PDA

Ver Versão Completa : Ajuda.... Para pneus grandes

Xavier4x4
26/12/2006, 21:45
Amigos estou para colocar pneus 37'' em meu cj3 ele esta com kit suspensão de toyota, com julemos articulados (na dianteira e na traseira) tudo da TT4 e tambem com alços de 2'' da top kits e eixos de rural. Estou para fazer o rock bone na dianteira e gostaria de saber se é necessário fazer spoa para os pneus 37'' não ficarem pegando na carroceria. Teria alguma outra alternativa a não ser spoa pois não queria meu jeep muito alto por causa do centro de gravidade. Obrigado

jipeiroloko
26/12/2006, 22:05
37' eh um pneu muito grande, seu jeep vai fika animal!!!!...
sengundo informações que lí faz algum tempo no forum, a partir de 35' eh necessário o SOA para que os pneus não encoste na lataria...!!!
Juntando com jumelos articulados e eixos da rural seu jeep vai fika animal mesmo...!!!
ateh mais
abraços

DJunior
26/12/2006, 22:28
Amigos estou para colocar pneus 37'' em meu cj3 ele esta com kit suspensão de toyota, com julemos articulados (na dianteira e na traseira) tudo da TT4 e tambem com alços de 2'' da top kits e eixos de rural. Estou para fazer o rock bone na dianteira e gostaria de saber se é necessário fazer spoa para os pneus 37'' não ficarem pegando na carroceria. Teria alguma outra alternativa a não ser spoa pois não queria meu jeep muito alto por causa do centro de gravidade. Obrigado

Xavier,

37" sem SPOA não dá. Vai pegar na carroceria!!!!

Toma cuidado com a relação do diferencial. Qualquer tranco mais forte em uma erosão e, adeus relação do diferencial!!!!

No mais, 37" em um CJ3 vai ficar meio grandinho...

Abraços,

Dirceu

leopoldo
26/12/2006, 22:29
33" é o limite e dependendo da roda, pega por dentro da carroceria atrás e nos feixes de mola na frente.

37" ... vc pode concluir.

Ah! mas vc pode pensar nos espaçadores de roda....

- mas mesmo assim, pega nos contornos dos paralamas.

A não se que vc use calços acima de 2" na carroceria, o que não recomendo, pois mudará a furação das pedaleiras, da caixa de direção, ficca uma M M M além do balanço da carroceria ... coisas que parecem simples mas, vão infernizar a existência.

Depois, teremos os problemas de susceptibilidade de quebra dos semi-eixos ... cardans ...etc....

SmootH_
26/12/2006, 22:42
vai mecher no centro de gravidade, mas pense bem, tu vai aumentar a altura do cj, mas em compensação vai aumentar a largura tambem
jeep spoa não é tão ruim assim tu pode por alem dos calços de carroceria, e jumelos grandes(não gosto muito)
mas ainda acho que o spoa é a melhor opção
abraços

Xavier4x4
27/12/2006, 07:03
Estava querendo correr do spoa somente pela istabilidade. Sei que com o aumento da largura dos eixo eu ganho em estabilidade mas eu gostaria do carro o mais estavel possível. Mais se não for possível, fazer o que né, até fica mais bonito o jeep altão mais não quero o carro so para estética. Tirando o Leo, alguem tem os email dos carras que fazem Rock Crauling, eles deves estar mais acostumados né... Um abraço a todos e obrigado

DJunior
27/12/2006, 07:33
Estava querendo correr do spoa somente pela istabilidade. Sei que com o aumento da largura dos eixo eu ganho em estabilidade mas eu gostaria do carro o mais estavel possível. Mais se não for possível, fazer o que né, até fica mais bonito o jeep altão mais não quero o carro so para estética. Tirando o Leo, alguem tem os email dos carras que fazem Rock Crauling, eles deves estar mais acostumados né... Um abraço a todos e obrigado

Xavier,

Estive presente na última etapa do ano em Jaguariuna / São Paulo de Rock Crawling. Pelo que notei, todos utilizavam pneus 33" (inclusive acho que faz parte da regra da UNROC para 2006). Dá uma olhada no link abaixo, pois além das fotos, todos os participantes trocam mensagens lá.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22358&page=6

Pneu 37" + molas do Toy + Spoa + calço 2" = Escada para subir no jeep...

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
27/12/2006, 09:06
pô, levanta o CJ e mete estabilizadores desconectáveis...

Xavier4x4
27/12/2006, 11:31
pô, levanta o CJ e mete estabilizadores desconectáveis...

Estou pensando em fazer isso mesmo... Valeu

Wallace
27/12/2006, 12:09
Vai ter que usar relações de diferenciais bem curtas também.

pcervieri
27/12/2006, 13:04
Acho que voce deveria fazer SPOA, tem um CJ-5 que esta com a configuracao parecida com a sua.
Kit susp. toyota, jumelos articulados na traseira e na dianteira, calcos top kits 2", pneus agricolas, mais ou menos do tamanho do 39" e os eixos do troller.
O Cj-3 vai ficar animal ein.
Boa sorte

José Augusto
27/12/2006, 17:12
Que mecânica vai empurrar estes pneus?

Elmer_Jeep
28/12/2006, 12:49

José, motor pra empurrar o CJtinha não vai faltar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23136

[]'s

Wallace
28/12/2006, 14:06
Acho que voce deveria fazer SPOA, tem um CJ-5 que esta com a configuracao parecida com a sua.
Kit susp. toyota, jumelos articulados na traseira e na dianteira, calcos top kits 2", pneus agricolas, mais ou menos do tamanho do 39" e os eixos do troller.
O Cj-3 vai ficar animal ein.
Boa sorteO eixo dianteiro do troller sem modificações também não deve dar conta deste conjunto.

Xavier4x4
28/12/2006, 15:33

Jose, é um motor de Ranger 3.0 Turbo diesel, eixos de troler novo(modificados), reduzida de hillux antiga e provavelmente cambio automatico de galaxie... Um abraço

Sergio Rocha
28/12/2006, 17:18
Vai ser um Rantrohillaxie.

[]´

enio chagas
28/12/2006, 18:38
Vai ser um Rantrohillaxie.

E não é que o nome ficou maneiro? Rantrohillaxie. Nome de monstro.
Godzilla vs Rantrohillaxie. Rantrohillaxie invade Tokio.
Com essa sola toda, vai ficar um monstrinho mesmo.

Xavier4x4
29/12/2006, 06:51
E não é que o nome ficou maneiro? Rantrohillaxie. Nome de monstro.
Godzilla vs Rantrohillaxie. Rantrohillaxie invade Tokio.
Com essa sola toda, vai ficar um monstrinho mesmo.

:lol: Hahaha.... Bem que eu estava querendo trocar o nome do meu jeep de "lata-de-lixo" para outra coisa.... Mas esse "Rantrohillaxie" eu nem consigo soletrar...Minha lingua ta dando nó até agora....
Agora é sério.... Ainda não me decidi o que fazer:putz: . Estou com medo de spoa meu jeep e ele ficar muito "bobão" na estrada e será que a direção vai continuar boa ou muda alguma coisa? Ou é so a estabilidade que piora pelo fado do carro esta mais alto? Desejo a todos um feliz ano novo e enlamassado caminho.

Elmer_Jeep
29/12/2006, 10:13
meu amigo, já falei, deixa de frescura e levanta logo esse CJ, vc ja conhece o FURDUNÇO ??

Dá uma olhada na viatura e aproveita pra trocar umas idéias com o dono:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22697

pcervieri
29/12/2006, 18:09
O eixo dianteiro do troller sem modificações também não deve dar conta deste conjunto.

Quais seriam as modificacoes?

Wallace
30/12/2006, 11:07
Depende do ano do eixo, mas trocar as cruzetas ou homocineticas por mais fortes, ai provavelmente vai trocar os semi-eixos também, por outros mais fortes.
Eu estou montando um dana 44 de troller com cruzeta, com cruzeta OX e semi-eixos importados em alloy.

Ronaldo Petri
30/12/2006, 16:45
Galera, já aproveitando o tópico....alguém sabe como fica os 33´´ na mecânica original do jeep? Qual roda é bom usar para não pegar em nada? E o que mais é preciso fazer?

Eduardo Merege
30/12/2006, 17:18
Xavier,

Semana passada fomos buscar o CJ3b de um amigo na TT4, a configuração é bem parecida com a sua: eixos de rural com 5,89, barra de traçao, jumelos articulados, SOA, bead locks, arbs, semis com homos da ensimec:concordo:
Esta com calços de aparentemente 1" e os pneus nem pensam em pegar, a nao ser na traseira, onde é necessario um cortezinho na lata.

Testamos ele nesta quarta, simplesmente sensacional, otimo trabalho e ótima configuração:palmas: . Ainda faltam alguns ups , motor, cambio, e aumentar um pouco o entre-eixos.

[]'s :-D

leopoldo
30/12/2006, 17:30
..... e semi-eixos importados em alloy....

Wallace, toda vez que vejo esta palavra fico curioso.

Ao que vc's estão se referindo a um semi-eixo importado em alloy específicamente ???? já que tudo em resistência acima do 1050 provávelmente é um alloy.

É + proveitoso especificar o aço.

Wallace
30/12/2006, 22:03
Acho que o mais comum é mesmo o 4340.
Mas o aço pode variar de fabricante para fabricante.
Normalmente para o mais leigo o fabricante da um numero até mais interesante, que é a % que é mais forte que o original.
Os mais "fracos" são 22% mais fortes que o original equivalente.
É normal os com 30 ou 35%.
Mesmo porque sabemos que não é só o material que dá a resistencia final, mas entre outras coisas também o processo de fabricação e/ou conformação e tratamento termico.

Elmer_Jeep
31/12/2006, 19:20
Ainda faltam alguns ups , motor, cambio, e aumentar um pouco o entre-eixos.

Inclui nessa lista um high-steer pra ficar nota 10. ;-)

[]'s

Eduardo Merege
31/12/2006, 20:52
Fala Elmer!

Cara o HSteer foi colocado, é que esqueci :parede: do dito na hora de fazer a listinha rsrs:mrgreen: , foram colocados tambem , barras de direção reforçadas, amortecedores da ranger, e mais algumas coisas que aos poucos vou lembrando :-D .

[]'s

Xavier4x4
02/01/2007, 11:54
Amigos, Ainda estou muito na duvida do que fazer... Spoa ou não. Se eu colocasse normal, e visse como fica e depois optar por spoa, eu teria que fazer muitas mudanças ou é coisa fácil (para um mecanico é logico)?

Outra coisa, estou colocando os jumelos articulados na dianteira e na traseira, o 51 tem o jumelo da dianteira na frente do feiche, ja os os mais novos, tem o jumelo de dianteira na parte de traz do feiche. Como eu irei instalar o kit da toy da tt4, qual é o melhor local para instalar os jumelos articulado, na perte de traz do feiche ou na parte da frente? Qual seria a real diferença?
Obrigado mais uma vez e feliz ano novo a todos...

Elmer_Jeep
02/01/2007, 13:10
Xaves, esse assunto já foi bastante discutido, de uma lida e tire suas conclusões.
Posição de montagem do jumelo na suspensão dianteira vai de acordo com as necessidades e exigencias do usuário.

Veja os artigos:

REVERSE OU NÃO, EIS A QUESTÃO
http://www.man-a-fre.com/technical_i...salopinion.htm (http://www.man-a-fre.com/technical_info/shacklereversalopinion.htm)

Um tópico bem interessante onde foram discutidos os prós e o s contras:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=17686&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3)

Mais comentários sobre jumelo dianteiro FRONT x REVERSE
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=922

E mais esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8989

[]'s e boa leitura.

Xavier4x4
02/01/2007, 18:53
Elmer...
Ja dei uma boa lida e uma boa pesquisada sobre a posição de instalação dos jumelos, mas ainda estou com duvidas...
Resumindo...
Instalados na frente... Instalação mais simples, o eixo não se solta com facilidade, menos conforto e é mais facil de ter quebras no feiche.
Instalados a traz... O eixo pode sair do lugar quando a suspensão abre muito, mais desgastes, porem o carro fica mais macio e o feiche não se quebra, o os jumelos ficam mais protegidos.

Estou correto?

Então, acho que a instalação vai do gosto de cada um certo!!!

Lobo dos Morros
11/01/2007, 09:42
pegando uma carona no topico...

estou reformando um cj3a, e tamnbém estou pensando em colocar pneus grandes...

Pensei no 750.16, da firestone, modelo transporte AT, entretando estou com medo de ficar muito pesado para o veículo. Ele está com o difencial original, com relação 8x43. As rodas também são originais.

Além disso, acho que os pneus ficariam raspando na lata.

Alguém pode ajudar com minhas dúvidas.

Carlos Alberto da Silva
11/01/2007, 11:31
qual a mecanica do seu jeep

Cotrim
11/01/2007, 13:46
pegando uma carona no topico...

estou reformando um cj3a, e tamnbém estou pensando em colocar pneus grandes...

Pensei no 750.16, da firestone, modelo transporte AT, entretando estou com medo de ficar muito pesado para o veículo. Ele está com o difencial original, com relação 8x43. As rodas também são originais.

Além disso, acho que os pneus ficariam raspando na lata.

Alguém pode ajudar com minhas dúvidas.
Lobo,

7.50x16 não é um pneu grande. Para trilha é o mínimo para um JEEP, pois equivale a um 31" em altura.

Pode colocar no seu JEEP sem medo, pois não pega em nada e não fica pesado não. Só o desenho dele é que não serve para trilhas. Se quiser um modelo misto nesta medida, procure pelo Argentino.

[]'s

Lobo dos Morros
12/01/2007, 09:46
Sou iniciante em matéria de jeep, e o meu está com motor 4cc do opala, álcool, caixa de cinco marchas, também do opala, acoplada à caixa de redução original, 4x4. Eu sei que ficou um pouco diferente, mas acho que no final deve ficar bom.

Nao estou pensando em trilhas pesadas e menos ainda em competição. Quero apenas um jeep para todo tipo de terreno. Se aparecer lama pela frente melhor...eheheh.

Os pneus grandes, além da questão estética, ficaria melhor para brincar com máquina de vez em quando. Além disso, como está com uma relação de diferencial muito reduzida, poderia ganhar um pouco em velocidade final e talvez até diminuir o consumo de combustível. Nao sei se estou certo.

Quanto aos pneus argentinos, alguém sabe em qual endereço eletrônico posso visualizá-los e qual o preço médio deles (novos).

Outra coisa: estou pensando em diminuir um pouco o tamanho e colocar um 700-16.

Grato a todos.

Lobão.

cmte_carvalho
12/01/2007, 10:00
Pessoal, seguindo o padrão europeu de medidas para pneus, qual é a maior dimensão aceita por um Cj5 original (SPUA)?

Até!

Cotrim
12/01/2007, 16:05
Lobo,

Pode ficar com os 7.50 que são muito bons e não pegam em nada.

[]'s

jeisonk
12/01/2007, 20:11
Quanto aos pneus argentinos, alguém sabe em qual endereço eletrônico posso visualizá-los e qual o preço médio deles (novos).

Outra coisa: estou pensando em diminuir um pouco o tamanho e colocar um 700-16.

Grato a todos.

Lobão.

http://www.tratorgama.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Pesquisa&subc_descricao=&prod_id=674

Dá uma olhada, mas não põe menor não, eu tinha esses antes de colocar os Mudzilla, eram bons, bom tamanho.

[]'s

Ronaldo B.
12/01/2007, 22:00
Pessoal, seguindo o padrão europeu de medidas para pneus, qual é a maior dimensão aceita por um Cj5 original (SPUA)?

Até!

André,

No meu CJ eu usava 33x12,5x15", com rodas 15x8", offset -25. Quando coloquei esses pneus o feixes de molas estavam ruins então ficava pegando na parte interna dos paralamas traseiros, depois que coloquei feixes novos o problema diminuiu muito, mas mesmo assim ainda pegava na parte interna dos paralamas traseiros de vez em quando, aí a solução ou é partir para rodas 15x10" ou usar espaçadores.

[]´s

cmte_carvalho
12/01/2007, 23:30
Ronaldo, você me passou informações sobre o padrão norte-americano, o qual utiliza como medida de comprimento a polegada (inch).

Eu quero saber o padrão europeu, que costuma medir as dimensões dos pneus usando o milímetro...

Até.

Ronaldo B.
13/01/2007, 00:09
Ronaldo, você me passou informações sobre o padrão norte-americano, o qual utiliza como medida de comprimento a polegada (inch).

Eu quero saber o padrão europeu, que costuma medir as dimensões dos pneus usando o milímetro...

Até.

André,

A medida em milimetros mais próxima dos 33" é 285x75x16, mas não sei se vc vai achar fácil esse pneu.

[]´s

Pedro Bachir
13/01/2007, 00:22

Até.

só faze um bucado d conta uai...

largura = 12,5'' = 317,5 mm

33'' - 15''(aro) = 18''/2 = 9''(perfil do pneu)

12,5'' ---- 100%
9'' ---- x%
x = 72%

logo: 320/70 R15 (32,6'')

pcervieri
13/01/2007, 02:34
André,

A medida em milimetros mais próxima dos 33" é 285x75x16, mas não sei se vc vai achar fácil esse pneu.

[]´s

Esse pneu e facil de achar sim, tenho na minha camionete.
BfGoodrich Mud Terrain 285x75x16.

180 Doletas no paraguai

cmte_carvalho
13/01/2007, 11:56
Valeu pessoal!!!

pcervieri e Ronaldo, vocês acham que se eu instalar esse pneu (285 75 R16) no meu Cj5 "Spuado" poderão haver problemas em relação à pneus encostando nos paralamas ou algo parecido..?

Até!

Ronaldo B.
13/01/2007, 15:54
Valeu pessoal!!!

pcervieri e Ronaldo, vocês acham que se eu instalar esse pneu (285 75 R16) no meu Cj5 "Spuado" poderão haver problemas em relação à pneus encostando nos paralamas ou algo parecido..?

Até!

André,

Se os feixes de molas estiverem bons, você não vai ter problemas com os pneus dessa medida, mas se estiverem cansados, pode começar a pegar na parte interna dos paralamas traseiros, eu recomendaria colocar essses pneus com rodas 15x8" com offset -25.

[]´s

Cotrim
13/01/2007, 19:59
Ronaldo,

Acredito que esta medida de pneu, em padrão europeu, seja mais difícil de encontrar que o 33".

[]'s