PDA

Ver Versão Completa : Ranger HSD 2.5 com bomba aberta versus 2.8 PS



Edintruder
22/12/2006, 17:49
Hoje fui ver uma Ranger 2003 2.8 com TGV a venda aqui na minha cidade. Dei uma volta e constatei que a minha com a bomba escancarada está andando mais que a 2.8 com TGV, e mais ainda se considerar que a minha está com pneus 33", o HSD 2.5 com 1,5 volta na bomba injetora tem mais gás que a 2.8 original. Porém a coisa muda de figura acima de 100km/h, porém como eu ando 98% do tempo em cidade ou balneário, pra mim está melhor ficar com a 2.5 HSD. Por enquanto e desisti de trocar. Vou esperar o final do ano que vem mesmo, mas adorei essa constatação que tive, pois reboquei algumas 2.8 em arrancada de semáforo, porém sempre tive uma pulga atrás da orelha quanto a real capacidade do 2.8 PS.

Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 18:02
Edi,

Eu não entendi porque acima de 100Km/h teria ficado pior, já que a sua Ranger com 33” tem praticamente a mesma relação de marchas da 2.8.

murilloaquino
22/12/2006, 20:20
Walter...
a sua tambem nao está com a bomba aberta nao?
será q dá essa diferença mesmooo?
Acima d 100 pode ser ate pela aerodinamica dos pneus 33,...

Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 20:28
Walter...
a sua tambem nao está com a bomba aberta nao?
será q dá essa diferença mesmooo?
Acima d 100 pode ser ate pela aerodinamica dos pneus 33,...

Não. A minha ta original...

Edintruder
22/12/2006, 20:59
Pois há algum tempo atrás a minha bomba perdeu o rendimento na alta devido a desgaste na bomba de palhetas, e até hoje eu não mandei arrumar, porém comecei a mexer e melhorou muito. Faço 200 metros em 12 segundos, com a minha Saveiro 1.6 AE a álcool fuçada dava 11 segundos parelho com AP 1.8 original. Pra 12 segundos com 2 toneladas está ótimo, porém pra chegar aos 100 km/h no painel está levando 22 segundos!!! o que deveria fazer em 14 no máximo! A arrancada inicial está excelente, cantando os pneus facilmente, porém perto de 3000 rpm ela vai morrendo. Deu uma melhorada ao aumentar o limite da rpm máxima, porém ainda não está legal, e a velocidade máxima com os 33" está em 145km/h no painel, o que deveria chegar perto dos 155km/h...
Terei que mexer na bomba mais cedo ou mais tarde.

Pequeno jr
22/12/2006, 21:22
Walter e Edi,

Não sei se a minha hoje está original ou perto disso, mas logo qdo vcs começaram a postar aqui como se fazia para aumentar a pressão da turbina, dei duas voltas na da minha RAnger. Não tenho um manometro para saber que pressão chegou e nem como ela esta hoje em dia, pois eu acho que voltei corretamente as duas voltas que havia feito.

Qdo estava com essa alteração na turbina fiz alguns testes. Com Ranger 2.8 XLS (Sem TGV) eu arrancava na frente, colocava algo perto de 2 carros na frente dela até perto dos 80km/h e a partir dai ele passava de mim colocando 1 carro na frente até os 120km/h e depois ia abrindo e muito a diferença.

Testando com uma outra 2.8 com TGV eu arrancava tbm na frente, so que ela ficava praticamente na minha porta até perto dos 60km/h e depois disso ela some e muito na minha frente.

Qdo voltamos eu e meu pai sozinhos do Rio de Janeiro em Março desse ano, qdo estavamos passando por Juiz de Fora encontramos uma Ranger 2.8 XLT modelo da nossa. Sem transito na frente ela sumia da gente, mas sumia mesmo. Qdo o trânsito embuxava e ela ficava atrás dos caminhões e conseguiamos voltar para de trás dela, nos colavamos novamente e conseguiamos ficar perto dela até uns 120km/h no máximo, a partir dessa velocidade ela ia embora, sendo que aparentemente ela estava um pouco carregada e na minha so estava eu, meu pai e duas pequenas malas. Essa brincadeira durou até BH.

Talvez o Edi notou pouca diferença devido a dele ser EURO II e a Minha é Padrão Argentina I. Rs!

[]'s e Boas Festas para vcs.

ArthurC
22/12/2006, 21:41
Comparar um carro fuçado com um original é meio ilógico, não? Se for assim tem muito AP de arrancada que dá pau em V6. Por isso o AP é melhor?

[]s e feliz natal pessoal

Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 21:48
Walter e Edi,

Não sei se a minha hoje está original ou perto disso, mas logo qdo vcs começaram a postar aqui como se fazia para aumentar a pressão da turbina, dei duas voltas na da minha RAnger. Não tenho um manometro para saber que pressão chegou e nem como ela esta hoje em dia, pois eu acho que voltei corretamente as duas voltas que havia feito.

Qdo estava com essa alteração na turbina fiz alguns testes. Com Ranger 2.8 XLS (Sem TGV) eu arrancava na frente, colocava algo perto de 2 carros na frente dela até perto dos 80km/h e a partir dai ele passava de mim colocando 1 carro na frente até os 120km/h e depois ia abrindo e muito a diferença.

Testando com uma outra 2.8 com TGV eu arrancava tbm na frente, so que ela ficava praticamente na minha porta até perto dos 60km/h e depois disso ela some e muito na minha frente.

Qdo voltamos eu e meu pai sozinhos do Rio de Janeiro em Março desse ano, qdo estavamos passando por Juiz de Fora encontramos uma Ranger 2.8 XLT modelo da nossa. Sem transito na frente ela sumia da gente, mas sumia mesmo. Qdo o trânsito embuxava e ela ficava atrás dos caminhões e conseguiamos voltar para de trás dela, nos colavamos novamente e conseguiamos ficar perto dela até uns 120km/h no máximo, a partir dessa velocidade ela ia embora, sendo que aparentemente ela estava um pouco carregada e na minha so estava eu, meu pai e duas pequenas malas. Essa brincadeira durou até BH.

Talvez o Edi notou pouca diferença devido a dele ser EURO II e a Minha é Padrão Argentina I. Rs!



A minha Ranger ta com 1 volta na WG chegando a 1,2Kgf e isso porque eu rodo 90% na cidade, mas pretendo voltar pro original em breve se não nesse findi.
A minha vai também muito bem até 120Km/h, mas numa reta fica fácil manter 140Km/h. Subida em 5º no máximo 100Km/h e olhe lá, as vezes nem 90Km/h dá, em compensação da descida da pra chegar em 160Km/h. Lembro que com os pneus originais em 5º, memorizava 110Km/h no controlador de velocidade e nos 110 ficava nas subidas e mesmo com cargas.
E relação as 2.8 não tem jeito: arrancam na frete retomam mais rápido e disparassem na mina frete... Só ando na frente da S10 antigas, Hiluz antigas mesmo as 3.0 turbo, das L200 quadrdinhas e depois de embalada da até pra empurrar e fazer raiva nas Sport...

Pequeno jr
22/12/2006, 22:03
Comparar um carro fuçado com um original é meio ilógico, não? Se for assim tem muito AP de arrancada que dá pau em V6. Por isso o AP é melhor?

[]s e feliz natal pessoal


Arthuc é que estamos comparando as nossas atuais Ranger com motores HSD 2.5 com bombas injetoras EURO II e Argentina I com uma leve melhorada na turbina X as 2.8 original com e sem TGV.

Sem dúvida alguma, a Ranger 2.8 é um puta carro e não é so pelo motor. Como viajo muito, acabo sentindo a falta de um motorzão para puxar ainda mais o carro. Qdo estou carregado então nem se falta, ai que sinto falta mesmo.

murilloaquino
23/12/2006, 00:43
Isso q eu sempre penso...
As vezes agente melhora um pouco o motorn nao só pra dar final e andar direto a 180...
O maior beneficios sao as viagens pelo nosso brasil, onde as ultrapasagens em pista unica sao frequentes e o tempo d reaçao influencia muito, alem do prazer de se manter uma velocidade em trechos d aclive, serras, etc...
Quero so ver como a minha vai ficar na proxima semana, quando irei instalar o Unichip.Ela provavelmente vai dar um pico d 205 cv.
Alem do ganho em torque...

PY5KJ
23/12/2006, 07:07
acho que o murilo falou certo. Algumas estradas do nosso br necessitam de um motor para garantir uma boa ultrapassagem No restante, até mesmo uam 2.5 dá conta e muito bem do recado.
ontem fui ao paraguai rodando 600km na média de 120km e fiz 11,65km/l com a minha 3.0. Para mim, não precisa melhor. Qualquer tentativa de aumento de potência seria desnecessário, salvo para garantir ao ego um desempenho melhor e o espirito de mecânico que temos.
qdo puseres o unichip, poste como foi a melhora no desempenho
boas festas a todos

Edintruder
23/12/2006, 12:19
A comparação foi o HSD com alteração na regulagem da bomba com o 2.8 original. Porém se abrir a bomba do 2.8, vai andar parelho com uma 3.0! por isso que não vou desistir de trocar no futuro por uma 2.8 PS.

Gouveia
23/12/2006, 15:14
Sempre que vejo alguém falando que abriu a bomba num motor diesel eu fico na dúvida se isso não compromete a durabilidade do motor mais do que o retorno que se tem de potênicia ou se compensa pela melhora no desempenho obtido... Além disso a poluição não aumenta? sai muita fumaça preta?

Pequeno jr
23/12/2006, 15:22
POis é Edi,
Penso na mesma coisa.

Se olharmos os outros tópicos, vc verá naquele que postei do Edu Piano e a Ranger RT que ele participa do campeonato Brasileiro de Cross Country, vera que a 3.0 que ele anda esta com 260cv e ele aposta com quem quiser se os lacres do motor se não estão ainda no lugar, ou seja, a parte debaixo do motor esta totalmente original. O que foi mexido no carro até o momento foi pressão de turbina e eletronica.

Um carro que andou praticamente 9 etapas de rally + rally dos amigos + rally dos sertões com o mesmo motor e da última vez que eu perguntei em outubro de 2006 ja estava com 34.000km acho que se fosse para ter quebra ja teria acontecido a muito tempo.

O Samuvukas (desculpa se não escrevi direito) falou em outro canto aqui no forum d alguns motores utilizados aqui no Brasil existem tbm na Europa com a diferença que lá eles tem 250cv pra mais, sendo que aqui dão no máximo 3 ano de garantia e la fora vc tem 5 anos de garantia com o mesmo tipo de motor.

Como tivemos informações no começo, a ranger 3.0 viria com o motor de 180cv e 43 de torque e com TGV so que ninguem sabe o que rolou para a FORD não ter colocado esse motor no veículo e igualado a potência da Hilux.

Eu não quero ter um carro violento de Final, apenas quero uma pick-up DIESEL que arranque bem, tenha uma ótima retomada e um consumo satisfatório da forma que são as Rangers atuais andando sempre assima da casa dos 10.5km/L.

murilloaquino
23/12/2006, 15:35
Penso da mesma forma q vc Pequeno...
abraços

Edintruder
23/12/2006, 18:36
Gouvea, o fato de abrir a bomba prejudica a lubrificação dos ilindros pois fica muito diesel não queimado e acaba lavando as paredes dos cilindros, para evitar que isso ocorra basta ter cuidado de não pisar fundo abaixo da faixa de torque do motor, dessa forma não fumaceia muito, o que indica que não está sobrando combustível puro, fora isso, em baixo o HSD é muito bom, pois se faz a retífica por desgaste de anéis e não porque o motor está batendo.

Homero
23/12/2006, 19:13
Edintruder

Li uma certa vez que o que ocorre com o excesso de diesel num motor é o "craqueamento" e o resultado é o carbono (fuligem) , então o diesel a mais que é injetado se modifica e me parece que não vai diluir a lubrificação .Parece que o pior é o aumento de temperatura , carbonização da camara e um desgaste um pouco maior por conta de a fuligem ser um pouco abrasiva.
Apesar de tudo isso o que sempre vi foi motores fumaçando e durando bastante , certamente não 1 milão de km.

Walter L. L. Casitta
23/12/2006, 22:00
O pior mesmo é que parte do diesel não é queimado se mistura com o óleo lubrificante e então o motor inteiro fica prejudicado...

Edintruder
24/12/2006, 15:31
Então o ideal é sempre trocar o óleo antes do recomendado pelo fabricate. No caso do HSD é indicado pelo manual 8.000km de intervalo, então para o pessoal que troca com 5.000km garante a durabilidade final bem próxima ao estipulado pelo fabricante, no caso vai chegar perto dos 300.000km, caso não ultrapasse essa km.

murilloaquino
24/12/2006, 19:46
Estava lendo em uma reportagem no site mecanica online q o motor dos renault megane
2.0 16v está certificado pra rodar 300.000 km tambem...
E ai pessoal, será q guenta?

PY5KJ
25/12/2006, 07:16
Sabemos que usar óleo bom é indispensável, troca com 5k é bom demais, filtros a cada 10k tb. Excesso de óleo causa td o q foi falado, e lembrando meus tempos de oficina, causa o tal "engripamento' de pistão. Era muito comum abrirmos os antigos percão e os aneis estavam grudados no pistão. Isto era resultado do excesso de diesel e obviamente não queimado. Portanto, nos motores com bomba mecânica o qual não gerenciamos a qtde de combustivel, todo cuidado é pouco pois o custo de ganharmos uns cv´s a + pode sair caro demais, como o caso da ranger. Tive este final de semana do outro lado ( paraguai ) e quase nada se encontra deste motor, digo destes motores ( 2.5, 2.8 e muito menos do 3.0 ). Então caso venhamos a se dar mal, preparem o bolso para uns 10k de prejuízo.

Edintruder
25/12/2006, 08:24
O mais barato mesmo é sempre trocar de carro quando estiver próximo dos 150.000km, pois garante com margens de segurança que o invertimento dos R$10.000,00 será num veículo mais novo e não no mesmo motor! Claro, quem comprar depois anda terá uma boa km pra rodar antes de pôr a mão no bolso tb.

Gouveia
25/12/2006, 10:17
O mais barato mesmo é sempre trocar de carro quando estiver próximo dos 150.000km, pois garante com margens de segurança que o invertimento dos R$10.000,00 será num veículo mais novo e não no mesmo motor! Claro, quem comprar depois anda terá uma boa km pra rodar antes de pôr a mão no bolso tb.

Mas uma razão pela qual preferi pagar 53k numa Ranger a gasolina zero km... em vez de comprar uma diesel 4x4 usada... se um dia eu comprar uma diesel vai ser zero tbém, mas como não tenho $$$ suficiente, ainda faço as contas e prefiro o seguro mais barato e o silencio do Duratec... em breve 4x4 tbém....:dance: :dance: :dance:

Edintruder
25/12/2006, 10:55
Eu até gosto da Ranger a Gasolina, porém aqui na minha cidade a gasolina custa quase R$3,00 o litro. Dessa forma é impraticável andar a gasolina. Até a minha Biz está custando mais de R$0,10 o km rodado...

Pequeno jr
25/12/2006, 20:17
Mas uma razão pela qual preferi pagar 53k numa Ranger a gasolina zero km... em vez de comprar uma diesel 4x4 usada... se um dia eu comprar uma diesel vai ser zero tbém, mas como não tenho $$$ suficiente, ainda faço as contas e prefiro o seguro mais barato e o silencio do Duratec... em breve 4x4 tbém....:dance: :dance: :dance:

Gouveia,

Vc ja conseguiu o Kit 4x4? Vai ser utilizado o kit de qual carro ? Quem vai instalar ? Sera durante ainda a garantia do veículo ou após o término da Garantia ? Será acionamento Elétrico ou manual ??

aloisio
26/12/2006, 18:41
Esse final de semana, eu e um colega fomos para uma praia aqui no litoral . Eu numa Ranger 2.5 ano 1998, ele numa Frontier Nissan 2.8 ano 2005. Quando Vi aqulele carrão eu disse: pode ir na frente e me espera na entrada da cidade. Qual foi a minha surpresa, andei quase igual a ele. Digo quase porque o carro dele andava mais que o meu depois dos 120 Km/h. Mas durante as retomadas e ultrapassagens se bobeasse eu passava ele. Os carros iam com a mesma carga (só passageiros).

Gouveia
29/12/2006, 12:41
Gouveia,

Vc ja conseguiu o Kit 4x4? Vai ser utilizado o kit de qual carro ? Quem vai instalar ? Sera durante ainda a garantia do veículo ou após o término da Garantia ? Será acionamento Elétrico ou manual ??

Ainda não comprei as peças, pretendo comprar a maioria usada, em desmanches, mas talvez algumas possam ser novas, dependendo do preço. Vou usar peças de Ranger, quero fazer como original, com acionamento elétrico, que vai precisar de uma ajuda da Spider 4x4 porque o módulo GEM que aciona a tração não vem no meu carro e creio que é mais fácil adaptar o furuto "módulo" da Spider do que o de uma outra Ranger XLT. Esse módulo controla várias funções do carro (mdulo Genérico).

A princípio pretendo usar uma T-CASE e as homocinéticas (incluindo freios dianteiros) mais novos possíveis, terei que trocar o cardã traseiro pois creio que o meu é maior que o do modelo 4x4 e também comprar o cardão dianteiro. Essas peças acima podem ser de qualquer Ranger 4x4, apenas o diferencial dianteiro é que tem que ser da 2.5 Diesel pois é a mesma relação do diff traseiro da minha. Inicialmente pensei em trocar a caixa por uma da 2.8 que é mais curta que a minha isso iria compensar o aumento do diâmetro dos pneus (estou usando 33x12,5 agora) mas desisti pois teria que mandar fazer uma flange pra acoplar no motor e vai sair caro demais. Então pretendo ficar com a caixa Mazda original e descobrir como fazer pra tirar a parte final da caixa (onde está conectado o cardã na foto) pra colocar a tcase.. tenho um ano ainda pela frente pois só quero fazer após a garantia acabar...

Acho que a potência está boa pra expedições. é isso que eu quero, não vou fazer trilhas Hard! pra isso é melhor comprar outro carro

se alguém descobrir algo a mais me avise por favor.....

Pequeno jr
29/12/2006, 18:52
Ainda não comprei as peças, pretendo comprar a maioria usada, em desmanches, mas talvez algumas possam ser novas, dependendo do preço. Vou usar peças de Ranger, quero fazer como original, com acionamento elétrico, que vai precisar de uma ajuda da Spider 4x4 porque o módulo GEM que aciona a tração não vem no meu carro e creio que é mais fácil adaptar o furuto "módulo" da Spider do que o de uma outra Ranger XLT. Esse módulo controla várias funções do carro (mdulo Genérico).

A princípio pretendo usar uma T-CASE e as homocinéticas (incluindo freios dianteiros) mais novos possíveis, terei que trocar o cardã traseiro pois creio que o meu é maior que o do modelo 4x4 e também comprar o cardão dianteiro. Essas peças acima podem ser de qualquer Ranger 4x4, apenas o diferencial dianteiro é que tem que ser da 2.5 Diesel pois é a mesma relação do diff traseiro da minha. Inicialmente pensei em trocar a caixa por uma da 2.8 que é mais curta que a minha isso iria compensar o aumento do diâmetro dos pneus (estou usando 33x12,5 agora) mas desisti pois teria que mandar fazer uma flange pra acoplar no motor e vai sair caro demais. Então pretendo ficar com a caixa Mazda original e descobrir como fazer pra tirar a parte final da caixa (onde está conectado o cardã na foto) pra colocar a tcase.. tenho um ano ainda pela frente pois só quero fazer após a garantia acabar...

Acho que a potência está boa pra expedições. é isso que eu quero, não vou fazer trilhas Hard! pra isso é melhor comprar outro carro

se alguém descobrir algo a mais me avise por favor.....


Gouvéia,

Como eu estava curioso sobre o assunto da transformação da nova Ranger a Gasolina de 4x2 para 4x4, mandei essa idéia para a Território4x4 para ver o que o Edu Piano acha e se ele pode ajudar com alguma dica, pois no caso das f-250, f-350 e f-4000 foram eles que desenvolveram essa tranformação a um custo viável.

http://www.territorio4x4.com.br/

Edintruder
29/12/2006, 21:29
Mal pergunte, será que a traseira do motor Maxion é muito diferente do motor 2.3 16v? Se for parecido é mais fácil trocar a caixa completa de alguma 2.5 4x4 batida.

Gouveia
30/12/2006, 20:11
Gouvéia,

Como eu estava curioso sobre o assunto da transformação da nova Ranger a Gasolina de 4x2 para 4x4, mandei essa idéia para a Território4x4 para ver o que o Edu Piano acha e se ele pode ajudar com alguma dica, pois no caso das f-250, f-350 e f-4000 foram eles que desenvolveram essa tranformação a um custo viável.

http://www.territorio4x4.com.br/

Valeu cara! vou tentar acompanhar, mas se souber de algo nos avise!

Segundo o cara do desmanche que fui em Blumenau, a caixa da 2.5 diesel não "encaixa" no Duratec, só com uma Flange :(

Edintruder
30/12/2006, 22:18
Estuda a fabricação desse flange, pois pode ser mais fácil adaptar a caixa da 2.5 no duratec do que a CT na caixa original.

Pequeno jr
02/01/2007, 17:50
Valeu cara! vou tentar acompanhar, mas se souber de algo nos avise!

Segundo o cara do desmanche que fui em Blumenau, a caixa da 2.5 diesel não "encaixa" no Duratec, só com uma Flange :(

Gouvéia,
reposta da território 4x4.

******************************************
Grande Ayrison Jr,
O Edú não esta não está na oficina, pelo menos até sexta-feira 05/01, mas perguntei a ele o preço médio p/ a M.O desse serviço.
Calculamos algo em torno de R$ 3000,00 ( Três mil reais ).
Qto a viabilidade desse projeto, há a necessidade de calcular os custos das peças, p/ termos parâmetros.
Sendo assim, orçem as peças e vamos amadurecendo a idéia. Temos interesse neste assunto.

Um forte abraço.

ADRIANO FERREIRA
TERRITÓRIO 4X4

MAIK-ELETRO ELETRONICA
02/01/2007, 21:52
aÍ EDINTRUDER...

pelo q tava lendo c ta com bomba aberta e turbina esgaçada né...??

da uma olhada la no coletor e na carcaça quente da tua turbina, não tem uma cor azulada?

porque se tiver azulada melhor fexar a bomba, ja troquei umas par de turbina por causa de bomba aberta, ou derrete o rotor do eixo da turbina ou então a carcaça se raxa toda...

aqui o pessoal costuma fazer bastante isso de abrir bomba do 2.5, pq ele é meio fraquinho...Quando eu monto um motor desses e o cara reclama da força dele eu coloco pistão ultima medida e junta do cabeçote fina, ja melhora um pouco...mexer na bomba nunca

isso aí...fica o toque

t+

dalmolin
03/01/2007, 06:09
aÍ EDINTRUDER...

pelo q tava lendo c ta com bomba aberta e turbina esgaçada né...??

da uma olhada la no coletor e na carcaça quente da tua turbina, não tem uma cor azulada?

porque se tiver azulada melhor fexar a bomba, ja troquei umas par de turbina por causa de bomba aberta, ou derrete o rotor do eixo da turbina ou então a carcaça se raxa toda...

aqui o pessoal costuma fazer bastante isso de abrir bomba do 2.5, pq ele é meio fraquinho...Quando eu monto um motor desses e o cara reclama da força dele eu coloco pistão ultima medida e junta do cabeçote fina, ja melhora um pouco...mexer na bomba nunca

isso aí...fica o toque

t+


mais derrete a turbina , prq eles fecham toda a WG . Ai estrapola os giros do rotor , e esquenta tudo.
POr q se fosse assim a rash nao fazia nenhuma picape.

Maik , soh de curioso qual q eh a tua mecanica :?:

Edintruder
04/01/2007, 18:00
A minha turbina voltei para a regulagem original de 1,15Bar, porém vou verificar o coletor para ver se está com algo errado, porém sei que ao dar muito pau, mesmo que seja por um breve momento, o escapamento aquece até a ponta que não dá nem para tocar. Imagina a turbina...

Pequeno jr
05/01/2007, 11:04
Gouvéia,

Olha a informação que postei para o MArcelo de uma loja aqui de Brasília e que pode te ajudar também neste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=331002&posted=1#post331002

é o post de número 14

Gouveia
05/01/2007, 15:33
Valeu cara, tá anotado o contato pra quando chegar a hora... :concordo: