PDA

Ver Versão Completa : Esguicho de água do pára-brisa...



leomichetti
19/12/2006, 09:03
Migões...

Seguinte, o meu Niva está com apenas um esguicho no local, mas é só pra não ficar com o buraquinho no local...não tenho a bomba, nem a mangueira e nem o outro esguicho...rsrsrs. To precisando comprar então os dois esguichos novos, a bomba, o reservatório e as mangueiras, alguma dica de qual usar, como instalar...se é que tem alguma diferença ???

Outra coisa, o furinho que está aberto sem esguicho e até um próximo de onde fica a antena do rádio, quando chove entra um pouco de água no porta luva...eu tava querendo vedar aquilo com aquelas borrachinhas de que entram na pressão...tipo uma rolha, mas as auto peças não tem isso. Onde encontro...em casa de material de construção ??? Qual o nome disso, pois pra entenderem o que eu quero é um sacrifício...e olha que não gaguejo, rsrsrs...aí quando me perguntam pra que é, pronto....já falam logo que não têm nada pra esse tipo de coisa.

Obrigaduuuuu !!!!

Rones Jr
19/12/2006, 09:39
Os esgichos ou brucutus, podem ser da Kombi ou do Fusca. Em ambos vc precisará desbastar levemente com um estilete as bases para entrar no local do Niva (opsss!)
Os reservatórios vc terá q arranjar uma base, já que o padrão do Niva é completamente diferente dos nacionais. Eu achei em um Ferro Velho o do Opala...ai vc pode comprar um reservatório do Gol quadrado. Ou vc compra um Kit universal q vem com esta base e bombinha. O resto serão as managueira...po...essa vc acha fácil!!!
Quanto aos vedantes....não tenho idéia.

leomichetti
19/12/2006, 10:19
Boa...acho que vou acabar comrpando o kit universal mesmo, já com a bombinha, a base e o reservatório...os esguichos já compro na mesma loja e faço um pacotão logo, derrepente até tem as mangueiras tb !!!

Agora os vedantes tá virando novela...

pedrodoniva
19/12/2006, 11:04
lá na www.donatti4x4.com.br tem kit de esguicho universal pra adpatação,dá uma olhadinha lá!

quanto aos vedadores,vc pode usar Trident. Fuja de Bubbaloo! Esses tem viscosidade cinemática muito grande! aueauehauheuaheuaheuauheuaueae

leomichetti
19/12/2006, 11:13
HEHEHEHEH...vou usar o bom e velho "PLOC".

leomichetti
19/12/2006, 11:26
AHHHHHHHHHH...olha o que eu achei no site da Donatti, enquanto procurava o kit universal...que por sinal está esgotado...tenho uma sorte com essas coisas !!!!

Não sei a medida, mas acho que serve...esse é da Brasilia...é a borracha anti ruído da porta...nada vê o C# com as calças...

Gustavo Niva
19/12/2006, 12:19
Eu tenho um universal no meu niva... o único problema é que é muito pequeno, pouco mais de 1L... o original cabe bem mais que isso... agora to pensando em passar o universal pra mala do carro e ligar no do vidro traseiro e procurar um maior pro parabrisa e farois...

pedrodoniva
19/12/2006, 12:25
aaaaaaaaaaaaahhhh!!!o meu esguicho dos farois nao fununcia!!!aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhh

Gustavo Niva
19/12/2006, 12:29
Po... é facinho ajeitar pedro... o meu também não funcionava, foi só instalar um motorzinho novo no reservatório e agora tá tranquilão.... tu ainda tem os limpadores? Os caninhos tão lá? Aliás... pq não funciona?

Rones Jr
19/12/2006, 13:24
Pode-se comprar um Kit para aproveitar a base de fixação e usar o reservatório do GOl ou Parati...ou Kadett...Opala...as fixações são as mesmas. O do Gol cabe acho 1,7 litros. To usando estes e o universal para o limpador traseiro. Ou procurar a fixação ou base no ferro velho...não é difícil.

leomichetti
19/12/2006, 13:37
O meu tb não funciona...tenho os limpadores pelo menos...que deve ser o mais dificil...mas como tenho muita sorte, qualquer hora alguém os leva embora.

pedrodoniva
19/12/2006, 17:11
Tenho o reservatório,o motorzinho tá funcionando,tem a mangueira e todos os caninhos,o limpador funciona,mas o esguicho nao!Eita diabo!Acho que é zica,hahaha....

Rones Jr
19/12/2006, 19:01
Tenho o reservatório,o motorzinho tá funcionando,tem a mangueira e todos os caninhos,o limpador funciona,mas o esguicho nao!Eita diabo!Acho que é zica,hahaha....


É que o diacho do sistema da bomba russa....é uma bomba!! Se estiver rachado, principalmente na base, que vai submersa não tem jeito ...falta pressão e não vai água até o esguicho...
Tem gente que só fura o reservatório original e tasca a bombinha moderna q é de encaixe...e pronto...

emtsuhako
19/12/2006, 19:18
Galera, para a bomba do esguicho do limpador de faróis há um problema ao se utilizar o kit do reservatório universal, pelo seguinte motivo: a bombinha do reservatório universal trabalha afogada, isto é, com o nível d'água acima da entrada da bombinha. Ao ligar o esguicho, a água sairá normalmente, porém, ao desligar o esguicho a água continuará saindo por causa da gravidade... isso ocorre pq a saída do esguicho está abaixo do nível da bombinha... é o mesmo o que ocorre qdo vc chupa (opsss!!!) gasolina com uma mangueira... Na verdade isso também pode ocorrer com o sistema original do Niva, mas é raro...

Nivoide
19/12/2006, 22:35
Moçada eu achei duas opçoes muito boas, mas não consegui um em condiçoes usáveis para comprar e fiuquei com o meu universal.

A melhor opção é o da belina II guia (88-89). É quadrado, cabe uns 6 litros e tem duas bombas, dianteiro e farol + traseiro.

A do santana 88 eu acho é gigante também e é fixado na laterial esquerda do paralama....no niva fica show. Detalhe que para ambos o estepe nao estará mais no cofre do motor.

De esguicho eu uso o sistema de caminhão VW (tem varios modelos), onde estes ficam presos direto na frente das palhetas. Assim vc lava bem o vidro e pode usar na poeira sem problemas, pois ele molha bem a palheta antes dela limpar e não risca.:concordo:

Vc pode fazer um assim tb caseiro...

emtsuhako
20/12/2006, 10:43
Dilmar, o esguicho a que vc se refere é o brucutu??? Se sim, de que caminhão vc usa??? Eu uso os dos Fuscas, saída dupla, mas não gostei muito não... queria um que espirrasse uma quantidade maior de água...

cinhorj
20/12/2006, 18:18
Conforme o NIVOIDE escreveu sobre os dos caminhões VW, também os do peugeot e alguns renaut funcionam por fora sem brucutu, direto na palheta , tenho um pegeout e olhando acho que dá para adaptar, pois existe na palheta dois (em cada), grampos para fixação.
Eles jogam bastante água e cobrem o vidro inteiro.

Nivoide
20/12/2006, 22:33
Sim conforme o SenhorJ falou, sao de VW, dois de cada lado, presos por um suporte parafusado como se fosse uma abraçadeira.

Quase todos os caminhoes são assim.

Funcionam muito bem.

Ao contrário do que o nosso amigo mencionou, os do lavador do farol nao ficam vazxando nao, pelo menos no meu universal não e ainda está em um nivel mais alto que os farois.

shuther4x4
22/12/2006, 17:21
Achei muito boa essa idéia!!! Eu estava bolando algo assim com um tubo de látex (aquele pra soro que faziámos estilingue), mas não tava dando certo. Eu nem imaginava que já tinha isso pronto no caminhão vw. Têm como você postar uma foto aí pra mim ter uma noção de como fica? Abraços!

Gustavo Niva
22/12/2006, 18:40
Pois é, fiquei curioso também... posta fotos por favor...


Ao contrário do que o nosso amigo mencionou, os do lavador do farol nao ficam vazando nao, pelo menos no meu universal não e ainda está em um nivel mais alto que os farois.Já ouvi bastante gente falando que vaza... foi você que instalou ou já veio assim? Tá no lugar do original?

shuther4x4
22/12/2006, 20:42
Você citou uma mensagem como sendo postada por mim!

Não foi eu que postei essa mensagem não, dê uma olhada nas mensagens!!!!!

Abraços.

emtsuhako
23/12/2006, 11:48
Exijo uma retratação pública e ressarcimento por direitos autorais... rsrsrs... falando sério, qdo eu instalei os reservatórios universais, a água vazava direto peloe sguicho dos limpadores de faróis... então voltei para o sistema original, pois consegui uma bombinha original nova e mais duas usadas funcionando perfeitamente... percebi que se a água do reservatório original maior estiver muito cheio, a água do esguicho do limpador de faróis vaza do mesmo jeito... talvez esteja faltando algum peça que impeça que a água sai por gravidade... acho que é isso...

mpmassa
23/12/2006, 21:00
Pelo que sei havia uma válvula de retenção entre a bomba e o esguicho dos faróis que impedia que toda a água vazasse após o acionamento. Como não encontrei essa válvula de retenção em lugar algum, coloquei uma válvula solenóide (1 entrada e 1 saída) que abre-se quando os limpadores são acionados e fecha-se quando são desligados. Assim os faróis não ficam mais "chorando" até acabar a água. Basta puxar um fio do mesmo que aciona a bombinha, para acionar a válvula.

Abraços

emtsuhako
26/12/2006, 12:45
mpmassa, por acaso a válvula de retenção é igual a da foto anexa?

mpmassa
27/12/2006, 07:41
Edson,

É algo bem parecido com isso. Não tenho certeza se é exatamente essa.

Abraço
Marcos

Peter
27/12/2006, 10:23
mpmassa

pode dar mais detalhes da valvula solenoide?
Fabricante,modelo,etc.Preço aproximado.

mpmassa
29/12/2006, 16:03
Peter,

Não me lembro qual é a marca, joguei a caixinha fora. Eu cheguei à loja de autopeças e pedi uma válvula solenóide universal, o cara me perguntou se era de 1 entrada e 1 saída, eu disse que sim (nunca tinha visto uma) e ele me trouxe uma (não lembro pra qual carro era). Eu vi que servia e levei. Comprei também um chicote (plug) que é específico pra esse tipo de válvula. Se ajudar, seguem fotos. Custou mais ou menos R$ 35,00.

Abraço
Marcos

Peter
29/12/2006, 16:12
Valeu mpmassa,ajudou bastante.

Feliz 2007

shuther4x4
30/12/2006, 10:51
Essa válvula é usada no omega álcool. Ela serve pra liberar a gasolina do reservatório, pois este fica num nível superior à sua entrada no coletor.
Então, deve ser igual aos dos outros carros chevrolet a álcool (monza, kadet, ao menos). O preço é esse mesmo (comprei em franca-sp) pois a minha não estava funcionando. Só uma pergunta, o volume de água não fica pequeno? (a entrada e saída é bem pequena).
abraços.

Peter
30/12/2006, 12:21
shutter4x4

Agora ficou facil demais para achar a valvula.:palmas: :palmas: :palmas:

Feliz 2007 para todos.

Márcio Magalhães
31/12/2006, 17:22
Olá,

No meu Niva eu usava as do Tempra. Perfeitos.

[]´s,

Gustavo Niva
27/01/2007, 13:49
Camaradas,
procurei em várias lojas aqui no RJ (na rua escobar) esses esguichos do caminhãozinho VW e não achei... alguma dica de onde achar?

E quanto a reservatório pra colocar no lugar do dianteiro, alguém sabe qual o de mais fácil adaptação e que tenha no mínimo uns 2L??

Valeu!
Gustavo.

Rones Jr
27/01/2007, 15:18
Gustavo,
Quando vc fala de esguichos são os famosos brucutus? Aquelas peças por onde finalmente saem os jatos d´gua? Se sim, estou usando os do Fusca, mas já tenho projeto para usar os do Uno, que são triplos. Em ambos há necessidade de pequeno desbaste na base para passar no furo do Niva. Mas cuidado, vá desbastando aos poucos, senão eles ficam folgados...e já era! Os do Peugeot 206 até 99 são os mais parecidos com os originais.

Quanto ao reservatório, se vc já tem o suporte, vc vc pode procurar pelos da Parati ou Gol com limpadores traseiros. Os do Gol básicos já têm 1,3 L, contra os 0,6 L dos universais, que aliás são para acomodar gasolina em carros convertidos....por isso são de pouca capacidade.

Se vc não tiver o suporte...talvez vc tenha que comprar o Kit, ou fabricar o suporte adequado, pois o padrão é diferente do Niva. O reservatório do Gol custa 15 pilas, mais 30 da bombinha...nunca mais quero aquelas maldidas bombinhas originais!!!

To sabendo que tu prentendes passar pelo ES em viagem pro Nordeste...mande uma MP para passar as dicas...

Gustavo Niva
27/01/2007, 16:56
Rones... é disso mesmo que tô falando... esguichos = brucutus = carcarás hehehe... mas eu tô querendo aqueles que vão presos nas palhetas (espero que isso tenha o mesmo nome por ae :) )... segundo o Nivóide os caminhões VW usam, mas procurei pra kct lá em são cristóvam e não achei...

Por enquanto tô usando um reservatório universal no parabrisa, mas quero passar esse pra mala do carro pra usar no vidro traseiro, botar um maior pro parabrisa e aproveitar pra religar o dos faróis... esse universal foi fácil colocar, simplesmente parafusei o suporte dele no original do niva, e apesar de meio capenga, ainda não caiu... será que o do gol é fácil assim?

Quanto à viagem pra Porto Seguro... furou :( ... surgiu um compromisso inadiável pra mim bem na época que eu estaria viajando, ai eu e minha namorada tivemos que cancelar... e o pior é que acabou que o resto do pessoal (motociclistas) também desistiu... mas valeu pela oferta de dicas :) qq dia eu vou aí vou lembrar de falar contigo antes...

Freitas
27/01/2007, 18:56
Camaradas,
procurei em várias lojas aqui no RJ (na rua escobar) esses esguichos do caminhãozinho VW e não achei... alguma dica de onde achar?

E quanto a reservatório pra colocar no lugar do dianteiro, alguém sabe qual o de mais fácil adaptação e que tenha no mínimo uns 2L??

Valeu!
Gustavo.
Gustavo,

Troquei meu reservatório pelo do uno com dois motores como meu Niva esta sem os limpadores de farol usei um motor para parabrisa e um para limpador trazeiro ,o suporte é simples uma unica chapinha fixa no suporte do Niva e dois parafusos no reservatório e capaciadade dele é 2,5 L.

Cavalcante
27/01/2007, 20:51
Exijo uma retratação pública e ressarcimento por direitos autorais... rsrsrs... falando sério, qdo eu instalei os reservatórios universais, a água vazava direto peloe sguicho dos limpadores de faróis... então voltei para o sistema original, pois consegui uma bombinha original nova e mais duas usadas funcionando perfeitamente... percebi que se a água do reservatório original maior estiver muito cheio, a água do esguicho do limpador de faróis vaza do mesmo jeito... talvez esteja faltando algum peça que impeça que a água sai por gravidade... acho que é isso...

Veja http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1308

Abraços a todos com colírio nos faróis

emtsuhako
28/01/2007, 18:43
Cavalcante, tem foto da pecinha??? Aí fica mais fácil de achar ela numa auto-peças... Outra, eu tenho uma antena da Aquário, modelo B-2070, e gostaria de saber se é possível conseguir o cilindro maciço que vai na ponta da antena e o parafuso (fenda) que vai na base da bobina... minha antena bateu em alguma coisa e o cilindro foi arrancado... o parafuso eu perdi por burrice mesmo... sem esse parafuso os pólos dos fios da antena ficam desprotegidos... Será que vc consegue essas pecinhas junto ao fabricante?

Cavalcante
28/01/2007, 20:33
Edson, naquele tópico eu tinha até postado um desenho da válvula de mão única... Vou ver se encontro aqui no meio da minha bagunça:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: Achei!

Quanto à ponteira da antena, sinto muito, essa só outra, com antena e tudo.

Já o parafuso ao qual você se refere, seria um com o tamanho de uma moeda de 1 centavo, uns 3 mm de espessura, fenda e que vai atrás do conector cachimbo do cabo da antena, no lado do suporte? Se for, eu nunca vi esse parafuso na vida!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Deixa eu ver se tem um jogado por aqui.:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Achei! Sujeito de sorte :-) :-)
Me manda seu endereço e eu mando pelo correio pra você.

Vasquez
29/01/2007, 09:27
Amigos

Tenho a Bomba do esguicho e a chave reguladora de ar quente para vender
Original..RUSSOS é só encaixar...
PRODUTOS RAROS NO BRASIL

Abraço

Flugêncio
29/01/2007, 09:47
Cavalcante, tem foto da pecinha??? Aí fica mais fácil de achar ela numa auto-peças... Outra, eu tenho uma antena da Aquário, modelo B-2070, e gostaria de saber se é possível conseguir o cilindro maciço que vai na ponta da antena e o parafuso (fenda) que vai na base da bobina... minha antena bateu em alguma coisa e o cilindro foi arrancado... o parafuso eu perdi por burrice mesmo... sem esse parafuso os pólos dos fios da antena ficam desprotegidos... Será que vc consegue essas pecinhas junto ao fabricante?

Edson,

Tenho um cilindro maciço destes que vc procura.

emtsuhako
29/01/2007, 09:49
Valeu pessoal!!! Mandarei um MP para vcs!!!