Conectar

Ver Versão Completa : Bloqueio curioso

SmootH_
17/12/2006, 05:26
hoje conversando com meu mecanico, sobre freios de mão, ele me comentou de uma figura que pos dois freios de mão de fusca
um pra cada roda, e usava como bloqueio
quando uma roda começava a girar em falso, ele puxava o freio de mão daquela roda, obrigando a outra a tracionar, e saia
aiuhauihauihiuahuiahuia
me mijei rindo quando ele me contou, mas faz sentido mesmo
queria que o pessoal desse a opnião se vale mesmo a pena fazer isso no jeep
[]´s

valmor
17/12/2006, 08:17
Nunca vi funcionando mas a Gurgel usava isto em seus jeep , mecanica do fusca 4x2....

[]´s

Pedro Bachir
17/12/2006, 08:29
ospra!

eu tb até acho intereçante, mas na minha opinião eh mto trabalho pra poco resultado... em muitas situações que um bloqueio normal resolveria, o freio d mão independente não vai adianta nada, em barro por exemplo, vc tem q ir mais embalado, enquanto tiver embalado não vai poder usar o freio, só quando parar mesmo, ou seja, jah vai estar atolado... o bloqueio d verdade jah vai funcionar desde qdo vc entra...

flw!

Carlos Alberto da Silva
17/12/2006, 09:38
Ola ja vi funcionando num jeep e traz bons resultados e so pegar a manha do funcionamento.

leopoldo
17/12/2006, 13:33
era o chamado selec-traction.

atua sobre os patins do freio de mão, independente nas roda esquerda-direita

é o mais barato sistema de bloqueio que existe

MAS

quem de vocês tem freio de mão funcional na roda traseira ?

MAS nem tudo está perdido.

com um jogo de válvulas solenoides tipo sempre-abertas, vc pode fazer este sistema funcionar nas 4 rodas.

o problema é o preço do solenoide.

ou vc esquecer as 4 rodas acionadas e pisar no freio e ... nada.

Kim
17/12/2006, 17:46
Caros amigos!

Em 197... meu pai tinha uma Brasília que ele colocou esse sistema para ir ao sítio, lembro que funcionava bem, pois nunca ficamos emcalhados na estação das chuvas.

Éra o maior barato, o Velinho ia com uma mão no volante e outra no freio de mão, só controlando a viatura, pra lá e pra cá. Eu, criança, fazia a maior festa, enquanto minha mão se descabelava. (acho que assim surgiu minha paixão por off road)

Abraços.

Kim.

Nilsinho
17/12/2006, 18:03
MAS nem tudo está perdido.

com um jogo de válvulas solenoides tipo sempre-abertas, vc pode fazer este sistema funcionar nas 4 rodas.

o problema é o preço do solenoide.

ou vc esquecer as 4 rodas acionadas e pisar no freio e ... nada.

Mestre Leo, como assim, naum entendi bulhufas!

[]´s

leopoldo
17/12/2006, 20:48
... naum entendi bulhufas!,,,,

Simples:

O selectraction consiste em frenar uma roda seletivamente .... ouseja .... independente uma roda da outra.

Isso só é possível se vc tem freio de mão que atua nas rodas ... carros normais tem isso.

Seu jeep tem freio de mão nas rodas? está funcionando ?

Se sim, vc é um felizardo e pode colocar o sistema no seu jeep.

É só arrumar as alavancas, ou fabricar o par de alavancas e separar o acionamento, fazendo cada alavanca acionar uma roda, independentemente.

Como seu jeep tem freio de mão só atras, só dá para fazer isto nas rodas traseiras.

Ate aqui, mas, me acompanhe ....

Pois bem, dificilmente .... eu diria raramente .... um jeep tem ou está com freio de mão nas rodas. Péssimo.

XÍ, meu jeep tem freio de mão no cardan ou nem tem freio de mão.

DROGA ! então não dá para fazer no jeep !

SIM ... dá.

Com 2 ou 4 válvulas solenoides do tipo sempre aberta ... ou seja ... na condição desativada, ela dá passagem livre ao óleo, ar, etc... ou seja, qquer fluido.

Onde acho isso ? na rua florencio de abreu (SP)... é material óleo-hidráulico (não é de água não)

Coloque uma válvula destas no sistema de freio hidráulico do jeep, antes de cada cilindro de roda. Envolve cortar a tubulação, fazer conecções, usar niples, etc... e todo cuidado para não haver vazamentos.

Vc controla o freio, apertando o pedal de freio e ligando e desligando o solenoide.

Pode colocar só nas rodas traseiras ou nas 4.

Com o devido cuidado e perícia, vc acostuma a usar, lembrando que se toda vez que um certo solenoide está ativado, aquela roda correlacionada não terá freio.

Lembrando que este dispositivo não é para ser colocado/usado se vc tem diferencial com bloqueamento automático.

Nilsinho
17/12/2006, 20:58
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :palmas:

Graaaaaaaaaaaaaade mestre Leo !!!

agora intindi !!!! :concordo:

Valeu !:concordo:

[]´s

DJunior
17/12/2006, 21:03
All,

Este tópico tá me lembrando o primeiro veiculo motorizado em que aprendi a dirigir. Era um trator do meu avô, que em cada lado do assento existia um pedal de freio que comandava as rodas separadamente. Era só pisar em um dos lados que o trator virava quase que no próprio eixo.

O duro era aguentar as comidas do vovô, por ficar brincando de cavalo-de-pau com o trator dele!!!!

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
17/12/2006, 22:41
acho q ja li esse tópico... fui até pesquisar pra ter certeza:

vejam aí
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2445

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=532

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=247

leopoldo
18/12/2006, 00:03
Que assunto batido ! perdeu a graça.

SmootH_
18/12/2006, 04:02
realmente não imaginava que este assunto ja fosse manjado por aqui
só achei curioso e achei que devia contar pro pessoal daqui do forum
[]´s

Sergio Rocha
18/12/2006, 09:38
Os jipinhos da Gurgel tinham esse sistema.

[]´

Garra4x4
18/12/2006, 15:38
Na teoria é legal.

Na prática não funciona. Já fiz no meu jeep e não adianta. Quando vc consegue identificar qual roda esta girando em falso vc já esta encalhado. Então não vai resolver.

Somente o bloqueio no eixo traseiro ( primeiro ) e dianteiro ( posterior ) ajudam na prática.

Abraços.

leopoldo
18/12/2006, 16:19
Adianta em "alguns" casos,

Só que é um saco ficar molhando a cara na lama procurando a roda que está patinando !

Considerando a encheção de saco para instalar um treco desses, o melhor mesmo é bloqueio.

fabiano carraro
13/02/2009, 12:23
PESSOAS estive tendo uma das minhas "brilhantes ideias :parede:" e pergunto uma coisa que me veio a cabeça outro dia destes....

SERIA POSSIVEL LIGAR OS CABOS DO FREIO DE MAO INDIVIDUALMENTE,DE ALGUMA FORMA A SUSPENSAO DO JEEP,de maneira que quando ela abrisse até um certo ponto ela causaçe um efeito blocante a roda que estaria no ar,

obrigando o diferencial a jogar a traçao pra outra roda que estaria no chao ainda com atrito,funcionando como o sistema seletraction dos gurgel,só que de forma automatica toda vez que a roda sair,em determinada altura

obrigando por exemplo que ela pare de girar,ou pelo menos diminua a velocidade em casos de erosoes por exemplo e deixando o impacto com o chao mais suave evitando quebrar uma ponta de eixo pensativo:

vejam que é apenas um teste de criatividade a ideia,NAO ESTOU AFIRMANDO QUE ISTO FUNCIONARIA!!!!!!!!

é apenas curiosidade e aprimoramento a ideia :concordo:

joão k. chikui
13/02/2009, 12:36
Fabiano
se for um bom freio a disco nas 4 , pode funcionar sim (na traseira).

Sergio Rocha
13/02/2009, 13:07
o Gurgel tinha isso.Na teoria funciona, mas na prática precisaria ter mais braços.:mrgreen:

ZCC
14/02/2009, 00:29
Adianta em "alguns" casos,

Só que é um saco ficar molhando a cara na lama procurando a roda que está patinando !

Considerando a encheção de saco para instalar um treco desses, o melhor mesmo é bloqueio.

Opa! Nem precisa ficar molhando a cara na lama, basta acionar as duas alavancas ao mesmo tempo e soltar um pouco a embreagem, a alavanca que trepidar é a da roda que está em falso, então se bloquea ela :mrgreen:

PESSOAS estive tendo uma das minhas "brilhantes ideias :parede:" e pergunto uma coisa que me veio a cabeça outro dia destes....

SERIA POSSIVEL LIGAR OS CABOS DO FREIO DE MAO INDIVIDUALMENTE,DE ALGUMA FORMA A SUSPENSAO DO JEEP,de maneira que quando ela abrisse até um certo ponto ela causaçe um efeito blocante a roda que estaria no ar,

obrigando o diferencial a jogar a traçao pra outra roda que estaria no chao ainda com atrito,funcionando como o sistema seletraction dos gurgel,só que de forma automatica toda vez que a roda sair,em determinada altura

obrigando por exemplo que ela pare de girar,ou pelo menos diminua a velocidade em casos de erosoes por exemplo e deixando o impacto com o chao mais suave evitando quebrar uma ponta de eixo pensativo:

vejam que é apenas um teste de criatividade a ideia,NAO ESTOU AFIRMANDO QUE ISTO FUNCIONARIA!!!!!!!!

é apenas curiosidade e aprimoramento a ideia :concordo:

Isso não é perigoso? Tipo, e se tiver andando normal e cair num buraco ou tiver que tiver que fazer uma curva muito rápida, o freio pode atrapalhar

fabiano carraro
15/02/2009, 12:01
eitaha achei o topico,até que enfim:parede:o helmer as vezes me obriga a usar a pesquisa.....e num é que funciona mesmo:mrgreen:valeu helmer:lol:

.....pois entao como eu ia dizendo em usar o sistema selec-traction preso a suspa do carro

ele até que da certo segundo testes feitos aq no elevador da oficina mas so funcionaria em situaçoes extremas em que o jeep tenha um grande curso de suspa ou seja "4x4 +- preparado",por que se for "bem preparado" ja vai ter bloqueio de verdade nos dois eixos né:odedo:

quanto a atrapalhar em um buraco é ai que entra o caso da SUSPA de curso longo pois ai a suspensao nao abriria totalmente em qualquer buraco

e teria que ver tambem se na hora em que a roda tocar o chao novamente em um pulo por exemplo ç o freio ja nao estaria solto pois a suspa ja estaria fechando novamente e largando o freio

"embora jeep de trilha pesada nao seja feito pra pular e sim andar na manha atrupelando tudo pelo caminho":mrgreen:

MAS SEI LÁ FOI SÓ UMA IDEIA A SER DISCUTIDA MESMO É MUITO PERIGOSO DAR ESTE TIPO DE IDEIA POIS AI OS DOIDOS VAO TENTAR FAZER SEM MUITO TESTE E VAO É ACABAR NAS VIDEOS CACETADAS ISTO SIM....

MELHOR DEIXAR PRA LA:concordo:

mas que eu vou testar isto no meu carro eu vou,pois to sem grana no momento pros "BLOKS":pipoca::mrgreen:

Elmer_Jeep
16/02/2009, 09:46
eitaha achei o topico,até que enfim:parede:o helmer as vezes me obriga a usar a pesquisa.....e num é que funciona mesmo:mrgreen:valeu helmer:lol:

Teve um cidadão que fez um novo tópico pra falar esse papo revolucionário só pra me dar o trabalho de mover a mensagem pra outro topico que é mais antigo e já tinha o mesmo conteúdo, portanto, continue tentando aprender a usar a pesquisa :concordo: