PDA

Ver Versão Completa : Bomba de Diesel - Lacre



lobaaaato
20/12/2006, 17:38
Galera,

Ontem fui fazer a vistoria anual do DETRAN-RJ e fiquei reprovado pq minha bomba injetora de diesel estava sem lacre.

Alguém poderia me explicar como funciona isso, sempre passei na vistoria sem este tal de lacre, a uns 4 anos q não mexo na bomba.

Como faço para lacrar a tal bomba!

Obrigado,

Eduardo

Edintruder
20/12/2006, 19:09
Procura uma autorizada Bosch e pede pra pôr o lacre. Não sei quanto custa, mas é um mal necessário aí no RJ, pois aqui no RS ninguém nem olha isso.

PY5KJ
21/12/2006, 06:14
o edintruder, vc leu a mensagem q te mandei cara?
to precisando da ajuda do gaucho de rio grande
me envie um email: possenti@dvonline.com.br
para podermos conversar.
att

qto ao lacre, pegue qualquer pedaço de chumbo com um arame e amarre no parafuso de regulagem pois os caras não devem entender nada.

lobaaaato
21/12/2006, 09:08
Valeu galerinha,,,

Será que esta malandragem do arame adianta!? ou vou pagar mico no detran... hehehe

Quanto a autorizada Bosh alguém sabe onde encontro uma no RIO!?

Valeu galera!

Dieselboy
21/12/2006, 09:26
"... Quanto a autorizada Bosh alguém sabe onde encontro uma no RIO!? ... "
Abre a lista telefônica, ou aproveita que estas on-line e pesquisa em algum site de lista telefônica pelo ítem: "Bombas Injetoras"

Irão surgir centenas de oficinas que mexem com bombas, daí é só observar (na lista impressa) que aquelas que forem autorizadas geralmente escancaram um anúncio enorme "Serviço Autorizado Bosch" daí é só ligar para confirmar :concordo:

Site de lista telefônica on-line: www.sos102.com.br

:concordo:

cbridi
21/12/2006, 09:46
Ou então vá em http://www.bosch.com.br (http://www.bosch.com.br/) no lado esquerdo tem um menu Automotivo / Bosch Service, no meio da página vai aparecer um "Localize aqui a oficina mais perto de você (http://maplink.uol.com.br/bosch/)".
Ei, nem precisa tanto :-) ... facilitando a vida de todos, basta clicar aqui (http://maplink.uol.com.br/bosch/) que será remetido para a página em questão.

[]'s

lobaaaato
21/12/2006, 10:44
Valeu mesmo pessoal... eu já tinha tentado encontrar pelo site da bosch e não tinha conseguido, tinha encontrado uma lista totalmente desatualizada, agora encontrei com este link!!!

Já liguei pra uma oficina e eles vão fazer o serviço!
Muito grato!

Abs e Boas Festas a todos!

dsamaz
21/12/2006, 13:25
Eita...
reprovaram pq estah sem o lacre do parafuso da bomba injetora??

O meu carro aqui no AM passou com as duas placas tampadas (a de tras tem um guincho que tampa dois números - a da frente eh tampada 3/4 na horizontal pelo mata-cachorro)...
Não tem estepe no lugar, não tenho Triangulo, 4x4 desligado sem peças, ...
Tu deves ter arrumado algum dissabor lah para te reprovarem..

T+
Daniel

Dieselboy
21/12/2006, 14:57
"... Eita ... Tu deves ter arrumado algum dissabor lah para te reprovarem ..."
Não necessariamente, tem Detrans que são rigorosos ao extremo nos quais não passa nenhum detalhe despercebido em contrapartida há também aqueles que são mais "camaradas" e aliviam bastante para os motoristas.

Tudo isto deve-se à autonomia concedida a cada Detran, ou seja vai depender da subjetividade na interpretação das leis que cada departamento resolve adotar.

Ric Mac
21/12/2006, 15:29
Tem tambem a ver com o periodo,
Qdo fiz vistoria, era sabado 7 horas da manha, chovia, o vistoriador (no cebolao - Barra) olhou para minha cara e perguntou, "ta tudo funcionando? Ela fumaca muito? liga o farol ai.... ta beleza entao. pega teu documento".

abs

JairoM
21/12/2006, 16:42
Farois, lanternas, piscas, extintor.... os caras testam...

Fumaça, é ruim...... NUNCA fizeram teste nenhum. Sempre alegam que a maquina esta em manutenção.

E o pior,... aqui no Rio de Janeiro, nós PAGAMOS pela vistoria quando pagamos o diabo do imposto. E não é barato. O mINIMO que eles deveriam oferecer, é o serviço que cobraram.....

Nenhum de nós quer andar com a pickup fumaçando... a maquina pelo mesno faz um teste.

Abraços, e FELIZ NATAL a todos.

Ric Mac
22/12/2006, 09:13
Galera,

Ontem fui fazer a vistoria anual do DETRAN-RJ e fiquei reprovado pq minha bomba injetora de diesel estava sem lacre.

Alguém poderia me explicar como funciona isso, sempre passei na vistoria sem este tal de lacre, a uns 4 anos q não mexo na bomba.

Como faço para lacrar a tal bomba!

Obrigado,

Eduardo

De que carro estamos falando? Estive olhando em 2 Frontiers (minha que mexi na bomba e na de um amigo que nao mexeu) e nao vi lacre nenhum.....

dalmolin
22/12/2006, 11:08
Uma dica quente pra quem usa o pedal da direita. Quando vcs aumentarem o debito da bomba , adiantem o ponto de 0,05 a 0,1 so não adiantem muito senão ela aquece.
Pra vcs te uma noção onde uma 250 original sobe em 4ª a 120 a 3500 , a minha passa a marcha em 3800 e sobe em 5ª a 140 a 3000 . e diminui consideravelmente a fumaça preta . Rapaiz a bomba vem enchendo o cil antes, a hora que estora deuzulivre.

lobaaaato
22/12/2006, 12:11
Meu carro é uma F1000 ano 1987 ! :P

Tá foda de passar mesmo, agora coloquei o tal lacre mas no teste de poluição ele não passou.

Juro q ela não polui muito galera, mas a fumaça q sai está meio cinza.
O cara encasquetou com isso tb, mas fez o teste naquela máquina pré-histórica. Como confiar nestas máquinas do Detran, a dois anos atrás meu carro passou com louvor... este ano me dei mal... daqui a pouco marco outra vistoria em outro detran do rio e passa tranquilo.

E agente ainda paga por isso. Meu carro tem 20 anos, na época não tinha legislação tão rígida com os carros a DIESEL. Vou enfiar um filtro no cano de descarga. heheh
abs

Dieselboy
22/12/2006, 12:39
"... Meu carro é uma F1000 ano 1987 !..."
:palmas: :palmas: :concordo:


"... Tá f@$#@ de passar mesmo, agora coloquei o tal lacre mas no teste de poluição ele não passou ..."
:parede: :parede: Que critério está adotando esse "trouxa" que está fiscalizando tua F-1000 afinal de contas??? primeiro te reprova porque não tem lacre, tudo bem, porém tendo esse pascácio observado esse "detalhe" poderia de antemão ter deduzido que a bomba não estaria em sua regulagem original, dessa maneira poderia ter aproveitado a situação para analisar a emissão de poluentes, daí você teria que voltar apenas uma segunda vez com TODOS os "problemas" solucionados evitando essas idas e vindas desnecessárias. :parede:


"... Juro q ela não polui muito galera ..."
Desculpa Lobaaaato mas F-1000 que não polui não é F-1000 :lol: :mrgreen:


"... O cara encasquetou com isso tb, mas fez o teste naquela máquina pré-histórica, como confiar nestas máquinas do Detran... "
A máquina acho que não deve ter problema, o "problema" são os operadores :evil: Esse FDP da vistoria tá querendo "algum" com certeza :evil:


"... daqui a pouco marco outra vistoria em outro detran do rio e passa tranquilo ..."
Faz isso que é a melhor alternativa :palmas: :concordo: não entra nessa de ficar aceitando ser "extorquido" por esse vagabundos :evil:

De qualquer maneira, boa sorte e continue nos informando sobre os acontecimentos futuros.

:concordo:

fuoristrada
22/12/2006, 15:30
Eu desiti de emplacar carro no rj , esta vistoria e uma palhacada depende do humor do vistoriador nao ha criterios definidos,ja tive problemas com pneus ,parabrisa,farol de milha isto praticamente todo ano,(cada problema em seu ano) sendo que eu nunca mudei nada na pickup nunca andei com pneu careca ,com farol quebrado no parabrisa havia um trincadinho no lado esquerdo proximo a coluna reparado a mais de 2 anos e o cara queria a nota fiscal.mudei para juiz de fora nunca mais esquentei com vistorias.

Edintruder
22/12/2006, 18:04
Uma dica quente pra quem usa o pedal da direita. Quando vcs aumentarem o debito da bomba , adiantem o ponto de 0,05 a 0,1 so não adiantem muito senão ela aquece.
Pra vcs te uma noção onde uma 250 original sobe em 4ª a 120 a 3500 , a minha passa a marcha em 3800 e sobe em 5ª a 140 a 3000 . e diminui consideravelmente a fumaça preta . Rapaiz a bomba vem enchendo o cil antes, a hora que estora deuzulivre.

Esse adianto de ponto é feito na polia de sincronismo ou no ajuste do avanço de rpm?

dalmolin
23/12/2006, 06:24
Esse adianto de ponto é feito na polia de sincronismo ou no ajuste do avanço de rpm?

Edin , toda vez que se tira a injetora deve-se colocar o relogio atras da mesma para acerto do ponto. Cada camionete tem um nº que vc vai acertando em um parafuso atras da injetora. ATENÇÂO os bombistas so colocam o relogio se o cliente pedir , senão simplesmente colocam a bomba e a hora que ligar entregam pro cliente.

Esse ultimo acerto da minha 250 foi um desfio do mecanico , diz ele -- VC quer ver do que um sprint eh capaz :!:

pra ti ter noção em reta eu troco 4ª p 5º em 4200 rpm . UMA das coisas que ele fez foi adiantar um poco o ponto , soh q macaco veio não ensina feze neh cara. :discordo: :discordo:

A minha impressão dirigindo eh que ela tem força a partir dos 2500 , jah em 2800 ela pega e te joga em 4000 num coice soh :lol: :lol: sabe aquela sensação de vc se segurando no volante. AXo q o lda tah entrando atrasado .
Tah de ficah rindo a toa. 8)

Edintruder
23/12/2006, 12:14
Esse ponto pode ser ajustado na polia de sincronismo, pois ela permite ajuste pela frente. O problema é que preciso remover a tampa da correia dentada e no HSD é bem trabalhoso. No caso do MWM é necessário usar o relógio pois não tem como fazer a alteração de ponto uma vez que a bomba é tocada por roda dentada voltada para trás do motor.

Homero
23/12/2006, 18:49
Edintruder

Tem uma "tampinha" redonda em frente a bomba que se consegue tirar sem precisar tirar o radiador e ai da acesso aos parafusos da polia .Da para alterar , mas , na minha fiz varias experiências e o melhor ponto foi o original.Se voce adiantar ela não melhora em baixa e piora em alta.Pelo menos foi o que aconteceu com a minha.

Agora o mecanico do dalmolin deve estar escondendo o jogo mesmo pois pela descrição do resultado ele deve ter liberado a rotação como voce acabou de fazer , alem de ter aumentado o debito.Motor diesel trabalha com avanço muito pequeno , muito diferente de motor a gasolina e portanto o ajuste é muito mais critico.Por isso o ponto da Ranger é usado um conjunto de ferrramentas para ajustar o ponto com precisão , assim como o MWM usa um relogio comparador, já um motor a gasolina 1 grau de avanço voce não sente.

Homero
23/12/2006, 19:01
Lendo melhor, o sujeito deve ter aumentado a atuação da Lda , por isso não fumaça ou menos

Edintruder
24/12/2006, 15:40
Lendo melhor, o sujeito deve ter aumentado a atuação da Lda , por isso não fumaça ou menos

Eu não tinha visto exatamente a que tem-se de acesso pela tampinha em frente a polia da BI,porém imaginava que seria apenas para soltar a bomba da polia para retirar a bomba.
No caso da LDA que comentasses acima, se ele aumentou a atuação, sugeres ter mexido na regulagem? Eu imagino que se eu aliviar a pressão da mola da LDA ela vai acionar antes de ter um fluxo de ar razoável e vai gerar mais fumaça e mais cedo, porém o torque aparecerá bem antes, e se apertar a mola, vai demorar mais para responder. Eu estou com vontade de baixar uma volta a base da mola para ver como fica, até porque hoje arrebentou a correia do ar condicionado e na terça feira terei que mexer de qualquer forma.
Não sei exatamente o quanto aliviar, porém vou ver uma volta que não dará tanta diferença, porém conseguirei definir o que ocorre nesse caso.

Homero
24/12/2006, 16:09
Não acho bom mexer na mola , o que eu faria seria dar um jeito de aumentar o curso dela .A pressão do turbo empurra o diafragma e ele para num determinado ponto .Creio que se passasse desse ponto aumentaria mais o debito mas somente quando tivesse pressão e portanto nãpo aumentaria a fimaça no inicio.

Edintruder
24/12/2006, 17:05
Homero, para aumentar o curso de atuação é necessário trocar a haste interna por uma mais longa. Segundo o Rasch, a haste seria da Cummins, porém o modelo correto não sei dizer qual seria. O que eu estou pensando é que ao abaixar a base da mola ela permite também a haste descer mais quando a pressão aumentar. Não sei ao certo isso pois ainda não mexi. Eu pretendo usar um profundímetro para medir esse curso da haste da LDA na posição original e com a base da mola mais baixa. prfetendo para fim de teste também, é empurrar a haste com o dedo com o motor ligado para ver o funcionamento dela mesmo em marcha lenta.

Homero
24/12/2006, 17:14
Aí de fato pode ser uma boa

dalmolin
26/12/2006, 10:02
Eu gostei de como ficou , trocando as marchas ate 2500 ela ta muito econnomica e pra liga o sport e soh manter de 2800 pra + .

Ateh me perguntaram se era a gasolina. Na estrada eh um canhão.

Dieselboy
30/12/2006, 11:29
Lobaaaaaaaaaaato

Como foi o resultado da "nova" vistoria? Passou? ou encontraram mais algum "detalhe"?

Kim
30/12/2006, 12:26
Caros amigos!

Sobre adiantar o ponto da bomba injetora.

Não precisa abrir nenhuma tampa.

A bomba é presa ao bloco geralmente por três prisioneiros, se observarem, na carcaça da bomba injetora existe um risco, que é a marcação do ponto.

Na parte do bloco do motor, existe uma marca (risco) que é o zero, desse ponto segue a graduação de 0,5 em 0,5 graus, tanto para cima quanto para baixo.
Então e só soltar os três prisioneiros e rotacionar a bomba injetora, o que não é muito fácil, mais não impossível, tem que haver cuidado devido aos canos que vão para os bicos.

Bem para soltar, precisam de uma chave 13mm que se parece com um "U" para soltar o que se localiza na parte entre o bloco e a bomba.

O procedimento é parecido com o que se faz com o distribuidor de um carro a gasolina/álcool.

Fiz esse procedimento em uma D10 que tinhamos, depois em uma D20 comquest com motor 4ST plus, em um trator ford 4600 e 7630 turbo.

A impressão que fica é que as outras pick-up são movidas apedalinho. (as originais).

Abraços.

Kim.

Rodrigo Luvison
30/12/2006, 13:27
Caros amigos!

Sobre adiantar o ponto da bomba injetora.

Não precisa abrir nenhuma tampa.

A bomba é presa ao bloco geralmente por três prisioneiros, se observarem, na carcaça da bomba injetora existe um risco, que é a marcação do ponto.

Na parte do bloco do motor, existe uma marca (risco) que é o zero, desse ponto segue a graduação de 0,5 em 0,5 graus, tanto para cima quanto para baixo.
Então e só soltar os três prisioneiros e rotacionar a bomba injetora, o que não é muito fácil, mais não impossível, tem que haver cuidado devido aos canos que vão para os bicos.

Bem para soltar, precisam de uma chave 13mm que se parece com um "U" para soltar o que se localiza na parte entre o bloco e a bomba.

O procedimento é parecido com o que se faz com o distribuidor de um carro a gasolina/álcool.

Fiz esse procedimento em uma D10 que tinhamos, depois em uma D20 comquest com motor 4ST plus, em um trator ford 4600 e 7630 turbo.

A impressão que fica é que as outras pick-up são movidas apedalinho. (as originais).

Abraços.

Kim.



Olá Kim, td bem?

Fiquei bastante interessado nesse procedimento! Possuo uma D20 cujo o motor é o Maxion S4TPlus e gostaria de mais alguns detalhes p/ adiantar um pouco a bomba.

Até agora, o que eu fiz foi abaixar duas voltas a base da mola da LDA, isso fez o turbo começar a carregar em rotações mais baixas.

Adiantar a bomba pode causar algum efeito colateral, melhor dizendo, algum problema no motor???

Um abraço

Dieselboy
30/12/2006, 13:37
OOOOPA!!! :dance: :mrgreen: fala KIM, beleza?

Muito interessante seu post :dance: vou te procurar para obter maiores detalhes a respeito do assunto logo após o ano novo.

Abraços ansiosos para ganhar uns cavalinhos extras na "Branquela" :mrgreen:

dalmolin
30/12/2006, 14:24
Fala ai KIM , com o ponto adiantado ela injeta mais diesel . Soh tem q cuidah prah naum derrete os pistaum . :cool: :cool:


Kim quando a injetora da minha camionete aquece muito (motor tbm) ela diminui a injeção . o q eu poderia fazer, abrir +, ou e normal em bomba mecanica.
PS = Quando eu digo aquece , eh aquece no ultimo .

Kim
30/12/2006, 20:27
Caros amigos!

Basicamente a BI (bomba ijetora) possui três regulagens:

:arrow: 1ª - A que eleva o giro do motor. É aquela que limita o pé, quando solta, a aste onde é preso o cabo do acelerador;

:arrow: 2ª - A abertura da quantia de combustível a ser injetado. Nas bombas CAV, se faz somente no bombista, nas BOSH, a abertura pode ser efetuada ser retirar a bomba do motor. Quande se altera esta regulagem, começa a fumacear;

:arrow: 3ª - O ponto é algo simples, mais tem uma porca que fica entre a bomba e o bloco que é o cão para soltar, portanto recomendo a ir ao bombista para proceder tal regulagem, só porcausa desta maldita porca.

A 1ª regulagem só pode ser efetuada se fizer a segunda, pois se a fizer sem abrir comb. quando elevar o giro, podera danificar os pistões por falta de comb.

A 2ª regulagem pode ser feita sem a primeira, sem problemas.

A 3ª, pode ser efetuada independente das demais, porem, não adiante muito para não haver problemas de aquecimento, recomendo não mais de 1º (grau).

NA D20, deixei com +- 0,8º, 4200rpm com todo o comb. aberto..

Bem, depois explico mais.

Abraços.

Kim.

Rasch Motoren
30/12/2006, 22:26
APENAS ESCLARECENDO

Para a alteração do ponto de injeção, inicialmente deve-se ter o valor original referente ao motor . No caso de bomba Bosch ( VE ) é dado em ( mm apms ) e pode-se fazer a leitura através de um relógio comparador .
Adiantar o ponto tem como efeito a perda de torque em baixas rotações , juntamente com o maior ruído ( onda de choque ) e ganho de potência nas rotações mais altas .
É óbvio que os efeitos citados , são proporcionais ao grau de avanço.
Sendo assim o fato de adiantar o ponto por si só não aumenta o volume de combustivel injetado.
Na bomba VE ao aumentar a rotação , automaticamente adiciona-se um volume maior de combustivel em pequena escala.
Ao contrário de que se acredita e foi citado aumentar o débito de combustivel com a intençaõ de refrigerar os pistões é totalmente equivocada , pois essa regra se aplica a motores ciclo otto. No motor ciclo diesel a refrigeração de câmara se mantém com " mistura pobre "

Edintruder
30/12/2006, 22:35
Kim, vou retificar apenas uma postagem tua:
[A 1ª regulagem só pode ser efetuada se fizer a segunda, pois se a fizer sem abrir comb. quando elevar o giro, podera danificar os pistões por falta de comb.]
Isso não ocorre em motores diesel pois o que governa a potência e consequentemente a rpm é justamente a quantidade de diesel injetado, dessa forma, ao acelerar, quando se solta o acelerador, reduz a quantidade de diesel injetado, reduzindo assim a potência e rpm, contradizendo a frase que copiei tua. Outra coisa que te contradiz é a turbinagem em motores sem a LDA na bomba, o que causa aumento do volume de ar e redução da proporção arxcombustível para manter a potência numa faixa adequada, necessitando sempre mexer na bomba ao turbinar qualquer motor diesel.
Em motores a gasolina ou álcool ao faltar combustível derrete o pistão ou quebra os anéis pois a temperatura se eleva demais e rapidamente, causando fundição do material.

Kim
31/12/2006, 09:23
Fala ai KIM , com o ponto adiantado ela injeta mais diesel . Soh tem q cuidah prah naum derrete os pistaum . :cool: :cool:


Kim quando a injetora da minha camionete aquece muito (motor tbm) ela diminui a injeção . o q eu poderia fazer, abrir +, ou e normal em bomba mecanica.
PS = Quando eu digo aquece , eh aquece no ultimo .

Caro amigo!

Vejo que o pessoal andou me corrigindo, o que acho bom, pois o que venho explicitar e de conhecimento empírico, pelo que fiz em minhas máquinas.

Bem, como na citação acima, o ponto adiantado não injeta mais comb., simplismente adianta o momento da injeção em relação ao ponto de explosão.

Se a injetora está aquecendo, primeiramente faça uma revisão nas peças móveis, que provavelmente terá folga além do tolerado, pois aquecer tudo bem, como citou, aqeuce muito, isso está fora dos padrões.
Não é que diminui a injeção, o que ocorre, chama-se termodilatação, conseqüentemente aumentando as folgas ds peças móveis e perdendo pressão na linha de injeção (bomba ate o bico).

O trator ford 4600 motor Genesis 3 cilindros, bomba CAV, estava com perda de potência, aquecimeno acima do normal e ruim de partida.
Retirei a bomba e a encaminhei ao bombista. Laudo: o cabeçote tinha folga em seu eixo, em vez da pressão ir para o bico, perdia dentro da própria bomba.
Após a troca, o bichinho funciona redondo e novamente com valentia.

Abraços.

Kim.

dalmolin
31/12/2006, 13:17
[QUOTE=Rasch Motoren;329603]Adiantar o ponto tem como efeito a perda de torque em baixas rotações , juntamente com o maior ruído ( onda de choque ) e ganho de potência nas rotações mais altas .

Eu andei com uma 250 com o ponto 1,36 (original 1,55) , nossa parecia um LSD pedia marcha em 3000 3200 rpm , e tinha muita força em 1800 rpm. Fazia um som bem grave.

O da minha tava 1,45 e foi passado pra 1,6 , pedeu bem o torque em baixa , maaas um vectra 2.0 levo um pau vergonhoso , e morro abaixo ainda.

RASH , esse ruido no motor realmente apareceu , mas ta sem silenciador mesmo , isso eh o de menos.

rac
05/01/2007, 20:13
agora fiquei na duvida: o Daemolin disse que com ponto adiantado 1,36 contra o original 1,55 houve melhora na alta que engolia as marchas. A duvida e a seguinte adiantando o ponto nao era pro pistao ta mais abaixado ainda que os 1,55?
Sera que a 250 que ele ta falando nao ta com ponto atrazado?

dalmolin
06/01/2007, 06:58
agora fiquei na duvida: o Daemolin disse que com ponto adiantado 1,36 contra o original 1,55 houve melhora na alta que engolia as marchas. A duvida e a seguinte adiantando o ponto nao era pro pistao ta mais abaixado ainda que os 1,55?
Sera que a 250 que ele ta falando nao ta com ponto atrazado?


Não , com o ponto 1,36 piorou em alta , o motor so chega a 3000 3200 . E tem q no minimo ir ateh 3500. Com o ponto atrasado ela fica mais torcuda e sem potencia.
Com o ponto adiantado melhora potencia e perde torque. Fica mais elestico , troca as marcha facil em 3500 3600 rpm. Soh q a injetora faz barulho.

Edintruder
06/01/2007, 09:46
O melhor mesmo é deixar no ponto original, pois tem torque E potência, e sem apresentar nenhum tipo de barulho.

Leonel Lousa
08/01/2007, 01:26
Edin, como faz pra saber se tá no ponto original?

Edintruder
08/01/2007, 05:32
No caso do MWM tem que usar o relógio comparador. Porém se nunca foi mexido, está no ponto original.
Leonel, agora vi que tu é de Goiania, não fazes idéia da quantidade de caminhonetes usadas que vem parar aqui no Sul vindas de Goiania. Tem muita gente inclusive que vive disso.

Leonel Lousa
08/01/2007, 17:50
Aqui em Gyn tem muita caminhonete, algumas boas e o resto bem fracas. Tem um amigo que é garagista e manda caminhonete para o Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a maioria é a gasolina por causa do gás, pois o mercado delas aqui é muito fraco, agora q ta chegando o gás natural. Ranger a gasolina aqui é peça rara.

Edintruder
08/01/2007, 21:08
É só prestar atenção por aqui que nota-se que cerca de 30% das picapes a diesel que rodam tem a primeira letra da placa K, vindas de GO.

Ivan de Oliveira Branco
16/09/2008, 18:09
O lacre da bomba injetora serve para regular a rotação máxima de corte do motor e isso ajuda a reduzir o desgaste. Motoristas desavisados e mecânicos picaretas de plantão costumam tirar o lacre a alterar a regulagem, para tentar conseguir um pouco mais de potência no motor, mas isso acaba custando caro para o proprietário, pois além do aumento do consumo de combústivel, o motor pode ser avariado pelo excesso de rotação, além de estar em desacordo com a legislação.
No último balanço sobre saúde pública, foi divulgado que só na região metropolitana de São Paulo, morrem de doenças respiratórias 10 pessoas por dia(crianças até 5 anos e adultos acima de 65anos) e o principal vilão é a poluição ocasionada pela fuligem dos motores a diesel, principalmente os sem lacre na bomba injetora.
Em São Paulo, se você for pego sem o lacre, pode lhe custar caro.
Os motoristas, cujos veículos estiverem emitindo pelo escapamento fumaça com densidade colorimétrica superior ao Padrão 2 da Escala de Ringelmann (instrumento utilizado para verificar a intensidade da fumaça), são multados em 60 UFESPs - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (R$ 749,40). As multas são dobradas nos casos de reincidência, podendo chegar a 480 UFESPs (R$ 5.995,20 ).

Continue com o seu lacre intacto!

Ivan de Oliveira Branco
Consultor em segurança viária

Edintruder
17/09/2008, 00:42
Ivan, o lacre é para regulagem exclusivo do débito de diesel, o parafuso de regulagem de rpm máxima é outro completamente diferente.
No caso da fumaça, o motorista tem que se adaptar e conduzir o veículo na faixa correta de rpm, pois acelerar sem ter pressão na admissão gera muita fumaça. Eu ando com bomba escancarada e não ando fumegando nada.
Outro ajuste que melhora é aumentar a pressão na turbina para responder mais cedo e reduzir fumaça, mas piora o desempenho em alata. Nesse caso, tem que ter consciência e usar corretamente, senão, haja ar!!!

shimomoto
18/09/2008, 00:06
Ivan, o lacre é para regulagem exclusivo do débito de diesel, o parafuso de regulagem de rpm máxima é outro completamente diferente.
No caso da fumaça, o motorista tem que se adaptar e conduzir o veículo na faixa correta de rpm, pois acelerar sem ter pressão na admissão gera muita fumaça. Eu ando com bomba escancarada e não ando fumegando nada.
Outro ajuste que melhora é aumentar a pressão na turbina para responder mais cedo e reduzir fumaça, mas piora o desempenho em alata. Nesse caso, tem que ter consciência e usar corretamente, senão, haja ar!!!

Edin;

Esse dai viu o galo cantar e não sabe onde.

Ele, como Paulistano, deveria saber que a poluição do diesel é de Material particulado, sendo que os gases tóxicos NOx, aldeidos, ozonio, CO são incolores, invisíveis e produzido principalmente pelas motocicletas, cujas emissões destes gases são superiores a de 4 carros zero km.

Abs!!!

Raposo
18/09/2008, 16:21
Valeu galerinha,,,

Será que esta malandragem do arame adianta!? ou vou pagar mico no detran... hehehe

Quanto a autorizada Bosh alguém sabe onde encontro uma no RIO!?

Valeu galera!
Irmãos Louro, na Av Dom Helder Camara, Quintino, tel 2595-9714
Abraços.

diniz
18/09/2008, 18:34
alem dessa autorizada bosch onde mais se coloca lacre?

Leonardo Raffi
09/07/2015, 10:17
Procura uma autorizada Bosch e pede pra pôr o lacre. Não sei quanto custa, mas é um mal necessário aí no RJ, pois aqui no RS ninguém nem olha isso.

A PRE anda multando por estar sem o lacre...

Edintruder
09/07/2015, 20:21
Sério? Ainda bem que falasses. Vou tratar de lacrar a minha BI então. rsrsrs