Conectar

Ver Versão Completa : Vibração na dianteira

MUTS
27/12/2006, 10:00
Fala ae galera!!

Vejam se alguém pode me ajudar...

Ontem estava na Dutra e o transito parou derrepente, tive que frear muito bruscamente para não colidir na traseira de um celta (graças a Deus parei a 1 dedo..)...

Após isso, já logo em seguida, quando fui sair com a viatura, senti uma vibração na dianteira em pequena velocidade, aparentemente na roda dianteira direita (lado passageiro) e que quando aumenta a velocidade ela desaparece.. Avibração e bem pequena e acima dos 30 km some...

Alguém sabe o que pode ter acontecido??? Pesquisei aqui no forum e nã achei nada parecido...

Muito obrigado

vnogueira
28/12/2006, 10:17
Fala ae galera!!

Vejam se alguém pode me ajudar...

Ontem estava na Dutra e o transito parou derrepente, tive que frear muito bruscamente para não colidir na traseira de um celta (graças a Deus parei a 1 dedo..)...

Após isso, já logo em seguida, quando fui sair com a viatura, senti uma vibração na dianteira em pequena velocidade, aparentemente na roda dianteira direita (lado passageiro) e que quando aumenta a velocidade ela desaparece.. Avibração e bem pequena e acima dos 30 km some...

Alguém sabe o que pode ter acontecido??? Pesquisei aqui no forum e nã achei nada parecido...

Muito obrigado

Muts,

Tá parecendo sintomas de Shimmy...mas não sei se pode ter havido alguma relação disso com a frenagem brusca...

Idela mesmo levar num mecânico para dar um checada se tem algum componente solto, terminal de direção com folga, enfim...

Abraço, sem ter ajudado muito!

Vitor

MUTS
28/12/2006, 12:05
Fala aee vnogueira...

Acho que não é shimmy não por dois motivos: primeiro que o samuca tá original, apenas com jumelos pouco maiores... e a segunda que estranho que aconteceu após a freada (que foi forte mesmo)...

mas acho que não vai ter jeito mesmo, só levantando ele e desmontado para ver o que aconteceu...

Abraços...

sidnei lima
28/12/2006, 12:14
Fala aee vnogueira...

Acho que não é shimmy não por dois motivos: primeiro que o samuca tá original, apenas com jumelos pouco maiores... e a segunda que estranho que aconteceu após a freada (que foi forte mesmo)...

mas acho que não vai ter jeito mesmo, só levantando ele e desmontado para ver o que aconteceu...

Abraços...

boa tarde tudo bem, eu acho o seguinte se vc freiou bruscamente e derrapou o pneu, de uma verificada nos pneus dianteiros pq eles podem estar com desgaste irregular devido a freiada, pq o sintoma que vc esta falando é tipico de desgaste irregular no pneu pq depois dos 30 km/h ele desaparece .

MUTS
28/12/2006, 12:37
Vou dar uma olhada Sidey, mas acredito que não seja o pneu, pois a vibração é constante como se a embreagem do carro estivesse ruim... e somente na saida, em pouca velociadade..

Abraços

Júlio Câmara
28/12/2006, 16:07
Com a frenagem forte provavelmente houve desgaste irregular dos pneus.
Se não foi nada brabo o suficiente para deixar o pneu "quadrado", dá para resolver com um balanceamento. Situação semelhante ocorre quando se fura o pneu e se coloca um tarugo - às vezes a pequena massa inserida gera um pequeno desbanceamento, daí que mesmo sem ter desmontado o pneu é necessário balanceá-lo.

MUTS
02/01/2007, 13:12
Aee galera!!

Acho que achei o problema..... aquela borrachinha (tipo um coxim) da barra estabilizadora....

Vou substitui-la para ver se é isso mesmo...

Alguém conhece alguma GENÉRICA???

Abraços

ricardo sabóia
02/01/2007, 14:43
Amigo já li não sei aonde, que a do estabilizador da HILUX SW4 serve (???) !

Abs, Ricardo.

MUTS
22/01/2007, 13:27
Realmente o problema da vibração eram as buchas da barra estabilizadora... e as da Hilux são iguaizinhas P&P!! 12,00 cada!!!

Valeu!!

diogo ludovico
23/01/2007, 10:57
Pessoal, meu samuka 97 está novamente com problemas.
Esta semana fiz uma viagem de +-1000km, e na estrada, quando estava entre 60-70 km/h e 100-120 km/h, o carro "tremia", diferente de shimmy, que o volante treme para os lados, este tremia para cima, como se o carro inteiro "pulasse", uma sensação parecida com estar passando em costelas de vaca!:shock:
nestas velocidades, o carro fica meio bobo, solto, jogando de um lado para o outro, tendo que ser "domado" o tempo todo.
Rodei só no asfalto, na BR 153, em um trecho duplicado e com o asfalto novo:shock:, então não posso culpar o asfalto pelo problema.
Alguem já teve um problema parecido?

Fabil
23/01/2007, 15:51
seus amortecedores estao bons??? suas buchas dos links da suspensao estao boas?? se precisar de buchas eu fabrico...
seus pneus nao estao "quadrados" nao?

T+

diogo ludovico
23/01/2007, 17:07
Fabil, minhas buchas são novas, assim como os peneus +-6000km, oque aconteceu foi que um amortecedor dianteiro estourou, e a garantia cobriu, assim estou com 1 novo e 1 antigo na dianteira, com uma diferença de 5000 km entre eles. Será que pode ser isso?

Fabil
23/01/2007, 17:33
nao... diferenca de 5mil km entre um amortecedor e outro nao quer dizer nada.. se ambos amortecedores estao bons, sao do mesmo fabricante e modelo, nao dao problema nao...

suas rodas nao estao com lama agarrada por dentro do aro nao ? uma vez uma roda minha devia ter uns 2kg de barro seco agarrado do lado de traz... dava uma vibracao assustadora...

vc disse que as buchas sao novas.. vc trocou a quanto tempo ? colocou originais ou mandou fazer de PU ? e se for de PU qual o shore dele ?
ou adptou de borracha mesmo de algum carro nacional ?
T+

diogo ludovico
24/01/2007, 19:07
Fabil, minhas buchas são originais na dianteira (de borracha) e de poliuretano na traseira (novas), hoje acabei encontrando o problema, que estava em um dos parafusos que prendiam uma das buchas traseiras, que era mais fino do que devia (perdi o referido em uma trilha e o mecanico colocou este), assim a fim de testar passei o parafuso para o outro lado do carro e o problema mudou de lado!!:shock:
Resultado, um parafuso de R$ 3,50 fez uma put*#@ diferença. troquei o parafuso e o problema sumiu!!:palmas: