Ver Versão Completa : Câmbio da D-10 na Band
Nelson Maia
23/12/2006, 16:22
Tenho uma pickup Band 1980, daquela da caixa de marcha sem sincronizar.
Após inúmeros problemas, há dois anos pifou de vez. Quebrou eixo primário e mais um monte de coisas, inclusive os rolamentos.
Diante do preço das peças, como também de nunca ter precisado do 4x4 o mecânico propôs adaptar uma de D-10.
Ficou uma maravilha, mais força, melhor velocidade final, engates beeem melhores, e principalmente nunca deu um probleminha sequer.
Estou reformando a menina, e agora estou querendo colocar o 4x4 de novo, mas sem abrir mão de minha "nova" caixa de marcha. Como em minha cidade ninguém mexe com isto gostaria de saber se alguém poderia me dar uma luz como presente de Natal.
Será que existe alguma flange pra ligar a transferência, como se faz isto?
Desde já obrigado,
Nelson
guilhermeabreu
23/12/2006, 18:10
CARO NELSON
Não é para deixar vc triste não , mas tive uma BAND AÇO CURTA ano 90 e a caixa de marcha nunca me deixou na mão , é uma puta de uma caixa , hoje tenho um ENGESA , que tem uma puta duma caixa tambem , só que é do caminhão CHEVROLET D-40 , a caixa é inquebrável , mas a caixa de transferencia é ruim , e O SONHO DE TODO ENGESEIRO , é de colocar a caixa de transferencia das TOY BAND , de tão boa que é , e muitos colocam a CAIXA DE MARCHA E A CAIXA DE TRANSFERENCIA DAS TOY BAND , pq são FORTÍSSSIMA e de baixo custo/benefício .
Na minha modesta opinião , seria muito mais prático vc comprar uma caixa de TOYOTA BANDEIRANTE DAS MAIS MODERNAS de 4 ou melhor de 5 marchas e NÃO ADAPTAR NADA , e vc terá problemas só a uns 60 anos depois , nesta época os seus ossos já deverão estarem verdes . E uma caixa dessas usada não é muito cara , eu por exemplo tenho uma de 4 marchas ano 87 que estou vendendo por R$ 1.000,00 , faltando só as alavancas , sem nenhuma engrenagem quebrada , está barato , mas vc deve comprar uma de 5 marchas que é mais nova e tem a 5ª marcha OVERDRIVING , QUE VC DEVE ACHAR POR UNS r$1.800,00 A R$2.000,00 , e vc ficará muito satisfeito .
Nelson Maia
23/12/2006, 20:20
Rapaz, sei não viu.
A minha anterior deu problema umas quatro vezes, e tem outra toyota 1988 aqui na cidade parada há mais de um ano. Qual o problema? Caixa de Marcha. E os preços das peças são proibitivos.
Uma coisa é vc ter um carro de passeio ou colocar esta caixa em um jipe com motor que nem se assemelha ao torque do mercedinho.
Outra coisa é vc precisar de uma caixa em uma pickup que vai transportar uma carga muitas vezes o dobro da indicada para o veículo, ou rebocar um trator que quebrou no mato.
Já me disseram outras vezes que a toyota fabricada no ano da que eu tinha não prestava nem a cx de marcha nem o diferencial. Justamente as duas coisa que eu quebrei mais de duas vezes.
Mas se não tiver jeito vou ter que comprar outra caixa de marcha e rezar pra aguentar.
Abração, obrigado e Feliz Natal pra todos do fórum .
Nelson
Elmer_Jeep
24/12/2006, 18:07
Dá uma pesquisada na seção ENGESAS aqui do fórum, tem um tópico lá sobre adaptar a tcase(transferencia) band no cambio 240V(que é original do engesa) e deve ser igual a esse seu de D10.
Um amigo meu chegou à instalar o kit, usava motor GM 6 bocas, ficou muito boa a relação de marchas desse cambio combinada com a redução da band.
[]'s
Nelson Maia
25/12/2006, 10:35
Elmer,
Já tinha pesquisado antes e não tinha encontrado. Mas com as dicas que vc me deu encontrei várias informações boas. Acho que vai dar certo, e talvez mais barato uma vez que o câmbio e a tcase eu já tenho.
Muito obrigado e parabéns, tenho acompanhado o nascimento do "crocodilo". Quando o bicho rugir venha dar umas voltas pelo Nordeste.
Feliz Natal
Nelson