Ver Versão Completa : Vazamentos Motor L 200 (dicas)
fortal4x4
28/12/2006, 10:07
Olá amigos do fórum, mais uma vez estou aqui para tirar duvidas dos amigos profundos conhecedores de L 200 (Sr. Ewerton Jr. e Cia). Possuo uma Pajero 1993 com motor 2.5 turbo diesel intercooler, o mesmo que equipa as L 200. Fiz esse motor completo, e ele esta atualmente com 30.000 Km rodados. Apesar de que ele não precisava ter sido feito completamente, pois ele estava apenas com 190.000 km, e o problema que ele apresentou, segundo o dono da empresa que fez o serviço de retifica (não desmontou e nem montou), me falou que o motor havia "rodado um bronze", e que apenas seria necessário retificar apenas aquele cilindro, e não o motor completo, inclusive cabeçote (Tampão), como o mecânico ladrão que fez o serviço de desmontagem e montagem do meu motor me fez fazer. Mas como eu não entendia nada de mecânica diesel, e já conhecia esse mecânico, de algumas trilhas (também tenho um niva com motor ap), confiei na palava desse ladrão.
Mas voltemos ao tópico: O motor esta completamente cheio de vazamentos, vaza por todo canto. Começou pelo engate da bomba de vácuo do freio, depois foi pras juntas da tampa de valvulas, do carter e agora retentor da volante. Gostaria de saber se isso poderia ser algum problema na montagem? algum suspiro do motor entupido? ou as juntas que foram ultilizadas foram de má qualidade? foram ultilizadas juntas da marca MANDO e no cabeçote (a única que não deu problema usei da marca AJUSA.Aguardo dicas dos amigos.
Fortal4x4,
Eu não sou mecânico. Apenas curioso. Mas pelos seus relatos, tá me parecendo que os problemas foram decorrentes da utilização de juntas de baixa qualidade na montagem do motor. Pode até ter acontecido de não ter sido utilizada aquela "cola" que auxilia na junção das partes metálicas e que complementa a função das juntas.
Um abraço,
Roberto Gomes
02/01/2007, 18:02
O mecânico pediu para você rodar uma certa kilometragem e depois reapertar os parafusos (retorquear)?
fortal4x4
03/01/2007, 07:48
O mecânico pediu para você rodar uma certa kilometragem e depois reapertar os parafusos (retorquear)?
Olá amigo Roberto Gomes, não, o mecânico não me falou em nada de retorquear os parafusos. Será esse o problema? Inclusive, estou parando o carro hoje na oficina (outra oficina), para ver se consigo solucionar esses vazamentos; Após um feriadão de fim de ano bem esticado nas praias do ceará, mandei lavar o carro por completo, inclusive motor, pra ajudar na identificação dos vazamentos.
Vamos ver no que e que dá agora, vlw, um abraço. Aguardo mais colaborações dos amigos leitores.
ligue o carro e verifique o respiro, se estiver saindo muita fumaça ou vc perceber que a pressão é excessiva, é algum pistao vazando compressão.
só pode ser, pra acontecer tanto vazamento.
fortal4x4
16/01/2007, 00:00
ligue o carro e verifique o respiro, se estiver saindo muita fumaça ou vc perceber que a pressão é excessiva, é algum pistao vazando compressão.
só pode ser, pra acontecer tanto vazamento.
caro companheiro ARKOV, você esta com toda a razão, já descobri que o problema era exatamente esse. O pior e que meu motor estava com apenas 35.000 km rodadados, o problema e que o cidadão que fez meu motor, além de ser um ladrão, ainda cometeu um erro grotesco de montagem, que acarretou na quebra dos bicos refrigeradores de pistão. e por isso deu deficiência na lubrificação, e os pistões ficaram azulados e os anéis de segmento foram pro espaço. Além de que as bronzinas estavam arranhadas, caracterizando que tinha sujeira durante a montagem.
cara, pense num prejuízo que esse elemento me deu. Abri um novo tópico para discutir esse assunto: L 200 - motor se acabou com 35.000 km
J. G. Junior
17/01/2007, 09:25
Caro colega,
Estarei na próxima semana trocando o retentor da polia de minha L200. Com 90.000km e está apresentando um pequeno vazamento. Vou comprar o retentor da "MANDO".
Conversei com o mecânico e ele me disse que nunca teve reclamações a respeito dessa peça. Por garantia vou trocar as correias dentadas ( DYCO - que foram subst. nos 50.000km), pois se o óleo chegar nelas, sua vida útil diminue. O retentor original MIT é quase 4 X o preço desse da MANDO.
No mais o motor continua sem problemas. Consumo o mesmo ( +/_ 9 km/l) , dependo do pé vai pra mais ou menos...rsrsrsr.
O que francamente não entendo nessas retificas de motor é o retorqueamento ( reaperto). Por que um motor que é montado em fábrica não necessita de reaperto e depois que é aberto por uma retífica tem que ser reapertado???
Talvez a necessidade do reaperto é que a maioria das oficinas não possuem a ferramenta com indicação de torque!
Talvez a necessidade do reaperto é que a maioria das oficinas não possuem a ferramenta com indicação de torque!
Também na maioria das vezes as peças substituídas não são originais!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.