PDA

Ver Versão Completa : Manivela de partida. Funciona?

Reginaldo B
27/12/2006, 13:18
Amigos, outro dia deu problema no arranque do russo, e pra fazer pegar no tranco foi uma dureza, pois a viatura é pesada e o espaço lá em casa é meio inclinado.
Então lembrei da tal manivela de partida, que quando comprei meu Niva veio sem. Penso em adquiri-la pra essas emergências e pergunto pra quem já usou:
Funciona, é difícil pra fazer pegar o motor, etc??

fabioaguilera
27/12/2006, 14:52
Reginaldo

Funciona sim. Já vi mta gente satisfeita com o acessório.

O alerta do Sr. João da Bomer é que vc proteja suas... bem... digamos.. "áreas particulares", pois assim que o motor pega a manivela é expulsa com certa violência contando também com um pequeno giro no sentido contrário durante a expulsão.

É garantia de felicidade. Verifique se seu quebra-mato ou outros acessórios na frente da viatura não podem atrapalhar o manuseio da mesma.

Abraço,

Fábio

Rones Jr
27/12/2006, 15:12
Bem...diante dos alertas...vou preferir empurrar. Usei por duas vezes...uma pegou outra não. A que pegou foi em teste...carro tava normal...na outra foi naqueles piri-paques no Niva quando quente que o arranque sequer dá sinal...o que me faz suspeitar que haja causas além do arranque.

Reginaldo

Funciona sim. Já vi mta gente satisfeita com o acessório.

O alerta do Sr. João da Bomer é que vc proteja suas... bem... digamos.. "áreas particulares", pois assim que o motor pega a manivela é expulsa com certa violência contando também com um pequeno giro no sentido contrário durante a expulsão.

É garantia de felicidade. Verifique se seu quebra-mato ou outros acessórios na frente da viatura não podem atrapalhar o manuseio da mesma.

Abraço,

Fábio

pedrodoniva
27/12/2006, 15:35
Nunca consegui fazer o carro pegar,mas isso devido ao mata cachorro que impede uma volta completo da manivela... Mas consegui encaixar e girar um poukinho...Tem tudo pra funcionar!!!

quacula
27/12/2006, 18:50
Olá, eu tenho uma manivela no meu e sei q funciona, já funcionei, mas devido a pekenos "tóquinhos" q minha namorada dá com o niva acabou q nao entra mais.. é foda.. mas olha, eu posso falar, funciona sim e meu, é meia volta.. ja resolve...

emtsuhako
27/12/2006, 21:11
Reginaldo, eu usei uma única vez e funcionou!!! Minha bateria havia arriado depois de eu ficar quase um mês reformando o russinho por dentro e com o som ligado... qdo terminei, fui ligar e nada... é duro ser ignorante como eu... rsrsrs... mas usei a alavanca e o carro pegou na primeira manivelada... só que a alavanca voltou com tanta força que bateu na costa de minha mão direita... ficou roxa... é bom tomar cuidado com isso... realmente a manivela costuma ser cuspida para fora, portanto, cuidado com as bolas...

Freitas
27/12/2006, 23:18
No meu não veio alguem saber me dizer se encontro em
algum lugar esta manivela.
Obrigado.

gbpereira
27/12/2006, 23:25
Alguem teria uma foto desta manivela?

Gustavo Niva
28/12/2006, 10:27
Mais tarde eu posto uma foto, to no trabalho e a máquina em casa...

Comprei a minha na Apoio4x4, ou Alternativa4x4, não lembro... 20R$, mas deve ser bem fácil de copiar...

emtsuhako
28/12/2006, 10:50
Freitas, é possível que vc encontre na Sarancar (www.sarancar.com.br), Bomer (www.bomer.com.br) ou na Apoio 4x4 (www.apoio4x4.com).

gbpereira, segue fotos da manivela...

Pessoal, originalmente, onde é guardada essa manivela? No cofre do motor junto com o macaco? No porta-malas? Ou em algum compartimento específico?

Peter
28/12/2006, 11:00
A minha esta aqui!!!

Peter
28/12/2006, 11:10
A manivela encaixa nesta polia do motor.

emtsuhako
28/12/2006, 11:22
Valeu Peter! Verei se a manivela fica bem firme lá... nesse local tb vai o macaco... tem que verificar se somente uma tira de borracha segura bem a manivela...

Alexsou
28/12/2006, 13:06
Pessoal!

Como meu Niva estava ruim de bateria e eu ruim de bolso, resolvi adquirir a manivela, porque saía mais barato que uma bateria nova!:mrgreen: . Só não comprei porque não sei se o radiador que está na viatura é original ou ele desceu um pouquinho! Só sei que ele encobre o furo para a entrada da manivela!

Então, a título de informação, informo que há três meses atrás quando fui comprar, encontrei na Casa do Lada (http://www.casadolada.com.br/) o preço mais em conta para essa manivela: R$ 36,00 (novinha).

Na Bomer, o cara estava pedindo R$ 60,00 (usada) e na Sarancar não tinha! Na Lad4x4 eles também tinham, só que era mais cara do que na Casa do Lada, mas eu não me lembro o quanto.

Mas essa manivela me parece ser fichinha p'ra vocês fabricarem! O pessoal daqui do fórum fabrica coisas muito mais complicadas e incríveis! Confesso que às vezes fico de queixo caído! Ou eu sou muito burro ou a turma está acima da média! Como eu não vou ficar aqui queimando meu filme, procuro acreditar piamente na segunda opção!

Um abraço a todos!

Alex

Vanderlei
28/12/2006, 21:11
na verdade a finalidade da manivela não é dar a partida e sim por o motor no ponto. em condições extremas de baixa temperatura (no inverno la na Russia) é necessário dar algumas voltas no motor antes de dar a primeira partida afim de minimizar o esforço do motor de arranque, mais funciona bem aqui quando o niva não tem partida.

fabioaguilera
28/12/2006, 21:57
Vanderlei, segundo o Sr. João da Bomer, a função da manivela é dar partida mesmo. Acrescentou informando que o Niva vinha com ttas ferramentas pq a intenção era garantir que grandes distâncias fossem percorridas e qqer pequeno contra-tempo mecânico vencido pelo próprio motorista. Exemplo disso é que além da manivela, das várias chaves, bomba de ar, vinha tb uma espécie de pé-de-cabra para se arrancar o pneu da roda e trocar a câmara na estrada mesmo.

A orientação que recebi p/ utilizar a manivela foi: Posicionar-se lateralmente em relação à manivela, levar o motor lentamente até o ponto de ignição (dá pra sentir a resistência) e girar rapidamente a partir daí. "Afrouxar" a mão, pois em menos de 3/4 de volta o motor funcionará. Claro, tudo isso feito com a parte elétrica ligada.

Abraços

fabioaguilera
28/12/2006, 22:00
Pensei (que milagre) numa coisa agora que pode evitar o retorno da manivela.

Pra quem vai "fabricar" uma destas, poderia usar uma catraca na primeira curva da manivela (saindo do motor). Deste modo, quando o motor girar, o retorno será "absorvido" pelo giro da catraca. Que tal?

Melhor eu ir dormir.... hehehehe

Fui

Vanderlei
30/12/2006, 14:36
OK Fábio, mais no manual do mecânico LADA diz que é pra por no ponto e aliviar a partida no inverno. mais mudando de pato pra ganso, faz tempo que você tem esse niva 95? tentei comprar esse niva algum tempo atraz quando estava anunciado na webmotors. ainda tem o guincho elétrico? belo carro !!! comprei um 95 na tentativa de passar a diesel mais até agora não conssegui autorisação. tenho um motor AP diesel 2.0 pronto pra rodar fica ótimo no niva

fabioaguilera
30/12/2006, 14:48
É, Vanderlei... tá do jeitinho que eu comprei, mas fiz várias melhorias nele.
Apesar da baixa km, o dono só trocou o óleo e pôs combustível. Imediatamente troquei todos os pivôs e terminais, cruzetas, corrente, esticadores, meia-lua, filtros, limpeza do arrefecimento e váááárias outras coisas. De mecânica só falta o escape que terá que ser refeito pois está cheio de gambiarras. Depois começará a luta por dentro pra recuperar alguns acabamentos que estão com alguns probleminhas.

Qdo vi o carro, percebi que tinha potencial de ficar zerado e fui pra cima apesar do preço salgado.

Quanto ao motor, na minha modestíssima opinião, sou contra a troca por qqer outro que não seja do próprio Niva. No que se refere às questões legais, prefiro a tranquilidade. A chance de vc ter um problema grave com isso é grande. Mas, minha voz é uma entre dezenas de adeptos à troca por APs, Fiats, etc....

Abraço,

Fábio Aguilera

Vanderlei
30/12/2006, 15:55
Pois é Fabio. eu tambêm sou contra a troca de motor. o original sem dúvidas é o melhor pro niva. estava penssando no diesel por questão de economia mais ja estou me convencendo a passar o meu pra alcool que no momento é uma boa opção. quanto ao niva, dei sorte de achar esse meu. está ótimo. sou o 3º dono, tem apenas um pequeno amassado perto do capô e esta sem o quebra, sol o restante esta nota 10. demorou pra achar .

emtsuhako
17/04/2007, 09:36
na verdade a finalidade da manivela não é dar a partida e sim por o motor no ponto. em condições extremas de baixa temperatura (no inverno la na Russia) é necessário dar algumas voltas no motor antes de dar a primeira partida afim de minimizar o esforço do motor de arranque, mais funciona bem aqui quando o niva não tem partida.

A orientação que recebi p/ utilizar a manivela foi: Posicionar-se lateralmente em relação à manivela, levar o motor lentamente até o ponto de ignição (dá pra sentir a resistência) e girar rapidamente a partir daí. "Afrouxar" a mão, pois em menos de 3/4 de volta o motor funcionará. Claro, tudo isso feito com a parte elétrica ligada.

Pessoal, alguém me diz, pelas duas citações acima, eu posso aliviar o esforço no motor de arranque bastando apenas usar a manivela para colocar o motor no ponto... se eu fizer isso, tb poupo a bateria??? Pergunto isso pq ultimamente tenho usado pouco meu Niva e a bateria, geralmente, fica pouco carregada... e se ficar usando muito para dar partida, ferra-se a bateria de vez...

garrett
17/04/2007, 09:54
Só para reforçar, tenho a alavanca original e funciona !!! nunca precisei usar em emergência, só para teste.

Rones, esta semana aconteceu o lance do arranque comigo, virei a chave 2 vezes e nenhuma resposta, n terceira, do nada, voltou ao normal ...sendo q a minha bateria esta normal, alguém sabe o q pode ser?

fabioaguilera
17/04/2007, 09:55
Sem dúvida! Qqer coisa que vc faça neste sentido vai diminuir o esforço do motor de arranque.

Outra dica é acionar a embreagem pro motor ter menos coisa pra virar.

Abraço

Rones Jr
17/04/2007, 10:15
Garret,

Disparado este é um dos mais chatos problemas de meu e de muitos Nivas. Antes era o carro esquentar (em trilha, trânsito...) e não o motor, mas o arranque apagava, imagina isso no meio do engarrafamento...
Desmontei tudo, troquei tudo....passava uns 10 - 15 dias, beleza tudo certo....e pimba! Sempre tinha que esperar uns 15 - 30 minutos e pum...pegava como se nada tivesse acontecido. Fiz tudo que falaram na lista dos camaradas...relê auxiliar...aterramento reforçado...chave de ligação MB...tudo, passou uns 3 meses...eu todo feliz...um dia parei pra abastecer....com o carro frio e nada....agora além de quente ...nem frio pegava....perdi mais alguns dos poucos fios de cabelo que me restam....e voltei bufando no eletricista...dos 3 parafusos...um tinha caído...segundo o garotão lá...isso desalinhou o arranque...e tal...refixamos...e tome uns 10 meses de pura felicidade...até deixava o carro morrer propositalmente no engarrafento...rssss
Em minha última viagem (tá no post: relatório de viagem) o danado do fantasma apareceu de novo...não sei mais o que fazer, mas já to procurando na Net um arranque nacional que seja compatível....já vi relatos de três modelos: 147/Uno até 90, Pampa CHT e Santana...
Na última viagem pareceu ser algo ligado à vibração...sei ´lá...já que o carro tava frio (descida de serra) e quando fiquei parado em plena BR....no meio da pista (imagina eu e esposa saindo correndo do carro pra empurrar pro canto!!!!)....tava com tanta raiva que dei umas porradas com uma trava de volante no arranque e quase parti pela metade o cabo de aterramento de tabnto puxar...coincidência ou não...imadiatemente depois o danado pegou e ainda fez barulho de arranque 2008!
Acho que só o mestre Sukys pode nos salvar!! SpectroSukys onde estás?

Só para reforçar, tenho a alavanca original e funciona !!! nunca precisei usar em emergência, só para teste.

Rones, esta semana aconteceu o lance do arranque comigo, virei a chave 2 vezes e nenhuma resposta, n terceira, do nada, voltou ao normal ...sendo q a minha bateria esta normal, alguém sabe o q pode ser?

garrett
17/04/2007, 10:31
Cara, isto é incrivel, é a primeira vez q aconteceu e voltou do nada. Aconteceu 2 vezes no mesmo dia (foi no dia em q mais surrei o carro : )) ).

Seria bom abrir um tópico pra isto !!??

Rones Jr
17/04/2007, 11:52
Garret,

acho que já tem....digite "arranque" na pesquisa...

emtsuhako
17/04/2007, 12:16
Fábio, sempre faço isso... pisar na engreagem ao dar a partida... exceto nos carros mais novos, já que os manuais não recomendam que pise na embreagem ao dar partida...

Sukys
17/04/2007, 17:31
...tava com tanta raiva que dei umas porradas com uma trava de volante no arranque e quase parti pela metade o cabo de aterramento de tabnto puxar...coincidência ou não...imadiatemente depois o danado pegou e ainda fez barulho de arranque 2008!
Acho que só o mestre Sukys pode nos salvar!! SpectroSukys onde estás?

Mestre, eu? Mas nem de bateria da escola de samba Viradouro do 4X4, mas como fez menção ao meu espectro, vamos lá. :-)

Arranque sem funcionar do nada... deu uma porradas pra desabafar... barulhinho versão 2008... que tal checar se as escovas do indutor não estão presas em seus alojamentos ou com molas com pouca pressão, talvez até enferrujadas?

Analise de defeito à distância é coisa complicada, já que pra fazer isso o ideal é checar outros indícios, como o som de tec-tec do automático, a alteração da tensão elétrica quando se dá a partida, e vai por aí afora, mas como chute com alguma chance de gol, fica a dica.

Sds,
Sukys

Luciano SHAKALL
17/04/2007, 18:12
acho que já tem....digite "arranque" na pesquisa...CAmaRAdas, eu fiz isso...
Encontrei 5 tópicos falando A MESMA COISA (dois, inclusive com o mesmo nome :parede: ) e poucos posts em cada um deles: O menor com 2 posts, dois com 3 posts,
um com 9 posts e outro com 16 posts... :putz:

A fim de facilitar a busca/pesquisa, tomei a liberdade de solicitar a um dos moderadores que "fundissem" os tópicos, no qual, fui prontamente atendido. :dance:

A quem possa interessar: O tópico sobre Motor de arranque (motor de partida) é: Motor de Arranque para Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1968&highlight=arranque) .

PS.
Sem querer ser chato (mas já sendo...): Vamos deixar esse tópico para a Manivela de Partida?... :mrgreen:
.

Rones Jr
17/04/2007, 18:18
ótima idéia.

emtsuhako
17/04/2007, 22:25
Segue desenho esquemático e fotos das pontas da manivela... D é diâmetro e L o comprimento do eixo... as medidas estão em centímetros... quem não entender o desenho, é só perguntar...

Luciano SHAKALL
18/04/2007, 04:55
Pode crê, Emtsuhako... Valeu mesmo!!! :palmas:

Só mais um detalhe (na verdade são dois, hehehe...): :mrgreen:

- Na terceira foto, onde aparece a empunhadura (não me entendam mal...) da manivela, a ponta fica segura na mão enquanto a manivela gira por dentro (xíííííí... :rolleyes: )
(tipo como se você rodasse com a mão os pedais de uma bicicleta), ou ela "gira na mão" mesmo - deslizando na mão - (peça única) :?:

- Na segunda foto, aquela fenda que aparece na ponta, e que a deixa parecida com... Bom, deixa pra lá! :oops: Aquela fenda existe mesmo, ou é desgaste :?:

VALEU Mais Uma Vez :concordo:
.

emtsuhako
18/04/2007, 07:46
Luciano, blz? Vamos às suas dúvidas:

1. a empunhadura gira em falso, isto é, não é fixa, desse modo não caleja as mãos... opsss... rsrsrs;

2. não existe fenda não... como ainda não sei mexer direito nos recursos da máquina digital, saiu meio fora de foco a foto... o que parece uma fenda na verdade é marca do molde para se fazer a barra de aço... ufa!!! É o mesmo efeito qdo se une as duas partes do ovo... opsss... da Páscoa... saca???

Só para esclarecer, o desenho da ponta eu detalhei, como vc pode ver no desenho destacado... Qq coisa, é só chamar!!!

Savius
18/04/2007, 16:40
Parabés a Todos....

Pois eu duvido que em algum outro lugar, tenha tanta gente se empenhando para ajudar outros camaradas como aqui neste forum!!!

Isso prova que ser Niveiro não é só gostar ou ter um NIVA, é muito mais do que isso....é um estado de espirito.

Parabéns a todos e à nossa comunidade em geral!!!

GARCIA/SP
18/04/2007, 18:18
Segue desenho esquemático e fotos das pontas da manivela... D é diâmetro e L o comprimento do eixo... as medidas estão em centímetros... quem não entender o desenho, é só perguntar...

O melhor dessas fotos é o fundo que foi utilizado..hehehehehehE...Salve a gloriosa S.E. Palmeiras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abss!!!

emtsuhako
19/04/2007, 08:19
O fundo da gloriosa Academia foi proposital... rsrsrs...

Savius, o mais legal desse Fórum é trocarmos e agregarmos idéias... e, melhor, com a participação de niveioros de todo o Brasil e de alguns outros países...

Luciano SHAKALL
25/04/2007, 16:32
Galera, recorrendo novamente à CAmaRAdagem que é peculiar ao NIVEIROS (puxa-saco... :mrgreen: ) tenho outro pedido a fazer:
Seguinte: Vou mandar fazer a manivela em um torneiro (Valeu pelas fotos, Emtsuhako :concordo: ), maaaaas....
Não tenho a entrada!!!!!!! Explico: O antigo dono (acho que devido a ferrugem) TAPOU aquela entradinha da manivela (tinha uma na carroceria e outra no para-choques, certo?). Tem como alguém fazer uma espécie de "gabarito" pra marcar onde deve ser refurado?
Meu motor "está fora", mas acho que, talvez, com ele no lugar, dê pra fazer uma marcação "de dentro pra fora", e realizar o corte.
É isso mesmo, ou eu tô viajando?

Fico no aguardo...
VALEU!!!
.

Mauricio Rossetto
25/04/2007, 22:17
Acho que vou instalar uma manivela pro lado de dentro do carro, assim agente ajuda ele :-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

Rones Jr
25/04/2007, 23:32
Shakal...tem uma entrada no parachoque original...pode ser que em seu caso esteja ela por trás da borracha...verifique...

Luciano SHAKALL
26/04/2007, 04:29
"...tem uma entrada no parachoque original...pode ser que em seu caso esteja ela por trás da borracha..."Rones, pode Crê!
"Num" é que essa anta que vos fala não tinha se ligado niso???? :parede: :parede: :parede:
Mas havia uma entrada na carroceria também, não?
SE a entrada do para-choques estiver lá, escondidinha atrás da borracha (não é possível que o antigo dono tenha metido (OPS!) "massa de funileiro" no "duralumínio"...),
ELA vai ser o "meu gabarito"... :dance:
VALEU!!! :concordo:

Rones Jr
26/04/2007, 09:40
Sim, o furo da carrocereia é alinhado com o furo do parachoques...

Rones, pode Crê!
"Num" é que essa anta que vos fala não tinha se ligado niso???? :parede: :parede: :parede:
Mas havia uma entrada na carroceria também, não?
SE a entrada do para-choques estiver lá, escondidinha atrás da borracha (não é possível que o antigo dono tenha metido (OPS!) "massa de funileiro" no "duralumínio"...),
ELA vai ser o "meu gabarito"... :dance:
VALEU!!! :concordo:

emtsuhako
26/04/2007, 12:19
Luciano, depois posto desenho com as dimensões do furo...

Chico_NIVA
17/06/2010, 14:04
Olá amigos, minha dúvida é:
Consigo fazer o russo funcionar com a manivela tendo bateria descarregada ou ela tem que estar carregada para funcionar no braço?
Abraços

Girti
17/06/2010, 14:09
Olá amigos, minha dúvida é:
Consigo fazer o russo funcionar com a manivela tendo bateria descarregada ou ela tem que estar carregada para funcionar no braço?
Abraços

Teoricamente, a manivela serve justamente para situações nas quais a bateria ou o motor de partida estejam com problemas, mas cabe observar que, caso o problema esteja na bateria, o alternador precisa estar em ordem, pois o motor precisa de eletricidade para funcionar (velas, bobina, luzes de freio, etc...). Se o alternador estiver OK e o motor regulado (para pegar com facilidade), a manivela deverá resolver!

MUITO, mas MUITO cuidado meeeesmo ao usar a manivela, um contragolpe da mesma poderá quebrar o seu braço!

Alex M Card
05/07/2010, 15:09
Quando eu finalmente consegui comprar uma manivela de partida para o Donatello, descubro que a polia do motor dele já foi trocada e n possui o prolongamento no qual a manivela se fixa para rodar :parede:

Girti
05/07/2010, 15:20
Quando eu finalmente consegui comprar uma manivela de partida para o Donatello, descubro que a polia do motor dele já foi trocada e n possui o prolongamento no qual a manivela se fixa para rodar :parede:

Hehehe... sacanagem... Mas deve ser possível retornar à polia oroginal, não?

Ricardo Goes
05/07/2010, 21:24
Pessoal!! Me desculpem se vou ser bobo, mais não aguentei com os papos da "manivela". Já rí muito por aqui e não sei por que, mais sei de que..rsrsrsrs Fico imaginando os caras girando a parada... Vou pedir para minha sogra dar uma "manivelada forte" enquanto sento o dedo no Jumento!!! posto depois....

Chico Almeida
05/07/2010, 21:24

Alex, boa noite.

Não foi a polia que foi trocada e sim a porca de fixação. A polia é lisa e o engate da manivela pega na porca que tem tipo um recorte que é justamente para quando o motor pegar a manivela ser expulsa em direção ao parachoque. Ao menos, no meu caso, aconteceu isso. Tive um 95 com manivela e, fui tentar dar a partida com ela só pra testar e quando o motor pegou, ela deu um tranco pra frente do carro mas, como nosso colega Girti alertou, é uma senhora porrada, sorte que eu estava fora do alcance de giro e segurando só pela parte reta, se não fosse isso, provavelmente teria me machucado. Depois, analisando a manivela e a porca, ambas estavam gastas, dificultando o movimento de expulsão.
Desculpe a intromissão mas, em questões de segurança (e nas outras tambem....eheheh), no que puder e souber ajudar, não precisa nem perguntar.........

Um abraço,

Chico Almeida
05/07/2010, 21:27
Pessoal!! Me desculpem se vou ser bobo, mais não aguentei com os papos da "manivela". Já rí muito por aqui e não sei por que, mais sei de que..rsrsrsrs Vou pedir para minha sogra dar uma "manivelada forte" enquanto sento o dedo no Jumento!!! posto depois....

Rapaz.......sacanagem.........kkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço,

Alex M Card
07/07/2010, 00:49
Hehehe... sacanagem... Mas deve ser possível retornar à polia oroginal, não?

é possivel sim, só trocar a polia, ou a porca como o chico citou ai, colocando a original. Mas vai da uma trabalheira fudida, já que meu motor tah todo refeito, radiador trocado, tudo colocado e preso no lugar.... Ai n vale a dor de cabeça. Se um dia vier a dar problema e eu tiver q mexer, aproveito e mudo, do contrário deixo cm está. Se eu soubesse que a polia tava diferente desde o começo, já teria trocado, aproveitando q desmontei o carro todo. Fazer o q....

Girti
07/07/2010, 13:06
é possivel sim, só trocar a polia, ou a porca como o chico citou ai, colocando a original. Mas vai da uma trabalheira fudida, já que meu motor tah todo refeito, radiador trocado, tudo colocado e preso no lugar.... Ai n vale a dor de cabeça. Se um dia vier a dar problema e eu tiver q mexer, aproveito e mudo, do contrário deixo cm está. Se eu soubesse que a polia tava diferente desde o começo, já teria trocado, aproveitando q desmontei o carro todo. Fazer o q....

Você está certo, mesmo porque provavelmente você jamais vai precisar usar a manivela. Em 16 anos e trocentos Km de Niva, jamais precisei usá-la!

linfocito
14/06/2011, 00:58
Pergunta muito besta, mas: devo girar a manivela no sentido horário ou anti-horário? (não sei p/ que lado o motor gira).

Freitas
14/06/2011, 10:15
Deve rodar no sentido horario,no sentido antihorario ela sai da polia

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV
Campinas SP

Paulo EAR
14/06/2011, 20:59
boa noite.
tenho no meu niva, e nunca imaginei usar.....porem um dia a bateria tinha descarregado:x. tentei empurrar e nada da limusine se mexer....então tirei o quebra mato e usei a manivela. Na primeira vez, nem sinal de funcionar, mas depois da terceira tentativa......funcionou..... andei assim mais uns meses, e sem preocupação de ter o carro roubado:euforico:. Bastava levar a manivela. E quando voltava o pessoal olhava sem entender nada e eu fazia o carro funcionar so na manivela:dance:. Igual a um calhambeque.... E não tem tanto perigo assim, com o retorno dela.:)

gorbatchev
15/10/2011, 21:57
Olá,

Para os que nunca viram...

"GRAUÇÁ 4x4" - Lada Niva: Niva arrancado por manivela - Vídeo (http://grauca4x4.blogspot.com/2011/04/niva-arrancado-por-manivela-video.html)

E nesse caso ele nem "expulsou" a manivela.

Também estou atrás de uma dessas...

Abs!

Freitas
21/10/2011, 15:25
A minha manivela foi o torneiro quem fez
pega uma emprestada leva para um torneio
faz uma copia na medida no meu Niva foi feita mais longa devido ao guincho

Freitas
Campinas

jansevskis
30/11/2011, 09:18
Eu tento usar a manivela, porem é tão pesado de girar que não da nem sinal de pegar.
Alguem poderia informar se é tão pesado assim mesmo para girar?
Quais são os passos para fazer pegar?

Freitas
08/12/2011, 16:57
Eu tento usar a manivela, porem é tão pesado de girar que não da nem sinal de pegar.
Alguem poderia informar se é tão pesado assim mesmo para girar?
Quais são os passos para fazer pegar?

A chave tem que estar ligada e o niva desengatado