Ver Versão Completa : Gasolina Podium No 16v do Suzuki´s
Joao Baeta
27/12/2006, 01:24
:arrow:Povo!
Estive conversando com o Estruc e me disse que o antigo Vitara 1.6 16v ano 99/00, ele botava gasolina podium (da BR), e fazia diferença.
Na aceleração.... O motor ficava esperto...O carro sentia mais "leve"... Limpa o motor(Aí é verdade)... e bebia menos do que o normal....
Será que é verdade?
Quero as http://www.websmileys.com/sm/fingers/fing03.gif já botaram ou não o podium no motores 16v dos Suzuki´s!
To querendo testar essa gasolina no meu Jimny :pensativo: :pensativo::pensativo::pensativo:
Abssssssssssssssssssss
Grassmann
27/12/2006, 08:15
Baeta,
A Podium, assim como qualquer outra gasolina de alta octanagem, é feita para carros com alta taxa de compressão. Os carros importados normalmente tem compressão maior do que os nacionais, principalmente os carros considerados esportivos.
A função desta gasolina é evitar que a gasolina que usamos em nosso País detone antes da hora quando comprimida, ocasionando a tão famosa "batida de pino".
Eu usei a Podium em uma moto, por recomendação do mecânico, e sinceramente não percebi diferença. Consome a mesma coisa, e anda a mesma coisa. Talvez mantenha mais limpa a câmara de combustão e o carburador, mas ainda prefiro pagar pra limpar de vez em quando do que pagar o preço da Podium.
Não sei se fará diferença no consumo e desempenho de nossos "brinquedos"... Mas se quer tentar, vá lá... Não faz mal algum, só ao bolso... :)
bcantunes
27/12/2006, 08:38
Pessoal, gasolina automotiva é mais ou menos o seguinte:
Gasolina tipo A - é a gasolina sem álcool, vendida das refinarias (Petrobras, já que as outras refinarias particulares - Ipiranga (RS) e Manguinhos (RJ) estão paradas desde o começo do ano porque o petróleo está caro demais e não compensa fazer o refino nestas empresas) para as distribuidoras (BR, Shell, Esso, Forza, etc). Esta gasolina não é vendida para o consumidor.
Gasolina tipo C - é a gasolina tipo A com a adição de álcool pelas distribuidoras. O teor de álcool varia com a vontade do governo em ajudar os usineiros de álcool e regular os estoques, normalmente entre 20% e 25% - hoje é 23%. A octanagem é de 83.
Essa é a gasolina "comum".
Gasolina tipo C "aditivada" - é a mesma gasolina comum, porém com aditivos que auxiliam a limpeza do sistema de injeção/carburador. É o que todo mundo deveria usar nos carros, já que vai evitando a formação de sujeira no sistema.
Essa é a gasolina "aditivada". Tem mesma octanagem da gasolina comum, então não tem como melhorar perforance nenhuma.
Gasolina Premium/Podium - É uma gasolina "aditivada" de maior octanagem (91 a 95).
Só vale a pena usar a Premium se o motor do carro for de alta performance (alta taxa de compressão) e no manual do carro for especificado usar este tipo de gasolina.
Se o motor tiver alta taxa de compressão e se usar gasolina comum/aditivada o que acontece é a "batida-de-pino" ou pré-detonação.
Se o motor tiver baixa taxa de compressão e se usar gasolina premium... tá jogando dinheiro fora! Não serve para nada...
Para os Suzukis com motor original o negócio é usar aditivada... o ganho não está na performance, mas em manter o sistema de injeção limpo.
É verdade que meu Vitara 8v bate pino em subidas leves em estradas quando estou em 5a. ou 4a. marcha à 80-90 km/h... mas acho que o ponto do distribuidor está mal regulado (se é que tem regulagem). Ainda não verifiquei isso, mas vou fazê-lo em breve.
Espero ter ajudado!
Abraços octanados!
diogoandre
27/12/2006, 09:57
Já coloquei no meu GV algumas vezes, realmente não fez muita diferença não. Acho que o efeito foi como o de qualquer gasolina de boa qualidade. Não lembro os números agora, mas a taxa de compressão do motor 2.0 16v dos suzukis fica um pouco abaixo da taxa que começaria a se beneficiar da alta octanagem da podium..
Grassmann
27/12/2006, 11:06
Diogo,
A taxa de compressão dos Vitaras 1.6 ou 1.6 16V é de 9,5/1. No seu caso (2.0 16V) não sei dizer.
De qualquer forma, a taxa de 9,5/1 está dentro da faixa aceitável para gasolina comum. A gasolina comum só começa a dar problemas de pré-detonação com taxas mais altas (algo acima de 10,5~11/1).
Entonces, gasolina Podium em Vitara 1.6 16V é mesmo jogar dinheiro fora...
Concordo com o Diogo e com o Grasmann.. Nesse final de semana do Natal coloquei a PODIUM e nao fez diferença alguma. Vou de aditivada e de posto BOM.. O Side reclama muito quando a gasolina não é da boa...
Jeanilson
27/12/2006, 13:31
Diogo,
A taxa de compressão dos Vitaras 1.6 ou 1.6 16V é de 9,5/1. No seu caso (2.0 16V) não sei dizer.
De qualquer forma, a taxa de 9,5/1 está dentro da faixa aceitável para gasolina comum. A gasolina comum só começa a dar problemas de pré-detonação com taxas mais altas (algo acima de 10,5~11/1).
Entonces, gasolina Podium em Vitara 1.6 16V é mesmo jogar dinheiro fora...
Já li não-sei-aonde que a gasolina Podium só fazia diferença em motores com taxa de compressão acima de 12:1. :pensativo:
Uma vez abasteci o Samurai que eu tinha com essa Podium. Eu senti que o jipinho ficou um pouco mais "esperto", principalmente na cidade, mas nada que compensasse devido à diferença de preço dos combustíveis :discordo:. E o consumo ficou praticamente o mesmo.
[]'s aditivados.
diogoandre
27/12/2006, 13:53
...O Side reclama muito quando a gasolina não é da boa...
É verdade, o meu GV tb fica bem caido se a gasolina é um pouquinho ruim, final de semana passado enchi o tanque no posto do carrefour e ficou bem caidão. 'Ainda bem' que meu carro bebe muito e a gasosa já tá acabando :)
lostensos
27/12/2006, 17:14
Aproveitando o tópico, o que compensa mais:
Usar gasolina aditivada ou usar a comum e aditivar com algum
produto?
Dizem que a gasolina aditivada é a mesma coisa que a comum,
porém "contém" alguns detergentes.
Será que tem mesmo? Não sabemos se tem e os caras
podem vender a comum p/ nós como aditivada...
Lógico, quando a diferença é pouca, não se compensa colocar
aditivo a parte, mas vejamos, será que o aditivo a parte
colocado de vez em quando não é melhor do que
usar diariamente uma gasolina aditivada? (se for aditivada mesmo...)
Grato
Joao Paulo
27/12/2006, 17:54
turma,
ouvi de alguns mecanicos e outros mexanicos que a aditavada é ruim justamente porque alguns dos aditivos atacam algumas borrachas, tubos ou outros componentes que ficam em contato com a mesma
procede?
Joao Baeta
27/12/2006, 18:41
turma,
ouvi de alguns mecanicos e outros mexanicos que a aditavada é ruim justamente porque alguns dos aditivos atacam algumas borrachas, tubos ou outros componentes que ficam em contato com a mesma
procede?
:arrow:Gasolina aditivada atacam algumas borrachas???
Não faz sentido!
abssssssssssssss
bcantunes
27/12/2006, 19:57
Besteira de mexânico!
A gasolina aditivada é melhor que a comum porque não deixa formar (ou pelo menos diminui) o acúmulo de resíduos (borra) no sistema de injeção/carburador.
O ideal é usar aditivada sempre!
Joao Baeta
27/12/2006, 21:12
:arrow:Taxa de compressão do Jimny é 9,5:1, Mas não deve fazer tanta diferença, né?
Sempre boto aditivada do Jimny/Samurai!
Abssssssssssssssssss
O que já fiz no meu GV por alguns meses foi abastecer só de comum e colocar uns 6 litros de álcóol a mais para deixar o motor mais esperto. E funcionou bem, barateou um pouco para encher o tanque e o carro ficou mais esperto nas arrancadas. Quem me recomendou foi um mecânico renomado em Suzukis daqui da minha cidade. Ele abastece assim no vitara dele.
Abraços..
Joao Baeta
27/12/2006, 21:51
O que já fiz no meu GV por alguns meses foi abastecer só de comum e colocar uns 6 litros de álcóol a mais para deixar o motor mais esperto. E funcionou bem, barateou um pouco para encher o tanque e o carro ficou mais esperto nas arrancadas. Quem me recomendou foi um mecânico renomado em Suzukis daqui da minha cidade. Ele abastece assim no vitara dele.
Abraços..
:arrow:Já tentou botar 50% de cada combustível? :mrgreen:
Mas o carro bebeu mais do que normal , né?
Absssssssssssssssssssssss
:arrow:Já tentou botar 50% de cada combustível? :mrgreen:
Mas o carro bebeu mais do que normal , né?
Bem, na próxima vez que abastecer vou tentar a sua sugestão quem sabe ela não é mais inteligente!?:palmas:
Agora respondendo sua pergunta: sim o carro consumiu um pouco mais de 9.5 a 9.0 km/l, mas fazendo as contas custoxbenefício vale a pena.. Teve um bom ganho na arrancada e isso no trânsito urbano conta bastante...
abraços....
Joao Baeta
27/12/2006, 23:08
Bem, na próxima vez que abastecer vou tentar a sua sugestão quem sabe ela não é mais inteligente!?:palmas:
Agora respondendo sua pergunta: sim o carro consumiu um pouco mais de 9.5 a 9.0 km/l, mas fazendo as contas custoxbenefício vale a pena.. Teve um bom ganho na arrancada e isso no trânsito urbano conta bastante...
abraços....
:arrow:bebeu como estivesse com a gasolina!!!!
Qnd vc botou 6 litros de álcool, o carro estranhou?
Deu uma tremida ou como estivesse normal?
Um amigo meu que é mecanico e tem um VW Van e antes era gasolina... e agora é 100% álcool!
Como ele fez:
80% de gasolina e 20% de álcool... vai mudando aos poucos.... 50% ambos....70% de álcool e 30% de gasolina e até 100% de álcool! Pois o motor foi acostumando... e está mais nervoso do que era antes!!! Só maluco que faz esse tipo de coisas...! :mrgreen:
Mas eu nunca tentaria :discordo:!!!!
Abssssssssssssssssssssssss
Bem, eu nunca tentaria algo TÃO radical assim e sempre respeitei essa proporção de 10% de álcóol junto a gasolina. O carro respondeu muito bem logo na primeira acelerada.
Abraços..
Joao Baeta
27/12/2006, 23:46
Bem, eu nunca tentaria algo TÃO radical assim e sempre respeitei essa proporção de 10% de álcóol junto a gasolina. O carro respondeu muito bem logo na primeira acelerada.
Abraços..
:arrow:bom.....
O que melhora afinal?
Aceleração..... retomada..... Etc? Ficou mais ágil do que 100% de gasolina?
Abs
Rafael Barretto
28/12/2006, 07:34
Hoje a gasolina que pomos em nossos carros é tão importante quanto ao óleo que usamos em nosso motor.
E tratando desse assunto está sendo questionado o uso da gasolina comum, aditivada, ou o uso do aditivo por fora. Porém vale lembrar que essa idéia de adicionarmos ao tanque de gasolina comum 6 litros de álcool, como informado, o próprio alcool é mais limpo que a gasolina, ou seja a tendência é limpar o sistema de admissão. Sem exageros. Apesar que só ponho gasolina comum no meu vitara.
Estou certo? Apesar da proporção baixa, mas valendo lembrar que já existe uma porcentagem de álcool na própria gasolina devido a regras do governo.
Joao Baeta
28/12/2006, 09:26
Hoje a gasolina que pomos em nossos carros é tão importante quanto ao óleo que usamos em nosso motor.
E tratando desse assunto está sendo questionado o uso da gasolina comum, aditivada, ou o uso do aditivo por fora. Porém vale lembrar que essa idéia de adicionarmos ao tanque de gasolina comum 6 litros de álcool, como informado, o próprio alcool é mais limpo que a gasolina, ou seja a tendência é limpar o sistema de admissão. Sem exageros. Apesar que só ponho gasolina comum no meu vitara.
Estou certo? Apesar da proporção baixa, mas valendo lembrar que já existe uma porcentagem de álcool na própria gasolina devido a regras do governo.
:arrow:Vc também bota 6 litros de álcool no Vitara?
O motor não estranha ao ligar? Ou não?
Quais são as vantagens?
Lembrando que a gasolina comum tem 25% de álcool
Abssssssssssssssssssssssssssssss
Grassmann
28/12/2006, 09:26
Abraços..
Sem fundamento técnico.
Deve ser psicológica a melhora de seu carro... Assim como colocar Pódium.
A gasolina precisa de taxas de compressão de cerca de 9~10/1 para explodir completamente na câmara de combustão.
O álcool precisa de taxas mais altas, cerca de 12~13/1.
O que ocorre quando você coloca álcool misturado com a gasolina? O carro não aproveita todo o potencial de explosão do combustível e não queima de maneira homogênea. A curto prazo parece um bom negócio pela aparente economia. Mas como você mesmo já citou, o consumo aumenta um pouco, e com a queima irregular, as velas duram menos e a borra nas paredes do cabeçote e pistão ocorrem de maneira irregular também. Numa situação extrema, se o álcool não queimar por completo, vai ser comprimido na câmara de combustão na sua forma líquida. E daí o pistão trabalha sobrecarregado, comprimindo uma mistura mais "pesada" do que deveria. Pode até, em casos extremos, causar calço hidráulico. Difícil de ocorrer, mas não impossível. Mais difícil ainda de diagnosticar.
Basta ver que os carros "flex" utilizam uma taxa de compressão intermediária, cerca de 10~11/1. Assim atendem tanto gasolina quanto álcool de maneira satisfatória.
Já tentou usar gasolina argentina no seu carro? Essa sim faz diferença no rendimento do carro. Ela é 100% gasolina, ao contrário da nacional que já tem cerce de 23% de álcool. Essa sim queima uniforme, limpo e rende muito mais.
Enfim, essa história de colocar álcool, naftalina, querosene no diesel,... já deu muito pano pra manga, é antiga pra dedéu e já está mais do que comprovada que não funciona. Passa de geração pra geração sem comprovação prática, sem fundamentação técnica, como uma lenda urbana.
Penso assim: Se os fabricantes de carro e de combustíveis estudam, contratam engenheiros com muita experiência, investem em equipamentos e testes caríssimos pra comprovar que o produto deles é confiável e funciona corretamente, o que te leva a crer que um mecânico qualquer, com seus cursos de SENAI vai saber mais??? Seu mecânico, assim como o meu, entende muito bem de montar e desmontar o carro, trocar peças e adaptar algumas que não são encontradas facilmente. Mas pode ter certeza de que eu ouço as sugestões dele, mas nunca acato sem pesquisar antes se tem fundamento.
Pode parecer besteira, mas eu respeito o que diz o manual do carro. Se pede gasolina de avião, vou usar. Prefiro respeitar quem estudou mais do que eu, que testou diversas alternativas.
Por acaso você confiaria em tomar um remédio receitado por alguém que não um médico???
Com relação ao consumo aumentar um pouco, queima irregular de combustível, as velas durarem menos e a criar borras no óleo, concordo com o Grassmam. Mas acho que calço hidraulico é meio exagerado, principalmente se estivermos falando de injeção eletronica...
Na minha opinião, o nome GASOLINA PODIUM é apenas um nome fantasia, um "slongan" como falam os publicitários para dizer GASOLINA ADITIVADA.
aBRAÇOS
Walter Carlos Brossel
28/12/2006, 10:30
Sem fundamento técnico.
Deve ser psicológica a melhora de seu carro... Assim como colocar Pódium.
A gasolina precisa de taxas de compressão de cerca de 9~10/1 para explodir completamente na câmara de combustão.
O álcool precisa de taxas mais altas, cerca de 12~13/1.
O que ocorre quando você coloca álcool misturado com a gasolina? O carro não aproveita todo o potencial de explosão do combustível e não queima de maneira homogênea. A curto prazo parece um bom negócio pela aparente economia. Mas como você mesmo já citou, o consumo aumenta um pouco, e com a queima irregular, as velas duram menos e a borra nas paredes do cabeçote e pistão ocorrem de maneira irregular também. Numa situação extrema, se o álcool não queimar por completo, vai ser comprimido na câmara de combustão na sua forma líquida. E daí o pistão trabalha sobrecarregado, comprimindo uma mistura mais "pesada" do que deveria. Pode até, em casos extremos, causar calço hidráulico. Difícil de ocorrer, mas não impossível. Mais difícil ainda de diagnosticar.
Basta ver que os carros "flex" utilizam uma taxa de compressão intermediária, cerca de 10~11/1. Assim atendem tanto gasolina quanto álcool de maneira satisfatória.
Já tentou usar gasolina argentina no seu carro? Essa sim faz diferença no rendimento do carro. Ela é 100% gasolina, ao contrário da nacional que já tem cerce de 23% de álcool. Essa sim queima uniforme, limpo e rende muito mais.
Enfim, essa história de colocar álcool, naftalina, querosene no diesel,... já deu muito pano pra manga, é antiga pra dedéu e já está mais do que comprovada que não funciona. Passa de geração pra geração sem comprovação prática, sem fundamentação técnica, como uma lenda urbana.
Penso assim: Se os fabricantes de carro e de combustíveis estudam, contratam engenheiros com muita experiência, investem em equipamentos e testes caríssimos pra comprovar que o produto deles é confiável e funciona corretamente, o que te leva a crer que um mecânico qualquer, com seus cursos de SENAI vai saber mais??? Seu mecânico, assim como o meu, entende muito bem de montar e desmontar o carro, trocar peças e adaptar algumas que não são encontradas facilmente. Mas pode ter certeza de que eu ouço as sugestões dele, mas nunca acato sem pesquisar antes se tem fundamento.
Pode parecer besteira, mas eu respeito o que diz o manual do carro. Se pede gasolina de avião, vou usar. Prefiro respeitar quem estudou mais do que eu, que testou diversas alternativas.
Por acaso você confiaria em tomar um remédio receitado por alguém que não um médico???
Parabéns Grassman! Finalmente ouvi algo realmente coerente. Principalmente no que concerne à leitura do manual. Acho que todos deveriam lê-lo, pois muitas dúvidas podem ser resolvidas assim.
As pessoas seguem "conselhos" até de frentista de posto de gasolina (não desfazendo da classe), colocando todo tipo de aditivos ou fórmulas "mágicas" que melhoram o desempenho do carro. É roubada.
Umbraçoproçeistudo!
Joao Baeta
28/12/2006, 10:37
:arrow:Já a gasolina americana tem 10% de álcool, copiou daqui!
Nos principais postos já oferecem essa adição!
Abs
Jeanilson
28/12/2006, 12:24
Parabéns Grassman! Finalmente ouvi algo realmente coerente. Principalmente no que concerne à leitura do manual. Acho que todos deveriam lê-lo, pois muitas dúvidas podem ser resolvidas assim.
As pessoas seguem "conselhos" até de frentista de posto de gasolina (não desfazendo da classe), colocando todo tipo de aditivos ou fórmulas "mágicas" que melhoram o desempenho do carro. É roubada.
Umbraçoproçeistudo!
Concordo plenamente sobre checar a confiabilidade das informações. :concordo:
Já escutei de um frentista (também não desmerecendo a classe) que era obrigatório :shock: abastecer sempre com 50% de gasolina e 50% de álcool porque o carro era Flex. :putz:
...Um amigo meu que é mecanico e tem um VW Van e antes era gasolina... e agora é 100% álcool!
Como ele fez:
80% de gasolina e 20% de álcool... vai mudando aos poucos.... 50% ambos....70% de álcool e 30% de gasolina e até 100% de álcool! Pois o motor foi acostumando... e está mais nervoso do que era antes!!! Só maluco que faz esse tipo de coisas...! :mrgreen:...
Para o motor "se acostumar aos poucos" (como se máquina fosse bicho). Essa foi ótima!! :shock: :putz: :parede:
Essa "Pérola" deveria estar no Tópico Mitos do Off-Road. :mrgreen:
[]'s
Rafael Barretto
28/12/2006, 12:28
João Baeta
Não, eu só uso gasolina comum sem mistura externa, claro que ela vem com a própria mistura de alcool que é de 23 %.
Grassmann
28/12/2006, 12:28
Com relação ao consumo aumentar um pouco, queima irregular de combustível, as velas durarem menos e a criar borras no óleo, concordo com o Grassmam. Mas acho que calço hidraulico é meio exagerado, principalmente se estivermos falando de injeção eletronica...
Na minha opinião, o nome GASOLINA PODIUM é apenas um nome fantasia, um "slongan" como falam os publicitários para dizer GASOLINA ADITIVADA.
aBRAÇOS
MUTS,
Pode parecer exagero, mas acontece sim. O calço hidráulico, como o conhecemos, acontece quando uma grande quantidade de água entra na câmara d combustão e os pistões não aguentam a sobrecarga e entortam.
Mas o nome "calço hidráulico" é mais genérico, e este processo pode ocorrer a longo prazo. Como comentei, em situações extremas, como por exemplo rodar com mais álcool do que gasolina no tanque, parte do álcool não queima, e isso aos poucos vai forçando o motor. E, "de grão em grão", os pistões vão sofrendo, e empenando.
Já vi motores "convertidos" pra álcool sem os devidos cuidados, e em muitos casos os pistões possuem algum tipo de empenamento. Nem sempre é suficiente pra quebrar, mas eles entortam sim. Se rodar muito tempo assim, é possível que numa exigência maior do motor, os pistões quebrem e tudo pare de funcionar.
Bom, sem querer criar mais polêmica, minha intenção foi justamente a de alertar para estas práticas nada convencionais, criadas há muito tempo no imaginário popular, e que infelizmente perduram...
Mas enfim, cada um faz o que quer... E graças a essas "experiências" criadas por quem acha que sabe mais do que os engenheiros, muitos mecânicos tem seu ganha-pão garantido.
[]'s
Joao Baeta
28/12/2006, 12:42
:arrow:Já escutei de um frentista (também não desmerecendo a classe) que era obrigatório :shock: abastecer sempre com 50% de gasolina e 50% de álcool porque o carro era Flex. :putz:
:arrow:Bobeira do frentista,
Carro flex está adaptado a qualquer propoção...... 1% de ácool e 99% de gasola!!!!:mrgreen:
Abssssssssssssssssssss
Joao Baeta
31/12/2006, 13:49
:arrow:Gasolina Podium está custando 3 real e ainda não botei! Sempre coloco aditivada! Na próxima enchida coloco podium e vejo a diferença.
Como lançou a gasolina podium e diesel podium só falta lançar + 2:
Álcool podium :mrgreen:
GNV podium (os taxistas iriam ficar tão feliz!) :mrgreen:
davilsantos
01/01/2007, 16:08
no nosso vitara que é um 1.6 8V nos colocamos a f1 master premium da ipiranga, que tem um pouco a mais de octanagem que a comum e menos que a podium. o seu preço tamem é menor, no sul menos de 3. da bastante diferença no torque.
Joao Baeta
01/01/2007, 21:19
no nosso vitara que é um 1.6 8V nos colocamos a f1 master premium da ipiranga, que tem um pouco a mais de octanagem que a comum e menos que a podium. o seu preço tamem é menor, no sul menos de 3. da bastante diferença no torque.
:arrow:A gasolina F1 da Ipiranga dá diferença????
Pouco ou muito?
Abssssssssssssssssssssssss
davilsantos
07/01/2007, 21:59
joão baeta
desculpe a demora mas quando disse aquilo eu estava numa lan pq estava na praia. hoje cheguei em casa e vi a sua pergunta.
no nosso da diferença de desenpenho, ganha um pouco de torque, fica mais esperto. no consumo não sei dizer, mas o nosso faz uns 6.8 na cidade.
Para informação:
Na tampa da Tracker/07 (2.0 gas.; 16v; tx de comp. 9,3) o acesso ao tanque recomenda que se "use preferencialmente gasolina aditivada".
Já tinha esse hábito na minha pálio week adv (1.6 gas., 8v) e continuei.
Estou super feliz pq que desde que eu comprei fiz a minha primeira média (com grande kilometragem) de consumo no meu uso rotineiro: 9,6km/l (477km; 49,5 litros de gas Shell aditivada). km atual: 3.300km.
É quase a mesma média que eu fazia com a Palio (uns 10km/l).
O curioso é que nas médias anteriores em uso de rodovia/carregado estava fazendo 9,5 a 10 km/l, acho que o motor "amaciou" e melhorou o consumo.
Só espero que o frentista tenha enchido o tanque direito. Veremos se a média se confirma futuramente.
Abraço do Tuba.
PS: O meu uso rotineiro: +/-50 km/dia de uso misto cidade/estrada meio a meio.
Meu Vitara 1.6 8v "bate pino" em algumas faixas de aceleração com gasolina comum ou com Aditivada; o motor está regulado e no ponto exato. A unica diferença que noto quando abasteço com gasolina PODIUM é que isto não acontece devido a maior octanagem desta gasolina. Tambem concordo que a PODIUM é para carros com taxa de compressão alta e que não se tira maiores proveitos em carros de baixa taxa de compressão, mas melhora o ponto de explosão nestes veiculos.
gustavo signori
31/01/2007, 05:29
olá a todos.
no meu carro uso uma mistura de 10% de gasolina, 1 lata de óleo de soja liza ( tem que ser liza, senão não pega no inverno) e 90% de água de torneira escaldada numa churrasqueira george foreman ( se for apart gril comum não funciona).
é preciso para que tal mistura funcione um pequeno ajuste no .... ( me enviem uma carta com um envelope selado para a resposta mais a módica quantia de R$ 1000,00 que terei o maior prazer em lhe indicar o ajuste. MAS NÃO É SÓ ISSO, lhe enviarei também 10 kg de emegrecedor herbalife e um cartão de sócio vitalício da amway. MAS AINDA NÃO ACABOU, você recebe também um fone de ouvidos.)
Joao Baeta
28/12/2007, 12:04
olá a todos.
no meu carro uso uma mistura de 10% de gasolina, 1 lata de óleo de soja liza ( tem que ser liza, senão não pega no inverno) e 90% de água de torneira escaldada numa churrasqueira george foreman ( se for apart gril comum não funciona).
é preciso para que tal mistura funcione um pequeno ajuste no .... ( me enviem uma carta com um envelope selado para a resposta mais a módica quantia de R$ 1000,00 que terei o maior prazer em lhe indicar o ajuste. MAS NÃO É SÓ ISSO, lhe enviarei também 10 kg de emegrecedor herbalife e um cartão de sócio vitalício da amway. MAS AINDA NÃO ACABOU, você recebe também um fone de ouvidos.)
:arrow:Pq essa mistureba toda?
:pensativo: