Ver Versão Completa : Vibração na dianteira
Fala ae galera!!
Vejam se alguém pode me ajudar...
Ontem estava na Dutra e o transito parou derrepente, tive que frear muito bruscamente para não colidir na traseira de um celta (graças a Deus parei a 1 dedo..)...
Após isso, já logo em seguida, quando fui sair com a viatura, senti uma vibração na dianteira em pequena velocidade, aparentemente na roda dianteira direita (lado passageiro) e que quando aumenta a velocidade ela desaparece.. Avibração e bem pequena e acima dos 30 km some...
Alguém sabe o que pode ter acontecido??? Pesquisei aqui no forum e nã achei nada parecido...
Muito obrigado
vnogueira
28/12/2006, 10:17
Fala ae galera!!
Vejam se alguém pode me ajudar...
Ontem estava na Dutra e o transito parou derrepente, tive que frear muito bruscamente para não colidir na traseira de um celta (graças a Deus parei a 1 dedo..)...
Após isso, já logo em seguida, quando fui sair com a viatura, senti uma vibração na dianteira em pequena velocidade, aparentemente na roda dianteira direita (lado passageiro) e que quando aumenta a velocidade ela desaparece.. Avibração e bem pequena e acima dos 30 km some...
Alguém sabe o que pode ter acontecido??? Pesquisei aqui no forum e nã achei nada parecido...
Muito obrigado
Muts,
Tá parecendo sintomas de Shimmy...mas não sei se pode ter havido alguma relação disso com a frenagem brusca...
Idela mesmo levar num mecânico para dar um checada se tem algum componente solto, terminal de direção com folga, enfim...
Abraço, sem ter ajudado muito!
Vitor
Fala aee vnogueira...
Acho que não é shimmy não por dois motivos: primeiro que o samuca tá original, apenas com jumelos pouco maiores... e a segunda que estranho que aconteceu após a freada (que foi forte mesmo)...
mas acho que não vai ter jeito mesmo, só levantando ele e desmontado para ver o que aconteceu...
Abraços...
sidnei lima
28/12/2006, 12:14
Fala aee vnogueira...
Acho que não é shimmy não por dois motivos: primeiro que o samuca tá original, apenas com jumelos pouco maiores... e a segunda que estranho que aconteceu após a freada (que foi forte mesmo)...
mas acho que não vai ter jeito mesmo, só levantando ele e desmontado para ver o que aconteceu...
Abraços...
boa tarde tudo bem, eu acho o seguinte se vc freiou bruscamente e derrapou o pneu, de uma verificada nos pneus dianteiros pq eles podem estar com desgaste irregular devido a freiada, pq o sintoma que vc esta falando é tipico de desgaste irregular no pneu pq depois dos 30 km/h ele desaparece .
Vou dar uma olhada Sidey, mas acredito que não seja o pneu, pois a vibração é constante como se a embreagem do carro estivesse ruim... e somente na saida, em pouca velociadade..
Abraços
Júlio Câmara
28/12/2006, 16:07
Com a frenagem forte provavelmente houve desgaste irregular dos pneus.
Se não foi nada brabo o suficiente para deixar o pneu "quadrado", dá para resolver com um balanceamento. Situação semelhante ocorre quando se fura o pneu e se coloca um tarugo - às vezes a pequena massa inserida gera um pequeno desbanceamento, daí que mesmo sem ter desmontado o pneu é necessário balanceá-lo.
Aee galera!!
Acho que achei o problema..... aquela borrachinha (tipo um coxim) da barra estabilizadora....
Vou substitui-la para ver se é isso mesmo...
Alguém conhece alguma GENÉRICA???
Abraços
ricardo sabóia
02/01/2007, 14:43
Amigo já li não sei aonde, que a do estabilizador da HILUX SW4 serve (???) !
Abs, Ricardo.
Realmente o problema da vibração eram as buchas da barra estabilizadora... e as da Hilux são iguaizinhas P&P!! 12,00 cada!!!
Valeu!!
diogo ludovico
23/01/2007, 10:57
Pessoal, meu samuka 97 está novamente com problemas.
Esta semana fiz uma viagem de +-1000km, e na estrada, quando estava entre 60-70 km/h e 100-120 km/h, o carro "tremia", diferente de shimmy, que o volante treme para os lados, este tremia para cima, como se o carro inteiro "pulasse", uma sensação parecida com estar passando em costelas de vaca!:shock:
nestas velocidades, o carro fica meio bobo, solto, jogando de um lado para o outro, tendo que ser "domado" o tempo todo.
Rodei só no asfalto, na BR 153, em um trecho duplicado e com o asfalto novo:shock:, então não posso culpar o asfalto pelo problema.
Alguem já teve um problema parecido?
seus amortecedores estao bons??? suas buchas dos links da suspensao estao boas?? se precisar de buchas eu fabrico...
seus pneus nao estao "quadrados" nao?
T+
diogo ludovico
23/01/2007, 17:07
Fabil, minhas buchas são novas, assim como os peneus +-6000km, oque aconteceu foi que um amortecedor dianteiro estourou, e a garantia cobriu, assim estou com 1 novo e 1 antigo na dianteira, com uma diferença de 5000 km entre eles. Será que pode ser isso?
nao... diferenca de 5mil km entre um amortecedor e outro nao quer dizer nada.. se ambos amortecedores estao bons, sao do mesmo fabricante e modelo, nao dao problema nao...
suas rodas nao estao com lama agarrada por dentro do aro nao ? uma vez uma roda minha devia ter uns 2kg de barro seco agarrado do lado de traz... dava uma vibracao assustadora...
vc disse que as buchas sao novas.. vc trocou a quanto tempo ? colocou originais ou mandou fazer de PU ? e se for de PU qual o shore dele ?
ou adptou de borracha mesmo de algum carro nacional ?
T+
diogo ludovico
24/01/2007, 19:07
Fabil, minhas buchas são originais na dianteira (de borracha) e de poliuretano na traseira (novas), hoje acabei encontrando o problema, que estava em um dos parafusos que prendiam uma das buchas traseiras, que era mais fino do que devia (perdi o referido em uma trilha e o mecanico colocou este), assim a fim de testar passei o parafuso para o outro lado do carro e o problema mudou de lado!!:shock:
Resultado, um parafuso de R$ 3,50 fez uma put*#@ diferença. troquei o parafuso e o problema sumiu!!:palmas: