Ver Versão Completa : Rele para chave de ignição
AE !!
Estou iniciando a eletrica da viatura, ai surgiu-me uma duvida.
Eliminei a chave de contato e instalei um borão start para acionar o motor de arranque. Minha dúvida, é necessario um rele nesta instalação?
Pesquisei aqui pelo forum, mas não encontrei nada preciso.
Outra dúvida em caso positivo qual a amperagem ideal para este rele e sua ligação se possivel...
[]´s eletricos
PIRATADOM
22/12/2006, 21:07
AE !!
Eliminei a chave de contato e instalei um borão start para acionar o motor de arranque. Minha dúvida, é necessario um rele nesta instalação?
Outra dúvida em caso positivo qual a amperagem ideal para este rele e sua ligação se possivel...
[]´s eletricos
:concordo: acionamento da partida com maior acumulo de corrente:dance:
boas
valdir rainer
22/12/2006, 21:40
AE !!
[]´s eletricos
olá pagani no meu jeep eu coloquei toda a instalação da corrier,inclusive funciona com todos os reles da corrier,coloquei um rele principal ao ligar a chave,depois um para dar a partida,um para os farois ,um para farol de milha,um para busina,um para ventuinha,tudo como se fosse uma corrier inclusive com caixa de fusiveis.
tudo isso eu comprei no desmanche,vc só tera que comprar os fios para emendar com solda,isso é muito importante,tem que ser com solda.
um abração.
PIRATADOM
22/12/2006, 22:13
vc só tera que comprar os fios para emendar com solda,isso é muito importante,tem que ser com solda.
eai Valdir porq?:pensativo: o meu eu ñ soldei:putz: é por causa da umidade:?
pirata 2007 boas
BLZ...
Eu estou fazendo toda a eletrica do zero, com solda, termo retratil, conectores, etc...
So tenho a duvida do rele para a ignição, esta eu gostaria de saber qual a amperagem e esquema pra confirmar meu esquema eletrico...
[]´s soldados
valdir rainer
22/12/2006, 22:24
vc só tera que comprar os fios para emendar com solda,isso é muito importante,tem que ser com solda.
eai Valdir porq?:pensativo: o meu eu ñ soldei:putz: é por causa da umidade:?
pirata 2007 boas
É QUE COM O TEMPO COMEÇA A JUNTAR ZINABRE,E COMEÇA A DAR FALTA DE CONTATO.
rural4x4
22/12/2006, 23:18
Pagani
No link abaixo tem um esqueminha desse que vc quer.
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/jjulio.htm
Ate mais
pcervieri
22/12/2006, 23:30
Gostei da ideia ein.
Quero colocar um botao desses na minha viatura.
Sera que tem como colocar um botao "tipo caca" (meu teclado nao tem cedilha) para cortar a corrente do botao?
[]'s de quem nao entende nada de parte eletrica
PIRATADOM
22/12/2006, 23:52
Pagani
No link abaixo tem um esqueminha desse que vc quer.
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/jjulio.htm
Ate mais
eai Rural eu fiz isso na minha blazer e ficou legal:concordo: num faia uma:dance:
alivia o peso da partida acumulando mais energia
pirata 2007
pcervieri
23/12/2006, 00:02
Olha so os botoes que achei.
Esse do cambio ficaria animal ein, o problema e achar uma mercedes no desmanche pra comprar o cambio. HAHAHAHAHAHA
AE !!
VLW gaLERA...
[]´Start
ae !!
Testado e aprovado !!!!
[]´s
All,
Gostei muito do esquema, mas como não sou eletronico, aí vai minhas dúvidas:
1- Este botão "push boton" deve ser de quantos Amperes.
2- Se for fazer um Up Grade no esquema e colocar uma chave tipo caça, ela deve cortar toda a alimentação ou somente a alimentação do botão "push boton"?
3- Este botão "push boton" uma vez acionado ele fica com o contato fechado, ou este botão é do tipo que vira para um lado - fecha o contato e quando gira para o outro lado - abre o contato?
Abraços,
Dirceu
Nilsinho
26/12/2006, 22:22
Djunior
:discordo:, o push boton é aquele botão que vc aperta e ele "volta sozinho", ou seja ele só passa corrente quando apertado, no caso das chave tipo caça que vc pretende usar elas passam corrente enquanto estiverem ligadas, desta forma não desligariam o arranque, desta forma não podem ser usadas para este fim.
[]´s
Djunior
:discordo:, o push boton é aquele botão que vc aperta e ele "volta sozinho", ou seja ele só passa corrente quando apertado, no caso das chave tipo caça que vc pretende usar elas passam corrente enquanto estiverem ligadas, desta forma não desligariam o arranque, desta forma não podem ser usadas para este fim.
[]´s
Nilsinho,
Acho que me expressei mal....
A minha dúvida é: Quando aciono o push boton, o motor de arranque dá a partida - certo.
A pergunta é: como faço para desligar o motor depois?????
A idéia é utilizar a chave tipo caça como corte do motor????? Agora como fazer isso é que são elas?????
Abraços,
Dirceu
Nilsinho
26/12/2006, 22:45
:concordo: entendi !
Bom vamos lá, acho que seria o seguinte:
pegue o fio de ignição (aquele que passa corrente depois da chave virada) e lilga o botão caça, mas mai temos:
1 - Antes da chave naum funciona
2 - Depois da chave só funciona com a mesma ligada, ficando um item apenas estético....
Tudo isso acima são supunhetaçãoes minhas pois naum entendo bulhufas.... :shock: :-P ;-)
Nilsinho,
Somente lembrando que a idéia é não ter chave no jeep. A chave tipo caça vai substituir a chave, ou seja:
- Chave tipo caça ligada, push boton acionado, partida no jeep.
- Chave tipo caça desligada, jeep desligado.
Abraços,
Dirceu
Nilsinho
26/12/2006, 23:02
Djunior,
Já pensei em fazer isso no meu, inclusive cheguei a comprar a chave mas... nçao tive coragem de tirar a chave, coloquei apenas o push botom, mas se vc esta disposto, vc sõ tera que ligar o push botm no fio de ignição (oque era original da chave) no botão caça
[]´s
Paulo Eduardo
27/12/2006, 00:27
opa...
eu também fiz isso aí do botão... mas em tudo, o jeep nem chave tem mais.
todos os acionamentos por relê, inclusive partida.
os botões ao lado do velocímetro, os pretos são ACC (que aciona a alimentação dos relês, com led espia) e Ignição ligada (com led espia), os vermelhos injetor de gazoza e partida.
[]´s
All,
Gostei muito do esquema, mas como não sou eletronico, aí vai minhas dúvidas:
1- Este botão "push boton" deve ser de quantos Amperes.
2- Se for fazer um Up Grade no esquema e colocar uma chave tipo caça, ela deve cortar toda a alimentação ou somente a alimentação do botão "push boton"?
3- Este botão "push boton" uma vez acionado ele fica com o contato fechado, ou este botão é do tipo que vira para um lado - fecha o contato e quando gira para o outro lado - abre o contato?
Abraços,
Dirceu
AE !!!
Exaramente o que estou fazendo...
AE !!!
Exaramente o que estou fazendo...
Pagani,
Posta no forum como você esta fazendo a ligação no seu jeep!!!!
Dirceu
Pagani,
Posta no forum como você esta fazendo a ligação no seu jeep!!!!
Dirceu
AE !!
O esquema eletrico de como vai ficar estou fazendo de acordo com o andamento do processo, em resumo estou usando o esquema eletrico do CJ so que adicionando os reles e novas chaves...
Amanhã tiro novas fotos e posto aki...
T+
rafaelsouza
06/01/2007, 11:20
Opa galera uma coisa é o botão para dar partida e outra é aqueles das fotos do Paulo do mercedes, o esquema como dito é bem simples em vez de dar aquela ultima viradinha na chave vc põe um botão para fazer isso e ao invéz de dar aquele primeiro estagio da chave que se chama de "ligar a chave" vc põe um botão tipo caça para fazer, daí fica assim:
para ligar o jeep:
liga o botão caça, aperta o push para dar a partida
para desligar o jeep:
desliga o botão caça
aquele esquema do mesmo push ligar e desligar o carro é possivel mas vai ficar carinho, pois o esquema usa um relê de estado sólido de uma amperagem razoavel e isso ainda não é barato, pode se pensar em usar solenóides mas pela quantidade de acionamentos vai ter problemas
[],s palpitantes