PDA

Ver Versão Completa : SPOA na Band



Bruno cf
22/12/2006, 10:17
tenho uma band curta de lona e gostaria de saber tudo sobre isso..se tem algum beneficio,R$,o que vai precisar mudar,comportamento off e on road,estabilidade,se precisa mudar o angulo do eixo e etc...
Bem.. o que poder me falar sobre eu agradeço...



Obrigado deis de ja..
abçs

SILVIO
22/12/2006, 13:44
:putz:
Vai tomar pedrada..kkkk
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
www.google.com.br (http://www.google.com.br)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-117.html

Kako
22/12/2006, 17:09
Bruno,

Primeiro tem que ter em mente que quanto mais vc preparar o carro p/ o pff-road, pior ele vai ficar no on-road.
Tendo em vista o nivel de preparação dos carros aqui no brasil, o "SPOA", ficou relativamente simples.

Basicamente é:
- Soltar os Grampos que prendem as molas no eixo, retirar e soldar na posição desejada as peças que servem de base p/ as molas.
- Desmontar o eixo dianteiro, levar a um bom torneiro p/ ele girar a bola do diferencial, geranmente o corte é feito próximo ao munhão, mas, peça a ele que faça o serviço com um gabarito. o eixo traseiro é só reposicionar as bases das molas.
- Para o eixo trazeiro, é indispensável a barra "anti Axel-Arp".
- Para não ter problemas de Boombster, o hi-street é indispensavel
- Testar o curso da nova suspensão e escolher os amortecedores adequados.
- E se quiser um desempenho ainda melhor no off-road, instale jumelos Revolver's.

- So não me faça as alterações p/ usar pneus 7.50/16, vai ficar ridiculo!:mrgreen:

Qualquer duvida estamos aí!


[]'s Fazendo a mesma coisa!8)

jon
22/12/2006, 17:51
tenho uma band curta de lona e gostaria de saber tudo sobre isso..se tem algum beneficio,R$,o que vai precisar mudar,comportamento off e on road,estabilidade,se precisa mudar o angulo do eixo e etc...
Bem.. o que poder me falar sobre eu agradeço...



Obrigado deis de ja..
abçs
algo mais?


:rolleyes:

[ ]'s desistidos de spoar a minha

Elmer_Jeep
23/12/2006, 09:23
anti axel arp, boombster, hi-street

isso tá parecendo propaganda das organizações tabajara...



Bruno, vc poderia dar uma pesquisada na seção CJ's pois o princípio básico é praticamente o mesmo pra jipes que possuem feixes.

Outra dica seria mandar uma MP pro nick Ruskaya BR aqui do fórum, ele é dono do site toyoteiros.com.br(que tá fora do ar) e tem uma band spoa com pneus 35" que é usada constantemente no dia-dia, em rodovias e trilhas.

to sem tempo pra pesquisar agora e tentar ajudar melhor pois estou aproveitando a calmaria do fim de ano pra agilizar a construção do meu novo Jeep.

[]'s

Bruno cf
23/12/2006, 12:58
Silvio gostei desse treco, mais não entendi nada.. hehehe
obs:Silvio o que vc acha do 3 e 4 em um dos dias da semana do natal?

Kako vlw
desculpe a minha ignorancia,mais o que é anti Axel-Arp, hi-street, Boombster?
na minha band estou usando os 33X12.5 R16 fica pouquissíma coisa abaixo do 35'' Wangler MT/R então eu acho que não vai ser necessario o uso do 35'' ainda

Elmer eu também acho isso que é so joga os feixes pra cima,mexe no cardã,nos flexiveis e talvez angulo do eixo..
O Ruskaya eu ainda não consegui achar ele, e eu ja vi a band dela, uma branca com teto rigido né?



Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos

Sergio Rocha
23/12/2006, 16:52
desculpe a minha ignorancia,mais o que é anti Axel-Arp, hi-street, Boombster?


Primeiro vamos corrigir a ortografia pra depois traduzir

axel-arp = AXLE WRAP

hi-street= HI STEER

boombster- BUMPSTEER

axle wrap = tendencia do eixo girar sobre ele mesmo quando tracionando

hi steer = peça usada para melhorar o angulo entre as barras de direção

bumpsteer = problema causado pelo excesso de angulo entre as barras de direção.

Quando se faz spoa, devido a nova posição do eixo existe uma tendencia dele querer girar quando se traciona, daí usa-se uma barra para evitar esse giro.

Tb devido ao spoa, as barras de direção tem que ser modificadas para ficarem o mais paralelo possível.Usa-se para isso uma peça chamada hi steer.

[]´espero ter ajudado

Bruno cf
23/12/2006, 16:58
Sergio vc ajudou bastante...e ajudaria mais ainda se podese me falar o preço aproximadamente pra fazer tudo isso.

SILVIO
23/12/2006, 21:26
Bruno, a Band do seu pai está show. Não há um lugar que ela enrosque, e olha que últimamente não estamos fazendo trilhinhas leves não.
Hoje seu pai pode dizer que a band está "redonda" pronta pra tudo, dificilmente encontrará uma que compete com ela de igual pra igual.

Terá que mexer em muita coisa e até deixá-la legal vai muito $$ e paciência, sem contar que quem for mexer precisa conhecer muito bem.

No início do projeto da minha pensei muito nisso, pesquisei, pesquisei conversei bastante gente buscando informações e cheguei a conclusão que não valeria a pena.

Pesquisa um pouco mais, qq. coisa posso te ajudar e passar algumas coisas que me passaram.

Com relação ao 3e 4, estou doente pra fazê-la, mas a partir de agora as trilhas serão somente virtuais e ou de Zeca.
Aposentei o Bola 7 e o projeto da Band foi pra gaveta.

Bruno cf
23/12/2006, 21:39
É que a gente colocou a suspensão da band moderna e ela ficou muito baixa..e não estamos querendo arquiar ela...
então pensamos em SPOA, + isso é com muita calma...minha vontadi é de colocar a suspensão completa da Engesa a diesel..ai ficaria o ''canal''.

Poxa Silvio o que aconteceu pra você estar doenti bem no natal?é seriu?e o que aconteceu pra engaveta a Band? a facu?

abçs e boa recuperação..

Kako
23/12/2006, 23:35
Sergio,

Obrigado pelas correções, Sabia que estava errado, porém não sabia como éra o certo:mrgreen:
pura preguiça de pesquisar.

:concordo:

Bruno,

Não sei não, pode conseguir ótimos resultados com essa receita, SPOA + Jumelos Revolver's. E acho difícil superar os resultados com a susp do Engesa.

:concordo:

Bruno cf
24/12/2006, 09:44
KaKo muito obrigado pelas explicações...mais você quiz dizer que a SPOa + Jumelo revolver's fica melhor do que a susp da engasa ou foi ao contrario?
e alguem poderia me falar ondi tem esse tipo de jumelo pra Band?
e se algum tem trava?pois eu ando todo dia no asfalto com a minha Band.
e também funciona com o jumelo envertido?pois eu mudei o jumelo dianteiro, deixando igual do willys....
aqui entre nois..a Band com os jumelos originais pra frente é uma merda na trilha pessada...to falando porque tenho experiencia com isso...



obrigado a todos di novo..
abrçs

Sergio Rocha
24/12/2006, 12:02
Sergio vc ajudou bastante...e ajudaria mais ainda se podese me falar o preço aproximadamente pra fazer tudo isso.


Nisso eu não posso te ajudar.Não sei quanto vc gastaria.Talvez o Elmer possa.
Quanto aos jumelos revolver e o Hi Steer vc encontra na TT4.

Spoa é muito bom pra quem quer colocar pneus 35 ou mais, caso contrário não vejo vantagen.

[]´

Bruno cf
24/12/2006, 13:16
Então Sergio por esses pneus serem grandes mesmo com os feixes arquiados e com calço de 4'' o pneu trazeiro encosta na lata..
e gostaria de saber o preço...se muito caro..ja vou desistir desse sonho...

Sergio Rocha
24/12/2006, 17:33
Então Sergio por esses pneus serem grandes mesmo com os feixes arquiados e com calço de 4'' o pneu trazeiro encosta na lata..
e gostaria de saber o preço...se muito caro..ja vou desistir desse sonho...

Vou chutar mas acredito que vc gaste R$ 1.000,00 entre peças e MO.

Conheço uma Band com pneus 35 e que nâo raspa`.É a do jonlenon, aki do forum. Pergunta a ele pra ver o que ele fez.Eu acho que só colocou espaçadores de roda de 50 mm.

[]´

Bruno cf
24/12/2006, 20:24
Sergio na minha tem batente maior então não chega encostar..so que se eu tirar eu sei que vai encostar..

Mais tudo bem..muito obrigado pela ajuda de todos e um feliz natal a todos tbm

Kako
24/12/2006, 21:36
Bruno,

Que isso camarada, nem começou e já fala em desistir!

É comum, se sentir "um Jipe no asfalto:mrgreen: ", quando ainda não compreende muito bem o assunto. Mas, o "barrato" é exatamente esse, correr atras, absorver conhecimento, p/ daí sim, saber o que vc está fazendo. Nesse tópico (que só tem duas páginas), contem informações discutidas a pelo menos dois anos. Que foi quando eu comesei a frequentar o forum, chegou a um ponto que se alguem pronunciasse "SPOA", era praticamente fuzilado, e eu sem saber o que era :parede:

Por isso camarada, a melhor coisa que tem a fazer é "PESQUISA", um pouco de conhecimento não vai te fazer mal algum, mas, tenha paciencia, o pessoal daqui, ralou bastante p/ ter esse conhecimento, não espere entender tudo da noite p/ o dia.

qualquer coisa estaremos sempre aqui.:concordo:

Eu particularmete prefiro o SPOA, mais do que isso, parto p/ 4-link e amortecedores que dispense o uso de molas.

Abraço!:concordo:

Denis Takashi
25/12/2006, 19:11
Bruno,

Onde você trocou as molas ?? Se foi no Danilo porque você não pede um palpite pra ele ?? Ele deve manjar um " pouco " não acha ?? Ou então para o Chileno, afinal a Rural dele é SOA também.

Qualquer coisa a gente marca uma sexta feira e eu vou na praça dar uma olhada na sua Band.

Feliz natal e um abraço à todos

Elmer_Jeep
28/12/2006, 12:13
eu mudei o jumelo dianteiro, deixando igual do willys....
aqui entre nois..a Band com os jumelos originais pra frente é uma merda na trilha pessada...to falando porque tenho experiencia com isso...


Bruno, vc poderia postar umas fotos de como ficou a band com "reverse shackle" (é o nome desse tipo de modificação na posição do jumelo dianteiro).

Teve algum problema com desengate do cardâ ??

Notou alguma diferença de conforto ao rodar ??

[]'s

Bruno cf
28/12/2006, 12:39
Elmer a unica coisa que mudou foi o angulo de ataque(bem maior), mais conforto e esta com o mesmo curso da original...

o cardã ta a mesma coisa..so precisei aumentar ele pois ela ficou mais alta..+ no resto ta a mesma coisa...

Mais tardi eu posto as fotos

Bruno cf
28/12/2006, 21:34
Denis...meu amigo...eu não esqueci de vc não..heheh
o Chile que fez o serviço..podi dexa que eu vou ver com eles também algo sobre isso...

+ os encontros la não estão de ferias?hehe
qualquer coisa eu te aviso sim...

e Elmer ai estão as fotos...
so não repare na sujeira...é que por ter chovido..e agente morar em sitio..o caminho sempre fica com lama..

Elmer_Jeep
29/12/2006, 09:09
Legal, vc ta usando caixa de direção do opala ?? Independente do modelo só o fato dela estar posicionada ali na frente já ameniza alguns problemas consequentes do Spoa. Seu guincho é mecanico? Vc pode mandar outra foto pra mostrar como ficou o espaço ali na frente ?


Voltando ao assunto acho que o cardâ está um pouco inclinado, pois nas bands a tcase é alta e o cardâ dianteiro geralmente é mais curto, no caso do spoa vc vai ter que verificar cuidadosamente o nivelamento do pião em relação à t-case pra evitar quebras de cruzetas e possíveis desengates da luva/estria, vai ser indispensável a correção do angulo de caster.

[]'s

Bruno cf
29/12/2006, 16:20
Eu uso a caixa do opala antigo...saiu bem mais em conta do que usar a original..o problema que essa não é progressiva..ele é mecanico sim..é o da Ekron com a manivela se o motor apagar...


antes com a suspensão antiga era normal..como eu coloquei a da original ficou mais baixa e o cardã desnivelado...isso vou ter q arrumar mesmo..




obs:eu so tenho essa foto aqui comigo...mais anoite poderei tirar algumas outras fotos melhores...

Bruno cf
29/12/2006, 16:26
ta ai a foto....

romeu
12/01/2007, 18:37
Bruno,

Se SPOou a band?

To vendo se mando ela pra oficina no fim do mês, quero spoar, desarquear as molas, tirar umas laminas, trocar o jumelo da frente por um maior, e passar pra trás, e colocar um jumelo revolver na traseira...

Conhece alguma oficina pra me indicar aí por esses lados? Quero levar num cara que entende de band, não vo deixar na mão de "cientistas" que tem por aí, que vai acabar ficando uma bosta.

Abraço

romeu
16/01/2007, 13:51
Vou chutar mas acredito que vc gaste R$ 1.000,00 entre peças e MO.

Conheço uma Band com pneus 35 e que nâo raspa`.É a do jonlenon, aki do forum. Pergunta a ele pra ver o que ele fez.Eu acho que só colocou espaçadores de roda de 50 mm.

[]´

O jonlenon cortou a caixa de roda e subiu ela uns 15cm por isso que não pega

Os 15cm é o que o SPOA levanta +- .... o resto ele compensou nos calços

o meu pneu é praticamente um 35 tb, com as molas bem arqueadas tá pegando de tudo que é lado, qdo eu botar alargador, vai comer a lataria do lado da caixa de roda com certeza... na susp não dá pra mexer mais, pq o carro já tá duro pra kct, eu teria que calçar pra resolver, mas o carro continuaria horrível (duro)

Por isso to achando que o spoa é a melhor alternativa, já que vou por os jumelos revolver tb. Aí posso voltar a suspensão ao normal, deixar o carro macio.

Sergio Rocha
16/01/2007, 17:07
O jonlenon cortou a caixa de roda e subiu ela uns 15cm por isso que não pega

Os 15cm é o que o SPOA levanta +- .... o resto ele compensou nos calços

o meu pneu é praticamente um 35 tb, com as molas bem arqueadas tá pegando de tudo que é lado, qdo eu botar alargador, vai comer a lataria do lado da caixa de roda com certeza... na susp não dá pra mexer mais, pq o carro já tá duro pra kct, eu teria que calçar pra resolver, mas o carro continuaria horrível (duro)

Por isso to achando que o spoa é a melhor alternativa, já que vou por os jumelos revolver tb. Aí posso voltar a suspensão ao normal, deixar o carro macio.

Procure uma boa oficina pra fazer o serviço.

[]´

romeu
16/01/2007, 17:46
Estou orçando na tt4, na X4 e com o billj aqui do forum

Vamos ver... :dance:

Joao Baeta
16/01/2007, 17:49
:arrow:Bruno CF,
Vendo pela foto a sua Band não é SPOAda... Mas mandar fazer nela?
Abs

Sergio Rocha
16/01/2007, 18:04
Estou orçando na tt4, na X4 e com o billj aqui do forum

Vamos ver... :dance:

Vc escolheu o que tem de melhor


[]´

Elmer_Jeep
16/01/2007, 18:12
Pronto, entrega pro gringo.

[]'s

Sergio Rocha
16/01/2007, 18:29
Pronto, entrega pro gringo.

[]'s


Antes de fazer com ele pergunta pra ele o que é Spoa.:mrgreen:

[]´