PDA

Ver Versão Completa : Dicas para adaptação suspensão mais macia

svlima
18/12/2006, 15:26
:-D Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida :putz: .
Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.:parede:
Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão:?: . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )
Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
Grato pela paciência e compreensão.:mrgreen:

Hudson Buck
18/12/2006, 19:30
Boa noite SVLima.

Para o que você quer não tem muito segredo, use feixes de toyota bandeirantes, faça uma busca em "jeep (CJs)" por feixes de mola toyota. Quanto aos amortecedores eu uso rancho 9000, mas existem opções nacionais originarias de outros carros, faça uma busca em "jeep (CJs)" por "amortecedores". Dificilmente você irá encontrar tudo ou as respostas específicas para o seu caso em um só tópico.

Abraços e boa sorte.

Nilsinho
19/12/2006, 16:07
:-D Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida :putz: .
Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.:parede:
Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão:?: . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )
Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
Grato pela paciência e compreensão.:mrgreen:

Caro SVlima,

Pelas informações e pelo sobrenome, vou dar um chute:

O sr. é o pai da Marina ?, compraram o Jeep comigo aqui em Campos naum é ? :pensativo:

Como tenho quase certeza que é, vou dar uma dica ao Sr., não mecha na suspensão, pois esse Jeep do sr, é sem dúvida o jeep mais macio q já andei (e olha q mutas outras pessoa q andaram nesse carro acham a mesma coisa), basicamente melhore os pneus. :concordo:

E se o sr. estiver achando esse ai duro, o meu já ficou pronto venha fazer um test drive e se horrorizar, e eu acho que o sr esqueceu da sensação "maravilhosa" de andar naquele 58 bege :shock:

[]´s

edwint
19/12/2006, 16:28
eu coloquei os feixes de mola da toyota, com mola mestre mais 02 laminas na dianteira e 03 na trazeira e tambem utilizei jumelos grandes. melhorou bastande em conforto e tambem em estabilidade nas curvas.

eu recomendo.

jipeiroloko
19/12/2006, 21:39
Intaum cara, usa Kit Fes, que vc encontra no Donatti4x4 por exemplo!!!...
dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
blz?

flww

leopoldo
19/12/2006, 22:41
Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???

Experimente rodar em alguns Jeeps, compare a sua noção de rigidez de suspensão, converse com os donos, pesquise o $$$ e depois, decida.

Do pouco que lí sobre isso:

o kit BAND + RANGER ganha cada vez mais adeptos e

NÃO recomendo o kit FESS.

feixe reto - não é sinônimo de maciez.

molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.

retirar laminas - funciona, mas há problemas com grampos, espigão, e em casos extremos, problemas com cardan.

trocar jumelos - só se for para menores.

que amortecedor usar - vc vai descobrir que o casamento mola X amortecedor será empirico E em cada caso.

hora se fala de amortecedores - amortecedor resolve só uma parte do problema.

hora se fala das rodas de liga leve - nada ha ver !

fala-se dos pneus - pressão pode ser, mas não necessariamente.

Isto é realmente um projeto - caro colega, isto é na verdade um problema e não um projeto. Vc verá que cada um arrisca comprar um kit composto de produtos de vários fornecedores. Pode ficar bom ou não. Não há uma engenharia do produto representada pelo fabricante original por trás de qualquer modificação que garanta isso ou aquilo. A "engenharia de adaptação" é quase que puramente empírica, com raras exceções, onde alguns fazem baseado no bom senso, alguns nem tanto ... alguns absorvem as ideias dos outros e conseguem resultados bons, outros nem tanto.

E mesmo assim, considere que sómente um veículo idêntico ao seu mas, com a modificação pretendida já instalada poderá ser possível par de comparação.

Caso o pneu seja diferente, ou mesmo a presença de um belo guincho, poderá fazer o veículo de sua comparação se comportar diferentemente do que vc afinal esperava.

Boa Sorte.

DJunior
19/12/2006, 22:50
All,

É isso aí, mais uma aula do Leopoldo. Dá para escrever um livro com todos os comentários dele aqui no forum. O título poderia ser "Vem comigo que eu estou aqui para te ajudar".

A minha humilde contribuição é:

Para que reinventar a roda: As molas do Toy com os amortecedores da Ranger já foram mais que testadas pelos participantes do forum e eu nunca li nada de negativo sobre esta adaptação.

Abraços a todos, e

Leopoldo, se o livro sair não esqueça da minha contribuição pela idéia.

Dirceu

Cotrim
19/12/2006, 23:10
dah uma pesquisada lá, ele deixa o jeep 8cm (media) mais alto e por usar molas helecoidais deixa o jeep mais confortavel!!!...

Para direção não trepidar, usa um amortecedor nela, e vai fika igual a um carro!!!...
blz?

flww
Jipeiro Loko,

No SUPER-ESCÓRIA eu tive que colocar o Kit Fes para o JEEP ganhar altura para participar do RC. O kit Fes acabou com 2 coisas no meu JEEP:

A vocação dele ficar torto quando estacionado;
A maciez do JEEP, mesmo tirando lâminas do feixe original;

Não aconselho a ninguém a colocar o kit fes, só em casos extremos, como era o meu.

[]'s

svlima
20/12/2006, 08:23
Nilsinho, de Campos , para com este papo de Sr. ....
O jeep realmente é da Marina.
Estou reformando pouco a pouco. Já troquei a capota por uma conversivel beje. Já coloquei direção mecanica do gol . Troquei o para-brisas que estava todo riscado. Botei gaiola e StoAntonio.
Faltam os bancos individuais, cintos de tres pontas, e decidir sobre a suspensão. ( depois quem sabe? dependendo da grana , um radio AM/FM , contgiros , indicadores da pressão e temp do oleo , pintura externa , ..... saco sem fundo)
Voce falou que ele está macio !! ou pelo menos mais macio que voce já andou. Voce poderia dar uma idéia se a solução de colocar suspensão do band + amortecedores da ranger o meu willys ficaria mais macio sem comprometer a inclinação nas curvas ?

svlima
20/12/2006, 08:36
Pouco a pouco vou formando minha opnião.
Agradeço as dicas. O grande problema é que não dá para saber como fica antes de ser feito. Fazer por tentativas fica muito caro.
Estou tendendo por colocar a suspensão do band + amort ranger mas preciso saber se a diferença de comportamento é significativa , se é bem sensivel a mudança do comportamento, isto é socar menos nos buracos e não inclinar muito nas curvas . Quando se está fazendo trilha vale tudo mas quando está urbano é bom um pouco mais de conforto.

leopoldo
20/12/2006, 08:56
.... o meu willys ficaria mais macio sem comprometer a inclinação nas curvas ?...

Que fique claro:

- jeep macio sem comprometimento nas curvas por causa da tendência em rolar a carroceria só pode ser contido com barra estabilizadora.

- que a partir do ponto em que vc coloca barra estabilizadora, precisa estar conciente que a velocidade X raio de curva X limiar de capotamento não mudou, portanto cuidados extras devem ser tomados porque a estabilizadora mascarará a tendência ao capotamento (quem tem jeep já se acostumou a dirigir numa certa velocidade e se assusta apartir do ponto que a caroroceria deita .... sabe que mais um pouco vai rolar) e uma vez que se inicie o capotamento, é quase impossível voltar à trás.

- Para que isso ocorra minimizando a possibilidade de capotamento, uma alternativa de segurança são eixos de RURAL.

- Se vai fazer trilha, não esqueça de instalar um sistema quick-disconect da(s) estabilizadora(s) .... ou use sempre blocante airlock, ou similares.

p.peleje
20/12/2006, 09:20

blz?

flww

:stop: :parede: :discordo:

Elmer_Jeep
20/12/2006, 09:24
Pouco a pouco vou formando minha opnião.
Agradeço as dicas. O grande problema é que não dá para saber como fica antes de ser feito. Fazer por tentativas fica muito caro.
Estou tendendo por colocar a suspensão do band + amort ranger mas preciso saber se a diferença de comportamento é significativa , se é bem sensivel a mudança do comportamento, isto é socar menos nos buracos e não inclinar muito nas curvas . Quando se está fazendo trilha vale tudo mas quando está urbano é bom um pouco mais de conforto.

Por isso q eu não comentei antes, a experiencia que adquiri foi na tentativa erro/acerto e sempre buscando obter um desempenho otimizado pra uso radical...

Mas posso te assegurar que o kit de suspensão band(preferencialmente com feixes Fabrini) + jumelos na posição original + amortecedores GL12343 + um jogo de rodas 15x8 com pneus novos vão melhorar o comportamento da viatura em uso urbano, realmente a diferença é significativa. Porém, não sei te informar quantas lâminas serão necessárias na suspensão dianteira e trazeira respectivamente pra obter níveis aceitáveis e consideráveis de conforto e estabilidade pois como já foi dito pelos mais experientes cada caso é um caso(cada CJ é um CJ) :lol: e cada kit é um kit :roll: ... e por essas e outras vc também terá que partir pra tentativa de erro/acerto. :pensativo:

Espero ter ajudado...

[]'s e boa sorte na empreitada.

caj
20/12/2006, 09:25
olá amigos
no caso de por feixes da band no cj, tem que retirar algumas laminas? pois a band tem mais peso que o cj.
abraços

p.peleje
20/12/2006, 09:38
Antes de tudo, nada ou qualquer coisa,

Eu aconselho ao Sr. ... que está em São Paulo dar uma espiada nos jeeps que se reunem .... antigamente era no ibirapuera, depois foi na vereador José Diniz, depois passaram para o pacaembú, depois para a parte de trás do Círculo Mlitar e agora .... alguém sabe ???

No Pacaembú.

feixe reto - não é sinônimo de maciez.

Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

molas invertidas - ao pé da letra, é como remover laminas, se for SOA, é só para quem necessita ganhar altura.

Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio, pq as lâminas menores invertidas começam a trabalhar apenas qdo são exigidas. Veículos modernos usam os sistema de lâminas menores (lâminas de força) retas.

Marcos ET
20/12/2006, 10:19
Senhores! eu ainda tou por aki....

depois de um tempo sem dar as caras, resolvi aparcer pela ultima vz este ano!

Vejo que ainda tentamos montar nossos jeeps como carros... trabalho complicado e quase folclórico!
Um jeep macio é algo bemmm complicado, pois nao estamos acostumados (bom, eu estou) a andar com veículos que tem o eixo dianteiro e traseiro rígidos... só isso já transmite aquela sensação de dureza pra quem é usuário das mcperson dianteira....

SvLima, bem vindo ao mundo dos 4x4... vc já deve ter percebido que gostar de Jeep é sinonimo de gostar de quebra-cabeças nao é? Observe que 99,9% dos usuários do fórum aprovaram o uso das molas da Band e, se vc nao estiver afim de arriscar, vá pelo caminho mais fácil! porém, veja bem que tipo de conforto vc quer no jeep, lembre-se que NAO EXISTE solução (barata, economicamente viável) para um jeep ficar tao macio quanto os atuais veículos 4x4...

quer jeep macio? molas da Toyota Band nele....
quer que ele nao incline nas curvas? barra estabilizadora
quer que ele nao pule tanto? amortecedores da ranger (embora nao resolva tudo)
quer que ele nao capode quando entra rápido das curvas? instala uma imagem de Sao Judas Tadeu no jeep ou larga o jeep em casa... heheheheh

PessoALL, grande abraço pra vcs! feliz natal !!!! quem tiver notícia de reuniao de jeep no Rio de Janeiro semana que vem, me falem! tou indo pra lá neste sabado.....

leopoldo
20/12/2006, 10:54
1- Não é sinônimo, porém sabendo o que se esta fazendo, ajuda e muito.

2- Com lâminas ainda em bom estado, ajuda bastante para ficar mais macio

Bom dia Peleje .... vou explicar melhor:

1- Normalmente, laminas retas indicam suspensão já no limite mínimo. Na suspensão do jeep brasileiro, onde o jumelo do feixe dianteiro fica para trás, feixe reto pode significar olhal da mola mestra já encostando no chassis. Já ví diversos jeeps onde o olhal da mola roçou até perfurar o chassis, cortando um bom caminho para uma falha estrutural gravíssima. Muito embora a maior parte das vêzes esteja este fato acompanhado da falta do(s) batente(s) ... lembre que o jeep brasileiro tem inclusive 2 coxins por mola - muita gente ainda acha que coxim é pura estética e desnecessário, mola reta significa olhal quase ou encostado no chassis, e por isso mesmo, nem sempre é sinônimo de maciez pois deve "endurecer" o comportamento na mola pois a mesma encotra um ponto de apoio no chassis em vez de no jumelo e inclusive transmite o "tranco", "solavanco", ou "choque" de encontro com o obstáculo, que em nosso corpo se traduz naquela pancada seca que parece que vai afundar nosso pescoço dentro do tórax ou mau estar na boca do estômago.

2- Sobre a montagem de molas invertidas, vejo .... e sei que vários já viram o seguinte:

- indesejável no fora de estrada pois as laminas invertidas possem a capacidade de querer arar a terra ou catar em troncos ou outros obstáculos, o que neste caso resulta em danos nas molas ou nos suportes das molas.

- como descrito no problema da remoção de laminas, inverter laminas também significa propiciar o eixo a girar com mais amplitude sobre si mesmo, o que em redução resulta na possibilidade nada agradável do escape da ponteira do cardan, ou extrapolação do ângulo de trabalho da cruzeta, justamente no instante de transmissão do maior torque à roda.

As únicas vantagens em reverter as molas ao invéz de remover Laminas:

- não ter dor de cabeça com grampos .... ficam "lindos" aqueles montes de porcas usadas como espaçadoras .... olha como fica "lindo" a ponta exposta do grampo maior que o próprio grampo.

- não ter de ficar procurando .... e não vai achar, o espigão no tamanho certo.

Mas como dito anteriromente: CUSTO X BENEFÍCIO

Carros modernos .... muito bonito mas como vc pode supor ... as molas JÁ foram projetadas daquela forma e o fabricante garante através de contrato com a montadora.

Aqui, vc está adaptando e ninguém garante que o desempenho será o mesmo.

Sergio Rocha
20/12/2006, 12:03
Vou dar o meu pitaco.:pensativo:

Já sofri muito em querer jeep macio.Isso é impossível, compra um Vitara.
Depois de Kit Fess, poucas laminas,barra de torção pra compensar o Kit fess e somente 4 laminas, graxa,radiografia entre as laminas,calço entre as laminas etc etc etc...Posso dizer que já experimentei muitas coisas e que nada resolve.

Acredito que para se ter uma suspensão de jeep um pouco menos desconfortável e com alguma segurança em curvas ,seria:

1- amortecedores cofap gl 12343 (ranger antiga)
2- feixe de band ( a tt4 vende o kit ):dance:
3- barras estabilisadoras( em breve na tt4):dance:
4- eixos de rural ou espaçadores de roda
5- cinta limitadora de curso
6- imagem de S.Judas Tadeu no painel:palmas:

[]´

leopoldo
20/12/2006, 12:29
eixos de rural .... :concordo: aumenta o limiar de capotagem.

espaçadores .... :discordo: ... só serve p/ quem tem problema de pneu raspando na carroceria

Nilsinho
20/12/2006, 13:13
SVlima,

Acertei naum é !!!!! veja bem:

Depois de Kit Fess, poucas laminas,barra de torção pra compensar o Kit fess e somente 4 laminas, graxa,radiografia entre as laminas,calço entre as laminas etc etc etc...Posso dizer que já experimentei muitas coisas e que nada resolve.

Acredito que para se ter uma suspensão de jeep um pouco menos desconfortável e com alguma segurança em curvas ,seria:

1- amortecedores cofap gl 12343 (ranger antiga)
2- feixe de band ( a tt4 vende o kit ):dance:
3- barras estabilisadoras( em breve na tt4):dance:
4- eixos de rural ou espaçadores de roda
5- cinta limitadora de curso
6- imagem de S.Judas Tadeu no painel:palmas:

[]´

OU seja no seu caso esse custo naum vai trazer tanto beneficio, como já andei no seu CJ, sei que naum compensa, e quanto a seus amortecedores, realmente eles naum tem marca aparente, porem são de dupla ação e mto macios.

Resumindo, gastar 1mil e tantas latas no seu caso acho bobeira, se sua suspenção fosse ruim ou mto dura tudo bem.

caso queira entre em contato pelo msn nilsinhoscofano@hotmail.com

[]´s

p.peleje
20/12/2006, 13:35
Leopoldo, concordo com vc, qdo diz que original é uma coisa e adaptações não existem regras, vc precisa usar o bom senso para fazer a coisa direito e tem gente que consegue e outras não.

Porém se eu fosse levar toda a teoria ao pé da letra, meu jeep nem andaria.....

Conclusão: toda esta discussão é muito relativa, o que serve pra vc pode não servir pra mim, o que ficou bom no seu jeep pode ficar péssimo no meu. Ou seja estamos sendo redundante, pq tudo isto já foi amplamente discutido aqui no fórum, bastaria ir no botão pesquisa.

[]s

Peleje

leopoldo
20/12/2006, 14:42
:concordo:

Sergio Rocha
20/12/2006, 15:04
eixos de rural .... :concordo: aumenta o limiar de capotagem.

espaçadores .... :discordo: ... só serve p/ quem tem problema de pneu raspando na carroceria

Mestre

Eu falei espaçadores de roda.Se a bitola aumenta ( como com o eixo de rural) a estabilidade em curvas aumenta.

A rural em 1,46 tanto no diant como no tras já o cj 1,26 na frente e 1,23 na tras.
[]´

Marcos ET
20/12/2006, 15:42
:pensativo:

[]´

Saudações Sérgio.. cara, eu lembro qdo vc falou q ia instalar o "Kit eu fizz", lembro das radiografias, da graxa... putz, falar que já experimentou de tudo parece depoimento de usuário de drogas... e acho que foi mesmo... ja tentamos tanta "droga" de solução para os velhos... Deus me livre!

e o mais interessante, desde aquela época o pessoal já falava: POE OS FEIXES DA TOYOTA BANDEIRANTE....... fzer oq?

leopoldo
20/12/2006, 15:45
Se a bitola aumenta ( como com o eixo de rural) a estabilidade em curvas aumenta.

concordo, mas o incremental provido por 2 polegadas de espaçador resulta num ganho quase infinitesimal.

se vc capotava antes com 50 km/h agora capota com uns 55 km/h

Já o eixo de rural oferece "outros 500" de ganho.

Sergio Rocha
20/12/2006, 15:50
Saudações Sérgio.. cara, eu lembro qdo vc falou q ia instalar o "Kit eu fizz", lembro das radiografias, da graxa... putz, falar que já experimentou de tudo parece depoimento de usuário de drogas... e acho que foi mesmo... ja tentamos tanta "droga" de solução para os velhos... Deus me livre!

e o mais interessante, desde aquela época o pessoal já falava: POE OS FEIXES DA TOYOTA BANDEIRANTE....... fzer oq?

Lembra que doideira.:D :D :D Mas a gente só acredita tentando e se arrependendo.:parede:

[]´

Marcos ET
20/12/2006, 15:55
Salve Leopoldo! blza?

Depois de um tempo com os eixos da F.75 em casa, e depois de dar uma "moída" no diferencial dianteiro do meu CJ3A, resolvi colocar os outros eixos e SPOAr... porém, tou com um pouco de dificuldade de encontrar aqui no fórum aqueles desenhos e fotos das linguetas... principalmente aquelas que o Mauro postou e a que vc anexou tbem... eu nao pretendo usar nada maior que pneus 255x75x16 no meu velho... creio que elas nao vao romper com os parafusos do munhão (que vai receber aquelas buchas de bronze fosforoso no lugar dos rolamentos), mas nao encontro quem monte as ditas.... vc tem algum "upgrade" de infomração sobre as linguetas (high steer) e sua instalação? sei que nao tem muuito a ver com este tópico, porém, como estamos falando de eixos mais largos..suspensao... molas... isso vai acabar acontecendo!

[]'s !

Sergio Rocha
20/12/2006, 15:55
concordo, mas o incremental provido por 2 polegadas de espaçador resulta num ganho quase infinitesimal.

se vc capotava antes com 50 km/h agora capota com uns 55 km/h

Já o eixo de rural oferece "outros 500" de ganho.

Eu estou colocando espaçadores de 50 mm de cada lado.:pensativo:
Como o cj tem 1,26 de bitola vai ficar com 1,36 na metade do caminho pro eixo de rural que é 1,46.
Como ele não é spoa e está com pneus 30 e 3 pol de calços de carroceria acho que eses 100 mm vão fazer uma boa diferença.Lógico que sei do comprometimento dos semi eixos rolamentos etc etc.Como diz um grande filosofo por aki`" não tem almoço grátis "

[]´vou capotar a 60 km

Marcos ET
20/12/2006, 15:57
Lembra que doideira.:D :D :D Mas a gente só acredita tentando e se arrependendo.:parede:

[]´

Doideira? meu amigo!!! na primeira investida contra uma subidona, o kit "eu fizz" fez meu jeep pular mais que um cabrito! as rodas nao paravam mais no chao! hehehehe ficou tao duro... tao duro... a única vantagem foi manter o jeep reto, sem despencar para um dos lados... nem mesmo nas curvas!

(alguem aih sabe onde vende aquelas imagens do Sao Judas??)

Sergio Rocha
20/12/2006, 16:00
Salve Leopoldo! blza?

Depois de um tempo com os eixos da F.75 em casa, e depois de dar uma "moída" no diferencial dianteiro do meu CJ3A, resolvi colocar os outros eixos e SPOAr... porém, tou com um pouco de dificuldade de encontrar aqui no fórum aqueles desenhos e fotos das linguetas... principalmente aquelas que o Mauro postou e a que vc anexou tbem... eu nao pretendo usar nada maior que pneus 255x75x16 no meu velho... creio que elas nao vao romper com os parafusos do munhão (que vai receber aquelas buchas de bronze fosforoso no lugar dos rolamentos), mas nao encontro quem monte as ditas.... vc tem algum "upgrade" de infomração sobre as linguetas (high steer) e sua instalação? sei que nao tem muuito a ver com este tópico, porém, como estamos falando de eixos mais largos..suspensao... molas... isso vai acabar acontecendo!

[]'s !

Marcos

Dá uma olhada na pagina da tt4.Acessorios / Hi steer
Muito bom e barato.

[]´

p.peleje
20/12/2006, 16:32
(alguem aih sabe onde vende aquelas imagens do Sao Judas??)

Protetor dos motoristas é São Cristovão e seu dia é comemorado em 25 de julho.

[]s e fique com DEUS

Peleje

Elmer_Jeep
20/12/2006, 16:42
Protetor dos motoristas é São Cristovão e seu dia é comemorado em 25 de julho.

[]s e fique com DEUS

Peleje

E o dos jipeiros é o santantonio de preferencia gaiola :mrgreen:

Sergio Rocha
20/12/2006, 17:43
Forum tb é cultura.
´[]´

leopoldo
20/12/2006, 18:08
- Eu estou colocando espaçadores de 50 mm de cada lado.
- vou capotar a 60 km

- Considere seguro se vc duplicou o diâmeto dos prisioneiros de roda, afinal, vc aumentou o momento fletor em cima do parafuso.

Caso não tenha feito isso, e eu suspeito que é a condição real, vc aumentou seu grau de insegurança pois:

Além de se preocupar com a falha na região do rolamento "topico: cuidado, seu semi-eixo semi-flutuante pode matar" teremos de abrir outro: "cuidado, seu parafuso extra-longo pode matar"

Os problemas de centralização do conjunto + tensões cíclicas sobre os parafusos poderão trazer consequências desagradáveis.

- Se os parafusos romperem numa curva, vai mesmo !

leopoldo
20/12/2006, 18:25
... tou com um pouco de dificuldade de encontrar aqui no fórum aqueles desenhos e fotos das linguetas... principalmente aquelas que o Mauro postou e a que vc anexou tbem...

Marcos, boa noite.

Nem lembro qual desenho foi anexado mas, se é algo como o que a TT4 oferece, deve resolver seu problema para High Steer.

PORÉM, vou postar meus conselhos ...

O uso de linguetas montadas sobre o superior do munhão deve ter uma técnica de montagem específica. Baseado no que eu já percebí, aconselharia:

- o uso de prisioneiros em uma medida maior, ou seja 7/16" ... como não deve ser isso que oferecem, para pneus não maiores que o seu caso, o de 3/8" parece bastar.

- Uso de trava química na rosca no munhão, de forma a evitar a soltura do prisioneiro. Isso significa uma trabalho chato para limpar a rosca da graxa remanecente se o munhão não vai ser removido do eixo.

- As porcas poderiam ser parlock.

- O torque a ser dado nas porcas deve ser o mais homogêneo e preciso possível(incluindo o uso de torquímetro). Mesmo sendo os assentos cônicos travantes, as lâminas de ajuste é que atrapalham a montagem. Elas tendem a ser esmagadas e, com o tempo, e as micro movimentações entre o high steer e o corpo do munhão podem escapar pelas laterais .... e lembre-se do fenômeno fretting corrosion ... o que causaria folga e possível fratura dos prisioneiros, ou espanamento no munhão.

Por isso, constante observação do munhão com high steer é uma regra. Antes não precisava. Agora precisará.

Voltemos ao tema: suspensão

Cotrim
20/12/2006, 19:50
- Considere seguro se vc duplicou o diâmeto dos prisioneiros de roda, afinal, vc aumentou o momento fletor em cima do parafuso.

Caso não tenha feito isso, e eu suspeito que é a condição real, vc aumentou seu grau de insegurança pois:

Além de se preocupar com a falha na região do rolamento "topico: cuidado, seu semi-eixo semi-flutuante pode matar" teremos de abrir outro: "cuidado, seu parafuso extra-longo pode matar"

Os problemas de centralização do conjunto + tensões cíclicas sobre os parafusos poderão trazer consequências desagradáveis.

- Se os parafusos romperem numa curva, vai mesmo !
Leopoldo,

O Sérgio comprou os espaçadores da TT4, que não possuem os prisioneiros extra-longos.

Ele é feito em aço 1020 com 10 furos, sendo 5 para os parafusos e 5 para os prisioneiros.

O desenho do projeto é o abaixo:

http://www.tt4.com.br/catalogo/produtos/bcdafd10a2cc2aca38932e41b427b67f.jpg

[]'s

Cotrim
20/12/2006, 19:58
Marcos, boa noite.

Nem lembro qual desenho foi anexado mas, se é algo como o que a TT4 oferece, deve resolver seu problema para High Steer.

PORÉM, vou postar meus conselhos ...

O uso de linguetas montadas sobre o superior do munhão deve ter uma técnica de montagem específica. Baseado no que eu já percebí, aconselharia:

- o uso de prisioneiros em uma medida maior, ou seja 7/16" ... como não deve ser isso que oferecem, para pneus não maiores que o seu caso, o de 3/8" parece bastar.

- Uso de trava química na rosca no munhão, de forma a evitar a soltura do prisioneiro. Isso significa uma trabalho chato para limpar a rosca da graxa remanecente se o munhão não vai ser removido do eixo.

- As porcas poderiam ser parlock.

- O torque a ser dado nas porcas deve ser o mais homogêneo e preciso possível(incluindo o uso de torquímetro). Mesmo sendo os assentos cônicos travantes, as lâminas de ajuste é que atrapalham a montagem. Elas tendem a ser esmagadas e, com o tempo, e as micro movimentações entre o high steer e o corpo do munhão podem escapar pelas laterais .... e lembre-se do fenômeno fretting corrosion ... o que causaria folga e possível fratura dos prisioneiros, ou espanamento no munhão.

Por isso, constante observação do munhão com high steer é uma regra. Antes não precisava. Agora precisará.

Voltemos ao tema: suspensão
Leopoldo,

A TT4 produz 2 tipos de High Steer:

:arrow: High Steer Reforçado:
Peça confeccionada em aço 1045, para adequação do sistema de direção, unico no mercado com tuchos conicos e furos conicos, possui um raio de circunferência que permite o trabalho da peça sem que a mesma encoste no amortecedor.O terminal pode ser fixado acima ou abaixo. Reforço fixado junto ao munhão por parafusos. Incluso no Kit: 1 Hi Steer,1 complemento para reforço, 10 parafusos alen, 4 arruelas conicas.

http://www.tt4.com.br/catalogo/produtos/318cdc57c88e2efd7405e3c979be7516.jpg
:arrow: High Steer Comum

Peça confeccionada em aço 1045, para adequação do sistema de direção, possui um raio de circunferência que permite o trabalho da peça sem que a mesma encoste no amortecedor. O terminal pode ser fixado acima ou abaixo.

http://www.tt4.com.br/catalogo/produtos/1ec5eb2bdcf9b8ba9c703c8b24720289.jpg

[]'s

leopoldo
20/12/2006, 21:41
Escória,

Obrigado pelo esclarecimento.

No caso do espaçador com 2 grupos de furação, os esforços são compatíveis e comparáveis com rodas largas e grandes off sets. Os parafusos da roda recebem a mesma carga e o do espaçador um pouco mais mas, comparável com uma roda larga. Só o cuidado em não usar alargador e roda com excessivo off-set pois a sobrecarga nos parafusos que ficam no cubo é que são preocupantes.

No caso do High Steer com reforço, a criticalidade diminui em relação ao produto sem reforço. Pois ele micromovimentará bem menos.

Permanece o cuidado quanto à um plano de manutenção atencioso, como toda modificação merece.

svlima
21/12/2006, 10:29
:D Ainda bem que é fim de ano e tenho um pouco de tempo disponivel na empresa para entrar no forum.
Pedi dicas de suspensão macia , e agora estamos falando de linguetas e espaçadores , etc... sem contar de todos os santos que vão dar suporte para que o meu jeep incline mas não role.
Já solicitei vale academia 2007 para todos os santos envolvidos:dance: .

Pelo que entendi até agora , a melhor opção custoxbeneficio sem muito risco é feixes de molas toy band + amortecedores da ranger. Falta saber quantas laminas de mola deixo na frente e atrás. Por enquanto não vou pensar em colocar estabilizadora.
A pilota do jeep precisa aprender a sentir o limite do jeep nas curvas para não fazer besteira:discordo: .

Como sou da escola de pilotagem mais antiga , tração traseira ( fucas, gordinis , opalas e outras joias mecanicas sem parafernalia eletronica de auxilio) , época que para não rodar , não capotar tinha que ter braço, sei como se aprende, vou devagar com as melhorias no jeep.

Antes da decisão final sobre a suspenção vou tentar achar um que já esteja com susp. toy e amort. ranger para sentir .

caj
21/12/2006, 15:59
olá amigos
esses espaçadores da tt4 são os mais confiaveis e seguros do mercado?
abraços

Sergio Rocha
21/12/2006, 18:16
olá amigos
esses espaçadores da tt4 são os mais confiaveis e seguros do mercado?
abraços

O sistema utilizado pela tt4 é o melhor.

[]´

Sergio Rocha
21/12/2006, 18:20
Escória,

Obrigado pelo esclarecimento.

No caso do espaçador com 2 grupos de furação, os esforços são compatíveis e comparáveis com rodas largas e grandes off sets. Os parafusos da roda recebem a mesma carga e o do espaçador um pouco mais mas, comparável com uma roda larga. Só o cuidado em não usar alargador e roda com excessivo off-set pois a sobrecarga nos parafusos que ficam no cubo é que são preocupantes.

No caso do High Steer com reforço, a criticalidade diminui em relação ao produto sem reforço. Pois ele micromovimentará bem menos.

Permanece o cuidado quanto à um plano de manutenção atencioso, como toda modificação merece.

Perfeitamente.:concordo:

Produtos tt4 são de excelente qualidade e antes de serem lançados são amplamente testados.:palmas:

[]´

Cotrim
21/12/2006, 22:41
Caj,

Todos que adquiriram produtos da TT4 ficaram super satisfeitos com a qualidade dos produtos. Em poucos casos, o preço foi um pouco mais caro que o da concorrência, mas a qualidade compensa.

[]'s

m.vinicius
22/12/2006, 05:56
fala galera, voltando ao tópico do svlima.
svlima, se o colega lá de campos falou que o jeep da sua filha é um dos mais macios que ele já andou, não escrafuncha muito não. solução simples e mais barata é manter as molas sempre bem lubrificadas. o meu mec. diz que meu jeep e macio, andei em um com molas da toy, não senti muuuita diferença. existe, existe! mas não é tanta! mas faça como proporam anteriormente, procure um jeep com molas toy e amortecedores da ranger e de uma volta, tire suas conclusões. vc já percebeu que um adulto na traseira o cj fica mais macio? coloque a caixa de ferramentas na traseira, ajuda um pouquinho, mas manter as molas bem lubrificadas ajuda mais. tem gente que põe graxa, óleo de motor, óleo de soja (faz uma meleca feia), tudo vale, lembre-se de levantar o jeep pela traseira (chassis) até as molas ficarem abertas e pulverize o lubrificante.

feliz natal a todos

Hudson Buck
22/12/2006, 15:33
Boa tarde SVLima.

No meu CJ uso as lâminas originais da marca fabrini. Não vou dizer que é macio como o JPX da minha esposa (este não tem comparação) mas também não é tão duro assim. Já rodei uns 60.000 km com estes feixes e ainda estão muito bons, mas quando começarem a arrear vou colocar os da toyota. Como você mora em São Paulo, ligue na FF molas ( http://www.molasff.com.br, 11- 6955-4685) e fale com o Roberto, pode dizer que foi o Hudson do CSPOR que indicou, tire as dúvidas ou vá até lá ver o kit. Pela experiência eles constumam saber quantas lâminas o seu CJ precisará. O preço do kit estava uns três meses atrás R$1380,00 em 3 vêzes, eles usam molas fabrini e não tenho certeza se eles fazem a instalãção, mas podem indicar alguém.
Abraços descomissionados.

Marcos ET
30/12/2006, 00:53
:D
Pedi dicas de suspensão macia , e agora estamos falando de linguetas e espaçadores , etc... sem contar de todos os santos que vão dar suporte para que o meu jeep incline mas não role.

vige! tudo culpa minha.. hehehehe
é que jeep tem destas coisas.. vc vai tentar fuçar no cambio, acaba movendo o motor, que altera o cambio, que muda os cardans, que passa a bater no motor de arranque, que tem que mover o motor, que encosta na caixa de direcao, que altera a fixaçao dos munhoes e... pimba! la vai a imagem de Sao Judas Tadeu (que é o Santo das Causas impossíveis, amigo do Santo Antonio, primo do Sao Cristóvao e amigo intimo do Sao Nunca) para o painel... ehehehe

Pedindo desculpas por ter desvirtuado o tópico, aproveito tbem para agradecer ao Escória pelo toque dos produtos da TT4, certamente estao na minha lista!!! assim que voltar para ninha casa (estou temporariamente no Rio de Janeiro), vou quebrar meu cofre de porquinho (putz, que boiolagem) e ver quanto falta pra financiar o resto... daih compro aquele reforçado na lateral do munhao! (nao estou falando que o produto ta caro, eu e que tou quebrado mesmo! hehehe)

só um lembrete: pra quem tiver disposto a instalar os HS nos dois munhoes, lembrem-se de que eles devem obedecer a curvatura dos munhoes originais (um "estrabismo divergente")... se vcs instalarem isso reto, os dois HS apontados para frente, em linha perpendicular ao eixo de rotaçao da roda... vcs vao brigar com o carro na hora de fzer as curvas pois nao vai haver a diferença de angulo de esterçamento na hora da curva, ja que as rodas de dentro da curva tem que esterçar mais!

feliz 2007 a todos!!!!

leopoldo
30/12/2006, 09:55
?????????????

como vc concluiu isso ?????

esse estrabismo é função da ligação original com o pino central.

uma vez que usa-se o HS, se ainda houver pino central, nada parece mudar, mas os angulos diminuem um pouco.

mas

se vc usa uma barra munhão-munhão e uma barra munhão-CX(opala, landau, S10), essa conta não vale mais, pois nem mais existe o estrabismo, fora o que a convergência afeta.

Marcos ET
31/12/2006, 03:10
Leopoldo, como vc deve ter percebido, alinhamento de suspensao ou afins nao é muito minha praia... (vige, tou com o Rio de Janeiro na cabeça até agora), mas eu havia pensado que o angulo de convergencia das rodas dianteiras do jeep deveria alterar na proporçao que aumenta o angulo de esterçamento das rodas.

Assim, mesmo que usando uma barra munhao-munhao e outra munhao-caixa de direçao, ao andar em linha reta, as rodas dianteiras sao levemente convergentes (embora quase paralelas). Ao iniciar uma curva para a esquerda (p.exemplo) a roda dianteira do lado esquerdo deveria esterçar um pouco mais para a esquerda do que a roda direita, pois o circulo que ela "desenha" no chao tem diametro menor... desta forma, a diferença de posicionamento dos braços de cada munhao (que nao sao perpendiculares ao eixo de rotaçao das rodas) faria esta pequena correçao, facilitando a curva...

Claro que o fato de eu achar isso nao significa que eu esteja correto, mas eu me lembro de um topico em que um de nossos colegas instalou HS nos dois lados, alinhou a direçao e por estarem retos o jeep "brigava" para fzer uma curva... infelizmente nao lembro quem foi, nem mesmo qual topico... mas do ocorrido eu lembro, e isso me fez acreditar ainda mais no meu "achismo"...

Note que NAO estou falando do angulo das rodas... estou falando do angulo entre o eixo de rotaçao das rodas e o "bracinho" do munhao.... ok?

Marcos ET
26/02/2007, 10:39
Dicas para a adaptação de uma suspensao mais macia? molas da Band... até o final da tarde de hoje vamos ver como fica um CJ3A com esta opção de suspensao! hehehe

otavio_gomes
27/02/2007, 16:16
fala galera, voltando ao tópico do svlima.
svlima, se o colega lá de campos falou que o jeep da sua filha é um dos mais macios que ele já andou, não escrafuncha muito não. solução simples e mais barata é manter as molas sempre bem lubrificadas. o meu mec. diz que meu jeep e macio, andei em um com molas da toy, não senti muuuita diferença. existe, existe! mas não é tanta! mas faça como proporam anteriormente, procure um jeep com molas toy e amortecedores da ranger e de uma volta, tire suas conclusões. vc já percebeu que um adulto na traseira o cj fica mais macio? coloque a caixa de ferramentas na traseira, ajuda um pouquinho, mas manter as molas bem lubrificadas ajuda mais. tem gente que põe graxa, óleo de motor, óleo de soja (faz uma meleca feia), tudo vale, lembre-se de levantar o jeep pela traseira (chassis) até as molas ficarem abertas e pulverize o lubrificante.

feliz natal a todos

Um pouco de teoria em cima do assunto "um adulto na traseira o cj fica mais macio?"
Existe uma relação entre massa suspensa e massa não suspensa que define o comportamento de maciês do veículo. A página http://www.astrolabioazul.com/paixao2cv/academia/susp_1.php tem um texto muito especial a respeito:

"O desenho das molas é dependente da massa total m do veículo, que é composta pela massa suspensa e não suspensa.

Massa suspensa

As massas suspensas incluem todos os componentes do veículo que estão suspensos, por exemplo, o chassis, a carroçaria, a carga, o motor e a caixa de velocidades.

Massa não suspensa

O termo massa não suspensa é utilizado para definir os componentes do veículo que estão directamente sujeitos aos choques da superfície da estrada. Estes incluem os eixos, rodas, cubos das rodas e partes da direcção.

Embora sejam designadas por massa não suspensas, estas estão ainda separadas da superfície da estrada pelos pneus, que funcionam como pequenas molas pneumáticas.

As massas não suspensas estão ligadas às massas suspensas através dos componentes do sistema de suspensão. A sua vibração é transmitida à massas suspensas através das molas, de forma a que as duas massas vibram em gamas de frequências diferentes.

A vibração de elevada frequência das massas não suspensas é convertida pelos elementos da suspensão numa vibração de mais baixa frequência.

Os componentes da suspensão do veículo pertencem à massa não suspensa do veículo.

Uma massa não suspensa mais reduzida irá transmitir menos choques. Uma massa suspensa elevada em conjugação com uma massa não suspensa reduzida aumenta o conforto de condução e a tracção dos pneus."

Assim, fica explicado o porquê da maior maciês do Jeep carregado.

Assim também fica explicado o porquê de utilizar rodas mais leves (não só uma jante de liga leve mas também um pneu mais leve (e muito mais caro).

A respeito dos jeeps: porque temos Jeeps tortos?
1. o Jeep não é 100% equilibrado entre o lado direito e o lado esquerdo, do lado direito do Jeep ficam o motor (não fica no centro) tanque de gasolina, motorista todos massas suspensas e do lado direito ficam diferenciais e cardans e estepe (alguns massas não suspensas)
2. as molas dos jeeps não recebem a atenção necessária por parte de seus proprietários e mecânicos. As molas tem que ficar alinhas, para isso que tem os prisioneiros. Jamais devem ser entortadas (arqueadas) pois isso tira a flexibilidade da mola. Se a suspensão ficar cansada, o melhor é um conjunto novo de molas ou a remontagem dos feixes com a substituição das lâminas cansadas.

Por último, para melhorar a maciês do Jeep, utilize pneus macios, com pressão adequada ao tamanho do pneu - pneus maiores significa pressão menor pneus pequenos pressão maior. Pneus diagonais gastam mais depressa e são mais macios no rodar (normalmente, não dá para comparar pneus de R$200 com pneus de R$1.500) com pneus do tamnaho que o svlima está utilizxando e com o jeep sempre vazio, eu usaria algo entre 15 e 17 lb/pol2.
Em meu Jeep CJ3A com pneus 700x16 utilizo no asfalto 17 lb/pol2 e na terra 14.

Um abraço,

Otávio.