PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores do samurai: Só serve o original??



Flavio Rodrigues
16/03/2004, 11:44
Aos colegas mais experientes:

Acabo de me cadastrar no fórum e tenho algumas dúvidas:

Tenho um samurai 97 e pergunto se existe alternativa para a substituição dos amortecedores do samuca. Existe alternativa aos originais? Qual a faixa de preço??

O uso do carro é misto: uso na cidade no dia a dia, e pego nos finais de semana algumas estradas de terra e areia nas praias...coisa leve...de iniciante. :)

abraços

LuizCabral
16/03/2004, 13:04
Bem vindo ao forum! :o
Entre neste site. Lá além de voce tirar sua duvida em relação ao amortecedor voce ja pega mais algumas informações do samurai.

http://planeta.terra.com.br/lazer/Cabrito

Abraços

du
16/03/2004, 14:45
Flávio,

Com certeza existem amortecedores alternativos.

Mas a escolha do amortecedor depende de como está sua suspensão. Caso esteja penssando em levantar, faça isto antes de comprar os amortecedores.

Passe mais informação.

Abraços Du.

Flavio Rodrigues
16/03/2004, 15:04
Prezados Colegas:

Em relação a suspensão, ela é original, sem lift, não pretendo modificá-la por enquanto.

billj
16/03/2004, 16:38
Não existem no mercado amortecedores alternativos para a dianteira do Samuca heliciodal, só os originais ou fazendo uma adaptação num amortecedor comum, fazendo um berço para apoiar a mola........

Abraços,

Fabil
16/03/2004, 18:41
Ae.. amortecedor dianteiro dos Samurai >97 SÓ ORIGINAL.... eu já pesquisei bastante e já vi uns caras adaptarem os dianteiros do FUSCA , soldando o prato de mola no corpo do amortecedor, só que fica um MERD@, o amortecedor de fusca nao tem carga suficiente p/ aguentar o samurai.... os ultimos que andei olhado, foram os TRASEIROS de Vectra, que tem o prato de mola no amortecedor, mas nao pude checar ainda quanto ao tamanho e curso do mesmo... se alguem puder compar isso.. quem sabe ?

alobo
02/04/2004, 11:49
Para o samurai feixe eu sei que tem a alternativa do trazeiro de Ipanema (frente) e trazeiro de chevy (trás). Isto mantendo as buchas originais.

Já li esta dica em vários locais, mas nunca ouvi o depoimento de alguem que tenha efetivamente usado esta combinação.

Pergunto para o grupo: alguem poderia me dar mais informações sobre o comportamento do carro com estes amortecedores alternativos ?

Obrigado

Alexandre

joaocosta
03/04/2004, 06:11
Eu comprei amortecedores Koni 4x4 reguláveis para o meu Samuca e ficou uma maravilha, não precisei de fazer nenhuma adaptação

Fabil
04/04/2004, 12:25
OPA!! esses amortecedores sao para a DIANTEIRA do samurai HELICOIDAL ? ??
se forem, quanto custou ? onde comprou ? e qual o modelo do mesmo ?

T+
Fabiano

joaocosta
04/04/2004, 18:28
Viva Fabil,

estes amortecedores podem ser usados com qualquer tipo de mola.
Em Portugal custam cerca de 100€/cada (cerca de R$ 350,00/cada), muito mais que os Rancho ou Old Man Emu, mas valem bastante o investimento.
Quanto à referência do amortecedor, não sei qual é, mas vou ver se descubro.

Um abraço

João

murilog
10/05/2004, 22:09
A todo terreno 4x4 tem um amortecedor que talvez funcione no Samuca 1997. porem ainda nao tive resposta.
Estou com com meus 2 amortecedores dianteiros travados.. e os mesmos eram originais da Suzuki adquiridos ha menos de 2 anos.. Rodou 19.000 km e jah estorou..

Ce alguem souber de alguma dica sobre adaptacao de amortecedor no samuca.. me avisem.

Fabil
11/05/2004, 20:30
ae Murilo..
vc já aprecou quanto custa os originais ?
os seus já estao fora do carro ? estao travados mesmo, ou sem pressao/vazando oleo ?
o ultimo amortecedor de que eu ví que poderia se de facil adaptacao sao dos DIANTEIROS das Toyota Hilux, tendo-se que adaptar o prato de mola e certificar quanto ao curso dos mesmos, mas acho que a maior incompatibilidade vai ficar por conta da carga, já que a frente da hilux é muuiiitttoo mais pesada do que a do Samurai... mas se vc quiser servir de "cobaia" fica ai a dica.. leve o seu Samurai ( ao a menos os amortecedores ) a uma loja de suspencao e peca p/ comparar com o Dianteiro da Hilux acima de 96. e com os dois na mao, veja com os "tecnicos" da loja se é possivel soldar/adaptar um prato p/ as molas..

confere ae e nos diga o que deu..

T+

murilog
11/05/2004, 21:13
Ola moçada.
Boa ideia mesmo.. os amortecedores meus estao quase travadis sem curso. vou compara-los com a da Hilux e ao mesmo tempo encontrei um que pode servir eh o Old Man EMU, segundo a todo terreno eh compativel, porem o preço nao eh amigavel.. em torno de 450,00 cada.
O mesmo preco do original da Suzuki. Estou tentando comprar via internet a partir de um site americana.. dai sai a 50,00US$ cada OLD man EMU.

Alguem sabe se o old man EMU dianteiro eh realmente compativel com o Samuca 1997 ?

Abcs.,
Murilo - Samurai 97

Wallace
11/05/2004, 21:38
Posso verificar e ver um preço melhor, mas vai demorar para chegar (uns 25 dias)...

Luis Antonio
12/05/2004, 16:53
Com relação aos amortecedores vc pode usar os seguintes :
Na dianteira use os de Chevi 500
No traseiro os de Kombi
Eu usei esta configuração e não tive nenhum problema e gastei R$ 250,00
Espero que te ajude

billj
12/05/2004, 17:39
Com relação aos amortecedores vc pode usar os seguintes :
Na dianteira use os de Chevi 500
No traseiro os de Kombi
Eu usei esta configuração e não tive nenhum problema e gastei R$ 250,00
Espero que te ajude


http://www.microfone.jor.br/gifs/silviosantos.jpg


Tem certeza, posso perguntar, p,p,p,posso perguntar?!?!?

IiiiiiiiiiiiRRRRRRRRRRiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!! !!!!!!!!!!!

Errado!!!!!!!!

O Samuca em questão é helicoidal, essa receita não serve na dianteira........



:D

Fabil
12/05/2004, 19:40
Ae Povo..

sobre esse Old Man Emu em questao ? qual o modelo ? e onde consigo informacoes sobre curso ?
ele já vem com o prato de mola ?

Rafael_Reis
12/05/2004, 22:09
hahahahaha :D

O Bill imitando o "patrão" deve ser algo....

Hahahaha :o

Agora... vamo se ligar ae!!! Depois faz q nem eu...
Da dica errada e neguinho quer te dar porrada depois...

Abraços,

rogerio
13/05/2004, 12:57
Ola tb estou com o mesmo problema de amortecedores , contatei os fabricantes e nenhum deles tem peça de reposição pro samurai.
Se alguem estiver com os amortecedores desmontados , depiria pra medir o comprimento fechado e aberto , e fixações , que irei atras de um que se assemelhe ao original .

rogerio
13/05/2004, 12:59
Ola tb estou com o mesmo problema de amortecedores , contatei os fabricantes e nenhum deles tem peça de reposição pro samurai.
Se alguem estiver com os amortecedores desmontados , depiria pra medir o comprimento fechado e aberto , e fixações , que irei atras de um que se assemelhe ao original .

murilog
14/05/2004, 09:02
Pessoal,

"If your Samuri has leaf springs, you will need the OME015 shock for the
front, and OME013 for the rear. They cost 71.90/ea.
As for shipping, it is best for you to find a freight forwarder here in
the
US. Provide me with that address, and I will ship them there.


Steve
www.4x4connection.com
1-888-805-0810"

A 4x4 Connection tem o OLD EMU OME15 que parece que funciona.

alguem sabe realmente se eh compativel ?

Eduardo Velo
14/05/2004, 10:24
Não existem no mercado amortecedores alternativos para a dianteira do Samuca heliciodal, só os originais ou fazendo uma adaptação num amortecedor comum, fazendo um berço para apoiar a mola........
Abraços,

Bill e galera dos Zukis , não estou entendo muito bem esse papo dos amortecedores , já li todas as msgs e não decifrei se é difícil de achar os originais ou se são muito caros ???
Se é difícil de achar o Bill deu uma solução , se é muito caro , em compensação tem uma p... durabilidade , meus colegas tem Samuca ha muito tempo e nem comentam de troca de amortecedor .
Numa trilha ha pouco tempo tinha um Vitara com amort. de chevette na traseira , como abre muito , as molas pularam pra cima dos amort. qdo ele passou por um facão , ptto fica a dica : de Chevette na traseira esquece ...

[]s...

Fabil
14/05/2004, 18:19
Ae Bill.. por acaso vc sabe se esse OME 15 é plug'n play ? já vem com o prato de mola e na altura certa ?

T+

Fabil
14/05/2004, 18:21
ops.. se nao me engano a traducao da palavra "leaf" é folha... ou seja molas de "folha" , acho que isso entende-se que é feixes de mola... se for esse amortecedor NAO serve p/ o samurai helicoidal..

billj
17/05/2004, 09:45
ops.. se nao me engano a traducao da palavra "leaf" é folha... ou seja molas de "folha" , acho que isso entende-se que é feixes de mola... se for esse amortecedor NAO serve p/ o samurai helicoidal..


É isso, não serve.....

Wallace
17/05/2004, 12:59
Oi Bill ou outro,

O que tal amortecedor para não ter substituto?
É tipo o do Vitara não é simplesmente um amortecedor tendo alguma estrutura metálica junto?

Rafael_Reis
17/05/2004, 14:21
Ate onde sei, o unico empecilho é o suporte da mola... mas nao parece dificil de adaptar... ou é?

Abraços sem ajudar muito,

Fabil
17/05/2004, 14:55
Ae Rafael..
o prato de mola nao é o maior obstaculo, o maior problema fica por conta do curso x carga do amortedor , que nao existe muitos nacionais similares.. quando se encontra um com cursoxtamanho compativel, a carga nao é..... e quando se acha um com carga compativel, o cursoxtamanho sao totalmente incompativeis com o orginal...
T+

Wallace
17/05/2004, 16:38
O do samurai de feixe não tem o curso e a carga compatíveis?

billj
17/05/2004, 17:00
O do samurai de feixe não tem o curso e a carga compatíveis?


O problema é o escorpião no bolso mesmo........ :?

Abraços,

Fabil
17/05/2004, 17:53
Ae Wallace.. p/ os samurais FEIXE tem generico à vontade.. o problema é 'so nos HELICOIDAIS...

falou tudo Bill.. o problema é o escorpiao....heheh

Césaramg4x4
17/04/2011, 21:52
Boa noite sou novo aqui no fórum estourei um amortecedor trazeiro do samuca 97 queria saber se existe um substituto para ele, desde já agradeço a atenção.

andre veiga
24/04/2011, 09:16
Oi Cesar

Se seu jipe esta com a suspenção original pode tentar o dianteiro de fusca / brasilia.
Terá que fazer uma pequena adaptação ara encaixar o pino do suporte superior mas é fácil.

Se tem 2" de lift estou usando o traseiro da kombi, com a mesma adaptação, mas ele fica um pouco mais duro.

Césaramg4x4
26/04/2011, 16:20
Obrigado andre você me tirou uma grande duvida.