, 20:06
O alternador carrega até mais que os 12 V... e mais que os 12,9.

A ddp regulada é de 13,9 a 14,5 ... mas pode ser problema de precisão do seu amperímetro ou simples paralaxe.

O seu amperímetro tem faixas coloridas?

O que ele não pode fazer é carregar acima de 14,5 senão, sua bateria frita.

Daniel Moura
29/12/2006, 23:21
Leopoldo,

Fiz a medição com um multimetro digital. Dei a partida e medi, mostrava 12,4 V. Conforme fui acelerando o carro, a medição chegou em 12,9 V. Vamos dizer que não acelerei tudo. O que estou em dúvida é se realmente o alternador está arregando, ou pode ser um problema do regulador de voltagem ??? A bateria tem um mostrador de carga. O visor sempre está em verde. Dei diversas partidas e o mostrador não mudou de cor, nem ficou mais fraco.

Abraços,

Daniel

leopoldo
30/12/2006, 08:47
Carrega pois a ddp sobe, mas se vc não tivesse amperímetro ...

quer saber se o alternador carrega ? tem uns testes bem simples:

1- de partida no motor e mantenha o motor funcionando levemente acelerado ... peça p/ alguém pisar levemente no acelerador.

vc solta o cabo da bateria (+) ... se o motor continua funcionando o alternador forneçe carga.

2- de noite .... dentro da garagem..... dd frente para uma parede clara .... ligue o farol com o motor desligado .... vc verá uma luz com intensidade X.

Mantenha o farol ligado e dê a partida ... o farol quase que desaparece ... normal ... o motor pega ... mas não acelere ainda (isso é importante).

agora, com o motor funcionando ... o farol está 1/2 amarelado ... olhe bem para onde o farol ilumina e agora acelere .... tem que ficar bem mais intenso.

Isso quer dizer nas 2 condições:

O alternador carrega. Agora, se carrega o tanto que poderia, depende do alternador e do sistema de regulação. Parece ... e isso é minha opinião ... que seu alternador está carregando, mas abaixo do esperado ... ou seu amperímetro não é lá muito preciso ... ou seu alternador é muito fraco ... de uns 30 amps.

SmootH_
30/12/2006, 11:38
mas com relação ao farol
ele não fica mais forte conforme eu acelero, ele tem uma iluminação bem uniforme, isso é bem normal?
meu marcador de combustivel e temperatura não funcionam, tenho que tomar algum cuidado ao ligar o marcadoir de combustivel no tanque de gasolina?(devido a faiscas ou coisas do tipo)
quero regular meu marcador de combustivel pois faz falta
[]´s fazendo continhas pra ver o quanto posso andar

leopoldo
30/12/2006, 13:17
Se ele não fca + forte ao acelerar, é preocupante.

Vc TEM que observar um salto de intensidade, senão ... pode significar alternador carregando = ZERO.

Ao liga ro marcador, use um fio bem fino da boia ao marcador, afinal é só um sensor. Não faça a burrice de conecar junto de um fio (+) ou vou ver a explosão do jeep daqui de SJC.

Se a boia é a certa, o regulador de tensão funciona e o (relogio = marcador) é o correto, possívelmente nem necessitará regular

Daniel Moura
04/01/2007, 17:47
Leopoldo,

Não muito contente com a voltagem do alternador, resolvi desmontá-lo para uma limpeza. Fiz uma geral nele e passei uma lixa fina nos dois carvãos que tem na parte de dentro do alternador. Passei também a lixa na pista de cobre dos contatos. Estavam um pouco marcadas e desgastadas. Não estavam uniformes. Fiz a montagem novamente e testei. Na marcha lenta ele produz 12,5 V. Ótimo e quando acelero, ele realmente carrega mais que 13 V. Uma preventiva legal no alternador resolveu o problema da carga.

Obrigado.

felipebrde
16/11/2009, 23:40
Olá pessoal, aproveitando o tópico de elétrica, alguém sabe q lâmpada vai no velocimetro original do jeep? o meu tah sem nenhuma. nem do alternador, nem do óleo, nem mesmo a iluminação... tah tudo pindurado atrás dele os "soquetes".

DANIEL BALES
17/11/2009, 13:04
Se ele não fca + forte ao acelerar, é preocupante.

Vc TEM que observar um salto de intensidade, senão ... pode significar alternador carregando = ZERO.

Ao liga ro marcador, use um fio bem fino da boia ao marcador, afinal é só um sensor. Não faça a burrice de conecar junto de um fio (+) ou vou ver a explosão do jeep daqui de SJC.

Se a boia é a certa, o regulador de tensão funciona e o (relogio = marcador) é o correto, possívelmente nem necessitará regular

Leopoldo,

Meu jipe tem probelma com o marcador de combustível também, o ponteiro só vai a té a metade, mesmo quando encho o tanque, a bóia é nova, vc mencionou que é possível a regulagem, como funciona isto ?? A regulagem se dá na bóia ou no marcador ??

Aproveitando, vc conhece um bom eletricista em SJC, que trabalhe de sábado ??? Estou com problema nos marcadores de temp. da água, do óleo e pressão do óleo, a instalação foi feita nova só que o eletrecista não soube fazer funcionar estes sensores, meu motor é um Geórgia 2.3 e utilizo relógios cronomac que são bem antigos +/- 20 anos

Grato

Pablo.pinto2007
18/11/2009, 10:09
Leopoldo,

Meu jipe tem probelma com o marcador de combustível também, o ponteiro só vai a té a metade, mesmo quando encho o tanque, a bóia é nova, vc mencionou que é possível a regulagem, como funciona isto ?? A regulagem se dá na bóia ou no marcador ??

Aproveitando, vc conhece um bom eletricista em SJC, que trabalhe de sábado ??? Estou com problema nos marcadores de temp. da água, do óleo e pressão do óleo, a instalação foi feita nova só que o eletrecista não soube fazer funcionar estes sensores, meu motor é um Geórgia 2.3 e utilizo relógios cronomac que são bem antigos +/- 20 anos

Grato

Olá não sou o Leopoldo (nem perto sequer), mas já passei por isso, muitas vezes...
Um bom eletricista resolve, ou então você mesmo não tem segredo, a sua bóia deve estar desregulada o que é isso...
Por analogia desmonte a bóia, ou melhor, retire ela do tanque, e coloque fora, paralelamente ao tanque e veja se o curso dela faz todo o percurso do tanque, ou seja, se quando você a deixa solta ela está batendo mais ou menos no assoalho do jeep, se sim está beleza, quando o seu tanque está vazio ela indicará vazio, se não basta entortar a haste da bóia com cuidado para não quebrá-la, da mesma foma acontece para cima, levante a bóia até mais ou menos o que seria se ela estivesse dentro do tanque e veja se ela corre toda a malha de resistências, ou seja se ela alcança o topo da resitência, no seu caso como ela marca somente até a metade é provável que só esteje indo até o meio, agora se estiver tudo ok com a sua bóia aí você está com um grande problema, que é a incompatibilidade dos instrumentos, ou seja, sua bóia deve marcar de 10 a 70 Ohms (se não me engano é esse o valor)(10 vazio e 70 cheio)(e as vezes é ao contrário, 10 cheio e 70 vazio), e o seu instrumento for de 0 a 50 Ohms, aí não vai dar certo nunca, a não ser que o cara faça um ajuste instalando um resistor de 10 Ohms, aí vai dar mais ou menos certo!!!

Isso é o pouco que sei... qualquer coisa que não tiver entendido, é só perguntar que se eu não souber e mais alguém souber, à vontade!!!

Abraços!

DANIEL BALES
18/11/2009, 13:07
Olá não sou o Leopoldo (nem perto sequer), mas já passei por isso, muitas vezes...
Um bom eletricista resolve, ou então você mesmo não tem segredo, a sua bóia deve estar desregulada o que é isso...
Por analogia desmonte a bóia, ou melhor, retire ela do tanque, e coloque fora, paralelamente ao tanque e veja se o curso dela faz todo o percurso do tanque, ou seja, se quando você a deixa solta ela está batendo mais ou menos no assoalho do jeep, se sim está beleza, quando o seu tanque está vazio ela indicará vazio, se não basta entortar a haste da bóia com cuidado para não quebrá-la, da mesma foma acontece para cima, levante a bóia até mais ou menos o que seria se ela estivesse dentro do tanque e veja se ela corre toda a malha de resistências, ou seja se ela alcança o topo da resitência, no seu caso como ela marca somente até a metade é provável que só esteje indo até o meio, agora se estiver tudo ok com a sua bóia aí você está com um grande problema, que é a incompatibilidade dos instrumentos, ou seja, sua bóia deve marcar de 10 a 70 Ohms (se não me engano é esse o valor)(10 vazio e 70 cheio)(e as vezes é ao contrário, 10 cheio e 70 vazio), e o seu instrumento for de 0 a 50 Ohms, aí não vai dar certo nunca, a não ser que o cara faça um ajuste instalando um resistor de 10 Ohms, aí vai dar mais ou menos certo!!!

Isso é o pouco que sei... qualquer coisa que não tiver entendido, é só perguntar que se eu não souber e mais alguém souber, à vontade!!!

Abraços!

Pablo,

Valeu pelas dicas !!!!, se for realmente o curso da bóia, vai ser fácil resolver, senão, comprar uma bóia compatível.

Não aguento mais ter que ficar utilizando pedaço de cabo de vassora para verificar o nível de combustível no tanque rsrsrsrsr !!!!!

Abraços

victor dircksem
19/11/2009, 14:16
bom dia
no inicio do topico disse que tem um arquivo que dis da eletrica do velocimetro mas eu procurei e não achei
se alguem souber aonde fica favor me enformar

grato victor