Ver Versão Completa : Ranger - Problemas com a mangueira do turbo
Salve Galera,
Aos conhecedores de Ranger, me ajudem!
Neste fim de semana, troquei o filtro de ar da Ranger. Coloquei um da marca Vox, que me pareceu de qualidade aceitável. Na troca percebi que a tampa do filtro estava invertida, ou seja, aquele pequeno corte para encaixe estava para o lado de baixo. Coloquei na posição correta para uma perfeita vedação.
Sai para dar uma volta e subindo uma ladeira, onde se exige mais do motor, comecei a escutar um sopro que foi aumentando até chegar a um "pof". Pelo sopro, pensei logo na turbina. Ao levantar a tampa do capô percebi que a mangueira do turbo estava solta. Pensei, isto é fácil. Recoloquei a abraçadeira e apertei com uma chave 10 mm. Voltei a rodar, atento ao barulho, parecia perfeito até que começou novamente o barulho e mais uma vez...solta-se a abraçadeira. Putz,:cry: lá vou eu de novo. Recoloquei a abraçadeira e apertei a porca da braçadeira até 1/2 volta antes de sair caldo. Aí resolvi testar, pensei em levar o carro até a estrada, mas nem cheguei lá..."pofff", soltou de novo.:parede: :parede:
Perguntas. Isto é comum? Não teria uma válvula para aliviar a pressão caso ela subisse? O filtro tem relação com isto, já que o problema aconteceu imediatamente após a troca? Ou será que o problema já existia e o fato da tampa do filtro não estar corretamente encaixada omitia este problema? :pensativo:
Parece um problema simples, mas já estou P...da vida com isto. E já estou preocupado com a qualidade da manutenção que o dono anterior dava ao carro.
A propósito, a Ranger é uma 2.8 TD, ano 2002.
Abs,
Walter L. L. Casitta
18/12/2006, 14:17
Não é comum não.
Se essa mangueira não for original ou se for muito velha e estiver inchando com a pressão do compressor, nada vai segura-la no lugar.
Pequeno jr
18/12/2006, 15:27
Montax,
De tanto que ficava tirando e colocando a Mufla (essa mangueira do turbo) da minha ranger ela acabou com um pequeno rasgo próximo ao local das abraçadeiras e fazia essa mesma situação que você comentou.
Para eu descobrir aonde era o local que fazia o Poff ou Tsssi (rss) ... abri o capô, acelerei o carro pela bomba injetora e vi a mangueira inchando e ao soltar a aceleração, POfffssss.. fazia o problema que vc mencionou.
Peguei uma faca dessas de pão mesmo (que minha esposa não leia isso) cortei o pedaço que estava rasgado, encaixei a mangueira agora sem o rasgo, aperteira a abraçadeira e pronto ... resolvido o problema.
VEja se não é isso na sua. Caso o Furo ou Rasgo seja mais embaixo ai vai ser problema. A mangueira na autorizada deve ser perto dos R$ 500,00. Para um amigo aqui encontramos numa loja em SP por R$ 180,00(peça + frete) so não sei aonde está o contato dessa loja, mas achamos na revista 4x4 e cia.
[]'s e boa sorte.
Edintruder
18/12/2006, 19:53
A minha soltou uma vez quando eu apertei a WG e fui dar uma "testada". Soltou com o POF, parei e apertei a abraçadeira até sair água do parafuso. Depois disso só saiu quando eu tirei pra mexer. Ehehehe!
Amigos,
Obrigado pela ajuda. Vou avaliar melhor a mangueira e apertar a abraçadeira até sair caldo. Farei isto no fim de semana e depois dou notícias.
Pequeno,
Vc. me assustou com estes preços. 500 pratas numa mangueira..:shock:...Não pago mesmo..:discordo: ...Vai sair caldo da abraçadeira.:-D
Abs,
dalmolin
19/12/2006, 13:26
Aproveitando esse topico de ranger !!!
O edubelem falo tempo atras que a ranger 3.0 CS anda + que 250 mwm CS , dai fui na ford hoje e tinha lah uma 3.0 CS 4x4. hahahaha , não vcs tem que concordah o camionetinha sem estrutura , o teto dela bate no meu pescoço , prah entrah dei uma joelhada na coluna de direção que quase quebrei , ai olhei o quebra sol do motorista tinha um desenho da camionete tombando escrito " evite manobras bruscas e velocidade " haha que bagacera. Resumindo se o cara pegah do lado dela com raiva tomba ela parada. Pra acompanha uma 250 na estrada vcs tem q pedalah muuuuiito ainda.
Edintruder
19/12/2006, 17:48
Dalmolin, a largura engana. A estabilidade dela é melhor que a maioria dos carros pequenos, é tão boa de curva quanto um Polo hatch. A minha com os pneus originais virava cavalo de pau na praia a 110km/h sem tirar nenhum pneu do chão.
Em tamanho não tem nem como comparar com uma F250. O meu sonho de consumo atual é uma F250 4x4 CD, porém está impossível até de sonhar com ela atualmente...
murilloaquino
19/12/2006, 17:59
E andar d camionete 4x2, mais nunca.Tive uma pra nunca mais.
Pequeno jr
19/12/2006, 21:47
Master Card
Ter pick-up 4x2 e ficar atolado em grama molhada não tem preço.
Para todos os outros motivos existem os 4x4. Rs!!
murilloaquino
19/12/2006, 22:09
Bouaaaa...
na grama...
na areiaa...
na pocinha d lama da esquina...
subir na garagem d ré em dia d xuva...
aiai
Edintruder
19/12/2006, 22:29
Deveria ter lei contra a fabricação de picapes 4x2! No caso de um passeio diferente pra fugir da rotina, de que adianta ter 6 cilindros atolados??? Só adianta pra ter que pedir penico pra um 4 cilindros manco pra rebocar... rsrsrs
Leo Vicente
20/12/2006, 08:16
Amigos,
Obrigado pela ajuda. Vou avaliar melhor a mangueira e apertar a abraçadeira até sair caldo. Farei isto no fim de semana e depois dou notícias.
Pequeno,
Vc. me assustou com estes preços. 500 pratas numa mangueira..:shock:...Não pago mesmo..:discordo: ...Vai sair caldo da abraçadeira.:-D
Abs,
Tche.
Esses dias aconteceu o mesmo com a minha ranger... Soltou a mesma mangueira porem nao consegui utiliza-la denovo. Liguei na concessionaria e custava os tais R$ 500,00 um absurdo!!! 10cm de mangueira por esse valor. Fui em uma casa de mangueiras aqui em POA e comprei um toco de mangueira lonada por R$ 6,00.Mangueira essa utilizada em carros turbinados... Como nao encontrei a bitola exata da mangueira, comprei uma um pouco maior, 60mm e prendi com 2 abraçadeiras daquelas reforçadas, com parafuso e porca. Final de semana rodei 1000km e nao tive problemas!!!
Abraço.
dalmolin
20/12/2006, 08:34
Deveria ter lei contra a fabricação de picapes 4x2! No caso de um passeio diferente pra fugir da rotina, de que adianta ter 6 cilindros atolados??? Só adianta pra ter que pedir penico pra um 4 cilindros manco pra rebocar... rsrsrs
paaaaa , isso eh verdade . Não faz muito tempo eu fui numa festinha que teve no interior . Tinha chovido , um patio grande , sacaram , eu fiz zerinho ateh em 5ª marcha. Dai parô o agito , eu parei ela na grama ,adivinha o que que aconteceu, um cara teve que vir me puxar com uma f-75 escrito "faço frete". A 250 se parah na grama e um cachorro mijah na roda pode procurah alguem pra puxah.
o dalmolin, se vc comparar um muscle-pickup como a f250 com uma "sarada" pickup como a ranger, é lógico q vc vai achar desigualdades, como exemplo, a ranger foi feito para pessoas com antropometria normal. Aqueles acima da média, como parece ser teu caso, somente a f250 ou a ram.
Andei com a nova f250 4x4 e realmente é um sonho para quem gosta de camiontes como nós. Em relação a final, é idêntica a ranger pois o sistema corta em 170km/h tb. Agora a força, dá licença que paulada.
Como moro no interior, ainda conseguimos estacionar este "monstro' em nossas ruas. Agora, em centros maiores, como diz um colega meu, ninguém aceita as f250 nas garagens, pois toma a vaga de 2 camionetas. porque será??
t+
murilloaquino
21/12/2006, 08:07
Alem disso, na capital é quase impossivel um seguro
Os bandidos crescem o olho nas F-250
Galera,
Conforme prometi, lhes contarei como resolvi o problema.
Foi muito fácil. Segui a dica de um amigo que prepara carros turbo e ele me disse que isto é mais comum do que imaginamos, principalmente se a mangueira já foi retirada alguma vez, é que o óleo que a turbina sobra (sempre passa um pouco) deixa a mangueira escorregadia e aí não tem abraçadeira que dê jeito.
Solução: Limpei a mangueira com gasolina, fiz o mesmo na abraçadeira e na boca da turbina. Passei uma lixa grossa na boca da mangueira de forma a torná-la mais áspera, tomando o cuidado para não cair material abrasivo para dentro da mangueira (foi só virar a mangueira de boca para baixo). Encaixei a mangueira e apertei até 1/2 volta antes de sair "caldo"...
Rodei em JF e vi ao Rio e a danada está lá...agora não :discordo: solta mais...
Obrigado aí aos que ajudaram...