Ver Versão Completa : ordem de inflamação ???
Essa nunca vi! Sempre soube que a ordem de inflamação do Jeep 6 cilindros era 1-5-3-6-2-4 E meu Jeep sempre funcionou assim - até que tive que trocar a tampa do distribuidor (juro que foi só isto!) Depois de colocada a nova tampa o bicho só queimava o 1 e o 6 mesmo tendo faisca em todos os cilindros. Meio na doida troquei os cabos dos cilindros 2 e 3 só para ver que ia acontecer. Não é que melhorou?!?!? Então troquei o 4 com o 5 também e então passou a disparar que uma beleza!?!?!!? A nova ordem ficou assim 1-4-2-6-3-5 Alguem me explica o que aconteceu?
Agradeço qualquer idéia
Leroy
rafaelsouza
16/12/2006, 19:37
Leroy
acho q vc só perdeu o primeiro e inverteu a ordem.
perceba que se vc pegar o 1 e contar ao contrario vai dar na mesma
abrass
Concordo contigo, mas isto não explica o mistério... Como foi que inverteu a ordem? O distribuidor continua girando no mesmo sentido...
...ficou assim 1-4-2-6-3-5 ..... Leroy
A sequência depende do referencial! O cilindro nº 1 e´o mais próximo do radiador! Se voce está considerando o nº 1 como sendo o mais próximo da parede corta-fogo, ta aí a razão!!!
Estou considerando o número 1 como sendo mais perto do radiador... Mas mesmo que fosse o mais perto da parede corta-fogo, a ordem teria que ser horário independente de qual cilindro tomasse como ponto de partido. Neste caso a ordem "inverteu-se" !?!?!?
conheço gente que troca a ordem dos cabos pra conseguir melhor rendimento em arrancadas e rachas, não intendo como se faz nem nada, mas ja ouvi falar nisso
sera q tem algo a ver?
Pode ser.... Essa é nova prá mim. Vamos esperar que mais alguem opine.
Valeu a dica.
[]
Leroy
rafaelsouza
16/12/2006, 23:49
Leroy
deixe eu ser mais claro
tem só uma explicação
vc simplesmente rodou 180 graus a tampa e dai o que vc acha que é 1 na verdade é 6 dai o unico geito de resolver éra invertendo os outros 4 fios
pra ficar mais facil de entender faça um deswnho no papel rwpresentando os 6 fios na tampa depois use uma caneta apontando para o numero 1 como se fosse o rotor dai gire o papel 180 graus deixando a caneta fixa
vc vai perceber que a caneta ficara apontando para o 6 dai inverta o 2 com o 4 e o 5 com o 3 que vai dar a sequencia certa de novo
ufaaaaaa isso porque eu ia ser claro!!
abrass
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
17/12/2006, 21:19
Essa nunca vi! Sempre soube que a ordem de inflamação do Jeep 6 cilindros era 1-5-3-6-2-4 E meu Jeep sempre funcionou assim - até que tive que trocar a tampa do distribuidor (juro que foi só isto!) Depois de colocada a nova tampa o bicho só queimava o 1 e o 6 mesmo tendo faisca em todos os cilindros. Meio na doida troquei os cabos dos cilindros 2 e 3 só para ver que ia acontecer. Não é que melhorou?!?!? Então troquei o 4 com o 5 também e então passou a disparar que uma beleza!?!?!!? A nova ordem ficou assim 1-4-2-6-3-5 Alguem me explica o que aconteceu?
Agradeço qualquer idéia
Leroy
Leroy, você jura que só trocou a tampa... não trocou o rotor?
Veja o que me aconteceu há uns anos com o meu CJ 3-A: Troquei a tampa e o rotor, quando fui dar a partida, nada! Comecei a checar tudo e a quebrar a cabeça porque antes estava um relógio. Apenas a tampa tinha uma rachadinha e eu havia feito um furo. Para resumir o rotor estava com o ressalto interno invertido e apontava para o lado contrário (180 graus). Até descobrir isso!...
Treme Terra
17/12/2006, 21:44
Para colocar o distribuidor no ponto certo é necessário que o primeiro cilindro esteja no tempo de ignição (explosão), as vezes o primeiro cilindro esta no PMS, mas esta no tempo de descarga, neste caso o cilindro que esta no tempo de ignição (explosão)é o terceiro, embora a marca da polia estreja alinhada. Para saber o certo, retire a vela do primeiro cilindro, retire o cabo da bobina, e com um pedaço de papel faça uma rolha e coloque no lugar da vela retirada, feito isto, faça o motor rodar dando pequenas "beliscadas" na chave de ignição, quando a rolha saltar fora o primeiro cilindro estara no modo de compressão, ai sim faça o ajuste fino girando a polia até atingir a marca de avanço desejada, neste ponto ajuste o platinado que devera estar descolando.
Lembre-se que o sentido de rotação do eixo do distribuidor no BF 161 é anti horario.
Dua coisas podem ter acontecido:
1- O distribuidor esta no tempo do terceiro cilindro, ou;
2- A distribuição dos cabos esta no sentido horario.
Abraços.
Galera - agradeço todas as respostas e dicas! Mas continuo afirmando que apenas troquei a tampa. O carvão da velha se acabou e, não achando só o carvão, tive que trocar a tampa inteira. Fiquei com o mesmo rotor - mesmo tudo.
Para mim o mistério continua, mas deixa assim mesmo. O importante é que meu parceiro tá cortando certinho!
rafaelsouza
18/12/2006, 07:36
Leroy, não tem mistério nenhum!!!faça as contas aí é muito simples vc só rodou a tampa 180 graus
[],s
Lucas Nassif
18/12/2006, 13:16
Leroy, não tem mistério nenhum!!!faça as contas aí é muito simples vc só rodou a tampa 180 graus
[],s
Mas quando a tampa está virada, não tem como colocar as presilhas!!! No meu caso, eu fico girando a tampa, e na hora que fica do lado certo, ela trava, aí é só colocar as presilhas!! Leroy, será que o seu n é igual o meu???
Abss
Realmente a tampa só encaixa de um jeito. E eu continuo insistindo no mistério, vejamos porque...
O distribuidor gira no sentido horário (v. anexo). Independente de qual cilindro dispara primeiro, a ordem sempre será cíclica, a saber:
1-5-3-6-2-4
5-3-6-2-4-1
3-6-2-4-1-5
6-2-4-1-5-3
2-4-1-5-3-6
4-1-5-3-6-2
O meu tá disparando 1-4-2-6-3-5, ou seja, 1 no desenho em anexo está ligado à vela do primeiro cilindro (o mais perto do radiador) 5 no desenho está ligado ao cilindro 4, 3 ao 2, e assim por diante. Enfim, a simples transposição de 180º da tampa não explica o fenômeno que no caso resultaria na ordem 6-2-4-1-5-3, que não é o que está occorendo.
Treme Terra
18/12/2006, 17:32
Acho que voce não leu atentamente as resposta do tópico, ou não entendeu, se o seu motor é um BF161, O DISTRIBUIDOR GIRA NO SENTIDO ANTI HORARIO.
Abraços.
Treme Terra
18/12/2006, 17:41
Ve se da para entender na foto abaixo
Treme Terra
18/12/2006, 17:48
Voce escreveu "O meu tá disparando 1-4-2-6-3-5", acompanhe o seu proprio desenho no SENTIDO ANTI HORARIO, e vai confirmar esta ordem de exploão que voce mencionou.
rafaelsouza
18/12/2006, 18:05
Cara realmente esqueci que a tampa não encaixa, mas então vc deve ter puxado o cames do distribuidor e girado 180º, o cames é aquele eixo central distribuidor quando vc vai puxar o rotor as vezes ele vem um pouco para fora e ele sim tem como rodar e colocar 180º
[],s
Leroy,
É isso aí, o distribuidor do BF 161 gira ao contrário da maioria dos motores. Já vi mecânicos tarimbados fazerem essa confusão.
[]'s
Treme Terra
26/12/2006, 21:06
E ai Leroy,
O que aconteceu, conseguiu funcionar o motor, conte o que aconteceu?
Abraços,