Conectar

Ver Versão Completa : Se morrer, a vtr não pega mais!!

megadeth
16/03/2004, 10:41
Olá galera! Saudações! :D :D
Tenho uma dúvida, desculpem pela ignorância, mas é que estou começando agora, dêem um desconto!! :oops: :oops: :shock: :D
Minha viatura tem um OHC 4 cilindros à álcool e câmbio de maveco de 4 marchas, está com aparentemente tudo em ordem, porém o que ocorre com o bicho é o seguinte: após andar por aí com a criança :lol: , se o motor acabar morrendo ele não pega novamente nem f... :evil: :evil: :evil: Tenho que esperar um bom tempo antes de ter alguma chance de fazer o tramboio funcionar novamente. Sei que por ser à álcool, ele demora um pouco em dias frios :roll: , porém, depois de ter o motor aquecido, ele deveria pegar com relativa facilidade, correto? :?: :?: :?: Suspeito unicamente da bobina, mas antes de arrancar a bobina e jogá-la em cima de algum Uno :idea: , queria saber se ela realmente é a única responsável por isso. Este problema eu já tenho há algum tempo, na verdade estava procurando algo relativó à isso aqui no fórum, mas só depois de ontem ter ficado algo de por volta de 2 horas parado no meio da Avenida Morumbí :shock: resolví ter uma atitude quanto à isso!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Qualquer ajuda é bem vinda!!
Valeu pessoal!

EduardoLang
16/03/2004, 11:48
Se seu distribuidor não for com ignição eletrônica, verifique o condençador, ele também pode estar acarretando tal problema. Quando o carro estiver já a algum tempo em funcionamento, verifique se a bobina não está muito quente.

ele não apresenta nenhuma falha depois de esquentar o motor????

SDS

megadeth
16/03/2004, 12:34
Fala Eduardo, tudo tranquilo?

O problema vai ser achar este tal de condensador... :oops: :shock: :D
Após esquentar, não tem nenhum problema no funcionamento, funciona que é uma beleza 8) , mas como disse, deixa morrer pra ver o drama... :cry: :cry:
Vou verificar a bobina, mas existe algum tipo de bobina diferente ou todas são iguais e a da minha vtr está com problemas? :?:

Valeu pela dica cara!!!

EduardoLang
16/03/2004, 12:48
Bem,

O condensador fica no distribuidor, é bem fácil de se achar, basta vc abrir a tampa e logo verá uma peça pequena parecendo um capacitor, desses usados em tweeter (acho que é assim que se escreve). Nele tem um fiozinho que vai aparafusado no distribuidor. Pode ser ele que quando esquenta não está funcionando corretamente. Verifique se a sua bobina está esquentando quando do funcionamento do motor. Caso vc conheça algum mecânico amigo seu, peça uma bobina emprestada e faça a substituição temporária e teste. Observe que a bobina, caso seu jeep não tenha ignição eletrônica, deve ser para veículos SEM IGNIÇÃO, pois as bobinas para carros com Ignição, soltam uma descarga elétrica muito forte, o que pode acarretar em danos no seu sistema elétrico (distribuidor).

Outra coisa: quando isso acontece (morrer e não pegar), vc já tentou fazer pegar no tranco, tipo: descer uma grande ladeira ou até mesmo sendo rebocado por outro carro????

Será que seu problema é elétrico mesmo???? Será que não é mecânico??? Tipo problema no carburador, etc, etc....

Faças os testes e depois nos avise.

Forte abraço,

SDS

megadeth
16/03/2004, 12:55
Eduardo, vou falar com o mecânico sim, este problema é muito chato... imagine no meio da trilha isso acontecer??? :cry:
E dar tranco na vtr tem sido a saída sim, o problema é achar corajosos pra empurrar a vtr :D :D . Na verdade, não gosto muito desta saída, apesar de ser eficiente, porque a coirreia do alternador sempre escapa, e aí não adianta nada a vtr ter "pego"... vou me informar tb se existe a possibilidade de trocar as polias, pois a pressão da mesma está correta, não está frouxa nem apertada demais, mas em 90% dos trancos na vtr, a correia escapa. :roll:
Quanto à lebre que vc levantou falando do carburador :!: :idea: :idea: , pode ser sim, pois um pouco antes de eu adquirir a vtr, o ex-proprietário tinha trocado o carburador... pois é, não vai ter jeito á não ser fazendo os testes que vc citou. Obrigado de novo pela força Eduardo!

Sergio Rocha
16/03/2004, 23:17
Voce ja experimentou colocar uma estopa molhada em cima da bobina ou da bomba de gasolina?

São duas coisas que normalmente dão pau quando esquentam.

Com esse artificio pode ser que ele volte a pegar.

Se pegar tai o defeito :lol:

EduardoLang
17/03/2004, 09:26
Ae Sergio,

Vc já teve fusca ne?????!!!!! he he he he

Pois é, eu tambem tive e essa era sempre a solução ! ! ! ! ! !

sds

megadeth
17/03/2004, 09:52
Fala Sérgio e Eduardo!
Pois é, eu até tentei. Qdo a vtr parou, eu tinha um galãozinho de água e joguei um pouco d´água na bobina. Acho que não foi suficiente, eu não tinha uma estopa pra molhar e envolver a bobina, mas vou fazer este teste antes de encostar o guerreiro na oficina. Rodarei um pouco com o Gema, até que o motor esquente e desligarei (na descida, é claro! :D ) e depois vou tentar fazer o bicho pegar.
Aliás, emendando na questão e abusando dos amigos :D , troquei as faixas das rodas traseiras, e percebí que está pegando um pouco, mesmo sem pisar no freio e nem usando o freio "de mão". Isso é normal ou fiz alguma caca :oops: :shock: :roll: ?? Comprei um jogo de faixas zeradinho, desmontei tudo, limpei as peças e montei, uma roda por vez pra não ter confusão, tudo como estava antes, porém com as faixas novas...

[]s agradecidos!!!

EduardoLang
17/03/2004, 10:05
Vc deu um passe nas panelas???? As lonas que vc comprou são STANDARD ou são para panelas com primeiro passe????

Verifique na lona, ela tem um "X" na lateral dela, (normalmente tem). CDaso tenha um "X" significa que ela é para panelas de primeiro passe. Isso faz com que a lona seja mais grossa que a normal. Verifique,

sds

megadeth
17/03/2004, 10:14
Fala aí Eduardo!
Então, qdo fui comprar o cara perguntou se a vtr estava com a panela e tudo o mais zerado tb, aí eu disse que não, que apenas estava trocando a faixa, e ele me vendeu a standard. Perguntei qual a diferença entre a outra que ele tinha e a que eu comprei, e ele disse que a outra era um pouco mais larga, e que não tinha como tentar colocar a outra se realmente fosse a que eu estava levando. A largura dela é igual à faixa antiga, porém a grossura dela e quase igual à anterior... :shock: achei estranho, mas por via das dúvidas, troquei. No 1º dia que saí com a vtr pra vir trabalhar, no meio do caminho a roda traseira esquerda fez, por uns 2 km, um barulho estridente pra caramba, mas depois parou, de repente, assim como começou. Onde eu estava, não tinha como encostar a vtr, então continuei. Qdo cheguei no trampo, dei uma verificada superficial e estava tudo aparentemente ok... :shock: Depois disso já rodei legal com a vtr e nunca mais ocorreu o barulho. Creio que este barulho tenha se dado por areia ou terra entre a faixa e a panela, e como está bem justo, como se estivesse freando, fez aquela algazarra toda...

[]s preocupados

Sergio Rocha
17/03/2004, 21:57
Ae Sergio,

Vc já teve fusca ne?????!!!!! he he he he

Pois é, eu tambem tive e essa era sempre a solução ! ! ! ! ! !

sds

É com 54 anos :( , tendo carro desde os 18 :D , imagina as encrencas que já tive.
:lol: :lol:

Beto Lacerda
18/03/2004, 15:33
Voce ja experimentou colocar uma estopa molhada em cima da bobina ou da bomba de gasolina?

São duas coisas que normalmente dão pau quando esquentam.

Com esse artificio pode ser que ele volte a pegar.

Se pegar tai o defeito :lol:
quando usava o ohc ele dava o mesmo problema , depois de muita encheção descobri que o problema era a bomba de gasolina, troquei e nunca mais tive problema .

megadeth
18/03/2004, 16:13
Olá pessoal!

Beto, é estranho este problema... :( pois o que tem a ver o aquecimento do motor com a bomba? :shock: Desculpe, mas eu sou leigo no assunto e queria saber qual é a relação de um com o outro! :oops: :shock: :lol:

[]s agradecidos aos camaradas da lama!

EduardoLang
18/03/2004, 16:30
Grande Mega,

O que tem haver é que com o aquecimento do motor, ocorre também o aquecimento da bomba de gasolina (por contato) que por sua vez tem o seu diafragma dilatado que por sua vez se não estiver 100% faz com que ocorra falta de alimentação........ A diferença entre quando se tem problemas na bomba de gasolina e o seu problema, é que ocorre a falha no motor depois do aquecimento independente dele morrer ou não, e pelo que vc relatou, quando o motor aquece e por uma mancada do motorista ou não o motor vem a morrer, este não pega mais, não é???? Ou existe falha no funcionamento após o aaquecimento e que com essa falha o motor vem a morrer e não pega mais????

Aguardo retorno,

sds

megadeth
18/03/2004, 17:37
Faaaala Eduardo.
A viatura funciona blzinha, ela não morre sozinha. Digamos que por mancada do motorista, ou como na maioria dos casos, chegar ao destino e desligar mesmo, até aí sem problemas. A treta é depois, qdo vou tentar ligar novamente... o motor durante o funcionamento não falha, nem pipoca, está um relojinho, mas desligou, f...

[]s curiosos

EduardoLang
18/03/2004, 18:06
Então, na minha opinião não é bomba de gasolina, mas faça o seguinte teste:

Ande com o jeep e depois de quente desligue, claro que numa decida para facilitar depois o tranco. Então tente ligar com a chave, não vai funcionar, então abra o capô, retire o filtro de ar e coloque um pouco de gasolina no carburador e tente novamente fazer pegar na chave. Caso ele pegue, o problema pode ser realmente a bomba de gasolina. caso ele não funcione, tente então pegar no tranco, pois o problema não é na bomba de gasolina.

Somente um comentário, estou reformando meu CJ e possue um motor do maveco 3000. O motor está fora do jeep a mais de 6 meses e ontem eu fiz o bicho funcionar ! ! ! Pra minha surpresa ele pegou de primeira ! ! ! ! ANIMAL! ! ! !

sds

Beto Lacerda
19/03/2004, 01:43
tinha o mesmo problema , o jeep não morria sozinho , mas depois de desligado não pegava nem a pau, troquei a bomba de gasolina e nunca mais , mas isso foi no meu jeep no seu o problema pode ser outro, testa tudo que te sugeriram e depois conta pra gente o que era :D
[]'s mais curiosos

megadeth
19/03/2004, 09:58
Ok Beto, vou tentar de tudo, este problema não passa deste fim-de-semana...
Eduardo, vou tentar o que disse sim, boa idéia, valeu mesmo.
E que sorte vc teve com o motor hein? Além do que, é um baita motor... agora uma cobrança: cadê as fotos da reforma???? Pô, vira e mexe eu fico babando nas viaturas do pessoal lá no álbum... putz grila, tem um cj mais bonito que o outro lá!!!

[]s aguardando as fotos

Danniel Pizatto
19/03/2004, 19:36
Ainda em relaçao ao carburador, não seria afogamento caso esteja transbordando álcool da cuba??

dptucunduva
19/03/2004, 20:04
Faaaala Eduardo.
A viatura funciona blzinha, ela não morre sozinha. Digamos que por mancada do motorista, ou como na maioria dos casos, chegar ao destino e desligar mesmo, até aí sem problemas. A treta é depois, qdo vou tentar ligar novamente... o motor durante o funcionamento não falha, nem pipoca, está um relojinho, mas desligou, f...

[]s curiosos

Válvula de agulha do carburador e/ou regulagem de bóia.

marcelo nunes
20/03/2004, 00:58
Faça o teste de desligar o Jeep numa ladeira quando estiver quente.

1- veja se está ruim de pegar, só teste se estiver dando pau.
2-retire a mangueira de borracha que liga a tampa do carburador ao filtro.
3- olhe dentro do bocal do carburador, com o motor desligado, sem mexer em acionamento nenhum.

Está pingando combustível lá dentro? escorendo? transbordando?
Tem que estar totalmente seco, você só pode ver combustível pelo bocal quando estiver acelerando no pedal ou diretamente na borboleta. Nem com o motor em marcha lenta pode ser visível o fluxo de combustível pois o circuito de marcha lenta passa por baixo da borboleta.

Se estiver gotejando, a causa pode ser:

a) Válvula de bóia bichada. Veja se está vedando. Se não estiver, veja se está instalada corretamente ou troque. Não adianta usar válvula paralela (DS,Schuck), tem que ser original (Weber se for carburador DFV ou Brosol)

b) bóia encharcada, de má qualidade ou desregulada. Verifique se o nível da cuba não está alto demais, ou se não é uma daquelas bóias porcarias de "nitropor", um material preto que parece isopor e que chupa combustível que é uma beleza. Bóia tem que ser de poliacetal (um plástico branco bem liso e meio transparente) ou de latão (não existe mais à venda). Só presta se for original ou da Vogel. O restante é lixo.

c) percolação por falta de isolamento entre o carburador e o coletor, o combustível ferve dentro da cuba e transborda. Esse caso é mais extremo, pois envolve superaquecimento do coletor, por circulação de água deficiente, por exemplo, mas pode-se amenizar com o uso de um espaçador de baquelite no pé do carburador, fácil de achar em qualquer auto-peça.

Se não estiver gotajando de forma visível pelo bocal, não é carburador.

Campa
23/03/2004, 23:12
Fala cara!!

Eu não sei se te ajuda ou não, mas tem um topico que eu participei que falava de um problema parecido comigo ...

BF à alcool (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1471)

Eu até estou em débito com o Leopoldo das mudanças que eu fiz no decorrer do tempo, mas na verdade é que não mudei mais nada :oops: , só coloquei a serpentina e o afogador e boa parte de meus problemas se resolveram, como motor falhando, morrendo. (até começar a dar shimmy hehehe)

Pode ser que isso resolva para vc tb.

Da uma lida lá e vê se ele pode ser útil para vc em algo.

[s] alcoolicos pre aquecidos,

Campa.

megadeth
24/03/2004, 09:12
Valeu Campa, o tópico é bem interessante sim, vou "mastigar" o assunto e quando entender :D vou ver o que posso aplicar no meu CJ.

[]s

megadeth
25/03/2004, 12:18
Pessoal, um camarada meu que manja um pouco deu aquela ajustada no carburador do bicho e o problema não ocorre mais :shock: :D . Por precaução, também troquei as velas 8) , e aparentemente, tudo está ok... ele me disse que o bicho ficava afogado... :shock: ele não me convenceu muito com esta explicação :roll: , gostaria da opinião de vcs sobre isso, mas o mais importante é que a vtr agora está blzinha... 8) 8) 8) valeu as dicas pessoal!!!

[]s desafogados

Danniel Pizatto
25/03/2004, 13:05
Isso mesmo, com a bóia desregulada, o nivel de combustivel na cuba ficava alto demais.. qdo o motor parava, o álcool transbordava e afogava o motor...

megadeth
25/03/2004, 13:18
Valeu Daniel... aprendí mais uma!!!
Espero que não ocorra mais isso...

[]s desafogados

marcelo nunes
25/03/2004, 22:36
Não é pra me gabar, mas então era exatamente o que eu tinha dito...
Diagnóstico a distância.
Eita mecânico bom da p%$%!!

Danniel Pizatto
25/03/2004, 22:42
Não é pra me gabar, mas então era exatamente o que eu tinha dito...
Diagnóstico a distância.
Eita mecânico bom da p%$%!!

Nem vem, falei primeiro!! :P

Ainda em relaçao ao carburador, não seria afogamento caso esteja transbordando álcool da cuba??

[]´s, na disputa
(é sacanagem, hein gente?)

marcelo nunes
25/03/2004, 23:07
Pô é mesmo...
Mas a minha explicação foi a "mór legal" mesmo assim.

megadeth
26/03/2004, 10:58
Eae pessoal...

Olha, quem é o melhor não sei :shock: , mas quem sai no lucro somos nós, marinheiros de 1ª viagem!!! :D :D

[]s bem servidos de amigos mecânicos!! :D

EduardoLang
26/03/2004, 13:19
Mais um jeepeiro feliz ! ! ! ! he he he