Conectar

Ver Versão Completa : Vitara! Levantar duas polegadas na suspensão ou na carroceria?

Neitson
16/12/2006, 13:46
Ola camaradas! Desculpem a minha falta de conhecimento, mas estou confuso!
Gostaria de saber qual a diferença entre levantar o Vitara com calços de carroceria e com calços de suspensão! Qual e o melhor para o Vitara? Qual traz menos prejuízo à estabilidade do veiculo? Qual o material necessário para um aumento de duas polegadas? Quais adaptações devem ser feitas? Enfim, gostaria que alguém pudesse me esclarecer mais sobre esse assunto!
Desde já agradeço a ajuda de todos!

Walter Carlos Brossel
18/12/2006, 16:05
Neitson,
Esse assunto já foi bastante discutido aqui no fórum. Depois dê uma pesquisada que vc vai conseguir esclarecer muita coisa.
Eu, particularmente, coloquei o calço de 2" na frente e 2,5" atrás, além de colocar tbém um calço no pivô do diferencial traseiro, que fica muito estrangulado com essa configuração. Existe um kit que já vem pronto com essas medidas e pode ser achado na Alternativa 4x4:
http://www.alternativa4x4.com.br

Tem tbém o calço de 2" da RC 4x4, que é muito bom(eu uso) mas não vem com o calço do pivô. Aí vc decide.
Eu recomendo que vc, aumentando a suspensão, troque tbém os amortecedores traseiros pelo do Omega Suprema, ao invés de colocar os extensores para alongar o curso dos amortecedores. Fica excelente e mais seguro (não confio naqueles extensores não...)
Com relação ao calço de carroceria eu acho que, a longo prazo, é mais prejudicial à estrutura do carro (podem surgir trincas no chassis e/ou lataria). Mas isso é uma opnião pessoal. Tem muito jipeiro que usa e está satisfeito.
Espero ter ajudado e boas trilhas!

Julio32
18/12/2006, 17:22
No alto da pagina click no botão Procurar:

E digite a sua duvida, você vai achar muitos tópicos com a mesma pergunta e que ja foram respondidos várias vezes.

Conclusão:

Antes de perguntar pesquise.

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)

Neitson
18/12/2006, 21:48
Muito obrigado Walter, realmente vc ajudou muito! E que mico!, naum tinha pesquisado no Forum o assunto e realmente o assunto eh muito bem tratado e me tirou muitas duvidas!
Obrigadaum!

Neitson
18/12/2006, 21:49
Obrigado! naum tinha pesquisado no Forum o assunto e realmente o assunto eh muito bem tratado e me tirou muitas duvidas!

Julio32
19/12/2006, 07:33
Quando o assunto é muito discutido e tem muita informação a respeito, ninguém responde e as vezes quem pergunta fica desanimado em não ter a resposta.

Jegue de Chuteira
15/06/2007, 19:07
Oi Walter Carlos! ! !
Coloquei o calço da RC 4X4, minha primeira observação foi que a suspenssão fica mais dura e acho que é necessário substituir o amortecedor traseiro. Agora tenho dúvida com relação ao Pivô do Diferencial, relamente é necessário utilizar?
Outro detalhe estou utilizando pneus BF 235 75 R15 sem problemas.

Um abraço

MARCELO VITARA SUBMARINO
16/06/2007, 12:12
Jegue de chuteira dê uma olhada no link abaixo.

http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm

Abs

Pablo Toledo
16/06/2007, 13:15
Oi Walter Carlos! ! !
Coloquei o calço da RC 4X4, minha primeira observação foi que a suspenssão fica mais dura e acho que é necessário substituir o amortecedor traseiro. Agora tenho dúvida com relação ao Pivô do Diferencial, relamente é necessário utilizar?
Outro detalhe estou utilizando pneus BF 235 75 R15 sem problemas.

Um abraço

Jegue de Chuteiras;

Por que não colocar logo calço na suspensão e na correceria?

Salvo meu engano, note que a maioria de nós aqui usamos esta configuração, pois se busca não somente maior espaço na caixa de rodas, mas como também maior curso da suspensão e altura do solo.

[]s

Pablo Toledo

Márcio Magalhães
17/06/2007, 20:29
Olá,

Não sei se é essa a configuração da maioria não. Eu creio que a maioria tenha apenas na suspensão.

Quanto ao calço do pivo... recomenda-se e ponto. É necessário? Depende da sua avaliação. Mas recomenda-se.

[]´s,

Jegue de Chuteira
17/06/2007, 21:33
Oi Galera! ! !
Então tudo bem irei colocar o calço no pivô do diferencial. Onde posso encontar este calço?
Outro detalhe, o ângulo de cambagem na dianteira ficou positivo mesmo após o alinhamento. O que devo fazer?

Um abraço

Demarques Ribeiro
17/06/2007, 21:39
Fala jegue,

o vitara trabalha com +0º30' de cambagem!!!

Jegue de Chuteira
17/06/2007, 21:47
Fala Demarques!!!
O detalhe é o seguinte a Viatura ficou com um aspecto muito feio com os pneus dianteiros em um formato em "V" ( \ / ). Veículos de alto desempenho com pneus largos possuem ângulos de cambagem nula (| |) ou negativa
( / \ ) nas rodas direcionais, para melhorar o desempenho em curvas.
Preciso corrigir e conto com a ajuda técnica desta galera do barro.

Um abraço

Demarques Ribeiro
17/06/2007, 22:17
Fala Jegue, eu achava que + era (/\)....
mas entre ficar bonitoe não gastar o pneu por igual eu fico com a cambagem certa...
abs!

Jeanilson
17/06/2007, 22:19
Fala Demarques!!!
O detalhe é o seguinte a Viatura ficou com um aspecto muito feio com os pneus dianteiros em um formato em "V" ( \ / ). Veículos de alto desempenho com pneus largos possuem ângulos de cambagem nula (| |) ou negativa
( / \ ) nas rodas direcionais, para melhorar o desempenho em curvas.
Preciso corrigir e conto com a ajuda técnica desta galera do barro.

Um abraço
Falaste bem, Jegue de Chuteira, Veículos de alto desempenho, que não é o caso do Vitara, é que possuem cambagem negativa.

Mas para corrigir a cambagem basta abrir um pouco mais (obliquar) os furos superiores da parte de baixo dos amortecedores dianteiros (a que prende no cubo de roda). com isso vai conseguir mexer na cambagem da roda, deixando com antes do lift.

[]'s

Jegue de Chuteira
19/06/2007, 20:07
Ok Jeanilson! ! !
A idéia é ampliar os dois furos superiores da parte baixa do amoretecedor.Pergunta: Ampliação de 2,00 mm Resolve?

Um abraço

Jeanilson
21/06/2007, 12:40
Ok Jeanilson! ! !
A idéia é ampliar os dois furos superiores da parte baixa do amoretecedor.Pergunta: Ampliação de 2,00 mm Resolve?

Um abraço
Opa! essa informação eu não tenho... :oops:

Vou ver se descubro e assim que conseguir posto aqui, OK?

[]'s

EduPuga
22/06/2007, 10:53
Se não me engano o manual da RC era 1,70mm

Pablo Toledo
22/06/2007, 21:58
Se não me engano o manual da RC era 1,70mm

GALLera,

Esse papo de vocês tá me deixande de bode. Pra quem não sabe, faz um mês que comprei um Vitara que foi direto pra estaleiro. Estou prestes a tirá-lo e irei fazer o alinhamento dele.

O carro tem calço na carroceria e suspensão e ainda usa pneus BSG 215 aro 16. Pelo o que estou entendendo, não conseguirei fazer a cambagem dele, certo?

Qual é a solução para que não seja preciso mexer no furo (ops!) do amortecedor dianteiro?

[]s preocupados

Pablo Toledo

EduPuga
25/06/2007, 07:49
Pablo,

Vai conseguir sim, mas tem que fazer esse macete, junto com o Kit da RC vinha um manual falando do problema e como resolver (mesma dica da galera).

Abraços,