PDA

Ver Versão Completa : Caixinha Preta? Para que serve?



Nivoide
28/12/2006, 22:15
Moçada, para que serve a caixa preta ao lado da bateria, abaixo do para-brisas?

Pensei que ela fosse o controle do temporizador do limpador, mas nao é.

Onde ele fica? Ao lado dos reles no pé do motorista?

Grato.

Márcio Magalhães
29/12/2006, 14:14
Olá,

Para registrar todos os sensores que controlam o Niva, assim como a voz do piloto momentos antes de uma colisão.

Desculpem, não resisti! He he he...

[]´s,

fabioaguilera
31/12/2006, 14:14
Só pra confirmar antes de eu sair caçando os fios para te dizer o que é: Trata-se de uma caixinha da Siemens?

alexandre roveri
01/01/2007, 19:20
Nivoide ! Seu niva é AP ! Já não deve ter a mesma configuração de outro Niva ! Se or uma caixinha preta com 4 argolas e com um plug com 7 fios é a ignição eletronica VW
hoje em dia não existe em terras brasilis dois nivas iguais quando surgir uma duvida dessa é sempre bom uma foto !

MAURICIO PASSERO
02/01/2007, 06:45
Realmente, do lado do passageiro, encostado na parede corta-fogo, existe uma caixinha preta, tb não consegui descobrir sua utilidade, pois ela já fica encostada e ligada no chicote. Tirarei uma foto e postarei aqui, tb vou procurar no manual do mecânico....

enio chagas
02/01/2007, 09:44
Desculpem a intromissão em solo soviético :-D , mas o carburador do niva tem aquelas frescuras de válvulas eletrônicas controlando vácuo aqui e acolá?
Na minha fiorino tem uma caixinha preta misteriosa que serve pra isso, ligar e desligar os complicadores de carburador.
Bons tempos em que tinha um parafuso pra mistura e outro pra marcha lenta....

[]'s

Gustavo Niva
02/01/2007, 09:59
Olha... eu tô pra lá de curioso desde que esse tópico foi criado pra saber o que é a tal caixinha preta... um tempo atrás notei que o meu não tem essa caixa, e perguntei pra um mecânico o que era e ele falou que era um relê e desviou o assunto (sinceramente, acho q é capaz de nao ser nem rele heheheh)...

Alguém aí que tem desliga e ve o que acontece... hehehehhe

Peter
02/01/2007, 11:48
O meu tem mas esta deslkigada desde que compre.Uma vez fui ligar e o motor não pegava.Desliguei de novo e nunca mais liguei.

Parece que ela liga e desliga a valvula da marcha lenta.

A minha valvula esta la mas sem nenhuma ligação.Motor é original.

Nivoide
02/01/2007, 11:58
Nào é siemens nao. Tem a marca cccp e outras coisinhas em russo. Ela tem uns 4 fios...desliguei mas nao aconteceu nada. Nao tem controle sobre a carburaçao.
Desmontei ela e dentro tem uma placa de circuito sem nenhum rele e claro que tinha um componente queimado...mas nao sei o q é nem reconheci o circuito.

Pensava que era o temporizador do limpador....mas ele funciona igual com ela desligada...pensei em algum regulador de tensào , mas o meu alterandor ja tem isso embutido...

E agora?

Rones Jr
02/01/2007, 12:57
O Shrek tem essa peça sim e com escritas em russo. Parece que os fios saem para o motor do limpador. O regulador de coltagem fica originalmente no palamas, perto do segundo reservatório de água.

pedrodoniva
02/01/2007, 13:43
Essa caixa não deve ter relação com o carburador,pois o interruptor de marcha lenta com agulha eletromagnética é ligada na bobina...
Ainda não vi que caixa é essa que vocês se referem,mas pelo que li,deve ser do limpador do parabrisa não é nao?????

Peter
02/01/2007, 17:19
O meu tem mas esta desligada desde que comprei.Uma vez fui ligar e o motor não pegava.Desliguei de novo e nunca mais liguei.

Parece que ela liga e desliga a valvula da marcha lenta.

A minha valvula esta la mas sem nenhuma ligação.Motor é original.

Desculpem ,não esta ligado na valvula não,errei feio

A caixinha preta é a do esquema abaixo, é a peça de numero 48,tem um conector com 6 ou 8 pinos pinos(vou verificar a noite),fica entre o painel e bateria, e é chamada de modulo de ignição.

Márcio Magalhães
03/01/2007, 01:30
Pessoas,

Resumindo tudo o que foi escrito neste tópico, as opções para tal caixinha são:

1- Caixa preta com o registro dos últimos momentos dos instrumentos e do piloto;
2- Se tiver uma argola: uma granda de auto destruição, quando os Nivas da KGB eram capturados pelo 007.
3- Uma peça sem o menor sentido ou utilidade. Feita apenas para gerar emprego nas fábricas soviéticas, visto que o pleno emprego era uma meta do governo.

Não resisti novamente! rs... Para animar um pouco.

[]´s,

Gustavo Niva
03/01/2007, 10:02
Peter,
acho que não é o módulo da ignição não, pois meu niva é a platinado e tinha essa caixa preta (dá pra ver que foi retirada)...

Márcio... sem comentários... tá muito gozadinho você.... heheheh

ferchina
03/01/2007, 14:31
O temporizador fica atraz dos instrumentos (lado direito) dentro do painel....agora, essa caixa preta e um misterio:pensativo:

MAURICIO PASSERO
04/01/2007, 08:35
Não resisti...:???: tive que tirar fotos da misteriosa caixinha preta....será que agora alguém conseguirá decifrar esse mistério:?: :?: :?: :confused: :???: De repente até mesmo através da cor dos fios....ela só tem uma descrição em Russo, mais nada...:???:

Kim
04/01/2007, 11:35
Caros amigos!

Após uma busca minuciosa, la na Help Car, descobri muita coisa sobre a tal caixa!:shock:

Tal artefato foi introduzido nos veículos que saiam da linha de produção para a exportação.

Trata-se de umn dispositivo ultra sonico, que tem conexão direta com satélite, mostrando onde e qualquer niva se encontre no globo terrestre.
Isso foi muito usado durante a "guerra fria".

Tal dispositivo, seria usado no caso de alguma guerra, onde um sinal bloquearia todos os carros em movimento, para que as populações não pudessem se locomover.

Tal teoria se concretiza com a abertura da linha Lada para todo o mundo.
Seria um forma de manter a massa humana em local de fácil acesso ( carros parados nas ruas).

Muitas pessoas retiram esta caixa dos veículos para que não mais houvesse tal problema.

Segue foto.

continua...

Kim
04/01/2007, 11:42
Caros amigos!:mrgreen:

Pode ser também (sem divagação) o módulo de controle do limpador do farol:putz:

Abraços.

Kim.

lvseelig
04/01/2007, 17:06
Prezados:

A tal caixinha misterioza é um módulo de controle do "sistema de redução de toxicidade" presente no carburador do niva, só não sei quais os sensores que atuam nesse sistema, pois o niva não tem nenhum.
deem uma olhada no site:

http://ladaparts.ru/niva/lada-niva-parts.php?pid=225


tem um esquema onde ela aparece.

No meu essa válvula elétrica que trabalha na linha de vácuo tá quebrada, então não sei o que realmente esse módulo faz.

[]'s

Vinicios Seelig
Niva 1600
Porto Alegre

shuther4x4
04/01/2007, 21:26
Ela é que comanda a agulha eletromagnética, quando esta ainda funciona. Nos carros com carburador trocado ela não tem mais função, mas como ela faz parte do chicote não se costuma tirá-la.
Pelo jeito só o Peter foi dentro (não considerei a sua mensagem de retificação - apaga ela rsrsrsr!!!! módulo de ignição é outra coisa.)
abraços.

emtsuhako
04/01/2007, 21:38
Galera, amanhã vou deixar meu Niva no Albino e pergunto a ele o que é essa caixa preta que tanto intrigam vcs... posto a resposta no sábado...

emtsuhako
06/01/2007, 11:39
Pessoal, ontem deixei meu Niva no Albino e perguntei sobre a caixinha preta... segundo ele, é o TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA!!!

Gustavo Niva
06/01/2007, 13:03
Acho que não Edson, pois o meu não tem e o limpador funciona tranquilo... tô mais pro que o Vinicius (Ivseelig) falou, pois o meu não tem o canister tb (imagino que estejam relacionados)

Edintruder
06/01/2007, 17:25
Pessoal, ontem deixei meu Niva no Albino e perguntei sobre a caixinha preta... segundo ele, é o TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA!!!

Mal pergunte, já experimentasses desligar o chicote e ligar o limpador de parabrisas para testar ou ainda ligar o motor?

mpmassa
06/01/2007, 17:38
Pessoal,
Vejam a resposta que o João da Bomer de SBC deu na lista dos Camaradas do Niva (já faz algum tempo) a respeito da caixinha preta acima da bateria:

"A caixinha preta que voce indica , acima da bateria do Niva, nos chamamos de motorista eletronico, existente nos carros importados ate 92, e sua funcao eh aliviar as alteracoes do seu comando para o carburador. Assim , se voce acelera demais ela evita o tranco da maior injecao de combustivel e tambem quando voce tira o pe do acelerador muito rapido ela alivia o corte de entrada. Nos carros a partir de 93 foram substituidas junto com o carburador que tem o segundo estagio mecanico. Eh a primeira vez que eu vejo ela dar problemas, vou verificar a possibilidade de fornecimento de uma para voce. At. Joao Bomer Veículos Ltda. S.B.C."

Rones Jr
06/01/2007, 18:54
Caraca....olha o Nivão ahê...isso que é tecnologia!!! Agora...pq então substituiram o carbura no modelo 94...

Gustavo Niva
07/01/2007, 01:02
Fiquei impressionado também... mas como ela faz essas limitações? É pra isso que serve a agulha eletromagnética?

Nivoide
09/01/2007, 22:17
Puts....pensei que era só eu que nao manjava dessa tranqueira...hahaha. Eu desmontei ela. Tem um circuito eletronico até bem avançado dentro. Havia componentes danificados e forte cheiro de "já era" dentro.

Desliguei ela e nada aconteceu. Nao tem nada com limpador nem do farol. Como uso AP, acrdito que ela está sem funçao...

enio chagas
10/01/2007, 20:11
Desculpem a intromissão em solo soviético :-D , mas o carburador do niva tem aquelas frescuras de válvulas eletrônicas controlando vácuo aqui e acolá? Na minha fiorino tem uma caixinha preta misteriosa que serve pra isso, ligar e desligar os complicadores de carburador.


"A caixinha preta que voce indica , acima da bateria do Niva, nos chamamos de motorista eletronico, existente nos carros importados ate 92, e sua funcao eh aliviar as alteracoes do seu comando para o carburador...


BINGO!
Ah, se eu tivesse a mesma sorte no sorteio da megasena de hoje!!!

Rones Jr
15/01/2007, 20:35
Galera, seguinte...desmontei toda a forração do Niva. Realmente o temporizador do limpador fica por dentro do carro....o meu acho que tá queimado...a caixinha tava até meio derretida....logo á caixinha preta do cofre do motor só pode ser o tal do motorista eletrônico...que sequer é citado no manual do mecânico...

Gustavo Niva
15/01/2007, 21:10
Realmente o temporizador do limpador fica por dentro do carro....Esse final de semana desmontei o painel, mas com pressa não olhei as coisas com calma (isso ficou pra fds que vem) por acaso o temporizador é uma caixa preta que fica praticamente atras do marcador da temperatura?

[]'s puramente curiosos,
Gustavo.

Rones Jr
15/01/2007, 21:25
Gustavo, o temporizador fica quase ao lado do puxador do capout. Tem q desmontar o forro.

emtsuhako
15/01/2007, 23:15
O meu temporizador fica logo atrás da caixa de fusíveis...

emtsuhako
15/01/2007, 23:16
Falando na caixinha preta, o Marcão, da MacLada, explicou a mesma coisa que o João, da Bomer, escreveu... tem nada a ver com temporizador mesmo...

Trajedia
17/01/2007, 17:15
Esta caixinha controla a ação da valvula EGR (aquela bandeiginha no coletor de escapamento), frio esta inoperante e quente operante.
Não se preocupe, só serve para controle de emições (do gas - N.O.X)

Peter
17/01/2007, 17:24
Ela que tira aquele cheiro horrivel dos gases ????

friedmann
18/01/2007, 09:43
gente, aquela caixinha é na verdade um controle da ignição mesmo, até com os carros a platinado.
a função dela é evitar que haja pré-ignição( bater pino), o circuito funciona paralelamente com o sistema de ignição, , detectando condições em que haveria essa batida de pino. Existe dentro dela um circuito eletrônico elaborado de tal maneira que analisa o ponto de ignição e a rotação do motor e através de combinações pré determinadas ela " regula" o motor para que, caso ele entre fora desses parâmetros, faça ele retornar ao ponto ideal.... Como ela faz isso??
ela dá pequenos cortes ( imperceptíveis ) na ignição, fazendo assim motor entrar num regime melhor pra rodar, detalhe: se vc desligar ela , o carro funciona normalmente, porém sem esse recurso..
no meu ela tava torrada e tirei fora o chicote e tudo...

friedmann
18/01/2007, 09:45
Ela que tira aquele cheiro horrivel dos gases ????
gente, aquela caixinha é na verdade um controle da ignição mesmo, até com os carros a platinado.
a função dela é evitar que haja pré-ignição( bater pino), o circuito funciona paralelamente com o sistema de ignição, , detectando condições em que haveria essa batida de pino. Existe dentro dela um circuito eletrônico elaborado de tal maneira que analisa o ponto de ignição e a rotação do motor e através de combinações pré determinadas ela " regula" o motor para que, caso ele entre fora desses parâmetros, faça ele retornar ao ponto ideal.... Como ela faz isso??
ela dá pequenos cortes ( imperceptíveis ) na ignição, fazendo assim motor entrar num regime melhor pra rodar, detalhe: se vc desligar ela , o carro funciona normalmente, porém sem esse recurso..
no meu ela tava torrada e tirei fora o chicote e tudo...