Ver Versão Completa : Óleo do motor Cherokee Sport 98
Bom dia pessoal,
comprei uma Sport 98 faz uns 4 meses e até agora só me encomodei. Na terceira semana trancaram os tuchos e tiveram que abrir a "parte superior do motor"..
Na semana passada, finalmente, ficou pronta, porém continua fazendo o barulho de tuchos batendo "tic tic tic tic" de acordo com a intensidade da aceleração. Meu mecânico havia colocado um óleo muito grosso (acho que 20 x 50) e por isso, imagino, ele não entrava nos cilindros e o tucho batia..
O que estou afirmando aqui é simplesmete o que eu entendi em conversa com meu mecânico, hehe, não tenho noção nenhuma de mecânica..
Foi encomendado um óleo 15 x 30 (se não me engano), mais fino, semi-sintético, e acredita meu mecânico que irá resolver o problema..
Gostaria de algumas opiniões a respeito para que não volte a trancar esse motor, pois da próxima vez não terá "garantia" hehehe
Um abraço
Bom dia pessoal,
comprei uma Sport 98 faz uns 4 meses e até agora só me encomodei. Na terceira semana trancaram os tuchos e tiveram que abrir a "parte superior do motor"..
Na semana passada, finalmente, ficou pronta, porém continua fazendo o barulho de tuchos batendo "tic tic tic tic" de acordo com a intensidade da aceleração. Meu mecânico havia colocado um óleo muito grosso (acho que 20 x 50) e por isso, imagino, ele não entrava nos cilindros e o tucho batia..
O que estou afirmando aqui é simplesmete o que eu entendi em conversa com meu mecânico, hehe, não tenho noção nenhuma de mecânica..
Foi encomendado um óleo 15 x 30 (se não me engano), mais fino, semi-sintético, e acredita meu mecânico que irá resolver o problema..
Gostaria de algumas opiniões a respeito para que não volte a trancar esse motor, pois da próxima vez não terá "garantia" hehehe
Um abraço
Amigo,
O oleo 20w50 também é indicado para este motor assim como o 10w50 (preferencia), o problema de tuchos, se é q eram os tuchos, com certeza não foi por causa do óleo, as vezes qdo vc troca o oleo os tuchos demoram ''a carregar'', nada q umas aceleradas arregaçantes não resolvam.....:twisted:
Outra coisa, sabe la q manutenção teve a viatura :pensativo: , pode ter formado borras dentro do motor aifodemesmo..:shock: , não coloque oleo sintetico ou semi sintetico q vc vai sifu, opte pelo oleo mineral, o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa...:parede:
Tic tic :?: :?: , qdo é tucho o motor fica parecendo q é a diesel, tic tics, podem ser valvulas.............peça opinião de outros mecas...:concordo:
Na proxima troca vc pode experimentar e fazer um Flush, mas se tiver muita borra dentro pode funhanha mais.......:parede:
Abraço.
Será q não misturaram sintético c/ mineral? Daí faz uma pasta e entope tudo.
Os canais de circulação do óleo neste motor são bem calibrosos e o óleo 20x50 circula bem.
Abs,
Dieselboy
15/12/2006, 21:43
"... opte pelo oleo mineral, o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa...:parede:..."
Isto vale para todos os veículos ou é exclusivo para as Cherokees?:pensativo:
Pergunto isto porque optei pela utilização do 100% sintético no Stilo 16V aqui de casa, mas não "foi embalado na alegria" não :discordo:
Fiz isto baseado na leitura do manual que recomenda o uso de óleo 100% sintético no caso do veículo ser utilizado em situações severas :shock: e segundo consta no próprio manual o trânsito urbano "para e anda, para e anda" em curtos intervalos de rodagem é qualificado como uso severo :shock:
Além da leitura do manual (obrigatória para qualquer veículo) também "Ouvi" comentários dizendo que o uso do óleo 100% sintético seria benéfico justamente por evitar/diminuir a possibilidade de formação de "borra" :pensativo: :pensativo:
Como diferenciar o que é mito e o que é verdade???:pensativo:
Alguns motores modernos têm os canais de lubrificação muito finos e é necessário o uso de óleo sintético. Não sei se é o caso.
Abs,
altbatista
15/12/2006, 23:02
É, esse assunto é bem polêmico. Qual óleo usar? Mineral ou sintético? São questões que provocam respostas as mais diversas e que acabam por confundir a todos, ainda mais quando a gente ouve dos mecas que o óleo sintético provoca a borra e os fabricantes dizem exatamente o contrário, assentados no fato de que tais lubrificantes contém aditivos que devem, justamente, evitar a formação da maldita borra.
A meu ver, tanto o Nzardo quanto o Dieselboy e o Arbass têm razão: “...o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa” ou “...que o uso do óleo 100% sintético seria benéfico justamente por evitar/diminuir a possibilidade de formação de "borra" . De fato, o combustível de má qualidade e fora das especificações contém solventes que reagem, químicamente, com os componentes do óleo sintético e faz com que parte dos ingredientes do óleo percam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando, portanto, de cumprir adequadamente seu papel e, então, lá vem a maldita.
Mas não é somente isso que forma a borra. Existem outros fatores que a produzem no interior do motor. O uso de óleo com qualidade duvidosa é um dos casos, já que, quando superaquecido, não cumpre seu papel de manter a viscosidade adequada. Por isso, economia na hora de trocar o óleo do motor pode significar uma grande despesa no futuro.
Também a troca do óleo além dos prazos e kilometragem recomendados pelo fabricante irá produzir o mesmo resultado: borra. E que não se pense que o óleo mineral está imune a esses fatores, não importando se o motor é novo ou velho.
Portanto, em resumo, é preciso:
• cuidar para abastecer com combustível de boa qualidade;
• utilizar lubrificantes de marcas conhecidas, e
• obedecer as recomendações de uso passadas pelo fabricante e que constam do manual do proprietário, de acordo com o uso que se dá ao carro (severo ou suave)
CCS Naná
15/12/2006, 23:57
Prezados;
Vou aumentar ainda mais essa polêmica...
Colocando um combustível de qualidade como a podium vc estará indo para o mecânico bem rápido... Nós, que temos carros usados (cherokas 97, 98 ,99, etc...) o carro está acostumado com gasolina comum... a alta octanagem da podium estará limpando literalmente todo o seu motor e com isso folgando tudo lá dentro.
A podium é muito boa, mas para carro zero. A não ser que o antigo dono tenha sempre colocado no mínimo gasolina aditivada.
Abraço
Fatos:
A Podium só traz vantagens em termos de desempenho p/ motores c/ taxa de compressão acima de 9:1.
Qualquer gasolina aditivada honesta tem aditivos q "limpam" o motor.
Minha impressão:
Os postos q vendem Podium (não são todos) seriam mais honestos em relação a adulteraçôes de combustìveis, principalmente da própria Podium.
Abs,
Dieselboy
16/12/2006, 08:57
Nossa!!!:? :?
Agora confundiu tudo :shock:
Pelo que estou entendendo então quem na teoria pretende "cuidar" mais do seu veículo dispensado para tal a utilização de óleo sintético e gasolina de melhor qualidade estaria na verdade comprometendo sua vida útil???:shock::putz:
Eta mundo complicado esse da gasolina, hein? Ainda bem que só rodo com diesel :-P :dance: :dance:
Pessoal,
Vamos organizar as informações:
1 - As gasolinas aditivadas não prejudicam em nada o motor, pelo contrario, são melhores, dai vai o custo beneficio, pois para determinadas taxas de compressão do motor, o consumo pode até ser maior do que a gasolina comum.
2 - O Oleo sintetico sem duvida é superior, porem a gasolina BATIZADA como ja explicaram aqui, provoca a formação de borra. Obviamente as montadoras e fabricantes de oleo, não vão adicionar a informação em seus manuais ""Atenção gasolina batizada com o uso deste oleo pode ocasionar borra""
O meu sogro, recentemente sifu, ia até a barra do chapel abastecer baratin, seu oleo sintetico ''engraxou'', mandou abrir o motor e saiu bem carin $$$$$$$ :parede:
Abraço
Não se esqueçam q os postos BR tem 2 tipos de gasolinas aditivadas: a Supra e a Podium. Volto a dizer q só se consegue alguma vantagem em usar a Podium se a taxa de compressão do motor do seu carro for maior q 9:1. Aditivada é sempre vantagem usar.
Não sei se vcs sabem, mas a ANP publica uma lista c/ postos multados p/ combustível adulterado. Tenho uma lista destas do Estado do RJ. Não sei como se consegue. A minha recebi por e-mail enviada p/ um amigo.
Deixa o Luís Arato se manifestar, o homem é phD em gasolina e combustão. É sério, não estou brincando.
Abs,
FernandodeAraujo
16/12/2006, 18:35
nelio84
Nelio. Eu sei que falar de um carro à distância é meio complicado mas, procure ouvir os barulhos com bastante atenção pois quando os bicos injetores estão trabalhando eles também fazem um barulho do tipo que você esta descrevendo. Obviamente, é um barulho bem suave, mas dá para ser ouvido. Quem sabe são apenas os bicos injetores trabalhando o que você ouve?
Abrs
Marcelo Carvalhal
16/12/2006, 22:17
:stop:....:discordo:....:pensativo:
Bom!! dicerão muita coisa certa mas tem coisa que se embolou o caminho....
DIESELBOY, não fica tirando muita onda não, porque choque químico e fomação de crosta, tbm dá em motores a diesel, principalmente nos novos eletrônicos, isso tbm começou por conta dos TAL DIESEL ADITIVADO, e a partir de 1998, acho que começarão a sugerir o uso de óleo semisintético tbm nos motores dos SUV'S DIESEL importados.
Vou dizer á vocês que até por conta do formato do cárter, principalmente se foi amassado na altura do "PESCADOR", a formação de borra é agravado, pense que quanto menor o espaço de depósito para o óleo maior o acúmulo de borra junto ao pescador é um dos principais responsáveis pelo mal lubrificação do sistema, como na maioria das vezes ele fica obstruído, com partículas grandes, não tem seu fluxo de sucção satisfatória, e ainda quando os malditos entram, é igual ARTÉRIA DE CORAÇÃO OBSTRUIDA, uma hora entope de vez!!!, aí meu filho....trava ou quebra tudo....
Lembro vocês, que o MALDITO MOTOR FLUSH, que é o pricipal vilão, quando feito de maneira errada, é quem causa o maior problema, aquilo que foi falado da GASOLINA ADITIVADA, que ajuda a limpar o sistema tbm ajuda a f@#!er ele tbm....
Quando feito de maneira economica o FLUSH, desprende grande quantidades de carbonização tbm, além da borra, e que tem sua tenacinada maior, mais duro, e esses resíduos, que não forão devidamente extraidos do sistema de lubrificação, terminão indo para as partes menores e ficando presos, já vi pedrinha de carvão prendendo válvula, pode acreditar, isso aocntece principalmente em motores a gasolina e bem rodados, nos V6 ou V8, por conta do trabalho dos comandos de válvulas, mas isso é outra história, nos motores em linha 6 ou 4 cilindros, que tem comando simples de vávula a descarbonização e eliminação de borra, por FLUSH se não feita da maneira correta, pode em vez de melhorar, piorar muito todo o sistema de lubrificação.
NO inicio a GASOLINA ADITIVADA continha SOLVENTES/ DETERGENTES, que ajudarião o motor a eliminar a carbonização,mas ....nos veículos de injeção eletronica, isto não aconteceu, por conta das particulas terminarem se acumulando na ponta das velas e tbm obstruindo os bicos e as vezes as válvulas...quem tinha carro carburado, ou caburador eletrônico, que era maioria na frota do brasil na época do lançamento, achava o máximo, pois para este tipo de alimentação resolvia, mas e a crescente galera dos injetados que tava ficando na mão...ai não sei quanto tempo depois mudarão de novo a GASOLINA ADITIVADA, agora com REAGENTES que trabalhariam de maneira diferente a gasolina, e por aí vai...
Lembrando que os SOLVENTES... que usavão na época poderião reagir com os óleos SINTÉTICOS que na mesma época começarão a entrar no mercado, uma zona de falta de informação junto com negligência e aproveitadores que só querião mesmo é aumentar as vendas
Uma das maiores bagunças mesmo, foi nos postos de gasolina, frentista virar especilista em lubrificação, aqueles do POSSO COMPLETAR O ÓLEO DOUTOR!! principalmente os proprietários que com pressa ou preguiça ou economia, deixavam esses profissionais colocar o óleo que o patrão disse que é o melhor!! (mais caro), se é mais caro, lógico que é o melhor!!!, - Então completa!!!, ai meu amigo...nos próxmos 5 mil ou menos kilometros...vai começar o maior CANCÊR que os motores podem contrair...o efeito maionese....borra maldita!!!....GRAXA.......ai.....:oops: já era!!
Fora que o inocente ou malandrão, ainda por cima pra economizar, procura aquelas gasolinas com incríveis diferenças de 0.5 centavos...nosssaaaaaaa que economia!!!!, pelo menos vai sobrar mais na hora de refazer o motor:mrgreen:
Elas tbm são as maiores vilãs, do choque químico, pois como SÃO BATIZADAS, e o que faz aumentar o spectro, e volume, é um SOLVENTE SINTÉTICO, junto com ALCOOL ANIDRO PURO, que võ virar GASOLINA, contaminão o óleo e la´vai de novo a mesma históira.....
So mais uma...o que faz com que o choque químico fique mais extremo e quando o motor já contaminado fica muito tempo parado....e esfria totalmente....aí..meu amigo...é como cerâmica....O ÓLEO EMPEDRA!!!
Pra vcs que ainda não virão seus motorzinhos abertos, vou matar a curiosidade de vcs...seguem algumas fotos.:twisted:
Dieselboy
17/12/2006, 18:30
"... DIESELBOY, não fica tirando muita onda não, porque choque químico e fomação de crosta, tbm dá em motores a diesel, principalmente nos novos eletrônicos ..."
Disse bem, principalmente nos eletrônicos :concordo: Agora já reparou em minha assinatura??
Pois é, tratam-se de 2 "pré-históricos" motores mecânicos MWM 229TD Low Speed Diesel :dance: :dance: Portanto para mim o problema do choque químico com certeza não "tira meu sono" quanto a preocupação com o que pode ocorrer ao Stilo :putz: sobretudo em viagens, onde muitas vezes o abastecimento torna-se uma "roleta russa" :putz:
Por falar nisso, postei em outro tópico que meses atrás tive problemas com a F-1000 com um entupimento da mangueira de alimentação da bomba injetora :putz: por causa de diesel de péssima qualidade :putz: puro descuido por esquecer de abastecê-la antes de uma viagem, quando tomei conhecimento o ponteiro estava lá embaixo e fui obrigado a abastecer no 1º que apareceu na minha frente :putz: :putz: resultado - voltei rebocado para a oficina :parede:
Daí Marcelo você deve estar pensando " ... num falei que isso acontecia com Diesel também ...???"
É verdade, acontece sim :concordo: só que a grande diferença é que não compromete com a mesma letalidade que ocorre nos motores a gasolina :discordo: Tanto é verdade que sabe o que tiveram que fazer para solucionar o problema?
1º - Desobstruíram a mangueira alimentadora;
2º - Limparam o tanque de plástico (não haviam impurezas nem resquícios de "borra");
3º - Substituíram o óleo do motor e os filtros;
Sabe quanto gastei (sem contar o óleo nem os filtros, pois já tinha um balde de 20L e vários filtros em estoque)??? R$ 60,00 :-o
Fosse um modelo a gasolina esse valor não cobriria sequer metade do serviço de flushing :putz:
"... isso tbm começou por conta dos TAL DIESEL ADITIVADO ..."
Verdade :concordo: na época a Petrobras andou enfrentando uns problemas sérios :putz: :putz: tudo por causa de uma M#@&$ de diesel com baixo teor de enxofre que decidiram comercializar algum tempo atrás, olha o link que você vai ter maiores informações .... atenção especial para o post nº 5:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=petrobras
Dieselboy
17/12/2006, 19:05
Resumindo:
Óleo mineral com intervalos curtos de substituição (menores que os especificados pelo fabricante tanto do óleo como do veículo) surtem melhores resultados se comparados à utilização de óleo sintético, sobretudo porque apresentam uma menor tendência à formação de "borra", pois não possuem aditivos que reagem com "gasolinas" de origem duvidosa.
Óleo sintético é uma boa opção somente caso se conheça a procedência e qualidade da gasolina a ser utilizada.
Seria isso??? :pensativo:
Não!
Em alguns motores modernos é obrigatório o uso de óleo sintético.
Procure se informar qto aos seus carros.
Como eu só tenho um carro é fácil memorizar. hehehehehe
Só tenho q ficar de olho no da patroa. Outro dia fui dirigir o carro dela. Achei q o motor estava c/ som meio seco, meio q arranhando. O carro estava c/ 13000km e ela estava esperando a revisão dos 15000 km p/ "ver tudo do carro". No manual do carro fala q o óleo teria q ser trocado c/ 7500 km. Daí trocamos o óleo e o "arranhado" do motor sumiu.
Quem garante como foi feita a manutenção dos carros q compramos usados?
Abs,
Dieselboy
17/12/2006, 20:07
:putz:
Mancada minha Arbass
O que você disse está corretíssimo :concordo: é que escrevi o texto pensando no Stilo :parede: cujo manual indica a utilização do semi-sintético (no mínimo), mas faz um adendo recomendando a utilização do 100% sintético caso seja utilizado em regime de uso "severo".
Mas no caso do manual do veículo indicar óleo mineral não compensaria utilizar um 100% sintético em vista dos problemas que poderia desencadear :pensativo: Acho que é isso.
Bom, meu mecanico e também o da autorizada Crysler realmente acham que o barulho "tic tic" é dos tuchos, pois é muito alto pra ser dos bicos injetores..
O barulho aparece quando o motor esta fazendo forca.. quando, arranco, ultrapasso e afins.. quando estou numa velocidade constante ou sem fazer forca nao se ouve nada..
Sobre o combustivel, uso gasolina aditivada dos postos BR, só abasteco no mesmo posto e a rotatividade da gasolina nesse posto é enorme. Contudo, como praticamente só ando a GNV, creio que a gasolina acaba ficando "velha".
Mas entao, como o motor foi todo aberto, foram trocadas muitas pecas tais como valvulas de admissao, valvulas de escape, tuchos.. qual oleo eu deveria usar?? Mineral, semi-sintetico?? Qual a marca e especificaçao se possivel..
Sou totalmente leigo em mecanica..
Obrigado
gutoxj98
11/03/2007, 21:03
Bom, meu mecanico e também o da autorizada Crysler realmente acham que o barulho "tic tic" é dos tuchos, pois é muito alto pra ser dos bicos injetores..
O barulho aparece quando o motor esta fazendo forca.. quando, arranco, ultrapasso e afins.. quando estou numa velocidade constante ou sem fazer forca nao se ouve nada..
Sobre o combustivel, uso gasolina aditivada dos postos BR, só abasteco no mesmo posto e a rotatividade da gasolina nesse posto é enorme. Contudo, como praticamente só ando a GNV, creio que a gasolina acaba ficando "velha".
Mas entao, como o motor foi todo aberto, foram trocadas muitas pecas tais como valvulas de admissao, valvulas de escape, tuchos.. qual oleo eu deveria usar?? Mineral, semi-sintetico?? Qual a marca e especificaçao se possivel..
Sou totalmente leigo em mecanica..
Obrigado
Nelio
Aconteceu comigo esta bosta tbem, coloquei 20w 50.......ai ficou um barulho dos 2000 a 3000 giros.......ai coloquei um mais fino !!!! 10W 40...troquei tbem o filtro pra nao misturar os dois.
ai parou ....acho que realmente os tuchos nao enchem com esses oleos grossos.........so que o litro da bagaça é 22,00 x 6 + o filtro ....!!!....disse a má lingua do trocador do oleo que é pra 10 mil km......vamos ver !!!!!
abraço
Marcelo Carvalhal
11/03/2007, 22:40
Bom, meu mecanico e também o da autorizada Crysler realmente acham que o barulho "tic tic" é dos tuchos, pois é muito alto pra ser dos bicos injetores..
O barulho aparece quando o motor esta fazendo forca.. quando, arranco, ultrapasso e afins.. quando estou numa velocidade constante ou sem fazer forca nao se ouve nada..
Sobre o combustivel, uso gasolina aditivada dos postos BR, só abasteco no mesmo posto e a rotatividade da gasolina nesse posto é enorme. Contudo, como praticamente só ando a GNV, creio que a gasolina acaba ficando "velha".
Mas entao, como o motor foi todo aberto, foram trocadas muitas pecas tais como valvulas de admissao, valvulas de escape, tuchos.. qual oleo eu deveria usar?? Mineral, semi-sintetico?? Qual a marca e especificaçao se possivel..
Sou totalmente leigo em mecanica..
Obrigado
Nélio..
Se a ofcicina for caprichosa, com certeza fizeram uma limpeza em todo o sistema de lubrificação...principalmente no cárter e no pescador......
Vc deve usar o tipo de óleo que eles usaram, se colocaram SEMI....continue com ele e a cada 7 mil KM troque tbm o filtro;
Se colocaram MINERAL, melhor ainda..(mais barato)..proceda as trocas, inclusive do filtro..a cada 5 mil KM...
Existe maior desgate do motor com uso de GNV, pricipalmente por conta do GNV não manter a temperatura ideal de trabalho ( a vezes mais frio..as vezes mais quente).
O problema de ENCHER OS TUCHOS, acontece sempre nos carros com mais de 100 MIL KM, e se o motor já estiver com uma boa formação de borra.....é ela que interrompe a passagem do óleo para cima do motor....
Tira a tampa de cima da tampa e verifica se existe uma MASSINHA de óleo....e umas crostas lá dentro.....se isso já está visível... o motor está precisando de uma limpeza interna...O FAMOSO MOTOR FLUSH...mas este procedimento deve ser feito com muito cuidado...e aconselho.. após ter feito... usar um óleo mais fino....refazer depois de uns 1000 KM...e então usar um óleo mais grosso para melhorar a eficiência...
O barulho de BATE PINO...é sempre por conta de combustível com baixa octanagem....principalmente no GNV...até ele pode vir adulterado..com mais AR do que o normal..
O problema e quase IMPOSSÍVEL DE SE RESOLVER ATUALMENTE, esse motores são fabricados para uso de GASOLINA....de verdade...sem nenuma mistura...LEMBREM-SE QUE NOSSA MALDITA GASOLINA...TEM MAIS DE 30% EM AGLUNS CASOS, DE ALCOOL......coisa que nenhum destes motores foi preparado para encontrar...a mistura de 1997 para cá aumentou mais ainda na época, houve nos carro de importação oficial um remapeamento da injeção para suportar o ALCOOL em nossa gasolina.....( mas eu vi que nada foi feito ), portanto se quiser fazer um teste........FICA CARO...:parede:
Experimente...SE O CARRO FOR 98/98, usar dois tanques da gasolina PREMIUM de alta octanagem, NÃO PELA PROPRIEDADE DE ALTA OCTANAGEM, mas por ela ter uma parcela de SOLVENTES E ALCOOL muito pequena.....
Vc vera´a diferenca...:shock::shock:
Mas velas ruins tbm incluenciam na combustão OK...
gutoxj98
16/03/2007, 20:01
carvalhal, por increeeevel que pareça meu motor esta com 60 mil km e nao tem nem um pingo de borra......aparentemente né....!!!! será que o pescador pode ter alguma obstruçao ?
Acho curioso alguns colegas falarem que o motor estava "arranhando" ou etava "batendo, trocaram óleo e o problema sumiu. Será que essa galera já viu uma bronzina riscada?
Toma:
(ver miniatura abaixo)
Isso aí aconteceu devido à utilização de óleo sintético sem trocar o filtro. Fui eu? Não!!!! Estava na garantia e tinha alguns vazamentos, aí os F.D.P. que trocaram a junta do cárter não trocaram o filtro de óleo e meteram óleo sintético.
Começou com um barulhinho"toc, toc, toc" e teve de ser localizado com estetoscópio. Resultado: Troca de Pistões, anéis e bronzinas (do virabrequim e das bielas).
Detalhe: NÃO ADIANTOU TROCAR O ÓLEO NÃO, VIU!?
Não endenti.
Que óleo estava usando antes e qual colocaram?
Estava usando óleo de base mineral (shell helix plus 15w50). Foi colocado Elf sintético (não sei a classificação). Não me informaram se haviam trocado o filtro.
Mas, o objetivo é mostrar que uma vez riscadas as bronzinas (na ordem de microns), não tem choro nem vela. E não adianta este papo de "troquei o óleo e o barulho sumiu". Qualquer folga micrométrica nas bronzinas fará com que o pistão "bata saia", ferindo a câmara de combustão e prejudicando o processo de lubrificação, pois os anéis de raspagem de óleo permitirão o acesso intenso de detritos da queima da câmara ao óleo do cárter. Aí já viu, né?
Detalhe : por tratar do problema no ínício (+ ou - 500 Km) não perdi o meu virabrequim. Que sorte $$$$$!
É, esse assunto é bem polêmico. Qual óleo usar? Mineral ou sintético? São questões que provocam respostas as mais diversas e que acabam por confundir a todos, ainda mais quando a gente ouve dos mecas que o óleo sintético provoca a borra e os fabricantes dizem exatamente o contrário, assentados no fato de que tais lubrificantes contém aditivos que devem, justamente, evitar a formação da maldita borra.
A meu ver, tanto o Nzardo quanto o Dieselboy e o Arbass têm razão: “...o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa” ou “...que o uso do óleo 100% sintético seria benéfico justamente por evitar/diminuir a possibilidade de formação de "borra" . De fato, o combustível de má qualidade e fora das especificações contém solventes que reagem, químicamente, com os componentes do óleo sintético e faz com que parte dos ingredientes do óleo percam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando, portanto, de cumprir adequadamente seu papel e, então, lá vem a maldita.
Mas não é somente isso que forma a borra. Existem outros fatores que a produzem no interior do motor. O uso de óleo com qualidade duvidosa é um dos casos, já que, quando superaquecido, não cumpre seu papel de manter a viscosidade adequada. Por isso, economia na hora de trocar o óleo do motor pode significar uma grande despesa no futuro.
Também a troca do óleo além dos prazos e kilometragem recomendados pelo fabricante irá produzir o mesmo resultado: borra. E que não se pense que o óleo mineral está imune a esses fatores, não importando se o motor é novo ou velho.
Portanto, em resumo, é preciso:
• cuidar para abastecer com combustível de boa qualidade;
• utilizar lubrificantes de marcas conhecidas, e
• obedecer as recomendações de uso passadas pelo fabricante e que constam do manual do proprietário, de acordo com o uso que se dá ao carro (severo ou suave)
Minha Sport está com óleo Shell sintético. Já veio quando a comprei.
Porém, essa história de rodar de 7.500 a 10.000 Km's com o mesmo óleo não me deixa nem um pouco seguro.:shock:
Por isso, pretendo voltar para o mineral de boa qualidade (10w-40), com a troca a cada 5.000 Km's, juntamente com o filtro.
Acredito que seja mais "saudável" para o motor.:concordo:
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