PDA

Ver Versão Completa : RODA LIVRE MANUAL PARA TOYOTA HILUX



ronaldo cidade
09/04/2003, 15:48
PessoALL;

Comprei uma toyota hilux SW4 4X4 Automática para passeios leves, só que não veio com rodas livres na dianteira, será que alguem sabe quantas estrias tem e algum modelo de RL manual no mercado para colocar, a tração fica ligada sempre mesmo estando em 4X2.

Help-me :cry: :cry: :cry:


Abraços

Ronaldo Cidade

ronaldo cidade
09/04/2003, 15:50
esqueci de mencionar, 3.0 ,v6 ,24v

Markito Amato
09/04/2003, 22:48
Fala, Ronaldo, tudo bem?!

Eu tenho o manual de manutenção das HiLux de 1978 a 1988. Isso porque eu tinha uma dessas cabine dupla, fabricada em 1993 (eixo rígidos na frente e atrás) e toda suspensão era similar a do modelo 1988.

Porém, posso verificar para ti em outro livros que possuo. No entanto, preciso do ano de fabricação da sua SW-4. Aliás, ela é SR-5, não?! ;-)

Abraços

ronaldo cidade
10/04/2003, 12:17
Olá amigo, aqui tudo muito calmo :D , sem muitas trilhas :cry: ,

A Hilux é das importadas, com motor V6, 3000, 24 Valvulas, Cambio automático, ano 1994, modelo 1995, é SW4 fechada tipo blazer, muito linda e nova o don dela éra muito cuidadoso, segue uma foto para referencia.


Agradeço sua atenção, qqr coisa estou a disposição aqui no sul em porto alegre.


Um grande abraço


Ronaldo Cidade

Adriano Braga
10/04/2003, 16:23
E ai Ronaldo!!!

Me diz uma coisa...a Hilux não é tração integral é?

Para falar a verdade nunca me interei do assunto.!!!

E o verdão anabolizado...a quantas anda? O Jaques tá metendo a mão na massa?
:lol: :lol: :lol:
Abraços

ronaldo cidade
10/04/2003, 18:23
E AÍ ADRIANO :D , A HILUX É TRAÇÃO INTEGRAL, MAS TEM O MESMO COPO DE RODAS DA HILUX SR5, DERREPENTE EU VOU LEVAR NO :idea: , PARA ELE ABRIR E CONTAR AS ESTRIAS :lol:

O VERDÃO ESTÁ INDO 8) 8) , AGORA EU É QUE INVENTEI DE COLOCAR UMA CARROCERIA NOVA NELE :twisted: , AQUELA DELE ESTÁ FEITO UM QUEIJO SUIÇO :lol: :lol: :lol: , JÁ ENCOMENDEI, CHEGA DAQUI UNS DEZ DIAS :shock: :?: , ACHO NÉ :?: :?:

ABRAÇOS

Markito Amato
10/04/2003, 22:32
Fala, Ronaldo, tudo certo?!

Andei pesquisando por aqui e achei algumas coisas interessantes. A primeira delas é que não existe HiLux com tração integral (full-time), somente Land Cruiser (HDJ-80). O que acontece no sua SW-4 é que ela possui um sistema ADD (Automatic Diferential Disconect System) no diferencial dianteiro. Esse sistema "desliga" um semi-eixo do outro, mas mantém o cardã dianteiro funcionando. Para entender melhor entra no site ( http://www.off-road.com/toyota/tech/add/index.htm ). ;-)

Sabe um jipe que possui o mesmo sistema? O Grand Vitara. Neste, a caixa de transferência está sempre em 4x4, mesmo com a alavanca em 4x2. Aliás, quando se mexe nela para ligar a tração, é acinoando um compressor de ar que acopla um dos semi-eixos dianteiros e, assim, você passa a ter o 4x4. ;-)

Mas, voltando ao assunto, se a sua viatura não tivesse o ADD, bastaria colocar uma roda-livre da AVM ( www.avm.com.br ) para HiLux, cujo semi-eixo é de 30 estrias. Porém, com o ADD as coisas se complicam. Neste caso, se você realmente quiser um sistema confiável, vai ter que correr atrás de uma HiLux PT (batida) para retirar todo o diferencial dianteiro. :cry:

Como dia um amigo meu: "Isso são ossos do orifício!" :-D

Abraços,

ronaldo cidade
11/04/2003, 14:57
BOA TARDE AMIGO:


LEGAL..., O ESTRANHO É QUE QUANDO ANDO EM 4X2 O CARDÃ DIANTEIRO REALMENTE GIRA, MAS QUANDO COLOCO EM 4X4, A DIREÇÃO FICA DURA PARA MANOBRAS, A NÃO SER EM ESTRADAS DE BARRO, TERRA E AREIA.

QUANTO A RODA LIVRE, VOU LEVAR NO MECÂNICO AMANHÃ, ELE VAI RETIRAR O PROTETOR DO CARTER E VER SE TEM ALGUM SISTEMA DE DESLIGA ESTE DIFERENCIAL, ME PARECE QUE NÃO POIS GIRA TODO O CONJUNTO??.

MESMO ASSIM VOU CONTINUAR MINHA PESQUISA PELOS SITES DA VIDA, E INFORMAÇÕES DOS AMIGOS SEMPRE É MUITO BEM VINDA.

AGRADECIDO E UM GRANDE ABRAÇO.

R.W.C...

Markito Amato
11/04/2003, 16:50
Grande Ronaldo, tudo certo?!

O sistema é um pouco estranho, mas é simples de entender. O cardã dianteiro não é desacoplado, na caixa de transferência, como em um sistema de tração convencional, por isso, fica girando sempre. Nesse caso, um dos semi-eixos dianteiros é que é "desligado". Para tanto, há uma luva estriada que "divide" ao meio o semi-eixo em questão. Ou seja, funciona coomose você desligasse somente uma roda-livre de um CJ-5, por exemplo. ;-)

Quando você aciona a 4x4, o sistema ADD faz com que essa luva estriada deslize pelo semi-eixo acoplando um lado ao outro. Aí, sim, você tem a tração total, mas na configuração part-time. Quer dizer, 4x4 como a de uma Band, Samurai, Willys etc. ;-)

Abração,

ronaldo cidade
13/04/2003, 13:35
Grande markito, tubdo bem:


É realmente existe este processo de desligamento do semi eixo dianteiro, levei no mecanico e o mesmo avaliou o sistema e me ressaltou o seguinte:


Pode ser colocado a roda livre pois as pontas de eixo tem as 30 estrias, iguais aos da hilux nova.

Também descobriu que em cima do diferencial trazeiro tem duas mangueiras, uma é do respiro, e a outra vem dos solenóides de controle de vácuo na dianteira, pergunto será um bloqueio do eixo trazeiro??????

estou naquele site da toyota e me resolveu muitas dúvidas, inclusive segui os passos para levantar a bichinha e mando uma foto assim que estiver pronta, tá ficando legal..

Abraços

Ronaldo Cidade

elmestizo
10/09/2003, 14:16
Ops...

Ronaldo,

Só para te dar uma inspiração de como levantar uma Hilux!!!

[]s
LM - Mestiço - SP

André 4Runner RJ
08/08/2006, 14:09
Pedindo a oportunidade de palpitar no assunto, que por osmose, acabei entendendo.
Trata-se justamente das mangueiras de vácuo que acoplam e desacoplam o diferencial dianteiro (ADD).

Certo Markito!!!

Abs,

André

anivaldo
20/09/2007, 17:22
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?

anivaldo
20/09/2007, 17:26
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?

Claudia Vir.
26/12/2007, 23:33
quatro anos atras!! saiu da traçåo ronaldo ?

ROHDE
09/05/2008, 19:36
Ola,
Minha Hilux SR5, 4x4, CD, 2.8, ano 00/00 tem roda manual(aciona no cubo da roda dianteira)...teria como colocar uma roda automática, isto é, quando eu for engatar a tração ou reduzida ela engatar automaticamente? como se faz isso? tem idéia de peças e custos?

sandro_ventania
19/11/2016, 22:08
Para não abrir outro tópico...dou up nesse!

Manutenção da roda livre da minha SW4 93.


https://www.youtube.com/watch?v=FQbpt7nzUEo

Clandio
20/11/2016, 08:02
Mais um vídeo excelente sobre manutenção. Parabéns, Sandro.

gabriel theodoro de souza
20/11/2016, 17:14
Muito Obrigado, Sandro pela contribuição. Didática e ilustrada , nosso fórum fica engrandecido pelo altruísmo dos seus participantes. Abraço tracionado.

sandro_ventania
22/11/2016, 17:52
Obrigado pessoal.
No meu canal tem outras manutenções da minha Toy...vai lá dar uma conferida, aproveita e se inscreve!:concordo: