Ver Versão Completa : Dúvidas "basicas" c/ F-75
Tenho um CJ5 , não entendo NADA de F75 ....
TODAS F75 são 4x4 c/ Reduzida OU podem ser tbem 4x4 SEM reduzida ou somente 4x2 ???
Motorização e Cambio original são os mesmos do Cj5 Willys ???
Porque as F75 c/ caçamba de madeira são mais baratas ( se é que são mesmo ...) que as de caçamba de aço ???
F75 são mais pesadas que o CJ5 ??? Quanto ???
As mesmas adaptaçoes de direção ( opala , gol , santana ...) , cambio ( chevette , C10 , C20) , motor ( opala , AP , ...) , feitas no CJ5 , podem ser feitas na F75 ....???Desculpem a quantidade de duvidas .....:pensativo: :pensativo:
[]´s
Pedro Bachir
19/12/2006, 07:45
Tenho um CJ5 , não entendo NADA de F75 ....
TODAS F75 são 4x4 c/ Reduzida OU podem ser tbem 4x4 SEM reduzida ou somente 4x2 ???
nem todas são 4x4, pode ter 4x4 reduzida ou 4x2... de fabrica não saiu nenhuma 4x4 sem reduzida... as 4x4 tem exatamente a mesma t-case do jeep....
Motorização e Cambio original são os mesmos do Cj5 Willys ???
sim... eu só não sei se o jeep saiu com 4 marchas com o BF-161, a rural saiu, mas axo q eh basicamente a mesma cx q veio junto com os 4 cilindros do maveco depois..
Porque as F75 c/ caçamba de madeira são mais baratas ( se é que são mesmo ...) que as de caçamba de aço ???
uai, provavelmente pq as d lata são originais, mais bonitas e dificeis d encontrar em boas condiçoes...
F75 são mais pesadas que o CJ5 ??? Quanto ???
sim,
jeep: 1200kg
F-75: 1600Kg
As mesmas adaptaçoes de direção ( opala , gol , santana ...) , cambio ( chevette , C10 , C20) , motor ( opala , AP , ...) , feitas no CJ5 , podem ser feitas na F75 ....???
sim, dependeno da adaptação eh até mais facil do que nos jeep por causa do cofre do mtr ser maior e por ela ser mais comprida...
[]'s
Carlos_bass
19/12/2006, 08:14
As mesmas adaptaçoes de direção ( opala , gol , santana ...) , cambio ( chevette , C10 , C20) , motor ( opala , AP , ...) , feitas no CJ5 , podem ser feitas na F75
[]´s
Na hora de fazer adaptações deve-se levar em conta as diferenças de peso e tamanho da viatura. Tipo motorização e transmissão devem ser bem dimensionados. Suspensão deve ser mais reforçada.
Motor AP não rola.
Particularmente não acredito que um motor AP original arrate uma F75 na trilha.
Nelson Maia
19/12/2006, 11:58
Tem uma diferença substancial entre o sistema de direção do jipe e da F75, portanto a adaptação, de uma direção hidráulica por exemplo, deve ser bem diferente.
Pedro Bachir
19/12/2006, 13:01
Tem uma diferença substancial entre o sistema de direção do jipe e da F75, portanto a adaptação, de uma direção hidráulica por exemplo, deve ser bem diferente.
verdade! não tinha lembrado desse detalhe... mas dependeno da adaptação na F-75 eh até mais facil, jah tem a barra ligando roda a roda...
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
muito obrigado !!!
E quanto a alavanca de cambio . O que é original:
Coluna ou assoalho ????
Posso estar enganado mas, todas, tanto Rural quanto F-75, sairam de fábrica com câmbio na coluna de direção. Seja ela 3 ou 4 marchas, motor 4 ou 6 cilindros, a Rural - fabricada até 1977 - e a F-75 - fabricada até 1982 - herdaram isso da Willys e nunca foram modificadas PELA FABRICA...
Mais informações visite: ruralwillys.tripod.com
rural willys 4x4
19/12/2006, 19:09
olá!as primeiras rural 4x2 sairam com mudança na coluna(visando luxo e comforto)e todas as 4x4 do periodo sairam com a cx do jipe,isto é ,alavanca de mudança no assoalho.com a compra da willys pela ford em 1968,a coisa se alterou um pouco e criaram uma alavanca unica embaixo do painel(copia da americana)para acionar a tração e colacaram a alavanca de mudanças na coluna de direção.como este sistema,apesar do conforto,é mais sujeito a uma pane,recomendo colocar tudo no assoalho.
flaviovs
19/12/2006, 23:55
nem todas são 4x4, pode ter 4x4 reduzida ou 4x2... de fabrica não saiu nenhuma 4x4 sem reduzida... as 4x4 tem exatamente a mesma t-case do jeep....
Exceto que o focinho da t-case é diferente.
Nos CJ o engate de 4x4/reduzida é feito através de 2 alavancas. Na F-75 tem um esquema de hastes para fazer o engate de 4x4/reduzida em uma só alavanca, que fica embaixo do painel.
Pedro Bachir
20/12/2006, 01:03
Exceto que o focinho da t-case é diferente.
Nos CJ o engate de 4x4/reduzida é feito através de 2 alavancas. Na F-75 tem um esquema de hastes para fazer o engate de 4x4/reduzida em uma só alavanca, que fica embaixo do painel.
ú! verdade tb! hahahaha to esqueceno dos detalhes td...
na laranja (ex- F75 daqui d casa) era cambio na coluna e alavanca da tração embaixo do painel... aquilo não me agradava d jeito nenhum...
primero era a cx 4 marchas original com a alavanca na coluna, mas como a cx tava quebrano mto, meu pai mando colocar a clark 3 marchas da C-10 e a alavanca continuo na coluna...
prefiro quinem eh no jeep, td direto...
ae na foto jah tah com a cx da C-10 e tah circulado o focinho q o flavio falo!
PessoALL, como vendi o nivodka, estou agora no MSJ e sériamente inclinado a comprar um f-75.
Só q me surgiu um dúvida agora: Esse acionamento da red. e tração numa só alavanca sempre reduz qdo aciona a tração ou dá pra , p/ exemplo reduzir em 4x2 ou andar sem reduzir em 4x4?
Eu vi uma f-75 com bf-161 e outra com o ohc, qual seria melhor??? Ambas a gasolina
Pedro Bachir
22/12/2006, 11:14
PessoALL, como vendi o nivodka, estou agora no MSJ e sériamente inclinado a comprar um f-75.
Só q me surgiu um dúvida agora: Esse acionamento da red. e tração numa só alavanca sempre reduz qdo aciona a tração ou dá pra , p/ exemplo reduzir em 4x2 ou andar sem reduzir em 4x4?
Eu vi uma f-75 com bf-161 e outra com o ohc, qual seria melhor??? Ambas a gasolina
ospra!!
não da pra colocar reduzida em 4x2 mas da pra andar d 4x4 sem reduzir..
eu nunca andei em F-75 OHC não... meu cunhado tinha uma, ele fala q andava mais q a 6 cilindros... mas eu axo q tem menos torque... o 6 cilindros deve beber um pouco mais...
[]'s
Cursino,
A minha F-75 4x4 antes de ser transformada Diesel tinha o OHC 2.3 4cc... O motor tinha 58.000 km originais e trabalhava muito redondo, andava legal, tinha um bom torque, a relação era a original 9/44. O consumo na cidade ficava em 6 km/l e na estrada 8,5 km/l.
Somente troquei para diesel por motivos óbvios, visto que rodo muito na cidade e estrada tb. No mais não dava problema algum e de manutenção baixa.
Abs e um Feliz Nata a todos!!!!!
PIKENO
É gente, vou de f-75 mesmo! Assim q resolver alguns pontos contrários a isso(leia- se mãe, namorada, irmã, garagem, etc), estarei com uma.
Vcs tem idéia de preço? Estou em Mogi das Cruzes/SP
Obrigado mesmo e feliz natal e P´róspero Ano novo a todos!
[]'s sonhando com f-75 de presente de Natal
dalmo cruz torres
31/12/2006, 11:59
Pessoal, quem sobe numa "F" nunca mais desce. A "F" é ótima de barro, confortável, beem mais difícil de tombar que os CJ's(olha o montão de gente trocando os eixos dos Cj's pelos da rural ou da "F"), além disso, por serem de carroceria fechada, dão bem mais conforto debaixo de uma chuva forte ou numa noite fria. Tem uma coisa importante para quem gosta de modificar as viaturas, o chassis da F-75 é bem mais resistente que dos Cj, maior e mais espaçoso de encaixar as peças novas.
Pessoar... desculpem meu aparte mas ficou meio confuso esse negócio do 4x4... Resumindo:
Cursino
No sistema original de 1 alavanca só, a redução entra obrigatoriamente em 4x4. Para não causar problemas no seco basta não engatar as rodas-livres (para subir a rampa da minha garagem por exemplo eu engato a reduzida).
Diferente do Niva, a Rural/F-75 não pode andar 4x4 em piso de aderência pois ela não é integral como o Russo.
Caso você vá testar alguma, no sistema de 1 alavanca (no painel) a ordem de engate é:
1-Tudo pra cima: 4x2.
2-Baixando um nível: 4x4 Alta.
3-Baixando + um nível: Neutro.
4-Última posição: 4x4 Reduzido.
Eu, particularmente acho o BF mais "áspero" e o o OHC mais "estradeiro", mas vai tudo depender do estado desses motores.
Abraços.
Ricardo Bambhoo
02/01/2007, 08:30
No sistema original de 1 alavanca só, a redução entra obrigatoriamente em 4x4. Para não causar problemas no seco basta não engatar as rodas-livres (para subir a rampa da minha garagem por exemplo eu engato a reduzida).
Nero, só tem que tomar muito cuidado em 4x2 reduzida pra não detonar os eixos, pois é força pra K7 que tá indo lá pra trás...
Nero, vai no Pamonha II dia 20 ? Tira esta jaca de casa e vamo...
[]'s
Nero, valeu msm pela explicação sobre a tração. Quanto a não poder usar 4x4 em piso com boa tração eu já sabia, mas sempre é bom reforçar!
Agora é só juntar latinhas e correr atras de uma F
Nero, só tem que tomar muito cuidado em 4x2 reduzida pra não detonar os eixos, pois é força pra K7 que tá indo lá pra trás...
Eu tomo cuidado, segundinha de leve. Mas sem reduzir ela não sobe. :confused: A embreagem não está boa. :evil:
Nero, vai no Pamonha II dia 20 ? Tira esta jaca de casa e vamo.
Não. Não sou Pamonha. :mrgreen:
Até Maio estou congelado, dívidas até o pescoço... :shock:...... tôfu :mrgreen:
... dívidas até o pescoço... :shock:...... tôfu :mrgreen:...
:shock:
NeRo, estou e sou solidario a você!:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Andre Scarazzato
26/05/2007, 01:38
Posso estar enganado mas, todas, tanto Rural quanto F-75, sairam de fábrica com câmbio na coluna de direção. Seja ela 3 ou 4 marchas, motor 4 ou 6 cilindros, a Rural - fabricada até 1977 - e a F-75 - fabricada até 1982 - herdaram isso da Willys e nunca foram modificadas PELA FABRICA...
Mais informações visite: ruralwillys.tripod.com
vixe... agora fiquei curioso.. a minha eh cambio embaixo e 4 marchas.... e pelo que sei eh original... posso estar enganado.. sou novato no assunto...
Por falar em F75...
Qual a capacidade de carga da F75 ???
Qual o comprimento da F75 ?
Por que tanta gente "encurta" a carroceria da "F" ?? Qual vantagem( ? ) ????
[]´s
Nero, só tem que tomar muito cuidado em 4x2 reduzida pra não detonar os eixos, pois é força pra K7 que tá indo lá pra trás...
Nero, vai no Pamonha II dia 20 ? Tira esta jaca de casa e vamo...
[]'s
Não entendi o porquê de desengatar as rodas dianteiras...(linha reta)
O problema de andar no seco com 4x4 engatado não seria nas curvas?
É recomendado não usar no seco porque quando se faz uma curva as rodas de fora(curva) do eixo dianteiro giram em maior rotação que as rodas do eixo traseiro, e como não há diferencial central isso faria com que a caixa quebrasse, pois os dois cardãs, dianteiros e traseiros, devem ter a mesma rotação.
Sempre entendi que o diferencial tem esse nome pois compensa a diferença de rotação entre as rodas nas curvas,o mesmo não acontece na reduzida, onde não pode haver diferença de rotação.
Alguém me corrija se eu estiver errado...
Abraço
dalmo cruz torres
27/06/2008, 02:02
Valmor, a capacidade de carga da F-75 é de 700Kg. O compprimento dela eu não sei. O pessoal encurta a carroceria da F-75 para melhorar o angulo de saída dela, quer dizer, para quando vc vai, por exemplo subir um barranco bem ingreme, e depois que a frente da camionete começa a subir, se o angulo de saída for ruim, a traseira dela vai raspar no chão, podendo até deixar o eixo traseiro no ar.
Valmor, a capacidade de carga da F-75 é de 700Kg. O compprimento dela eu não sei. O pessoal encurta a carroceria da F-75 para melhorar o angulo de saída dela, quer dizer, para quando vc vai, por exemplo subir um barranco bem ingreme, e depois que a frente da camionete começa a subir, se o angulo de saída for ruim, a traseira dela vai raspar no chão, podendo até deixar o eixo traseiro no ar.
Valeu meu amigo!
Tenho um CJ5 no sitio ( regiao beeem montanhosa e SÓ TERRA !!) mas vou precisar de uma F75 mesmo....Uma boa caçamba esta fazendo uma falta tremenda !!!
Na terra , lama ..a F75 tem o mesmo desempenho do CJ5 ???
A mecanica é praticamente a mesma mas sei que a "F" é bem mais pesada...
[]´s
dalmo cruz torres
27/06/2008, 09:29
Valmor, seguinte, a F-75 passa relativamente bem onde os Cj passam, mas elas são mais largas, então tem que cuidar para que a trilha seja larga o bastante para a F-75 passar. Eu costumo a dizer que a F-75 faz a mesma coisa que os CJ's, a diferença básica é que quando o Cj trava, vc chama uns companheiros e destravam ele no braço, já quando a F-75 trava vc precisa de mais braços...bem mais braços.
olá!as primeiras rural 4x2 sairam com mudança na coluna(visando luxo e comforto)e todas as 4x4 do periodo sairam com a cx do jipe,isto é ,alavanca de mudança no assoalho.com a compra da willys pela ford em 1968,a coisa se alterou um pouco e criaram uma alavanca unica embaixo do painel(copia da americana)para acionar a tração e colacaram a alavanca de mudanças na coluna de direção.como este sistema,apesar do conforto,é mais sujeito a uma pane,recomendo colocar tudo no assoalho.
Quando adquiri a minha, estava com cambio na coluna de direção e o acionamento da tração era por essa alavanca única, além de caçamba de madeira (usada so pra trabalho)
O Antigo dono disse : ó, a reduzida tah escapando...Resultado: mais 2 meses e foi tudo pro pau...( o antigo dono tinha uma madeira que ele usava pra por forçando a alavanca a ficar no lugar!)
Com muito custo o cambio e a tração agora estão no assoalho, tudo novo...
A caçamba eu demorei pra achar, e quando achei, tava apodrecendo embaixo de um galpão e carregada de lenha...:sad:
Dúvida:
Meu BF-161 tah no fim da vida, fraco fraco...Em breve vou trocá-lo.
O motor do opala 4 cil da conta do recado com a caixa 3 marchas (1ª sicronizada), tendo em vista que uso pneus 31?
Ao contrário de muitos aqui, nao uso minha F-75 só pra lazer, e meu salário nao e dos melhores, Resumindo: preciso de economia...
Assim posto aguardo resposta.
o cara da rural 67
12/12/2008, 10:40
PessoALL, como vendi o nivodka, estou agora no MSJ e sériamente inclinado a comprar um f-75.
Só q me surgiu um dúvida agora: Esse acionamento da red. e tração numa só alavanca sempre reduz qdo aciona a tração ou dá pra , p/ exemplo reduzir em 4x2 ou andar sem reduzir em 4x4?
Eu vi uma f-75 com bf-161 e outra com o ohc, qual seria melhor??? Ambas a gasolina
Amigo
tennho rural 4x4 com todas as alavancas no assoalho, meu mecanico disse que aprendeu como fazer uma modificação para poder ligar a reduzida no 4x2, coisa que não é possivel agora. vou mandar fazer isto e ver se da certo. se funcionar é muito bom, mas como diz o zepi, deve-se cuidar porque vai estar enviando toda a força do motor com reduçõ e tudo para um unico eixo, haja ponta d eixo
um abraço
Sobre o câmbio, depende do ano... Os dois tipos de alavanca (assoalho e coluna de direção), saíram ,a f-75. Eu não sei exatametne o ano que mudou, mas sei que as mais antigas tinham a alavanca no assoalho, bem como as alavancas de tração também. Quando comprei, minha f tinha alavanca na coluna e acionamento da tração atrás do painel. Substituí pelo sistema antigo, tanto na tração quando no câmbio, por ser engates diretos e mais precisos, alongando a vida útil dos mesmos.
Espero ter ajudado.
Abraço
SAMMYCRR
27/07/2013, 16:42
boa tarde
como faço,para abrir um forum tenho uma f75 e tenho duvida quanto as rodas, é que tenho umas 6 furos como faço para colocar a ela na F
sem mais
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