Ver Versão Completa : Melhor Conjunto
Ailson Prado
15/03/2004, 20:53
Ola Galera off Road, estou aqui depois de vasculhar :shock: bastante este forum para descobrir, ou melhor, me convencer de qual seria o melhor conjunto para se adaptar em um cj5 para que ele se torne economico e ao mesmo tempo valente para enfrentar passeios e trilhas leves.
Gostaria de usar o meu velhinho durante a semana no batente e nos finais de semana para lazer, andei pesquisando algumas discussoes sobre AP X 4.1, queria saber o seguinte:
Para adaptar o motor 4.1 ou o AP 2.0 a Gasolina carburado (pois ja tenho esse motore 8) ), quais modificaçoes seria preciso para que nao fique frocho e nem muito gastao, qual os cambios que poderia estar adaptando e quais as relacoes de diferencial que deveria usar para ter um carro com bom desempenho.
Sei que nao é possivel fazer milagre, por isso a adaptacao que ficar mais economico que o velho e bom orinal 6 canecos e 3 marchas que tenho em meu velhinho sera bem vinda. :wink: , sei que tem alguns feras no assunto por aqui e por isso resolvi pedir ajuda em novo topico por que os ja abertos me deixaram um pouco confuso, nao quero nada preparado e nem fucado pra andar ou ter muita força, apenas economico e que naum me deixe na mao.
Confuso né :oops: , espero que alguem possa me ajudar.
Abraços....
:D Ailson
:D Economico e confiavel? Vai de Ap com cambio clarck. :wink:
:) O 4.1 é muito bom, mesmo o carburado, mas economico nem o mpfi não é. Muito menos para o dia a dia. :?
[]'s 4.1s
Já vi falarem que o Ap é bom no uso diário, mas em trilhas ele abre o bico, e era do 2.0 álcool que falaram, nem pense em colocar o 1.8 ou o 1.6. Agora se vc quer confiança, força, e até economia, poe o do Opala mesmo, tanto o 4cc ou o 6cc, depende de sua disponibilidade (coloca seu motor pra vender ou dá como pagamento no mecânico), só procure saber com seu mecânico que ano de motor de opala é só trocar o cabeçote que ele pode andar com álcool que é o que vira hj em dia, é fácil de mexer e a adaptação é bem mais barata (pra vc ter uma idéia, só a adaptação de uma rosca no seu radiador pra cebolinha que é necessária no motor Ap, pois o ventilador vai ser elétrico fica em torno de R$100,00 e não pode usar o mesmo radiador da Quantum por ex. , só o original ) Um motor de Opala vc paga em torno de R$400,00 hj, completo, mais uns R$500,00 de mão de obra e peças pra adaptação, pronto, é o melhor custo/beneficio pra Jeep misto cidade/trilha.
concordo com as propostas apresentadas.
AP com cambio clark realmente é uma boa e não fica muito caro.
mas na adaptação que fiz a coisa não foi elevada.
pra dar uma geral no radiador, adaptar o cebolão e a saída para o vaso expansor, gastei só $40.
acho que o cara que cobrou R$100,00, devia estar num dia de "esfolador".
[ ]´s
Dennis Figueiredo
18/03/2004, 15:28
Cara minha opnião é a seguinte, se você quer trilhas leves e motor econômico, vai de 4cilindros. Existem várias opções, o opala 4 é um motorzinho com mais força em baixa que AP, porem o AP é mais ágil e econômico. Quer coisa melhor???? Ta afim de gastar um pouco mais????? Vai de 2.2 da S10, ótimo motor e sendo injetado trabalha redondinho, é bem econômico. O mesmo posso dizer do motor 4 cil da Ranger. Tem também o 2.4 da S10 também, esse eu nunca vi em jeep, mas ja comparei os dois na blazer, o 2.4 tem mais pancada em baixa, mais forte, mas em giro alto deixa a desejar. A caixa dispensa maiores comentários... vai de clarck e caso encerrado, você encotra nas antigas C10, C20, F-1000 e por aí vai. Quanto a relação de diferencial se você for de AP, 2.2 bota um 43x8, se for de 2.4, 2.5 Ranger, ou do Opala, da pra arriscar um 44x9.
Seu eu fosse montar um jeep com motor 4 cilindros, Colocaria, Motor 2.2 da S10, caixa clarck e diferenciais 43x8. Isso se usar pneus 33'' se for pneus menores tocava logo um 44x9.
Epero têlo ajudado
[]´s preferindo eternamente os 6cil. :D
Beto Lacerda
18/03/2004, 15:54
Cara minha opnião é a seguinte, se você quer trilhas leves e motor econômico, vai de 4cilindros. Existem várias opções, o opala 4 é um motorzinho com mais força em baixa que AP, porem o AP é mais ágil e econômico. Quer coisa melhor???? Ta afim de gastar um pouco mais????? Vai de 2.2 da S10, ótimo motor e sendo injetado trabalha redondinho, é bem econômico. O mesmo posso dizer do motor 4 cil da Ranger. Tem também o 2.4 da S10 também, esse eu nunca vi em jeep, mas ja comparei os dois na blazer, o 2.4 tem mais pancada em baixa, mais forte, mas em giro alto deixa a desejar. A caixa dispensa maiores comentários... vai de clarck e caso encerrado, você encotra nas antigas C10, C20, F-1000 e por aí vai. Quanto a relação de diferencial se você for de AP, 2.2 bota um 43x8, se for de 2.4, 2.5 Ranger, ou do Opala, da pra arriscar um 44x9.
Seu eu fosse montar um jeep com motor 4 cilindros, Colocaria, Motor 2.2 da S10, caixa clarck e diferenciais 43x8. Isso se usar pneus 33'' se for pneus menores tocava logo um 44x9.
Epero têlo ajudado
[]´s preferindo eternamente os 6cil. :D
faço minhas suas palavras :D , mas o 2.2 chevrolet na minha opinião pra quem quer adptar motor 4cil. é o melhor , não é nem de longe o mais facil (tem um rolo da capa seca que não sei pq dificulta, mas em jeep sempre tem solução :lol: ) mas dirigi um em minas equipado com esse motor (tirado de uma suprema 95) clarck 5 , pneu 31" allterrain e relação 9x44que ficou um T :lol: , gira redondo , tem torque suficiente, e não bebe muito , o cara fez pra ser carro de dia-a-dia , e diz que faz 7,5-8,0 km/l na cidade (tudo bem que Andradas não tem transito :lol: :lol: ) que pra jeep é uma boa marca (ohc não faz 6)
Dennis Figueiredo
18/03/2004, 16:16
faço minhas suas palavras :D , mas o 2.2 chevrolet na minha opinião pra quem quer adptar motor 4cil. é o melhor , não é nem de longe o mais facil (tem um rolo da capa seca que não sei pq dificulta, mas em jeep sempre tem solução :lol: )
Sim pra mim o 2.2 é o melhor... quanto a adaptação deve ser porque o 4.1 fecha certinho na clarck, já o 2.2 não, mas nada que seja mais difícil que um AP :D .
mas dirigi um em minas equipado com esse motor (tirado de uma suprema 95) clarck 5 , pneu 31" allterrain e relação 9x44que ficou um T :lol: , gira redondo , tem torque suficiente, e não bebe muito , o cara fez pra ser carro de dia-a-dia , e diz que faz 7,5-8,0 km/l na cidade (tudo bem que Andradas não tem transito :lol: :lol: ) que pra jeep é uma boa marca (ohc não faz 6)
A mesma coisa que disse, como os pneus não são 33'', o 9x44 fica bom.
Em estradas esse motor chega a fazer 12km/l.
Exatamente oque eu disse
Ailson,
Meus L$ 0,02 cents...
Para os seus propósitos acho que o melhor seria o Opala 4cc, com o próprio conjunto de câmbio/reduzida 4 marchas do Willys. :D Ou ainda um AP 2.0. :?
O do Opala é mais fácil de encontrar e com um preço bem mais acessível que o AP, porém menos econômico. :cry: O preço da manutenção é maios ou menos equivalente ente os dois. :D
A opção do 2.2 da GM acho interessante, mas não optaria por ela. :? A manutenção desses motores da GM costuma ser mais cara e a adaptação no Willys não é qualquer um que faz, :cry: ao contrário do Opala, que é a mais feita, :wink: seguida pela do AP.
[s] palpitados,
Beto Lacerda
19/03/2004, 01:59
Exatamente oque eu disse sei disso por isso que comecei com
faço minhas suas palavras :D ,
:D :D e só pra reforçar acho que ja que vai partir pra adaptação , que seja de um motor moderno , ou "modernizado" como o da ranger (ohc) ou da silverado (gm 6cil.). não digo que os "antigos" sejam ruins mas os "modernos" são melhores (principalmente em relação a consumo)
jose neto
19/03/2004, 08:29
Alguém sabe como fica este motor com a cc aumentada de 2500 /3000
e se amigos tem a fórmula para isso; eu uso o 4100 no meu JEEP e não
tenho do que reclamar só alegria. Obrigado
Alguém sabe como fica este motor com a cc aumentada de 2500 /3000 e se amigos tem a fórmula para isso...
Olá José,
Você está se referindo ao 4cc do Opala, certo?
Tenho um amigo que fez isso no Willys dele, vou perguntar a ele e depois coloco aqui. :wink:
[s] consultados,
José,
Mais rápido que imaginava. :P
A princípio essa alteração tem que alterar o virabrequim (por um mais dimensionado), bielas (mais curtas) e mais alguma outra coisa. :roll:
Só pelo fato de mexer no virabrequim, podemos adiantar que não é barato. Mas talvez, mais em conta do que todo o gasto com a adaptação de um 4.1 GM. :roll: :roll:
O cara que faz o serviço fica em Osasco, o telefone dele é 3654-3501, com Junior. :wink:
[s] não-comicionados,
marco cruz
19/03/2004, 10:22
Pessoal,
Eu coloquei o 3,6l da F-1000 com clarck 5 marchas e pneus 33".
O consumo na cidade de São Paulo (com trânsito e tudo) é de 7km/l, com a relação original!!!
Na estrada fez pouca coisa a mais, até porque eu enfiei o pé...
Assim, eu particularmente indicaria esse motor, por ser facilmente adaptável, ter um p. torque para trilhas e ser econômico.
[quote="Marcelo"...o tem que alterar o virabrequim (por um mais dimensionado), bielas (mais curtas) e mais alguma outra coisa....[/quote]
:) Virabrequim sob encomenda, bielas do 250s e retrabalho no carburador. A receita tá numa OFICINA MECANICA antiga. :wink:
:) Salvo pelo tamanho, é mais fácil$$$, adaptar um 4.1. :wink:
[]´s
Fugger,
Realmente... depois que postei no fórum aqui, encontrei num site 4 receitas para melhorar o desempenho do 4cc GM. A 2ª opção é essa que você mencionou. :P E depois de analisando, realmente, o 4.1 acaba se tornando mais $$atrativo$$, afinal é um motor original com um ótimo desempenho. :wink:
[s]