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Ver Versão Completa : Temperatura do 2.3 ohc



turboroe
19/12/2006, 20:21
Amigos, quero colocar uma ventoinha elétrica no meu 2.3 OHC, e preciso de ajuda quanto ao cebolão.

Qual a temperatura ideal de funcionamento do meu motor?

qual cebolão vai funcionar melhor?

tem alguma tabela com temperaturas de cebolões dos carros nacionais?


Alguma dica de ventoinha pra usar q se encaixe bem no radiador?

Eu fui num ferro velho e o cara tem uma ventoinha de megane, é das grandes, e acho que encaixa bem

:?: :?: :?:

BLANCO
19/12/2006, 21:01
fala ai companheiro , tenho um jeep 2,3 ohc alcool , uso ventoinha eletrica pela parte de dentro do radiador , ou seja dentro do cofre do motor ,retirei a original e mantive logico a polia da bomba d'agua , coloquei um cebolao do tempra com conecção do mesmo , é uma especie de cano com suporte para cebolão muito usado por este carro , ficou colocado na parte superior do radiador , ou seja , na mangueira de saida d'agua da bomba , coloquei um cebolao de + - 90° porque no meu caso alcool , voce podera colocar de + - 80 ° se for gasolina , acionado por rele e fusivel grande para acionamento e proteção do sistema eletrico , coloquei tambem uma chave paralela com o rele caso o mesmo não acione ou de qualquer tipo de defeito, junto com a chave e rele uma luz espia , quando a ventoinha liga ela liga junto porque com o barulho do carro e de transito voce não escuta , voce com certesa ira perguntar porque na magueira superior ? ora de onde vem a agua quente , do bloco que é trazida pela bomba d'agua , e ira resfriar no radiador , a ventoinha ira ajudar na mesma , e agua fria entrara no bloco fria para diminuir a temperatura , certo , qualquer duvida me relate , um forte abraço ,,,,,,,,, luis

Kim
20/12/2006, 18:08
Caros amigos!

Concordo em quase tudo que o luis blanco escreveu.

O único ponto que discordo é a localização do cebolão, pois o mesmo tem que ser localizado na parte inferior do radiador, ou usando esse "kit tempra", usado na mangueira inferior.

No caso do tempra, como ele tinha um problema crônico de superaquecer no trânsito pesado, então se usa na mangueira superior.

Abraços.

Kim.

BLANCO
20/12/2006, 20:16
Fala ai Kim , tudo bem , entao voce concorda com a minha adaptação , mas a mangueira superior junto com o cebolao nao , pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria , entao logo que a valvula termostatica abre na parte superior permite que agua quente saia do bloco e entre para o radiador para ser esfriada , logo a agua fria que esta no radiador inferior entra para o bloco e esfria o mesmo , se voçe utilizar o cebolao na parte inferior do radiador , ela tera que aquecer o radiador todo ate que ligue o cebolao , em consequencia o bloco tera mais tempo de agua quente no seu interior ,que nao é muito interessante , entao a temperatura ira se elevar muito , o cebolao na parte superior do radiador ou na mangueira irá esfriar mais rapida a agua , agora voçe entendeu porque eu coloquei a magueira superior , um forte abraço ><><>><><><><><>

Kim
20/12/2006, 22:25
... pois vou te explicar porque eu coloquei neste lugar , agua quente vem do bloco , ja vem quase fervendo ,no radiador a agua que esta situada na parte inferior do radiador ainda esta mais fria ...


Tudo bem luis blanco.:?:

Você matou a charada!!!
Bem, a água que está no radiador está fria, se o cebolão liga, ainda com a água fria, esta esfrará mais ainda.:shock:

O bloco está bem quente, a válvula termostática abre...:roll:














... e então a água que está muito fria entra no bloco muito quente...:putz:














... = a provável choque térmico, com possível fissura de camisa...:roll:














... então, o cebolão deve ser na parte inferior para que a água dentro do radiador possa temperar (quente/fria) para que entre no bloco em uma temperatura que não cause dano mecânico.:parede:

Bem luis blanco, é o que eu penso, não quero te converter (vixi!) na minha ideologia, tudo bém?:concordo:

Abraços.

Kim.

turboroe
20/12/2006, 23:39
Eu acho que botar cebolão em cima ou embaixo é uma questão do projeto da peça.

Se a peça foi feita para usar como referencia a temperatura que sai do motor, deve ser colocada em cima. Se foi feita pra usar como referencia a água que entra no motor, deve ser colocada embaixo!

Mas voltando ao assunto, meu motor é o 2.3 ohc a gasolina...

alguém sabe qual a temperatura de funcionamento dele? ou algum cebolão que funciona bem com ele?

Kim
21/12/2006, 12:33
Caro turboroe!

Bem, os motores a gasolina ligão na faixa de 86º e desligão com 76º e, os motores a álcool ligão com 92º e desligão com 86º.

Portanto, o cebolão é igual para todos os modelos, tendo alguns modelos que a ligação é diferente, com 3 fios.

Observe os veículos que possui o sistema, vá a uma casa que trabalhe com radiadores e converse com o pessoal para fazer a adaptação(solda) da porca que fixa o cebolão.

Abraços.

Kim.

turboroe
21/12/2006, 19:05
Mas eu fui num mecanico e ele falou que os motores modernos trabalham mais quentes do que os antigos.

tenho um santana e um astra com marcador de temperatura e a temperatura de funcionamento deles é pelos 90 graus!
...
:pensativo:


(só uma coisa, sem querer ser rude nem nada, mas pra corrigir o colega: não é ligão e desligão, é ligam e desligam :D )

Kim
21/12/2006, 22:24
Caro turboroe!

Bem quanto ao verbo, não se preucupe, às vezes acontece, mais é que eu pensei no presente, no modo regular (ligam)e, vc se refere ao futuro presente, no modo regular(ligão).

Bem, se há dúvidas, procure outras pessoas, outras opiniões sobre o assunto, não fale que é para adaptação, fale que no carro de um conhecido ocorreu um problema, assim a pessoa que for opinar não se revista de um conceito já formado que não funcionará ou coisa parecida.

Converce com o balconista de uma autopeças, pergunte sobre o funcionamento do cebolão, quais os modelos existentes (em º), ligação elétreica...

É assim que procedo quando certas dúvidas aparecem, converso com quem conheço e, com quem também não conhenço.

As temperaturas dos carros modernos, pode ser diferente, mais a variação não deve ser muito, sendo que haverá diferença, penso eu, quanto ao carro flex.

Abraços.

Kim.

ps.: São 6 válvulas no bloco e 6 no cabeçote, o motor não é 2T (outro tópico). Todo BF 161 é assim.

jeepcj5dm
24/12/2006, 19:18
Por que colocar o cebolão se a ventoinha já roda direto? O meu CJ5 tem esquentado muito nas subidas longas. Pensei em apenas trocar por uma de 5 hélices. O que vocês acham? :p

Marco Costa
28/12/2006, 21:10
E dai pessoal..então eu sempre quis colocar ventuinha..dai coloquei a do marea...bom...no fim estou com um radiador de 4 carreras..e ele esta meio velho vazando por tudo...dai o cara que arrumou ele disse que era melhor eu colocar a helice da d-20 com 5 pas...bom ela puxa ar pra caramba e não quebra( passando em rio) pois é bem forte.

Outro problema que eu tinha é que eu parava o jeep e a ventuinha vivia ligando sozinha..liga e desliga..e a ventuinha do mare é gigante..coitada da minha bateria.AH outra vez tive que ligar direto pois queimou um relê..pensei que ia derreter a ventuinha ou ficar sem bateria...mesmo o meu alternador sendo de 110.

Ramone
06/08/2008, 15:42
Bem, os motores a gasolina ligão na faixa de 86º e desligão com 76º e, os motores a álcool ligão com 92º e desligão com 86º.

Isso serve para a valvula termostatica também?

Estou atrás de uma para meu motor álcool que tinha uma aparentemente de gasolina (82º).

Tá muito complicado achar a de alcool.
Achei na Josewal que abre a 92º e na Aero Jeep que abre a 90º. Não sei em que temperatura elas fecham.

O fato é que estou rodando sem valvula e isso é loucura, preciso colocar o quanto antes.

Abraços,

Kim
06/08/2008, 20:46
Caro Ramone!

Para descomplicar tudo, façamos o seguinte:

Compra a válvula ternostática do Del Rey/Belina/Corcel a álcool.

Basta passar graxa na mangueira superior e encaixar a bixa lá dentro!!!

Barato, prático e funcional!

Abraços.

Kim.

chapolin colorado
06/08/2008, 22:35
Bom no Vermelinho coloquei a ventoinha do Marea ( foto1) , bem fácil de adaptar ( suportes foto 2) e cebolão de 87 a 92C valores retirados do manual de manutenção do Jeep OHC ( foto 3).
Antes usava o T do Tempra ( foto 4) para a montagem do cebolão, mas depois da reforma pedi para soldar a rosca do cebolão no radiador e ficou muito bom ( foto 5).
Obs: Meu Jeep é a gasolina.

DIGO-RS
06/08/2008, 23:02
E ai pessoal blz!!!

Tenho no meu jeep o motor OHC a gasolina conforme o do turboroe, tenho este motor a anos e a temperatura de trabalho dele é de 85 a 90°C nunca passa e nem abaixa desta temperatura, nem mesmo na trilha com o radiador todo sujo de lama!!!! Não tenho ventuinha elétrica utilizo a original com 4 pás de metal para não quebrar quando passa em um local com muita água (rio, poças...) o segredo para manter o resfrigeramento é a coifa ao redor da ventoinha, ela faz uma diferença enorme!!!!

BLANCO
06/08/2008, 23:30
Fala ai Ramone , tambem aconteceu o mesmo problema com meu jeep alcool mas depois de muitooooooooooooooooooooo procurar achei a bendita valvula termostatica , a mesma do chevette alcool .
O mesmo diametro e coloquei no mesmo lugar da original .

Christian L A Marchi
07/08/2008, 14:28
E ai pessoal blz!!!

Tenho no meu jeep o motor OHC a gasolina conforme o do turboroe, tenho este motor a anos e a temperatura de trabalho dele é de 85 a 90°C nunca passa e nem abaixa desta temperatura, nem mesmo na trilha com o radiador todo sujo de lama!!!! Não tenho ventuinha elétrica utilizo a original com 4 pás de metal para não quebrar quando passa em um local com muita água (rio, poças...) o segredo para manter o resfrigeramento é a coifa ao redor da ventoinha, ela faz uma diferença enorme!!!!


Prezado DIGO

Como é esta coifa? É especial ou adaptada? Seu radiador é novo? Penso que isto seria uma boa alternativa, se realmente funciona!

Att

DIGO-RS
07/08/2008, 18:19
Christian!!!

A peça que eu chamo de coifa é uma capa, no meu caso metálica, que vai ao redor da ventoinha, esta peça é original do jeep, ela fecha os espaços entre a ventoinha e o radiador, fazendo que a mesma puxe somente o ar pela frente do jeep e conseqüentemente através do radiador refrigerando a água. Quando não se utiliza esta coifa a ventuinha puxa o ar que vem de fora e também o ar quente gerado pelo motor que esta circulando sob o capô do veículo. Se você olhar com atenção todas as ventuinhas elétricas tem esta coifa ou capa ao seu redor que é justamente pelo motivo descrito acima.
Em um fórum aqui no site sobre capotas de fibra para jeep o pessoal comentou sobre fabricantes que fazem capotas, entrado no site destes fabricantes você vai ver que muitos fazem esta coifa em fibra, pode ser uma boa opção!!!

Santoro
31/10/2008, 16:00
resusitando o topico , descobri que meu ohc ta sem a valvula termostática , qual valvula posso adaptar no lugar original dela ???

Dodger
31/10/2008, 22:27
Valvula termotática dá pra adaptar um monte, de motor CHT, chevette, etc, mas a original acha por aí , paguei 40,00 qquer outra não é muito mais barato que isso

Quando ao arrefecimeto do OHC, n meu Maverick 4 cil coloquei ventoinha elétrica e tinha soldado rosca para o cebolão lá no pé do radiador, mas como ele já é antiguinho e muito grande, não funcionou 100% tava demotrando demais até o radiador esquentar todo e acionar a ventoinha, Fiz um tubo com rosca na saida da bomba dágua e melhorou 100%, ela arma e desarma Ok. Ainda não fiz a coifa pra ventoinha no radiador pq o carr ainda não tá rodando, mas acho que isso ainda vai ficar melhor.
http://img291.imageshack.us/img291/5411/s6300080qx0.jpg

Dodger
31/10/2008, 23:38
No mesmo lugar(site) que comprei a valvula termostatica original do OHC junto com outros cacarecos
, ainda tem e tá n mesmo preço 42,00

http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?nomeMontadora=Ford&nomeModelo=Todas+as+marcas&auxModelo=0&auxMontadora=0&edtMontadora=46&x=0&y=0&edtModelo=0&edtDescricao=valvula+termostatica&nPag=2

No site www.maveco.com.br tbém tem a original mas acho que é um pouc mais caro

Santoro
01/11/2008, 21:54
vlw ! comprei la tb , comprei na sexta feira msm ! obrigqado

calhiandro
31/08/2012, 10:23
Ressuscitando o tópico, meu jeep ohc 2.3 álcool esta sem válvula termostática, estou pensando em colocar a do chevette á alcool ele abre a 90º, não sei a temperatura de abertura total, dessa válvula. Meu sistema de radiador é o original do jeep com ventoinha mecânica, será que ira super-aquecer? Sei que a válvula do ohc gasolina é 87-92º, mas a do ohc álcool eu não sei:?. Teve um camarada ai de cima que colocou e disse que cabe certinho. Vou colocar tambem 2L de paraflu no radiador.

Aguardo respostas.

Mário RED JEEP
31/08/2012, 18:19
Fiz uma adaptação com a ventoinha do opala, prendi dentro de uma moldura de metalon para aproximar o radiador da hélice do motor, pois antes estava sem vácuo devido ao afastamento. A hélice ficou dentro da grade, anterior ao radiador, como uma segunda ventoinha, só que elétrica e auxiliar, que ativa com o cebolão num "T" na saída do radiador.