PDA

Ver Versão Completa : Balanceamento de Cardã



Nivoide
17/12/2006, 23:59
Moçada, alguém já fez balanceamaento de cardã e do acoplamento?

Vejam minha estoria, comprei o niva com acoplamento homocinetico tabajara, moido. Mas não vibrava nada.

Optei por original de novo. Virou um trato dentro do niva. Dai notei que os parafusos tavam raspando no suporte da caixa, pois passam perto, 2~3 mm somente. O bibe então cortou e lixou os parafusos para aumentar a folga.

Resultado: piorou a vibração mas parou de raspar.:evil:

Daí perguntando a ele sobre o fato ele disse que nem sempre a homocinetica elimina as vibrações, precisa de balanceamento.:!:

Dai penso: se eu tirar o acopamento e levar nesse cara que balanceia eixo de turbina e balancear o conjunto mais os cardão, será que vai melhorar?

A;gume manja disso?:?:

Peter
18/12/2006, 10:59
Nivoide

Não conheço o Biba,mas falam muito bem dele por aqui,mas estranho que tenha esmerilhado os parafusos,pois se não tem folga suficiente é por que algo deve estar montado errado.

Outra coisa ,esmerilhando os parafusos ,ja se provoca um desbalanceamento do conjunto.

Voce deveria verificar o que esta provocando esta redução na folga!!!

Reginaldo B
18/12/2006, 15:46
Também penso em fazer esse tal balanceamento de carda, mas alguém sabe onde fazem isso aqui em Curitiba?

Mauricio Rossetto
18/12/2006, 17:00
Nivoide, depois de dois anos aturando vibrações no meu Niva, já desistindo dele verifiquei que o problema era o alinhamento das caixas. Então não passe o que eu passei, pois gastei tudo que você imaginar em alinhamentos e balanceamentos inclusive dos cardãs que mandei pra São Paulo para você ter idéia. Então a pergunta é: seu assoalho, onde está a caixa de redução está impecável ou já foi reformado com soldas, remendos ou amassados?

alexandre roveri
18/12/2006, 19:52
Nivoide, depois de dois anos aturando vibrações no meu Niva, já desistindo dele verifiquei que o problema era o alinhamento das caixas. Então não passe o que eu passei, pois gastei tudo que você imaginar em alinhamentos e balanceamentos inclusive dos cardãs que mandei pra São Paulo para você ter idéia. Então a pergunta é: seu assoalho, onde está a caixa de redução está impecável ou já foi reformado com soldas, remendos ou amassados?

Isso ai !!! Alinhamento das caixa :concordo:

Balanceamento :putz:

A não ser que seja cardan torto :stop: ! Cardan torto é uma bosta :parede:

Nivoide
18/12/2006, 22:11
Moçada, não tem reparos no assoalho. É original. O bibe não gosta de mexer em carros que ele não modificou do original, pois estaria mudando possiveis gambiarras de outros....até entendo ele, mas, se to pagando pro cara para ele resolver, deveria verifica rtudo, certo?

Com certeza os parafusos agora aumentaram o desbalanceamento.

Aqui em CTBA conheço a CardãSul, na saida para o contorno sul, na BR116. Pediram 150 para fazer os dois.

Ah, cansei de levar em mecanico pra ficar igual ou pior...algume savbe como fazer caseiro o alinhamento da caixa?

Sinto a vibração como se fosse que o conjunto está preso, com a folga errada...semelhante a montagem de duas engrenagens com os dentes encostando nos fundos...

Rones Jr
18/12/2006, 22:18
tirado da net, nunca fiz...alinhamento de caixas:
1 - afrouxe os parafusos de fixação da caixa;
2 - levante o carro - as 4 rodas;
3 - engate as marchas até a 4 marcha e vá até 80km/h;
4- reaperte os pararusos.