Ver Versão Completa : Regulagem limpador de pára-brisas Samurai
barantes
15/12/2006, 11:48
Pessoal, os limpadores do pára-brisas do meu Samurai estão parando na posição vertical quando desligados. Ou seja, ao invés deles pararem deitados eles estão parando em pé quando eu os desligo. O funcionamento está normal, subindo e descendo sem problemas, o único problema é a posição em que eles param ao serem desligados.
Como faço para regular isso? Tem que tirar o painel para acessar o mecanismo desses limpadores? Qual o procedimento para ajustar?
Agradeço as dicas.
[]s
Barantes...
Tenta o seguinte: liga o limpador e quando o limpador parar na vertical desligue. Ai vc solta com uma chave os braços dos limpadorores e monta eles na posição horizontal.... talvez funcione...
Abs
nao resolve, se vc fizer isso, ele vai girar p/ "baixo" e pegar no capô... o seu problema deve estar nas engrenagems do motor que aciona o limpador, na caixa de engrenagens tem umas trilhas que informam ao rele a posicao das palhetas, esse circuito deve ter queimado ou desgastado as trilhas... tem que abrir e ver..
T+
barantes
15/12/2006, 14:33
É... imagino que se fizer como o MUTS falou vá forçar pra baixo mesmo... Será que dá muito trabalho abrir o painel pra ver essas trilhas?
Valeu.
[]s
Pessoal, a haste de acionamento do limpador de parabrisa do meu Samuca Canvas, partiu :parede: (fixada no quadro do parabrisa, onde na ponta estriada vai o braço do limpador). Já procurei em várias lojas por um acionamento parecido, mas sem sucesso. Alguém ja trocou esta peça?
Alguma sugestão de adaptação, já que a original é impagável e na Suzucar cobram a "bagatela" de 100 pratas por uma usada?
[]`s sem limpador na chuva.
Antes de desmontar o painel (que é chato mas não é muito dificil), desmonte a trava do capô e desconecte o cabo. A manete do cabo de abrir o capô fica dentro do porta luvas, ela fica entre dois parafusos, o parafuso da direita é preso num braço que vai até o tubo que fica embaixo do painel. Solte o parafuso deste braço liberando o fundo do porta luvas para desmontagem (ele sai para dentro do carro). Nesse caso vc. já tem acesso ao motor do limpa brisa por baixo.
Do lado direito do painel tem uma tampa que vc. retira com uma chave de fenda somente levantando por que a fixação é por encaixe. Pronto vc. tem acesso por cima e por baixo.
O motor é preso por 4 parafusos philips de cabeça boleada os quais recomendo que sejam soltos com muito cuidado porque se utilizar parafusadeira sem fio vai acabar com a cruz do parafuso. Uma vez o motor solto vc. pode traze-lo para frente (mas não muito) graças à uma bucha esférica que tem na ponta da haste. Solte a porca do pinhão do motor e deixe o motor trabalhar em vazio ( ele só roda aterrado, faça contato da carcaça do motor com a lataria com uma chave de fenda) e desligue. Torne a fixar o pinhão a haste, e prenda o motor com apenas dois dos quatro parafusos, faça o teste e se parar no local certo termine a fixação do motor e remonte o porta luvas.
Caso este procedimento não der resultado ou vc. optar por desmontar o painel inteiro para trabalhar melhor, tenha muito cuidado em soltar o bloco central do painel onde ficam as ligações mecânicas e elétricas com o ventiolador, ar condicionado e aquecedor, antes de soltar o painel.
barantes
27/04/2007, 11:33
Valeu pela dica, Peixoto!
Levei suas instruções para o mecânico e ele conseguiu fazer a regulagem. :)
[]s
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