Conectar

Ver Versão Completa : Será que esquenta ou esfria???

Zepi
20/12/2006, 12:56
Queria ver se diminuia a temperatura no motor,então pensei em tirar aquela mangueira que vai da bomba d'agua até o coletor de admissão.O motor é como o do Itamaraty.
Mas ficou a dúvida se irá esfriar mais o aquecerá mais?
Iria isolar a saída da bomba,a entrada do coletor e também impedir a do comunicação cabeçote para com coletor.
Será diminuiria o a temperatura?
Nas fotos mostra as passagens de água.

Obrigado.

leopoldo
20/12/2006, 13:28
Zepi, antes de se aventurar, vc precisa entender o porque algum engenheiro de motor colocou ou, se deu ao trabalho de dizer que precisava ter essa mangueira lá.

Bases de carburador são aquecidas para fornecer uma quantidade X de calor à mistura combustível/ar que se forma no venturi e evitar: congelamento do carburador e a liquefação da mistura antes de chegar à câmara de combustão, oque prejudicaria a performance do motor.

Agora vc dev estar se perguntando ... congelamento ?

Sim. se vc põe a mão num carburador em funcionamento, perceberá que na região do meio o carburador gela e gela pra valer. Dependendo da humidade ambiente, pode haver inclusive a formação de gelo.

Isso é devido ao processo de evaporação da gasolina no meio do venturi ... ela absorve calor do meio ambiente e quem está lá do lado? a parede do venturi, que é o carburador.

O importante é saber que isso nada tem a ver diretamente com a temperatura do motor, que é função da quantidade de calor liberada durante a combustão e não transformada em trabalho, atrito das peças móveis, razão de troca de calor entre parede de camisa/camara e a água de refrigeração.

Tornando o ar de entrada mais frio, haverá maior densidade de ar na entrada, com mais calor sendo liberado ... motor mais quente.

Ar mais frio e mais denso significa mistura mais pobre, que tende a aumentar a temperatura ... motor mais quente.

Aparentemente, vc terá um motor sensívelmente mais quente, o contrário do que vc quer.

Quer ter um motor mais frio?

- use mais alcool na gasolina, ou só alcool mesmo.
- baixe a taxa de compressão se for gasolina, aumente se for alcool.
- use mistura mais rica
- use a bomba de água do maverick 6
- use sistema selado
- use vazo de expansão
- use aditivo para impedir corrosão
- use hélice de 6 pás ou ventoínha elétrica de alto desempenho

Mas afinal, ... pq vc quer baixar a temperatura ?????

Zepi
20/12/2006, 14:47
Obrigado pela resposta Leopoldo!

Em primeiro lugar eu uso Gnv,então quando coloquei o tópico esqueci de mencionar esse detalhe importante...
Seguinte,tenho dois motivos:

1) o motor melhora o desempenho quando frio usando gás;

2) Talvaz uma tentativa inútil para baixar a temperatura da água;

Mas para ter explicações,como a sua que vim abri o tópico,e não fazer besteira.
Pensei que de repente usando mais gás não teria utilidade essa mangueira,pois em outros bfs eu não a vi....
Vou seguir suas dicas!
Mas sei os caros colegas decifram essa,molinho!!!

Zepi
20/12/2006, 14:52
Fiquei curioso com essa bomba do maverick?!?Ela dá mais vazão?
vouver se encontro umal por aqui...

turboroe
21/12/2006, 01:27
cara q motor estranho!

não tem valvula de escape?
é 2 tempos?

nunca vi um desses antes :rolleyes:

leopoldo
21/12/2006, 10:37
:shock:

:parede:

:putz: