PDA

Ver Versão Completa : Kit buchas Poliuretano



Eteval
16/03/2004, 09:33
ALLmigos,

alguém saberia me informar onde (além da Rota) posso
adiquirir o Kit de enbuchamento poliuretano para o Engesa??

Obrigado

Grande abraço Enlameado

SILVIO
16/03/2004, 10:59
Na Zanesco tem o original e o de PU, o telefone está na listinha que o Edu mandou.

Valdir
16/03/2004, 12:07
ALLmigos,

alguém saberia me informar onde (além da Rota) posso
adiquirir o Kit de enbuchamento poliuretano para o Engesa??

Obrigado

Grande abraço Enlameado

Damper (Flavio Roberto Closel)
Rua Casemiro de Abreu 305
S.Caetano do Sul - SP
fone - fax - 4224-1210
comprei o meu kit na Calibre porem ele é o fabricante
qualquer coisa grita ai...

Eduardo Chaves
16/03/2004, 19:54
Valdir e ALL,

Dê uma olhada no site da Camper e clique em "PARCEIROS" tem uma relação de todas as buchas e preços, é da ZM 4x4...

O que gostei é que todos tem a bucha de aço interna e externa...

Única coisa esquisita é que o 1o contato é só por e-mail.

[]'s...

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 23:27
ETEVAL. ESTOU TROCANDO AS BUCHAS DE PU AMARELO QUE APRESENTARAM FADIGA PRECOCE. MEU EIXO TRASEIRO SE RETORCIA NA ARRANCADA. FORÇAVA E DETONAVA A CRUZETA DO CARDAN TRASEIRO. ACONSELHO CONSULTAR O LÂMPADA, POIS ELE ENCOMENDOU UM KIT DE PU COM DENSIDADE PROGRAMADA. ELE É A MAIOR ASSUMIDADE EM ENGESA AQUI NO SUL.
SEU TELEFONE É 0XX51-3341-1191.
ABRAÇOS
LUCIANO

Sasquatch
31/03/2004, 14:02
O telefone do Lâmpada esta errado, alguem sabe o numero certo?

LUCIANO STRELOW
01/04/2004, 23:12
CARLOS, DESCULPE DIGITEI ERRADO O TELEFONE DO LÂMPADA. O CORRETO É 0XX5133441911. ACABEI DE ENVIAR MENSAGEM PELO CELULAR E ESTÁ ERRADO. JÁ MANDAREI A CORRETA.
ÊTA GAÚCHO ATRAPALHADO TCHÊ.
ABRAÇOS
LUCIANO

Christiano Yudi Doyama
05/04/2004, 16:29
Pessoal,

sou novo no Fórum e gostaria da ajuda de vocês para resolver meu problema de embuchamento do meu Engesa FII diesel. Acabei de "estourar" minhas buchas da barra transversal do eixo traseiro e pesquisei através deste forum as peças da ZM (no site da Camper) e o preço que está lá é de R$ 15,00 cada uma. Pesquisei aqui em Curitiba e o valor na Jipepar é de R$43,00!!! :shock: Alguém sabe além da bucha de Piluretano, se existe alguma bucha de borracha utilizada em caminhões ou outro veículo de produção e se estas são mais baratas e qual o "desempenho" destas em relação às de Poliuretano.

Abraço a todos Engeseiros!

Christiano
Engesa FII 92 Diesel
Curitiba-PR

Eduardo Chaves
05/04/2004, 19:25
Christiano,

Seja bem vindo ao nosso fórum... :lol:

Fale com o Adenilson da ZANESCO, fone (11) 6653-0001, ele tem as buchas em borracha, só não sei se ele vende separado, vc precisa apenas as da panhard, correto ?

A de poliuretano tem vida útil mais longa que as de borracha...

[]'s...

Fredão ºOlllllllllllllOº
23/05/2004, 23:17
Galera,

o acidentado ta com buchas perfeitas, as de PU vermelho, quem faz é o Marcelo, já vendeu mais de 100 jogos... :)
o cara é sague bom...
eu ñ sei agora mas eu paguei 350 no brinquedo, muito mais barato que aquelas amarelas que desfarelam que são vendidas na rota...(500 paus)

Marcelo 11.3882-3541

qualidade,

ate mais

Eduardo Chaves
24/05/2004, 09:40
Fred,

Quais as buchas que compõe o jogo do Marcelo ?

Parece-me tb, que há diferença na densidade dos poliuretanos, e que são indicadas pela própria cor do material, amarelo, vermelho, etc, mas não sei afirmar qual é qual, tens esta informação ?

[]'s...

Fredão ºOlllllllllllllOº
25/05/2004, 23:02
Fala Edu,

o jogo do Marcelo é das barras e braços de suspensão, é o jogo completo, vem, se ñ me engano, em 36 peças, duas por local de aplicação, tipo sanduiche...
fala com ele, ele é engenheiro, desenvolveu as peças com precisão, posso te dizer que são garantidas. :wink:

Abraço,

Christiano Yudi Doyama
26/05/2004, 12:51
Edu,

comprei as minhas buchas através do Site da Camper (ZM 4x4 acessórios) conforme a dica. As que eu tinha anteriormente eram as bipartidas amarelas que só esfarelavam. Estas que comprei tem alma metálica e são de um PU mais flexível que as anteriores bipartidas. Todo o contato foi feito por email e quem vende é o próprio Ricardo Farias, criador do Site da Camper. Fiz o pagamento via depósito bancário e ele me enviou via Sedex. Sem stress. O bom foi o valor em relação ao que eu estava achando aqui em Curitiba, mesmo pagando R$10,50 de Sedex. Depois só tive que arrumar uma loja de troca de amortecedores para colocar as buchas na barra pois, devido a "alma" metálica externa, precisava de prensa. Se alguém acha estranho o contato só via email, eu digo que testei e é seguro. Inclusive depois disso, troquei uns emails com o Ricardo sobre o passeio que ele fez aqui próximo a Curitiba no Morro dos Perdidos. Jipeiro é assim mesmo, começa com uma necessidade e termina com uma amizade.

[ ]'s

Christiano

Eduardo Chaves
26/05/2004, 13:35
Christiano,

Fico satisfeito em ter ajudado... :lol:

Confirma pra gente quantas e quais peças constituem o jogo e se não for inadequado, o valor que pagastes... :wink:

Quando troquei as buchas, desconhecia estas do Ricardo, e acabei instalando de borracha, compradas na Zanesco, mas as próximas com certeza serão poliuretano...

[]'s...

Christiano Yudi Doyama
27/05/2004, 16:52
Olá Edu!

Eu acabei comprando somente as buchas da barra Panhard (transversal) e paguei R$ 15,00 cada uma. A Jipepar daqui de Curitiba queira me cobrar R$ 43,00. Nesta minha busca pelas buchas, na esperança de encontrar algo semelhante de algum veículo nacional, acabei vendo que não existe nada igual e que as buchas são exclusivas dos Engesas. Porém acabei descobrindo um fabricante do Norte do Paraná que tem em seu catálogo de peças, estas buchas do engesa feitas em Borracha com alma metálica. Liguei lá mas como a procura é baixa, eles fazem por encomenda mas o preço não compensa pois está em torno de R$ 37,00 as da barra panhard. As outras das barras longitudinais não perguntei o preço mas eles fabricam também. O Ricardo (ZM acessórios 4x4 - Site Camper) tem também buchas cogumelos em PU, sem a alma metálica e pela descrição, também deve ser da barra panhard. As Buchas da barra transversal (8 por veículo) custam com ele R$ 37,50 cada.
Eu já tinha instalado na barra panhard dianteira, estas mesmas buchas que comprei agora, mas na época comprei na Jipepar mesmo. No mesmo período, por falta do jogo completo na Jipepar, coloquei na traseira estas de PU bipartido amarelas sem alma metálica. Em relação às traseiras bipartidas, percebi que a dianteira tem um PU mais flexível e talvez com menos tendência a se esfarelar. Até agora não me incomodou nada as dianteiras e deve fazer um ano que tenho. Já as traseiras, tive que trocar agora. Não sei exatamente qual o tipo de PU e nem as vantagem e desvantagens de cada uma mas pude ver que estas mais flexível duraram mais que as traseiras. Não estou considerando o esforço maior no eixo traseiro em função da tração. Vou ver agora se estas vão durar... Veja as fotos das buchas.

[ ]s

Eduardo Chaves
27/05/2004, 20:26
Christiano,

Esta "cogumelo", se não me engano, são as das pontas dos braços longitudinais, que em borracha, são as mesmas da F-4000...

As minhas de borracha, já estão instaladas há 1 ano e meio, só apresentam pequenas rachaduras. mas nada que as comprometa...

[]'s...

Fredão ºOlllllllllllllOº
28/05/2004, 12:04
Galera,
gosto do meu engesão, acredito q vcs tb gostem dos seus...ñ comprem mais das buchas amarelas...elas vão pro saco rapido e te forçam a comprar mais um jogo, e são mais caras...boa adaptação é aquela que depois de feita pode ser esquecida :D
o pu vermelho é de longe o mais apropriado, mas, mesmo estando com as amarelas, ñ se esqueçam de reapertar os parafusos de vez em quando para que elas sempre estejam firmes evitando quebra e tudo mais...

até mais,

Fredão ºOlllllllllllllOº
04/06/2004, 14:24
Galera, corrigindo o tel do Marcelo:
(11) 5851-9056ou 5533-9691

boa compra...

Até mais

Xavanty
11/07/2004, 23:08
Bom.. eu não sei onde você poderia comprar essas buxas mas aconcelharia vc a não comprar, pois eu comprei todas as buchas de suspenssão do meu jipe em poliuretano e todas elas acabaram mascando foram quase que totalmente comidas eu aconcelharia você a mandar fazer buchas em teflon que são bem melhores.

Luca
12/07/2004, 11:14
Bom.. eu não sei onde você poderia comprar essas buxas mas aconcelharia vc a não comprar, pois eu comprei todas as buchas de suspenssão do meu jipe em poliuretano e todas elas acabaram mascando foram quase que totalmente comidas eu aconcelharia você a mandar fazer buchas em teflon que são bem melhores.

Xavanty,

Onde você achou Teflon flexível? Estou interessado. Há quanto tempo você está usando este conjunto, e onde você conseguiu? Você comprou um tarugo e usinou?

[]'s

Wallace
12/07/2004, 12:48
Nylon também funciona

Xavanty
17/07/2004, 11:30
Eu pedi para um torneiro fazer as buxas para mim e faz uns dois anos q eu estou usando ...

Pedro
06/10/2004, 13:31
Eu já testei as de borracha(compradas na antiga ISM) e as de poliuretano amarelas com alma metálica. Ambas foram pro vinagre rapidinho, principalmente as de poliuretano.
Agora comprei um jogo completo do Marcelo da Busch Equipamentos(R$355,00 em 2/10/04) e vamos ver no que dá.
Se detonarem rápido vou mandar tornear em Nylon.

billj
06/10/2004, 13:48
Se fizer as buchas dos braços em nylon, esteja preparado para trocar os braços e / ou consertar os suportes nos eixos, pois vai detonar tudo. Aquelas buchas têm aquele diâmetro grande não por estética, mas por função.

Todo o curso duma suspensão 2-link com panhard vem da deformação daquelas buchas.........

Abraços,

Eduardo Chaves
06/10/2004, 13:48
Pedro,

Esse Marcelo é o mesmo citado na página anterior ???

[]'s com as buchas de borracha fud%$#%#...

hugo.morais
06/10/2004, 14:28
Concordo com o Bill,

Tinha um colega aqui que usou essas buchas de nylon no engesa dele, resultado quebrou o tirante da supensão.

Na minha camper uso umas buchas de borracha feitas de pneu de trator. O preço do conjunto, na época foi R$ 150,00 E elas duram em média 2 anos :)

[ ]s,

Luca
06/10/2004, 19:10
Todo o curso duma suspensão 2-link com panhard vem da deformação daquelas buchas..... Nem a Panhard pode ter bucha de nylon? []´s

Pedro
06/10/2004, 19:34
Até hoje tenho usado na trazeira (ops!) as buchas de nylon.....comigo já foram 5 anos, lembrando que já estavam na viatura quando a comprei. Elas estavam intactas. Se é como o Bill está dizendo, isto é um indicativo de que elas não são adequadas, pois o material é bem duro, não apresenta deformação visível. Desta vez troquei o jogo todo, vamos ver como fica o movimento da suspenção.
O problema sempre foi com as buchas dianteiras, ou melhor, com a qualidade destas.




Pedro,

Esse Marcelo é o mesmo citado na página anterior ???

[]'s com as buchas de borracha fud%$#%#...
Sim, é o mesmo.

fpandur
06/10/2004, 21:32
Na minha camper uso umas buchas de borracha feitas de pneu de trator

Hugo

Quais buchas ? As dos braços da suspensão ou da Panhard ? Essas buchas que usa tem "alma" de metal também (o "cilindrinho" do meio) ?

Abraços

hugo.morais
07/10/2004, 08:40
Flávio,

São todas as buchas :) Elas não vem com a "alma" de metal, mas isso eu tirei das buchas originais e coloquei nas novas :D

[ ]s,

Eduardo Velo
07/10/2004, 08:52
As buchas bi partidas tem os tubos bi partidos tbm , mais uma do "Eng. Joaquim" que acabea danificando o corpo do parafuso , fiquem ligados ...
As buchas que coloquei tem o tubo interno e externo da espessura da bucha , já rodei um bocado com essas buchas e até agora estão intactas , peguei no Garra4x4 com o Rodrigo ...

[]s...

gnecchi
07/10/2004, 14:05
Damper (Flavio Roberto Closel)
Rua Casemiro de Abreu 305
S.Caetano do Sul - SP
fone - fax - 4224-1210
comprei o meu kit na Calibre porem ele é o fabricante
qualquer coisa grita ai...

karaka..... comprei o jogo da Damper hj (tive excelentes recomendações de usuários destas buchas) através da Garra4x4.... L$440 !!!!! e só agora que peguei este tópico pra ler e vi que o Valdir passou o fone direto da Damper :roll: :roll: não irei nem ligar lá pra não passar raiva :twisted:


[]'s

gnecchi
07/10/2004, 14:15
As buchas que coloquei tem o tubo interno e externo da espessura da bucha , já rodei um bocado com essas buchas e até agora estão intactas , peguei no Garra4x4 com o Rodrigo ...

[]s...

Edu Velo,

As buchas que vc pegou na Garra4x4 tb são da Damper ???


[]'s

Eduardo Velo
08/10/2004, 00:47
Provavelmente sim , pq eles só trabalham com essas buchas ...
São amarelas com tubos de aço interno e externo no formato da de borracha original Engesa .
Pra colocar entra emprensada como a original ...

[]s...

gnecchi
11/10/2004, 11:50
PessoALL,

Estou realizando a troca das bruchas das Barras Transversais Dianteira e Traseira.

As buchas que estavam no Presator ainda eram as originais !!!!! ou seja, estavam bem detonadas. As buchas novas entraram com folga, portanto precisarei resolver isto antes de efetivar a montagem. Acredito que esta folga seja em função do antigo propeietário ter rodado com as buchas originais sem realizar a devida manutenção :evil: :evil:

As buchas novas são da DAMPER em PU, assim como as buchas da Panhard que tb já foram trocadas.

Vejam nas fotos a descrição das buchas da Damper as quais eu adquiri com a Garra4x4.


[]'s

Eduardo Velo
11/10/2004, 15:50
São essas buchas mesmo ...
Se entrar com folga vai ficar trabahando deslocada e detona a bucha que trabalha em diagonal á ela rapidinho ...
Não sei qual seria a solução mais prática , talvez bater punção na beirada da panhard pra manter a bucha presa , se não for muita folga segura ...

[]s...

Eduardo Chaves
24/10/2004, 15:14
Xará e All...

Logo que comprei o Jericó, instalei as buchas de borracha, e agora chegou e já está passando a hora de substituir as buchas novamente, depois de 2 anos...

Conversando com o Adenilson, ele me disse sobre o aumento da procura das barras panhard por exemplo depois que as buchas de PU apareceram no mercado, e na hora lembrei da panhard do Envesa do Carlão, que quebrou na ida pra Trilha da Xiboca em que participei, as buchas dele eram a de PU...

Coincidência ou não, decidi novamente permanecer com as de borracha, sem contar que a opinião do Bill tb é favorável às de borracha pelo aproveitamento do curso...

E mais... O conjunto completo sai por L$ 170...

[]'s...

Eduardo Velo
24/10/2004, 18:52
Essas buchas que o Marco colocou são macias , torcem bastante ...
A barra panhard transversal da Envesa estava corroida , por isso quebrou , não pelas buchas ...

[]s...

Eduardo Chaves
24/10/2004, 19:19
Xará,

Ainda assim, segundo o Adenilson, a procura das barras aumentou coincidentemente com a entrada das buchas de PU no mercado.

Naum achei que as de borracha duraram pouco, sei lá, foram dois anos, entre viagens, rodando todo dia, trilhas e lavagem em posto 1 vez por mês...

Fora a diferença de valor que é expressiva...

[]'s salins...

paulosotello
26/10/2004, 17:53
Eu recomendo que vc compre o Kit do MArcelo da BUsh....

são os melhores

Luca
28/10/2004, 14:36

Luca
28/10/2004, 14:36
recomendo que vc compre o Kit do MArcelo da BUsh.... Paulo,
Tô montando o Encrenca com as buchas que o Marcelo fabrica. Teu jipe já tá com elas há quanto tempo?
[]´s

kaliba
10/01/2005, 17:24
Pessoal o Luciano Strelow num outro tópico sobre eixo dianteiro engesa postou umas fotos que no braço transversal e no longitudinal estão equipados com umas buchas bem parrudas e parecem dar muita segurança, vejam que elas tem uma saliência que sai para fora e envolve a borda do braço, já as amarelas que usamos, como mostram as fotos que o Marcos Gnecchi postou neste mesmo tópico, não tem essa saliência, peço licença ao Luciano e ao Marcos exibir as novamente as fotos para mostrar as diferença. (vejam abaixo.)
E aproveito para perguntar se alguém sabe aqui em São Paulo sabe onde encontrar as Buchas vermelhas iguais as do Luciano que é do RS.

gnecchi
10/01/2005, 20:59
Pessoal o Luciano Strelow num outro tópico sobre eixo dianteiro engesa postou umas fotos que no braço transversal e no longitudinal estão equipados com umas buchas bem parrudas e parecem dar muita segurança, vejam que elas tem uma saliência que sai para fora e envolve a borda do braço, já as amarelas que usamos, como mostram as fotos que o Marcos Gnecchi postou neste mesmo tópico, não tem essa saliência, peço licença ao Luciano e ao Marcos exibir as novamente as fotos para mostrar as diferença. (vejam abaixo.)
E aproveito para perguntar se alguém sabe aqui em São Paulo sabe onde encontrar as Buchas vermelhas iguais as do Luciano que é do RS.


Kaliba,
Esta bucha que o Luciano Strelow está usando pode ser encontrada na Rota4x4 (tem a mesma forma, mas não sei se é vermelha ou amarela). Está bucha é bi-partida, por isso possui esta "saliência"..... já vi alguns relatos aqui no Fórum que esta bucha bi-partida acaba solicitando demais o parafuso passante que fixa as transversais :roll: :roll:

Por enquanto as buchas que instalei da Damper e adquiridas com o Rodrigo da Garra 4x4 estão blz.


[]'s

haundrich
21/07/2005, 16:57
Turma

Ressuscitando o tópico, estou para revisar pela primeira vez as buchas de suspensão, porque tem um bandido entre elas. Dependendo de como elas estão, migrarei para as de borracha ou de poliuretano.
Lembrando que o meu esquema de buchas eram aquelas de S-10 com embuchamento de aço, e até que foram satisfatórias até agora. Só não duraram tanto quanto gostaria que durassem. Duraram 1 ano, ainda vou checar qual delas está baleada.
Acompanhando este tópico, gostaria de saber como que anda a turma da bucha de borracha e a turma que anda com poliuretano.

Flávio Schurt

Eduardo Merege
25/07/2005, 22:35
Chegaram hoje :D :D :dance: :dance:
agora é só alegria :palmas: :palmas: :concordo:

Eduardo Merege
25/07/2005, 22:36
...

gnecchi
25/07/2005, 23:06
E aí Eduardo,

Quanto morreu neste Kit de buchas PU?


[]'s

Eduardo Merege
25/07/2005, 23:43
Marcos,

São 355lts no kit completo, panhard e braços,mais o frete, o kit tem uns 3kg
Vc que esta em Sp pode retirar direto com o Marcelo.
A qualidade é muito boa, acredito que durem bastante tempo

[]'s

ps: agora o Titanic vai perder o rear steer involuntario :twisted:

Eduardo Velo
26/07/2005, 08:00
O tubo central é inteiriço ???
Se não for vai detonar o parafuso ... peguei umas buchas dessas e tive que comprar um tubo pra deixar inteiriço entre as 2 buchas , mancada fazer o tubo bi-partido ...
Tive que trocar os parafusos da panhard tras. pq esses tubos bi-partidos detonaram feio 2 deles ...

[]s...

Eduardo Merege
26/07/2005, 12:10
Xara, o tubo é bipartido :parede:
valeu pela dica vo da um toque pro meca da um jeito de melhorar o sistema

[]'s

gnecchi
27/07/2005, 16:30
Marcos,

São 355lts no kit completo, panhard e braços,mais o frete

São bem mais em conta que as buchas da Damper.
Paguei 440lts em outubro/2004 somente nas buchas das barras longitudinais (as 8 buchas maiores) :roll: :roll:

Se não me engano as buchas de PU vermelho são mais duras que as de PU amarelo :pensativo:

As minhas buchas ainda estão blz, ainda não há sinal de desgaste/fadiga. :wink:


[]'s

SJKCaio
27/07/2005, 16:40
Marcos,

Geralmente o padrão de cor indica dureza, porem quem define a dureza é o processo , a cor é só pigmento.
O importante é a qualidade da matéria-prima utilizada, senão acontece como muitos já viram das buchas esfarelarem.......
Isso quem me disse foi o fabricante dessas "vermelhas", instalei um kit desses no eixo traseiro.

PS: De todos os que procurei foi o melhor preço 8) 8)

Gerson Jacareí
27/07/2005, 22:45
São 355lts no kit completo, panhard e braços,mais o frete, o kit tem uns 3kg
Vc que esta em Sp pode retirar direto com o Marcelo.
A qualidade é muito boa, acredito que durem bastante tempo



Marcos vc não poderia passar o telefone dele , é que vou trocar as buchas do meu FI , eu estava esperando as de borracha da zanesco , mas já faz +/- 3 meses que eles só promete e nada .

gnecchi
27/07/2005, 23:48
Marcos vc não poderia passar o telefone dele , é que vou trocar as buchas do meu FI , eu estava esperando as de borracha da zanesco , mas já faz +/- 3 meses que eles só promete e nada .

Gerson,

Eu não tenho o fone de contato do Marcelo da BUSH... mas o Paulo Sotello, Eduardo Merege e o Luca devem ter, pois compraram as buchas com ele.


[]'s

Gerson Jacareí
28/07/2005, 00:48
Beleza Marcos: :concordo:
Paulo , Eduardo ou lucas , alguem tem o telefone do Marcelo da Bush :pensativo: :pensativo:

Eduardo Merege
28/07/2005, 00:59
Gerson, desculpe a demora, só agora vi sua mensagem
o tel do Marcelo é 011 58519056 e 55339691
é meio dificil achar ele nesses tels mais é so deixar recado que ele retorna rapidinho.
A proposito, eu tambem havia pedido buchas para a zanesco, ha uns 4 meses atras, ligava td semana e sempre diziam que estavam providenciando ou vulcanizando e ja mandariam, cansei de esperar

Grande []

Eduardo Merege
28/07/2005, 19:07
All,

Acabei de pegar meu jipe com as novas buchas.... ta um Lexus :lol: , mudou completamente, menos barulho, menos wrap, mais estabilidade.. enfim ficou otimo.

Neste sabado testarei ele na trilha, ai reporto o novo comportamento a voces :concordo:

[]'s de Omega 4.1 CD com capota de lona :twisted:

Luca
28/07/2005, 23:36
O tubo central é inteiriço ???
Se não for vai detonar o parafuso ... peguei umas buchas dessas e tive que comprar um tubo pra deixar inteiriço entre as 2 buchas , mancada fazer o tubo bi-partido ... Tive que trocar os parafusos da panhard tras. pq esses tubos bi-partidos detonaram feio 2 deles ...
Edú,
Isso é grave. Você sabe por que isso ocorre? Quero dizer por que o tubo bi-partido detona os parafusos da panhard? Como vc fez? Arrancou o tubo interno bi-partido e prensou um novo tubo em peça única? Tá certo que meu carro ainda vai levar muito tempo prá andar, mas se é prá alterar algum componente, vou pensando desde já.
[]´s

SJKCaio
29/07/2005, 08:47
Luca,

O tubo interno não entra prensado, é encaixado mesmo.
Se vc apoiar e forçar o miolo ele sai.

Luca
29/07/2005, 09:03
Hah, bão! As buchas do meu jipe tão com o meca. Vou lá, neste findi. Já ranco tudo fora e coloco um tubo novo. Mesmo assim, acho grave o bi-partido estragar o parafuso da panhard. Valeu, Caio.
[]´s

Luca
29/07/2005, 09:03
Hah, bão! As buchas do meu jipe tão com o meca. Vou lá, neste findi. Já ranco tudo fora e coloco um tubo novo. Mesmo assim, acho grave o bi-partido estragar o parafuso da panhard. Valeu, Caio.
[]´s

haundrich
02/08/2005, 20:32
Pessoal o Luciano Strelow num outro tópico sobre eixo dianteiro engesa postou umas fotos que no braço transversal e no longitudinal estão equipados com umas buchas bem parrudas e parecem dar muita segurança, vejam que elas tem uma saliência que sai para fora e envolve a borda do braço, já as amarelas que usamos, como mostram as fotos que o Marcos Gnecchi postou neste mesmo tópico, não tem essa saliência, peço licença ao Luciano e ao Marcos exibir as novamente as fotos para mostrar as diferença. (vejam abaixo.)
E aproveito para perguntar se alguém sabe aqui em São Paulo sabe onde encontrar as Buchas vermelhas iguais as do Luciano que é do RS.





Acredito que o desenho de bucha, que possui a saliência (ou seja, houve uma retirada de material ao redor) como essas amarelas de sua foto, deva permitir mais flexibilidade na torção do eixo. Acredito ter a desvantagem de durar menos por concentrar mais o esforço.. Eu tive essas buchas.

Já essas buchas com desenho liso devam durar mais talvez, por distribuir mais a força em todo o perímetro.

haundrich
02/08/2005, 20:45
Xará e All...

Logo que comprei o Jericó, instalei as buchas de borracha, e agora chegou e já está passando a hora de substituir as buchas novamente, depois de 2 anos...

Conversando com o Adenilson, ele me disse sobre o aumento da procura das barras panhard por exemplo depois que as buchas de PU apareceram no mercado, e na hora lembrei da panhard do Envesa do Carlão, que quebrou na ida pra Trilha da Xiboca em que participei, as buchas dele eram a de PU...

Coincidência ou não, decidi novamente permanecer com as de borracha, sem contar que a opinião do Bill tb é favorável às de borracha pelo aproveitamento do curso...

E mais... O conjunto completo sai por L$ 170...

[]'s...

Grande Edu Chaves

Onde vc encontrou estas buchas de borracha?

E pelo que pesquisei, existem vários graus dureza do poliuretano.

E será que se usar um poliuretano mais macio, com o desenho de saliência (retirada de material ao redor do centro), possa diminuir essa possibilidade de quebras nos tirantes, se assemelhando ainda mais com a borracha? ou esse poliuretano mais macio vai detonar mais cedo?

Flávio Schurt

Eduardo Merege
02/08/2005, 21:29
Flavio,
deixe me adiantar um pouco ao meu Xará, acompanhei a briga dele com as buchas heheh, ele comprou novas buchas de borracha na antiga Zanesco em Sp, não me recordo o nome novo mas é o mesmo proprietario, as buchas buchas da panhard duraram apenas 2 meses se bem me recordo, fazendo com que ele comprasse 2 novas do marcelo buchli, e ao retirar os braços longitudinais o mecanico observou que as outras tambem estavam em fim de vida, assim comprou um jogo completo do Marcelo, jogo que esta até hoje sem nenhum sinal de desgaste
Meu jogo intalei ha apenas uma semana, a viatura esta outra e sabado pude testala na trilha , não perdi nada em curso ou conforto, o PU usado, é pouco mais firme que as de borracha, acredito ainda que possa ficar melhor se colocar as buchas de borracha(mesmas da F4000) na fixação dos tirantes ao chassis e as de PU nos outros locais( panhards e fixação dos braços ao eixo ) ,de borracha nos tirantes (fixação dos braços no chassis) pois me parece o unico lugar onde realmente se força o braço contra as buchas, no restante eles trabalham juntos,

Espero ter ajudado, pedirei ao Xara para entrar aqui e complementar

Grande []

SJKCaio
03/08/2005, 17:01
No eixo traseiro os esforços são bem maiores na barras longitudinais(tendencia de girar) e até justifica o PU (aguenta mais compressão), mas no eixo dianteiro tô partindo para as de borracha da F-4000.
Achei essas buchas por R$3,00 cada (4 por eixo).

haundrich
03/08/2005, 18:50
Flavio,
deixe me adiantar um pouco ao meu Xará, acompanhei a briga dele com as buchas heheh, ele comprou novas buchas de borracha na antiga Zanesco em Sp, não me recordo o nome novo mas é o mesmo proprietario, as buchas buchas da panhard duraram apenas 2 meses se bem me recordo, fazendo com que ele comprasse 2 novas do marcelo buchli, e ao retirar os braços longitudinais o mecanico observou que as outras tambem estavam em fim de vida, assim comprou um jogo completo do Marcelo, jogo que esta até hoje sem nenhum sinal de desgaste
Meu jogo intalei ha apenas uma semana, a viatura esta outra e sabado pude testala na trilha , não perdi nada em curso ou conforto, o PU usado, é pouco mais firme que as de borracha, acredito ainda que possa ficar melhor se trocar as buchas dos braços e panhard e não usar as cogumelo em PU, mas sim as de borracha(mesmas da F4000) pois me parece o unico lugar onde realmente se força o braço contra as buchas, no restante eles trabalham juntos,

Espero ter ajudado, pedirei ao Xara para entrar aqui e complementar

Grande []

Eduardo

Se entendi corretamente, vc está dizendo que o ideal é usar borracha nas buchas das panhards e nas buchas dos tirantes ao chassis (as de F4000).

E usar Poliuretano nas buchas que vão nas longitudinais que fixam os eixos.

Flávio Schurt

Eduardo Merege
03/08/2005, 22:26
Flavio, é mais ou menos isso :D , usar borracha apenas nas buchas dos tirantes ao chassis(no mesmo lugar que aparece na foto acima postada pelo SJKCaio) , panhards e os demais pontos ficam com as de poliuretano, digo isso para poupar um pouco mais esses tirantes pois o pu é mais firme que a burracha e necessita de mais força para ser comprimido.

relendo o que escrevi vi que ficou meio confuso mesmo :oops: ja vou corrigir :wink:

Grande []

haundrich
04/08/2005, 11:21
Valeu Eduardo

Considero sua idéia boa.

Flávio

haundrich
04/08/2005, 14:39
Turma

Qual a vantagem de uma bucha bi-partida com relação a mesma bucha maciça?

Flávio Schurt

CARLOS MOREIRA
12/08/2005, 17:11
Pessoal, entrei em contato com o Marcelo para saber sde ele fabricava buchas com o tubo inteiro e comentei com ele sobre as colocações aqui expostas.
Ele me respondeu que não vê problema algum em o tubo ser bi-partido, inclusive que fechou com a Marruá toda produção das buchas neste formato e que o Exécito Brasileiro testou 80.000Km e aprovou.
Será que não tem nenhum exagero nas afirmações de que o tubo bi-partido estraga parafuso? Será que não houve algum problema de instalação??
Vejam, não estou querendo criar polêmica, somente entender, visto que o fabricante destas buchas é fornecendo direto do Marruá, irmão mais novo de nossos Engesas.

[]´s duvidosos

Eduardo Velo
12/08/2005, 18:58
Vai dar problema nos Marruá ...
Se for trocado no tempo certo acredito que não deve ter problema , mas qdo as buchas criarem folgaa tendência é os tubos bi-partidos trabalharem ...
Tive que trocar 2 parafusos das Links tras. pq ja estavam bem corroidos pelos tubos bi-partidos , as buchas criaram folga e não percebi , só fui perceber qdo começou a fazer barulho , era o cardan batendo no cabo de freio de mão , qdo desmontei os tubos bipartidos estavam bem finos de um lado e o parafuso corroido ...
De qqer maneira vou continuar usando tubos inteiriços ...
Se alguém + usa bi´partido ha algum tempo poderia dar um alo aqui pra gente ...

[]s...

haundrich
15/08/2005, 12:24
Se usar o tubo bi-partido, concordo plenamente com Edu-Velo. Vai estragar o parafuso.

Só gostaria mesmo de saber qual a vantagem de usar a bucha de PU bi-partida (desde que montada no tubo inteiro) em relação a bucha maciça, existe algum melhor desempenho?

Flávio Schurt

Eduardo Velo
16/08/2005, 07:33
As buchas bipartidas ( sempre com tubos inteiriços ) tolhem um pouco os movimentos de angulação , mas não o suficiente pra danificar algo a não ser que tenham dureza excessiva ...
As buchas maciças de PU , que são como as originais de borracha , dão movimentos angulares maiores , tem montagem e desmontagem mais dificeis , são mais dificeis de achar , e as que coloquei não duraram muito , ovalizaram o alojamento do tubo nas buchas mais criticas , a tras. lado do carona de fora e tras. lado mot. de dentro ... as outras 2 do cjto tras. nem deformaram ...
As de borracha originais podem até durar menos , são dificeis de achar , mas preservam as barras e trabalham de acordo com o previsto de fabrica .
O que acontece é que alguns camaradas anadaram colocando de PU , durou mais que borracha e pegou uma febre por PU , agora tem alguns Engesas que ja danificaram o alojamento da bucha nas barras transversais por usar PU muito duro e tiveram que substituir a barra , liga na Rota e pergunta qto custa um par de barra transversal ...

haundrich
16/08/2005, 09:32
EduVelo

Vc está enlameado de razão.
O meu tinha as buchas de PU maciças, e estavam ovalizadas no tubo de centro. O tubo é inteiro.

O proveito que se tem era o desenho que elas possuiam, uma cavidade ao redor do tubo do centro, justamente para dar mais flexibilidade angular, como vc descreveu e fotos das buchas amarelas acima.

Reconheço que fiz uma caca ao substituir as PU por buchas de S10 no meu.
Apesar de usar meu engesa para o trabalho, faço muito poucas trilhas . Conforme vou ganhando experiência, percebo as limitações que ocorrem, porque cada vez mais eu exijo do sistema.

E para variar, Bill estava certo quanto a limitação desse sistema com buchas de S-10.

Flávio Schurt

guilhermeabreu
23/09/2006, 11:28
PESSOAL URGENTE

Teria algum problema de confeccionar as buchas da barra tensora , aquelas que ficam presas no eixo , que são 2 de cada lado , de TECNIL ? Alguem já usou ou ainda usa?

Eu particularmente não vejo problema pq elas não trabalham como a da extremidade da barra que fica presa no chassi , que trabalha na flexibilidade da borracha ou poliuretano para que as barras oscilem para cima e para baixo , elas trabalham no sentido de rolamento para amortecer impacto do eixo correto? Como o TECNIL é extremamente duro , só não teria o amortecimento do impacto do eixo , que é muito resistente , e não acabaria nunca .

AGUARDANDO RESPOSTAS URGENTE

OBS: Qdo montei o CORAÇÃO VALENTE , usei as buchas originais de borracha , e acho que duraram muito pouco , trocar buchas todo ano é um PORRE R$R$R$R$R$R$R$$ concordam ? As de poliuretano vermelha esta comprovada aqui no fórum que são melhores , mas tem tb de serem trocadas de 2 em 2 anos que tb é um PORRE R$R$R$R$RRR$ muito caras .

rodrigo camper
23/09/2006, 13:01
Dando uma geral na viatura hem!!!

Eu troquei essas buchas a 1 mês atrás e comprei as de P.U vermelho por 450 laskas, no site da Camper com a Érika (que foi bem simpática).

Se v/c prestar atenção verá que essas buchas se movimentão bastante, se tú adaptar buchas muito duras algo quebrara...

CAVESO
23/09/2006, 15:19
Guilherme,

Meu fase II veio com as buchas originais (ainda) de borracha.

O modelo que está nele é um que tem 1 bucha de aço entre a parte externa da bucha e o tubo onde passa o parafuso.
Dificil explicar por escrito, mas é como se fosse uma bucha com 3 parte de ferro (a externa, uma intermediária e o tubo onde passa o parafuso, entendeu?) e borracha entre essas partes.

No meu caso, como a borracha entre a bucha intermediária e o tubo estava arrebentada, fiz uma bucha de nylon (tecnil) e coloquei entre as partes.

Vamos ver se vai aguentar....

guilhermeabreu
23/09/2006, 15:51
Amigo CARLOS AUGUSTO

Eu entendi bem sua explicação , então vc está quase chegando na bucha de nylon( tecnil) por completo . Vc tem a parte externa de borracha e a parte interna de tecnil correto?

Pergunto ao RODRIGO CAMPER : Eu sei que elas movimentam bastante , mas no sentido de rolagem . O que poderia quebrar com a bucha de tecnil pura ? Considerando que esta bucha só trabalha por ROLAGEM , ísto é qdo se faz o melejo , as molas comprimem e extendem , ocorre um rolamento do eixo diferencial em seu próprio eixo , correto? Então estas buchas não sofrem movimento de lateralidade em seu próprio eixo , como as que prendem as barras tensoras no chassi , estas sim , qdo ocorre o molejo , as barras movimentam-se para cima e para baixo ESMAGANDO AS BUCHAS , que deveriam voltar a sua posiçaõ inicial novamente , é por ísto que elas acabam primeiro , e se elas não se deformarem , irá quebrar as barras tensoras .

Gostaria de uma explicação CONVINCENTE E OU TÉCNICA de pq as buchas que prendem as barras tensoras no eixo não vieram de fábrica de tecnil . Hoje entrei em baixo do CORAÇÃO VALENTE e analizei e não vejo razão em não colocar tecnil .
Elas só trabalham em rolamentio como falei e ,lógico amorterce os impactos que veem de frente , como um degrau , uma pedra , sofrendo o eixo menor impacto. Será que esta é a finalidade ? será que os eixos são tão frágeis assim ?

CAVESO
23/09/2006, 19:18
Guilherme,

É isso mesmo! Deixei a camada maior de borracha, para tentar diminuir o impacto como você disse, e o centro de tecnil.

Pelo que matutei, essas buchas não devem ser de material rígido, ainda mais no meu caso em que vou utilizar bastante a viatura no dia-a-dia.

Fabil
25/09/2006, 11:39
alguem pode por favor, postar uma foto em close de um braco longitudinal dos Engesas ?

T+

Marcos Petri
26/09/2006, 11:15
Pessoal, tô mais confuso que vesgo em partida de tênis... Já estava quase comprando o KIT anunciado na Camper, aquela buchas "melhores" vermelhas.
Mas , pelo que li, tem gente que ainda prefere a de borracha, mesmo que dure menos, confere?

Pergunta: onde comprar as de borracha e a que preço ? Conforme a relação custo/benefício irei optar por uma ou por outra.

Tá duro de se chegar a um consenso, com exceção de que as amarelas não valem nada ( tbém confirmo pois já as usei no meu antigo CJ-5 e realmente elas esfarelam).

Petri
FI "mula"

rodrigo camper
26/09/2006, 11:24
Marcos, eu comprei as de borracha de um tal de Zanesco e não durou 4meses, e custou 37,00 cada.
Estou usando as vermelhas a 2 meses e até agora não deformou.

Marcos Petri
26/09/2006, 13:43
A coisa tá meio confusa. Pelo que entendi, há um tal de Marcelo que vende estas vermelhas ( as melhores), mas que são bipartidas ( desvantagens, mas há controvérsias).
Pelo que entendi, no sítio da CAMPER a Érica também vende. Parece que são as mesmas. Mas, se for, teria a tal da "desvatagem" por ser bipartida.

Eu, formado em Agronomia mas trabalhando com Legislação Tributária não estou entendendo é NADICA DE NADA desta discussão. Entende tanto de buchas quanto de ballet, ou seja, nada.

E tudo que eu quero é resolver logo o problema das minhas buchas do eixo traseiro....

P.S. Já liguei para o tal do Marcelo e para a Érica da CAMPER. Ambos não estavam, deixei recado e estou esperando retorno.

Petri
FI "mula"

SJKCaio
26/09/2006, 15:32
Procure as "vermelhas" ,na verdade a cor é só pigmento o que vale é a qualidade da matéria-prima usada.
O PU nacional das "amarelas" esfarela até na prateleira:x :x :x

As de borracha "trabalham" mais devido a maciez da borracha e da bucha interna de aço estar colada na borracha devido a vulcanização, só que estragam muito rápido. CustoXBeneficio muito baixo :shock: :shock:

Usei na ponta dos tensores as de borracha da F-4000 e funcionou bem custam 4,00............ Como o esforço nelas é menor duram mais.

As grandes tem que ser as vermelhas do Marruá8) 8) 8)

Kim
26/09/2006, 17:13
Caros!

Faz quase um ano que troquei todas as buchas do meu veículo, comprei com o Marcelo, que foi atencioso e pontual.

Recomendo as bipartidas, inclusive sendo prática na sua montagem.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
27/09/2006, 10:20
Continuo Na Pergunta E Dúvida

Porque Não Usar Tecnil?
Lógico Que Nas Buchas Grandes Que Vão Nas Barras Tensoras Na Parte Ligada Ao Eixo .

guilhermeabreu
27/09/2006, 13:09
AÊ GALERA

Decidi , neste próximo fds vou tornear as buchas de TECNIL ( NYLON ) para colocar nas barras tensoras que ficam fixando as mesmas no eixo .

Não vão acabar nunca , e daqui algum tempo que se interessar a agum de vcs para saber se QUEBROU OU NÃO ALGUMA COISA , digo pra vcs .

Acho que vai ser suscesso ,VOU ARRISCAR , só o tempo dirá se estou certo ou errado .

Sem falar que o custo deverá ser bem mais em conta do que as buchas vermelhas do MARCELO .

guilhermeabreu
27/09/2006, 14:00
AÊ GALERA

Decidi , neste próximo fds vou tornear as buchas de TECNIL ( NYLON ) para colocar nas barras tensoras que ficam fixando as mesmas no eixo .

Não vão acabar nunca , e daqui algum tempo que se interessar a agum de vcs para saber se QUEBROU OU NÃO ALGUMA COISA , digo pra vcs .

Acho que vai ser suscesso ,VOU ARRISCAR , só o tempo dirá se estou certo ou errado .

Sem falar que o custo deverá ser bem mais em conta do que as buchas vermelhas do MARCELO .
A DÚVIDA QUE FOI ESCLARECIDA

Inconformado de fazer uma coisa sem fundamento técnico , liguei para a AGRALE e conversei diretamente com um dos ENGENHEIROS responsável pelo projeto do MARRUÁ .

E simplesmente ele me deu a RAZÃO de utilizar BUCHAS DE POLIURETANO .

Eu não havia analizado , mas é muito simples de se explicar . Eu pensava que estas buchas SÓ TRABALHAVAM POR ROLAMENTO , ledo engano ; ELAS TRABALHAM POR TORÇÃO TB . Fácil de explicar , qdo uma roda cai em um buraco profundo , o eixo faz uma inclinação com relaçaõ ao chassi ,correto? E a barra tensora deste lado , alem dela abrir , digo ficar mais distante do chassi ,ela faz uma pequena torção tb , concordam? Como ela na parte de tras é fixada no chassi e não tem torção , estas buchas da frente tem que cederem tb , senão irá forçar a barra tensora para que ela fizesse a torção , e elas não fazem pq são RÍGIDAS . Se uma coisa rígida sofre torção ACABARÁ QUEBRANDO .

ENTÃO , BUCHAS DE POLIURETANO VERMELHAS NELA . OU mandar fazer de pneus ou borrachas lonadas como tem um cara lá em MURIAÉ-MG , que o CARLOS AUGUSTO VEGGI conhece , não é CARLOS? Acho que duraria mais do que as de borracha que temos comprado .

fpandur
27/09/2006, 14:47
guilherme, boas dicas. Eu já tinha lido (acho que no forum mesmo ou na lista de camper, não lembro) de alguém que usou tecnil por uns tempos e depois notou trincas nas sedes das buchas da barra tensora. E agora você conseguiu a explicação técnica p/ isso :wink:

Eduardo Valaretto
27/09/2006, 17:26
O engenheiro da Agrale poderia ter te dado a informação de que as buchas do Marruá são confeccionadas pelo próprio Marcelo Buchily.

Eduardo Valaretto.

CAVESO
27/09/2006, 18:30
Guilherme,

Eu só usei as buchas de pneu de caminhão onde é feita a regulagem dos braços longitudinais, na parte da frente eu usei aquela mescla de borracha com tecnil.

Do seu papo com o cara da Agrale, só não entendi o seguinte: esse material vermelho é flexivel como borracha?
Por que, ser for rígido como o tecnil, vai acabar quebrando, não?

CAVESO
27/09/2006, 18:32
Pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém me informa como é feita a regulagem dos braços longitudinais?
O certo é apertar até o encosto encostar na arruela ou tem regulagem? Se tem, como é possível medir o alinhamento dos eixos?

Abraços

fpandur
27/09/2006, 18:52
Carlos, o material vermelho é PU, não é rígido como o tecnil.

guilhermeabreu
28/09/2006, 00:12
ATÉ QUE ENFIM CONSEGUI

fui hoje a um posto de molas , e não é que consegui as buchas de poliuretano vermelhas do tirante das carretas randon , só que o orifício do centro é muito largo , aí comprei as buchas vermelhas da TOY , vou tornea-las e montarei nas capas velhas de ferro das que vou tirar .

Vou trocar só as da frente por enquanto , comprei as 4 maiores por R$10,00 cada uma , e R$7,00 as menores , total de R$68,00 as 4 completas , faltando só o serviço do torneiro que não deve ser caro .

E DEFINITIVAMENTE RESOLVIDO O PROBLEMA DAS BUCHAS E POR UM PREÇO BEM ASCESSÍVEL NÃO ACHAM ?

guilhermeabreu
28/09/2006, 00:28
CARLOS AUGUSTO

Eu comprei as buchas de POLIURETANO VERMELHA , e vi , peguei , apalpei , apertei com a maõs enfiei a unha para ver e sentir a consistencia , ACHEI ELA BEM DURA , parecida com o TECNIL , mas não é , ela tem uma pequena elasticidade NA MÃO , mas na barra fixada ao eixo as coisas mudam , o que aparentemente era dura para a minha unha , FICA MACIA qdo aplicada onde ela vai , é muito peso e muito esforço que ela sofre .

Qdo coloquei as amarelas na minha TOY , qdo era minha , as amarelas eram macias na mão , É POR ÍSTO QUE ELAS ESFARELAM QDO COLOCAMOS NO NOSSO ENGESA OU CAMPER . Qdo a gente apertava os parafusos elas saíam pela arruela como fosse bola de soprar .

ENTÃO ESTA RESOLVIDO E BARATO , VAMOS DE BUCHA DE POLIURETANO VERMELHA DOS TIRANTES DAS CARRETAS RANDON E DA TOY PARA COMPLEMENTAR O MIOLO .

E sugiro vc trocar as suas pois se não tiver elasticidade , vai trincar as barras e/ou o eixo .

Marcos Petri
28/09/2006, 09:53
Pessoal, desculpem a ignorância...

É que tenho uma perguntinha básica. Porque o Kit do Marcelo tem 32 buchas, e a da Érica (Camper) só 24 ?

Fiz orçamento com os dois e 1/2 kit (apenas para o eixo traseiro) com o Marcelo custa R$ 180,00. São 16 buchas, ou seja, 8 para as rodas, 4 para a barra e 4 para os panhard (é assim que escreve?)
Já a da Érica, 1/2 kit sai por R$ 225,00 e são apenas 12 buchas.

Bem, destaco que fui muito bem recebido por ambos, mas, por motivos óbvios acabei comprando com o Marcelo.

Petri
FI "mula"

fpandur
28/09/2006, 14:18
Marcos, provavelmente a diferença se deve que em um dos kits não vem as buchas da Panhard, sendo um total de 8 (4 p/ cada panhard). Na minha viatura, a panhard traseira usava buchas ovais da F4000. Na última troca de buchas que fiz, modifiquei a mesma p/ receber as buchas redondas de PU, assim aproveito o kit todo :mrgreen:

CAVESO
28/09/2006, 22:22
CARLOS AUGUSTO

E sugiro vc trocar as suas pois se não tiver elasticidade , vai trincar as barras e/ou o eixo .

Guilherme,

Como mantive a parte de fora da bucha com a borracha original, a elasticidade continuará, entendeu?

Mas valeu pela dica! Quando as minhas estourarem, vou de bucha da randon!

CAVESO
28/09/2006, 22:23
Pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém me informa como é feita a regulagem dos braços longitudinais?
O certo é apertar até o encosto encostar na arruela ou tem regulagem? Se tem, como é possível medir o alinhamento dos eixos?

Abraços

E aí???????

fpandur
28/09/2006, 22:26
Eu não sei se tem regulagem. Eu mesmo troquei todo o jogo de buchas da minha Camper ano passado (comprei com o Marcelo). Aprendi da pior forma que não pode apertar demais: uma delas rachou depois de usar um pouco. Ainda bem que gentilmente o Marcelo me cedeu uma outra para reposição. Depois disso, revi todos os apertos, deixando apenas um pouco encostada a arruela no PU, mas sem amassar demais ela.

CAVESO
28/09/2006, 23:05
Creio ter regulagem, pois, se aperto mais um lado do que outro, o eixo poderá ficar desalinhado, não?

guilhermeabreu
06/10/2006, 18:58
CARLOS AUGUSTO E FPANDUR

Hoje consegui terminar de colocar as buchas de POLIURERTANO VERMELHAS das carretas RANDON como havia falado anteriormente , elas foram complementadas com as buchas VERMELHAS DE POLIURETANO das BANDs , pois o buraco do centro das RANDON são muito grandes e coube sob pressão as menores por dentro das maiores , fiz apenas um rebaixo na maior para acomodar a aba da menor , assim ela não terá possibilidade de passear por dentro da outra maior , tudo ísto ao custo de R$ 68,00 para o cnjunto de 4 buchas para os tirantes dianteiros , em breve farei com os trazeiros .

CARLOS AUGUSTO , qto a regulagem da parte de tras do tirante que fica fixo no chassi , eu vi e perguntei ao amigo que fez este serviço , se havia regulagem naquele ponto . Resposta dele : NÃO TEM REGULAGEM , VC TEM QUE APERTAR O PORCA ATÉ A ARRUELA ENCOSTAR NO FINAL DA ROSCA , POIS A ROSCA É REBAIXADA COM RELAÇÃO AO FERRO REDONDO ONDE VÃO AS BORRACHAS , ASSIM , LÓGICO , AS MEDIDAS FICARÃO IGUAIS NOS DOIS LADOS .

FPANDUR - Acredito que a bucha de PU rachou , não por ter apertado de mais , e sim por defeito de fabricação .
SUGIRO a vc em apertar as porcas até o fim , para não correr risco delas folgarem e saírem , já imaginou ? NEM PENSAR .!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CAVESO
07/10/2006, 00:21
Guilherme,

Essas buchas da randon são do mesmo PU macio do Marcelo?
Você pode também preencher o centro com uma bucha de aço separando o material vermelho do tecnil (se quiser usar tecnil no lugar das buchas da Toyota, entendeu?
Ficaria bom também....

Numa de sua andanças por ferro-velhos aí em campos, se conseguir uma bomba do opala moderno ou do versailles, veja o preço pra mim por favor.
Continuo sem bomba....

Abração

guilhermeabreu
07/10/2006, 14:25
CARLOS AUGUSTO

Não conheço a consistencia das buchas vermelhas do MARCELO , mas comparando com as buchas amarelas que coloquei na época qdo tinha BAND. , são bem mais duras . Achei que são quase tão duras qto a um tecnil , mas são pouco flexíveis .
Para vc ver com mais certezeteza , é só vc ir numa oficina de molas e pedir para ver uma .

NA REALIDADE , ANDEI HOJE 50KM NA ESTRADA E NUNCA TIVE COM MEU ENGESA TÃO BOM DE DIREÇÃO COMO AGORA , ÍSTO É , ACABARAM-SE TODAS AS FOLGAS . SÓ TB QUE ; QDO PASSO SOBRE AQUELES REDUTORES DE VELOCIDADE O IMPACTO FICOU MAIOR , QDO ERA DE BORRACHA , EU SENTIA QUE O IMPACTO ERA AMORTECIDO . EM CONSEQUENCIA DISTO , TINHA QUE TROCAR AS BUCHAS DE BORRACHA DE ANO A ANO .

haundrich
12/10/2006, 23:56
Faz mais ou menos um ano que comprei as buchas de PU do Marcelo Buschli.
Estou contente com elas, apesar de ter uma estourada ali no tirante direito dianteiro, talvez pelo mesmo motivo de nosso colega.
Realmente aumenta um pouco a transmissão da trepidação ao chassis/carroceria.
Mas o conjunto ficou preciso e firme, sem perder o curso de suspensão.

guilhermeabreu
13/10/2006, 08:39
HAUNDRICH

Obrigado pela sua obs. , pois estava pensando que da forma que coloquei , adaptando as buchas de PU vermelhas da RANDON complementada com as da TOY , tivesse ficado muito apertadas e em consequencia ter ficado duras demais.

Concluindo , as buchas de PU são mais firmes mesmo e NORMALMENTE AUMENTAM MAIS A TRANSMISSÃO DA TREPIDAÇÃO AO CHASSI/CARROCERIA .

OBRIGADO , e as minhas feitas com as da RANDON+TOY ,ficaram pelo preço de R$68,00 só as dianteiras maiores dos tirantes da frente , as que ficam no eixo , ACHEI QUE FICOU BEM MAIS BARATO . Em breve trocarei as do tirante trazeiro .

Daterra
12/11/2008, 23:40
Onde eu encontro o Marcelo Buchily?
Obrigado

Kim
12/11/2008, 23:50
Vai lá!!!

Rua Edison, 500 - Campo Belo - CEP 04618-032 - São Paulo-SP.

Presumo ser o código 11
5533-9691 com
5851-9056 res
9406-1186 cel.

Toninho
07/12/2008, 20:25
Tem esse novo fornecedor de buchas de poliuretano que é

BUCHAS DOUGLAS - Rua Presidente Barão de Guajará, 134 São Paulo - SP

fone: (11) 6163-2455 - contato Simone Bertachini eu já comprei um jogo

dianteiro lá, e o melhor e que vc pode comprar peças separadas, vc não é

obrigado a levar o Kit inteiro. Deste jeito barateia custo e vc acaba levando

só o que precisa, não é como outras lojas que vc tem que levar o

conjunto todo. email de contato é: buchasdouglas@estadao.com.br


[ ] s

Ralado/SP
09/12/2008, 17:15
Escreve pra nós sobre preço, qualidade e se tem pronta entrega... Dê mais detalhes pra galera dessa nova fonte.

Abraçones

Ralado

adams
30/04/2010, 17:41
Estou fazendo testes com Poliuretno Vermelho 95 de dureza.
Fiz bieletas da minha explorer, borrachas do mortecedor da F1000 e vou fazer calços de cabine da f1000 pra testar.
Depois posto o resultado.

guilhermeabreu
30/04/2010, 23:30
ESTOU CANSADO DESTA ESTÓRIA

Primeiroqdo comprei meu ENGESA troquei as buchas das barras longitudinais por outras novas de borracha , DURARAM POUCO , daí vendo a AGONIA aqui no forum ví que as buchas de PU vermelho eram as melhores , COLOQUEI .

E agora que estou fazendo a ÚLTIMA GRANDE REFORMA EM MEU ENGESA verifiquei que as buchas de PU vermelho que coloquei FORAM PRO SACO com 3 anos de uso , AGORA VOU fazer as próprias buchas de BORRACHA LONADA que usei como calços da carroceria que são borrachas que são utilizadas em feixes de molas de caminhão , no FROTA 4X4 tem as fotos destes calços que usei .
Agora vou comprar as tiras de borracha lonada e vou cortar com a máquina de furar com a serra copo de 56 mm de diametro para que a bucha fique com 50 mm de diamtrro externo , AÍ QUERO VER QTO IRÁ DURAR ESTAS BUCHAS .

Acho que este PU verelho 95 citado acima que é mais duro , irá quebrar a BARRA LONGITUDINAL ou irá se espatifar como os meus , pois a função desta bucha é exatamente ser flexível para que estas barras longitudinais façam o movimento de rotação .

Eduardo Velo
01/05/2010, 09:25
Doctor , essas buchas foram feitas pra serem trocadas mesmo ... calma ... rsrs quer que dure qto esse fúsivel ??? rs

O PU tem que ser resistente e não pode ser duro de jeito nenhum , tem que ser maleável e resistente , os originais engesa eram os melhores flexíveis e resistentes , mas como eram de borracha vulcanizada , não tem quem faça ... uso PU vermelho tb , e já está na hr de trocar , estão ovalizados , mas tem uns 3 anos e muitos kms rodados ...

abs ... Edu

adams
01/05/2010, 12:35
03 anos ????
As bieletas da explorer estão durando 60 dias...

Kim
01/05/2010, 19:02
Olha a data no canto inferior, lado direito das fotos:
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/MeuEngesa#5120254119885307010
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/MeuEngesa#5120253638848969634

Olha agora essas:
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/MontagemDaMecanicaECarroceria#5464541432744251394

São as mesmas buchas!

Abraços.

Kim.

adams
01/05/2010, 19:53
Kim

Os calços do Bl que voce fez não serima melhores de nylon branco.
Duraveis e absorvedores de vibrações.

Kim
01/05/2010, 20:44
Opa Adams!

Pensei nessa hipotese.

Mais o engesa é macio por natureza, quase não transmite vibrações para a carroceria, ou melhor, não transmite.

Confeccinei algo bem resistente, pois o coxim original está lá, fixo de forma original.

Penso que com o de naylon, teria que colocar parafusos muito grande, deixando a segurança a desejar.

Pensei em algo que prolonga a carroceria, e não o coxim.

Espero que fique bom, pois se retirar o motor não servirá!

Abraços.

Kim.

adams
01/05/2010, 21:03
Opa Adams!

Pensei nessa hipotese.

Mais o engesa é macio por natureza, quase não transmite vibrações para a carroceria, ou melhor, não transmite.

Confeccinei algo bem resistente, pois o coxim original está lá, fixo de forma original.

Penso que com o de naylon, teria que colocar parafusos muito grande, deixando a segurança a desejar.

Pensei em algo que prolonga a carroceria, e não o coxim.

Espero que fique bom, pois se retirar o motor não servirá!

Abraços.

Kim.


Ok voce usou 02 parafusos por calço, entendi.

Grande abraço

Sandro adams

Kim
01/05/2010, 23:18
Ok voce usou 02 parafusos por calço, entendi.

Grande abraço

Sandro adams


Foi feito da seguinte forma:
Na parte inferior, tem uma porca de aço travante (é oval) soldada na parte interna, os mais grossos, e na parte superior tem um parafuso de aço, que é soldado na parte interna, os mais finos.

Segue os fotos.
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/ProlongadoresDosCoxinsDaCarroceria#
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/ProlongadoresDosCoxinsDaCarroceria#543084522755038 2450

Assim, tem a medida das porcas que são presa à carroceria, deixando-o fixo a mesma, e com mobilidade somente do coxim.

Abraços.

Kim.

adams
02/05/2010, 10:18
Kin

Ok era mais ou menos isso que tinha pensado.

adams
02/05/2010, 10:19
Voltando ao topico.

Estou usando um poliuretano, macio. Vem em tarugos de 300mm.
Preciso precisar então a dureza para passar para voces.

Kim
02/05/2010, 10:25
adams!

Precisnado é só chamar!!!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
02/05/2010, 16:44
Doctor , essas buchas foram feitas pra serem trocadas mesmo ... calma ... rsrs quer que dure qto esse fúsivel ??? rs

O PU tem que ser resistente e não pode ser duro de jeito nenhum , tem que ser maleável e resistente , os originais engesa eram os melhores flexíveis e resistentes , mas como eram de borracha vulcanizada , não tem quem faça ... uso PU vermelho tb , e já está na hr de trocar , estão ovalizados , mas tem uns 3 anos e muitos kms rodados ...

abs ... Edu

AMIGO EDU VELO

É ísto mesmo , estas buchas não podem ser duras demais , as de PU vermelho que coloquei , achei elas um pouco duras demais , comparando com as originais de borracha , MAS ERA DE SE ESPERAR MESMO , mas as minhas não duraram 3 anos e não estão ovalizadas , estão quebradas mesmo , acho que por excesso de dureza .

Logo acho que estas de borracha lonada que pretendo colocar devem ser mais flexíveis e mais duráveis do que as de PU vermelho que coloquei .

Francesco Carbone
11/05/2010, 11:18
Caros Engeseiros.

As buchas devem ser macias como muitos já disseram. A durabilidade está ligada diretamente a alguns fatores como qualidade e dureza. Precisamos levar em conta também, os produtos com que lavamos nossas Engesas, principalmente chassi e consequentemente as buchas. Temos que ter cuidado também quando pintamos o chassi e a tinta diluida em solvente ataca as buchas. Outro fator muito importante é o fato de o alojamento das buchas estar "ovalizado" por desgaste natural ou ainda uso de buchas muito duras. Uma vez o "olhal ovalizado" não vai acomodar a nova bucha como se deve, fazendo a mesma ficar apoiada em parte e fazendo com que se tenha um desgaste acentuado, mesmo sendo bucha nova e de qualidade. Na minha opinião, certificando o bom estado dos braços e barras, ainda fica mais barato trocar buchas do que tentar usar uma bucha muito dura que vai detonar todos os componentes, encarecendo a manutenção.

Espero ter ajudado.

Abraços

guilhermeabreu
12/05/2010, 19:18
Caros Engeseiros.

As buchas devem ser macias como muitos já disseram. A durabilidade está ligada diretamente a alguns fatores como qualidade e dureza. Precisamos levar em conta também, os produtos com que lavamos nossas Engesas, principalmente chassi e consequentemente as buchas. Temos que ter cuidado também quando pintamos o chassi e a tinta diluida em solvente ataca as buchas. Outro fator muito importante é o fato de o alojamento das buchas estar "ovalizado" por desgaste natural ou ainda uso de buchas muito duras. Uma vez o "olhal ovalizado" não vai acomodar a nova bucha como se deve, fazendo a mesma ficar apoiada em parte e fazendo com que se tenha um desgaste acentuado, mesmo sendo bucha nova e de qualidade. Na minha opinião, certificando o bom estado dos braços e barras, ainda fica mais barato trocar buchas do que tentar usar uma bucha muito dura que vai detonar todos os componentes, encarecendo a manutenção.

Espero ter ajudado.

Abraços

FRANCESCO CARBONE

Concordo plenamente .

Mas o ROGERIO conseguiu cortar na serra copo as borrachas lonadas que falei anteriormente , vou colocar delas , tenho certeza que são mais macias do que as de PU vermelho que coloquei e tenho certeza tb que vão durar mais do que as originais de borracha e as de PU vermelho que eu coloquei , me aguardem com as fotos .

Lembrado , os olhais das minhas barras longitudinais estão OK .

rub
03/01/2016, 00:35
Reativando o tópico!

Amigos, algumas semanas atrás, tentei contato com o Marcelo pelos telefones, (11) 5851-9056 / (11) 5533-9691 porém sem sucesso.
Preciso trocar o kit de bucha PU da minha Camper e ficarei muito agradecido se alguém puder me dizer qual é o telefone do Marcelo atualizado, ou quem está fabricando estas buchas de PU.

Desde já agradeço imensamente pela ajuda,

Rubens