Ver Versão Completa : RODA LIVRE MANUAL PARA TOYOTA HILUX
ronaldo cidade
09/04/2003, 15:48
PessoALL;
Comprei uma toyota hilux SW4 4X4 Automática para passeios leves, só que não veio com rodas livres na dianteira, será que alguem sabe quantas estrias tem e algum modelo de RL manual no mercado para colocar, a tração fica ligada sempre mesmo estando em 4X2.
Help-me :cry: :cry: :cry:
Abraços
Ronaldo Cidade
ronaldo cidade
09/04/2003, 15:50
esqueci de mencionar, 3.0 ,v6 ,24v
Markito Amato
09/04/2003, 22:48
Fala, Ronaldo, tudo bem?!
Eu tenho o manual de manutenção das HiLux de 1978 a 1988. Isso porque eu tinha uma dessas cabine dupla, fabricada em 1993 (eixo rígidos na frente e atrás) e toda suspensão era similar a do modelo 1988.
Porém, posso verificar para ti em outro livros que possuo. No entanto, preciso do ano de fabricação da sua SW-4. Aliás, ela é SR-5, não?! ;-)
Abraços
ronaldo cidade
10/04/2003, 12:17
Olá amigo, aqui tudo muito calmo :D , sem muitas trilhas :cry: ,
A Hilux é das importadas, com motor V6, 3000, 24 Valvulas, Cambio automático, ano 1994, modelo 1995, é SW4 fechada tipo blazer, muito linda e nova o don dela éra muito cuidadoso, segue uma foto para referencia.
Agradeço sua atenção, qqr coisa estou a disposição aqui no sul em porto alegre.
Um grande abraço
Ronaldo Cidade
Adriano Braga
10/04/2003, 16:23
E ai Ronaldo!!!
Me diz uma coisa...a Hilux não é tração integral é?
Para falar a verdade nunca me interei do assunto.!!!
E o verdão anabolizado...a quantas anda? O Jaques tá metendo a mão na massa?
:lol: :lol: :lol:
Abraços
ronaldo cidade
10/04/2003, 18:23
E AÍ ADRIANO :D , A HILUX É TRAÇÃO INTEGRAL, MAS TEM O MESMO COPO DE RODAS DA HILUX SR5, DERREPENTE EU VOU LEVAR NO :idea: , PARA ELE ABRIR E CONTAR AS ESTRIAS :lol:
O VERDÃO ESTÁ INDO 8) 8) , AGORA EU É QUE INVENTEI DE COLOCAR UMA CARROCERIA NOVA NELE :twisted: , AQUELA DELE ESTÁ FEITO UM QUEIJO SUIÇO :lol: :lol: :lol: , JÁ ENCOMENDEI, CHEGA DAQUI UNS DEZ DIAS :shock: :?: , ACHO NÉ :?: :?:
ABRAÇOS
Markito Amato
10/04/2003, 22:32
Fala, Ronaldo, tudo certo?!
Andei pesquisando por aqui e achei algumas coisas interessantes. A primeira delas é que não existe HiLux com tração integral (full-time), somente Land Cruiser (HDJ-80). O que acontece no sua SW-4 é que ela possui um sistema ADD (Automatic Diferential Disconect System) no diferencial dianteiro. Esse sistema "desliga" um semi-eixo do outro, mas mantém o cardã dianteiro funcionando. Para entender melhor entra no site ( http://www.off-road.com/toyota/tech/add/index.htm ). ;-)
Sabe um jipe que possui o mesmo sistema? O Grand Vitara. Neste, a caixa de transferência está sempre em 4x4, mesmo com a alavanca em 4x2. Aliás, quando se mexe nela para ligar a tração, é acinoando um compressor de ar que acopla um dos semi-eixos dianteiros e, assim, você passa a ter o 4x4. ;-)
Mas, voltando ao assunto, se a sua viatura não tivesse o ADD, bastaria colocar uma roda-livre da AVM ( www.avm.com.br ) para HiLux, cujo semi-eixo é de 30 estrias. Porém, com o ADD as coisas se complicam. Neste caso, se você realmente quiser um sistema confiável, vai ter que correr atrás de uma HiLux PT (batida) para retirar todo o diferencial dianteiro. :cry:
Como dia um amigo meu: "Isso são ossos do orifício!" :-D
Abraços,
ronaldo cidade
11/04/2003, 14:57
BOA TARDE AMIGO:
LEGAL..., O ESTRANHO É QUE QUANDO ANDO EM 4X2 O CARDÃ DIANTEIRO REALMENTE GIRA, MAS QUANDO COLOCO EM 4X4, A DIREÇÃO FICA DURA PARA MANOBRAS, A NÃO SER EM ESTRADAS DE BARRO, TERRA E AREIA.
QUANTO A RODA LIVRE, VOU LEVAR NO MECÂNICO AMANHÃ, ELE VAI RETIRAR O PROTETOR DO CARTER E VER SE TEM ALGUM SISTEMA DE DESLIGA ESTE DIFERENCIAL, ME PARECE QUE NÃO POIS GIRA TODO O CONJUNTO??.
MESMO ASSIM VOU CONTINUAR MINHA PESQUISA PELOS SITES DA VIDA, E INFORMAÇÕES DOS AMIGOS SEMPRE É MUITO BEM VINDA.
AGRADECIDO E UM GRANDE ABRAÇO.
R.W.C...
Markito Amato
11/04/2003, 16:50
Grande Ronaldo, tudo certo?!
O sistema é um pouco estranho, mas é simples de entender. O cardã dianteiro não é desacoplado, na caixa de transferência, como em um sistema de tração convencional, por isso, fica girando sempre. Nesse caso, um dos semi-eixos dianteiros é que é "desligado". Para tanto, há uma luva estriada que "divide" ao meio o semi-eixo em questão. Ou seja, funciona coomose você desligasse somente uma roda-livre de um CJ-5, por exemplo. ;-)
Quando você aciona a 4x4, o sistema ADD faz com que essa luva estriada deslize pelo semi-eixo acoplando um lado ao outro. Aí, sim, você tem a tração total, mas na configuração part-time. Quer dizer, 4x4 como a de uma Band, Samurai, Willys etc. ;-)
Abração,
ronaldo cidade
13/04/2003, 13:35
Grande markito, tubdo bem:
É realmente existe este processo de desligamento do semi eixo dianteiro, levei no mecanico e o mesmo avaliou o sistema e me ressaltou o seguinte:
Pode ser colocado a roda livre pois as pontas de eixo tem as 30 estrias, iguais aos da hilux nova.
Também descobriu que em cima do diferencial trazeiro tem duas mangueiras, uma é do respiro, e a outra vem dos solenóides de controle de vácuo na dianteira, pergunto será um bloqueio do eixo trazeiro??????
estou naquele site da toyota e me resolveu muitas dúvidas, inclusive segui os passos para levantar a bichinha e mando uma foto assim que estiver pronta, tá ficando legal..
Abraços
Ronaldo Cidade
elmestizo
10/09/2003, 14:16
Ops...
Ronaldo,
Só para te dar uma inspiração de como levantar uma Hilux!!!
[]s
LM - Mestiço - SP
André 4Runner RJ
08/08/2006, 14:09
Pedindo a oportunidade de palpitar no assunto, que por osmose, acabei entendendo.
Trata-se justamente das mangueiras de vácuo que acoplam e desacoplam o diferencial dianteiro (ADD).
Certo Markito!!!
Abs,
André
anivaldo
20/09/2007, 17:22
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?
anivaldo
20/09/2007, 17:26
Pessoal, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre a roda livre manual AISIN, que equipa algumas Hi-Lux?
Claudia Vir.
26/12/2007, 23:33
quatro anos atras!! saiu da traçåo ronaldo ?
Ola,
Minha Hilux SR5, 4x4, CD, 2.8, ano 00/00 tem roda manual(aciona no cubo da roda dianteira)...teria como colocar uma roda automática, isto é, quando eu for engatar a tração ou reduzida ela engatar automaticamente? como se faz isso? tem idéia de peças e custos?
silviocesar
09/08/2008, 22:24
Boa noite pessoal,
Como funciona e pra que serve esse lance de roda livre ?
Na Hilux Sr5 li que é manual e ajusta na dianteira.
Desculpem-me pela pergunta que certamente é de iniciante... :oops:
Abraços!!
Silvio
DieselPower
09/08/2008, 22:42
Caro Sílvio,
Todos estamos aqui para aprender.
Roda livre, é (para simplificar) o cubo da roda dianteira, que quando esta ligado fixa-se ao semi-eixo, faz com que a roda gire. Já quando estão desligadas, se você engatar a tração através da alavanca (dentro da picape) os diferencial dianteiro e os semi-eixos irão girar, porém as rodas estarão "livres".
É mais fácil na prática que tentar explicar aqui...
Basicamente é uma borboleta no cubo de roda com as inscrições: Free, Lock.
Este sistema esta apenas nas rodas dianteiras, já que as traseiras sempre estão tracionando. ESte sistema é mais confiável, se comparado aos automáticos.
Já na Ranger mais nova, ela não possui roda livre, ou seja, os semi-eixos ficam permanentemente ligados ao cubo da roda dianteira
Existem também, os sistemas automáticos, sejam elétricos ou a vácuo.
Abraço.
silviocesar
10/08/2008, 10:55
Pra ver se entendi:
Então quando vc engata a tração 4x4 mas os cubos estão na posição Free, não se traciona as rodas dianteiras, ou seja, não fica tração nas 4 rodas?
É isso ?
1) Outra pergunta, seria , correto andar assim: Posição Free e lavanca sem tração na dianteira pra rodar na estrada ?
2) E se tiver a lavanca do 4x4 desligada(tração apenas na traseira) e os cubos não tiverem Livre causa algum problema ?
Muito obrigado!!!!
Att,
Silvio
guilhermeabreu
10/08/2008, 11:33
SILVIOCESAR
É ísto mesmo , qdo vc coloca a alavanca na posição 4x4 e a rodalivre na posição free a SR5 não traciona na frente , mas o conjunto de engrenagem como o cardã o diferencial e os semieixos giram pela força do motor , mas não estão ligados nas rodas , elas estão livres , por ísto que é chamado roda livre .
Do mesmo modo que se vc colocar a rodalivre na posição look e não engatar a alavanca na posição 4x4 , vai acontecer a mesma coisa , ou seja : os semieixos , o diferencial e o cardã irão girar pq as rodas girando é que vão fazer este conjunto girar , mas não terão tração nas 4 rodas pq este conjunto NÃO ESTA LIGADO NA CAIXA DE REDUÇÃO OU CAIXA DE TRAÇÃO OU T-CASE , daí não terão a ação da força do motor .
Vc não deve andar assim continuamente , pq vc estará causando desgaste desnecessário a todo conjunto , sem falar que vai aumentar discretamente o consumo de combustível .
Mas DEVE FAZER ÍSTO uma vez por mes rodando em torno de uns 20 km SÓ PARA FAZER UMA LUBRIFICAÇÃO DO CONJUNTO E TIRAR AS ENGRENAGENS DA MESMA POSIÇÃO . E depois disto voltar na posição inicial , ou seja : a alavanca na posição 4x2 e a roda livre na posição free .
DieselPower
10/08/2008, 15:10
O Guilherme Já respondeu.
Abraço.
silviocesar
10/08/2008, 19:05
É bom usar o sistema 4X4 pelo uma vez ao mês ou apenas o sistema acionado na alavanca de tração e depois o sistema da roda de forma separada só para lubrificar o sistema ?
Uma outra pergunta, o 4X4 pode ser acionado com o veículo em movimento na Hilux SR5 ? Existe limite de velocidade ?
Muito obrigado, cada vez fico através do Fórum 4X4Brasil mais conhecedor do meu novo carro e ainda me sinto uma criança com um brinquedo novo...
Como diz a frase: O Homem nunca deixa de ser criança, ele apenas muda os preços dos seus brinquedos...
Silvio
guilhermeabreu
10/08/2008, 20:51
CARO SILVIOCESAR
Qdo a gente passa muita informação ao mesmo tempo , acabamos esquecendo tudo .
Para simplificar , vc pode acionar a tração 4x4 de qquer forma uma vez por mes sendo que deve rodar em torno de 20 km e voltar a usar em 4x2 e a roda livre na posição free .
Alguns carros vc pode acionar a alavanca de tração 4x4 até 80 km/h , mas não custa nada e é mais seguro vc parar o carro e engatar a tração .
Pois andando e engatar a tração , vc que não tem muita experiencia , PODERÁ MOVER A ALAVANCA PARA A POSIÇÃO DE 4X4 REDUZIDA , E QUEBRAR TUDO , fica baratim para consertar , +- uns R$6.000,00 no mínimo , LOGO : pare o carro , coloque em 4x4 , roda +- 20 km , para o carro novamente , desengata a tração e vai pro abraço .
SEJA FELIZ COM SUA HILUX SR5 .
DieselPower
10/08/2008, 21:14
Sílvio, como o amigo Guilherme falou, algumas picapes possibilitam o engate da tração a até 100 km/h, porém a Hilux Sr5 só parada mesmo.
Ou seja, não tente engatar nem 4x4 hi nem 4x4 low com a picape em movimento, neste caso não é uma opção. Você é obrigado a estar parado.
Abraço.
silviocesar
11/08/2008, 09:07
Bom dia,
E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?
rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:
Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)
Att,
Silvio
Ivan Natal
11/08/2008, 22:13
Bom dia,
E qual a diferença do 4x4 e 4x4 reduzida?
rsrsrsrs estou me sentindo um chato que faz mil perguntas :oops:
Mas, fazer oq? revesem as respostas pra não ficarem puto comigo :concordo:;-)
Att,
Silvio
Silvio
È o seguinte:
4x2 vôce tem força motriz(as rodas estão conectadas ao motor) somente nas rodas traseiras.
4x4 a força do motor está atuando em todas as 4 rodas e voce não notará o carro com mais força, porem não deve usala em piso que ofereção resistencia(asfalto, calçamento). em casos de atolamento onde as rodas traseiras deslizarem com facilidade tipo areia ou estradas escorregadias isto normalmente resolve.Voce tambem vai notar o carro muito mais a mão em velocidades maiores em pisos escorregadios evitando assim derrapagens.
4x4 reduzida alem de todas as caracteristicas do 4x4 o carro terá muito mais força apesar de não saber ao certo em qual proporção pois ainda não usei a hilux pois acabei de comprar uma(Leilão) e ainda nem sequer recebi.Neste caso a velocidade usada deverá ser extremamente menor e quando a força do motor apesar de transmitida as 4 rodas não for suficiente para movimentar as rodas ou sejam em lamas pesadas ou subidas ingrimes.
Abs Ivan
DieselPower
12/08/2008, 15:18
Silvio
È o seguinte:
4x2 vôce tem força motriz(as rodas estão conectadas ao motor) somente nas rodas traseiras.
4x4 a força do motor está atuando em todas as 4 rodas e voce não notará o carro com mais força, porem não deve usala em piso que ofereção resistencia(asfalto, calçamento). em casos de atolamento onde as rodas traseiras deslizarem com facilidade tipo areia ou estradas escorregadias isto normalmente resolve.Voce tambem vai notar o carro muito mais a mão em velocidades maiores em pisos escorregadios evitando assim derrapagens.
4x4 reduzida alem de todas as caracteristicas do 4x4 o carro terá muito mais força apesar de não saber ao certo em qual proporção pois ainda não usei a hilux pois acabei de comprar uma(Leilão) e ainda nem sequer recebi.Neste caso a velocidade usada deverá ser extremamente menor e quando a força do motor apesar de transmitida as 4 rodas não for suficiente para movimentar as rodas ou sejam em lamas pesadas ou subidas ingrimes.
Abs Ivan
Na maioria das camionetes, a redução é duas vezes maior.
Ou seja, a primeira, será duas vezes mais forte, mas atingirá a metade da velocidade.
É mais fácil aprender quando utilizar cada uma delas na prática.
Abraço.
Ivan Natal
17/08/2008, 19:54
Sílvio, como o amigo Guilherme falou, algumas picapes possibilitam o engate da tração a até 100 km/h, porém a Hilux Sr5 só parada mesmo.
Ou seja, não tente engatar nem 4x4 hi nem 4x4 low com a picape em movimento, neste caso não é uma opção. Você é obrigado a estar parado.
Abraço.
Esta semsna verifiquei o manual da minha (2002) e tem que para ligar a tração pode ser feito até 40 Km e para reduzir atté 8 KM, me suspreendi pois no troller e frontier, vitara samurai e outros a redução somente parado e com as rodas dianteiras preferencialmente alinhadas. me surpreendi mais ainda pois no manual tem que para tirar da redução pode ser em qualquer velocidade.
Sds Ivan
DieselPower
17/08/2008, 22:01
Ivan,
Meu sogro possui uma Sr5 CD 1999 e a dele só engata a trção com o veículo parado, e para desengatar andamos bem devagar, questão de 4 ou 5 km/h, se andar mais que isso não desengata.
Na minha opinião, como dificilmente estaremos em uma cituação surpresa em que teremos que esgatar rapidamente, vale a pena parar para engatar. Até na minha L200 "Shift on the fly" que pode ser engatada até 110km/h eu sempre paro e engato com ela parada. Acredito que vale a pena, e não faz com que as peças sofram edsgastes desnecessários.
Abraço.
Opa !
No manual da minha SW4 2000, diz que a tração pode ser acionada em movimento, porém somente até 80Km/h.
Já a reduzida, até 8Km/h.
Tenho o costume de acionar a tração sempre que começa a chover e a pista fica molhada (até porque deve-se usa-la + ou - 16Km/mês) e sempre o faço em movimento.
Abraços.
tio_mica
20/08/2008, 22:05
Embora ja saiba a teoria das coisas aprendi bastante nesse topico e vo tentar exemplificar a ideia da reduzida: Imagina uma bicicleta, quando voce engata a engrenagem pequena ( nos pedais ) com a grande da roda, voce tem uma marcha super leve, ou seja uma marcha que vai te dar bastante força, pra enfrentar uma subida por exemplo, porém quando voce adiquire velocidade voce ve que essa marcha ta leve demais e não tem mais como voce dar força nela, porque voce teria que pedalar a uma velocidade incrivel, a mesma coisa acontece com o carro, na reduzida a disposição das engrenagens são essas, voce tem muita força a baixa velocidade, porem quando aumenta a velocidade a rotação vai la em cima, é o motor tentando "pedalar" mais rapido.
Emfim se falei alguma merda me corrijam :oops:
Abraços
DieselPower
21/08/2008, 11:12
Embora ja saiba a teoria das coisas aprendi bastante nesse topico e vo tentar exemplificar a ideia da reduzida: Imagina uma bicicleta, quando voce engata a engrenagem pequena ( nos pedais ) com a grande da roda, voce tem uma marcha super leve, ou seja uma marcha que vai te dar bastante força, pra enfrentar uma subida por exemplo, porém quando voce adiquire velocidade voce ve que essa marcha ta leve demais e não tem mais como voce dar força nela, porque voce teria que pedalar a uma velocidade incrivel, a mesma coisa acontece com o carro, na reduzida a disposição das engrenagens são essas, voce tem muita força a baixa velocidade, porem quando aumenta a velocidade a rotação vai la em cima, é o motor tentando "pedalar" mais rapido.
Emfim se falei alguma merda me corrijam :oops:
Abraços
Boa explicação.
Sem dúvida ajudará os menos experientes a entender o funcionamento, afinal, todo mundo já andou de bicicleta.
Rodolfo40c
14/06/2010, 23:44
E pra eu instalar uma roda livre automatica na minha bicicleta? rsrs brincadeira!
Mas sim, Tenho uma hilux japonesa 95.. Não é aconselhavel eu deixar a roda-livre em lock, e usar tração somente quando engatar na alavanca, quando precisar?
Ja vi alguns kit´s de roda-livre automatica, será que é posivel instalar na minha hilux?
Falam que nao é tao resistente quanto a manual, é verdade?
Rodolfo,
como já foi falado anteriormente, se vc. rodar sempre com a roda-livre em "lock", você estará "arrastando" desnecessariamente todos os componentes da tração dianteira (semi-eixos, diferencial, cardã e engrenagens da caixa de transferência).
Com isso você só estará provocando desgaste prematuro do sistema, aumentando o consumo, diminuindo o desempenho e aumentando os níveis de ruído da sua picape. Enfim, na minha opinião, não creio que seja uma boa idéia.
Quanto às rodas automáticas, no seu caso teriam que ser de acionamento mecânico. Na minha opinião, muito pouco confiáveis.
As SW4 mais novas, a partir de 96, trabalham com um sistema automático de acionamento à vácuo, mas não vale a pena instalar na sua não. :discordo:
Considerando que a sua Hilux é japonesa, você tem o conjunto mais robusto e confiável que qualquer outra picape deste porte - eixo rígido Toyota 8", meu conselho é:
- Ela é perfeita, não mude nada!!! :lol:
[ ]s
Rodolfo40c
10/07/2010, 02:43
E que tipo de óleo uso na caixa de transferência da minha japonesa? Pode ser o mesmo do Diferencial traseiro? Que é o recomendado pela toyota, SAE 90 API GL-5 para temperatura acima de 18ºC ou o SAE 80w-90 API GL-5. E no diferencial dianteiro tambem posso usar esse mesmo óleo especificado?
franca_PE
11/07/2010, 07:50
Olhando este tópico fiquei curioso:?: a SW4 98TD não precisa mover nada na roda livre? ela é automatica? espero sanar esta duvida com os amigos.
Abçs.
Sérgio França
Alexandre/MS
27/05/2015, 10:21
Bom dia!
Eu tenho uma Hilux 2.8 93/94 toda com feixe de molas, eu gostaria de saber se a roda livre da Hilux 97-01 serve nela.
Obrigado!
sandro_ventania
27/05/2015, 12:09
Alexandre...não tenho certeza...mas acho que a hilux 93/94 a roda livre é manual...já as 97 em diante é a vácuo.
Olá,
Minha hilux ano 2001 era com roda livre manual, da Aisin.
O aspecto externo da RL era igual a das hilux com feixe de molas na dianteira.
Tem que ver se a quantidade de estrias é a mesma.
Um abraço,
Edu
Arildo MT
28/05/2015, 00:19
Prezado, salvo engano, até 96 é um modelo, 97 em dia é outro, um acho que tem 26 estrias, o outro não me lembro, então a não ser que eu esteja errado, não dará certo.
Alexandre/MS
03/06/2015, 09:59
Ok!
Obrigado pela ajuda!
Abçs
Alexandre
sandro_ventania
19/11/2016, 22:08
Para não abrir outro tópico...dou up nesse!
Manutenção da roda livre da minha SW4 93.
https://www.youtube.com/watch?v=FQbpt7nzUEo
Mais um vídeo excelente sobre manutenção. Parabéns, Sandro.
gabriel theodoro de souza
20/11/2016, 17:14
Muito Obrigado, Sandro pela contribuição. Didática e ilustrada , nosso fórum fica engrandecido pelo altruísmo dos seus participantes. Abraço tracionado.
sandro_ventania
22/11/2016, 17:52
Obrigado pessoal.
No meu canal tem outras manutenções da minha Toy...vai lá dar uma conferida, aproveita e se inscreve!:concordo:
Quantas estrias tem a Roda livre da Hilux 93??
sandro_ventania
23/01/2017, 22:50
Eliezer...eu não contei, mas dá pra contar no meu vídeo.
https://youtu.be/FQbpt7nzUEo
fellipe-td5
26/01/2017, 15:11
Quantas estrias tem a Roda livre da Hilux 93??
26 estrias Eliezer. Tive que trocar a minha coloquei da avm (compra da tampa vermelha que é mais reforçada que a de tampa preta)
26 estrias Eliezer. Tive que trocar a minha coloquei da avm (compra da tampa vermelha que é mais reforçada que a de tampa preta)
Opa....Valeu..
fellipe-td5
26/01/2017, 20:45
Isso se a sua pickup for igual a minha, sw4 :) Mas desmontando vc consegue contar facinho.
Isso se a sua pickup for igual a minha, sw4 :) Mas desmontando vc consegue contar facinho.
Na tabela da AVM fala que é 26 estrias, os anúncios do ML fala que é 30, não to afim de desmontar a roda livre apesar de ser facinho, a minha pick-up é 93 eixo rígido dianteiro....
Maycon Arruda
29/12/2019, 14:56
Na tabela da AVM fala que é 26 estrias, os anúncios do ML fala que é 30, não to afim de desmontar a roda livre apesar de ser facinho, a minha pick-up é 93 eixo rígido dianteiro....
Sei q o tópico e antigo mas as ate 96 usam 30 estrias ( dentes ) as acima de 96 usam 26 estrias espero q tenha ajudado vlw .....
Fala pessoal!
Tenho uma Cabine Dupla 2004 com roda livre (na roda). Quando uso o 4x4 eu desço e aciono a roda livre (na roda) e depois uso a alavanca dentro do carro para acionar ou nao. Porem quando ela esta acionada o volante fica muito duro e só consigo desengatar e voltar para o 4x2 se andar alguns metros em linha reta. Parece que tem bloqueio de diferencial, mas nao tem, ela é totalmente original. Cambio mecanico. Alguma dica do que pode ser ou é assim mesmo?
Abs
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